//
você está lendo...
ARTIGOS

…E ninguém para Vettel na classificação para o GP da Austrália

O alemão Sebastian Vettel não deu chances ao prata da casa Mark Webber e com uma volta espetacular — incluindo aí um pequeno “slide” na penúltima curva — emplacou a sua segunda pole position consecutiva nesse início de temporada.

Como Sebastian deixou claro ainda durante a sua vibração dentro do cockpit do RB6 — “Vamos mostrar a eles” —, sua pole é um meio desabafo depois do frustrante final de semana no Bahrein, quando uma vela de ignição comprometeu seu amplo domínio da classificação e metade da corrida.

Mark Webber ladeia Vettel e Fernando Alonso, que há duas semanas herdou a vitória quase certa do alemão, abre a segunda fila, fechada por Jenson Buitton.

Alonso 7 décimos melhor que Massa

Aqui no Brasil, olhos atentos ao bom desempenho do bicampeão espanhol, que classificou-se eternos 7 décimos à frente de Felipe Massa. A diferença é irreal para a F1 e Massa, procurado pela desesperada Rede Globo, tinha a sincera explicação na ponta da língua: “não consegui achar ‘grip’ [aderência] em nenhum dos compostos [duros e macios] hoje.”

Curioso que o problema de Massa hoje foi, basicamente, o que Kimi Raikkonen enfrentou em todo o tempo que dividiu a Ferrari com o brasileiro: a incapacidade de fazer os pneus aquecerem na preparação para uma volta lançada.

McLaren bem com Jenson

Frustração também para Lewis Hamilton, eliminado já no Q2. Segundo a BBC, ainda durante a transmissão, o inglês foi vítima de um pneu sem pressão no início do Q2, o que obrigou a McLaren a liberá-lo em meio ao tráfego em sua volta lançada.

Falando diretamente para a BBC, logo após sua eliminação, Lewis não deu desculpas: “Basicamente, na minha primeira saida eu peguei muito tráfego.  (…) Quando voltei tive pista limpa, apenas não consegui [uma volta lançada].”

A McLaren foi mais efetiva mesmo nas mãos de Jenson Button — muito bem durante todo o final de semana — que trouxe o MP4-25 seis décimos mais perto do alemão voador da Red Bull. No Bahrein, foi um segundo longínquo de diferença.

Rosberg ainda na frente de Schumacher

Nico Rosberg dominou Schumacher novamente na classificação hoje, mas com a diferença de apenas um décimo no Q3 — que chegou a picos de 4 no Q1. Ainda assim, Nico mostrou-se desapontado com o seu próprio desempenho na última fase da classificação: “cometi um par de erros na minha melhor volta com os pneus macios, o que me custou de três a quatro décimos.”

Schumacher confessou ter sido atrapalhado pelo tráfego, mas reconheceu que as posições da Mercedes na classificação hoje, 7º e 8º, é o puro reflexo do nível da equipe nesse início de temporada.

Barrichello feliz com honrosa oitava posição

Rubens Barrichello fez uma bela classificação enfiando a sua ainda mediana Williams no Q3 e conquistando uma honrosa oitava posição entre a elite da classificação. No processo, o brasileiro novamente bateu o “The Hulk” com a sonora margem de sete décimos  no Q2.

Após a classificação, Rubens confessou: “Oitavo é um bom resultado, mas todo mundo na equipe deseja ainda mais. Tenho certeza que estaremos lá, mas agora este é o limite do carro.”

HRT é o destaque entre as novatas

No outro extremo do grid, Bruno Senna posicionou a sua Hispania a “apenas” 6 décimos da melhor marca do Q1, o que pode ser considerada uma monstruosa evolução do Bahrein para cá, quando a equipe ficou a eternos 9 segundos do mesmo Vettel.

A Hispania não foi o destaque solitário entre as equipes nanicas. A Lotus, com Heikki Kovalainen, ficou a apenas 2.2 segundos daToro Rosso  do sofrível Alguersuari, o que demonstra que sob o comando de uma homem com o ethos da F1 como Mike Gascoyne, a equipe tomou o caminho certo.

A Virgin de Di Grassi e Glock continua a penar e ver a ameaçadora aproximação da Hispania no seu retrovisor.

