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ARTIGOS

Sauber é a primeira equipe a copiar “Asa duto” da McLaren

Ao invés de subir nas tamancas como fez a Red Bull, a Sauber foi lá e fez a tal “Asa Duto” inventada pela McLaren. Óbvio que com o ex-piloto de testes da McLaren, o espanhol Pedro de la Rosa a bordo, a missão ficou um pouquinho mais fácil para a equipe suiça.

Pedro confirmou para a Autosport que o modelo é ainda um protótipo a ser testado nesse final de semana sem a certeza que de que sera usada. Ele insistiu que o conceito é diferente do da McLaren e a impressão é que, se há alguma diferença substancial, ela está na influência do piloto sobre a abertura e fechamento do duto: na McLaren, a aberuta posiciona-se na base do bico, na Sauber no sidepod esquerdo.

No fim, colocar o seu próprio duto em ação é uma prova de que a Sauber é, afinal, uma equipe ágil em termos de design e manufatura. Ponto para Peter Sauber.

Discussão

15 comentários sobre “Sauber é a primeira equipe a copiar “Asa duto” da McLaren

  1. Parafraseando Titãs, pra mim é uma das engenhocas mais interessantes da F1 de todos os tempos das últimas temporadas!

    Publicado por Iomau | 25/03/2010, 10:49 am
  2. A FIA nao diz nada a respeito desse duto?
    A propria Ferrari la no grande premio diz que nao iria implementar o tal duto por suspeitar que o mesmo esta fora da regra.

    Publicado por Joao | 25/03/2010, 10:50 am
  3. Não é fora da regra, o duto não é móvel…

    Publicado por Will | 25/03/2010, 10:57 am
  4. EXCLUSIVO!

    Hispania de Bruno Senna também já tem sua “asa duto” pronta!

    Só falta levantar a carenagem e instalar/acomodar o trem em algum lugar.

    Publicado por Iomau | 25/03/2010, 10:58 am
  5. Não entendo a ilegalidade ou legalidade dessa peça, não mesmo.

    O que sei é que em circuitos de retas curtas ou de retomada muito lenta ela tem sua função reduzida e muito. E em curvas torna-se inútil e ainda pode acabar causando problemas caso um piloto se atrapalhe e deixe o duto aberto fazendo assim o nível de aderência na curva diminuir drasticamante.

    Como tantas outras traquitanas inventadas na F1, ela ainda tem que se mostrar essencial para que todas copiem.

    Publicado por Claudemir Freire | 25/03/2010, 11:07 am
  6. Honestamente desejo que esta alteração traga algum aumento de performance para a Sauber. Esperava um pouco mais deles (em especial do sushiman).
    O resultado da primeira prova já deu para mostrar como Sauber, e tambem Willians, estão distantes dos líderes, e aquelas voltas mais rápidas na pré-temporada não passaram de bravata.

    Publicado por VITO | 25/03/2010, 11:09 am
  7. Puxa vida que como vc eh engracado IOMAU !!!!
    Humor fino e inteligente, estilo Perdidos na Noite, nada a ver com as brincadeiras feitas o ano passado com a Brawn !

    Publicado por Fernando | 25/03/2010, 11:11 am
  8. A Mclaren sempre traz inovações, algumas não tão dentro da regra, como a de 1998 e que o carro tinha dois pedais de freio. Idéia de Adrian Newey.

    http://veja.abril.com.br/180398/p_054.html

    Publicado por Claudemir Freire | 25/03/2010, 11:19 am
  9. Bom,

    pelo que conhecemos do snorkel do asaduto da McLaren, ele fica posicionado no bico para ser “acionado” pela perna do piloto. Se o da Sauber fica no sidepod, será que colocaram um acionamento mecânico? se for acredito estar fora das regras. Se ficar aberto constantemente já se sabe que perderão downforce nas curvas, a não ser que que tenham encontrado uma outra solução, e se a fizeram será mais “elegante” que da McLaren.

    Publicado por Felipinho | 25/03/2010, 11:42 am
  10. Claudemir,

    2 pedais de freio é interessante..

    parece que agora inventaram um carro com 4 retrovisores também :D

    Publicado por Felipinho | 25/03/2010, 11:53 am
  11. Não entendi. O ar entra pelo lado e sai lá no aerofólio? Upforce.

    Publicado por KBK | 25/03/2010, 2:31 pm
  12. KBK, o objetivo desse fluxo de ar é apenas o de inclinar mais a asa traseira e assim diminuir o arrasto em reta.

    Publicado por Will | 25/03/2010, 3:48 pm
  13. Will>

    Pra isso a asa traseira não teria que ser móvel?

    Eu entendi de forma diferente. O fluxo de ar passa pelo duto e “cai” na asa traseira, gerando Downforce para as curvas. Para as retas, o piloto “tapa o burado” o ar para de ir pra asa, e o Downforce diminui, aumentando a velocidade em reta.

    Procede? Becken, Sirlan, ajudem ae!!

    Publicado por André Távora | 25/03/2010, 4:49 pm
  14. Posso estar falando besteira, mas na reta acho que liberam o buraco (Hamilton e Button liberando o buraco, sei não), o que geraria uma turbulência na asa, diminuindo arrasto.

    Nas curvas, eles fecham o buraco (Hamilton e Button meio que piscando), e aí a asa gera o downforce normal para fazer a curva.

    Acho que é isso, já que o objetivo é ganhar velocidade em retas, não é?

    Publicado por Iomau | 25/03/2010, 5:09 pm
  15. Ninguém sabe extamente como funciona, mas essa é a explicação mais provável:

    “…The rumours suggest the drivers left braking leg, which sits unused on long straights could be used to alter the flow from the snorkel to the rear wing duct, where a valve alters flow through the blown slot to stall the rear wing. This would reduce downforce and also drag, which would allow a higher top speed. Then the driver moves his leg to start to brake for the next turn the valve switches airflow back to normal, the wings airflow reattaches and provides the downforce needed for the turns…”

    http://scarbsf1.wordpress.com/2010/02/27/mclaren-developments-snorkel-rumour/

    Publicado por Becken Lima | 25/03/2010, 5:36 pm

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