//
você está lendo...
ARTIGOS

McLaren retoma controle acionário que pertencia a Mercedes-Benz

IMAGENS: Jon Sinbal F1/ Divulgação — O MP4-12 C em versão GT em 3D do carro feita pelo artista Digital Jon Sibal

Hoje, no evento oficial de lançamento do seu novo esportivo, o MP4-12C, a McLaren anunciou a retomada do controle acionário da equipe que se encontrava nas mãos da gigante montadora alemã Mercedes-Benz.

Dos 40% das ações sob controle da Mercedes, restaram apenas 11% em Stuttgart. O controle da equipe ficou agora dividido entre o saudita Mansour Ojjeh (30%) e Ron Dennis (15%).

A McLaren torna-se agora, oficialmente, uma montadora independente, com um perfil de negócios claramente inspirado na mítica Ferrari — o modelo sob o qual Ron Dennis vem forjando a sua companhia.

Na F1, os carros da equipe continuarão a ser empurrados pelos Mercedes ao menos até 2015, mas a expectativa a longo prazo é que a equipe produza o seu próprio motor “in-house.”

Curioso que, sem o mesmo prestígio da Ferrari, a McLaren promete seguir a montadora italiana pelo cenário GT, competindo em alto nível, a melhor maneira de se solidificar um produto e uma marca.

Discussão

47 comentários sobre “McLaren retoma controle acionário que pertencia a Mercedes-Benz

  1. Becken

    Olha só as concorrentes que a Mclaren terá que enfrentar: Ferrari, Porshe, Aston Martin, Bugatti, Mercedes, Lamborghini, Audi, Jaguar, etc. Todas estas marcas de muito respeito e tradição no segmento de supercarros. Gosto muito da mclaren e desejo sorte nesta nova empreitada que será muito difícil.

    Publicado por Ilton Fernandes | 18/03/2010, 7:58 pm
  2. Quem consegue fazer um bom F1, consegue fazer qualquer outro carro e um bom motor para empurrar o bicho.
    O difícil por enquanto é fazer um motor para o seu carro na F1.

    Publicado por Luiz Sergio | 18/03/2010, 8:37 pm
  3. Becken -> Para provocar.

    Vc nao vai fazer um post com a declaracao da Mercedes nao ?

    Aquela em que eles dizem que quem proibiu a RedBull de usar o motor mercedes foi a Mclaren ?

    Publicado por claudio cardoso | 18/03/2010, 8:55 pm
  4. O carro da foto deve ser o MP4-12C, que eu esperava comprar pelo preço de um Celta canela seca, mas não deu. Putz!

    Com carros desse nível a Mc vai sobressair rapidamente em meio às marcas que o Ilton citou.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/03/2010, 9:09 pm
  5. Olá,

    O carro é bonito. Se comparados em design com outras marcas é parecido, e muito parecido com a ferrari. Essa versão ai GT vai correr a le mans? e se for, será competitiva?

    Me lembro uma vez que a Ford fez um carro exclusivamente pra ganhar a le mans e ganhou várias vezes, só não me lembro o nome do carro, me ajudem ai …

    abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 18/03/2010, 9:37 pm
  6. Aquela em que eles dizem que quem proibiu a RedBull de usar o motor mercedes foi a Mclaren ?

    Por que isto deveria ser uma provocação?

    By the way, uma matéria lá no Tazio diz que:

    “…Helmut Marko, diretor da Red Bull, afirmou nesta terça-feira que a Mercedes não aceitou um acordo de fornecimento de motores por temer que sua equipe de fábrica ficasse atrás da escuderia dos energéticos…”

    LINK: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/17057/

    Publicado por Becken Lima | 18/03/2010, 9:54 pm
  7. Anderson Dorneles, o carro em questão é o Ford GT40.

    Publicado por Ilton Fernandes | 18/03/2010, 9:58 pm
  8. Nesse rítmo, até a Red Bull vai ter que fazer seu próprio motor.

    Como disse o Ilton Fernandes, é duro o caminho da McLaren. Ainda falta experiência com carros de rua, mas capacidade técnica não falta.

    Publicado por KBK | 18/03/2010, 10:06 pm
  9. Também tenho a mesma percepção do Ilton na questão. No fundo, essa nova jornada da McLaren é fascinante e é inspirador ver como a “Companhia” vem encarando desafio.

    Em testes comparativos o carro vai indo bem. O blog da Autocar, por exemplo, sugere que em linha reta o carro vai “destruir” (que exagero!) a concorrência:

    O texto:

    What I also hadn’t grasped until last week is how insanely rapid the new McLaren is going to be. For some reason I hadn’t quite registered that it is going to comprehensively destroy everything else in its class in a straight line – including the new Ferrari 458.

    Officially it will have 600bhp and weigh less than 1400kg. Unofficially, the ones I saw testing had over 620bhp and weighed less than 1380kg. With a DSG transmission and gearing that will be far closer and shorter than that of the F1, plus a fair bit more torque from its twin turbo V8, this is going to make the MP4-12C significantly more accelerative than its famous ancestor.

    According to off-the-record McLaren test driver parlance it “absolutely mullers” all the other cars they’ve benchmarked it against dynamically – including the you-know-what – and yet it’s also entirely comfortable to drive on the road.

    Will that be enough to lure people away from their Ferraris, Porsches and Lamborghinis?

    LINK:

    http://www.autocar.co.uk/blogs/anythinggoes/archive/2010/03/16/what-do-you-think-of-the-new-mclaren.aspx

    Publicado por Becken Lima | 18/03/2010, 10:16 pm
  10. Linda essa versão GT. Nostálgica pela pintura e ao mesmo tempo atual pelo que representa o projeto do MP4-12C.

    Publicado por Iomau | 18/03/2010, 11:50 pm
  11. A se confirmar este layout como sendo definitivo para a disputa das provas GT, especialmente com relação ao campeonato da FIA, como ficaraia a questão da proibição de tabaco sponsors?

    Código de barras neles?

    Publicado por Iomau | 18/03/2010, 11:56 pm
  12. A história da McLaren é apaixonante. Para mim o fato dela não ser manchada pelo nazifascismo europeu torna-a ainda mais querida e inspiradora.

    Quando tiver meu ‘kart indoor’ vou botar carenagem em todos e pintar de ‘Marlboro’ kekekekeke…

    Um abraço rapaziada!

    Publicado por Will | 19/03/2010, 7:46 am
  13. Seria na base da propaganda subliminar, Iomau. Talvez o código de barras (que está estragando a pintura da Ferrari), talvez só com as cores, como a Penske utilizou durante anos.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 19/03/2010, 7:48 am
  14. O único motivo para eu não comprar uma McLaren dessas é que não cabe na garagem do meu prédio.

    Publicado por Costanza Yada Yada (fernando-ric) | 19/03/2010, 8:02 am
  15. MP4-12C, o ‘C’ é de velocidade da luz???

    Publicado por Will | 19/03/2010, 8:18 am
  16. O carro é lindo, mas diga-se de passagem, para poder chegar aos pés dos mesmos concorrentes, terá de percorrer muita trilha…
    o preço dele de entrada, até que não é tão caro, se comparando aos mais tradicionais…

    Publicado por Jackson | 19/03/2010, 8:27 am
  17. Publicado por Claudemir Freire | 19/03/2010, 8:52 am
  18. Anderson Dornelles,

    O carro é o Ford GT40, também conhecido por Ferrari-Killer, uma vez que baniu os carcamanos de Le Mans. O 40 corresponde à altura do carro em polegadas, atendendo ao regulamento.

    A Ford comprou a Ferrari, mas o carcamano-mor “escorregou no quiabo” e, não honrando a palavra, não entregou (alguma novidadde nisso? nenhuma). A desculpa esfarrapada foi que só venderia a fábrica se pudesse continuar operando-a. Isso só podia ser piada de mal gosto, claro – ninguém confiaria num carcamano.

    O Henry Ford II (neto) ficou furioso e criou uma equipe para fazer um carro melhor que os dos carcamanos. Foi rápido.

    O carro vencedor foi desenhado por Carol Shelby e ganhou as 24 horas de Le Mans por 4 anos consecutivos (de 1966 a 1969). Em 1966 o GT40 ocupou o 1o, 2o e 3o lugares do pódium e em 1969 correu com o mesmo carro que correu em 1968, sem atualizações – e venceu de novo uma miríade de Ferraris que disputavam a prova.

    Com esse carro a Ford aposentou os carcamanos de vez de Le Mans.

    De 2003 a 2006 fabricado o Ford GT em homenagem ao GT40.
    Trata-se de um superesportivo com o o tradicional motor V8 Racing, de 5.4 litros, com 550cv e torque de 69,2 kgfm a 4.500 rpm, que vai de 0 a100 em 3,8 segundos.

    É uma das coisas mais lindas que eu já vi. Veja vc também:



    Só não me peça para dar uma voltinha…rsrs.

    Aqui os 3 Ford GT40 recebendo a bandeirada em 1966, em 10, 2o e 3o lugares.

    PS. O Nelsão Piquet tem um, preto.

    PS. II. Vc só tinha perguntado o nome do carro, né? …rsrsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/03/2010, 9:03 am
  19. “MP4-12C, o ‘C’ é de velocidade da luz???”

    é porque o A e mais frequentemente o B já são usados na F1 :P

    Publicado por Felipinho | 19/03/2010, 9:44 am
  20. Gente – Essa pintura GT é apenas uma proposta de um artista que gostei pelo que evoca da história da mcLaren. É só para efeito de ilustração, aifnal, a Marlboro está comprometida com “Vocês sabem quem”…

    Publicado por Becken Lima | 19/03/2010, 9:44 am
  21. Anderson,

    A imagem do link acima que não abriu está neste (espero que abra).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/03/2010, 9:59 am
  22. Coyote,

    Esse GT 40 é realmente estúpido. Tem um vídeo no Youtube (acho que é do TopGear) onde o cara compara o GT 40 com o GT moderno.

    Mal dá pra fechar a porta, de tão baixo que é (rs). O ronco do motor é ignorante.

    Publicado por Costanza Yada Yada (fernando-ric) | 19/03/2010, 9:59 am
  23. A versão Gulf do 12C:

    gulf

    Publicado por Becken Lima | 19/03/2010, 10:01 am
  24. Fernando-ric,

    O GT40 dispensa comentários. O GT é um carro de rua mas, claro, só para quem sabe dizer aiôôôôô silver…. kkkkkk!!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/03/2010, 10:04 am
  25. No link abaixo, o evento de lançamento do carro:

    http://media.mclarenautomotive.com/modules/user/main.php

    Muito bom ver o Ron Dennis discursando sobre a “Companhia” e sobre o carro.

    Publicado por Becken Lima | 19/03/2010, 10:13 am
  26. Becken e amigos,

    A empreitada da Mc não é das mais fáceis. Mas tb não é uma aventureira qualquer de um ilustre desconhido sem qualquer passado ou tradição que resolveu de uma hora para outra fabricar carros especiais.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/03/2010, 10:23 am
  27. Motor é Mclaren!

    Como, onde, e quem fez, alguém sabe ?

    Publicado por Claudemir Freire | 19/03/2010, 10:23 am
  28. Claudemir,

    Melhor você colocar gelinho no cotovelo…

    Faça as contas e vamos ver em 2016 os vermelhinhos comerem poeira!

    O 12C é melhor que qualquer ‘fzinho’ por aí!

    ;)

    Publicado por Will | 19/03/2010, 10:37 am
  29. O Button, tem que tomar muito cuidado com essa equipe Mclaren, o carro da fotos tem o número do Lewis e não do atual campeão, a equipe está voltada ao Hamilton.

    Publicado por Luiz Sergio | 19/03/2010, 10:46 am
  30. O Button, tem que tomar muito cuidado com essa equipe Mclaren, o carro da fotos tem o número do Lewis e não do atual campeão, a equipe está voltada ao Hamilton.

    :)

    Publicado por Becken Lima | 19/03/2010, 10:48 am
  31. Luiz, o ‘carro da foto’ é um GT40, nem da McLaren é…teorias conspiratórias again!

    Publicado por Will | 19/03/2010, 10:49 am
  32. ?

    Will

    Você deve estar me confundindo com outro comentárista do blog.

    Não sou torcedor da Ferrari, não fiz elogios aos excelente carros da série F.

    Apenas queria saber onde e quem está produzindo os motores Mclaren, e talvez você como fã da equipe poderia responder, sem fazer piadinhas.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/03/2010, 10:50 am
  33. Motor é Mclaren!

    Como, onde, e quem fez, alguém sabe ?

    Uma companhia britânica chamada RICARDO

    Publicado por Becken Lima | 19/03/2010, 10:51 am
  34. Obrigado Becken. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 19/03/2010, 10:59 am
  35. Foi confusão minha! Kekekekek, é que começou com ‘Clau’…;) Sorry.

    Publicado por Will | 19/03/2010, 11:00 am
  36. Becken, muito bom o vídeo!

    Fantástico ouvir que os engenheiros ‘economizaram’ peso até ao optar por ‘inserir’ logotipos em baixo relevo (2,8 g a menos!).

    É uma abordagem vencedora e eficiente para um ‘carro de rua’ (fala sério!).

    Já pensou esse brinquedinho em Le Mans?

    Publicado por Will | 19/03/2010, 11:25 am
  37. correção 2,4g a menos!!

    Publicado por Will | 19/03/2010, 11:39 am
  38. Oi Becken Bom dia.

    A Declaracao que eu falo, nao é a da Red Bull é a da Mercedes.

    segue abaixo:

    A Mercedes desmentiu as acusações da Red Bull de que a montadora não quis fornecer motores à equipe austríaca para 2010 por temer um bom rendimento da concorrente. Um porta-voz da montadora alemã discordou de Helmut Marko, conselheiro de Dietrich Mateschitz, que disse que “eles [Mercedes] sabiam que se nós tivéssemos seu motor, eles não poderiam nos alcançar [na pista].”

    Para o porta-voz, a Red Bull sabe qual foi o verdadeiro motivo pela falha no acordo. “A McLaren era nossa única parceira e não concordou”, comentou o funcionário ao jornal alemão “Express”. “A Mercedes não poderia fornecer os motores pra a Red Bull. E eles sabem muito bem disso”, completou o representante.

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/03/2010, 11:41 am
  39. O “C” é relacionado a Carbon.

    Tá no site!

    Publicado por Alan McLaren | 19/03/2010, 12:10 pm
  40. Becken, é verdade, a Marlboro já está vermelha até os dentes.

    Agora, se você visse dois MP4-12C, um de cada lado do retrovisor, qual lhe intimidaria mais? O Gulf ou o Marlboro?

    O que não faz uma pintura hein? Nada contra a Gulf, ou a favor da Marlboro.
    Mas reaviva a memória, e nos acostumamos a ver aquele maço de cigarro voando nos domingos dos anos 80-90.

    Publicado por Iomau | 19/03/2010, 12:16 pm
  41. Alan, eu sabia, tava mesmo de sacanagem com os ferraristas de plantão…aliás pensei que alguém diria a insanidade de que o MP4-12C era inspirado na F-430. Coisa mais absurda!

    Publicado por Will | 19/03/2010, 1:08 pm
  42. Iomau, uma outra dúvida:

    Se vc visse, em cada retrovisor um GT-40 e um MP4-12C, pra quem você fechava a porta?

    Publicado por Will | 19/03/2010, 1:11 pm
  43. “Se vc visse, em cada retrovisor um GT-40 e um MP4-12C, pra quem você fechava a porta?”

    Will,

    Eu fecharia o GT-40. Na sequência o MP4-12C alinharia à esquerda numa curva à direita e na próxima, à esquerda ele, já por dentro, sumiria e eu só o reveria no ponto mais alto do pódium 49 voltas depois (alguma semelhança com a largada do Bahrein? mera coincidência…rsrsrs).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/03/2010, 1:44 pm
  44. Poxa seri muito bom se a Mclaren voltasse a ser desta cor vermelha e branca,pena que a Marlboro está exclusiva com a Ferrari.

    Publicado por MAyko | 19/03/2010, 3:25 pm
  45. Coyote, essa foi a melhor do dia!

    Publicado por Will | 19/03/2010, 3:31 pm
  46. O MP4-12C já havia sido apresentado antes, não?
    Motor v8 biturbo de fabricação própria, e não baseado no 6.2 da AMG, como se especulou anteriormente. Possui um câmbio de 7 marchas e dupla embreagem (estilo o do Nissan GTR e dos 911 equipados com o Porsche doppelkuplungsgetriebe). Deve desenvolver potência na casa dos 620 cv, o que o coloca em certa vantagem em relação ao novo F458 Italia, de Maranello, que possui cerca de 560cv, mas custando menos.
    Colocaria como seus concorrentes o Nissan GTR, o Mercedes SLS, Audi R8 V10, Lamborghini Gallardo, Porsche 911 turbo s e, last but not least, o formidável Chevrolet Corvette ZR1, de 640cv, atual demônio dos track day e mais barato que qualquer um na lista (tenho muita curiosidade em ver como todos esses carros se comparam).
    Abraços.

    Publicado por The Stig | 19/03/2010, 3:46 pm
  47. Lindo carro!!

    Publicado por Beatle Ed | 19/03/2010, 10:35 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: