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No Bahrein, o atual campeão do mundo tem o primeiro choque de realidade

IMAGENS: McLaren/Divulgação

O atual campeão da F1, Jenson Button, não viu o brilho prateado da McLaren número 2 durante todo esse final de semana. Lewis Hamilton bateu Mr Button de forma consistente, sendo melhor na classificação, na corrida, no “speed trap” (ponto de velocidade mais alta no circuito) e ainda marcando uma volta mais rápida que a do número 1 da McLaren.

Na prova, pouco pode fazer ao largar lá atrás em oitavo, mas não deixou passar o bom trabalho da equipe e tomou a posição de Mark Webber via estratégia de paradas nos boxes.

No dia anterior, na classificação, Button reclamou de “problemas” no MP4-25, mas o que parece ter comprometido seu desempenho nesse final de semana foi o novo e terrível setor 2 do circuito do Bahrein, travadinho e com um asfalto cheio de bumps e irregularidades.

Ali, ele tomou 2 décimos dos 4 totais. Na corrida, mais 3 dos outros 4 no computo das voltas mais rápidas durante a corrida.

Para diagnosticar onde Lewis foi melhor, é preciso observar que o setor 2 foi o calcanhar de Aquiles da McLaren no Bahrein, a ponto de Martin Whitmarsh confessar que o MP4-25 é ineficiente na hora de gerar pressão aerodinâmica de forma equilibrada entre pontos de alta e baixa velocidade.

Essa deficiência da McLaren no setor 2 corrobora uma tese a respeito do perfil de Lewis e Jenson, que enuncia que Lewis, em comparação, tende a compensar as fragilidades de um carro problemático, indo além dos seus limites. Já Jenson, tende a pilotar de forma soberba apenas dentro dos limites do equipamento que lhe oferecem.

Ao fim da prova ontem, Jenson fez um “mea culpa,” assumindo que pouco poderia fazer em comparação ao que Lewis conseguiu com o mesmo carro.

É provável que à medida que a temporada progredir, o atual campeão do mundo diminua essa margem enorme de 4 décimos. Ser sincero consigo mesmo como foi ontem na entrevista à BBC, talvez seja o primeiro passo para equilibrar a briga interna com Lewis.

Discussão

32 comentários sobre “No Bahrein, o atual campeão do mundo tem o primeiro choque de realidade

  1. Triste a situação dele, mas espero que ele consiga algo esta ano, além de levar tempo do Lewis Hamilton.

    Abraços

    Publicado por Lucas | 15/03/2010, 2:35 pm
  2. Realmente, esse fds o Button sentiu na pele o q td mundo vinha falando desde 2007 do nível do top four ( Massa, Alonso, Hamilton, Kimi ) + Vettel, o intruso.

    Eu sou um q falou q ia torcer pro Button, pelo prazer de torcer pelo mais fraco e pra o Button calar um pouco as críticas em cima do seu wdc. Mas se ele não reagir, vai tomar uma SURRA HISTÓRICA.

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 2:38 pm
  3. Pode até ser que Button foi superado, mas sua desculpa me convenceu. Ele disse que poupou demais os pneus. Agora, sabendo que pode forçar mais, vamos ver o que ele vai fazer na Austrália.

    Publicado por Ylan Marcel | 15/03/2010, 2:39 pm
  4. De qualquer forma é cedo ainda. O Hamilton herdou uma posição do Vettel e talvez em outra pista o Button teria lutado contra as Mercedes. O vexame não sido tão grande qto 3-7, poderia ficar num 4-6…

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 2:42 pm
  5. Becken
    algo que você não esclareceu no texto foi que Button economizou demais os pneus. ele foi cauteloso e não quis arriscar, ele mesmo disse isso.
    Hamilton fez uma corrida morna, aproveitando-se da posição de largada e do problema de Vettel para ir ao pódio.
    mas na Austrália não será tão fácil.
    O MP4-25 conta com alguns problemas, mas como você disse, Hamilton tende a se adaptar a eles.

    Já Jenson, que se prepare, porque Hamilton não vai perdoar..

    Abraço;Tomás

    Publicado por tomasf1 | 15/03/2010, 2:46 pm
  6. capa da Autosport>

    Publicado por tomasf1 | 15/03/2010, 2:51 pm
  7. Boa noite Becken e amigos.

    Pelas ultimas informações dizem que o difusor da Mclaren tem certas irregularidades, que a FIA, terá de inspeccionar melhor antes do GP da Australia. Alguem tem informações acerca desta noticias? Por favor ajudem-me a compreender melhor esta duvida amigos.

    ANGOLANO……………..

    Publicado por Edgas Mutute | 15/03/2010, 2:57 pm
  8. Dizer que “não exigiu o máximo dos pneus me soa quase como uma desculpa…

    Por isso não foquei no que ele disse, mas no que os dados de pista me informa.

    E como o post explicita, o ponto fraco dele diante do Hamilton foi, princiaplmente, seu desempenho no S2 da classificação, onde supostamente não se deve poupar os pneus tanto assim.

    Para mim falta apenas confiança em lidar com carro, companheiro e equipe novos — e isso ele vai construindo ao longo do ano…

    Publicado por Becken Lima | 15/03/2010, 2:58 pm
  9. Becken,

    Engraçado, mas a o confronto entre Hamilton e Button lembra muito Senna e Prost.

    Um piloto mais rápido e agressivo contra outro que erra pouco e leva sempre o carro ao limite, mas sem aquela dose de genialidade.

    Nós sabemos como acabou a disputa SennaxProst…..

    Edgas,

    Parece que algumas equipes se excederam numa abertura que a FIA permite nos difusores para que o sistema de partida tenha acesso ao motor.

    Seria apenas um espaço suficiente para passar o acessório, mas se aproveitaram e fizeram um novo canal para saída do fluxo de ar.

    A FIA mandou corrigir para a Austrália. A princípio não é nada que venha alterar significativamente as performances.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 15/03/2010, 3:07 pm
  10. Edgas.

    Não me preocuparia com o difusor da Mclaren, mesmo sendo rejeitado pela FIA , eles tem outro modelo que foi usado nos testes de inverno e devem levar essa peça caso seja proíbida a outra.

    O que é precupante é saber se a melhora apresentada pela Mclaren em Barcelona se deu pelo uso da asa dianteira de 2009 ou por esse novo difusor.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/03/2010, 3:10 pm
  11. Muito obrigado Amigo Sirlan Pedrosa pelo esclarecimento.

    Um abraço.

    Publicado por Edgas Mutute | 15/03/2010, 3:12 pm
  12. Boa Tarde Meus F1 Freaks like me

    Em relação ao Button é só a primeira corrida mas me parece que o cara está derrotado à partida. Esse “mea culpa” é desanimador tanto em relação a ele como ao próprio Campeonato, um dos carros teoricamente favoritos com um piloto que já se acomodou..Muito mau sinal.É verdade que Button tem uma condução finíssima e poupa material mas acho que ele está precavendo-se demais ele não está mais na Brawn onde a falta de Budget obrigava a ter um cuidado extremo com o equipamento ou então vamos ver que o cara é muito inteligente e vendo que não podia fazer mais nada,ontem, se resguardou e quis preservar os 6 pontos que podem ser preciosos tanto para ele como para a McLaren lá para o fim do Campeonato.
    A mudança que a FIA obriga a McLaren ( à Renault também ) a fazer vai tirar downforce difusor mais pequeno menos “agarre” ao chão pode trazer mais problemas para a equipe mesmo descontando todo o seu poderio, o Martin Whitmarsh em declarações à BBC já vem dizendo que é preciso mudar tudo no Campeonato que assim não há espectáculo, não se tem a certeza se falou como Presidente da FOTA ou como director da McLaren, a Ferrari a RedBull e as equipes pequenas, a dinheirama de que carece isso assusta, não vão querer mudar e como é preciso unanimidade não chega o Schumacher vir dizer que é impossível ultrapassar.

    A Button falta um pouco de “grinta” como dizem os italianos, de coração, o Hamilton faria o mesmo? Nem pensar..Jenson deve querer provar que o ano passado não ganhou só porque conduzia o Brawn, embora toda a gente pense que em vez de Button deviam ter posto no WDC Button-Brawn..onde já vimos isto?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 15/03/2010, 3:37 pm
  13. Sirlan Pedrosa

    Sei que podemos cair na tentação mas acho que os dois estão a anos-luz desses dois génios, mais o Ayrton para mim,o Hamilton pode tentar chegar no Senna com o seu estilo agressivo mas lhe falta tarimba de equipe pequena e média como os anos passados na Lotus e um só na Toleman-Hart sabe acho que essa passagem pela Lotus lhe deu um carisma de batalhador, assim como David contra Golias o Hamilton terá alguma vez isso? Aliás todos os antigos pilotos tinham esse charme de terem passado mal, Piquet nos inícios da Brahbam em que quase não acabou corrida. No geral e em termos abstratos a equiparação até nos inclina para isso mas..é preciso salva-guardar muito as distâncias, até demais.

    E o Button até tem pouco tempo para isso, não é mais moleque não.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 15/03/2010, 3:50 pm
  14. Boa tarde a todos

    Na minha opinião o Butão vai levar PAU do Hamilton o campeonato todo.

    Acho que o campeonato do ano passado se deve muito mais ao carro que tinha no começo do ano do que a sua performance em pista e sei muito bem que o Barrichello com o mesmo equipamente não mostrou nada. Depois de ter um carro “pior” foi ai que o Barrica apareceu e o Button sumiu fora Brasil e Abu dahbi.

    Acho que a dupla da McLaren é a que mais vai ter diferença de resultado entre seus pilotos.

    Abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 15/03/2010, 3:51 pm
  15. É… Foi o primeiro. E pelo visto serão dezenove ao todo…

    Publicado por Ron Groo | 15/03/2010, 4:02 pm
  16. Top Four Teams

    Qualifying

    Massa 1 x 0 Alonso
    Hamilton 1 x 0 Button
    Rosberg 1 x 0 Schumacher
    Vettel 1 x 0 Webber

    Race

    Massa 0 x 1 Alonso
    Hamilton 1 x 0 Button
    Rosberg 1 x 0 Schumacher
    Vettel 1 x 0 Webber

    Equilíbrio só em Maranello

    Publicado por Alex-Ctba | 15/03/2010, 4:08 pm
  17. Legal o video Becken……Esse gordinho é algum comediante inglês?Tb tem o video com o Andy Murray muito engraçado!!

    Publicado por Daniel Lima | 15/03/2010, 4:48 pm
  18. Não acho que o Button irá levar uma SURRA do Hamilton na temporada. Acredito sim que o Hamilton terminará à frente na pontuação e, caso a McLaren evolua, a tempo, o suficiente para disputar o título, o caneco fique com o Hamilton. Foi apenas a primeira corrida da temporada e Button, que não tem o arrojo do Hamilton, disse que poupou além do necessário os pneus. Agora, o meu destaque vai para a lembrança dos que diziam que Button era um piloto que sabia economizar pneu, dando a entender que, por isso, ele bateria o Hamilton. Muitas pessoas simplesmente não conseguem entender e ADMITIR que Hamilton está um nível acima de alguns pilotos do grid, alinhando-se a pilotos como Alonso que, como todo piloto talentoso ao extremo, se adapta com muita facilidade a qualquer situação. Da mesma forma que Alonso não precisa de meses para se adaptar à equipe nova, Hamilton não precisa de metade de uma temporada para se adaptar à nova forma de conduzir um carro. Menosprezam demais o talento do Hamilton. Óbviamente que isso só aocntece aqui no Brasil e na Espanha.

    Publicado por djow | 15/03/2010, 5:10 pm
  19. Não simpatizo nem um pouco com o Hamilton, mas realmente, temos de admitir que ele é mais competente em comparação a outros.
    Vejo assim: Schumacher e Alonso são pilotos acima da média, com o equilíbrio de decisões em momentos de pisar e de dosar o acelerador, típico dos vencedores. Hamilton, Massa e Vettel são pilotos quase acima da média, são muito rápidos, mas não possuem todo o equilíbrio dos campeões. Os outros pilotos são pilotos de F1, que apenas por estarem onde estão, já merecem ser admirados, mas não passam disso. Coadjuvantes.
    Button foi campeão graças ao equipamento excepcional que teve nas mãos, tanto que no final do ano, Red Bull e principalmente Mclaren já estavam tão rápidas quanto a Brawn.
    Button supera Hamilton em igualdade de condições.

    abraço,

    Alcides – Curitiba

    Publicado por Alcides Araújo | 15/03/2010, 6:28 pm
  20. Mudando um pouco de assunto.
    Cada vez mais eu percebo o porque que a FOCA e a FIA tem verdadeiro pavor da Formula Indy e não querem de maneira nenhuma que ela use os circuitos mistos da Europa e de outros lugares.
    A pista de São Paulo, faltou organização, um asfalto bom, uma boa drenagem e outras coisas, mais não faltou emoção, ultrapassagens, disputas entre todos.
    Hoje a F1 tem uma baita organização, mais um gasto astronômico, para todos: equipes, cidade onde se da o evento, torcedores. Só falta a anos as ultrapassagens, emoção, pois os melhores pilotos do planeta não tem como mostrar sua capacidade.
    É um campeonato onde muitas vezes não vence o melhor piloto e sim o melhor equipamento, nunca esse campeonato poderia ser chamado de Mundial de Pilotos.

    Publicado por Luiz Sergio | 15/03/2010, 6:46 pm
  21. Belo ponto de vista becken….
    interessante o comentário a respeito dos dois pilotos…Hamiltond e fato tende a se adaptar mehro ao carro…ja button dirige muito….mas precisa de um carro soberbo tbm…

    Isso me lembra a situação de Massa e Raikonen…Massa soube se adaptar ao carro d ferrari qndo ele n era uma maquina voadora…ja o seu companheiro de equipe n….

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 15/03/2010, 6:51 pm
  22. Falaram tanto do enferrujado Shumi, do bonzinho Felipe Massa que na primeira curva não espremeu seu companheiro Alonso, coisa que sabemos vai acontecer na primeira chance que o Fernando tiver, tudo isso até quem não entende de corridas vai compreender, o Shumi três anos parado e vindo de um problema sério de coluna, Massa não quis ser o primeiro a tumultuar o ambiente da Ferrari.
    Agora, uma apresentação tão nula do atual campeão, mostrou até agora que ele talvez não mereça seu título, vamos ver as próximas corridas???

    Publicado por Luiz Sergio | 15/03/2010, 7:00 pm
  23. Acho que os dois são ótimos pilotos nos seus respectivos estilos de pilotagem.

    Button talvez seja um cara mais acomodado, já vi e li diversas entrevistas onde ele deixava transparecer o quanto sua performance depende do carro. Ano passado, com o carro da Brawn fez provas perfeitas e sua condução limpa, suave e precisa me impressionou bastante. Mas nas pistas onde o BGP01 não se adaptava ele foi simplesmente burocrático.

    Esse ano muitos apostam que Jenson pode levar alguma vantagem sobre seu companheiro devido à necessidade de economizar pneus.

    Já Hamilton, demonstra bastante agressividade e vontade de provar definitivamente que é um gênio das pistas. Mesmo não tendo um bom equipamento consegue arrancar vitórias ou pódios impróváveis.
    Lewis ainda não pode ser chamado de gênio – e os que o fazem o superestimam – mas sua trajetória é invejável.

    Em tempo, a McLaren novamente deixou a desejar no quesito aerodinâmico mas quanto tempo levarão pra corrigi-lo?

    Publicado por Beatle Ed | 15/03/2010, 8:06 pm
  24. Cara, O Button vai tomar um pau do Hamilton em 2010… Anotem aí!

    fabianoaqueiroz.net

    Publicado por Fabiano Queiroz | 15/03/2010, 8:44 pm
  25. L.Hamilton está se tornando o piloto mais superestimado de toda a história da F1. Não é para tanto. MESMO!

    Publicado por iGOR BdA | 15/03/2010, 10:36 pm
  26. Acho interessante as pessoas que diminuem o talento de um cara que tem tantos recordes.

    Quem duvida do potencial dele, procure vídeos das temporadas dele antes da F-1, assiste às geniais performances na GP2 Series…

    Reveja a disputa dele com Alonso no GP dos EUA (com o mesmo equipamento quem levou a melhor?).

    Hamilton já foi campeão, colocar Vettel e Massa no seu nível ainda é precipitado (embora eu veja no Sebastian um futuro campeão).

    Entre os ingleses, no time inglês, não vai haver disputa – sim um massacre.

    Hamilton é muito melhor que o Button.

    Publicado por Will | 16/03/2010, 7:24 am
  27. Button foi mesmo um campeão ocasional em 2009. Se aproveitou muito bem do carro pintado de marcador de texto. Levou porque tinha o melhor carro. Mas não era o melhor piloto.

    Não sou torcedor do Lewis, mas torço pra ele pulverizar o “Botão”.

    Ps. Não. Não sou um torcedor do Rubinho com dor de cotovelo.

    Publicado por Bruno Said | 16/03/2010, 8:33 am
  28. Buton vai perder… tá na cara.

    so imaginei que nessa primeira corrida ele não levasse essa surra aeh…

    Publicado por iDavid | 16/03/2010, 9:23 am
  29. button não foi campeão 2009. o campeão 2009 foi o difussor, ele só tava sentado no dispositivo. a partir de agora volta a ser o mesmo piloto apagado de sempre

    Publicado por F1ALC | 16/03/2010, 10:49 am
  30. Gostei da análise, Becken. Só não gostei que você menciona ‘speed trap’ como comparativo, o que só pode ser levado em conta se ambos tem exatamente a mesma configuração aerodinâmica.
    Também, acho que a tentativa de não gastar os pneus contribuiu com essa diferênça, mas não deve servir como desculpa para a próxima.

    Publicado por KBK | 16/03/2010, 3:17 pm
  31. Porra, agora tão comparando até diferença de speed trap entre companheiros de equipe? Isso tudo é muito chato, foi a primeira corrida do Button na Mclaren. Foi mal? Foi, mas o gozado é que na hora de olhar pra vitória do Alonso o pessoal vai com calma (a atidude certa, ao meu ver), mas com o Button o negócio é diferente, vamos cair de pau em cima do cara…

    Publicado por The Stig | 16/03/2010, 4:41 pm

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