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Massa perde primeiro round, mas a temporada será longa…

IMAGENS:Ferrari/Divulgação – Alonso dá o bote em Massa na largada e praticamente decide a corrida a seu favor

Depois da boa performance de Felipe Massa ontem na classificação, a vitória de Alonso hoje — depois de uma bela ultrapassagem sobre o brasileiro na segunda curva — foi um verdadeiro banho de água fria na torcida brasileira.

É cedo para indicar até onde Alonso poderá dominar Massa com um longo campeonato de 19 corridas à frente, mas talvez tenhamos visto o ponto alto de cada um durante o final de semana: Felipe poderoso em ritmo de classificação, mas recebendo o troco de um impiedoso Alonso durante os primeiros estágios de corrida.

Atrás de Alonso, Massa até tentou atacar seu companheiro na segunda parte da corrida, após calçar os pneus mais duros, mas o extremo calor no Bahrein obrigou a equipe a conservar combustível do F10.

Verdadeiramente, sua corrida acabou aí.

Óbvio que uma vitória no seu “debut” pela Ferrari dá imensa confiança e respeito a Alonso dentro da equipe, pagando dividendos a Stefano Domenicalli que insistiu na escolha do espanhol. Já por aqui, no Brasil, estimula uma meia dúzia de teorias conspiratórias sem sentido quanto a uma pseudo-preferência da Ferrari por Alonso — algo estimulado pela transmissão Rede Globo hoje.

A ordem para Felipe diminuir o ritmo veio de Rob Smedley, engenheiro de corridas de Massa, alguém certamente tão concentrado em bater a turma de Alonso quanto Felipe.

A decisão de trazer Alonso antes para os boxes e beneficiar-se de um ritmo melhor após a troca de pneus é, certamente, parte do briefing de corrida: “quem estiver na frente até a hora da parada vem para os boxes primeiro.”

Dos males em perder uma posição na primeira curva e ver o companheiro vencer a prova salvam-se os menores: Massa mostrou que o acidente de 2009 em nada afetou sua velocidade e consistência.

Em forma e motivado como ele está, o brasileiro já mostrou que não desiste nunca.

Discussão

69 comentários sobre “Massa perde primeiro round, mas a temporada será longa…

  1. O texto já falou tudo, e quem ganha com isso é a Ferrari.

    =]

    Publicado por RSandri | 14/03/2010, 3:59 pm
  2. Perdeu esse mais vai ganhar outros. Mas no final da temporada, como sempre, ele estará atrás de um piloto melhor e mais talentoso do que ele. Apenas ser queridinho da mídia não leva piloto ao título. Para isso tem que ter coragem, arrojo e talento.

    Publicado por djow | 14/03/2010, 4:08 pm
  3. Alonso deu uma aula em Massa hoje na largada, ganhando a corrida na primeira curva. Mas Massa mostrou que pode ser mais rápido que Alonso. Será equilibrado, mas acho que o espanhol termina na frente.

    Publicado por Ylan Marcel | 14/03/2010, 4:34 pm
  4. Concordo com o texto Becken. Não temos a telemetria da Ferrari e se o Rob Smedley pediu pra tirar o pé, é pq se fazia necessário por questão de precaução. Não valeria a pena arriscar uma disputa de posição com carros em performances tão similares.

    Massa perdeu a corrida na 1º curva e ponto final. Teria uma chance ainda se houvesse disputa entre Vettel e Alonso, mas não houve. O negócio é trabalhar pra Austrália do mesmo jeito. Não vi nada q desabone a equipe Ferrari nessa primeira corrida em relação a favorecimento de pilotos. Aliás, isso na Ferrari já tá bem definido desde 2007 com o Domenicalli. Só qdo um piloto não tem mais condições de disputar o wdc é q se começa a trabalhar esse aspecto. E como o Galvão gosta sempre de lembrar, a filosofia da equipe, após a última parada é: “bring the babies back home”

    Minha visão resumida das atuações dos dois pilotos e minha nota pra eles:

    1º – Alonso: Fez o q se esperava de um campeão. Aproveitou a parte limpa da pista, ganhou a posição do Massa e ficou a espera do problema da RB6 (Mecânico ou Aerodinâmico) q veio. Na pista em condições normais, dificilmente ultrapassaria o Vettel, agora sem o Kers. Controlou bem o Felipe e não cometeu erros. Nota 10

    2º – Massa: Largou bem e tomou a frente do Alonso. Preocupado com a investida do Hamilton por dentro, procurou fechar a porta do Inglês, voltando pro lado sujo da pista. Resultado, perdeu a corrida na primeira curva e quase perde o 3º pro Hamilton na largada. Nota 8,0

    Um dado interessante:

    Alonso entrou na 17º . A Ferrari trocou os pneus em 4,3 e o tempo de perda total foi de 23,154

    Massa entrou na 18º. Trocou os pneus em 4,5 e o tempo de perda total foi de 23,040.

    A Ferrari foi 2 décimos mais rápida com o Alonso na troca, porém o espanhol ficou 1 décimo atrás do Massa na perda total da parada

    O Massa foi mais rápido na manobra de aceleração e desaceleração (aprendeu com o Schumi) e tirou 3 décimos no braço, mas como entrou depois nos pits, não descontou tempo.

    Hj não representou nada mas pode fazer diferença em uma corrida mais disputada em q ele esteja a frente. ou como diria Juca Kfouri: “Nada, nada…é nada mesmo” :D

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 4:48 pm
  5. já começou… a temporada pode durar 1 ano e meio, mas se o cara não mostrar seviço já era!!

    Publicado por Guilherme | 14/03/2010, 4:51 pm
  6. Análise perfeita becken. Realmente não houve preferencia, no momento do pit stop tbm imaginei essa condição de que quem estiver na frente na corrida entra primeiro, deve ser isso mesmo.
    Qto ao engenheiro pedir pra diminuir o giro, o proprio massa já explicou o problema, e imaginar que o engenheiro dele faria sabotagem com ele durante 30 voltas é muito utópico.
    Acho que o felipe mostrou do que é capaz esse fim de semana ao Alonso, mas é so a primeira corrida, a ferrari não dominará todas, e e disso que o felipe tem que aproveitar: ganhar o alonso qdo as coisas não forem tão faceis. Pelas circunstancias de hoje (com carro problematico por metade da prova) acho o resultado óimo e o proprio felipe tbm acha.
    Torcida brasileira não se precipite em critica-lo.

    Publicado por marcelle | 14/03/2010, 4:55 pm
  7. A política da Ferrari de manter as posições dos pilotos até o final continua a mesma desde 2007, então não há porque os torcedores de ambos os pilotos reclamarem agora. O problema do Massa é que ele não pode se dar ao luxo de dividir a curva com seu companheiro de equipe (e talvez acabar com a corrida dos dois), como já fez com o próprio Alonso na Espanha em 2007 e com o Hamilton na Hungria e Japão 2008.

    Publicado por Andy | 14/03/2010, 5:08 pm
  8. Também notei um certo oba-oba conspiratório da RG durante a transmissão.

    Obviamente me parece mais vantajoso que chegar em 2º do que não chegar. Imaginem só se a Ferrari deixa Massa continuar guiando em rítmo forte e o motor quebra??

    Uma que já iriam perder aquela única troca de motor sem penalização. Outra: imaginem só que no final do campeonato o Massa vem a perder por uma diferença pequena de pontos, como em 2008… ae a pacehcada global vai certamente lembrar “ah se aquele motor não tivesse quebrado no Bahrein” .

    A RG vive criando essas “conspirações contra esportistas brasileiros” com a mesma seriedade de uma roda de amigos jogando conversa fora em um bar da esquina…

    Publicado por Daniel | 14/03/2010, 5:09 pm
  9. Pachequices do Bueno:

    Brunno Senna foi o primeiro piloto a fazer a parada. O Galvão não tinha percebido q a marcação do tempo tinha mudado e agora mostra o tempo total e trabalho dos mecânicos.

    Ele viu o cronômetro já em 16-17 segundos e ficou falando: “Olha o Absurdo! Olha o Absurdo q estão fazendo com o Bruno Senna”, achando q eles estavam demorando muito . Tá certo q o tempo de trabalho dos mecânicos foi na casa dos 9 segundos, o dobro da média, mas o Galvão hein? além de conseguir ERRAR A VOLTA DA BANDEIRADA!!!!

    Em tempo, quem começou com a Pachequice de “NÃO GOSTEI” qdo o Burti traduziu o rádio do Massa, foi o Reginaldo Leme, no q foi prontamente seguido pelo Galvão e o Burti -Maria-Vai-Com-As-Outras, q estava fazendo uma boa transmissão comentando o aspecto esportivo e perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

    ê Rede Globo, qdo vai renovar essa transmissão?

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 5:20 pm
  10. Acho que essa corrida de hoje reflete o ano de 2010…rsrsss

    O engraçado foi ouvir o Galvão dizer que a briga de Alonso e Massa era na casa dos decimos um contra o outro,
    Massa tirava 1 décimo, Alonso devolvia 3… e assim na corrida toda…

    Agora o engraçado foi muita gente dizer que o Hulk, Petrov estava andando na balada de seus companheiros nos testes, agora em um dia de corrida, podemos ver qual realmente eles estão em pontos de pilotagem e consistencia…

    Publicado por Jackson | 14/03/2010, 5:54 pm
  11. Andei lendo uns comentarios,e tem gente achando que a guerra foi vencida pelo espanhol.Mas só esta começando!
    Muitos querem transformar o Massa no novo Rubinho.Desculpem os fãs do rubinho mas ele é um bobão.
    Já o Massa de bobo não tem nada,vai buscar o resultado a todo custo,essa vitoria do Alonso deve tá engasgada na garganta do Massa.Ele não vai deixar barato não.
    Não acho que a equipe favoreceu Alonso,ele entrou nos boxes primeiro pq tava na frente.
    Se o Massa não tivesse dado o mole na largada, teria parado 1 e vencido a corrida.Fora isso,li uma entrevista que o Massa disse que faltando 25 ou 30 voltas teve que poupar combustivel então não pode atacar o Alonso.Todos viram que na hora que Alonso iá passar o vetell Massa tava colado no fundo,aí o engenheiro pedio que ele poupace equipamento.
    Repito,não foi culpa da Ferrari,Massa perdeu a corrida pq o Alonso largou melhor.Meritos pro espanhol.
    Agora uma coisa tenham certeza.O troco vem aí,Felipe Massa vai buscar!

    Publicado por Daniel Lima | 14/03/2010, 6:19 pm
  12. Becken:
    voce escreveu:
    “É cedo para indicar até onde Alonso poderá dominar Massa com um longo campeonato de 19 corridas à frente”.
    nao seriam 18 corridas a frente? porque uma já foi. E o total é 19.
    ou seja: 19-1= 18.

    abraço, Tomás, do Blog Fórmula 1
    http://theformula1.wordpress.com/

    Publicado por tomasf1 | 14/03/2010, 6:27 pm
  13. aqui um trecho do que escrevi em um post no meu blog hoje a tarde, para compartilhar com os amigos daqui:

    vejamos porque temos que esperar para ver “o circo pegar fogo”:

    GP DO BAHREIN:

    O GP do Bahrein é um circuito muito “certinho”. Muitas curvas de baixa e uma reta gigantesca tiram a chance de grandes ultrapassagens. Um motivo da falta delas hoje e um motivo para esperar Melbourne, recheada de bons trechos.
    Como foi o 1º “teste” em corrida, muitos pilotos foram mais precavidos e não arriscaram tanto. Esse foi o caso de Hamilton, Rosberg e Schumacher. Button foi outro que aderiu a essa regra, e declarou que “economizou muito os pneus”. Aliás foi esse o grande aperitivo da prova no deserto
    4 forças foram impecáveis, com destaque para a Ferrari pela dobradinha, pelos erros imperceptíveis e claro, pela sorte de ver Vettel com problemas. Os 8 primeiros foram todos do “Top 4″, o 9º Liuzzi com Force India (a 5ª força) e em 10º Barrichello, com uma Williams em desenvolvimento.

    DISPUTAS INTERNAS- ALONSO vs MASSA

    O plano aqui não é colocar fatos antigos ou coisas sem sentido. É dizer a mas clara e pura verdade. Nos treinos, Massa foi melhor, porém na corrida ele errou em ceder a posição a Alonso tão facilmente. Aí não conseguiu chegar muito perto do espanhol novamente. Dou nota 9,5 para Alonso e 9,0 para Massa, que vale muito o 2º lugar obtido. Creio que ele pode reagir, e seria fantástico se na próxima corrida Massa vencesse e o asturiano ficasse em 2º, assim os dois estariam empatados em pontos. Na torcida.
    Também é bom deixar claro que esta foi apenas a primeira prova do ano, e seria difícil que a chama ascendesse tão cedo. Imagino que a rivalidade irá aumentar no GP da Espanha, com os fanáticos espanhóis em jogo.

    DISPUTAS INTERNAS- HAMILTON vs BUTTON

    Hamilton conseguiu o pódio por pura sorte, assim como Alonso venceu. Mas é justo, já que os carros se comportaram bem, diferente do RB6 de Vettel. O inglês até declarou que era impossível pensar em pódio com esse trio a frente, mas a sorte estava do seu lado.
    Button foi mais discreto e se contentou com a 7ª posição. Claro, é uma desvantagem com relação a Hamilton, mas de qualquer forma 6 pontos ajudam. No próximo GP, que ele venceu no ano passado, tem chances.
    Como no caso de Massa e Alonso, a disputa ainda não estourou. Será interessante um duelo em pista.

    DISPUTAS INTERNAS- VETTEL vs WEBBER

    O alemão foi nitidamente melhor que Webber. Fez a pole, liderou até o carro não responder a altura e finalizou e 4º, a compensação do 8º lugar do australiano. Claro que Webber não irá deixar barato e tentará ir melhor daqui a duas semanas.
    Sabemos que será complicado, porque Vettel deve estar furioso por não ter vencido e não ter ido ao pódio. E ser a 4º do Top 4 na tabela não é nada bom. as foi apenas simbólico.

    DISPUTAS INTERNAS- SCHUMACHER vs ROBERG

    Nico foi constantemente mais rápido que seu companheiro. Somente depois de trocar os pneus que Schumacher começou a andar no mesmo ritmo. Pena que foi completamente abandonado pela transmissão, assim como a disputa Schumacher x Button x Webber.- KBK
    O que KBK disse está muito certo. E talvez Schummy esteja mesmo “enferrujado” e terá que reaprender a dirigir nesta nova F1, aliás, como todos estão fazendo. Continuo dizendo que essa escolha de voltar foi errada. E acreditem, até ele não vencer, ninguém o colocará na briga pelo título.
    Falando nisso, circula que esta seja a briga: ALONSO, MASSA, HAMILTON E VETTEL. Simplesmente a ordem da corrida. Assim fica fácil. Mas convenhamos que a Mercedes precisa rever certas coisas.

    saudações;Tomás

    Publicado por tomasf1 | 14/03/2010, 6:31 pm
  14. Vou superar o rubinho! Serei o maior pé de chinelo de todos os tempos.

    Publicado por Felipe Massa | 14/03/2010, 6:47 pm
  15. Caros amigos,

    Não deixem que o pessoal da TVG vos iluda. O Alonso é um dos grandes gênios da F1 de todos os tempos, Felipe é só um piloto muito bom (como Barrichello), esforçado e tem uma grande virtude: é determinado (gosto muito disso). Mas para ele terminar o campeonato na frente do espanhol, com o mesmo carro, só se Alonso quebrar as pernas.

    Abraços e sucesso,
    Nelson

    Publicado por Nelson | 14/03/2010, 6:56 pm
  16. Sim, é verdade. Mas eu aposto no Vettel como o principal adiversário do Alonso.
    O Vetel tinha tudo para vencer, mas não teve sorte. Ele é um ótimo piloto. O Massa é bom, mas estou cansado, os brasileiros estão sempre em segundo lugar.

    Publicado por André Luiz | 14/03/2010, 7:00 pm
  17. Algo que pude observar desdes os treinos da pré-temporada:

    1- Carros da Mecerdes, os mais consistentes(dificelmente quebrarão). Evoluirão com o tempo;
    2-Carros da Ferrari, os mais constantes em rítmo de corrida;
    3- Carros da Redbull, os mais rápidos e equilibrados. Ainda não confiáveis mecanicamente;
    4- Carros da Mclaren, os mais inovadores em desenho. Não sei se esse desenho os levará à brigar pelo campeonato, principalmente com a reprovação da Fia com relação ao conjunto da asa traseira;
    5- Restante dos carros seguem dentro das previsões já divulgadas pela Imprensa especializada.

    Com relação aos pilotos, já esperava uma briga equilibrada entre o Alonso e Massa. O Felipe Massa porque é muito rápido e arrojado (embora a falta dela o tenha prejudicado hoje) e o Alonso parece que trabalhou nas fábricas de relógio suiço. Sem dúvida a dupla mais equilibrada atualmente.
    Os demais entrarão no rítmo de seus companheiros com o passar das corridas, aí teremos o campeonato pegando fogo….
    Esse Alemãozinho é piloto bom demais….com esse RB6 (se não quebrar hein!) vão dar trabalho pra todas as equipes!!!

    Publicado por Francisco Bandeira | 14/03/2010, 7:00 pm
  18. “A decisão de trazer Alonso antes para os boxes e beneficiar-se de um ritmo melhor após a troca de pneus é, certamente, parte do briefing de corrida: “quem estiver na frente até a hora da parada vem para os boxes primeiro.”

    Concordo, em termos. Supondo um seguinte cenário: Alonso na frente na volta 17 e com um bom rendimento dos pneus ainda e Massa atrás com os pneus no bagaço. O planejamento da equipe é q fariam a troca na volta 20. Massa não pode solicitar a antecipação da parada junto ao seu engenheiro, por não conseguir mais rendimento ?

    Daniel Lima, li seu comentário acima.

    “…a guerra foi vencida pelo espanhol.Mas só esta começando!” . Não seria a 1º batalha e a Guerra só no final do campeonato pra ver quem chega na frente de quem? Existe uma guerra mesmo, ou VOCÊ encara isso como uma GUERRA?

    “…essa vitoria do Alonso deve tá engasgada na garganta do Massa” Pode até estar, mas parece-me q ela está engasgada na SUA GARGANTA :D

    Sem ofensas, só minha visão do seu comentário.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 7:02 pm
  19. adversário**

    Publicado por André Luiz | 14/03/2010, 7:02 pm
  20. Alex-Ctba …….Na minha tb rsrs

    Publicado por Daniel Lima | 14/03/2010, 7:13 pm
  21. “Mas para ele terminar o campeonato na frente do espanhol, com o mesmo carro, só se Alonso quebrar as pernas.” Nelson

    Apitou o meu Trollscômetro identificando mais um no blog.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 7:13 pm
  22. Alex-Ctba ….quardei essa aí,na proxima corrida a gente vê.

    Publicado por Daniel Lima | 14/03/2010, 7:20 pm
  23. Completei a minha análise do GP do Bahrein , dando notas a TODOS os pilotos e revisei algumas notas q eu tinha dado anteirormente, ficou assim:

    1º – Alonso: Fez o q se esperava de um campeão. Aproveitou a parte limpa da pista, ganhou a posição do Massa e ficou a espera do problema da RB6 ( mecânico ou aerodinânimco ) q veio. Na pista em condições normais, dificilmente ultrapassaria o Vettel, agora sem o Kers. Controlou bem o Felipe e não cometeu erros. Nota 10

    2º – Massa: Largou bem e tomou a frente do Alonso. Preocupado com a investida do Hamilton por dentro, procurou fechar a porta do Inglês, voltando pro lado sujo da pista. Resultado, perdeu a corrida na primeira curva e quase perde o 3º pro Hamilton na largada. Nota 8,0

    3º – Hamilton: Boa largada e depois na disputa de posição com o Massa, acabou perdendo o quarto lugar para o Rosberg. Manteve um bom ritmo de corrida e recuperou o 4º lugar pela competência dos mecânicos da McLaren q foram mais rápidos do q a equipe Mercedes. No final ainda ultrapassou um Vettel sem possibilidades de lutar. Ainda foi responsável por uma das poucas ultrapassagens do fds. Sobre o Barrica na 19º numa bela manobra. Nota 9,0

    4º – Vettel: Não fosse o problema no escapamento, venceria a corrida. Manteve a posição na largada e não ofereu resistência às Ferraris e Hamilton na pista.Fez o q deu e conseguiu um 4º lugar suado. Nota 10

    5º – Rosberg: Corrida discreta. Largou e terminou na mesma posição, não tendo pneus pra ultrapassar o Vettel. A seu favor o fato de ter ficado o fds inteiro a frente do badalado companheiro. Nota 7,5

    6º – Schumacher: Chegou uma posição a frente da sua largada, por conta da ultrapassagem sobre o Webber no início da prova. Conseguiu controlar o Button e manteve bom ritmo de corrida. Nota 7

    7º – Button: Largada complicada, já q teve q ter ótimo reflexo pra não bater no Webber, qdo “fumou” legal o motor da RB6 a sua frente . Conseguiu passar o Webber, mas em seguida tomou o troco em bela manobra do Australiano. Ganhou a posição nos boxes pela maior competência dos mecânicos da MclAren. Nota 7,0

    8º – Webber: Pelo carro q teve, fez muito pouco no fds inteiro. Largou em 6º, chegou em 8º. Precisamos saber se a bela fumada no início da prova prejudicou seu desempenho. Nota 5

    9º – Liuzzi: Bela Corrida. Na largada com a confusão entre Sutil e Kubica, pulou de 12º para 9º, ultrapassando o Barrichello. Teve competência em manter o ritmo até o final. Nota 9,0

    10º – Barrichello: Corrida discreta dentro das possibilidades da Williams. Chegou uma posição a frente em relação a sua largada ( por conta das rodadas de Kubica e Sutil ) e ainda fez uma bela ultrapassagem de um motor Cosworth sobr um motor Ferrari ( Buemi), mas por conta do desgaste de pneus. Ele tava com um pneu novinho macio, contra um Buemi ainda com os pneus duros da largada, na 23º volta. Deveria ter chegado em nono. Nota 6,5

    11º – Kubica: Classificou bem, colocando esse bom carro da Renault em 9º, ou o 1º depois das 4 gdes. Foi tocado na largada pelo Sutil q se atrapalhou com a cortina de fumaça do RB6 do Webber, caiu pra 21º, se recuperou da forma q pode e pelas quebras a sua frente e terminou perto da zona de classificação. Nota 8,5

    12º – Sutil: Conseguiu levar a Force India ao Q3, largando em 10º, junto com o Kubica, foi vítima da cortina de fumaça a sua frente, não é fácil largar no meio do grid, terminou em 12º. Nota 8,0

    13º – Alguerssuari: Protagonizou uma disputa com o afobado Hulkenberg e só. Conseguiu completar a prova, ao menos. Nota 5,0

    14º – Hulkenberg: Faltou experiência e paciência ao rookie alemão. Quis andar mais do q o carro e não conseguiu controlar um bólido com 150 Kg de combustível a bordo, qdo disputava posição com Alguerssuari. Nota 4,0

    15º – Kovalainen: Excelente posição para uma equipe estreiante. Foi o melhor dos piores. E a Lótus parece ser um carro bem honesto. Nota 9,0

    16º – Buemi: Discretíssimo o fds inteiro. Quebrou no final, o Kovalainen conseguiu descontar a volta o Trulli não. Nota 3,0

    17º – Trulli: Méritos por ter levado a Lótus até o final. Nota 7,0

    18º – De La Rosa: Classificou 2 posições a frente da promessa nipônica. Fazia uma boa corrida, superando na pista seu companheiro de equipe, numa bela manobra de ultrapassagem, mas a BMW Sauber não resistiu. Nota 7,5

    19º – Bruno Senna: O q ele poderia fazer? Conseguiu rodar 19 voltas com a cadeira elétrica da HRT. Tem MUITO TRABALHO pela frente. Nota 5,0

    20º – Glock: Fazia uma boa corrida com a VR01, qdo deu a lógica e o carro não resistiu. Nota 5,0

    21º – Petrov: O Russo não fez nenhuma besteira na pista. Tem um bom carro nas mãos porém largou 8 posições atrás do seu companheiro. Nota 3,5

    22º – Kobayashi: Para um “quase” estreante, até q fez uma boa corrida. Disputou posição com seu companheiro e jogou limpo claramente para evitar um toque, fez algumas ultrapassagens e o carro não resistiu. Nota 6,5

    23º- Di Grassi: Fez uma boa largada, pulando de 22º para 19º, mas a Virgin abriu as pernas. Sem nota

    24º – Chandhok: Não correu. Nada pode fazer o fds inteiro. Sem nota

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 7:25 pm
  24. Alex-Ctba …Foi isso aí mesmo,assino embaixo.

    Publicado por Daniel Lima | 14/03/2010, 7:29 pm
  25. “Red Bull Racing has revealed that Sebastian Vettel’s chances of winning the Bahrain Grand Prix were hit by an engine problem, and not by an issue with the exhaust as the team initially reported.”

    Lamentavelmente a péssima escolha da RBR em continuar com essa bomba da Renault vai tirar o campeonato do Vettel.

    Sem mais…

    Publicado por Felipinho | 14/03/2010, 8:00 pm
  26. Caro Alex-Ctba,

    Não sou troll não. Só acompanho essa maravilha que é a F1 desde 1969. Pode ser que eu esteja ficando gagá e me confundindo nas minha análises. Mas troll, nunca. De qualquer maneira, prometo me calar (aqui) sobre a paixão nacional.

    Abraços e sucesso,
    Nelson

    Publicado por Nelson | 14/03/2010, 8:09 pm
  27. Becken,

    O Massa cometeu muitos erros na primeira corrida de 2006 e logo sua posição na Ferrari foi colocada em xeque para o futuro. Guia para eles até hoje…

    O Kimi chegou em 2007 numa situação de favoritismo parecida com o Alonso, ganhou a primeira, mas mesmo assimo o Massa reagiu…

    O Kimi bateu Massa de forma inequívoca no início de 2008, inclusive com rodada bisonha do brasileiro na Malaysia. No final era Massa quem disputava o título com Hamilton…

    Ano passado o carro da Ferrari era uma bomba. Na Hungria antes de bater Massa era quinto no campeonato, o melhor depois das Brawn e Red Bull…

    O Glavão está certo quando salienta que é apenas foi apenas a primeira corrida do Massa depois do acidente, e ele não foi “batido” por Alonso.
    Perdeu a posição na largada e teve sua vida definida ali.

    Ainda vai passar muita água embaixo dessa ponte, mas uma coisa está clara : não vamos ver briga de carros vermelhos por posições. Como acontecia quando a dupla era com Kimi, quem estiver na frente deve permanecer assim até o final.

    A briga na verdade vai acontecer nos treinos e nas largadas…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 14/03/2010, 8:16 pm
  28. Algum link pro vt da corrida? N pude assistir.

    Publicado por leandro magno | 14/03/2010, 8:24 pm
  29. Boa Alex Ctba;
    deu 10 pro Alonso e Vettel, que deveria ter ganhado.
    muito interessante a sua analise, vc tem que fazer um blog!!
    hehe

    abraço;Tomás
    http://theformula1.wordpress.com/

    Publicado por tomasf1 | 14/03/2010, 8:26 pm
  30. Leandro, aqui voce ve a prova na integra, na parte de videos:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Formula_1/0,,15011,00.html

    abraço

    Publicado por tomasf1 | 14/03/2010, 8:30 pm
  31. “Boa Alex Ctba;
    deu 10 pro Alonso e Vettel, que deveria ter ganhado.
    muito interessante a sua analise, vc tem que fazer um blog!!
    hehe”

    Não tenho competência para isso e é muito melhor comentar do q liderar um blog!

    Cheers \o/

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 8:37 pm
  32. Goooool do Hexa-campeão sobre o Viasco. Imperador!!! rsrsrs!

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/03/2010, 8:46 pm
  33. ” De qualquer maneira, prometo me calar (aqui) sobre a paixão nacional.” Nelson

    Nelson, qdo vc promete se calar AQUI. Esse “aqui”, significa sobre o seu comentário das “pernas quebradas” ou não vai mais comentar no blog do Becken por causa do meu reply?

    Por favor, se puder esclarecer eu ficaria grato…

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 8:51 pm
    • Caro Alex-Ctba,

      Desculpe-me por tão demorada resposta. Mas como me comprometi no comentário #26 que me calaria sobre o tema Alonso x Massa aqui no blog, por conta de você ter me confundido com um troll, só porque antes de ser um torcedor nacionalista, sou um apaixonado por F1 que entende um pouquinho desse tema.

      Reafirmo o que disse no comentário #15: “… para Massa terminar na frente do espanhol, com o mesmo carro, só se Alonso quebrar as pernas…”

      Faz questão que eu espere e me cale por mais um ano? Dois? Cinco? Por quanto tempo a Ferrari pagará tão caro por um segundo piloto que ainda fica reclamando?

      A razão, pelo menos nas análises, precisa ser maior que a paixão.

      Abraços e sucesso,

      P.S. Becken, estou sentindo falta do blog. Sucesso!

      Publicado por Nelson | 14/11/2010, 7:05 pm
  34. Fala Coyote!

    E esse Cariocão de 4 times vale alguma coisa pro Mengão ou o foco é a Libertadores apenas, como nós estamos fazendo?

    O q vc achou do Galvão na F1 e o Luciano do Valle na Indy?

    Foi bem organizadinha a corrida em SP? estamos prontos pra Copa daqui 4 anos?

    Ahh, vendo essa sua pendenga titulística com os Pedrosas a respeito do campeonato de 1987, vc há de concordar comigo q em termos de “Torcida Genuína”, a nossa, Sport Club Corinthias Paulista, é a maior do Brasil.

    Concorda?

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 8:56 pm
  35. ops, “Corinthians”

    Fixed!

    Publicado por Alex-Ctba | 14/03/2010, 8:58 pm
  36. Bela analise Becken. Onde assino??? Rs

    Publicado por Taffa 2CV | 14/03/2010, 9:11 pm
  37. Alex,

    Não tem pendência nenhuma não…a taça ta la na Ilha…jogamos a Libertadores…estamos nas estatisticas da CBF, Sulamericana e FIFA..

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 14/03/2010, 9:11 pm
  38. Se a briga constinuar assim, só na pista, MARAVILHA!!!

    Publicado por Luiz Felipe | 14/03/2010, 9:22 pm
  39. Becken,

    Sobre a questão da asa da Mclaren, falei que não acreditava que o tal snockel era o responsável por levar o ar para a asa traseira e provocar a queda de arrasto, mas que deveria estar sendo usado como uma espécie de “borboleta” permitindo a passagem, ou não, do ar que entra pelo airbox para a asa.

    No F1.com tem uma explicação que bate exatamente com essa teoria.

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/824/727.html

    Acho que é o mais lógico.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 14/03/2010, 9:28 pm
  40. E esse Cariocão de 4 times vale alguma coisa pro Mengão ou o foco é a Libertadores apenas, como nós estamos fazendo?

    Cariocão de 4 times. Ok. Brasil de um time só, o hexa-campeão, claro.

    Galvão e Luciano do Valle. Bela dupla… peraí, vou pegar a garrucha de dois canos.

    Corrida Haiti.

    Copa… Brasil favoritíssimo, né? Vc viu o Messi no Barcelona x Valência hoje? Então veja.

    Corintians…, maior torcida… humm,… De SP? Acho que sim.

    Saudações hexa-rubro-negras.

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/03/2010, 9:29 pm
  41. Apesar de uma vitória expressiva de seu principal adversário, Massa me pareceu muito tranqüilo na coletiva depois da corrida. A sensação que tive, é de que ele não ficou nem um pouco preocupado com a vitória do Alonso.
    Ele confia em si mesmo: “Foi meu melhor começo de temporada até hoje”

    Publicado por KBK | 14/03/2010, 9:30 pm
  42. Becken, são análises perfeitas como essa que fazem do blog um dos principais para os amantes do esporte.

    De fato, Massa saindo do lado sujo da pista até largou bem, mas a quantidade de ótimos pilotos que permeiam o grid faz com que, na F1 de hoje, manter e defender a posição se torne uma tarefa muito difícil. Tivemos além de Alonso um Hamilton crescendo pra cima dele, e isso fez com que suas defesas se dividissem. Aliado a excelente percepção de Alonso de que tangenciando de forma aberta a primeira curva se colocaria por dentro na segunda, o levou ao terceiro posto.

    O que se pode verificar é que o ritmo dos dois é mesmo muito próximo, pesando a favor do espanhol a sua incrível regularidade já experimentada durante os testes. Um relógio.

    Desse modo, com a Ferrari administrando a equipe como vemos desde 2007, ou seja, quem está na frente tem prioridade nas paradas, para Massa e Alonso as corridas serão ao estilo “morte súbita”, onde os mesmos deverão, entre eles, se resolverem logo, já que, salvo aspectos que causem grande diferença de performance entre os dois, não será a ordem estabelecida de início, tão livremente alterada.

    Tenho certeza que se Massa mantém a 2a colocação o resultado seria o mesmo. Ele pararia antes, mas devido ao problema que o obrigou a dimiuir o esforço do equipamento, Alonso ainda assim venceria a corrida. Bem melhor assim, pois se isso ocorresse, imaginem a quantidade de teorias conspiratórias que estariam pipocando hoje!

    A vitória era de Vettel, mas a Ferrari é mesmo a melhor equipe, e mostrou isso hoje com uma dobradinha.

    Campeonatao promete.
    Alonso, que esqueceu o seu cartão de visitas ontem, logo que pode apresentou o seu também para o Massa. Muito bom ritmo para os dois.

    Queixada e Mercedes. Em alguns GP´s será um ingrediente a mais na disputa.

    Publicado por Iomau | 14/03/2010, 9:53 pm
  43. Felipe tem que ficar mais ligado, se vacilar o Espanhol não perdoa.

    Publicado por Beatle Ed | 14/03/2010, 10:30 pm
  44. Beatle Ed,

    Vc sumiu, rapaz.
    Imagina… num esporte em que o céu e o inferno estão separados por milésimos de segundo, piscar na hora errada pode ser fatal.

    Becken e amigos,

    Havia um colega nosso, Henry – comentava em vários blogs e até fez um -, que desapareceu como fumaça. Alguém o tem visto?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/03/2010, 11:05 pm
  45. Gostei da atitude de Massa, admitiu o erro, ficou na boa, sem cara feia. Diferente do Alonso na classificação. Na corrida, fora o problema da largada, achei equlibrado, e uma pequena vantagem para Alonso, que dizia ter um carta na manga contra Vettel, provavelmente por ter poupado os pneus, esperando atacar no fim, o que não quer dizer que iria dá certo. Mas se Massa estivesse na frente dele, sei não se a equipe mandava ele poupar o carro.

    Caiu no colo a primira vitória do ano e na nova equipe, e num carro bom de corrida, consistente e confiável. Para bem do esporte, eu espero que não seja essa moleza. E que a Mercedes e a McLaren recuperem a diferença.

    Hamilton e Schumi reclamaram da dificuldade de ultrapassagens, que coisa, os dirigentes não acertam uma, deverião deixar as alterações para a oldschool, e espero que com as modificações de estratégia, mude alguma coisa.

    Como primeira corrida, tudo dentro do esperado, menos talves, a distância da McLaren na qualify, mas na corrida tiveram um bom ritmo.

    Publicado por Alexandre Gomes | 15/03/2010, 8:15 am
  46. deveriam@

    Publicado por Alexandre Gomes | 15/03/2010, 8:22 am
  47. Gente, vamos parar com a inocência? Também precisamos deixar de tampar o sol com peneira. Não sou eu que estou dizendo, a afirmação de Montezemolo em janeiro deixa clara a preferência da Ferrari: Alonso. Massa é apenas o segundo piloto, muito bem remunerado, e não adianta ficarmos com esperanças vãs. A imprensa precisa acabar com esse ufanismo idiota e encarar a realidade, até porque a fase romântica da F1 está num passado tão distante… Pior é esquecermos o passado recente, a turma da F1 não tem caráter, acabou-se o espetáculo das ultrapassagens sensacionais e ganha-se corrida no grid de largada. Fora Ecclestone, Todt, Brawn, Montezomolo e todos esses caras que tornaram a F1 apenas um negócio monstruosamente lucrativo, nós os trouxas que acordamos de madrugada para ver treinos e corridas temos que abrir os olhos para a triste realidade.

    Publicado por Armonia | 15/03/2010, 8:27 am
  48. Tava sumido o Beatle…e o Claudemir ? Faltou seu comentário

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 8:30 am
  49. Em breve nas bancas a segunda edição (revisada) do livro:

    “A Fórmula Um SEGUNDO Rubens Barrichello e Felipe Massa”

    Editora Globo

    Publicado por Cosmocostanza (fernando-ric) | 15/03/2010, 8:35 am
  50. Meu irmão fez um comentário interessante sobre o comportamento de primeiros e segundos pilotos:

    Parece que alguns pilotos pensam pra frente e outros pensam pros lados. Enquanto o Massa pensava “tenho que fechar a porta pra esses caras”, o Alonso encarou como “no final da reta sou o segundo e vou atacar o Vettel em seguida”.

    Da mesma forma que temos jogadores de futebol que, ao pegar a bola, olham pra frente, e outros procuram pros lados pra quem passar ou recuar.

    Olham pra frente: Alonso, Schumacher, Hamilton, Vettel
    Olham pros lados: Massa, Button, Kovalainen, Barrichello, Webber

    Claro que é uma analogia tosca, mas o mind power conta muito pros resultados.

    Publicado por Cosmocostanza (fernando-ric) | 15/03/2010, 8:51 am
  51. Amigos,

    Na minha humilde opinião, deixando a parte de torcedor de lado, realmente o Massa perdeu a chance de brigar pela corrida na primeira curva, quando ele espalhou e cuidou apenas do Vettel. Ele esqueceu que e companheiro dele não é mais o Kimi, e sim um espanhol bi-campeão e com muita sede de vitória.
    Massa também sofreu com um problema de superaquecimento, tanto que seu engenheiro acompanhava todas as voltas dele, tanto em vídeo como na reta de chegada. Quando o carro começou a ficar leve, e Massa recebeu a ordem para que tirasse o pé e pensasse nas próximas corridas, nesse momento, ele perdeu a chance de tentar uma aproximação mais efetiva à Alonso.
    O espanhol foi muito competente, como é do seu feitío, porém, discordo quando colocam Massa como um piloto sem capacidade.
    Massa não estava com o equipamento em perfeito funcionamento para poder tentar uma investida.
    Ficou claro que a melhor dupla no grid, atualmente, é Alonso e Massa, o brasileiro tem grandes chances de virar o jogo, competência e vontade ele tem. Alonso é sempre Alonso, depois do Schummy, ele é o alvo a ser bastido, o ícone.
    O maior fiasco da corrida, ao meu ver, foram os carros da Mclaren, que mesmo com um desenho inovador deixaram a eficácia no papel, e Button tem chorado tanto que ( aí sou obrigado a comentar…) parece ter aprendido com o Barrichello.
    O campeonato está fervendo e ainda está no começo.
    Como torcedor, gosto de torcer pelos meus compatriotas, e não me arrependo disso.
    Abraço à todos,

    Alcides – Curitiba

    Publicado por Alcides Araújo | 15/03/2010, 9:13 am
  52. Cosmocostanza

    Vc se lembra da Hungria 2008? Espanha 2007? etc etc

    Massa largou melhor q o Alonso e se posicionou em 2º. Tentou fechar a porta do Hamilton q vinha por dentro e o Alonso foi mais esperto, só teve o trabalho de manter a linha no lado limpo e assumir a 2ª posição.

    Não precisa teorias pra explicar isso, é só rever a largada. Manobra de Corrida. Hj foi Alonso q se deu melhor, amanhã vai ser o Massa e assim eles vão até o final do ano, já q parece q vão sempre largar próximos.

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 9:13 am
  53. Frustante essa corrida. O coração estava dizendo, pelas perscpectivas iniciais, que esta seria uma “senhora” temporada. Sei que foi só a primeira, mas, uma vez mais vai se confirmando algo que já digo há muito tempo, tecnologia excessiva pasteuriza e mata competições.

    Se não existisse tanto controle, tanta telemetria, tanta eficiência de componentes – até na p@#ra dos pneus em que todo mundo depositava alguma esperança que se deteriorassem de alguma forma a provocar melhores disputas, se comportaram de uma maneira “irritantemente” magistral e mesmo a temperaturas de “trocentos” graus na pista, não apareceu uma bolhinha sequer, em nenhum deles. Que chatice!!!

    Outra coisa que eu acho frustante é o controle total das ações dos pilotos via rádio comunicação. Tira totalmente o instinto de competição da turma. Afinal quem está competindo é o piloto ou não é? E pelo que eu saiba, isso é um campeonato de pilotos também, não é? Essa coisa de, desde o gari do box, passando pelo engenheiro e terminando muitas vezes com o dono da firma participando e determinando o que o piloto deva fazer durante a corrida, é uma suruba organizada demais! Que as placas de sinalização sejam, novamente, a única comunicação possível entre o box e os pilotos. Deixem os caras sentirem o que esteja acontecendo ali no calor da disputa e daí tirem as suas próprias conclusões e resolvam ou não o problema. O talento, a astúcia e a capacidade deles irá melhorar significativamente e vai melhorar, e muito, a competição.

    E tenho dito!

    saudações frustradas ;-)

    Publicado por celso gomes | 15/03/2010, 9:16 am
  54. Cosmocostanza (fernando-ric) …………Quardei a Formula do segundo piloto,despois da corrida da Australia vou postar ela aqui.
    Tem uma formula do futebol,que vou postar tb:”De virada é mais gostoso”

    Publicado por Daniel Lima | 15/03/2010, 9:16 am
  55. Agora o q parece e este é um dado q ninguém tem, a Red Bull realmente tava mais leve na largada. Se tivesse o mesmo peso do q as Ferraris, alguem acha q o motor Renault resistiriam ao ataque das Ferraris atrás?

    E da forma como o Vettel largou e foi embora, a diferença não parece pouca não. Dá pra chutar uns 15Kg. A FIA poderia divulgar os pesos de largada.

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 9:22 am
  56. Celso Gomes

    Compartilho da sua frustação, mas infelizmente essa F-1 Romântica não volta mais. Tem muito interesse em jogo e o campeonato de construtores vale muito. Tem tb a questão de salvar motor, por conta dessa regra de 8 motores pra cada piloto e são 19 corridas atualmente. Infelizmente essa questão do piloto no controle, a gente vê na Indy e não mais na F1. A F1 é baseda na máquina e na mais alta tecnologia, na irritante telemetria q “prevê” um possível problema e faz engº de pista mandar o piloto tirar o pé. Mas pelo q eu conheço do Massa, em determinado momento do campeonato, se a ordem vir novamente, ele é bem capaz de ignorá-la.

    E acredito q parte da sua frustação se deva a corrida “morna” do Bahrein sem muitos pegas.

    Becken, vai ter um post pra discutirmos a questão da ultrapassagem, agora sem reabastecimento? Parece q tem muita gente frustada com os resultado das novas regras em relaçao à primeira corrida…

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 9:31 am
  57. Alex-Ctba –>

    Td bem por ai ?

    Rapaz me adiciona ai no msn :-)

    luis_bcardoso@msn.com

    Publicado por Claudio CArdoso | 15/03/2010, 9:34 am
  58. O brasileiro teve um problema de temperatura no motor e teve de poupar seu carro na metade final da corrida. Segundo Domenicali, no entanto, Fernando Alonso não precisou do mesmo cuidado.

    Palavras do Domenicali…….“Infelizmente tivemos de pedir para o Felipe administrar a situação. Ele estava muito bem e poderia ter sido muito mais agressivo. Mas nossa prioridade na primeira corrida era ter a certeza de trazer os carros para casa e por isso pedimos a Massa para ele manter uma certa distância (para Alonso)”, explicou

    Publicado por Daniel Lima | 15/03/2010, 9:54 am
  59. Claudio Cardoso

    Preciso reativar meu msn pessoal. Faz anos q eu não uso, por causa da mulher q me bloqueou do mundo externo. Eu só uso o da empresa, mas ele é bloqueado pra pessoas fora do grupo.

    E meu msn pessoal não dá pra poder acessar daqui da empresa pq é bloqueado. Qdo eu reativar a gente só vai trocar ideias de noite e final de semana

    Vou reativar pq tem o seu o do Claudemir e do Coyote q eu quero adicionar pra gente falar de F1 e coisas da vida hehehe. Só me dêem um tempinho, mas essa semana eu faço isso

    Orkut eu nunca tive, mas facebook eu vou fazer pq minha irmã q mora em londres me enche o saco pra fazer, pq ela tá sempre no facebook

    Abs – Está anotado o teu, do Claudemir e do Coyote

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 9:57 am
  60. Alex, ative esse trem moço.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/03/2010, 10:12 am
  61. Alex, comentar oque ?

    Corrida chata, sem graça, uma fila indiana das mais caras do mundo.

    O pneus mais duros são muito duros, então haverá apenas uma troca em todas as corrida.

    Os carros não ficam mais velozes ao fim da corrida como eu esperava, e as brigas por posições não existirão.

    A Ferrari deve dominar o mundial com certa facilidade (salvo a Mclaren acertar o carro) a Red Bull é muito frágil nesse novo sistema onde o carro tem que andar a 100% o tempo todo.

    Minha expectativa é que mudem as fórmulas dos pneus, usando sempre os mais macios. E o crescimento da Mclaren e Mercedes, se não vai ser uma passeio vermelho.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/03/2010, 10:24 am
  62. Claudemir

    Foi fraca a corrida mesmo, mas acho q cagaram com o novo traçado do Bahrein. Ano passado teve mais pega. Ano passado foi aquela corrida em q as Toyotas largaram na pole. Esse traçado novo dificultou mais ainda ultrapassagens e a Red Bull do Vettel ter perdido rendimento no final, acabou com o clima de vez, foi um pouco de azar tb.

    A bridgestone parece ter feito um pneu bem mais resistente mesmo pra essa temporada. Os Pneus macios das grandes, fizeram o Qualifying e ainda duraram 16/17 voltas numa pista com 40º. Para os médios rodarem
    33/32 foi fácil. E os malditos Difusores desse ano realmente não dá pros carros pegarem o vácuo. O Hamilton colou no Rosberg e só conseguiu andar assim 1 volta. O carro começou a sair de frente e ele viu q ia detonar os pneus, deixou pra ultrapassar no trabalho dos mecânicos e conseguiu. A única atração por enquanto é ver quem vai baixar primeiro da casa dos 4,0 segundos. A Red Bull cravou, na Austrália alguem já vai baixar isso.

    E o desfile de carros antigos hein? Engraçado como a Williams de 96 parecia atual, comparada com os carros de 2010.

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 10:41 am
  63. Pois é meu caríssimo Alex, esse é que é o problema. A valorização excessiva de marcas que já está provocando o tal tiro que irá sair pela culatra. Gente cada vez mais frustrada com as competições e audiência cada vez mais baixa – vide os resultados do ano passado. Poderíamos fazer uma enquete aquí para saber o que é mais interessante para os aficcionados da F1, um campeonato de construtores ou um campeonato de pilotos. Tenho certeza, que a grande maioria iria cravar no campeonato de pilotos. Há algumas décadas, havia o excelente campeonato de esporte protótipos, onde os fabricantes demonstravam a sua força e o melhor de sua tecnologia e os pilotos eram meras peças nessa jogo. Os carros (protótipos) eram mais parecidos com os carros utilizados pelo cidadão comum e realmente faziam a diferença no quesito “escolha de marca” pelo consumidor. Porsche, Ferrari, Ford, Ala Romeo, Matra e tantos outros faziam a delícia dos entusiastas. Sempre tive vontade de ter um carro Porsche ou Ferrari devido àquela categoria do automobilismo e não por um carro de F1 de aparência estranha, impossível de se guiar nas ruas. F1 é competição individual. Pena que o titio Bernie (para a entronização da F1) e as próprias fábricas (pela maldita dimuniução de custos e consequente maximização de lucros) detoram a esporte protótipo.

    saudações especiais

    Publicado por celso gomes | 15/03/2010, 11:41 am
  64. Ooops! detonaram ;-)

    Publicado por celso gomes | 15/03/2010, 11:43 am
  65. Becken,

    Foi só a primeira corrida.

    Estava claro que se um piloto tivesse arriscado e parado para por pneus macios a 10 ou 15 voltas do fim teria se dado bem. Só que ninguém arriscou ontem, como era começo estavam conservadores.

    Quando havia o reabastecimento as ultrapassagens basicamente só aconteciam nos boxes, e isso desagradava o torcedor médio que quer ver disputa na pista. Foi por isso que tivemos a mudança.

    A FOTA parece bem sensível a essa questão das ultrapassagens. Acho que ano que vem, com difusores simplificados a tendência vai ser melhorar.

    Porém precisam mudar também algumas pistas. Enquanto não mudarem vamos continuar tendo corridas chatas em Barcelona, Hungria, etc.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 15/03/2010, 1:14 pm
  66. Um dúvida, os motores de Massa e Alonso são iguais? Ou o Massa consumiu mais combustível que o Alonso? Ou o Alonso também teve que poupar e eu não percebi???

    Ou por que a volta mais rápida do Alonso foi mais de 1s mais rápida que a o Massa??

    Ou por que o Alonso aparece em 2 top speed da corrida e o Massa em nenhum?

    Ou o Alonso acerta melhor o carro que o Massa?

    Ou o Alonso é mais piloto e pronto?

    Publicado por Will | 15/03/2010, 1:47 pm
  67. Will.

    O motor do Massa estava aquecendo mais que do Alonso. O motor esquentando mais a gasolina, gera um consumo ainda maior, isso não tem nada a ver com o piloto ser melhor, poderia ter acontecido a ele também.

    Ou será que torcer para um piloto X enebria as vistas e a pessoa esquecem a parte técnica e se concentram apenas em falar essas coisas sem sentido ?

    Para você ver que foi um fato isolado o que aconteceu com o Massa, o motivo do Barrichello ser 1 segundo mais lento, foi pelo fato da Williams testar em seu carro novas peças para ajudar a refrigerar o motor, o que ele mesmo disse não surtiu nenhum efeito, então no sábado ele voltou ao setup e peças de Barcelona.

    Easy man, easy.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/03/2010, 2:13 pm
  68. Já ia esquecendo.

    Ou a Ferrari colocou novos aparatos de refrigeração no carro do Alonso, para assim começar a sacanagem tão deflagrada aqui no blog por ambos os lados da torcida ?

    CLARO QUE NÃO!

    Foi apenas um acontecimento de corrida.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/03/2010, 2:16 pm

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