//
você está lendo...
ARTIGOS

Treinos livres para o GP do Bahrein – sessões 1 e 2

IMAGEM: McLaren/Divulgação

Daqui a pouquinho, às 4 da manhã de Brasília, começa a temporada 2010 da F1. Depois de um longuíssimo e interminável intervalo de quase cinco meses, teremos a chance de ver, oficialmente, uma rara constelação de estrelas e campeões mundiais, dividindo a mesma pista nesta que promete ser uma das melhores temporadas da história da F1.

O circuito de abertura é um daqueles famosos Tilkedromes, localizado meio do estéril deserto do Bahrein. Como toda obra de Hermann Tilke, parece sem personalidade, mas que ainda assim apresenta um bom número de curvas técnicas para os pilotos.

Esse ano, o trecho de média velocidade no miolo foi transformado em uma sequência de curvas lentas, mas a expectativa mesmo será ver até onde esse miolo mais lento ajudará na conservação dos freios, muito exigidos em anos anteriores. Com galões e mais galões de pesado combustível a bordo, freio será uma área crítica para as equipes em 2010.

A areia na pista e o calor, por si só, serão bons desafios para os pilotos — um bom teste para entender até onde vai a boa forma e resistência do quarentão Schumacher.

Nesses treinos livres, é bom ficar de olho no “speed trap” — picos de velocidade nos trechos mais rápidos do circuito — para saber o quanto a tão propalada asa mágica da McLaren faz diferença. A HRT de Bruno Senna, que montou o carro horas atrás, é outra equipe a ter nossa atenção.

Abaixo, horários do evento e ficha técnica da pista do Bahrein.

Horários

Sexta-feira
4h-5h30: 1º treino livre
8h-9h30: 2º treino livre

Sábado
5h-6h: 3º treino livre
8h-9h: Classificação

Domingo
9h: GP do Bahrein, 49 voltas

Ficha do Circuito

  • Bahrain – 5.412 km
  • Sessão mais longa de aceleração plena – 1,050 km
  • Aceleração plena: 63%
  • Desgaste de pneus: médio
  • Desgaste de freios: alto
  • Níve de downforce: médio
  • Troca de marchas: 58
  • Picos de velocidades máximas: 309 km/h

Localização

Vídeo ‘on board’ com novo trecho do circuito

Resultados da Sessão 1

1. Sutil Force India-Mercedes 1:56.583 18
2. Alonso Ferrari 1:56.766 + 0.183 18
3. Kubica Renault 1:57.041 + 0.458 19
4. Massa Ferrari 1:57.055 + 0.472 19
5. Button McLaren-Mercedes 1:57.068 + 0.485 19
6. Hamilton McLaren-Mercedes 1:57.163 + 0.580 19
7. Liuzzi Force India-Mercedes 1:57.194 + 0.611 19
8. Rosberg Mercedes GP 1:57.199 + 0.616 15
9. Webber Red Bull Racing 1:57.255 + 0.672 17
10. Schumacher Mercedes GP 1:57.662 + 1.079 16
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:57.722 + 1.139 18
12. Hulkenberg Williams-Cosworth 1:57.894 + 1.311 20
13. Vettel Red Bull Racing 1:57.943 + 1.360 17
14. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:58.399 + 1.816 13
15. Barrichello Williams-Cosworth 1:58.782 + 2.199 11
16. Petrov Renault 1:58.880 + 2.297 13
17. de la Rosa Sauber-Ferrari 2:00.250 + 3.667 18
18. Kobayashi Sauber-Ferrari 2:01.388 + 4.805 11
19. Glock Virgin-Cosworth 2:03.680 + 7.097 8
20. Kovalainen Lotus-Cosworth 2:03.848 + 7.265 21
21. Trulli Lotus-Cosworth 2:03.970 + 7.387 15
22. di Grassi Virgin-Cosworth 2
23. Senna HRT-Cosworth 3
24. Chandhok HRT-Cosworth

Discussão

175 comentários sobre “Treinos livres para o GP do Bahrein – sessões 1 e 2

  1. Grande Becken. voce acompanhará daqui a uma hora? se sim, podemos trocar ideias se estiveres a fim.

    abraço

    Publicado por tomasf1 | 12/03/2010, 2:53 am
  2. Grandes treinos vem por aí..

    bem, eu como costumo, convido a visitarem meu blog, ainda engatinhando, com uma analise bem bacana do fim de semana do bahrein,previa.
    http://theformula1.wordpress.com/2010/03/12/guia-gp-do-bahrein-1214-de-marco/

    abraço a todos

    Publicado por tomasf1 | 12/03/2010, 3:52 am
  3. Uhuull começou….

    Meu live timing não está funcionando, é só comigo isso?

    Publicado por Brisot | 12/03/2010, 4:18 am
  4. voltou aqui….

    Agora só falta os carros voltarem para a pista…..

    As hispanias e o di grassi ainda não “perderam o cabaço”, digo, não foram a pista ainda….

    Publicado por Brisot | 12/03/2010, 4:22 am
  5. E a lotus do Kova acaba de perder o espelho do retrovisor esquerdo…. Que bom!!!

    Publicado por Brisot | 12/03/2010, 4:30 am
  6. Interessante que Ferrari e Force India foram muito mais rapidas que a McLaren no setor 2 (a parte mais lenta) e mais lentas nas retas.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 5:07 am
  7. Impossível saber o combustível de cada carro, mas nos speed trap só da mclaren no topo

    Publicado por Brisot | 12/03/2010, 5:17 am
  8. Faltando 12minutos e as Virgins continuam “virgins”, ainda não marcaram tempo……

    Será mesmo q resolveram os problemas da pré-temporada??

    Publicado por Brisot | 12/03/2010, 5:18 am
  9. Acabou a 1ª sessão e ninguém ainda não sabe nada:

    1. Sutil Force India-Mercedes 1:56.583 18
    2. Alonso Ferrari 1:56.766 + 0.183 18
    3. Kubica Renault 1:57.041 + 0.458 19
    4. Massa Ferrari 1:57.055 + 0.472 19
    5. Button McLaren-Mercedes 1:57.068 + 0.485 19
    6. Hamilton McLaren-Mercedes 1:57.163 + 0.580 19
    7. Liuzzi Force India-Mercedes 1:57.194 + 0.611 19
    8. Rosberg Mercedes GP 1:57.199 + 0.616 15
    9. Webber Red Bull Racing 1:57.255 + 0.672 17
    10. Schumacher Mercedes GP 1:57.662 + 1.079 16
    11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:57.722 + 1.139 18
    12. Hulkenberg Williams-Cosworth 1:57.894 + 1.311 20
    13. Vettel Red Bull Racing 1:57.943 + 1.360 17
    14. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:58.399 + 1.816 13
    15. Barrichello Williams-Cosworth 1:58.782 + 2.199 11
    16. Petrov Renault 1:58.880 + 2.297 13
    17. de la Rosa Sauber-Ferrari 2:00.250 + 3.667 18
    18. Kobayashi Sauber-Ferrari 2:01.388 + 4.805 11
    19. Glock Virgin-Cosworth 2:03.680 + 7.097 8
    20. Kovalainen Lotus-Cosworth 2:03.848 + 7.265 21
    21. Trulli Lotus-Cosworth 2:03.970 + 7.387 15
    22. di Grassi Virgin-Cosworth 2
    23. Senna HRT-Cosworth 3
    24. Chandhok HRT-Cosworth

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 5:39 am
  10. Não vou mentir para vocês…como viúva que sou, chorei quando o Bruno Senna entrou na pista!

    Que bom que a F1 voltou…

    Publicado por Will | 12/03/2010, 7:32 am
  11. Bom dia Meus F1 freaks like me

    No milieu costumam dizer que treinos de Sexta-Feira é Crazy-friday porque acontece de tudo..parece que é verdade.

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 7:37 am
  12. Isso diz muito de ti Will

    Eu quando o vi entrar, com aquele capacete, e assim no finzinho parecia coisa de outro tempo..

    Abraço

    P.S. Mas que, a agora, sua mulher, não saiba disso.

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 7:42 am
  13. Rápido o Massa, só tomou 0,289 s …

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 7:45 am
  14. Bom Dia a todos! se alguém puder colocar os tempos de vez em qdo. não vou poder acompanhar muito, pq tá corrido aqui hj.

    TÉKINFIM CHEGOU O DIA!!!!!!!!!!!!

    Publicado por Alex-Ctba | 12/03/2010, 8:15 am
  15. Alguém está acompanhando pelo Justin?????

    eu não estou conseguindo….

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 12/03/2010, 8:23 am
  16. Lucas acabou de virar mais baixo que o Koba, primeira vez que uma das novas equipes não está no fundo da classificação.

    Publicado por Filipe | 12/03/2010, 8:29 am
  17. Primeira volta rapida do Senna 2.10.3, 5 segundos atrás da Lotus.

    Publicado por Filipe | 12/03/2010, 8:32 am
  18. Becken, precisa corrigir na ficha do circuito a extensão do novo traçado, passou de 5,412 Km para 6,299 Km

    Publicado por Alex-Ctba | 12/03/2010, 8:32 am
  19. 67:00 Repasamos cómo está la tabla de tiempos: Rosberg es primero con 1:55.555, seguido de Hamilton (1:56.051), Schumacher (1:56.504), Button (1:56.516), Hulkenberg (1:56.799), que completa el ‘top five’. Vettel es sexto, seguido de Barrichello, Sutil, Liuzzi, Petrov, Alonso (undécimo, 1:59.875), Kubica, Massa, Webber, Alguersuari (decimoquinto, 2:01.028), De la Rosa (decimosexto, 2:01.887), Kobayashi, Di Grassi, Kovalainen y Trulli. Buemi ha completado la vuelta de instalación únicamente y Glock, Chandhok y Senna no han salido todavía.

