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Preview para o GP da Austrália — McLaren vs Merecedes

IMAGEM: Mercedes GP/Divulgação — Nico e Lewis devem estar bem perto na Austrália novamente

Talvez seja apenas ironia do destino, mas vocês poderiam imaginar que McLaren e Mercedes seria um confronto tão apertado como foi no Bahrein? As duas no momento estão de coadjuvantes de Ferrari e Red bull no campeonato, mas é uma briga fascinante de quem até meses atrás brigou pelo subsídio da gigante Mercedes-Benz.

Pela forma como foi deixada no altar, talvez a agora emancipada McLaren tenha um especial prazer em provar ao fim do ano o quanto a Mercedes estava enganada ao preteri-la — prazer que pode ser redobrado se bater a equipe que tem o grande Michael Schumacher a bordo.

No Bahrein, se a equipe de Lewis e Jenson não houvesse imperdoavelmente perdido-se no acerto do carro no irregular setor 2, talvez o “gap” de performance para a Mercedes fosse até maior, mas Lewis precisou remar muito para recuperar a posição perdida para Nico em um erro seu nas primeiras curvas da prova de abertura.

Para a Austrália, Jenson promete um passo adiante em termos de desempenho — muito de acordo com uma pista que não demanda muito equilíbrio aerodinâmico e downforce —, mas será o suficiente para recuperar o 1 segundo tomado das imbatíveis Red Bulls e Ferraris na qualificação? Duvido…

Como nosso amigo KBK mostra em seu blog, foi preciso uma fortuita coincidência diante da nova regra de pit-stops para Lewis recuperar a posição de Nico nos boxes.

Já a Mercedes mostrou-se satisfeita com Michael e Nico no pós Bahrein, mas durante os últimos dias eles trabalharam intensamente para compensar a tendência do W01 em sair de frente, o que afetou em muito a pilotagem do heptacampeão Schumacher.

Na corrida, Michael fez um trabalho descente, mas talvez tenha vindo da prova a maior frustração da equipe no final de semana no Bahrein, que foi a incapacidade de Rosberg em  responder a um ferido Vettel no fim da prova.

Em Melbourne, nesse final de semana, é bom ficar de olho, pois é bem provável que as duas “primas” se cruzem novamente pelo caminho.

Discussão

30 comentários sobre “Preview para o GP da Austrália — McLaren vs Merecedes

  1. Eu espero que a McLaren esteja mais próxima da Ferrari que a Mercedes da McLaren. É uma impressão de torcedor misturada com a de um analista da F1.

    vamos aguardar, minhas fichas continuam com o MP4-25. Go Lewis!

    Publicado por Will | 24/03/2010, 7:55 am
  2. O bom era que as 4 estivessem proximas.

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 24/03/2010, 8:22 am
  3. Becken, precisa corrigir o post, a tendência do W01 é sair de dianteira

    Publicado por Alex-Ctba | 24/03/2010, 8:24 am
  4. Acho que o primeiro a alcançar Lewis será Michael após se acostumar com o carro, na Austrália será muito cedo, mas na Malásia, fiquem bem pertos, pois Nico e Button, ficarão um pouco para tras destes…

    Publicado por Jackson | 24/03/2010, 8:25 am
  5. Becken

    “Já a Mercedes mostrou-se satisfeita com Michael e Nico no pós Bahrein, mas durante os últimos dias eles trabalharam intensamente para compensar a tendência do W01 em sair de TRASEIRA, o que afetou em muito a pilotagem do heptacampeão Schumacher.”

    O carro tem a tendência de sair de FRENTE não de traseira como está no Post. E se saísse de traseira o Schumacher estava no céu, era tudo que ele queria.

    Publicado por Claudemir Freire | 24/03/2010, 8:27 am
  6. Precisavamos saber em q condições estavam os pneus das Mercedes. Se a incapacidade do Rosberg chegar no Vettel foi devido a um maior desgaste dos pneus ou outro fator.

    Qto ao confronto tema do post, acredito q dá McLaren. Temos um Button, confiante, com declarações otimistas e querendo reagir a surra q tomou do Hamilton no Bahrein em uma pista a qual venceu ano passado. Vamos ver se a questão da readaptação do difusor vai afetar o desempenho do time de Woking.

    E tb a sempre interessante disputa entre os alemães da Mercedes. Lauda acredita q em Sepang o Schumi já vai estar andando a frente do Nico. Para isso ele tem q se aproximar já em Melbourne e diminuir os 3 décimos q tomou no Bahrein. Conseguirá o queixada atender as expectativas dos fãs?

    Não percam o próximo capítulo desse embate já nesse fds…

    Publicado por Alex-Ctba | 24/03/2010, 8:49 am
  7. Parece que a Red Bull, como visto no inicio do Bahrein…Tem o melhor inicio de corrida, devido a aerodinamica do carro desgastar pouco os pneus, veja as varias voltas no mesmo segundo de Vettel no inicio da corrida, enquanto Alonso oscilava sendo 1s mais lento as vezes, e outras no mesmo tempo…

    Publicado por Marcelo Pazetto | 24/03/2010, 9:14 am
  8. Que bando de chatos são vocês, hein… rsrsrsrs

    Não posso pisar na zebra que vcs vêm me corrigir!

    Valeu, rapaziada, já corrigido!

    Publicado por Becken Lima | 24/03/2010, 9:29 am
  9. Eis um duelo que me agrada – McLaren vs Mercedes.

    Mas, em Melbourne, tanto Lewis quanto Nico terão chances de enfrentar Ferrari e Red Bull. Embora as características do RB6 favoreçam a Red Bull lá, é preciso lembrar do bom retrospecto de Hamilton e Rosberg nesse circuito.

    O GP da Austrália gosta de promover surpresas. Muitas vezes, o talento fala mais alto do que ter um bom carro. Nesse aspecto, Hamilton ganha importância.

    Um cara que chegou ao pódio na primeira corrida, venceu no segundo ano e fez um GP “sobrenatural” no ano passado tem condições para surpreender mais uma vez.

    O duelo inicial pode ser “Ferrari x Red Bull, McLaren x Mercedes”, mas isso muda em poucos segundos na prática.

    Publicado por Willian | 24/03/2010, 9:29 am
  10. seguinte:
    deverá ser uma corrida mais emocionante com toda certeza em relação ao barein.
    Sabem quantas entradas de safety car o gp da austrália já teve? Desde 2002, foram 11 intervenções do Safety-Car, fato que torna o Circuito de Albert Park o recordista nesse quesito.
    Rapaziada inicio da prova com carro parecendo caminhão tanque, alguns querendo recuperar tempo perdido, iniciar reação no campeonato, etc…
    Algumas equipes com seus carros com solução meia boca, pois não poderão usar difusor que estavam usando e com isso terão rendimento afetado em algum grau (uns mais, outros menos) e não é uma equipe só: são quatro.

    Vettel diria que salvo algum infortunio ultima hora ou chuva larga na frente (90% chances)
    Segundo massa querendo mostrar cartão de visitas pro espanhol de novo.
    Alonso em 3º ou 4º se weber fizer valer questão correr em casa, chassi novo, etc
    Hamilton em 5º
    6º uma mercedez (não sei se nico ou schumacher)
    7º uma williams
    8º outra mercedez
    9º button
    10º sutil

    vamos ver minha previsão depois dos testes, não vou acertar tudo mas… vai estar dentro disso aí. Só não vale se chover, porque muda tudo.

    Publicado por wilson | 24/03/2010, 10:31 am
  11. Cravei o seguinte prognóstico no bolão do William:

    Pole: Vettel / Volta mais rápida: Massa

    1º Vettel
    2º Massa
    3º Webber
    4º Hamilton
    5º Alonso
    6º Button
    7º Rosberg
    8º Kubica
    9º Schumacher
    10º Barrichello

    Como ainda pode alterar, talvez eu mude meu prognóstico depois dos treinos livres. Agora como disse o Wilson, SC + chuva = loteria

    Publicado por Alex-Ctba | 24/03/2010, 10:37 am
  12. Parabens Becken pela sua humildade, e pelo seu excelente trabalho…Alias não sei o que falta para vc se tornar um comentarista oficial dos GPs de F1 em radios ou programas exclusivo sobre F1…Alias, vc iria tomar o lugar de muita gente que da olé..hauhauha…

    Publicado por Marcelo Pazetto | 24/03/2010, 10:42 am
  13. Obrigado, Marcelo :) A verdade é que a rapaziada aqui tem um nível altíssimo.

    Alex – quando chove, ter um carro gerando bons pontos de downforce é essencial. Adivinhem quem tem pontos e mais pontos de downforce à disposição…

    Publicado por Becken Lima | 24/03/2010, 10:45 am
  14. Becken Lima
    Vc tem twitter???
    Me follow lá, que eu follow you..huahuhauh

    http://twitter.com/MarcelloPaz

    E orkut tbm
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5818408127212544023

    Publicado por Marcelo Pazetto | 24/03/2010, 10:53 am
  15. Pontos e mais pontos de downforce???

    mmmmm começa com Red e termina com Bull ?

    Publicado por Alex-Ctba | 24/03/2010, 10:58 am
  16. …e na outra ponta, pontos e MENOS pontos de downforce = HRT

    Imaginem esse carro no molhado. O sobrinho pode bater o recorde do tio de rodadas em sequencia, umas seis voltas, na Austrália tb, só q em Adelaide, em 1989. A corrida q ele teria q vencer pra se tornar o “campeão moral” de 89 e acabou não rolando.

    Publicado por Alex-Ctba | 24/03/2010, 11:06 am
  17. A Mercedes já vem mal desde o final do ano passado, quando se chamava Brawn. A questão era o difusor ilegal. Já a McLaren, bem… o que dizer de uma equipe que não ganha um título desde 1998, apesar de ser parceira de uma das maiores montadoras???

    Publicado por Ylan Marcel | 24/03/2010, 11:14 am
  18. 2007 era deles fácil fácil, se não fosse o StepneyGate…

    Publicado por Alex-Ctba | 24/03/2010, 11:17 am
  19. Nessa pré temporada eu fiquei muito perdido.

    Na corrida do Bahrein eu não entendi como a Mclaren e Mercedes tomaram mais de 1 segundo com pneus mácios e tanque vázio no Q3.

    Vamos ver agora em Albert Park como será a dinâmica dos treinos e corridas, isso porque eu não apostaria todas as minhas fichas dizendo que Red Bull e Ferrari serão protagonistas e Mercedes e Mclaren meros coadjuvantes.

    Se fosse assim em 2009, 2008, 2007 e 2006 teriamos a seguinte configuração do campeonato se a primeiras corrida fosse base para toda a temporada.

    2009 – Equipes na zona de pontuação.

    Jenson Button – Brawn-Mercedes
    Rubens Barrichello – Brawn-Mercedes
    Jarno Trulli³ – Toyota
    Timo Glock – Toyota
    Fernando Alonso – Renault
    Nico Rosberg Williams – Toyota
    Sébastien Buemi Toro Rosso – Ferrari
    Sébastien Bourdais Toro Rosso – Ferrari

    Não há nenhuma Red Bull, claro que por merda do Vettel, mas não há.

    2008 – Equipes na zona de pontuação.

    Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
    Nick Heidfeld BMW Sauber
    Nico Rosberg Williams-Toyota
    Fernando Alonso Renault
    Heikki Kovalainen McLaren-Mercedes
    Kazuki Nakajima Williams-Toyota
    Sébastien Bourdais Toro Rosso-Ferrari
    Kimi Räikkönen Ferrari

    Os úlitmos 3 colocados nem terminaram a corrida. E a Ferrari que levaria o mundial até sua última corrida só pontuou com Kimi porque os demais carros quebraram.

    2007 – Equipes na zona de pontuação.

    Kimi Räikkönen – Ferrari
    Fernando Alonso – McLaren-Mercedes
    Lewis Hamilton – McLaren-Mercedes
    Nick Heidfeld – BMW
    Giancarlo Fisichella – Renault
    Massa – Ferrari
    Nico Rosberg – Williams-Toyota
    Ralf Schumacher – Toyota

    Esse talvez seja o que melhor refletiu a temporada.

    2006 – Equipes na zona de pontuação.

    Fernando Alonso – Renault
    Kimi Räikkönen – McLaren-Mercedes
    Ralf Schumacher – Toyota
    Nick Heidfeld – BMW Sauber
    Giancarlo Fisichella – Renault
    Jacques Villeneuve – BMW Sauber
    Barrichello – Honda
    David Coulthard – Red Bull-Ferrari

    Nessa corrida nem aparecem as Ferraris que disputariam palmo a palmo com a Renault o campeonato.

    Calma então galera, pode ser que Mercedes e Mclaren estejam fortes na briga já agora em Melbourne, dando uma suadeira danada nas favoritas.

    Publicado por Claudemir Freire | 24/03/2010, 12:30 pm
  20. Regra dos 55 metros???
    nunca tinha ouvido falar…

    Publicado por Luiz Felipe | 24/03/2010, 1:26 pm
  21. Grato pelo link, Becken!

    Quanto a rivalidade McLaren Vs. Mercedes, é curioso que a equipe alemã afirmava que seria “internacional”, mas acabou com 3 pilotos alemães. Por outro lado, McLaren conta com 3 pilotos inglêses.
    Financeiramente, essa composição deve ser vantajosa, mas eu creio ser um erro esse protecionismo.
    Nem posso elogiar a Ferrari, porque se houvesse pilotos italianos de alto nível, estariam lá.
    Mais um motivo pra torcer pela Red Bull.

    Publicado por KBK | 24/03/2010, 2:22 pm
  22. Não acredito numa Mercedes forte para vencer uma corrida em seu atual estágio. Acredito que a evolução do carro durante a temporada pode ser tão grande (maior que as outras) que fará com que dispute seriamente uma vitória.

    Já da McLaren espero um excelente desempenho. Não acredito que eles estejam tão atrás assim da Ferrari. Bem, se estiverem deve ser os 6 décimos de segundo que o Alonso leva consigo para qq equipe que vai, rsrsrs.

    Publicado por Eduardo Sacramento | 24/03/2010, 6:37 pm
  23. Eu aposto em Vettel , Alonso , até em Piquet voltando correr mas em Massa logo em Albert Park nananinanão , sem chance.

    Publicado por JOÃO P. | 24/03/2010, 8:51 pm
  24. Becken,

    Compartilho uma boa análise sobre a posição relativa de Shumacher e Rosberg na Mercedes feito pelo Formula UK, com a qual concordo totalmente.

    Realmente muito interessante.

    “24/03/2010

    Schumi: chegando lá

    Pode não ser a melhor hora para escrever um post sobre a “popular” figura de Michael Schumacher – tão poucos dias após o Silva’s Day -, mas gosto de contrariar sempre que possível. Peço aos infiéis que leiam até o fim, pois em vez de fazer um discurso apaixonado piegas, vou apresentar – com fatos e números – as razões que me levam ao seguinte raciocínio: Schumacher já está à frente do Rosbife, e em breve o cronômetro irá concordar comigo.

    1 – Schumacher está mesmo três décimos mais lento que Nico?

    É preciso colocar isto em perspectiva. O traçado barenita, ampliado em 2010, leva cerca de 120 segundos para ser percorrido pelos carros em ritmo de corrida. Três décimos em 120 segundos equivalem a uma diferença irrisória: 0,25%. Em uma pista mais dentro dos padrões da F-1 como Albert Park, cuja volta leva em média 85 segundos, os tais 0,25% representam um décimo a menos, esta sim a real vantagem de Nico Rosberg hoje – em classificação.

    Na corrida do Bahrein, Schumacher completou a distância total apenas quatro segundos atrás do Rosbife, que chegou imediatamente à sua frente. Quatro segundos em 6000s (o tempo que o Rosbife levou para completar a prova) significa 0,066..% de diferença. Um empate técnico, ainda mais se considerarmos que a pista barenita praticamente não permite ultrapassagens, quem dirá entre carros iguais.

    De quebra, sempre é bom lembrar que Schumacher ganhou uma posição (largou em sétimo e chegou em sexto), enquanto Nico nada fez além de se manter em quinto a prova inteira. Não havia muito o que fazer, é bom frisar, pois todos que chegaram na sua frente tinham mais carro que a dupla da Ross Racing.

    Isto, porém, não invalida o simples raciocínio: se você fosse o chefe da equipe e visse um cara de 41 anos, parado há três, chegando colado no fedelho de 20 e poucos após uma dura prova no calor do deserto, e ainda por cima ganhando posições, quem você acharia que foi melhor?

    Pois é. Quando não mentem, os números mentem (thanx myself).

    2 – Schumacher está enferrujado

    Em qualquer esporte de alto desempenho e competitividade, ficar três anos fora significa clara desvantagem. Ninguém em sã consciência poderia esperar que o alemão voltasse estraçalhando, até porque carrega 41 anos bem vividos nas costas. Ele mesmo admitiu que precisa melhorar seu ritmo em classificação, e a tendência é, pouco a pouco, retomar a velha forma.

    Foi assim com o xará Michael Jordan em 1995, ano em que retornou de sua primeira aposentadoria. Após uns meses para tirar a ferrugem, Jordan voltou em 96 a ser o velho de sempre, liderando o Bulls rumo a mais três títulos.

    Colocando tudo isto em perspectiva, eu diria que Schumacher já está à frente de Rosberg. A diferença entre eles é irrisória e o heptacampeão tem muito mais “headroom” – ou espaço para evoluir – do que o Queimarosca, que teoricamente já está no seu limite como piloto, pois se encontra no auge da forma física e técnica. É apenas uma questão de tempo para o cronômetro concordar comigo. Querem apostar?

    3 – O carro ainda não está ao seu gosto

    Todos nós sabemos que Schumacher gosta de guiar monopostos que tenham tendência a sair de traseira. O W01 é o oposto disto: sai muito de frente, especialmente por conta dos pneus dianteiros mais estreitos, e o heptacampeão ainda não encontrou o acerto ideal do carro para o seu estilo. Quem entende um pouco de corridas sabe que se há um fator que atrapalha qualquer piloto é ele ter em mãos um carro que não inspira confiança. Seguindo o mesmo raciocínio, é de se esperar que as coisas melhorem tão logo Schumi deixe a barata ao seu gosto.

    Enfim, não pretendo conquistar novos fãs do Queixudo com tudo que escrevi acima. Apenas tento aqui ilustrar que, como sempre, nem tudo é tão simples quanto parece à primeira vista. Michael Schumacher é um tremendo piloto, dos melhores que já passaram pela F-1, e não voltou apenas para fazer figuração. Fatos provam o que eu digo e, espero, em breve o tempo também o fará.”

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 24/03/2010, 8:59 pm
  25. Esqueci de colocar o link

    http://formulauk.wordpress.com/

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 24/03/2010, 9:01 pm
  26. Sirlan, para mim há algumas falácias nesse texto. Achei uma tremenda forçada de barra essa do cálculo das porcentagens…analisando assim todas as corridas são empate técnico e podemos dividir os pontos do Alonso entre Massa e Hamilton, todos ‘tecnicamente empatados em 1º lugar’.

    O Michael pode até ficar acima do Nico em Melbourne ou Sepang (o que eu duvido), mas no Bahrein ele foi massacrado pelo Rosberguinho.

    Publicado por Will | 24/03/2010, 9:14 pm
  27. Will,

    Mesmo em relação a corrida eu acho que faz sentido sim. A diferença entre um vencedor e o segundo colocado normalmente é minima mesmo, quase um detalhe, mas como tudo na vida esse detalhe faz grande diferença.

    Quanto a análise em uma volta aí não é apenas questão de detalhe, é conta mesmo. Em Interlagos as diferenças tendem a diminuir porque a volta é mais rápida, em Spa elas aumentam porque a volta é mais longa.

    Mas o que me chamou a atenção no texto foi ele (o autor) se colocar no lugar do Ross Brawn e tentar advinhar o que o chefão esperava de cada um dos seus pilotos dentro do contexto com o qual cada um chegou na corrida. Não resta dúvidas que o Shumacher tinha um handicap enorme e que acabou não se refletindo no resultado final.

    Seria algo como analisarmos a estréia de Bruno Senna em função de tudo que ocorreu com a equipe até a corrida no Barhein. Não dava para esperar mais do piloto brasileiro do que o que foi feito.

    O blogueiro do Formula UK tem um “estilo” bem descolado e utiliza uma linguagem que não se parece muito com a que usamos e estamos acostumados no “nosso F1Around”, mas tendo a concordar com a análise dele.

    Aliás sempre leio bons textos lá, obviamente concordo com alguns e outros não.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 24/03/2010, 9:36 pm
  28. Eu acho que em Melbourn será muito mais equlibrado no G4, e que Lewis pode tirar coelho da cartola no Q3. Mas pode ser apenas torcida.

    Publicado por Alexandre Gomes | 24/03/2010, 9:54 pm
  29. Olá, Becken e amigos

    http://twitpic.com/18al2d
    A legenda da foto acima(Twitter oficial da equipe), entrega q a Mclaren está construindo uma versão “b” do carro, n acham?

    Publicado por Leandro Magno | 24/03/2010, 10:18 pm
  30. olha o hamilton ainda pode fazer alguma coisa na base do braço, do talento, de ter já um referencial bom para essa pista, mas button não acredito não.
    Agora que vai ser uma corrida mais interessante, isso com certeza vai.
    Chance de safety car enorme, aqui com meus botões nesses ultimos quatro anos teve isso.
    Inicio da corrida um monte de caminhão tanque na prova. Vetel salvo alguma coisa incomum sai na pole, atras dele (não nessa ordem necessariamente) massa, alonso, weber, hamilton.
    Nao acredito em hamilton disputando o primeiro lugar, vejo ele lutando pelo pódio no máximo.

    Publicado por wilson | 24/03/2010, 11:08 pm

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