//
você está lendo...
ARTIGOS

Alonso, ‘o novo Messias’ – imprensas italiana e alemã se alfinetam

Depois da histórica vitória no GP do Bahrein domingo, a imprensa italiana está em Lua de Mel com Fernando Alonso. Este título acima é um exemplo do que eles andam pregando para os seus fiéis nesse momento.

Na edição imprensa do Gazzetta delo Sport, Pino Allievi, o mais influente jornalista especializado em automobilismo da Itália, escreveu que, além de ter no “F10 um carro velocíssimo na classificação, capaz de adaptar-se às mudanças de regulamento, a Ferrari tem em Alonso o Messias que Maranello esperava há muito tempo.”

Allieve filosofa, sugerindo que “Alonso cortou o cordão umbilical que ainda ligava a Ferrari à era Schumacher.”

Curioso que, na mesma proporção com que celebraram o feito de Alonso, os italianos inexplicavelmente cutucaram Schumacher — o ex-Messias de Maranello — ironizando a “Estranha tarde de Herr Michael.”

O Bild veio em socorro de Schumy e do orgulho alemão, lembrando que italianos esqueceram de mencionar que “a dobradinha só foi possível depois dos problemas técnicos enfrentados por outro alemão, o piloto da Red Bull Sebastian Vettel.”

O Bild ainda vai fundo, comentando que, “assim como há maus perdedores, é possível que haja maus vencedores também.

O curioso disso tudo é que eu esperava fogos de artifícios transatlânticos, entre a imprensa brasileira e espanhola.

Claro, é bom esclarecer que há um oceano de diferença entre o que pensa a Ferrari como equipe — contida em sua vitória — e a opinião da imprensa que cobre o dia-dia da equipe. Mas é bem provável que o que expressa a imprensa de cada país seja o mais puro reflexo do que pensa o público, torcedeores e leitores de cada jornal.

Quando o tema é esporte, imparcialidade nada mais é que uma quimera…

Discussão

35 comentários sobre “Alonso, ‘o novo Messias’ – imprensas italiana e alemã se alfinetam

  1. A Ferrari, ou melhor os jornais italianos parecem mal agradecidos, pois se formos parar pra pensar veremos que o Schumacher fez a nova Ferrari, mas a briga ta boa, veremos no que vai dar.

    Abraços

    Publicado por Lucas | 16/03/2010, 6:29 pm
  2. como sempre ( e olha que eu torço para Fernando) a imprensa espanhola trata ele como Rei e o melhor de todos enquanto acaba com a moral de Hamilton e Massa..
    haja paciência.

    aliás, eu toquei este tema faz um tempo no meu blog..

    e hoje, interessante do meu modo de vista, quem se daria melhor em uma disputa direta entre HAM x ALO:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/03/16/alonso-capaz-de-bater-hamilton-em-pista-com-a-ferrari/

    Eis que fica difícil..

    abraço!
    Tomás

    P.S.: Becken, voce já leu o texto do James Allen hoje? vai lá;

    Publicado por tomasf1 | 16/03/2010, 6:31 pm
  3. Cara sou nacionalista quanto se trata de esporte, mais já esperava por isso e vinha preparando meu “estopo” (Estômago) que nem diria o matuto lá de Jataúba, o ritmo de corrida de Alonso é, foi e sempre será impressionante, se Sahkir favorece a Felipe ………

    “MASSSSS deixo bem claro que jamais, deixarei de torcer por brasileiro principalmente para MASSSSSA vendo sua evolução e sua dedicação no asfalto.

    O Lima se puder faz um post traçando um paralelo entre o desáfio que foi construir um carro nos anos 70 como a Coopersucar e o exemplo que eles deram de determinação ( tão criticado e mistifícado como foi e ficou) e hoje com todo CFD e youtube da vida sei lá. E que nem saiu do papel como USF1 .

    Publicado por JOÃO | 16/03/2010, 6:41 pm
  4. “SAKHIR”

    Publicado por JOÃO | 16/03/2010, 6:43 pm
  5. Só duas coisas pode acontecer com o Alonso, permanecer no topo o começar a cair.

    Publicado por Luiz Sergio | 16/03/2010, 7:20 pm
  6. A italianada está mordida com o Alemão – devido a quebra das juras de amor eterno por parte dele – e não vai perdoá-lo nunca. O Nada Sei (se me permite o Coyote) é o novo amor da vida deles. Vamos ver o quanto vai durar este amor – apesar do espanhol também ter jurado amor eterno.

    O que eu acho mais interessante é que fazem “séculos” que a Ferrari não consegue arrumar nenhum amor genuinamente italiano. O máximo que ela faz é flertar, de vez em quando, com Il Dotore. Mas fica apenas nisso. ;-)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 16/03/2010, 7:31 pm
  7. Eu invejo os britânicos que tem a transmissão pouquíssimo bairrista da BBC.
    Imaginem assistir F1 ao vivo em HD em um cinema?

    Publicado por KBK | 16/03/2010, 7:43 pm
  8. Boa Tarde Meus F1 Freaks Like Me

    Vamos aos factos

    Volta rápida:

    1 Fernando Alonso Ferrari 1:58.287
    2 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1:59.393
    3 Mark Webber RBR-Renault 1:59.487
    4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:59.560
    5 Felipe Massa Ferrari 1:59.732

    Mais de 1s para o Sutil, surpreendentemente ou o segundo nessa classificação. Inédito para quem vê Formula 1 há largos anos

    os tempos por volta do F10 demonstraram à medida que foi ficando com pouco combustível que tinha melhor ritmo que o alemão e o outro Red Bull (1.2 melhor que Webber), que os McLaren (a volta rápida foi 1.3 segundos melhor que a do Hamilton) e que Mercedes (1.8 mais veloz que a de Schumacher). Baixou 11 voltas dos dois minutos, por cinco Hamilton, quatro Massa e quatro de Webber.

    Quando eu no Sábado disse que o Alonso tinha sido mais rápido que o Massa na Q2 comparada com a Q3 também estava a dizer que o Felipe tinha sido o único a melhorar na Q3,tudo se atirou a mim, dizendo que não sabia perder e mais o resto..o que eu estava querendo dizer é que se calhar o Felipe tinha acertado o carro não totalmente para a corrida, subindo-o por causa do peso do combustível, mas também para a qualificação 3, deixando-o assim como a meio-pau, terá sido isso? Achou muito importante sair na frente e como tinha equipamento igual seria muito difícil que o Asturiano o ultrapassasse…O que é verdade é que a mudança de motor tem o seu quê nos problemas em corrida do Paulista.

    Há quem diga que se não é problema do Vettel este ganharia facilmente, normalmente os problemas como em tudo na vida surgem porque se ultrapassam certos limites..se o tedesco ganharia ou não nunca vamos ficar a saber mas que é verdade que a Ferrari com pneu duro era mais eficiente é tão verdade como o inverso com borracha macia da Red Bull, o stint de duras era muito mais longo e o Alonso e Massa se chegavam no Vettel depois da mudança de pneu.Acho que o espanhol chegaria atrás do Alemão mas não tenho tanta certeza que o avantajaria facilmente.
    Em relação a histórias de Imprensa basta lembrarem-se quando no Sábado o Felipe bateu o Fernando parecia que o Vettel era de outro planeta quando se falava e escrevia em português no Brasil…Tudo com dantes no Reino da Dinamarca..

    Um Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 16/03/2010, 7:44 pm
  9. Sutil,surpreendentemente ou não o segundo..

    Publicado por SennaCeccotto | 16/03/2010, 7:45 pm
  10. Tudo como dantes no Reino..

    Publicado por SennaCeccotto | 16/03/2010, 7:47 pm
  11. Quando o Carnaval Chegar (Chico Buarque)

    Quem me vê sempre parado, distante garante que eu não sei sambar
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

    Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

    Eu vejo as pernas de louça da moça que passa e não posso pegar
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

    Há quanto tempo desejo seu beijo molhado de maracujá
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

    E quem me ofende, humilhando, pisando, pensando que eu vou aturar
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

    E quem me vê apanhando da vida duvida que eu vá revidar
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

    Eu vejo a barra do dia surgindo, pedindo pra gente cantar
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

    Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada, quem dera gritar
    Tô me guardando pra quando o carnaval chegar…

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 16/03/2010, 8:12 pm
  12. Eu ja tinha falado isso aqui na pré temporada…
    Apesar do segundo lugar do Massa ser considerado um ótimo resultado,o fato de Alonso ter vencido a prova já abre brechas para possível favorecimento ao espanhol…

    Lamentável isso.

    Publicado por Mayko | 16/03/2010, 8:21 pm
  13. Imprensa é igual em todo lugar sempre puxam sardinha para um lado que lhes é mais atrativo.

    Publicado por Hugle | 16/03/2010, 8:25 pm
  14. Gria prático: Resumo dos comentários dos fãs!

    Fãs do Massa: “O cara é batalhador e vem evoluindo dia a dia.”
    Fãs do Alonso: “O cara é bicampeão e ganhou no Bahrein, preciso falar mais?”
    Fãs do Hamilton: “Papou o Alonso em 2007 e tem levado a McLaren no braço no puro talento!”
    Fãs do Button: existem?
    Fãs do Schumacher: “A idade chegou mas ele ainda é o melhor do mundo e voltou com fome de vitórias!”
    Fãs do Vettel: “Não teve carro ainda pra ser campeão, mas promete!”
    Fãs do Piquet: “A maior ultrapassagem da história foi dele, e em cima do Senna!”
    Fãs do Senna: “O cara era um gênio!”
    Fãs do Pedro de La Rosa: “Não é brasileiro mas não desiste nunca!”

    Publicado por Costanza (fernando-ric) | 16/03/2010, 8:36 pm
  15. Constanza (!!!!) – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Me encaixo nesse de “O cara era um gênio”!!!

    Quanto ao post, já viu que se pensa do Massa por aí né?!

    E que italianos mal agradecidos, viu?!

    Publicado por luiz carlos | 16/03/2010, 8:55 pm
  16. Logo as duas nações mais facistas do planeta, e pra variar a razão não está ao lado de nenhuma delas.

    Publicado por Beatle Ed | 16/03/2010, 9:40 pm
  17. Concordo com o Luiz Carlos…
    Acho que na imprensa neutra,leia-se,Alemã,inglesa,sei lá japonesa,com ecessão de Italiana,Brasileira e espanhola,todos são unanimes em apontar Alonso como Piloto numero um da Ferrari,é preciso deizer também que cada um puxa a sardinha para seu conterranio,diga-se de passagem,Brasil e espanha,agora eu duvido que tenha alguém na espanha que torça por Massa e não para alonso…
    Tem coisas que só no Brasil mesmo…
    Se na Italia Terra da Ferrari,Massa nem é citado imaginem nos demais países,com ecessão do Brasil Falar em Ferrari é falar de Alonso e vice e versa…

    Publicado por Mayko | 16/03/2010, 9:48 pm
  18. OFF: O Hamilton disse que foi atrapalhado por Massa. Blz, acho que Massa errou com o Alonso na 2, e deu uma trazeirada. e jogou o carro para cima do Hamilton, normal.

    Mas pergunto aos amigos, porque com Glock, Monza/2008 , foi vigarice?

    Publicado por Alexandre Gomes | 16/03/2010, 10:44 pm
  19. O Hamilton não disse que foi atrapalhado pelo Massa. A imprensa por aqui está quotando um artigo voando por aí que foi baseado na entrevista à BBC imediatamente após o fim da corrida.

    O diálogo entre Lewis e o Jack Humphrey da BBC foi esse:

    LH: He was squeezing pretty… but he was being quite competitive and fortunately he gave me space at the end. I didn’t realize how far I was ahead by then.

    JH: OK we can take another look actually. I mean, this was pretty naughty.

    LH: Why’s that? Oh you mean this is naughty?

    JH: Yea

    LH: Yea, he saw, he looks in the mirror and he saw me. But, very agressive, and…

    JH: So you saw him see you in the mirror?

    LH: Yea yea but you know, it doesn’t matter.

    Interessante que na entrevista o Hamilton disse que o Felipe felizmente lhe deu espaço e no momento em o Jack Humphrey lhe diz que a manobra do Felipe foi “sacana” [minha tradução].

    O próprio Hamilton questiona o jornalista e pergunta “vocês quer dizer que isso foi “sacana”?

    E é o Jack da BBC quem diz SIM [que o movimento do Felipe foi sacana], e não o Lewis.

    No final, após ouvir certa insistência do Jack no tema, ele diz, “Você, sabe, isso não importa…”

    Em suma, deformaram completamente a entrevista, pondo na boca do sujeito o que ele definitivamente não disse.

    É bom ter cuidado com o que se ler por aí…

    Publicado por Becken Lima | 16/03/2010, 11:11 pm
  20. Pôxa Becken, tô impressionado com essa distorção que deram da entrevista! Eu já ia lascar o pau no Hamilton também. Que bom vc trazer esse esclarecimento!

    Publicado por luiz carlos | 17/03/2010, 8:21 am
  21. Costanza (fernando-ric), Kekekekekek!!!!!!!!!!

    Publicado por Will | 17/03/2010, 8:58 am
  22. Fernando-ric,

    Ótimo seu post!!
    Resumiu com veracidade a maneira de cada fã defender seu ídolo!

    Eu tb não tive acesso à esta entrevista do Hamilton à BBC, li apenas o que foi divulgado por aí e tb já estava pronto para crucificar o inglês!

    Publicado por Alcides Araújo | 17/03/2010, 9:09 am
  23. Mais uma pérola do cosmo-costanza-senfeld-fernando-ric. Muito bom!

    Coyote, gosto muito dessa canção do Chico.

    Vc pode substituir o refrão para: “Tô me guardando pra qdo o alemão desenferrujar…”

    Publicado por Alex-Ctba | 17/03/2010, 9:49 am
  24. Becken,

    Beleza, ele não acusou de atrapalhar, porque nenhum piloto de ponta tá ali para facilitar, inclusive ele diz que é normal. Segundo o Tazio, e a BBC Sport.

    Hamilton lost a place to Mercedes driver Rosberg on the first lap, after being pushed wide by Massa.
    http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/8567100.stm

    Mas, o que me deixa invocado é que com Glock em Monza/2008 foi vigarice,e olha o sprint que tinha naquela corrida.

    E a espremida do Massa, que disputaram até a 4, é que fez o Hamilton travar e perde a posição para a Mercedes.

    Eu preferi trazer o video, inclusive da traseirada do Massa quando ainda disputava com o Alonso na 2.

    Mas concordo totalmente com você, a impresa tupiniquim, como a espanhola e italiana estão insuportáveis.

    Publicado por Alexandre Gomes | 17/03/2010, 10:51 am
  25. spray@ não sprint…

    Publicado por Alexandre Gomes | 17/03/2010, 11:03 am
  26. Assisti o video 10 vezes é esta bem claro….Massa já estava a frente do Alonso,quando inexplicavelmente jogou o carro pro lado sujo da pista atrapalhando o Hamilton.O que deu a chance do Alonso ultrapassalo,pois tinha a preferência na curva seguinte.Talvez ele tenha achado que o Hamilton poderia ultrapassalo pelo lado sujo o que acho pouco provável.
    Conclusão,Massa se classificou melhor e largou melhor que o Alonso,se não fosse a bobagem que fez na largada,teria ganho a corrida.
    Mas um raio não cai no mesmo lugar 2 vezes,que venha a Australia.

    Publicado por Daniel Lima | 17/03/2010, 11:28 am
  27. Alexandre – Se o Hamilton de fato não saiu acusando o Massa de tê-lo jogado para fora da pista como algumas matérias por aí estão sugerindo, por que então trazer à tona a corrida de 2008 em Monza que já foi bem discutida a… 1 ano e meio atrás?

    Publicado por Becken Lima | 17/03/2010, 11:59 am
  28. Becken,

    Foi um teste de posicionamento, mas eu vi aqui tem gente diferente, que gostam realmente de F1.

    Na verdade, eu acho a defesa de Massa normal, até porque a McLaren tinha mais velocidade final, o que não deu tempo para a pequena reta, mas fica claro que foi ai que o Hamilton perdeu a posição para o Niko, tentou até o limite.

    Daniel, o Hamilton fala da agressividade do Massa depois da curva 2, quando ele dá a traseirada, nem isso a imprensa tupiniquim consegui colocar.

    Abraço.

    Publicado por Alexandre Gomes | 17/03/2010, 12:14 pm
  29. Ok Alexandre…..Fora a trazeirada.Eu to falando da disputa Massa x Alonso,quando ele largou super bem,foi para o lado limpo da pista na frente do Alonso.Se continuasse teria a preferência da curva e se manteria na frente do Alonso e deixaria a disputa da curva 2 com Alonso e Hamilton.Só que, invés de se manter no lado limpo,voltou para o lado sujo da pista,pq ele fez isso,não deu pra entender!!

    PS:Ninguém aqui entende mais de F1 que os pilotos,mas ao meu ver,se o Massa tivesse se mantido no lado limpo da pista, não só teria se mantido na frente do Alonso,como teria deixado a encrenca da curva 2 pro Alonso e Hamilton.

    Abraço

    Publicado por Daniel Lima | 17/03/2010, 2:17 pm
  30. Foi um teste de posicionamento, mas eu vi aqui tem gente diferente, que gostam realmente de F1.

    Sorry, não entendi…

    Publicado por Becken Lima | 17/03/2010, 2:21 pm
  31. Becken, Foi para saber a posição de alguns daqui. Onde eu discuti esta manobra de Massa, colocaram como se fosse, hora besteira do Hamilton, hora agressividade e perícia apenas do Massa.

    Eu então postei aqui, e apenas o video, para ver a opnião de vocês, bem, o que tive como resposta: O Hamilton não falou isto, o que eu já sabia pelo site do BBC SPORT, e que foi algo normal de corrida. E como eu havia comparado a manobra com a de Lewis em 2008, colocaram aquela como vigarice do Lewis.

    E vigarice é sinônimo de desleal, pelo que eu entendi, você e os outros, como fãs do esporte consideram como eu, ambas as manobras como normais.

    Ok?

    Abraço.

    Publicado por Alexandre Gomes | 17/03/2010, 3:38 pm
  32. Acho que o Massa temeu que o Hamilton viesse por dentro e fizesse a ultrapassagem, por isso ele se enrolou um pouco, ficou com um olho no peixe outro no gato e quase foi papado pelos dois!

    Publicado por luiz carlos | 17/03/2010, 5:09 pm
  33. luis carlos……….. A explicação lógica talvez fosse que ele achou que já tinha batido o Alonso na largada ao ponto de poder voltar ao lado sujo da pista bloquear o ataque do Hamilton e voltar ao traçado normal ainda na frente,pq talvez imaginasse a mclaren ter largado bem.
    Pq lá na pista são segundos pra decidir.Ele menospresou o espanhol demais rsrs

    Publicado por Daniel Lima | 17/03/2010, 7:10 pm
  34. Becken,

    Esses comentários sobre o que fizeram Massa e Hamilton naquela largada é só mais uma do “automobilismo moderno”. E ainda somos cínicos de dizer que a manobra foi arriscada etc, quando sabemos que é mais fácil morrer (de tédio) sentado na poltrona no domingo de manhã do que dentro do cockpit de um F1.

    Observe que qualquer manobra diferente do script, que o piloto faça, seja defendendo posição ou tentando ultrapassar, é prontamente reprimida com ameaças de punição ou punição mesmo. E depois reclamamos na maior cara de pau que a F1 não tem emoção, que desapareceram as ultrapassagens etc.

    Os pilotos já são uns c*gões que nada arriscam. Com essas regras, então…

    Neste aspecto dou um tiro no meu pé, aconselhando aos comissários que deixem a corrida fluir e que desprezem completamente torcedores, fãs ou meros apreciadores do esporte, porque para nós, nosso predileto pode tudo – o adversário, nada.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/03/2010, 7:12 pm
  35. 2 no Coyote.

    Não tão extremo mas, a F1 podia dar uma de Nascar e deixar o pau comer em algumas situações… Minha esperança é que, em algumas corridas, os pilotos comecem a arriscar mais na hora de disputar posições….

    Publicado por The Stig | 18/03/2010, 1:14 am

Deixe uma resposta

