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ARTIGOS

McLaren reclama da legalidade do sistema que regula altura de carro da Red Bull

IMAGEM: Red Bull/Divulgação

A exuberante forma da Red Bull na classificação esse ano está pondo de cabelo em pé a concorrência, mas especificamente a McLaren.

Ironicamente, a equipe de Woking foi alvo direto de protesto da Red Bull, que ainda suspeita, firmemente, que a “Asa duto” do MP4-25 é ilegal. Agora, suavemente, a equipe de Button e Hamilton resolveu retaliar: Martin Whitmarsh anda sugerindo que o mecanismo que permite à Red Bull brincar com a altura de sua suspensão entre a classificação e a corrida, também é ilegal.

A controvérsia, teoricamente, jaz na regra que não permite às equipes mudarem parâmetros da suspensão dos carros estacionados no Parc Fermet (Parque Fechado) após a classificação. Para comportar o enorme volume de combustível de início de corrida — cerca de 160 kg em média —, os carros deveriam disputar a classificação já com a altura de suspensão preparada para esse massivo peso do início de corrida — o que significa perda de desempenho na classificação.

O truque então é manter o carro tão baixo na classificação quanto nos primeiros estágios da corrida — o que geraria downforce. O bônus seria permanecer com a suspensão ainda nivelada à medida que o combustível fosse queimado.

Não há ainda ninguém debruçado sobre o funcionamento do sistema, mas especula-se que equipe de Vettel usaria uma regra que permite a repressurização do seu J-DAMPER — sistema de amortecimento inercial inventado pela própria McLaren em associação com a Universidade de Oxford— entre a classificação e a corrida.

Tem sido interessante a guerra técnica de bastidores, mas assim como no caso da “Asa duto” da própria McLaren, é provável que um protesto não leve a nenhuma reação da FIA.

Sabendo disso, Whitmarsh prometeu que o sistema da McLaren estará pronto no GP da China.

Discussão

9 comentários sobre “McLaren reclama da legalidade do sistema que regula altura de carro da Red Bull

  1. ah..
    rsrs
    quero ver quantos vão aparecer aqui para dizer:

    o choro é livre.. CTRL+C CTRL+V, ou que a McLaren reclama de tudo…

    é isso ai.. o Newey é o cara.. o resto tem que correr atrás… com asa-duto e tudo ! :P

    GO VETTEL!!

    Publicado por Felipinho | 27/03/2010, 8:17 am
  2. Legal……… Tudo se copia….. e está certo….

    copia com inovação…e assim vai…

    e o sono me pegou está noite….assiti somento o Q1…..

    fazer o que

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 27/03/2010, 8:29 am
  3. Muito simples, algum sistema pneumático que vai vazando.

    Não muda durante o qualify, mas enquanto está no parque fechado, vaza em digamos 5 horas mudando o acerto.

    Publicado por Costanza | 27/03/2010, 9:40 am
  4. becken, será que voce poderia ver algo para nós aqui?
    eu nao acompanhei os treinos, mas estive acessando varios sites e no f1mania.net
    os caras acompanharam ao vivo. E num dado momento pelo menos no q2 alonso estava de pneus duros e massa macios.
    Minha duvida é essa: alonso no q3 usou duros ou macios?
    se ele usou macios vai levar tempo durante umas 15 voltas, agora se ele usou duros a tônica da corrida vai ser outra.

    Publicado por wilson | 27/03/2010, 9:47 am
  5. Constanza ->

    Na verdade é tudo ao contrario do que voce falou.

    Eles qualificam bem baixo, no parque fechado quando represurizarem o sistema, uma parte deve ir para algo pneumatico na suspensao, e o carro fica mais duro para poder acomodar a centena de quilo de combustivel extra que vai entrar e nao afundar de vez.

    Durante a corrida o carro vai perdendo o ar e o carro baixando novamente conjuntamente com o nivel de combustivel descendo.

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/03/2010, 9:57 am
  6. Para Galvão Bueno só existe a Ferrari como equipe e Massa como piloto, saco isso.

    Falando de Kubica, que nunca teve um carro de ponta, e vai cair de maduro, não lembra que Massa está no quinto ano em carro de ponta, e só teve sua vitória quando estava nesta equipe. Bom piloto em carro de segunda! Ok, não deixa de ser verdade, mas a f1 não vive só do g2, g3, g4, ou coisa que o valha.

    Desmerecer a curta e bem sucedida carreira de Lewis nem se fala, pontuando como torcedor apenas as “desmerecimento” deste, acusando de agressividade e falta de concentração, culpando-o de exigir a atenção da equipe, como se nenhum piloto cobra-se isto. Senna, Schumi, Prost e Alonso, só para ficar em bi para cima.

    Abre o olho Galvão, o inimigo de Massa está no carro ao lado. E se não for este ano, ele vai ser o eterno piloto querido por todo equipe, mas que só faz assistência.

    E eu nem vou falar em política nos bastidores da F1, pois tem casos onde a vaidade e arrogância permeia.

    Sobre a qualify, assombrosa a vantagem da Redbull, e o acerto dos carros ainda é complicado, e Newey fez magica com este setp da suspensão. Certo ou errado, tiro o chapéu.

    Lewis, atrapalhado na volta rápida foi a decepção, a equipe errou avisando sobre o rush na pista, Nico 2×0 Schumi, Massa também, mas foi bom para Rubens e se chuver, vai ser interessante. Os outros brasileiros: ê, mundo cão!

    Koba tá devendo, mas acho quem deve mais é a Sauber. Os Renault fizeram o trabalho dele, os motores também.

    A corrida vai ser “persigam o líder”…

    Publicado por Alexandre Gomes | 27/03/2010, 10:44 am
  7. Tem gente no anti spam com provocações e comentários ofensivos. Vai ficar por lá se não maneirar no veneno…

    Publicado por Becken Lima | 27/03/2010, 12:32 pm
  8. Pois é Chefe…

    Segura as rédeas, se não o bicho pega. Seu blog é um diferencial altamente positivo no meio dessas maluquices que estão por aí.

    Concordar e discordar faz parte do jogo. Civilizadamente, de preferência, ou melhor, com absoluta certeza.

    Ficaria muitíssimo aborrecido em ver o seu e o “nosso” F1 Around na vala comum desses outros “bloguetes” por aí.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 27/03/2010, 5:07 pm
  9. CTRL + C, CTRL + V, mesmo. Porque tá todo mundo tentando copiar o duto da McLaren. A própria Red Bull está.

    A Red Bull chorou e esperneou por causa do tal duto, e esconde um sistema questionável em sua suspensão. A McLaren tá CERTISSIMA: Protesta primeiro, não dando em nada, COPIA!

    Até porque é muito mais fácil copiar a suspensão da Red Bull do que a Red Bull copiar a asa duto.

    Gosto da Red Bull, mas acho que estão se preocupando demais nos carros dos rivais ao invés de tentar rever seus problemas de confiabilidade, ou descobrir pq o Vettel quebra tanto carro…

    Publicado por Alan McLaren | 28/03/2010, 3:32 pm

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