O show

Apenas a classificação com seus pequenos dramas — a eliminação de Lewis, a pole raivosa de Vettel e os desempenhos de Alonso sobre Massa e Button sobre Haimlton — proveram suficiente entretenimento ao público viu pela televisão e ao que lotou o Albert Park para torcer por Mark Webber e ver de perto a F1.

O espetáculo no árido deserto do Bahrein foi “fake,” — falso — essa é que é a verdade.

Se amanhã por acaso chover durante a transmissão e vermos um Lewis Hamilton em trabalho de recuperação, alem de um Alonso decidido na luta contra as Red Bulls, então tenho certeza que esqueceremos a malograda prova do Bahrein.

Tempos:

1 S. Vettel Red Bull 1:23.919
2 M. Webber Red Bull 1:24.035
3 F. Alonso Ferrari 1:24.111
4 J. Button McLaren 1:24.675
5 F. Massa Ferrari 1:24.837
6 N. Rosberg Mercedes Grand Prix 1:24.884
7 M. Schumacher Mercedes Grand Prix 1:24:927
8 R. Barrichello Williams 1:25.217
9 R. Kubica Renault 1:25.372
10 A. Sutil Force India F1 1:26.036
11 L. Hamilton McLaren 1:25.184
12 S. Buemi Scuderia Toro Rosso 1:25.638
13 V. Liuzzi Force India F1 1:25.743
14 P. de la Rosa Sauber 1:25.747
15 N. Hulkenberg Williams 1:25.748
16 K. Kobayashi Sauber 1:25.777
17 J. Alguersuari Scuderia Toro Rosso 1:26.089
18 V. Petrov Renault 1:26.471
19 H. Kovalainen Lotus F1 1:28.797
20 J. Trulli Lotus F1 1:29.111
21 T. Glock Virgin Racing 1:29.592
22 L. Di Grassi Virgin Racing 1:30.185

Discussão

33 comentários sobre “…E ninguém para Vettel na classificação para o GP da Austrália

  1. “Red Bull te dá asas” – Vettel

    Publicado por KBK | 27/03/2010, 4:22 am
  2. O problema das outras equipes é que quando um GP é numa temperatura não muito elevada, ou até no frio (Inglaterra e Alemanha em 2009), a Red Bull domina o fim de semana.

    E a temperatura lá anda na casa dos 20 – 24ºC.

    Publicado por Bruno | 27/03/2010, 4:29 am
  3. É, o carrinho do Adrian Newey é bom demais! Até o Webber consegue se classificar bem ;-)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 27/03/2010, 4:29 am
  4. O Massa passando o q o Kimi passou com ele em 2008. Não conseguiu aquecer os pneus, devido ao estilo de pilotagem, q o Becken já havia alertado qdo o Alonso treinou com o esportivo da Ferrari lotado de sensores. Veio uma pista com temperatura abaixo dos 40º e o Felipe não teve como fazer seu pneu funcionar.

    Segunda corrida e como abordava-mos, já dá pra ter um panorama da diferença dos carros entre uma corrida e outra e qual equipe atualizou melhor seu projeto. Red Bull dominante. Foi um passeio e o Webber conseguir acompanhar o Vettel. O carro deve ser MUITO BOM MESMO!

    Qto ao Hamilton, já tem a explicaçao oficial? Ou foi o mesmo problema do Massa? Pq não parece q ele tinha tráfego no momento da sua volta…

    Publicado por Alex-Ctba | 27/03/2010, 4:34 am
  5. Becken,

    O que falar da classificação de hoje…

    …que o Vettel lembra muito o Ayrton em uma volta lançada. Impressionante como ele consegue ficar quieto e na hora tira o tempo. A volta da pole no pouco que podemos ver na camera dentro do carro foi uma pintura…

    …que a Red Bull está forte mas a Ferrari não está tão atrás. Grande treino do Alonso…

    …que é bonito ouvir um piloto explicar de forma tão clara e honesta como Massa o porque de não estar rendendo como o companheiro de equipe…

    …que Button, pelo menos em Merlboune, está incomodando o Hamilton…

    …que o Shumacher tirou mais um pouquinho da diferença para o Rosberg. Será que vai ser na Malásia ? Acho que sim….

    …que esperava mais de Kubica e Suttil (em tempos, não necessariamente posições), sendo que o alemão foi quem mais perdeu do Q2 para o Q3, logo acho que treinou de pneu mais duro…

    …que é bonito ouvir um piloto de 37 anos e que participou de quase um terços dos Gp´s mostar toda a felicidade com uma grande volta, como falou Barrichello em relação ao tempo do Q2….

    …que Kobayote cada dia mostra que está mais para Sato que para Senna…

    …que as Lotus são disparadas as melhores estreantes, mas na diferença deles para a Toro Rosso cabe todo o grid do ano passado…

    …que a Virgin se não melhorar vai ficar atrás da HRT…

    …que Bruno Senna fez seu papel e venceu o duelo com o indiano…

    …que di Grassi vai mostrando que é bom de entrevista, não necessariamente de pista…

    …e finalizando….

    …que se laragar bem, não quebrar uma vela e nem chover…o Vettel leva a corrida ….

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 27/03/2010, 4:37 am
  6. Sirlan – Um dos pneus do Hamilton perdeu pressão no Q2. Por isso ele entreou para marcar tempo e voltou aos boxes sem lançar volta. Quando a equipe o pôs para marcar tmpo foi no meio do tráfego.

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 4:39 am
  7. Becken,

    Que ele teve problemas foi claro, em condições normais ele estaria no Q3.

    Mas acho que nessa pista o Button tem incomodado mais.

    Diferentemente do passeio que levou no Barhein aqui a coisa esta equilibrada, o que não deixa de ser uma surpresa inclusive para mim.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 27/03/2010, 4:43 am
  8. E o Galvão hein? péssima a transmissão da duplinha senil. Ficaram metendo o pau no Hamilton, sem ao menos saber o q está acontecendo. Insistindo q não tem essa diferença de 0,07 q o Massa tomou do Alonso, sendo q além do problema dos pneus, essa pista é muito fácil de se cometer erros, como bem alertou o Senna q estreou lá em 2006. Deve ser o mesmo q está enchendo a cabeça dos fãs do Miltinho, pelo vexame de não ir pro Q3 e pelo caminhão de tempo q ele tomou do Button q é meio segundo. Até então o Button, vinha desde os treinos até o Bahrein sempre atrás do Hamilton.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/03/2010, 4:44 am
  9. Sem a pegada técnica do Burti eu já percebi que o Galvão fica fora de controle…

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 4:48 am
  10. Grandes pinceladas do Sirlan. C tinha me perguntado quem era o pole né? bom eu achava q dava Vettel mesmo, mais pelo RB6, apesar q de o Vettel mesmo errando ainda é mais rápido do q as F10 em treino. Vamos ver em ritmo de corrida o q acontece amanhã. Ainda boto fé nas Ferraris, mas tá pintando um passeio…

    Qto ao Hamilton, tá explicado, sem pressão correta, na F1 é caixão. Mas parece uma TC, joga Miltinho pra trás q tá garantido o espetáculo. Tem uma Force India, uma Renault e uma Williams até ele chegar na turma.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/03/2010, 4:53 am
  11. Alex – Dizem que chove no meio da prova amanhã…

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 4:56 am
  12. Se chover realmente, emoção em dobro e vitória do Vettel. do 2º pra baixo, até o Hamilton tá na briga. O Massa tem q comer o Button na largada senão vai perder tempo e o Alonso dispara.

    Tomara q o Barrichello saindo em 8º consiga brigar com as Mercedes, mas é difícil, essa Williams ainda tem muito o q desenvolver pq o motor é esse mesmo até o final do ano.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/03/2010, 5:00 am
  13. Se bem q o Vettel é bom qdo a prova começa com chuva, como foi o caso da sua primeira vitória em Monza de STR e tb na China ano passado. Com chuva chegando no meio da corrida, o melhor momento pra trocar pneus, o imponderável, SC…td isso conta tb.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/03/2010, 5:10 am
  14. Cara, cada dia essa transmissão da Globo fica pior. Eles ficam inventando heróis e vilões…parece o tal Big Brother.

    Agora a bola da vez é o Alonso, que já foi um dia herói, quando ganhava do MS mas agora é vilão. Porra, o cara é um pilotaço, e “inventou a roda” nesse fim de semana. Foi bem o tempo todo. Felipe também é um pilotaço, mas Melbourne não é a sua pista. Simples assim.

    O que aqueles caras picharam o Lewis por ter ficado para trás no Q2.

    Ano passado o Felipe ficou foi no Q1, mas eles creditaram a culpa à Ferrari.

    Até tentei assistir na JustinTV.com, mas não me acostumo a ver no computador, e tem um Delay de eternos 15segundos.

    Ahh francamente…estamos mesmo reféns desses caras?

    Alguém sabe me dizer quais são os canais que transmitem a F1 nos principais países?
    Ex.: BBC – Inglaterra
    Globo – Brasil.
    Quem sabe não é uma daqueles canais da Net que a gente não assiste…tipo canal coreano…canal japonês….sei lá.
    O certo é que na Globo não dá mais.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 27/03/2010, 6:59 am
  15. Como previsto… GO VETTEL!

    agora é rezar para o motorzinho não abrir o bico de novo…

    a questão do Webber é que ele ta correndo em casa, e mesmo assim tomou pau do Alemãozinho..

    Alonso dentro do previsto, parece que realmente não dá para alcançar as RBR…

    definitivamente esta não é a pista para o Massa, os resultados sempre demonstraram… tem que fazer boa largada para saltar a frente do Butao.. e depois só ficar na torcida para uma quebra um SC na hora ou algo do gênero para salvar o fim de semana, senão vai começar a ver o espanhol disparar na classificação…

    Butao em quarto foi bem.. parece que começou a se adaptar melhor ao quarto..

    no mais sem muitas surpresas.. o Rosberguinho ainda a frente do alemãozão, mas esse já começou a mostrar que vai chegar lá…, o Rubinho onde deveria estar.. quando um dos 4 grandes se da mal.. que por acaso desta feita foi o Miltinho. O resto é segunda e terceira divisão e nada mudou ainda..

    Publicado por Felipinho | 27/03/2010, 7:57 am
  16. Ainda é cedo, mas num campeonato longo como será este ano, será que Vettel durruba o recorde de poles em uma temporada?

    A HTR realmente melhorou bastante, bom para o Senninha.

    Massa, curto e grosso, sem frescura em explicação.

    Rubinho o show man, hehehehe.

    e o Schumy ta chegando.

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 27/03/2010, 8:42 am
  17. vettel com a pole. alonso com a vitoria.
    vettel larga bem e vai pondo tempo.
    após porem pneus duros vai perdendo tempo e ao fim da corrida emoçao a vista, possibilidade chuva e inclusive safety car.

    Publicado por wilson | 27/03/2010, 9:16 am
  18. Alonso em terceiro, novamente do lado bom da pista. Webber toma na primeira curva.

    O Massa tem que tomar muito cuidado se fechar a porta do Rosberg. Quem está atrás dele é nada menos do que outro alemão, só que de saco cheio.

    O Domenicali que deve estar feliz de ter dito isto em dezembro: “Alonso nos dá garra: A Ferrari está de volta”

    Publicado por Costanza | 27/03/2010, 9:51 am
  19. Transmissao ->

    Quem assistiu o primeiro treino de classificacao na Sport Tv, deve ter ouvido o seguinte absurdo.

    Um comentarista com outro teve a grande cara de pau de comentar o seguinte, quando falavam das equipes de F1. A formula 1 agora se transformou em sopa de Letrinhas, com RBR, STR, VRT, HRT.

    QUe vontade de poder falar ao vivo com eles na transmissao.

    Publicado por claudio cardoso | 27/03/2010, 10:04 am
  20. Como bem disse o Sirlan, se não chover e se não quebrar o Vettel vai levar essa até com uma certa facilidade. A combinação do alemão voador com o carro do Adrian Newey é muito forte.
    Agora, será que o império global não consegue montar um time melhor do que Galvão e Reginaldo para as transmissões da F1?

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 27/03/2010, 10:06 am
  21. Estava tranquila no último treino livre à meia noite.
    Mas ao ver a classificação do Lewis não acreditei e não entendi…
    Ainda bem que aqui no F1 around eu sempre encontro as respostas pras minhas perguntas.
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Aliás, concordo com o FFigueiredo, não consigo mais assistir F1 na globo.
    É insuportável a narração tendenciosa do Galvão, principalmente contra o Lewis e a favor do Felipe.
    E sem o único que fala “alguma coisa coerente” lá (o Burti) tudo fica mais caótico ainda!

    Publicado por Mari Espada | 27/03/2010, 10:09 am
  22. Sonhar não custa nada…

    Publicado por Colorado | 27/03/2010, 10:17 am
  23. O lado bom do Lewis largar lá trás é que, provavelmente, haverão mais ultrapassagens!

    Publicado por Mari Espada | 27/03/2010, 10:23 am
  24. Lewis largando de trás, mas só tem osso duro na frente…

    Sutil, Kubica, Barrica, Schumi e Nico…

    Eu, hein!

    Publicado por Alexandre Gomes | 27/03/2010, 11:21 am
  25. Será que teremos alteração no grid de largada?

    Schumacher reclama junto à FIA de bloqueios de Alonso e Hamilton no treino.

    fonte: globo.com

    Publicado por Galkadesh | 27/03/2010, 12:05 pm
  26. é o pessoal ta metendo o pau no massa, mas é ilógico imaginar que uma diferença que nunca existiu exista de repente, vamos raciocinar direito!

    Publicado por marcelle | 27/03/2010, 12:06 pm
  27. A transmissão da RG está sofrível, o GB metendo pau no Hamilton (falar que o título de 2008 devia ser do Massa é absurdo!) é de embrulhar o estômago e o RL, outrora jornalista de respeito, é hoje, outro fanfarrão que não se presta a nada, além de repetir “globices”. O que dizer então, dos comentaristas do Sportv? Uma lástima…

    Teve um sujeito aí que mencionou sobre falar com eles ao vivo. Na Sportv é possível, dá pra mandar um email lá, duvido que eles leiam. Eles só lêem email do tipo “Oi, tenho 12 anos e adoro as madrugadas de F1 no Sportv, o canal campeão”…

    Muito bom o Vettel, realmente impressiona sua velocidade em voltas lançadas. Webber não mandou mal, torci por ele nessa, tomara que se de bem na corrida. Alonso genial, arrancou cada milésimo de performance do carro, típico do espanhol. Button assustou muitos críticos. O Massa…bom, o Kimi deve saber explicar…

    Publicado por The Stig | 27/03/2010, 12:57 pm
  28. marcelle,

    Talvez a diferença sempre tenha existido, mas nunca vamos saber, ou não.

    Publicado por Costanza | 27/03/2010, 1:07 pm
  29. Detalhe: a pole de Vettel estabeleceu o novo recorde de Melbourne, que era de Schumacher com a Ferrari em 2004: 1:24.125

    Amanhã vai ser a provade fogo para a Red Bull. Será que o motor aguenta?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 27/03/2010, 1:24 pm
  30. Becken

    Gostaria que você desse uma lida nesse artigo ( http://doctorvee.co.uk/2010/03/26/the-declining-standard-of-f1-television-coverage/ ), tem o link também no F1Fanatic, onde o autor faz um parelelo apontando a falta de emoção das ultimas corridas, Bahrein e Abu Dabhi, com a falta de ousadia nas transmissões televisivas da FOM. Ele cita vários exemplos, como a falta de replays dos incidentes da largada e a total negligência com o Kubica e Sutil que vieram escalando o pelotão após suas rodadas.

    Acho que vale um post, e da bastante pano pra manga…

    Abraços

    Publicado por Brisot | 27/03/2010, 2:08 pm
  31. Becken, com sua licensa (delete se julgar inapropriado), um link para quem quer ver (ou rever) o treino. Transmissão da BBC1: http://kbkgp.wordpress.com/2010/03/27/video-qualifying-da-australia-na-integra/

    Publicado por KBK | 27/03/2010, 3:19 pm
  32. Que milagre!!
    O galvão falou Virgin no final do treino!

    Publicado por Flavio | 27/03/2010, 3:34 pm
  33. “Oi, tenho 12 anos e adoro as madrugadas de F1 no Sportv, o canal campeão”… Excelente! E tem aquele clone tardio do Renato Aragão, o Barreto, que tb é uma piada.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/03/2010, 8:05 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: