//
você está lendo...
ARTIGOS

Quem larga na frente na Austrália?

IMAGEM: Red Bull/Divulgação – Quem poderá parar Vettel na classificação em Melbourne?

Curioso que enquanto houve um imenso bate-boca por conta da “Asa duto” da McLaren na abertura da temporada, foi mesmo Red Bull e Ferrari as equipes que fizeram a lição de casa na pré-temporada. Cada uma delas criou sua própria solução para lidar com a altura do carro na transição da classificação do sábado para a corrida no domingo.

O fato é que cada 1 mm mais baixo equivale a meio décimo por volta, o que acumulado ao longo de uma perna de corrida pode significar de 4 a 8 segundos de vantagem sobre adversários sem o mesmo truque na manga.

Quanto às soluções, a Ferrari parece ter adotado uma filosofia simples com seus ajustes manuais e visíveis a olho nu. O sistema mais intrincado parece ser o da Red Bull, que usaria uma regra que permite a repressurização do J-Damper — sistema de amortecimento inercial — entre a classificação e a corrida.

Portanto, se você deseja dinheirinho fácil, aposte nas Red Bulls e Ferraris para a pole logo mais de madrugada.

E a McLaren?

Correndo atrás dos ajustes de suspensão das ponteiras, a McLaren aparece como o grande azarão para a classificação. Ninguém sabe até onde as discretas Ferraris e Red Bulls concentraram-se em “set ups” de corrida nas duas primeiras sessões livres hoje, mas o fato de a equipe ter liderado uma das sessões calçada de pneus mais duros — sem os macios e mais rápidos —, dão uma pista de que, afinal, a equipe de Woking evoluiu do Bahrein para cá.

Incidentalmente, Albert Park talvez esconda as deficiências aerodinâmicas do MP4-25 bem aparentes no Bahrein. Será tudo isso o suficiente para tomar a pole das ponteiras?

Renault

Ao liderar uma das sessões, a Renault me pareceu forte em um circuito que beneficia carros curtos como é o R30. Já houve bons sinais de que o modelo poderia lutar contra a Mercedes já no Bahrein, mas Kubica errou no Q3 e foi pego pelo acidente na primeira curva, onde ficaram suas chances. Ainda assim sua corrida foi soberba.

Ao potencial mascarado do Bahrein adicione mais algumas atualizações trazidas desde Enston, e temos aí um bom gargalo de performance para o time francês neste final de semana.

Mercedes

É bem provável que a Mercedes tenha evoluído do Bahrein para cá, mas a equipe talvez tenha evoluído no ritmo da Mclaren, o que, teoricamente, a colocaria na mesma posição do GP anterior.

Bons em briga de rua

Curtas áreas de escape e muros a centímetros das rodas, significam que Albert Park é um circuito de piloto, onde agressividade, bem balanceada com precisão, contam muito.

Alonso, Hamilton, Schumacher e Kubica vêem logo à mente como os pilotos capazes de arrancar algum décimo pela imensa capacidade e técnica na pilotagem. Por outro lado, com uma Red Bull sob seu comando, talvez o australiano Mark Webber faça valer o fator casa e surpreenda seu ultra-rápido companheiro de equipe.

Agora é com vocês: em quem vocês apostam para a pole do GP da Austrália logo mais de madrugada?

Discussão

53 comentários sobre “Quem larga na frente na Austrália?

  1. Este ano não está fácil fazer nenhum tipo de previsão!

    Apostar ainda está muito arriscado.

    Publicado por Mauro Brisola | 26/03/2010, 6:53 pm
  2. Quero dinheiro fácil sim.
    O principal é não perder tempo nas curvas de alta.
    Eu aposto no poleman Vettel.

    Aquele “ajuste de suspensão automático porém mecânico” que o Lito favou é esse? Eu estava pensando que fosse ajuste curva a curva…

    Publicado por KBK | 26/03/2010, 7:03 pm
  3. Olá !, não aposto nada, mas acho que vão largar assim: Massa , Vettel, Hamilton, Alonso, Webber, Button, Barrichello e Kubica, Rosberg e Schumacher.
    Por falar em ajustes manuais, como seriam e como a FIA bobeou em liberar até esta repressurização do sistema da” Rebinboca da parafuseta” ?
    Até mais .

    Publicado por Jopa | 26/03/2010, 7:08 pm
  4. “Rebimboca”

    Publicado por Jopa | 26/03/2010, 7:10 pm
  5. RBR é uma aposta fácil pelo que vimos no Bahrein e pelo que conhecemos de Vettel.
    Mas torço pra que Hamilton faça esta pole. Desde as primeiras voltas que ele elogia o comportamento do carro na Austrália.
    E ainda fez uma volta muito boa no começo do Treino 1 com a pista completamente suja.
    Go Lewis!! Rumo à pole e a vitória!! \o/

    Publicado por Júnior | 26/03/2010, 7:17 pm
  6. Becken ,

    Acho que a pole sera do Hamilton , na verdade a Mclaren fara a primeira fila .

    Na corrida aposto na dobradinha prateada e o Schumacher em terceiro ( corrida com safety car e chuva )

    Puro palpite, nada de analise tecnica.

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 26/03/2010, 7:41 pm
  7. So easy baby..

    Go Vettel !!!

    Quanto aos ajustes de suspensão, pode ser que se realmente tenha algum mecanismo… mas entendo que se seja possível fazer o ajuste entre o treino de classificação e a corrida, creio que a suspensão teria que ser endurecida ou “levantada”, pois o carro estaria mais pesado para corrida (tanque cheio) que na classificação, então a vantagem seria na classificação, onde se poderia treinar com o setup para carro mais leve, voltando o acerto para o carro mais pesado para corrida (e ai ficaria igual aos concorrentes) e na parada, onde novamente poderia se ajustar (ai sim abaixando) para o carro mais leve. Não sei se estou certo, mas com certeza nossos amigos do blog poderão aprofundar mais o tema.

    Publicado por Felipinho | 26/03/2010, 7:41 pm
  8. Go Lewis! McLaren na cabeça!!!

    Publicado por Will | 26/03/2010, 7:44 pm
  9. Hummm, Vettel, Massa, Lewis, Alonso/Button!

    Mas não aposto meu rico dinheirinho…

    Publicado por Alexandre Gomes | 26/03/2010, 8:35 pm
  10. Vou falar como torcedor.
    Aposto no Alonso na pole e na vitória.

    Vou falar como crítico;
    Vettel na pole e Alonso na vitoria.

    mas de que adianta a pole se não a vitoria?
    Vettelzinho que o diga…

    E aliás, a Red Bull não é tudo aquilo não..

    E se os torcedores do Massa trocem Go Massa, os do Schumi Go Schumi, os do Barrica Go Rubens, eu digo:
    GO ALONSO!

    hehehe, abraço!

    Publicado por tomasf1 | 26/03/2010, 8:41 pm
  11. Michael Schumacher.

    Publicado por André Luiz | 26/03/2010, 9:13 pm
  12. – Karun Chadok na cabeça.

    Publicado por Felipe F. | 26/03/2010, 9:21 pm
  13. Dá Vettel, mas vou torcer pro Massa cravar essa pole. Não descarto: Hamilton, Webber e Alonso. Duvido q não seja um desses.

    Zebras Prováveis: Rosberg, Button, Kubica

    Zebra Improvável: Schumi

    Qualquer um q não seja um desses acima, seria uma ANOMALIA

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 26/03/2010, 9:51 pm
  14. pole: vettel
    depois
    massa
    weber
    alonso
    hamilton
    sutil
    button
    rosberg
    schumi
    kubica

    Publicado por wilson | 26/03/2010, 10:18 pm
  15. mais uma…

    A Red Bull le falta el aire.
    En el equipo no confían en su propulsor porque no se adapta bien al chasis y su refrigeración no es óptima.

    Según ha podido saber MARCA, en Red Bull siguen sin confiar en el motor Renault que vuelven a montar este año.
    No es que al propulsor francés le pase algo concreto. Es fiable y, sobre todo, es el que menos gasta de la parrilla. Es simplemente que no consiguen adaptarlo a su chasis, mucho más elaborado y estrecho en la parte final.

    Marco Canseco, envidado especial a Melbourne del diario MARCA, publica que las modificaciones en los escapes para beneficiar la aerodinámica parece que también resienten el rendimiento. La refrigeración no es óptima y eso provoca problemas variados, pese a que a veces no son muy serios.

    Si tiene pequeño el depósito, a Ferrari le ha tocado la lotería.

    Jornal marca

    Publicado por wilson | 26/03/2010, 10:19 pm
  16. aí rapaziada…
    seguinte…

    podem refazer seus calculos quanto a tempo de parada nos boxes. motivo? abaixo:

    FIA baixa limite de velocidade nas boxes em Melbourne

    A Federação Internacional do Automóvel (FIA) decidiu baixar o limite de velocidade máxima na via das boxes do circuito de Melbourne, passando dos anteriores 100km/h para apenas 60km/h também na qualificação e na corrida.
    A alteração foi feita a pedido de Charlie Whiting, delegado da FIA, que considerou a velocidade mais baixa como mais segura para os pilotos e para os mecânicos ao longo das boxes.

    beleza gente?

    Publicado por wilson | 26/03/2010, 10:23 pm
  17. “Uma INCÓGNITA uma INTERROGAÇÃO” …… (Lenine Pimentel)

    Publicado por JOÃO P. | 26/03/2010, 10:45 pm
  18. Webber foi o mais rápido nos treinos livres.

    E pela primeira vez o alemão 7 estrelas bateu o Nico. E já foi metendo logo 4 décimos.

    Se deixar…

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 1:06 am
  19. Quando digo treinos livres, digo treino de sábado…

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 1:07 am
  20. Treinos livres # 3 – Resultados:

    1. Webber Red Bull-Renault 1:24.719 16
    2. Alonso Ferrari 1:24.929 + 0.210 19
    3. Schumacher Mercedes 1:24.963 + 0.244 17
    4. Vettel Red Bull-Renault 1:25.122 + 0.403 19
    5. Rosberg Mercedes 1:25.366 + 0.647 16
    6. Button McLaren-Mercedes 1:25.399 + 0.680 20
    7. Hamilton McLaren-Mercedes 1:25.505 + 0.786 14
    8. Sutil Force India-Mercedes 1:25.525 + 0.806 18
    9. Massa Ferrari 1:25.549 + 0.830 20
    10. Liuzzi Force India-Mercedes 1:25.782 + 1.063 19
    11. Barrichello Williams-Cosworth 1:25.852 + 1.133 17
    12. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:26.104 + 1.385 21
    13. Kubica Renault 1:26.184 + 1.465 21
    14. Kobayashi Sauber-Ferrari 1:26.275 + 1.556 21
    15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:26.368 + 1.649 17
    16. Petrov Renault 1:26.661 + 1.942 19
    17. Hulkenberg Williams-Cosworth 1:26.804 + 2.085 19
    18. de la Rosa Sauber-Ferrari 1:26.818 + 2.099 18
    19. Kovalainen Lotus-Cosworth 1:29.539 + 4.820 19
    20. Trulli Lotus-Cosworth 1:29.800 + 5.081 16
    21. di Grassi Virgin-Cosworth 1:30.800 + 6.081 18
    22. Glock Virgin-Cosworth 1:31.114 + 6.395 12
    23. Chandhok HRT-Cosworth 1:34.334 + 9.615 11
    24. Senna HRT-Cosworth 1:36.649 + 11.930 8

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 1:08 am
  21. Tava pensando em algo…

    Nos testes, tava todo mundo falando que o F10 era extremamente dócil com os pneus. Será que eles estão sofrendo com essa temperatura nos 20ºC?!?

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 1:31 am
  22. Becken me desculpe o comentario meio azedo mas que palhacada eh essa da Hispania e da Virgin ?

    Entendo que sao novatas , que ha limitacao de testes de orcamentos mas sinceramente isso eh vergonhoso para o esporte, a F1 e para os patrocinadores.

    Tomara que eles melhorem ateh a chegada a Barcelona.

    Que bom que o Kaiser esta retomando a forma nao ?

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 27/03/2010, 1:38 am
  23. Fernando,

    Eu concordo com você. E vou mais longe, acho que a Virgin está até pior.

    Eles conseguiram um orçamento, foram os primeiros a colocar o carro na pista mas mesmo assim não conseguem fazer o carro andar.

    Ainda por cima essa história de errar o tanque. O James Allen acho, fala que o erro é de cerca de 20 litros. É muito, cerca de 14 % de um tanque, um absurdo. Isso vai gerar muito trabalho e despesa para corrigir. Parece piada.

    O Richard Branson ano passado caiu meio de para-quedas na Brawn e teve um retorno astronômico. Não sei se ele vai estar disposto a submeter e associar a marca VIRGIN a essa falta de profissionalismo e eficência.

    Não me refiro a desempenho. Isso não dá para cobrar desses times hoje, com a F1 tão equilibrada entre as 9 equipes e tão desenvolvida. A questão são as bobagens que estão fazendo.

    Becken,

    O Shumy nesse 3o treino foi bem. Acho que pela primeirra vez andou na frente do Rosberg.

    Espero uma pole de Vettel ou de Webber hoje, e continuo achando que a Renault pode ser a surpresa da qualificação.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 27/03/2010, 2:39 am
  24. Na BBC o Ted Kravitz sugere que a margem do erro foi de 12 litros, um pouco menor e mais razoável.

    Sobre o “The Shoe”, ele enfiou 4 décimos no Nico. É muito coisa… Anyway, são em pistas como a da Austrália que ele encontra os atalhos…

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 2:44 am
  25. Só se o CFD calculou a probabilidade de corridas com chuva pra dimensionar o tanque. Chuva + SC = menos gas

    Se a virgin não tiver condições de desenvolver um novo chassi, condição técnica, pq dinheiro é o q não falta ao Branson, aposta então nas corridas com chuva e vai com esse carro mesmo :D

    Publicado por Alex-Ctba | 27/03/2010, 2:53 am
  26. Becken,

    12 litros é menos, cerca de 8%, mas mesmo assim ainda é algo que não poderia acontecer.

    Um carro ter um tanque menor e menos autonomia de estratégia na época do reabastecimento tudo bem. Em uma temporada sem reabastecimento projetar e construir todo um carro de F1 e errar por 8% o volume do tanque é um pouco demais….

    Mas…quem faz a pole ? Eu vou de Vettel…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 27/03/2010, 2:54 am
  27. E vc Alex ? Quem faz a pole ?

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 27/03/2010, 2:55 am
  28. Olha, eu ficaria surpreso se Ele começar a andar mais rápido que o Nico, já em Melbourne.

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 2:56 am
  29. Torço pro Massa, mas nunca duvido do alemão queixudo.

    Publicado por Mauro | 27/03/2010, 2:58 am
  30. Eu ouvi o Galvão falando Virgin?!? O Lito Cavalcanti ironizou essa sopa de letrinhas das organizações Globo ontem…

    Até eles cansaram disso…

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 3:05 am
  31. Boa Madrugada Meus F1 Freaks Like Me

    Alonso

    Webber

    Vettel

    Massa

    daí para baixo salve-se quem puder…

    Publicado por SennaCeccotto | 27/03/2010, 3:11 am
  32. Eu também ouvi ele dizer Virgin, mas o curioso que ele chama a HRT de Hispania e a Vigin de VRT…

    Eu acho que deve tá rolando uma certa briga entre a equipe de transmissão o dpto comercial da Globo.

    Acho que o Galvão não tem culpa nessa!

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 3:20 am
  33. Dessa vez não é mesmo culpa do Galvão.

    Olha, eu tenho a leve impressão que a Ferrari vai se dar mal nesse treino de hoje…

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 3:27 am
  34. — McLaren esperta, pondo Lewis e Jenson livre do tráfego. Eles parecem fortes…

    — Vettel fortíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    — Schumacher tomando 4 décimos do Nico.

    — Petrov eliminado (gostei da “empresária” dele…)

    — Ferraris ainda tranquilas, mas Massa está perdido no acerto ou o seu retrospécto terrível na Austrália está fazendo a diferença? Foi só ele que usou macios entreos ponteiros do Q3?

    Q2 à frente…

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 3:28 am
  35. que furada Luisinho de fora Q3…..

    Publicado por SennaCeccotto | 27/03/2010, 3:43 am
  36. Só parecem Becken… se quiser acelerar hoje, o Lewis vai ter que fazer outros burn outs com o carro particular dele.

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 3:43 am
  37. Will

    guarda seu dinheiro melhor!!!!!!!!!!

    Publicado por SennaCeccotto | 27/03/2010, 3:43 am
  38. Red Bull destruindo tudo…

    Publicado por Bruno | 27/03/2010, 3:45 am
  39. O Hamilton não fez tempo na primeira metade do Q2 (saiu e voltou com tempo de Lotus), acho que eles tiveram algum problema.

    Publicado por Filipe Furtado | 27/03/2010, 3:45 am
  40. Pitaco do top 6:

    Vettel
    Webber
    Alonso
    Nico
    Ele
    Massa

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 3:45 am
  41. Alguém entendeu o que fez a McLaren com o Lewis?

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 3:47 am
  42. Se o Galvão fosse inglês, faria a mesma pergunta que você Becken…

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 3:50 am
  43. Posições no Q2:

    1. Sebastian Vettel
    2. Mark Webber
    3. Fernando Alonso
    4. Jenson Button
    5. Nico Rosberg
    6. Michael Schumacher
    7. Felipe Massa
    8. Adrian Sutil
    9. Rubens Barrichello
    10. Robert Kubica.

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 3:50 am
  44. Se o Galvão fosse inglês ele ao menos traduziria as transmissões de rádio que perdemos enquanto ele fala…

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 3:51 am
  45. O Galvçao esta super lamentavel hoje.

    Publicado por Filipe Furtado | 27/03/2010, 3:56 am
  46. Hamilton perguntando onde tinha de melhorar e o Eng… em tudo!!!!!

    Red Bull muito forte dando pau em tudo…

    Publicado por SennaCeccotto | 27/03/2010, 3:57 am
  47. “””..three sectors three sectors..””””

    Pole Vettel endiabrado esse minino..Alonso terceiro outra vez parte limpa…Webber vai deixar passar?

    Button bemm..

    Nico baixou o pau no queixada..

    Publicado por SennaCeccotto | 27/03/2010, 4:03 am
  48. Impressionante como a equipe da Globo fica na defensiva e eficiente atrás dos “porquês” depois do Massa tomar 6 décimos do Alonso.

    Tempos:

    1. Vettel Red Bull-Renault 1:24.774 1:24.096 1:23.919
    2. Webber Red Bull-Renault 1:25.286 1:24.276 1:24.035
    3. Alonso Ferrari 1:25.082 1:24.335 1:24.111
    4. Button McLaren-Mercedes 1:24.897 1:24.531 1:24.675
    5. Massa Ferrari 1:25.548 1:25.010 1:24.837
    6. Rosberg Mercedes 1:24.788 1:24.788 1:24.884
    7. Schumacher Mercedes 1:25.351 1:24.871 1:24.927
    8. Barrichello Williams-Cosworth 1:25.702 1:25.085 1:25.217
    9. Kubica Renault 1:25.588 1:25.122 1:25.372
    10. Sutil Force India-Mercedes 1:25.504 1:25.046 1:26.036
    11. Hamilton McLaren-Mercedes 1:25.046 1:25.184
    12. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:26.061 1:25.638
    13. Liuzzi Force India-Mercedes 1:26.170 1:25.743
    14. de la Rosa Sauber-Ferrari 1:26.089 1:25.747
    15. Hulkenberg Williams-Cosworth 1:25.866 1:25.748
    16. Kobayashi Sauber-Ferrari 1:26.251 1:25.777
    17. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:26.095 1:26.089
    18. Petrov Renault 1:26.471
    19. Kovalainen Lotus-Cosworth 1:28.797
    20. Trulli Lotus-Cosworth 1:29.111
    21. Glock Virgin-Cosworth 1:29.592
    22. di Grassi Virgin-Cosworth 1:30.185
    23. Senna HRT-Cosworth 1:30.526
    24. Chandhok HRT-Cosworth 1:30.613

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 4:10 am
  49. O Massa não poderia ter sido mais honesto nas suas respostas.

    Publicado por Arlindo Silva | 27/03/2010, 4:11 am
  50. Nelsinho no Twitter:

    “…Surpreso com o Alonso 0,7 mais rapido que o companheiro de equipe. É muita coisa! Vamo ver que que o Galvão vai falar agora, né?…”

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 4:18 am
  51. Becken,

    Esses 0,6s são fora do normal mesmo.

    Não existe essa diferença entre Alonso e Massa. É muito natural se busque uma explicação, e ela veio na fala do Massa, que só ocorreu porque alongaram um pouco a transmissão. Acho que foi um bom trabalho da Globo.

    Ninguém vai dormir sem saber porque Massa ficou tão longe do Alonso.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 27/03/2010, 4:20 am
  52. Para os nervosinhos: Provocações e comentários ofensivos não serão tolerados.

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 4:32 am
  53. hehehe domingo restaurante italiano de novo. redbull já comprei. Meu amigo ingles vai ficar tá puto nesse fim de semana. será que é porque ele andou levando um bati papu com os homi?
    bem depois da corria falu com ele. se não me engano ele me disse que era melhor usar a vodafone pra ligar pra ele.

    Publicado por wilson | 27/03/2010, 8:54 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: