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Preview para GP da Austrália — Ferrari

IMAGEM: Ferrari/Divulgação

Depois da vitória no Bahrein, a Ferrari se aquietou. A vitória era tão necessária e foi tão tranquilizadora, que a equipe manteve um certo “low profile” desde então. Silêncio, disciplina, concentração e intensa análise do último GP, parecem a ordem da casa no momento.

Ainda assim, a equipe sabe exatamente onde precisa melhorar. Se deseja fazer prevalecer a consistência do F10, será preciso combater de frente o forte ritmo de classificação da Red Bull.

Além da classificação, Alonso não teve respostas para a primeira perna de corrida de um Vettel calçado de pneus macios. Mesmo que o mais otimista dos Tifosi confiasse na habilidade e agressividade de Alonso para atacar Vettel nos estágios finais da corrida no Bahrein, é bem provável que sem o nocaute da infame vela do motor francês, Vettel levasse a prova do Bahrein para casa.

Em se tratando de pilotos, Alonso sempre teve ótimas atuações em Melbourne, o que não pode ser dito de Massa. A vantagem para os dois é que eles podem olhar para os dados coletados no Bahrein e tentar complementar as deficiências apresentados por cada um: Alonso na classificação e Massa na corrida.

Para Melbourne, o foco estará nos probleminhas de super aquecimento do F10 sofridos por Felipe Massa, o que provocou excesso de consumo.

Discussão

31 comentários sobre “Preview para GP da Austrália — Ferrari

  1. Becken, não gosto do tom muitas vezes usado de “Alonso = bom de corrida, mais ou menos de classificação; Massa o contrário”.

    Lembre-se que o Alonso andou na frente do Massa a classificação inteira, o espanhol dançou na última volta do q3. Há quem diga que foi por superaquecer os pneus no segundo setor.

    Enfim, olhar pra diferença de tempo dos dois no q3 e concluir algo é meio complicado. Aqueles 4 décimos escondem algumas verdades. Deficiência? Acho que não.

    Além do que, o Massa, de vez em quando, deslancha nas corridas. O que eu não espero em Melbourne, para ser sincero.

    Abraço

    Publicado por The Stig | 22/03/2010, 12:52 am
  2. não foi vela, já postei isso por aqui, e aqui vai mais uma reportagem sobre isso:

    Ron Dennis, ex-chefe da McLaren e presidente e acionista do McLaren Group, afirmou neste domingo que Sebastian Vettel, da Red Bull, pode ter perdido a vitória no GP do Bahrein em função da má administração do consumo de combustível.

    No início da corrida, o jovem alemão era claramente o mais rápido entre os líderes. No entanto, na metade final da corrida, seu desempenho caiu bruscamente, como se o piloto estivesse poupando combustível para conseguir chegar até o fim da prova.

    Apesar de estar virando tempos muito mais altos do que a dupla da Ferrarii _Fernando Alonso, que acabou ficando com a vitória, e Felipe Massa, segundo colocado_, nas últimas voltas, Vettel voltou a andar no mesmo ritmo dos carros vermelhos para defender sua posição dos ataques de Nico Rosberg, da Mercedes.

    “Seus tempos de volta caíram tão rapidamente que se pode imaginar que a unidade de controle eletrônico de consumo tenha mudado para um programa conservador para economizar combustível”, afirmou o britânico ao jornal alemão “Express”.

    “O problema com a Red Bull pode ser o design”, prosseguiu. “Pode ser que o tanque de combustível seja muito pequeno, ou que o consumo seja maior do que o esperado.”

    Rob White, chefe do desenvolvimento de motores da Renault _cujos propulsores equipam a Red Bull_, admitiu que a montadora está analisando o caso.

    “As investigações para identificar o que causou o problema no motor de Vettel estão em curso. Um problema com a vela de ignição foi encontrado, mas não temos razões para suspeitar de um defeito no componente em si”, encerrou.

    É aquele ditado que postei junto:
    nunca deixes a concorrencia saber teus problemas e defeitos.
    Disseram ser vela para esconder um problema técnico.

    Mas para gp da australia vejo vettel (não acontecendo nada excepcional) se classificando em primeiro para a corrida. Logo atras os dois da ferrari mais webber.

    Na corrida vettel toma ponta e vai disparando, não tanto como no barein e só veremos alguma disputa meio da prova pra frente.

    Vamos ver se esse ano muda as coisas pro massa, porque ate´agora ele não tem se saido muito bem nessa pista. Talvez quarto, quinto lugar.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 12:58 am
  3. A FIA concedeu à Renault o direito de fazer várias modificações nos motores da marca que serão utilizados em 2010, tanto pela equipe francesa quanto pela Red Bull, equipe-cliente.

    O time dos energéticos alegou que outros motores, como os Mercedes _tidos como os melhores do grid_, têm grande vantagem sobre os da marca francesa, embora o novo regulamento tenha imposto o congelamento no desenvolvimento dos propulsores.

    No entanto, as modificações serão limitadas: “Entende-se que as outras alterações solicitadas para outras fabricantes _mudanças que ajudariam a otimizar o consumo de combustível_ foram rejeitadas porque eram simplesmente por questões de desempenho, e não sobre a base justa das outras mudanças que estão abertas a todas as fabricantes”, afirmou um porta-voz da FIA.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 12:58 am
  4. no momento superaquecimento a ser resolvido com uma nova tampa do motor com aletas maiores até chassi b do f10 estar pronto junto com difusor by toyota instalado e devidamente testado.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 1:03 am
  5. becken, ja havia postado sobre não ser vela, eis que agora sai mais uma materia sobre isso e vem de ron denis da mclaren, vejamos:

    Ron Dennis, ex-chefe da McLaren e presidente e acionista do McLaren Group, afirmou neste domingo que Sebastian Vettel, da Red Bull, pode ter perdido a vitória no GP do Bahrein em função da má administração do consumo de combustível.

    No início da corrida, o jovem alemão era claramente o mais rápido entre os líderes. No entanto, na metade final da corrida, seu desempenho caiu bruscamente, como se o piloto estivesse poupando combustível para conseguir chegar até o fim da prova.

    Apesar de estar virando tempos muito mais altos do que a dupla da Ferrarii _Fernando Alonso, que acabou ficando com a vitória, e Felipe Massa, segundo colocado_, nas últimas voltas, Vettel voltou a andar no mesmo ritmo dos carros vermelhos para defender sua posição dos ataques de Nico Rosberg, da Mercedes.

    “Seus tempos de volta caíram tão rapidamente que se pode imaginar que a unidade de controle eletrônico de consumo tenha mudado para um programa conservador para economizar combustível”, afirmou o britânico ao jornal alemão “Express”.

    “O problema com a Red Bull pode ser o design”, prosseguiu. “Pode ser que o tanque de combustível seja muito pequeno, ou que o consumo seja maior do que o esperado.”

    Rob White, chefe do desenvolvimento de motores da Renault _cujos propulsores equipam a Red Bull_, admitiu que a montadora está analisando o caso.

    “As investigações para identificar o que causou o problema no motor de Vettel estão em curso. Um problema com a vela de ignição foi encontrado, mas não temos razões para suspeitar de um defeito no componente em si”, encerrou.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 1:05 am
  6. Stig, acho que o Becken se referiu às deficiências que eles apresentaram na corrida passada, não que eles apresentem constantemente essas deficiências. Mas concordo com o seu pensamento.

    Eu acho que a nova regra dos “55 metros” pode se transformar em polêmica. O Hamilton já foi favorecida no Bahrain. Pra saber mais é só clicar no meu nick.

    Publicado por KBK | 22/03/2010, 1:47 am
  7. O GP da Austrália, em Melbourne, geralmente representa fielmente a relação de forças do campeonato. Lembro das Williams dominando por lá em 96 e 97. Das McLaren na frente em 98-99 e 2000, mas sempre quebrando. Lembro de 2001 e 2002, quando a Ferrari até ganhou com carro do ano anterior. Em 2003, num campeonato mais disputado, a prova tb foi e deu Coulthard. Em 2004, massacre da Ferrari. Em 2005 e 2006, vitórias com sobras da Renault, que seria campeã. Em 2007 e 2008 Kimi e Lewis venceram e se tornaram campeões. Por fim, em 2009, dobradinha da Brawn. Ou seja, de Melbourne as desculpas não passam. Quem andar bem por lá, é pq, no mínimo, vai brigar pelo título. Abração!

    Publicado por Ylan Marcel | 22/03/2010, 2:04 am
  8. a questão é se a Ferrari poderá bater a Red Bull.
    Se sim, provavelmente não terá adversários, já que McLaren e Mercedes devem estar desenvolvendo o seu novo difusor, mas isso nao significa nada…

    mas como sempre, está a sorte, meus amigos, como a que a Ferrari teve em Bahrein.
    Vamos supor que a Red Bull domine os treinos, a corrida mas a tres voltas do fim Vettel ou Webber abandonam.
    e lá vem Alonso ou Massa em 2º com a vitória de graça..

    sorte é assim, azar também!

    Por isso qualquer resultado será surpresa.

    Abraço;
    Tomás
    http://theformula1.wordpress.com/2010/03/22/schumacher-conseguira-vitorias-em-2010/

    Publicado por tomasf1 | 22/03/2010, 3:13 am
  9. Ron Dennis, ex-chefe da McLaren e presidente e acionista do McLaren Group, afirmou neste domingo que Sebastian Vettel, da Red Bull, pode ter perdido a vitória no GP do Bahrein em função da má administração do consumo de combustível.

    No início da corrida, o jovem alemão era claramente o mais rápido entre os líderes. No entanto, na metade final da corrida, seu desempenho caiu bruscamente, como se o piloto estivesse poupando combustível para conseguir chegar até o fim da prova.

    Apesar de estar virando tempos muito mais altos do que a dupla da Ferrarii _Fernando Alonso, que acabou ficando com a vitória, e Felipe Massa, segundo colocado_, nas últimas voltas, Vettel voltou a andar no mesmo ritmo dos carros vermelhos para defender sua posição dos ataques de Nico Rosberg, da Mercedes.

    “Seus tempos de volta caíram tão rapidamente que se pode imaginar que a unidade de controle eletrônico de consumo tenha mudado para um programa conservador para economizar combustível”, afirmou o britânico ao jornal alemão “Express”.

    “O problema com a Red Bull pode ser o design”, prosseguiu. “Pode ser que o tanque de combustível seja muito pequeno, ou que o consumo seja maior do que o esperado.”

    Rob White, chefe do desenvolvimento de motores da Renault _cujos propulsores equipam a Red Bull_, admitiu que a montadora está analisando o caso.

    “As investigações para identificar o que causou o problema no motor de Vettel estão em curso. Um problema com a vela de ignição foi encontrado, mas não temos razões para suspeitar de um defeito no componente em si”, encerrou.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 8:37 am
  10. qual o problema becken com o comentario que estou postando desde ontem a noite sobre ron dennis tambem mostrar que o problema da redbull no barein não foi vela?
    nao postei o link que está acima falando bem do desempenho de vettel e sim outro mostrando que tambem ron dennis evidencia, sugere que o problema da redbull é combustível, aqui vai de novo porque está sendo filtrado insistentemente e até mesmo sendo modificado
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/17140/

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 8:40 am
  11. portanto amigo becken, no es buija lo problem de vettel no barein

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 8:43 am
  12. Acredito q a partir dessa corrida, já vamos ter a exata noção da divisão de forças entre as equipes. Pelo prisma da Ferrari, tema do Post, o alvo deles certamente é a Red Bull. Nesse momento, a equipe Austríaca, é o time a ser batido e Vettel, consequentemente, o piloto na minha opinião. Veremos se as equipes trazem algumas atualizações, já para essa segunda corrida. Pra mim dá Vettel na pole e vence a corrida se o RB6 aguentar até o final e nessa corrida Webber vem mais forte, já q corre em casa. Entre os pilotos de Maranello, vamos ver quem larga na frente e se nessa pista de Melbourne teremos bons pegas como no ano passado.

    Publicado por Alex-Ctba | 22/03/2010, 8:54 am
  13. Sem ter conseguido vender os TF110 e com a Stefan GP a ter desaparecido do mapa a partir do momento em que ficou claro que não teria lugar no Mundial deste ano, a Toyota anunciou que vai disponibilizar, a partir do final deste mês, as instalações e o pessoal que mantém em Colónia para potenciais clientes interessados em tecnologia de ponta.

    Denominado High Performance Services este programa coloca à disposição todos os instrumentos utilizados pela marca japonesa enquanto esteve na F1, mas necessitará de ser rentável a curto prazo para não ser encerrada por decisão de Tóquio.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 9:34 am
  14. Hummm… Acima, dois links, duas teorias a respeito do caso da Red Bull no Bahrein. Qual deles é mais verossímel?

    À tarde tem post sobre a Red Bull, então…

    Publicado por Becken Lima | 22/03/2010, 9:35 am
  15. qual o problema becken com o comentario que estou postando desde ontem a noite sobre ron dennis tambem mostrar que o problema da redbull no barein não foi vela?

    Ficou preso no anti spam.. :)

    Sobre a OPINIÃO do Ron Dennis, é apenas uma conjectura, interessante, mas uma conjectura. Aliás, me surpreende que ele, Ron Dennis, tenha falado sobre outra equipe desta forma porque isso envolve a relação entre a Red Bul e sua maior fornecedora, a Renault.

    Mas é uma teoria interessante de alguém que conhece bem a ECU…

    Publicado por Becken Lima | 22/03/2010, 9:45 am
  16. Se o Bahrein era o território do Massa, prevejo o espanhol com 50 pontos ao fim da corrida.

    Sinto falta da Mãe Dinah ……..

    Publicado por Costanza Yada Yada (fernando-ric) | 22/03/2010, 9:47 am
  17. e se de repente, não mais do que de repente a redbull por ter um motor mais economico não acabou projetando seu carro com um tanque um pouco menor para ter assim na visão deles uns kilos a menos e assim um pouco mais de perfomance?

    por isso ate´acredito no vettel largando na frente na australia, mas sem disparar muito na corrida, caso contrario depois poderá ter que começar a pensar em poupar gasolina e não resistirá a ataques de carros mais velozes.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 9:49 am
  18. Eu não acho que Albert Park seja a pista mais adequada para avaliação de forças. Acho, que essa corrida tende a ser imprevisível em muitas ocasiões.

    Vamos ver o que acontece, eu espero uma McLaren mais forte.

    Minha aposta é no Hamilton.

    Publicado por Will | 22/03/2010, 9:49 am
  19. O problema do Vettel é vela mesmo, quem mandou não acender uma pro Padre Ciço ?

    Publicado por Costanza Yada Yada (fernando-ric) | 22/03/2010, 9:51 am
  20. Sobre plano B da REDBULL:

    “Tenho um novo chassis para Austrália que é inclusive mais leve, para ter certeza de que avançaremos ainda mais na briga pela ponta” – afirmou o australiano.

    Webber não comentou se há apenas um carro ou se Sebastian Vettel também usará o novo chassis. O que sim já foi confirmado é que o alemão usará o mesmo motor que apresentou problemas no GP do Bahrein, já que, segundo a equipe, “não mostrou problemas maiores”.

    Então temos que redbull não teve um problema no motor assim tão sério, afinal vão usar o mesmo para melbourne, o que leva a suspeitar (praticamente sacramentar) teoria que o que aconteceu foi eles gastarem mais gasolina do que pensavam.

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 9:54 am
  21. ok, então vamos de especulation sobre a ferrari, achei interessante esse link, essa materia

    http://www.guardrailf1.com/2010/03/ferrari-trabalha-no-plano-b.html

    Publicado por wilson | 22/03/2010, 9:57 am
  22. Ainda bem que não foi a vela, pois o Mico Rosberg, não conseguiu chegar perto do Vettel, será que o Vettel com SETE cilindros é superior ao piloto Mico com o melhor motor da F1 e com OITO cilindros funcionando perfeitamente?

    Fico pensando, se hoje a F1 é tão sensível que alguns quilos faz a diferença, qual seria a diferença de um piloto 100% para um que estava resfriado?

    Publicado por Luiz Sergio | 22/03/2010, 10:30 am
  23. Luiz Sergio

    Ao diminuir o Rosberg, vc acaba por consequencia, diminuindo o Schumacher, q andou atrás do ‘Mico’ Rosberg, como vc o chama, o final de semana inteiro do Bahrein. Ok foi uma performance razoável do Schumi, já q estava 03 anos sem competir de F1, e ficou apenas 03 décimos na classificação e imediatamente atrás de seu team mate na corrida. Mas vamos aguardar para ver se o Rosberg não será um alvo móvel para o Schumi, ou se irá prevalecer a categoria do hepta campeão.

    Qto. a sua outra conjectura em relação à um Massa gripado x Alonso 100%, acho q isso não alterou a performance do brasileiro e foi mais uma desculpa pré-plantada pela equipe da globo, já para justificar uma possível derrota para o Alonso na corrida. Acredito q se o “Massa Gripado” tivesse largado melhor e mantivesse a posição, terminaria a frente do espanhol na corrida.

    Publicado por Alex-Ctba | 22/03/2010, 11:00 am
  24. Parabens por mais uma analise imparcial e sem igual no Brasil!!!

    Uma coisa a se levar em conta, foi que o Massa foi o mais rapido e mais constante após trocar os pneus…E Lewis Hamilton também teve um excelente long run apos parar nos boxes…Sem contar que o ritmo alucinante de Alonso no final da corrida, só o fez depois que Massa recebeu a ordem da equipe para economizar e pensar nas proximas corridas…E o VEttel não conseguiu andar abaixo de 2.00s…

    E ah esqueci, o Massa colou atras do Alonso durante mt tempo da corrida, e tinha um ritmo melhor que o espanhol…Acho que o Massa ta mt forte, este ano…Sem contar que nunca subiu ao podio na abertura e o fez…E na Australia mais uma vez estara no podio…

    Publicado por Marcelo Pazetto | 22/03/2010, 3:20 pm
  25. O Ron conhece o Newey de outros tempos. Kimi que o diga.

    Mas e a declaração do Burti sobre o barulho estranho do motor?

    Publicado por Alexandre Gomes | 22/03/2010, 5:22 pm
  26. Boas tardes Meus F1 Freaks Like Me

    Bem continuando com o dito no post da FIA tenta impor limites.. aqui têm uma entrevista que ajuda a clarificar
    http://www.marca.com/2010/03/22/motor/formula1/1269284839.html

    Um Abraço espero ter ajudado

    Publicado por SennaCeccotto | 22/03/2010, 5:26 pm
  27. Um no filem oficial, tem a errada do Lewis.

    Publicado por Alexandre Gomes | 22/03/2010, 9:54 pm
  28. No filme oficial tem a errada do Lewis, a partir da onboard de Massa. Melhor traduzir.

    Publicado por Alexandre Gomes | 22/03/2010, 10:00 pm
  29. O RBR gasta menos que o Ferrari. O problema não é consumo é fiabilidade motora e acerto chassis/pneus. É potencialmente o melhor carro da formula 1 actual, neste momento do campeonato.

    Publicado por Ernesto Sousa | 23/03/2010, 8:50 am

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