    Alex vê se dá…

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 8:34 am
  20. treino das oito horas, no momento melhores tempos:

    Rosberg 1:55.555,
    Hamilton (1:56.051),
    Schumacher (1:56.504),
    Button (1:56.516),
    Hulkenberg (1:56.799),
    Vettel sexto,
    Barrichello setimo
    Sutil oitavo
    Liuzzi nono
    Petrov decimo
    Alonso 11º 1:59.875
    Kubica,
    Massa,
    Webber,
    Alguersuari 2:01.028
    De la Rosa 2:01.887
    Kobayashi
    Di Grassi
    Kovalainen
    Trulli.

    Buemi só completou volta de instalação
    Glock, Chandhok e Senna ainda não sairam

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:37 am
  21. ctrl c + ctrl v com tradução ao pé da letra fica mais fácil

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:38 am
  22. até o momento Rosberg dando pau no Schumacher

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 12/03/2010, 8:39 am
  23. começou a problemática da solucionática:
    Senna andando lento, hamilton reclama

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:39 am
  24. Fé em Deus Senna (e pisa fundo também ajuda)
    ele faz uma volta em….. 2:10.352, – 14.797 segundos mais lento que Rosberg!!

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:41 am
  25. Thank guys

    Publicado por Alex-Ctba | 12/03/2010, 8:43 am
  26. Bruno Senna regressa aos boxes, após um giro de 5 voltas, tendo obtido melhor volta em
    2:09.115, portanto 13.706s mais lento que o melhor tempo até o momento que é o de nico rosberg (1:55.409).

    Schumacher neste momento supera Button e se coloca terceiro, 1:55.903.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:47 am
  27. Até aqui Renault bem mais rapida que na pré temporada e Sauber bem mais lenta.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 8:47 am
  28. SennaCeccotto, pior que ela tava assistindo junto!!! Kekekekekek…vamo que vamo!

    Publicado por Will | 12/03/2010, 8:47 am
  29. Becken, já que você é o Keith Collantine do Brasil, que tal nos presentear com uma das ‘features’ do site dele: o live blog.

    Era de se pensar, pelo menos para o FP2 e treinos classificatórios.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 12/03/2010, 8:51 am
  30. estava não!
    estou acompanhando. Portanto há diferença!

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:51 am
  31. petrov neste momento em quinto com 1:56.750
    Dá-le renault !!!

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:53 am
  32. Guilherme, faço coro também. O live blog ao menos nas sessões que não sejam de madrugada seria genial.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 8:56 am
  33. Rosberg fazendo jus ao apelido, leão de treino de sexta…..

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 12/03/2010, 8:57 am
  34. Alonso utilizando os pneus médios, portanto simulando e testando para corrida, com melhor tempo em 1:59.087.
    Falta acompanharmos quantas voltas aguentarão os macios (ou super macios como denomina a bridgestone) os seus pneus para esta prova no Barein.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 8:57 am
  35. Koba acaba de dar sinais reais de velocidade da Sauber.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 8:57 am
  36. Primeiras impressões da HRT ou Hispania (espanto para nós):

    O clima de alívio nos boxes da equipe Hispania ao final do primeiro treino livre do ano era evidente. O proprietário José Ramón Carabante deu um abraço emocionado no chefe da equipe Colin Kolles, enquanto o felicitava em inglês.

    À volta, mecânicos apertavam as mãos entre sorrisos. Na excitação, uma roda rolou pelo chão e foi prontamente recolhida pela própria assessora de imprensa do time. Todos ali dispostos a meter a mão na massa para fazer funcionar um projeto que teve de ser feito às pressas.

    O mais tranqüilo era Bruno Senna. “Pelo menos, o carro não pegou fogo”, brincou com um jornalista inglês. Depois, falou ao Tazio da sensação das primeiras voltas _suas e da equipe_ na F-1.

    “A única preocupação foi ver se tudo estava funcionando direito, é óbvio que a gente nem pensou em performance. Assim, o treino foi um grande sucesso. Foram três voltas sem nenhum problema, nenhum tipo de vazamento. O carro se comportou de forma exemplar”, disse.

    O brasileiro sabe que o primeiro passo foi dado, mas que o time ainda engatinha na tarefa do final de semana. “Agora à tarde ainda temos muito a fazer. Todo o ajuste fino ainda não foi feito. Até a embreagem não estava funcionando direito, mal consegui sair dos boxes direito.”

    “Mas isso tudo é coisa eletrônica, que toma tempo, mas a principal preocupação era em relação à parte mecânica, e ela funcionou”, analisou o piloto.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:02 am
  37. Olha o Hulkenberg aê, gente!!!

    E eu perdendo tudo isso… Putz!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/03/2010, 9:04 am
  38. O Bruno até aqui 2 decimos pior que o melhor tempo da GP2 Asia (que é mais lenta que a GP2 européia).

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 9:05 am
  39. Bem a Hispania rompeu a barreira da GP2 Asia.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 9:09 am
  40. Red Bull parece estar preocupada, apesar de Vettel estar ocupando sétimo lugar, com o
    comportamento de seus carros

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:09 am
  41. A Lotus 2 segundos mais lenta que a Virgin.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 9:12 am
  42. Senna melhora seu tempo mas continua lá….. lá pra trás
    2:08.601 (+13.192).

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:14 am
  43. Schumacher e as McLaren estão realizando simulação de corrida após realizarem seus melhores tempos.
    Neste momento estão rodando em cerca de 2:02 (ou seja, seis segundo aproximadamente em relação aos melhores tempos que fizeram antes nesta mesma sessão)

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:19 am
  44. Pelas declarações que o Bruno deu, ele disse que não está atrás de performace e sim de quilometragem!

    Publicado por Paulo | 12/03/2010, 9:20 am
  45. Participe

    Pos

    Piloto
    País
    Carro
    Tempo

    1 4
    Nico Rosberg

    1:55.409
    2 2
    Lewis Hamilton

    1:55.854
    3 3
    Michael Schumacher

    1:55.903
    4 1
    Jenson Button

    1:56.076
    5 5
    Sebastian Vettel

    1:56.459
    6 10
    Nico Hulkenberg

    1:56.501
    7 12
    Vitaly Petrov

    1:56.750
    8 22
    Pedro de la Rosa

    1:57.255
    9 23
    Kamui Kobayashi

    1:57.352
    10 14
    Adrian Sutil

    1:57.361
    11 9
    Rubens Barrichello

    1:57.455
    12 15
    Vitantonio Liuzzi

    1:57.833
    13 8
    Fernando Alonso

    1:58.013
    14 11
    Robert Kubica

    1:59.540
    15 17
    Jaime Alguersuari

    1:59.799
    16 7
    Felipe Massa

    2:00.031
    17 6
    Mark Webber

    2:00.444
    18 24
    Timo Glock

    2:02.037
    19 25
    Lucas di Grassi

    2:02.188
    20 19
    Heikki Kovalainen

    2:04.486
    21 18
    Jarno Trulli

    2:05.057
    22 21
    Bruno Senna

    2:07.876
    23 16
    Sebastien Buemi

    s/ tempo
    24 20
    Karun Chandhok

    s/ tempo

    Voltar à pagina anterior

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 9:20 am
  46. Top Speed: 311 Km/h => Kubica / Hamilton / Button…

    Onde fica o ‘snorkel’ da Renault??/

    Publicado por Will | 12/03/2010, 9:20 am
  47. Alex aí na hora

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 9:21 am
  48. De la Rosa baixa seu tempo (1:57.287) fica no momento em oitavo, a frente de koba por enquanto.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:21 am
  49. Lá no Grandepremio, para os fãs da Mclaren…

    “A McLaren disponibiliza um painel ao vivo do que acontece com o carro. velocidade, marcha, relação acelerador/freio, latitude/longitude (!!!), até as conversas entre piloto e engenheiro.

    Muito bom. Vejam: http://bit.ly/bJIMqf

    Parece legal mesmo…

    Não estou conseguindo acessar o Live Timming F1, alguém sabe se está havendo algum problema?

    Publicado por Claudio Tavaresdemello | 12/03/2010, 9:22 am
  50. De La Rosa baixa um pouco mais seu tempo mais não toma o lugar de Petrov, por enquanto em oitavo ainda com o tempo de (1:57.287)

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:22 am
  51. Calma gente, até agora, o que vemos são os 2º pilotos superando os 1º pilotos no treino, vide Schumy, Barrica, Hamilton… então é normal o Alonso estar na frente do Massa ;)

    Sábado veremos a verdade…

    E sobre a HRT, vamos com calma, o tempo foi bem alto, mas o próprio Bruno falou que somente andaram pra ver se o carro não desmontava… eles estão ajustando as coisas ainda… performance, só no qualify, ou quem sabe na corrida mesmo.. rs

    Abraços!

    Publicado por André Távora | 12/03/2010, 9:26 am
  52. alguns pilotos tem se saido um pouco mau na ultima curva do circuito que dá entrada a reta principal. Deixam o carro desgarrar levemente.

    Esta curva, os pilotos suportam uma força de 4G, segunda mais forte do traçado do Barein.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:27 am
  53. Lotus x Virgin: isso é que é briga…

    Publicado por Will | 12/03/2010, 9:28 am
  54. Espetacular o live timing da McLaren. Isso é um novo paradigma em termos de interação com os fãs — e fãs de todoas as equipes.

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 9:28 am
  55. Alonso após ter entrado nos boxes duas vezes e com pneus médios (ou duros como queiram) começa a baixar seu tempo: primeiro 1:57:415.
    Agora 1:57:140, tomando oitava posição do outro espanhol de La Rosa

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 9:29 am
  56. Alexandre Gomes

    Obrigadão por abrir ainda mais os horizontes tá ficando ecletic(0)

    o provébio é afegão ou pashtun?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 9:35 am
  57. Quer dizer que Schumacher levou tempo do Nico? Pensei que isto seria impossivel hehe

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 9:36 am
  58. Honestamente, o que é essa HRT? O carro leva mais de 10s dos líderes???

    Publicado por Ylan Marcel | 12/03/2010, 9:37 am
  59. Filipe – Tem gente da imprensa dizendo que o clima entre os dois é péssimo…

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 9:38 am
  60. Fãs da Mclaren, foi força de expressão. Concordo Becken, vai muito além da Mclaren.

    Publicado por Claudio Tavaresdemello | 12/03/2010, 9:38 am
  61. Grande treino para a Mercedes…e para as McLaren!

    Publicado por Will | 12/03/2010, 9:39 am
  62. Acabou

    muito treino de corrida e Alonso levou pau do Massa quase 0,5 será?

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 9:40 am
  63. Tempos finais:

    1. Rosberg Mercedes 1:55.409 23
    2. Hamilton McLaren-Mercedes 1:55.854 + 0.445 22
    3. Schumacher Mercedes 1:55.903 + 0.494 23
    4. Button McLaren-Mercedes 1:56.076 + 0.667 28
    5. Vettel Red Bull-Renault 1:56.459 + 1.050 18
    6. Hulkenberg Williams-Cosworth 1:56.501 + 1.092 26
    7. Massa Ferrari 1:56.555 + 1.146 30
    8. Petrov Renault 1:56.750 + 1.341 26
    9. Alonso Ferrari 1:57.140 + 1.731 25
    10. de la Rosa Sauber-Ferrari 1:57.255 + 1.846 24
    11. Kobayashi Sauber-Ferrari 1:57.352 + 1.943 27
    12. Sutil Force India-Mercedes 1:57.361 + 1.952 29
    13. Barrichello Williams-Cosworth 1:57.452 + 2.043 21
    14. Liuzzi Force India-Mercedes 1:57.833 + 2.424 29
    15. Kubica Renault 1:58.155 + 2.746 29
    16. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:59.799 + 4.390 31
    17. Webber Red Bull-Renault 2:00.444 + 5.035 12
    18. Kovalainen Lotus-Cosworth 2:00.873 + 5.464 23
    19. Trulli Lotus-Cosworth 2:00.990 + 5.581 14
    20. Glock Virgin-Cosworth 2:02.037 + 6.628 3
    21. di Grassi Virgin-Cosworth 2:02.188 + 6.779 21
    22. Senna HRT-Cosworth 2:06.968 + 11.559 17
    23. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1
    24. Chandhok HRT-Cosworth

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 9:40 am
  64. Olha Becken, tem gente que vai ter que pedir desculpas ao falar que o site da McLaren era ‘ruim’…

    Fantástica ferramenta (fiquei extático diante disso).

    ps.: se meu chefe procurasse por mim esta manhã, eu estaria perdido!

    Publicado por Will | 12/03/2010, 9:43 am
  65. Me chama a atenção as marcações de velocidade/setor e o Speed Trap. Há uma presença constante das Force India e das McLaren, em todos os setores e no ST McLaren e Renault dominando (únicas equipes a chegarem e romperem a barreira de 310 Km/h).

    Outra coisa, Hamilton: melhores setor 1 e 3 (bota um pouquinho de asa e não tem pra ninguém no Q2).

    Abraços.

    Publicado por Will | 12/03/2010, 9:47 am
  66. Acho que o único problema com o site, Will, é a navegabilidade, que me parece ainda confusa.

    O da Ferrari, por exemplo, me parece mais “friendly”, além de transmitir a real sensação de tradição e grandeza da equipe italiana, o da McLaren não.

    Mas acho que o bacana é a USABILIDADE e utilidade, é que é o importate para o fã de F1 de todas as equipes que desejam ver a dinâmica de uma equipe de F1 tão PROfissional quanto a McLaren durante um final de semana de corrida.

    Um grande presente para os fãs nesse início de temporada!

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 9:47 am
  67. senna cecotto, levar pau é coisa assim meio piegas.
    Levar pau é levar uma surra, o que não aconteceu no caso.
    Massa ficou a frente? sim, ficou. Testando com pneus macios. ALonso estava com os duros, ou seja, a comparação entre ambos apesar de no cronometro indicar massa na frente, na verdade quem está na frente é o Alonso. Os pneus macios + menos gasolina dá melhor resultado.
    Vide Schumacher, nico e as mclaren que fizeram seus tempos na casa de 1:56 ao passo que logo depois em simulação de corrida começaram a virar em 2:02.

    Meia palavra basta para bons entendedores

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 10:01 am
  68. A Ferrari tá com um live timing como o da McLaren, Becken? Por favor, coloca o link aí também.

    Publicado por Claudio Tavaresdemello | 12/03/2010, 10:02 am
  69. resumo da ópera até o momento com duas sessões:
    os motores mercedez empurrando.
    Na primeira sessão sutil com force india (motor mercedez)
    Segunda sessão: os 4 primeiros tudo com mercedez

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 10:04 am
  70. Que eu saiba, não, Claudio. Mas prometo dar uma navegada por lá para descobrir…

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 10:04 am
  71. Alonso, vai se acostumando a ver o Massa desse ângulo. Vai ser a tônica da temporada comer poeira do Felipe.

    Publicado por FM 4 Ever | 12/03/2010, 10:07 am
  72. visão de torcedor, sem comentários

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 10:08 am
  73. Wilson, e nós somos o que aqui? Meros torcedores…

    Sem comentários MESMO!

    Publicado por André Távora | 12/03/2010, 10:14 am
  74. “Massa ficou a frente? sim, ficou. Testando com pneus macios. ALonso estava com os duros, ou seja, a comparação entre ambos apesar de no cronometro indicar massa na frente, na verdade quem está na frente é o Alonso” AMHAM!!!

    Visão de torcedor, 100 comentários…

    Publicado por FM 4 Ever | 12/03/2010, 10:17 am
  75. vale a pena uma leitura no site do james allen com seu ultimo post
    http://www.jamesallenonf1.com/

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 10:18 am
  76. É engraçado como quando se fala do Masssa na frente do Alonso, é visão de torcedor. Se é o Alonso na frente, nada mais natural.

    “(…) a comparação entre ambos apesar de no cronometro indicar massa na frente, na verdade quem está na frente é o Alonso.”

    Quanta certeza……

    Publicado por Fernando M. | 12/03/2010, 10:21 am
  77. FM 4 Ever, por que o Massa não foi na entrevista de campeões do mundo?

    Resposta: ser campeão por 10 segundos não garante a participação nela.

    kkkkkkkkk

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 12/03/2010, 10:24 am
  78. Lá vem o choro e as desculpas dos Alonzetes…………O problema do pau que o Alonso levou,foram os pneus,menos – gasolina,rapaz,acho que nem os mecanicos que trocam os pneus da ferrari sabem a gasolina dos carros e alguns colegas de blog já sabem,cadê a mãe dinah?tão querendo tomar seu lugar.

    Os bons entendedores sabem qual foi o problema do Alonso:
    1-A Ferrari não é Renault.
    2-Domenicali não é o titio Briatore.
    3- e principalmente,Massa não é nelsinho.

    PS:Amigos fãs do Massa(o melhor),vão se acostumando por que o choro e desculpas dos fãs do Alonso Barrichello(chorão)só vão aumentar daqui pra frente.Como na mclaren quando ele tomou pau do navato da GP2.

    Publicado por Daniel | 12/03/2010, 10:28 am
  79. Cosmo Seinfeld, esse teu argumento tem prazo de validade. Incrível como a prima donna xiliquenta tem seguidores

    Publicado por FM 4 Ever | 12/03/2010, 10:30 am
  80. Valeu, Becken! Seria muito bom se a Ferrari disponibilasse uma ferramenta como essa… já imaginou acompanhar a corrida assim?

    Será que a Mclaren vai soltar o link durante a corrida? Eles ousariam tanto?
    Se assim for, a narração de Galvão Bueno vai parecer apenas um eco distante, tamanha a concentração nos de Woking…

    Publicado por Claudio Tavaresdemello | 12/03/2010, 10:33 am
  81. Só para constar… Acho o Alonso um piloto muito muito muito acima da média. Mas o que dá raiva é do super desmerecimento em relação ao Massa.
    O Massa NUNCA vai estar na frente do Alonso, a menos que: Alonso quebre as duas pernas, que o pneu do Massa seja melhor, que Alonso esteja mais carregado de gasolina, que Massa faça pacto com o demônio….

    Sinceramente? Ainda vão dizer que isso não é visão de torcedor…

    Alonso pode ter atributos de piloto mais desenvolvidos que os do Massa, mas isso não quer dizer que Massa não esteja em condições de competir em alto nível com Alonso.

    Publicado por Fernando M. | 12/03/2010, 10:34 am
  82. FM 4 Ever ,

    Qual é o prazo de validade? 10 segundos? kkkkkkk

    Massetes, RESPEITEM o bi do Alonso! Lembrando que ele sozinho tem dois campeonatos, coisa que a dupla da McLaren tem somando os dois campeões. Não é no treino livre que o Massa vai ganhar dele, a corrida é no domingo!

    Estou com pena é do vovô Schumacher, até agora só deve estar passando raiva.

    E pra finalizar: Go Hamilton Mergulhador !

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 12/03/2010, 10:34 am
  83. Opa! Seria muito bom se a Ferrari >disponibilizasse<…

    Publicado por Claudio Tavaresdemello | 12/03/2010, 10:36 am
  84. Alonso é pior que eu pensava…..Esse ano ele termina em 4 atrás de:
    1-Massa (campeão)
    2-Hamilton
    3-Vetell

    Publicado por Daniel Lima | 12/03/2010, 10:40 am
  85. Red Bull parece realmente preocupada com o MP4-25:

    VETTEL

    WEBBER

    Publicado por Willian | 12/03/2010, 10:52 am
  86. O treino foi tão inconclusivo quanto os testes de inverno.

    Acho que ninguém trabalhou voltas lançadas nem mesmo o Rosberg, e a diferênça entre os pilotos está muito díspare, não tem como fazer nenhuma análise coerente do que foi os dois treinos hoje.

    Metendo minha colher na briga de marido e mulher.

    Alonso estava carregando quanto kilos de gasolina e quais setup´s estava usando ?

    Massa estava carregando quanto kilos de gasolina e quais setup´s estava usando ?

    Então como os fans ardorosos dos dois pilotos vão saber quem está na frente de quem ?

    Deixem essa briga para amanhã após o treino classificatório.

    Publicado por Claudemir Freire | 12/03/2010, 10:59 am
  87. Claudemir Freire ………..Tem um colega de blog que sabe quantos kilos o Massa e Alonso tinham,leia os posts que você descobre o mãe dinah ((;

    Publicado por Daniel Lima | 12/03/2010, 11:09 am
  88. Hummmm…. Lá no Bahrein, Schumacher admite (ou será jogo de cena?) que está “enferrujado”…

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 11:09 am
  89. ah…
    treino é treino.. ainda mais que não é classificatório…

    e fica essa briga entre Alonssetes, Massetes, Miltetes…

    amanhã o Tião Vettel papa todos!

    Go Vettel!

    Publicado por Felipinho | 12/03/2010, 11:10 am
  90. Gente,

    Desconfio que nada vai me divertir tanto quanto a cara da prima-dona amanha!

    Vai ser um George Constanza! :-)

    Que venham os treinos classificatorios!

    Publicado por F1Slick | 12/03/2010, 11:11 am
  91. Wilson

    Vixi minino dar pau é piegas!!!

    Vc que é? Matador do nordeste?

    Vê meus posts mais antigos e vai ver que sou Alonsista…mas não cego

    P.S. nada contra o nordeste terra de gente honesta e trabalhadora

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 11:17 am
  92. Rubinho levando quase 1s. Só?

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/03/2010, 11:21 am
  93. Mais alguém viu o que eu vi

    “Domenicalli indo todo risinhos cumprimentar o Massa ( por ter batido o Alonso?) e ele fazendo que não com a cabeça..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 11:23 am
  94. Me esbaldei às 4 da madruga. Depois perdi o segundo treino (fui trabalhar muito mau humorado).

    Essas fotos da dupla da RBR “inspecionando” o cachimbinho da McLaren é SENSACIONAL!
    Demonstra que realmente a McLaren tem um ganho de performance em retas, a ponto de o vizinho ir lá xeretar do tipo “mas como eles fizeram/funcionam isso?!”

    “Massetes, RESPEITEM o bi do Alonso! Lembrando que ele sozinho tem dois campeonatos, coisa que a dupla da McLaren tem somando os dois campeões.”

    Cosmo, me desculpe, mas se for assim você deve respeitar o Queixada, que sozinho tem mais do que o Alonso e a McLaren atual, juntos.

    Concordo que Massa está sim em alto nível. E só. Temos que aguardar sábado e domingo para ver. Mas creio que ninguém na Ferrari vai levar surra de ninguém. Os dois estão em ótima fase.
    Por outro lado, título não garante nada. Vide Schumy hoje. Por que com o espanhol o tratamento tem que ser diferente? Alonsistas acabam por desmerecer o próprio ídolo desse jeito. O cara não precisa desse tipo de defesa. Assim como a Massa não cabe esse tipo de crítica.

    E só.

    Publicado por Iomau | 12/03/2010, 11:27 am
  95. Boa Iomau!!! Assim o Blog melhora mesmo…

    Publicado por Will | 12/03/2010, 11:38 am
  96. será que vai ser o ano todo essa chatice de Alonso X Massa??????????

    Sem graça isso

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 12/03/2010, 11:43 am
  97. Massa com pneus macio e Alonso com pneus duros.

    Prevejo uma surra do espanhol em cima do Massinha.

    Publicado por djow | 12/03/2010, 11:51 am
  98. Claudio, concordo. O que me impressionou no treino foi justamente o quão pouco de conclusão foi possivel tuirar dele. Ano passado a primeira sexta da Australia, traçou um cenário bem razoavel do panorama das primeiras 4 provas, dificil dizer o mesmo de hoje. Com os tanques maiores é dificil traçar qualquer panorama real e não rolou o habitual fim movimentado da FP2.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2010, 11:56 am
  99. Marcelo (Cascavel), vai ser sim, infelizmente, veja que depois o excelente comentário do Iomau o que o Djow escreveu.

    Será a tônica desse mundial, também aparecerá os detratores do Schumacher para dizer algumas besteiras, e claro, não podemos esquecer daqueles que batem no Barrichello só por que ele é o Barrichello.

    Em suma, vai ser um porre.

    Publicado por Claudemir Freire | 12/03/2010, 12:03 pm
  100. Marcelo (Cascavel)

    o que tem graça senão cada defendendo os seus? Com Elegância e Inteligência (quem puder)

    Isso está muito perto do segredo da vida.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 12:08 pm
  101. Marcelo (Cascavel)

    o que tem graça senão cada um defendendo os seus? Com Elegância e Inteligência (quem puder)

    Isso está muito perto do segredo da vida.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 12:08 pm
  102. Desanima não mestre Claudemir, a gente tenta salvar o blog nesse interim…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/03/2010, 12:09 pm
  103. Na verdade a briga do ano será entre Alonso, Hamilton, Vettel e, quem sabe, Schuamcher. O problema é que a mídia brasileira precisa colocar alguém alí no meio. E como o Massa é o que está em melhores condições de disputar com os quatro melhores, ele é o escolhido.

    Não existe a menor possibilidade do Massa ganhar o título esse ano.

    Publicado por djow | 12/03/2010, 12:13 pm
  104. pelo visto as Vettetes tb entraram na briga :-)

    Publicado por Alex-Ctba | 12/03/2010, 12:16 pm
  105. Pessoal, uma coisa que me chamou a atenção hoje, foi a irresponsabilidade da FIA em misturar coisa séria com shakedown.

    O pau pegando e a Hispania desfilando na pista.
    Acho um absurdo misturar final de semana de GP de verdade para a maioria dos times, com testes de funcionamento da equipe do pobre B. Senna.

    A diferença da F1 de verdade para Lotus, Virgin e principalmente HRT, já começa a irritar os pilotos. Com razão.

    Em uma câmera on board, o B. Senna parecia que estava guiando um carro com um gato louco dentro do cockpit “unhando” ele. Chega a ser cômico.

    Se a FIA tivesse um pouco de bom senso, colocava a Hispania para treinar separado, com o mesmo tempo (1h30 de sessão), mas em outro horário, até que um laudo mostrase o perfeito funcionamento do carro, hábil a adquirir ou desenvolver performance. Isso vale para as outras novatas também.

    Sem falar da necessidade atual da volta dos 107% sobre a volta do líder para classificação.
    O trem assim tende a virar baderna. Insegura baderna.

    Publicado por Iomau | 12/03/2010, 12:16 pm
  106. Só tá faltando os espanhóis adentrarem no blog pra tornar a discussão Massa x Alonso mais “interessante”…

    Publicado por Andy | 12/03/2010, 12:18 pm
  107. Iomau fez um dos comentários mais coerentes desse blog, ou pelo menos deste post em específico.

    Esse papo de “Ahh Lewis me pegar”, “Alonso vem me lamber”, “Aiaiai uiui, Massinha me seduzz” já encheu o saco! Engraçado que tem muita gente que se diz “neutra”, “de olho nos dados” e na real só faz comentários de fanáticos imbecis no blog.

    Além do Claudemir, há um e outro “bom comentarista” aqui no blog. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    Publicado por Fred | 12/03/2010, 12:20 pm
  108. Sem ofensas pessoais!

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 12:21 pm
  109. Ué, dizer que o cara só “fala merd*” é ofensa Becken? Imagina se xingasse então.

    o.O

    Publicado por Fred | 12/03/2010, 12:25 pm
  110. Para o Pessoal da Advinhação.

    Entrevista do Massa.

    Diferença de desempenho para os líderes

    “Fizemos nosso melhor tempo com os pneus usados, e a maioria dos carros fizeram com os pneus novos. É mais uma diferença que mostra que a direção que a gente seguiu hoje foi completamente contrária à direção que a maioria das equipes seguiu. No começo do treino, todos viravam bem rápidos e a gente virava bem lento; no final, com pneu velho, a gente começou a virar um pouco mais rápido. Tem bastante diferença aí. É impossível dizer como será a classificação, mas posso dizer que estou bem confiante em ter um bom carro.”

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/03/2010, 12:25 pm
  111. Para o Pessoal que meteu o Pau na declaracao do Massa falando sobre as equipes novas.

    Bruno Senna, fez 2min06s968, cerca de 11 segundos mais lento do que o líder Rosberg, e chegou a atrapalhar Button e Vettel durante a atividade por causa de sua baixa velocidade. Para completar, a porca de sua roda traseira direita se soltou, evidenciando a fragilidade da Hispania, uma escuderia que entrou no Mundial de F1 sem ao menos fazer um teste.

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/03/2010, 12:29 pm
  112. Iomau,

    Seu post foi o mais sensato diante das pérolas movidas a fanatismo débil.
    Acho que num blog onde as opiniões são livres para serem expressadas, o respeito mútuo cai muito bem.
    Sou novo aqui, acompanho desde final de dezembro/2009 este blog, que aproveito para dar os parabéns ao Becken pelo ótimo espaço, e aos participantes dele também, são viciados e sempre trazem explicações técnicas e curiosidades.
    Mas confesso que quando começam as defesas de torcida e os assuntos deixam de serem tratados com ética, perco o interesse.
    Vamos torcer, mas acho que o espaço é mais para trocarmos idéias do que ofensas ao nossos preferidos.

    Abraço à todos,

    Alcides – Curitiba

    Publicado por Alcides Araújo | 12/03/2010, 12:32 pm
  113. Claudio, acabei de ler isso também… queria ver a explicação da FIA se essa porca acertasse o casco de alguém, como a mola do Rubens no Massa.

    Publicado por Fred | 12/03/2010, 12:33 pm
  114. Pessoal,

    O blog está ficando mais famoso (por merecimento), então é normal que seja invadido por fãs histéricos de qualquer piloto, pena que isso nivela a discussão por baixo, não se fala mais de F1 e sim se o macacão do Alonso é mais bonito que o do Massa e vice-versa.

    Bom, eu também torço contra, meto o pau em Alonso, Hamilton e McLaren, mas só um imbecil completo, um débil mental, um ignorante nos meandros da F1 poderia desmerecer qualquer um dos pilotos que, na minha opinião, estarão disputando o título (Alonso, Hamilton, Schumacher, Vettel, Massa, Button).

    É isso é que é irritante, os caras não sabem tirar sarro em alto nível.

    Vide o exemplo de Barrichello, eu sempre meti o pau no Barrica, mas nunca em sua pilotagem, que, apesar de considerar apenas mediana com lampejos de genialidade, jamais poderia ser qualificada de medíocre. O cara é um chorão, chato, invejoso e etc., mas tem excelentes qualidades como piloto e funcionário fiel, por isso está enchendo o saco na F1 há quase 20 anos.

    Tá na hora dessa meninada aprender a argumentar.

    P.S. Pô Becken, não vai corrigir a informação sobre o Button ter sido superado pelo Barrica?

    Publicado por Cassius Clay Regazonni | 12/03/2010, 12:33 pm
  115. “Sem falar da necessidade atual da volta dos 107% sobre a volta do líder para classificação.”

    Alguém confirma se esta regra ainda vale?
    vi em alguns lugares que não…

    Publicado por Felipinho | 12/03/2010, 12:35 pm
  116. > djow meu caro, baseado em que vc pode afirmar isso?

    Baseado na sua opinião? Só se for… então não podes afirmar nada, pois outros frequentadores do blog tem opiniões diferentes da sua.

    Massa desbancou o Raikkonen (contratado a peso de ouro) e só não foi campeão em cima do Hamilton em 2008 por uma combinação de fatores. Então sabemos o potencial dele, e ele pode sim bater o Alonso. Será fácil? Não, para nenhum dos 2.

    Abraços e que chegue logo a corrida!! rs

    Publicado por André Távora | 12/03/2010, 12:40 pm
  117. E o novo difusor da Mercedes? Deu as caras?
    Abraços!

    Publicado por Laysson | 12/03/2010, 12:48 pm
  118. Claudemir Freire meu amigo

    A única verdade insofismável acerca do Schumacher é que só ganhou título com o Brawn mas o Brawn fez ganhar ao Button

    Qual é o indispensável?

    Um Rei faz uma Rainha mas uma Rainha não faz um Rei

    Um Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 12:48 pm
  119. Uma porca soltando de um carro é tão perigosa quanto um carro sair rodando pela pista, vide Inglaterra 2002 e Inglaterra 2008.

    Publicado por djow | 12/03/2010, 12:53 pm
  120. IOmau

    fantástica essa imagem do gato louco “unhando” ele…

    Ainda não parei de rir

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 12:55 pm
  121. Senna – O Brawn é mestre nas estratégias e imagino que seus olhos veem a F1 de forma totalmente diferente, com brilhantismo. Mas não é ele quem pilota o carro… Então, embora não goste dele, o Schumacher foi mais brilhante ainda conquistando “apenas” 7 títulos mundiais. A capacidade do Schumacher em manter uma incrível regularidade de tempos baixos e utilizar a estratégia de corrida desenvolvida pelo Brawn de forma perfeita dão a ele créditos muito maiores do que qualquer discussão a respeito de quem é indispensável…

    Ou Michael Phelps não é nada, e sim o treinador dele?

    Publicado por Fernando M. | 12/03/2010, 12:57 pm
  122. quase 12seg mais lento a hispania isso vai dar mer##a, porque o jaiminho e o chadhock nao andaram?

    Publicado por Joao | 12/03/2010, 12:57 pm
  123. Para o imbecil critico dos criticos………..Engraçado é que o cidadão que criticou os criticos,não havia postado nada até então.Não comentou nada,nem de equipe nem de piloto,nem de pneu nem de “nada”.É a fome falando da vontade de comer.

    Publicado por Daniel Lima | 12/03/2010, 1:00 pm
  124. Alguém lembra que, 7 meses atrás, Ferrari mandou Luca Badoer para a pista sem ter participado de uma corrida em ANOS?

    Ele foi alguns segundos mais lento que Kimi e atrapalhou muita gente, rodou perigosamente em Valência e bateu sozinho no “Parc Fermet” enquanto apenas estacionava o carro.

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2010, 1:00 pm
  125. Eu não sei se é por que gosto de confusão, mas se dependesse de mim a festa ia rolar solta (com HRT se arrastando e tudo…).

    Publicado por Will | 12/03/2010, 1:07 pm
  126. Claro Becken, mas aí querer comparar o Bruno com o Luca Badoer é sacanagem. O Luca é piloto de testes há anos da Ferrari, tem uma noção de F1 e principalmente decomo guiar um carro de F1 muito melhor que o Bruno, fora que era uma Ferrari e não uma Hispania. (se a intenção foi comparar o dois)

    Agora se foi em relação a cagada da FIA, realmente não é de hoje que ela vem fazendo cagadas.

    Publicado por Fred | 12/03/2010, 1:16 pm
  127. Becken ->

    Se for pelo seu raciocionio acima, entao lembremos tb que o Hamilton bateu sozinho na entrada do box. Nem por isso podemos comparar o Hamilton que fez pre temporada como Bruno Senna que vai treinar na corrida.

    Outro detalhe sao as peças soltando desses carros novos ai. Va vimos o que uma mola pode fazer, imagina se fosse o aerofolio como o que soltou da Virgin.

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/03/2010, 1:21 pm
  128. Daniel Lima é comigo? Ficasse ofendida é?
    Caso tenha sido, queres que eu comente o que? Alonso x Massa? Hamilton x Button? Nico x Schumacher? Porque só rola isso aqui! (Como falei antes, fora alguns comentaristas e os furos do Becken)….. tenho mais o que fazer do que ficar discutindo sobre meu piloto favorito, e ficar puxando briguinhas né?

    =}

    Publicado por Fred | 12/03/2010, 1:23 pm
  129. o becken nao quis comparar o Bruno e Di grasi com o Badoer, a questao e o desempenho deles que por conta do carro pode atrapalhar as outros equipes.

    Publicado por Joao | 12/03/2010, 1:30 pm
  130. Eu acho difícil o Schumi estar enferrujado. 0,4s não é nada. Se ainda estivesse tomando segundos, poderíamos dizer que ele está fora do ritmo. Não é o caso.

    Publicado por Ylan Marcel | 12/03/2010, 1:36 pm
  131. Fred………..Você pode comentar o que quizer.Desde que não chame os outros de imbecis.Se acha isso guarde pra você.Respeite a opinião dos outros.Se você lê os posts,verá que todos defenderam seus pontos de vista com argumentos sem ofender ninguém.O único que baixou o nível foi você.
    Você não perde tempo num blog de F1 falando de “pilotos de F1″mas perde tempo ofendendo os outros?
    Que lógica de imbecil!!
    Espero parar a briguinha puxada por você por aqui.

    Publicado por Daniel Lima | 12/03/2010, 1:43 pm
  132. Se td isso foi só pelo treino livre da sexta, qdo o campeonato estiver pegando fogo, vai ter nego jurando o outro de morte rsrsrs

    Publicado por Alex-Ctba | 12/03/2010, 1:52 pm
  133. “nego jurando o outro de morte rsrsrs””

    já pensou?kkkkkkkkkkkkk
    não creio que chegará a tanto,nem tanto Alex,nem tanto kkkkkkkkkkkkk

    Publicado por Daniel Lima | 12/03/2010, 2:04 pm
  134. Boa Alex-Ctba…vai ser bacana de ver.

    Publicado por Will | 12/03/2010, 2:17 pm
  135. Becken,

    Esse treino serve muito mais para matarmos a saudade. Conclusões sobre a velocidade dos carros só amanhã depois da classificação.

    Sobre o que podemos considerar dos treinos hoje :

    A Force Índia está bem. O Sutil foi mais rápido pela manhã que a tarde, com a pista melhor…Podemos ter surpresas aí…

    A entrevista de Massa mostra muita confiança…

    Rosberg parece que não vai querer a posição de aprendiz e vai partir para o confronto…

    Como acontecia sempre com a BMW no passado, a Sauber teve uma sexta bem discreta…

    A entrevista do Barrichello não passa muita confiança de uma boa performance…

    Kubica foi outro que andou melhor pela manhã, será que eles tem um carro melhor do que esperávamos ???

    A Lotus, como era de se esperar, é lenta mas é decente. Novamente fizeram muitas voltas com os dois carros. Tem boa chance de terminar a corrida…e são desde o primeiro dia que o carro foi para a pista o melhor time dos estreantes…

    A Virgin novamente andando pouco. Di Grassi só andou a tarde e Glock só deu 3 voltas a tarde. Assim fica difícil evoluir o carro…

    UMA VERGONHA A HTR FAZER O SHACKEDOW DO CARRO NUM TREINO OFICIAL. O tempo deles cerca de 11s mais lento é o que menos importa. O impressionante é que no meio de um treino oficial exista uma equipe que está apenas instalando os sistemas…A coisa é tão absurda que até durante a pré-temporada muitas equipes iam a Silvestone fazer o tal treino de instalação, para que nos testes já entrassem em condições de andar…Não importam as razões, é um grande absurdo…Eu nunca vi isso na F1…

    Depois falam dos capôs voadores da stockcar…risos

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/03/2010, 2:19 pm
  136. Sirlan, tb me surpreendeu positivamente a Force India e a Renault, vamos ver se confirma amanhã terem carros competitivos. Achava q a STR estaria melhor

    Qto ao absurdo da HRT, o esforço para colocar o carro na pista é louvável por parte da equipe, mas por questões de SEGURANÇA, a FIA não deveriam submeter os pilotos a isso.

    Publicado por Alex-Ctba | 12/03/2010, 2:27 pm
  137. Sirlan, é um absurdo, mas a HTR não tem culpa de nada.

    Culpada é a FIA que, agora, quer empurrar guela abaixo das mesmas equipes que autorizou a entrarem na F1 em 2010 a regra dos 107%, ou seja, deu a vara e agora não quer nem dar o peixe e nem ensiar a pescar…

    Fala sério!

    Publicado por Daniel Gomes | 12/03/2010, 2:27 pm
  138. Becken,

    O SporTV está com uma transmissão interativa, abrindo um canal via email para participação durante os treinos.

    Sábado, na terceira sessão antes do Qualifying, a galera aqui do blog bem que podia “tomar de assalto” a transmissão do Daniel Pereira e Lito Cavalcanti!

    Fica aí o convite para quiser madrugar de novo.

    Publicado por Iomau | 12/03/2010, 2:31 pm
  139. Bom Daniel, não especifiquei p/ quem foi…. mas como diz o ditado “se o chapéu serviu…” Respeito tanto a opinião dos outros quanto você as minhas, então dá no mesmo não? Se “imbecil” é baixar o nível, imagina se eu xingasse então (hahaha), e querendo ou não, essa “briguinha” de ver qual piloto é melhor é imbecil sim, sendo que a grande maioria fica comentando só sobre seu “fanatismo”.

    Por fim, acho que a maioria das pessoas aqui já deve ter passado dos seus 20 anos de idade, e deve saber discutir F1 e seus resultados com “base na realidade”, deixando o fanatismo de lado.

    Publicado por Fred | 12/03/2010, 2:34 pm
  140. Fernando M.

    Se vamos falar de natação podemos começar no Hawaiano que bateu todos os recordes e depois foi considerado profissional e despojado de todas as medalhas nos JJOO, tenho a impressão que o treinador do Phelps não teve mais nenhum Campeão de semelhante valia ao rapaz de Baltimore o que significa que o crack provavelmente…é o dolphin mesmo…se um piloto como o Button que foi Campeão com brilhantismo mas que ninguém considera uma super espada o foi graças a ele.. há por aqui alguns Engenheiros que te podem certificar embora isso seja Aritmética Básica qual é o denominador comum?…

    Um Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 2:42 pm
  141. Daniel,

    Não falei em culpa…falei apenas no absurdo da questão…

    Mas em última instância os responsáveis por essa CENA GROTESCA são em primeiro lugar a equipe, que não estava preparada para competição e em segunda instância a FIA que permitiu isso.

    Entretanto acredito que devemos considerar que o regulamento não deve prever o que aconteceu hoje, logo a entidade nada tinha a fazer senão assistir ao absurdo na pista…

    Com relação a regra dos 107%, só se for para o ano que vem. Não podem mudar as regras depois agora a não ser com a concordância de todos, o que obviamente não vai acontecer.

    Nada contra os esforço da HRT, até sou simpático a eles como era simpático a USF1 com seu “cambio transversal”…mas F1 não se faz assim…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/03/2010, 2:42 pm
  142. Difícil fazer uma previsão, boa parte das equipes se dedicou ao teste de novas partes e acredito que trabalhou-se menos no acerto do carro, sobretudo com configurações de classificação. Acredito que na FP3 teremos mais flying laps.

    Publicado por Gilmar | 12/03/2010, 2:44 pm
  143. Simm Daniel Gomes, o próprio Bernie Ecclestone declarou que o orçamento das novatas é insuficiente para a temporada.
    Resumindo, grande sacanagem do Sr. Max (chicotinho) Mosley, dando esperanças para as novatas e agora as mesmas ficam se arrastando nas pistas.

    Publicado por Fred | 12/03/2010, 2:46 pm
  144. Sirlan, concordo plenamente com você.

    Chega a ser ridículo na mais alta categoria do automobilismo mundial uma equipe fazendo shakedown no dia de treino!

    Todos buscando tempo e a Hispania procurando vazamento de óleo!

    Agora, o mais esquisito é ver na tabela de tempos o nome “Senna” entre os últimos…

    Publicado por Beatle Ed | 12/03/2010, 2:52 pm
  145. Fred…….Vou parar essa briguinha por aqui,espero que você faça o mesmo.
    Isso sim é briguinha,isso sim perder tempo.

    Publicado por Daniel Lima | 12/03/2010, 2:57 pm
  146. Não vejo como a equipe pode ser culpada. Um projeto pode dar certo como pode dar errado.

    Entrar numa empreitada como essa é pra muito poucos. Prova disso é a quantidade de equipes que entraram e saíram da F1, algumas sem nem um shakedown fazer direito tb.

    Creio que o problema todo seja da FIA. Eu acredito que a entrada de uma equipe deva ser um projeto de médio prazo.

    Como? Simples.

    Uma equipe deve ter sua entrada garantida no mínimo DOIS ANOS antes para que possa construir sua estrutura e seu staff. Claro que pode falhar do mesmo jeito, pois grana é o elemento número 1.

    Mas creio que a FIA deveria dar tempo às equipes para se estruturarem.

    Ou, mais fácil ainda, apenas dar a entrada às equipes que de fato apresentarem todos os pré-requisitos, como a Stefan GP.

    O fato é que todos esses aspectos envolvem risco, pois nada é garantido, mas pelo lado da F1 como esporte competitivo, nunca mais situações como a da Campos seriam vistas, já que uma equipe só competiria se participasse dos testes de inverno e ponto final.

    Não interessa QUAL equipe vai entrar, mas sim se ela TEM A CAPACIDADE de entrar.

    Assim penso eu.

    Publicado por Daniel Gomes | 12/03/2010, 2:58 pm
  147. Sobre o que o SennaCeccotto falou do Schumacher, não preciso responder o Fernando M já respondeu com muita propriedade.

    Obrigado Fernando e bem vindo.

    Sirlan, meu caro pernambucano na nossa Bahia, eu concordo com o Daniel Gomes, a HRT não tem culpa de fazer o shakedown durante o fim de semana, culpado foi a FIA que demorou demais a pedir arrego para a FOTA em sua briguinha insensata, assim acabou atrazando todas as novatas, mesmo as que tiveram problemas financieiros poderiam ter mais tempo para arrecadar as moedas e participar de forma mais digina do mundial.

    Sobre o desempenho da HRT, só o fato de dar 15 voltas com um carro ainda na base do silvertape já é uma grande vitória para eles, durante a transmissão o Lito (que não é nada confiavél) disse que eles estavam usando hastes de aço nas suspensões e não de fibra de carbono que isso daria um ganho de 20 kilos a menos no carro, o que mais eles podem aliviar nesse carro daqui para o GP da Austrália ?
    Então vamos com calma, são novatos, não são bandidos, muito menos os pilotos delas são, e merecem o respeito que ví os chefes da Mercedes e Mclaren dando, e não as ofensas que proferiram os da Ferrari que podem ser os maiores do gride e são também concerteza os mais babacas

    Publicado por Claudemir Freire | 12/03/2010, 2:58 pm
  148. Sirlan, acho que F1 não se ‘fazia’ assim. Agora, nos tempos do Titio Bernie, tá ‘fácin facin’ (pra rimar com dindin).

    Com relação aos 2 treinos, é mistura de torcida com impressão, mas acho que o Lewis faz a pole.

    Gostei de ver a performance do Kubica pela manhã e acho que a Sauber lamenta bastante o pneu macio ser o supermacio.

    Estranhei a RedBull não dar as caras, o que pode ter acontecido?

    Publicado por Will | 12/03/2010, 2:59 pm
  149. Estão perdendo tempo em comparações Massa x Alonso – Hamilton x Button, etc.
    O meu Rei (Schumaquer) voltou na savana e daqui à pouco, irá mostrar suas garras e rugir, impondo sua magestade!
    Temei-vos!
    E isso é o que importa…
    O resto é Blá-Blá-Blá!

    Publicado por Matossauro | 12/03/2010, 3:03 pm
  150. Claudemir Freire, o Lito falou na transmissão por que o Bruno Senna deu uma entrevista afirmando isso (mas concordo que ele não é tão confiável assim, rs).

    Publicado por Will | 12/03/2010, 3:04 pm
  151. Senna – Mas eu não desmereço em nada o Brawn e sim, ele é o denominador comum nessa relação, mas queria chegar em que o Schumacher é, independentemente do Ross, um super campeão. Suas qualidades como piloto são inquestionáveis… Ainda que eu não goste dele.

    O que se pode dizer em tudo isso é que, a extrema eficiência do Ross Brawn com a extrema competência do Schumacher trouxeram resultados que dificilmente serão alcançados…

    O grande senão de tudo isso é: O Schumacher envelhece para pilotar… Mas o Brawn parece bem longe de envelhecer para comandar a equipe…

    Publicado por Fernando M. | 12/03/2010, 3:08 pm
  152. Lima ( pelo segundo nome porque quando se refere a mim assim o faz é como deve gostar)

    Em cheio no Sutil

    Em relação ao Alguersuari parece que vai bater o Buemi a Toro Rosso não dispensará o melhor dentro do time?..Noto aí algumas reminiscências de Isabel I e Felipe II, para um Anglófilo..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 3:17 pm
  153. Xi!

    Não sendo especialista nas correntes de pensamento afegão, a pergunta fica difícil, das sete principais etnias do afeganistão mas as minorias “menores”, hummm, eu acho que é … sei não… rs! Mas o Koba tem é que ir a luta.

    Mudando de assunto, o jeitinho chatinho do Massa tá contaminando os fãns, coitado do Senna, as primeiras voltinhas… “Ainda bem que não pegou fogo.” B.Senna.

    Tem um cheirinho de surpresa amanhã…

    Abraços.

    Publicado por Alexandre Gomes | 12/03/2010, 3:20 pm
  154. Claudemir e Daniel,

    Eu acho o Collin Colles um herói. A 15 dias atrás segundo consta não havia sequer mecânicos e material de trabalho.

    A questão é que não se pode fazer F1 assim. Tem que mudar os critérios para uma equipe estrear.

    Na minha opinião o fato deles terem boa vontade não esconde o absurdo de uma equipe fazer o shackedow num treino oficial.

    Agora concordo que a critica da Ferrari deveria ser ao sistema, jamais às equipes que estão com eles na pista, afinal são colegas de trabalho e o mundo dá voltas. Tudo é uma questão de respeito…

    Li essa entrevista do Bruno Senna sobre a suspensão do carro usar braços de metal e não de carbono e ser bem mais pesada.

    Quanto ao próprio Bruno, diante da situação que está passando ele tem mais é que manter a cabeça em ordem e ajudar o time a progredir e procurar bater o indiano sistematicamente. Tenho achado de uma maneira geral que ele tem mostrado muito equilíbrio.

    Li no pitpass que o problema da Stefan GP é que foram checar as empresas do sérvio e descobriram que tem UM funcionário e receita de EU$ 200 mil no ano passado. Parece que era golpe mesmo…

    Li também que a sede da HRT é na Alemanha…quem sabe eles não alugam a Toyota F1 no lugar do tal Stefanovic ???

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/03/2010, 3:21 pm
  155. Claudemir,

    Li sobre as hastes de aço, se não me engano agora, no site Tazio…

    Publicado por Alcides Araújo | 12/03/2010, 3:22 pm
  156. Realmente, penso que a FIA deveria ter aberto uma excessão e liberado a Hispania para um shakedown antes dos treinos.

    Publicado por Alcides Araújo | 12/03/2010, 3:24 pm
  157. Fernando M.

    Quase lapidar a última frase..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/03/2010, 3:26 pm
  158. Sirlan, para fins contábeis, uma empresa pode ter diversas ramificações.

    O fato de a empresa REPRESENTANTE da Stefan GP ser um fundo de quintal não significa que não tenha dinheiro.

    Aliás, quem em sã consciência se candidataria a uma vaga na F1 sem ter condições para tal? O que a Stefan ganharia com isso? Nada. Onde está o golpe?

    É tudo política.

    A boa vontade da equipe não esconde nada. Ninguém falou isso. Mas o trabalho deles deve ser respeitado tanto quanto o da Ferrari. Eles são piores pq não têm grana.

    O Colles não é gênio. O gênio foi Carabante que salvou a equipe e contratou Colles. O veterano foi contratado para fazer justamente isso, colocar a equipe pra andar, e assim o fez. Se não o fizesse, aí sim seria estranho.

    Espero ver a HRT ganhando entre quatro a sete segundos nas primeiras quatro corridas.

    Publicado por Daniel Gomes | 12/03/2010, 3:33 pm
  159. Esse comentário do Senna é muito interessante, demonstra que a equipe esta consciente de sua condição no grid.

    “Eu imagino que [melhorar] 5s não seja uma marca difícil de atingir, porque a gente está com um acerto sem trabalho nenhum, o carro não está trabalhando os pneus direito, aerodinamicamente o carro não está certo ainda, temos alguns problemas com a resposta do acelerador, o motor não está trabalhando em potência máxima, também… Todas estas coisas fazem uma grande diferença. Imagino que a gente tenha uma performance muito melhor amanhã e que talvez a gente comece a atrapalhar menos na pista [risos].”

    Publicado por Alcides Araújo | 12/03/2010, 3:44 pm
  160. Alcides, haja senso de humor, não é verdade?

    Publicado por Daniel Gomes | 12/03/2010, 3:56 pm
  161. Concordo Daniel… rsrs mas, “estando no inferno, abrace o capeta”… pelos a esperança e força de vontade deles é bem louvável… rs

    Publicado por Alcides Araújo | 12/03/2010, 3:58 pm
  162. Daniel
    Mas esse não seria o típico exemplo do ditado que diz: rir pra não chorar???
    hehehe

    O que mais me preocupa em tudo isso não o quão lento eles estão, é a segurança, ou a falta dela, nessa situação toda. Sei lá, pra mim uma equipe não poderia estreiar na F1 sem ter pelo menos 10000km na pista só para testes… Uma asa que se solta como se estivesse presa por fita crepe, uma porca que cai do nada… Acho extremamente inseguro para todos que estão na pista (pilotos e comissário), mas principalmente para quem está tentando dominar a fera dentro do cockpit…

    Claudemir
    Obrigado pelo bem vindo! =D
    Sou frequentador assíduo desse espaço (pra mim o melhor do país) desde fim de 2008… Mas sei lá porque não comentava… A verdade é que há discussões de nível muito bom por aqui.

    Publicado por Fernando M. | 12/03/2010, 4:05 pm
  163. Pelo visto, quando mudarem a suspensão para fibra de carbono (20 Kg a menos) e:
    a)consertarem o acelerador;
    b)ajustarem a aerodinâmica;
    c)liberarem os giros do Cosworth;
    d)o carro começar a ‘trabalhar os pneus direito’

    Ninguém segura a HRT…

    (risos)

    Publicado por Will | 12/03/2010, 4:11 pm
  164. Aí vão investir em asas, porque é capaz do carro decolar até… rsr

    Publicado por Alcides Araújo | 12/03/2010, 4:51 pm
  165. “…e só não foi campeão em cima do Hamilton em 2008 por uma combinação de fatores.”.. Kkkkkkk!!!

    Navalhadas, rodadas, batidas, pirulitos amargos e mangueiras enlouquecidas mudaram de nome?

    O Massa é um dos bons e merece respeito. Mas, uma boa forma de desrespeitá-lo é usar esse tipo de argumento que em vez de defender, envergonha.

    É o que eu acho.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/03/2010, 7:58 pm
  166. seguinte: eu posso não saber quantos kg de gasolina (ou litros) pessoal tá rodando lá.
    Mas tem midia especializadíssima lá, que acompanha faz tempo e que já deixou essas picuinhas e casuísticas que a maioria que acompanha f1 faz.

    O pessoal da ponta (quatro primeiros colocados na segunda sessão) estavam com pneus de classificação e pouca gasolina, tanto que rodaram na faixa de 1:55 alto e 1:56 baixo e depois entraram nos boxes. Trocar pneu macio pelos duros não fariam eles rodas quase 5 segundos mais lentos, ou seja, além de colocarem pneus duros colocaram bastante gasolina para simular a corrida.

    Alonso saiu só na parte da manhã, primeiros treinos, com pouca gasolina e pneus macios e fez segundo melhor tempo. A tarde fez simulação de corrida e usou os pneus duros e mais combustível. Simples assim.

    O massa no mesmo período estava usando pneus macios. Se pneus fossem todos iguais eles não fariam dois tipos diferentes, não haveria razão de ser.

    Um dura mais, só que é menos veloz. O outro composto é mais rapido mas acaba antes.

    Mas não tem problema não. Fim de semana aqui em casa vou fazer uma bela MASSA a alho e oleo.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:05 pm
  167. enquanto a maioria por aqui fica vendo sites que dão apenas resultado volta a volta, tem site mais completo informando mais detalhes, como quem atrapalha quem, pilotos que andaram tendo problema com determinada curva do circuito (não foi um nem dois, e tinha um certo brasileiro, não é invenção, é fato) informando numero de voltas, se estão usando pneus macios ou pneus duros, se ficaram muito tempo no box, etc… tudo online.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:08 pm
  168. diretor técnico da Renault declara:
    “Está claro que el alerón de McLaren es ilegal”

    El director técnico de Renault, Bob Bell, acusó a McLaren-Mercedes de que su alerón, aprobado por la FIA, es “completamente ilegal” y que de esta forma, “han abierto una carrera armamentística” antes de iniciar el Mundial.

    La escudería francesa acusó a sus rivales de McLaren de contar con un alerón no valido a pesar de que la Federación Internacional de Automovilismo declaró que se trata de un alerón permitido.

    Bob Bell señaló a BBC radio después de la primera sesión de entrenamientos de la temporada en el Gran Premio de Bahrein, que Renault está abriendo una batalla contra el espíritu de las reglas y normativa de la Fórmula 1. Pero el coche de McLaren superó las inspecciones en el circuito de Sakhir y el equipo señaló que consultaron a la FIA durante todo el proceso de diseño.

    Opiniones enfrentadas
    El co-propietario y director de ingeniería de Williams, Patrick Head, expresó que en el alerón trasero había un espacio que parecía ser alimentado por un conducto que los pilotos de McLaren, Jenson Button y Lewis Hamilton podían bloquear a su voluntad con el movimiento del cuerpo.

    “Entiendo que el director de la carrera Charlie Whiting diga que el artículo tres de los reglamentos que limitan algo así no se apliquen al conductor, sólo para el monoplaza, pero a nosotros se nos prohibió nuestro coche porque un pistón en el puntal se estaba moviendo alegando que influía en el rendimiento aerodinámico del coche”, expresó Head.

    El director de Williams, Patrick Head, no quiso decir que el polémico alerón es ilegal

    Según el director de Williams, es un problema porque “si un coche de repente es capaz de ganar cinco o seis kilómetros por hora en la recta, entonces todos deben hacerlo”. “Si a alguien se le ocurre una manera de hacer que su coche gane 3 ó 4 décimas de segundo más y otros no lo han hecho es que han sido muy inteligentes”, añadió. “No estoy diciendo que es ilegal, sino que simplemente tenemos que mirar a la interpretación de Charlie”, recalcó Head.

    Por su parte, el jefe de equipo de Red Bull, Christian Horner, quien fue el primero en “sospechar” del alerón de McLaren expresó que si el alerón se ha declarado legal los equipos rivales “tienen que elaborar sus propias soluciones”.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:15 pm
  169. A Renault criticou a decisão da FIA ao liberar a asa traseira da McLaren.

    Mas a notícia não foi bem recebida pelo chefe da escuderia francesa, Bob Bell que inconformado fez várias criticas em entrevista à emissora BBC. “Está claro que o desenho da asa da McLaren é totalmente ilegal – e eles não estão respeitando as regras e os regulamentos”, disse Bell.

    Paro dirigente, a aprovação da FIA pode gerar muitos problemas financeiros para os times que precisarão acompanhar o design do modelo, assim como ocorreu como difusor duplo da Brawn, Williams e Toyota em 2009.

    “Eles abriram uma outra corrida armamentista, que vai custar a todos muito dinheiro. Isso é ridículo nessa era em que todos estamos tentando economizar”, acrescentou.

    “Temos restrições sobre o número de pessoas que podemos trazer para a pista, com a mecânicos trabalhando até tarde da noite para preparar o carro. É um disparate. A federação governante precisa ser mais responsável em decisões como essa”, declarou.

    Apesar das criticas, Bell declarou que não sabe se sua equipe ou outro time entrará com um recurso contra a asa traseira da McLaren. “Honestamente não posso comentar sobre isso neste momento. Obviamente, que não é fora de questão. Qualquer time pode protestar”, encerrou.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:21 pm
  170. Alonso confirma ao jornal as que a Ferrari está trabalhando numa nova asa traseira ao estilo Mclaren.

    http://www.as.com/motor/articulo/alonso-confirma-ferrari-trabaja-aleron/dasmotfm1/20100312dasdasmot_9/Tes

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:24 pm
  171. Para não ficar fora da disputa pelo título da temporada 2010 da F-1, a Red Bull junto com a Renault irá solicitar à FIA (Federação Internacional do Automóvel) uma autorização para modificar algumas configurações do motor RS27.

    No ano passado, a escuderia austríaca, que terminou com o vice-campeonato, sofreu com os propulsores no final da temporada e alegou que esses problemas tenham prejudicado o time na luta pelo título de construtores.

    A justificativa da Red Bull seria a redução de custos e segurança, mas essas alterações podem dar um ganho de desempenho, já que atualmente, os motores Renault está cerca de 30 cavalos atrás.

    Christian Horner, chefe da escuderia, não quis comentar a situação, mas admitiu que algo precisa ser feito.

    “Há um problema com os motores e seria uma grande vergonha se o congelamento no desenvolvimento destes ditar o campeonato. A Renault precisa encontrar uma solução rapidamente”, disse Horner.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:25 pm
  172. Amanhã será disputada a primeira sessão classificatória com as novas regras. Na primeira parte (Q1), os 7 mais lentos não prosseguem em vez dos 5, como em 2009. Na segunda (Q2), outros 7 deixam o treino. Assim, a Q3 reunirá os 10 mais rápidos.

    Com o fim do reabastecimento, os pilotos vão treinar no Q3 com gasolina apenas para a volta lançada. Mas vão ter de largar com o mesmo jogo de pneus da volta do seu melhor tempo.

    O consumo dos pneus supermacios é grande”, afirmou Felipe Massa. A Bridgestone disponibiliza no GP de Bahrein os pneus supermacios e os médios. A maioria das equipes fará duas paradas na corrida, amanhã, sendo que uma delas perto da bandeirada, para os supermacios percorrerem poucas voltas.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:35 pm
  173. Ano passado o motivo da discórdia era o duplo difusor da equipe Brawn GP. Que foi acusado de ilegal pela maioria das demais equipes. Este ano outro dispositivo está tomando atenção: a asa traseira da mclaren. acusação: o aerofólio traseiro da McLaren é ilegal segundo a maioria das equipes, apesar de Charlie Whiting, delegado da FIA, ter considerado a solução da McLaren “legal” na inspeção de quinta-feira. A chiadeira, ontem, foi geral.

    “A vantagem deles em reta é grande, 5, 6 km/h a mais, muito para os padrões da Fórmula 1”, disse Rubens Barrichello, da Williams. “Pelo que sabemos, o aerofólio se mexe na reta. Nesse caso seria ilegal”, comentou Felipe Massa, da Ferrari. A maior queixa vem do diretor técnico da Lotus, o experiente Mike Gascoyne. “É difícil compreender como a FIA pode julgar legal esse sistema se, na verdade, o aerofólio se move, o que é proibido pelo regulamento.”O texto do regulamento técnico proíbe elementos aerodinâmicos móveis.

    O sistema funcionaria assim: bem à frente dos pilotos, no cockpit, há do lado esquerdo uma pequena tomada de ar. Esse ar é canalizado através de um tubo que passa dentro do cockpit, atravessa a tomada de ar sobre o motor, por dentro, e orienta o ar para fluir provavelmente sob o aerofólio traseiro. Ninguém desvendou, ainda, a solução da McLaren, “tão simples quanto genial” segundo Whiting.

    O mais impressionante é que o ar admitido pela tomada logo à frente do cockpit pode ou não fluir por dentro dessa canalização. E quem faria esse controle seriam os próprios pilotos. Com o joelho esquerdo, Hamilton e Button podem tampar ou destampar o orifício que há no cockpit. Nas retas, manteriam o orifício aberto. Isso faria o ar fluir pela canalização na direção do aerofólio traseiro. Como funciona não está certo, ainda. O efeito, contudo, é conhecido: os fluxos de ar reduzem o arrasto, a resistência ao movimento, o que convém na reta, daí Hamilton e Button registrarem desde a pré-temporada as velocidades de reta mais elevadas.

    Também se supõe que eles, no fim das retas, fechem com o joelho esquerdo a entrada de ar com o objetivo de fazer o ar fluir em maior concentração e disciplina na direção do aerofólio traseiro, o que aumentaria a geração de pressão aerodinâmica e, consequentemente, a velocidade de contorno das curvas.

    “Não há dúvida de que representa importante vantagem e todos deverão adotá-lo”, explica o diretor esportivo da Renault, Steve Nielsen. Mas existe um grande problema para incorporar um sistema semelhante: é necessário que haja um orifício no cockpit e o monocoque, estrutura onde se encontra o cockpit, é homologado antes de o campeonato começar e não é permitido modificá-lo. “Há outros orifícios destinados a usos distintos. Teremos de rever todo o projeto a fim de adaptar esses orifícios para adotar solução parecida”, comentou Nielsen.

    Para Gascoyne, “tudo isso significa investir dinheiro, o que a maioria não dispõe”. Esse é outro ponto que gerou incompreensão de muita gente na Fórmula 1, ontem: “Sabendo dos problemas econômicos das equipes e, claro, a ilegalidade do recurso, não dá para entender como foi aprovado”, lembrou Gascoyne. Existe a possibilidade de Red Bull e Renault apelarem da decisão de Whiting.

    OU SEJA, O DITO CUJO AEROFÓLIO TRASEIRO É MOVEL. SE É MOVEL……. NÃO PODE.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:46 pm
  174. voce sabia???

    – Para desenhar um carro de Fórmula 1, são necessários mais de 6 mil desenhos. No desenvolvimento do modelo até o final do ano, este número sobe para 18 mil desenhos.

    – Os carros da categoria são equipados com 200 sensores e sete antenas mandando informações para os boxes. O volume de dados gerados em uma corrida é de 8 GB. Um final de semana inteiro de corrida gera cerca de 40 GB.

    – Uma equipe usa cerca de 650 discos de freio em uma temporada.

    – A eletrônica padronizada da F-1 possui mais de 110 mil parâmetros configuráveis pelas equipes – sem contar os que são fixos, portanto. Mexendo apenas nos amortecedores e barras anti-rolagens, são possíveis 450 acertos diferentes.

    – Nos simuladores das equipes, cada piloto chega a cobrir mais de 10 mil quilômetros virtuais em uma temporada.

    – Cada membro das equipes se desloca por quase 180 mil quilômetros ao longo do planeta em um ano, quase cinco voltas completas em torno da terra.

    – O circuito que mais consome combustível por quilômetro rodado é o de Cingapura: 0,49 kg/km. Mônaco é o mais econômico, com 0,41 kg/km.

    – As pistas onde as entradas do Safety Car são mais comuns são Montreal (média de 1,7 por corrida disputada) e Melbourne (1,5). Apenas nos circuitos mais novos como Valência (duas corridas) e Abu Dhabi (uma corrida) nunca houve um período de neutralização – além claro, do inédito circuito da Coréia do Sul.

    Publicado por wilson | 12/03/2010, 11:53 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: