//
você está lendo...
ARTIGOS

Button vence corrida espetacular na Austrália

Jenson Button venceu agora a pouco o GP da Austrália pela segunda vez consecutiva, marcando a sua primeira vitória pela McLaren.

Fatalmente, a atuação do inglês não será classificada como exuberante, mas como a decisão de arriscar calçar pneus slicks foi sua, fica o credito pela ousadia estratégica que se transformou em vitória após mais uma quebra da Red Bull de Sebastian Vettel.

Para a BBC, o Chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, elogiou o faro estratégico do inglês:

“Ele nos chamou para o primeiro pit-stop e isso venceu a corrida. Foi uma grande decisão e uma grande pilotagem. Nós sabíamos que venceríamos algumas corridas este ano, mas conseguimos essa agora, o que foi muito bom, e foi Jenson quem a venceu com sua decisão [estratégica]. Sua pilotagem foi fantástica.”

— Martin Whitmarsh, chefe da McLaren

Acompanhou Button no pódio Robert Kubica, perfeito defensivamente contra Hamilton, e Felipe Massa que foi resistente o suficiente para segurar Fernando Alonso, mais rápido durante toda a prova.

Lewis Hamilton, ‘The Show Man’

Lewis Hamilton passou maus bocados na Austrália nesse final de semana. O inglês foi do constrangimento em ser detido pela polícia australiana por direção agressiva nas ruas de Melbourne à desastrosa classificação no sábado, mas parte do espetáculo visto no GP da Austrália pode, e deve, ser justamente creditado a sua imensa habilidade e agressividade.

No caminho até a sexta posição, Lewis predou com ultrapassagens um bom número de adversários, inclusive o vencedor da prova Jenson Button, além de deixar riscos nos capacetes de Rubens Barrichello, Mark Webber, Felipe Massa e Nico Rosberg. O campeão de 2008 só foi detido pela estratégia equivocada da McLaren, que o obrigou a uma segunda parada quando estava em terceiro e brigava por um potencial segundo lugar.

Chegou em Alonso tarde, quando seus pneus já estavam em frangalhos e a pista completamente seca. Merecia muito mais do que o seu esforçou lhe presenteou e a atropelada do hoje trapalhão Webber foi um castigo ingrato para mais uma pilotagem inesquecível.

Vettel

Há pouco a se dizer sobre o primeiro terço da corrida controlada por Sebastian Vettel, mas a equipe deveria começar a formular uma resposta plausível aos constantes problemas enfrentados apenas pelo alemão. Webber fez uma pilotagem agressiva e no limite, e não ser pelo bico perdido ao atropelar Lewis Hamilton, o seu carro chegou inteiro.

Será, afinal, culpa do design agressivo dos carros de Adrian Newey ou apenas uma incapacidade da Red Bull em checar processos de manufatura e controle de qualidade de seu carro?

As Ferraris

Junto com Hamilton, Alonso foi outro a dar show na Austrália. Será difícil culpar Fernando ou Jenson pelo incidente na primeira curva que o demoveu à última posição, mas a recuperação do espanhol escalando o grid de 18º e sua defesa de posição frente a Lewis foram memoráveis.

No outro lado da garagem, se Felipe Massa tivesse o mesmo ritmo do espanhol, talvez brigasse pela liderança no início. Sim, o carro mais afinado estava nas mãos de Alonso, mas a contínua orientação em como fazer a última curva recebida via radio de seu engenheiro de corrida, Rob Smedley, me pareceu bizarra.

Felipe sofreu com a pista lisa, mas a sua estupenda largada e costumeira coragem na defesa de posições, lhe rendeu um justo pódio.

O resto e o Show

“Direção defensiva” estelar de Robert Kubica, exageradamente exaltada pelo irritante Galvão Bueno e que influencia a opinião geral do fã da categoria. Entre os que estão às margens dos “Top 10,” o grande destaque seria mesmo Barrichello, que mesmo fazendo um parada a mais conquistou a honrosa oitava posição para a até aqui mediana Williams.

Nico bateu Schumacher mais uma vez, mas com o dano na asa dianteira na largada não pudemos ver Schumacher na briga com os ponteiros, principalmente com Hamilton. Bem atrás no grid, seguindo de perto uma Toro Rosso e — pasmem — lutando com a Virgin de Lucas di Grassi, Schumacher teve atuação discreta, frustrando quem esperava mais do heptacampeão.

Entre as novatas, fica aí o destaque para a Lotus que completou a prova com Heikki Kovalainen, e para a Hispania que, mesmo tomando 4 voltas do líder, milagrosamente finalizou o GP da Austrália pelas mãos de Karun Chandhok.

Sobre a corrida em si, ela foi uma resposta imediata ao tedioso show no Bahrein. Deve, no entanto, ser encarada com certo ceticismo, principalmente pelo asfalto liso enfrentada no início, o que fez toda a diferença para os mais habilidosos e corajosos. Foi entretenimento de primeira, mas gerado de forma artificial. A F1 atual não é o espetacullo tedioso do Bahrein, nem a exuberância da Austrália.

Ao fim, restou mais uma prova concreta de que pode ser a aderência mecânica — ao invés da aerodinâmica — o grande vilão nas ultrapassagens na F1. Espero que FIA e FOTA estejam atentas a esse padrão nas próximas provas.

Na próxima sexta-feira, já na Malásia, começa tudo de novo.

Colocação

1 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 58 1:33:36.531 4 25
2 11 Robert Kubica Renault 58 +12.0 secs 9 18
3 7 Felipe Massa Ferrari 58 +14.4 secs 5 15
4 8 Fernando Alonso Ferrari 58 +16.3 secs 3 12
5 4 Nico Rosberg Mercedes GP 58 +16.6 secs 6 10
6 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 58 +29.8 secs 11 8
7 15 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 58 +59.8 secs 13 6
8 9 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 58 +60.5 secs 8 4
9 6 Mark Webber RBR-Renault 58 +67.3 secs 2 2
10 3 Michael Schumacher Mercedes GP 58 +69.3 secs 7 1
11 17 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 58 +71.3 secs 17
12 22 Pedro de la Rosa BMW Sauber-Ferrari 58 +74.0 secs 14
13 19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 56 +2 Laps 19
14 20 Karun Chandhok HRT-Cosworth 53 +5 Laps 22
Ret 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 41 Suspension 23
Ret 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 26 Hydraulics 24
Ret 5 Sebastian Vettel RBR-Renault 25 Wheel issue 1
Ret 14 Adrian Sutil Force India-Mercedes 9 Engine 10
Ret 12 Vitaly Petrov Renault 9 Spin 18
Ret 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 4 Hydraulics 21
Ret 16 Sebastien Buemi STR-Ferrari 0 Accident 12
Ret 10 Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 0 Accident 15
Ret 23 Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 0 Accident 16
Ret 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 0 Hydraulics 20

Discussão

133 comentários sobre “Button vence corrida espetacular na Austrália

  1. N foi a toa q Hamilton sugeriu ao Webber q se aposentasse.
    Kubica andou muito bem.
    Vettel azarado.
    Alonso e Hamilton deram show.
    Mclaren trocou o 3º lugar certo do Hamilton por um sexto, mas acho q é por aí mesmo.
    Schummi disputando posição com o Jaime e tomando x do di Grassi.
    Button foi muito inteligente na sua opção apesar dos riscos naquele momento.
    Bela largada do Massa, tive até a impressão q ele tinha queimado a largada.
    O Galvão é um grande babaca mesmo.

    Sugestão para todas as corridas em q as chances de chuva forem menor q 50%: é só passar uns 3 caminhoões-pipa jogando água na pista 10 min antes da corrida.

    Publicado por Leandro Magno | 28/03/2010, 5:12 am
  2. Sugestão para todas as corridas em q as chances de chuva forem menor q 50%: é só passar uns 3 caminhoões-pipa jogando água na pista 10 min antes da corrida.

    Solução simples que pouparia milhões de pesquisa do “Overtaking Work Group” (Grupo de trabalho para Ultrapassagem).

    Por mim, aprovada!

    Publicado por Becken Lima | 28/03/2010, 5:15 am
  3. Esse Webber é um cretino… puta que pariu! Na real chance de vermos uma briga de sair faísca o f.d.p. vem e estraga tudo.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/03/2010, 5:16 am
  4. É Wilson……….Comi uma bela paella antes da 1 curva,e agora ao fim da corrida,estou comendo um creme das asturias de sobremesa.
    Essa é uma das pistas que mais gosto e ao mesmo tempo é o meu pesadelo dos ultimos anos.Porque é a pista que o Massa tem o pior desempenho.Se nessa pista Massa passou o companheiro de equipe (o segundo piloto e até o meio do ano escudeiro Alonso)na 1 curva e chegou na frente;imagine nas outras pistas.
    A diferença eram 7 agora são 4.
    Foi como eu disse,anote e aprenda:
    1-um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar.
    2-massa tava mordido e não ia deixar barato
    3-massa não é nelsinho
    4-domenicale não é briatore
    5-ferrari não é renault

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 5:17 am
  5. No meio da corrida o Nada Sei tentou reeditar a largada do Bahrein sobre o Massa, dando por fora numa curva p/direita e ficando por dentro para a próxima, p/esquerda. Mas o Massa virou homem, finalmente. Deu uma espalhada legal e o Nada Sei teve que recolher todo. Mto bom. Parabéns, Massa.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/03/2010, 5:27 am
  6. Hamilton o homem show da F1 atual! Que corrida a dele, só faltou um bom resultado…

    Corrida emocionante, mas o que me desanimou na verdade, foi que quando a pista voltou ao normal acabaram-se as ultrapassagens…. Que dilema vive a F1 atual….

    Go Hamilton!

    Publicado por dorfão | 28/03/2010, 5:30 am
  7. Olha, os engenheiros de corrida devem saber mais que eu, mas continuo com a sensação de que fazer mais paradas pode ser vantajoso, ou ao menos antecipá-las. Ficou claro com os 2s por volta mais rápidos que estiveram Hamilton, Webber e Rosberg em relação à turma de uma parada só. Certo que não conseguiram passar, mas talvez com uma estratégia um pouco diferente, sei lá… Mas o pior mesmo é o Galvão achando que ainda está no ano passado falando que atrasar a parada é melhor… Parar depois talvez seja vantagem só se for na volta seguinte, para aproveitar os pneus frios do adversário.

    A se destacar na corrida foi a grande largada do Massa que, mesmo sem achar o acerto ideal, conseguiu seu melhor resultado na Austrália em 7 corridas (e somente a segunda completada). Fizeram macumba pro rapaz lá! Sem contar o show do Hamilton, que eu sempre torço contra, mas não deixa de ser bonito de ver.

    Mais algumas considerações: 1) O Galvão e o Reginaldo Leme tendo de engolir a estratégia do Button depois de crucificá-lo por uma escapada foi ótimo e ao mesmo tempo ridículo. Eles não olham na tela do computador? Depois da rodada, no 2º e 3º trechos ele fez de cara os melhores da prova, cerca de 6s mais rápido no 2º até, se não me engano, e por causa disso foi aquela correria pros boxes na volta seguinte. Agora, falta explicar porque motivo, razão ou circunstância (daqui a pouco tem Chaves no SBT) a RBR demorou tanto para chamar seus pilotos. Webber terminou lá atrás por isso, creio eu. 2) Schumacher em 10º, a 69.3s do líder. 3) Dos carros novos, apenas dois chegaram, um a 2 voltas e o outro a 5… 4) Galvão disse ontem no treino que a grande surpresa do início de temporada é a Force India. Só se for pra ele. Pra mim a FI, em seu 3º campeonato, vem trilhando o mesmo caminho da BMW. Até agora só evoluiu, e de forma relativamente constante. Não sei se haverá um limite para seu crescimento, mas os indianos vem fazendo sim um bom trabalho até aqui. E vale lembrar (mal comparando, fique claro) que quando começaram eram pouca coisa melhor que as Lotus que estão aí agora.

    PS: escrevi tudo isso? Acho que me empolguei aqui, hehe

    Publicado por crisman | 28/03/2010, 5:39 am
  8. Hoje me dei por satisfeito, pelo menos na parte “chuvosa” da corrida. Largada muito bonita do Massa, Button e Alonso (que largou muito mal), se envolvendo em uma manobra normal de corrida, que acabou sobrando para o Alemão. A estratégia perfeita do atual campeão, ao arriscar com os “slicks” antes de todos. Hamilton em plena forma. Ultrapassagens, do jeito que eu gosto. O Vettel, bem o Vettel, sei lá? Ou é azarado demais ou força um pouco na condução do carro. Pista livre o tempo todo em que ficou na corrida. Espero que seja só azar mesmo.

    Menção, mais do que honrosa, para o Polaco. O Webber parecendo um principiante, sem o menor tato para negociar ultrapassagens.

    Assim, da gosto de ver corridas de F1, apesar de saber que a chuva ajudou e muito.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 28/03/2010, 6:00 am
  9. Faltou falar do vôo do Koba. Impressionante o “strike”em cima do Hulk e do Buemi.

    saudações 2

    Publicado por celso gomes | 28/03/2010, 6:03 am
  10. Eu tive a impressão que mais uma asa dianteira voou da Sauber do Koba. Precisamos ver direitinho, mas não vamos culpá-lo pelo “strike”… ainda!

    Publicado por Becken Lima | 28/03/2010, 6:10 am
  11. Não Becken, não estou culpando o Koba por nada…ainda! Minha observação se refere sómente
    às dimensões do acidente. Felizmente sem vítimas a lamentar, como gostam de dizer por aí os repórteres policiais ;-)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 28/03/2010, 6:43 am
  12. crisman,

    vamos por partes:

    O problema de parar mais vezes é justamente passar. No papel hoje fazia mais sentido parar duas vezes, mas voce viu como o Hamilton penou atras do Alonso.

    A BBC tambem criticou a parada do Button. A unica diferenca foi que, ao contrario do ridiculo do Galvao, que nao erra nunca, eles perceberam o erro, e se zoaram. Depois da corrida eles se desculparam diretamente para o Button durante a transmicao.

    Sobre a Red Bull e as trocas, eles disseram que ainda estavam felizes com os pneus e ficaram surpresos que todos os trocaram (foram pegos dormindo). Quando acharam melhor troca-los tambem, mandaram Vettel pois ele tinha preferencia por estar em primeiro. Ao contrario do que o estupido do Galvao acha, parar antes esse ano é melhor. A prova disso é o proprio Jenson Button

    Publicado por @mrtavora | 28/03/2010, 6:44 am
  13. Belas observações, Becken! Lendo o seu post, me dei conta de que a vitória do Button foi parecida com a do Senna no GP do Brasil de 1993 – definida pelo abandono do favorito absoluto (Vettel, ou Prost) somado ao mérito por ter ‘lido’ o clima antes que os adversários o fizessem (Senna colocou pneus para chuva antes de todos na ocasião).

    A vitória de Senna, por ter sido em casa, talvez tenha sido mais apaixonada que a de Button hoje, mas ambas foram geniais.

    Publicado por Daniel Médici | 28/03/2010, 6:45 am
  14. Excelente corrida do Alonso, que rodando na primeira volta ainda conseguiu recuperar até ao massa, e que no final segurou o ímpeto do hamilton que vinha lançado mais o webber. na minha opinião ele podia ter passado o massa e ido buscar o kubica, mas o acordo de não haver ultrapassagens entre eles após o meio da corrida deve ter reinado. muito boa a firmação dele para o engenheiro que lhe disse que o hamilton estava a 3,5 segs ” não me digas o tempo”!. De resto grande condução do espanhol que me pareceu com o carro bem mais afinado que o Massa. Excelente corrida do Kubica, fabulosa mesmo, com aquele peso pesado do renault. Parabéns ao Botões por ter arriscado, e mais um tiro no pé, ou melhor dois, da Red Bull. Ainda não foi desta, mas se deixarem de fazer burrada vão dominar de certeza.

    Publicado por 104 | 28/03/2010, 7:02 am
  15. Button mereceu…Depois de ter que ouviu por duas semanas que seria o novo Kovalainen da Mclaren, fez uma grande corrida…Foi superior ao ainda infantil e sem juizo Hamilton, não so dentro das pistas mas fora delas também, vide sua besteira em fazer zerinhos, o que o abalou na Qualificação…E ah Button andou mais de 50 voltas com o mesmo pneu…E mostrou que a Mclaren se recuperou rapido do banho no Bahrein…Porém se a Red bull não desse um carro #fail para o Vettel, este teria vencido tranquilo…
    Detalhe também para a infantilidade de Webber, e estragar os preciosos pontos da equipe Red bull, Lewis tem razão quando o mandou aposentar…Kubica tai mostrando que merece ser um dos pilotos com carro de ponta…Já Massa, sem palavras…Simplesmente brilhante em um dia que assumiu publicamente que Alonso era melhor em aquecer os pneus…Mas fez como o Alonso fez no Bahrein, decidiu o duelo interno na largada, o que Alonso acabou se dando muito mal, pois fizeram dele um sanduiche…hehe…Mas Alonso mostrou pq é considerado o melhor piloto da atualidade, merece ser o lider do campeonato…Alonso defendeu uma posição de um carro 2 segundos mais rapido no minimo…E para cornetar,
    Massa 2 x 1 Alonso em podios…E 2 a 2 em Qualify e Race….

    E ah, cade os cornetas que falaram que a Ferrari iria ja priorizar o espanhol?? O que foi ao contrario hj, Alonso mostrou respeito por Felipe e respeito pela Ferrari, em aceitar a politica da equipe…Outra coisa, é que a Ferrari respeitou o Massa ao manter sua decisão de não ultrapassagem ao final da corrida entres seus pilotos…

    Ferrari ta simplesmente dando um show, melhor dupla de pilotos disparada, melhor em trabalho de equipe literalmente, Massa e Alonso casaram mais que Schumacher e Alonso…

    FERRARI OWNA TUDO!!!!!!!!

    Publicado por Marcelo Pazetto Lepi | 28/03/2010, 7:03 am
  16. Hum, deixa ver do que eu me lembro:

    Galvão Bueno: RIDÍCULO como sempre.

    Button: discreto e perfeito como de costume. Passou a rasteira em todo mundo(chupa Hamilton!)

    Kubica – Um guerreiro que tirou sumo de pedra hoje.

    Massa – Que largada! Acho que foi para se redimir da péssima partida do Bahrein. Foi bravo e obteve seu melhor resultado na Austrália.

    Alonso – Não sei ainda de quem foi a culpa, mas o Button botou ele de costa na primeira curva. Foi uma fera também. Saír de último e chegar em quinto numa corrida movimentada dessas, ainda mais com o mega-hiper-ultra Lewis Hamilton na sua cola.

    Rosberg – mais uma sobre o Schumacão (se bem que esse tomou um totó do Alonso da primeira curva, que, por sua vez, foi empurrado pelo Button)

    Hamilton – Divertido como sempre. Tem que tomar mais cuidado com o que está à sua volta senão o bicho vai pegar pra ele esse ano, com tanta gente boa na briga. Ah, e não pode ir com tanta sede em cima (ou encima?) do bicampeão Alonsito. Com a Ferrari nas mãos ele não ia vender fácil a ultrapassagem, mesmo com os pneus bem mais desgastados. Se Weber (vingativo, não?) não atropela, ia ser briga feíssima.

    Barrichello – colocando a “estrela” Hulkenberg no seu devido canto (quem diria).

    Shumacão – deu um azar brabo ao ter o bico quebrado pela Ferrari de Alonso. Ficou relegado ao esquecimento. ô pena…

    Por fim, que CORRIDAÇO!

    Ah, pra mim a asa da Sauber do Kobayote se desprendeu ocasinando a perda de controle do carro.

    Publicado por luiz carlos | 28/03/2010, 7:09 am
  17. Pois é mrtavora, já frisei também esse “porém” alguma vez (não me pergunte onde). Sinceramente ainda não entendi porque deixaram para o ano que vem a “ilegalização” do tal difusor duplo. É certo que proibir no meio do ano passado talvez não fosse a melhor solução (discussões à parte), mas permiti-lo para este ano também não tem justificativa plausível. Fico no aguardo para ver como será em 2011, sem reabastecimento e com menos turbulência. Mas isso ainda está longe…

    E mais uma coisa que esqueci no outro coment.: até agora nenhuma corrida “normal” para ver o real equilíbrio das equipes, mas parece ser realmente bom. Ferrari, RBR e McLaren, não necessariamente nessa ordem, a depender do circuito, são as ponteiras. Depois a Mercedes um pouco atrás mas com boas chances, mas sofrendo com falta de pilotos (Rosberg não me convence, e tenho ainda algumas dúvidas quanto ao vovô). E com chances de pódio, e eventualmente até de vitória em alguma corrida amalucada estão Renault e quem sabe Force India. Willians muito aquém do que eu esperava, se muito o Rubinho chega em 6º em alguma corrida, e com muita sorte ainda. Todas as outras equipes, pra chegar nos pontos só mesmo com gente quebrando, batendo e abandonando.

    Publicado por crisman | 28/03/2010, 7:20 am
  18. Olá a todos. Sou um leitor do Blog há algum tempo, mas só agora resolvi fazer um pequeno comentário.

    Mas alguém, além de mim, estranhou a dificuldade do Schumacher em escalar o pelotão final/intermediário?

    Em um certo momento, a transmissão mostrou o Schumacher logo atrás do Alonso (bem perto) no final do pelotão no início da corrida. Alonso pela rodada e Schumacher por ter trocado o bico. Porém, o Alonso teve bastante facilidade em realizar as ultrapassagens, escalar o pelotão, e encostar na turma da frente (muita facilidade, por sinal), enquanto o Schumacher ficou brigando com Virgins e Toro Rossos.

    Será que isso deve-se apenas ao fator carro (mesmo com o motor Mercedes)? Será que o alemão está mesmo enferrujado? Ou será que o pessoal resolveu dificultá-lo por ser o Schumacher e ter assim alguns minutos de “fama”?

    Abraços a todos e parabéns ao Becken pelo excelente trabalho!

    Publicado por Bruno | 28/03/2010, 7:47 am
  19. O Massa chegou na frente do Alonso mas ainda assim não bateu o espanhol. Incrível!

    Dizem que o apelido do Felipe dentro da equipe italiana agora é “sete décimos”.

    Publicado por Costanza | 28/03/2010, 9:37 am
  20. @Becken

    estou vendo o replay da corrida agora no Sportv e realmente o Koba foi vítima da asa assim como tinha acontecido nos treinos
    ele nao é Katagrama remix XD

    Publicado por Edson Framil | 28/03/2010, 9:45 am
  21. Becken, eu entendo seu sono, mas vc colocou a classificação da corrida no Bahrein.
    Outra coisa…alguém precisa explicar pro Hamilton q desde o ano passado a asa dianteira é bem mais larga. No Brasil, em 2009, ele furou o pneu do Rubinho quando o ultrapassou na reta e hj ele quase q teve q parar pra trocar o bico depois q ultrapassou o Massa.
    Mclaren em ritmo de corrida parece muito bem. Acredito q se fosse o Hamilton, ele teria ido buscar o Vettel sem necessidade do abandono do Alemão, pra ficar com a vitória. A n ser q o Sebastião tava tempo problemas de freio desde o início, o seu ritmo n era de outro planeta como tem sido nas classificações.

    Publicado por Leandro Magno | 28/03/2010, 9:48 am
  22. Becken, apenas especulando.

    Se na volta 26 a Ferrari tivesse mandado o Massa dar passagem pro Alonso, que vinha mais rápido, será que o espanhol pegava o Kubica e até mesmo o Button?

    Publicado por Costanza | 28/03/2010, 9:49 am
  23. Essa do caminhão pipa eu também fiquei pensando durante a prova. Uma molhadinha básica resolve o problema da competitividade e nem gera spray. Perfeito! kkk

    Quanto ao Galvão, proponho o envio de uma notificação extrajudicial à Globo. Este mentecapto narrando F1 é crime hediondo.

    Publicado por Mauro Brisola | 28/03/2010, 9:59 am
  24. Olá,

    Realmente, exelente corrida. Vou destacar meus pontos positivos dessa corrida.

    Vettel, vejo q sobre piloto/pilotagem e falta-lhe um carro que não quebre, faltou freio e passou reto.

    Button, Bom piloto em um bom carro, deve 50% da sua vitoria a seu engenheiro que deu o pulo do gato e lhe chamou ao pit na hora exata da corrida, e tb acertou em não fazer um segundo pit, de resto só administrou.

    Kubica, exelente piloto, tirou leite de pedra da Renault, qdo todos davam ele como quinto (galvão ja o colocava la atras do alonso), ele motrou a que veio e se manteve na frente de carros mais rapidos e no fim até abriu uma diferença. Resta saber se esse desempenho da Renault foi exporádico ou eles vem bem no campeonato.

    Massa, fez uma boa largada, passou alguns adversários na largada e ainda não deixou ninguem passa-lo. O seu estilo de guiar o carro lhe prejudicou muito, oq eu achei mais engraçado foi que o seu engenheiro que teve de lhe “ensinar” como guiar, lhe dizendo como fazer as curvas. Uma pergunta, um piloto que se diga excepcional não pegaria essa manha de cara sem a ajuda de engenheiro?

    Alonso, Esse e mais outros fizeram chover. O mais incrivel é que quem lhe tocou na primeira curva ganhou a corrida. É mais do q óbviu q se ele não roda e fica em ultimo ele brigaria pela vitoria. O massa deve 70% do seu 3º lugar, primeiro a seu engenheiro que teve que lhe ensinar a fazer as curvas (só depois disso começou a render) e a alonso, que segurou Hamilton e Webber, pois tenho certeza q no contrario, pelo menos Hamilton passaria massa com muita facilidade, alonso foi perfeito, e alem disso de certa forma tirou uns pontos de hamilton e webber.

    Webber, não vou me estender sobre ele, não tem ímpeto pra ser piloto de F1.

    Hamilton, esse ja lhe sobra o ímpeto e isso lhe prejudica algumas vezes. É facto q ele é excepcional, porem poderia ter mais cautela, isso lhe traria mais pontos, mais podios e mais vitorias.

    Rubinho, fez o que pode com sua Willians. Foi nitida a diferença dos motores Ferrari x Cosworth qdo alonso o ultrapassou, foi muito facil, eu to imaginando um monte de cavalos a menos ali no motor Cosworth, porem parabéns pela corrida, só que, como sempre blefou qdo disse que a willians vinha bem pro campeonato, contem qtas equipes estão a sua frente em desenpenho, até a force india ta la na frente.

    Shumacher, acho q esse é seu ultimo ano de pilotagens. O ego (super-hiper inflado) não lhe permite fica andando la atraz e muito menos fica levando pau de companheiro de equipe. Ele pare nesse fim de ano e da o lugar a outro, talvez o Kimi?

    O restante do Grid, A tv (FOM) não mostrou muito, ou quase nada, acho q o Liuzzi foi bem, e o Suttil vinha melhor, pena que quebrou.

    De resto é isso, acho q temos pelo menos 4 pilotos na briga pelo titulo, estou excluindo o webber, ele não tem pinta de campeão, então são, Button (mais focado no objtivo), Hamilton (se for um extrategista na corrida e não um louco ao volante), Alonso (mais focado no objetivo), Massa (se conseguir se livrar das orientações do engenheiro) e Vettel (esse se o carro não lhe trair, piloto ele é de sobra)

    haaa ja ia me esquecendo, o Galvão bueno valou o nome da Virgin, ele até deu uma engasgada na hora, mais saiu sim, eu ouvi.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 28/03/2010, 10:17 am
  25. Bom dia,

    acordando agora depois do Show de ontem…

    tai as respostas para FIA:

    – Banimento total dos Tilkodromos levando junto o kartodromo da hungria (não é possivel que um circuito de rua seja mais propício a ultrapassagens que qualquer pista desenhada por este cidadão)
    – Chuva (mesmo que seja artificial, que se molhe a pista)
    – Acabar com a regra burro da obrigatoriedade de usar os dois tipos compostos de pneus.
    – Convencer o Webber de que toda corrida é na austrália (precisamos de alguém que faça algumas lambanças, sorry Hamilton)

    Agora falando sério:

    Butão:

    – Além da estrela de campeão (por não ter ficado no toque na primeira curva, e o problema com o Vettel), ousou a ser o primeiro a trocar os pneus, e após isso fez a condução correta como de costume.

    Kubica

    – Se deu muito bem na largada, ganhou a posição do massa no box e se defendeu muito bem do ataque do Hamilton, esse já merecia a algum tempo estar numa equipe de ponta.

    Massa

    – Largada espetacular que compensaria todos os problemas que teve no treino, foi prejudicado pelo mal trabalho na parada perdendo algumas posições, com pista seca voltou o drama da falta de grip, chegou a ser ultrapassado facilmente, mas se defendeu muito bem do espanhol, o pódio nesta corrida foi como uma vitória, e ainda conseguiu diminuir a diferença para o Alonso no campeonato.

    Alonso

    – Ao ficar de frente para o pelotão no toque da primeira curva, fez uma belíssima corrida de recuperação e só foi parado pelo Massa, mostrou o talento ao segurar o Hamilton no final, e no fim das contas o prejuízo que se imaginava no começo não foi tão grande, ainda é líder do campeonato.

    Rosberg

    – Corrida discreta, mas chegou a frente do “velho” Alemão novamente.

    Hamilton

    – Outro que largou bem, conseguindo escapar do acidente da largada, sempre arrojado procurou as ultrapassagens, chegando a terceiro não conseguiu ultrapassar o Kubica, parou para troca e como seria normal voltou mais rápido que os da frente, quando chegou no Alonso já não tinha tanto pneu, e tomou o pancão do Webber. Acredito que todo o arrojo desde a largada resultou no maior desgaste dos compostos.

    Webber

    – Foi o rei da lambança, arrojado mas atabalhoado, sinceramente este monoposto merecia um piloto melhor.

    Vettel

    Estava tranquilo na liderança e chegaria facilmente a vitória até ter o problema (pelo que vi nas imagens me pareceu uma quebra de direção, logo após um pequeno salto ao passar por um desnível na pista, tanto que ele esterça o volante mas as rodas não respondem).

    Os demais:

    Rubens: corrida honesta. Schumacher: tomou o toque e perdeu o bico, mas ficou preso lá atrás.
    Koba: o japonês realmente voou após perder o bico e dar um pancão no Hulk e no Buemi.
    Destaque para o Chandhok, que conseguiu se arrastar até o final (teve dancinha?)

    Negativo na corrida:

    – Chatices do Galvão (sugiro a Globo que ele passe a fazer a narração do BBB)
    – Direção da TV (FOM), perdidinha em alguns momentos, principalmente na parada dos boxes em que entrou quase todo mundo e ela não mostrou a troca de ninguem, nisso deveriam aprender com a Indy, que é sempre capaz, numa parada desse tipo, de mostrar a parada dos três que estão a frente ao mesmo tempo e também a saída dos três.

    Positivo:

    Aqui devo parabenizar ao Todt, e acho que poucos perceberam que ao contrário dos anos anteriores, quando um piloto não podia nem olhar pelo retrovisor para o concorrente com cara feia, nesta corrida depois de tudo que aconteceu, não vimos nenhuma vez na TV aquela maldita frase: “O acidente envolvendo os carro de número tal e número tal está sob investigação”, é isso que nos queremos, os toques fazem parte da corrida, que os pilotos se peguem, quando dentro da esportividade é claro.

    Publicado por Felipinho | 28/03/2010, 10:21 am
  26. ” Sugestão para todas as corridas em q as chances de chuva forem menor q 50%: é só passar uns 3 caminhoões-pipa jogando água na pista 10 min antes da corrida” .

    Não será necessário passar os camiões em Kuala Lumpur, as previsões indicam que na sexta, sábado e domingo há possibilidades de chuva, há ser correcta as previsões, o PETRONAS GP DA MALÁSIA promete mais uma nova emoção. Que venha o 4 de Abril.

    P.S.: Becken Lima a colocação apresentada no tema” Button vence corrida espectacular na Austrália é a do Bahrain…

    Publicado por Afs.Angola | 28/03/2010, 10:42 am
  27. PQP Q CORRIDA SENSACIONAL!!!!!!!

    Melhor corrida de todos os tempos dessa temporada. Mas aí, comparar com a do Bahrein é covardia. O q teve de ultrapassagem nessa corrida, deixa crédito até o começo da temporada européia.

    Alonso e Hamilton merecem um post a parte. Foram os destaque da prova, pois eram os mais velozes disparados e a Red Bull é muito carro pra pouco piloto, pelo menos em relação ao Webber. Vettel sempre rápido, errou qdo não poderia, a não ser q seja problema de freios, não pareceu. Fiquei com a impressão de ser erro mesmo.

    O Massa tem q agradecer muito ao Alonso pelo pódio e o Hamilton é realmente o SHOW MAN. O melhor ultrapassador disparado, porém, não conseguiu a mais importante q era sobre o Kubica, pra fazer funcionar sua tática de duas trocas.

    Contra o Alonso foi O DUELO. Ele não foi afoito, tentou passar de todo o jeito e qdo chegou o final tinha q decidir mesmo. Alonso foi limpo mais fritou pneus, Hamilton recolheu pra não tocar na Ferrari e foi atropelado pelo atrapalhado Webber. Terminou em 6º, mas mostrou quem é o mais habilidoso da F1.

    Do outro lado, Alonso e tb Kubica, mostraram igual habilidade, só q não na ultrapassagem, mas na defesa dela. Kubica resistiu bravamente ao Massa e ao Hamilton, e Alonso conseguiu sustentar sua F10 na frente do Hamilton, sabe-se lá como por 7 voltas.

    Na minha visão então, Alonso é o melhor piloto do fim de semana por:
    1) ter feito, diversas ultrapassagens tb, não ter tido culpa no toque q o mandou pra última posição

    2) Ter evitado um toque com o Felipe e estragar o clima e o campeonato de construtores da Ferrar, pois era visivelmente mais veloz q o Felipe, coisa de mais de 1 segundo em ritmo de corrida

    3) ter segurado o Hamilton, brilhantemente

    4) e mantido a cabeça e garantir 0 4º lugar q o mantém na liderança do wdc

    Mas tem muita coisa pra falar dessa corrida, além da péssima transmissão da Globo, q merece tb um post a parte. Temos q falar muito do Button e do Kubica, destaques da prova, além de Liuzzi, Barrichello, Schumacher e Rosberg

    Uma provocação. Se fossem Schumi e Rosberg, nesse carro da Red Bull, eles estariam liderando os dois campeonatos, pilotos e construtores a frente da Ferrari. São muito mais pilotos do q a dupla atual dos energéticos. Mas acho q Vettel vai lutar pelo campeonato ainda com certeza. Só não pode deixar a Ferrari chegar mais perto em performance, senão vai fazer falta os pontos perdidos nessas duas corridas iniciais.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 10:44 am
  28. A ordem de classificação final está errada, é a da corrida do bahein.

    Publicado por Ticiano | 28/03/2010, 11:07 am
  29. Se hamilton tivesse que esperar um erro do Alonso ia terminar a corrida e chegava no hotel, e Alonso não deixava ele passar.

    Eu sinceramente não entendo, se ele tivesse conseguido passar o Alonso naquela ou mais na frente, eu não sei o que diriam. Até sei, a mcLaren era o CARRO da corrida.

    Eu não vi nenhum erro do Lewis, vi um piloto agressivo, ousado e rápido. E que não tem que respeitar piloto nenhum a frente.

    E para que acha que foi erro a saída da pista no retorno dos pneus, basta lembra dos pneus frios.

    Eu queria sinceramente que o circuito tivesse mais um ponto de ultrapassagem além do final da reta.

    Bom, vai entender o que queremos da F1.

    Koba continua devendo, mas a Sauber deve mais.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 11:11 am
  30. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    …e a Hispania chegou ao final… com CHANDOK!!!!

    Publicado por Edgard | 28/03/2010, 11:17 am
  31. Assim se faz um Campeão do Mundo último na primeira volta 4º a menos de meio da corrida e mantém posição para somar pontos para o WDC.

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 28/03/2010, 11:18 am
  32. Concordo com o Alexandre Gomes, Hamilton tentou passar o Alonso por 7 voltas e não conseguiu por pura habilidade do espanhol ( igualmente capaz o Kubica, q resistiu tb as investidas do Hamilton,coincidentemente por 7 voltas).

    Faltava duas voltas pro final e ele tinha q ir pra decisão. Colocou o carro lado a lado com o Alonso q teve mais culhão pra retardar a freada e até fritou pneus. Hamilton conseguiu segurar o carro tb e evitou o toque com o Alonso. Porém, Mark Webber, não tem a mesma habilidade q os campeões mundiais e tirou o Hamilton da luta pelo pódio, q se passasse o Alonso poderia humilhar o Massa com a Terceira ultrapassagem sobre ele, já q tinha passado duas vezes o Massa antes.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 11:23 am
  33. Muito boa a corrida, vitória da estrategia + pilotagem de Button.
    Hamilton merecia algo melhor.
    Alonso é o melhor piloto do grid, mas não conseguiu passar por um Massa com visiveis problemas.
    Massa um guerreiro.
    Kubica mostrando o quanto é bom.
    Vettel, eita zica, de novo.
    Webber the boliche man, hehehehe.
    Schumacher, deu pena, não conseguir passar Alguersuari, vai passar quem?

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 28/03/2010, 11:23 am
  34. Rodrigo Pedrosa

    As duas bolas de boliche da corrida: Koba e Web. Um por culpa da frágil asa dianteira da sauber q MERECE UMA PUNIÇÃO por colocar a vida do japa em risco. O Kobayote fez um STRIKE no Hulk e no Buemi, e mostrou como é absolutamente seguro um carro de F1. Tenho medo esse strike entre HRT e Virgin, pode ser perigoso para o piloto se a FIA não foi rigorosa na liberação dos carros das pequenas. A outra bola de boliche é por falta de braço mesmo. Depois tiraram um sarro do Hamilton, qdo ele mandou o Webber se aposentar. Acho q o Miltinho já tava prevendo q o australiano o tiraria do pódio, depois da corrida FANTÁSTICA do Ayrton Sen…ops, do Lewis Hamilton hehehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 11:40 am
  35. gostei muito dessa corrida, estou torcendo para chover nas próximas corridas só assim mesmo para se ter corridas boa.

    agora foi só eu ou mais alguém não gostou da transmissão as câmeras por muitas horas se perdiam completamente, vários detalhes da corridas foram perdidos ou mostrados pela metade tem que chamar alguém melhor para filmar essa equipe esta muito ruim podem melhora e muito.

    Publicado por kansei | 28/03/2010, 11:50 am
  36. “Na minha visão então, Alonso é o melhor piloto do fim de semana por:

    Alex.. me desculpe.. mas a largada dele foi uma lástima.. por isso ficou sujeito ao toque.

    Publicado por Felipinho | 28/03/2010, 11:52 am
  37. Alo – 37
    Mas – 33
    But – 31
    Ham – 23
    Ros – 20
    Kub – 18
    Vet – 12……………………………………………………………..>por culpa do carro, perdeu 40 pts
    Sch – 09
    Liu – 08
    Web – 6 ……………………………………………………………..> péssimo começo de temporada
    Bar – 5

    Ferrari – 70
    McLaren – 54
    Mercedes – 29
    Renault – 18
    Red Bull – 18
    Force India – 8
    Willians – 5

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 11:59 am
  38. Alo – 37
    Mas – 33
    But – 31
    Ham – 23
    Ros – 20
    Kub – 18
    Vet – 12………………………………….>por culpa do carro, perdeu 40 pts
    Sch – 09
    Liu – 08
    Web – 6 ………………………………….> péssimo começo de temporada
    Bar – 5

    Ferrari – 70
    McLaren – 54
    Mercedes – 29
    Renault – 18
    Red Bull – 18
    Force India – 8
    Willians – 5

    Deveria ter sido assim meu comentário da pontuação.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 12:01 pm
  39. daniel lima
    voce so mostrou sua satisfação pessoal, esqueceu o restante do que falei, então vou lembra-lo até porque está registrado aqui no blog.

    Eu disse que: iria pegar uma massa num restaurante italiano, tomar uma redbull, e falar com amigo meu lá da inglaterra. Como a conversa é longa, até porque esse fim de semana ele andou aprontando um pouco e teve que falar ao pe do ouvido com os homi, pediu para usar a vodafone.

    Então, só não deu de pegar a massa. Tomei redbull duas vezes, e tentei falar com meu colega ingles, mas parece que teve um problema transito e teve que fazer boletim ocorrencia porque bateram na traseira e causador nao tá nem aí.

    Mas ta agendado desde já massa pra semana que vem. Redbull parece que vou ter que comprar um pouco mais e estocar e ver se consigo um plano da vodafone melhor pra falar com meu amigo ingles.

    Publicado por wilson | 28/03/2010, 12:16 pm
  40. Alguem reparou, que a Mclaren copiou a porca da Ferrari ?

    2a coisa.

    Nao da para dizer que a Ferrari fez besteira no Pitstop, nao podemos esquecer que nao foi um pit comum. Lembremos, que o Massa largou com o carro pessimo de acerto, muito provavelmente na parada, eles devem ter mexido em Asa no carro do Massa, e mais que isso, eles devem ter mexido na altura do carro tambem. (segundo o James Allen, a Ferrari tem um ajuste mecanico que permite na parada de boxe, modificar a altura do carro, e leva por volta de 1 a 2,5 segundos e meio)

    Publicado por Claudio Cardoso | 28/03/2010, 12:18 pm
  41. Vettel na verdade deveria estar com 50 pts, então ele perdeu 38 pts por falha no seu RB6.

    Q corrida do Button! Esse sim um verdadeiro relógio. Lembrou o professor. Salvou pneus o tempo inteiro e conseguiu andar na casa de 1:29 no final da corrida, além de ter sido DELE a decisão da troca por slicks. Arriscou e veio a recompensa com a vitória na Austrália, a primeira da McLaren na temporada, com o carro de nº 1, e sai na frente do Hamilton com 1 vitória a zero.

    Trocou na volta 07 e rodou 51 voltas com pneus macios, controlou todo mundo a corrida inteira, sendo q fez apenas 02 ultrapassagens importantes na corrida. Uma no Hamilton ainda na extensão da confusão da largada e a DECISIVA sobre o Kubica na volta 10 o q deu a 2º posição da prova. Qdo o Vettel escapou na volta 26 foi só liderar tranquilamente por 32 voltas até a bandeirada, sem cometer erros e salvando equipamento.

    Foi um jogador preciso. Apostou e foi recompensado, além de ter competência pra ultrapassar um Kubica q nem Massa e nem Hamilton conseguiram ultrapassar. Brilhante!!!

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 12:25 pm
  42. “Uma no Hamilton ainda na extensão da confusão da largada”

    Perdi isto?

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 12:30 pm
  43. Definição perfeita do Becken, sobre o GP da Austrália, foi ótimo, mas é bom encararmos com muito ceticismo mesmo.
    Olha o Buttão, levou todo mundo na estratégia. O Massa, nossa que largada, mas no final saiu no lucro e só não lucrou mais, pq a Ferrari mesmo com porca e tudo pra melhorar os pit stop, foi literalmente uma porcaria e fez ele perder duas posições. Ele poderia ter sido 2º.
    Nossa o Hamilton, deu Show, assim como o Alonso, que pilotagem desses caras.
    Agora o Webber, quem mandou o Hamilton falar pra ele se aposentar, se ferrou e brincou de bate-bate com ele, foi muito engraçado.
    Hum o Vettel, num sei não, estão dando desculpas demais para os erros craços de pilotagem dele, mas mesmo assim não deixa de ser um ótimo piloto que tem muito a mostrar.
    Ah e o Galvão, pelo amor de Deus, até o Reginaldo está discutindo com ele na transmissão… disse que o Hamilton tinha ficado no meio da pista, quando o Beber tirou ele da pista pela primeira vez. Nossa uma cara que já virou uma múmua narrando corridas não tem noção de nada..hahhaahhahahaha.
    Valeu e um abraço a todos.

    Publicado por Diego | 28/03/2010, 12:31 pm
  44. O touro do webber acertou o toureiro, na segunda tentativa.

    Na primeira foi um passa fora… Que manobra louca. Já é a segunda vez, vide Monza/2008.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 12:33 pm
  45. Wilson,

    tive que rir do seu post…

    só se esqueceu de dizer que o moço da Vodafone tentou ligar várias vezes para as Astúrias, mas sempre recebia aquela mensagem: “Desculpe mas o número chamado encontra-se ocupado, ligue novamente mais tarde”

    Publicado por Felipinho | 28/03/2010, 12:38 pm
  46. Cadê o policial? Hamilton dirigiu de forma exuberante.

    De um amigo meu no MSN.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 12:41 pm
  47. Hamilton não foi simplesmente prejudicado por um ‘erro de estratégia’. O fato é que, devido a seu estilo de pilotagem, e excessiva agressividade, ele maltrata os pneus de forma impiedosa.

    Por isso, ele não suportaria permanecer com os mesmos compostos da primeira parada. Ou não manteria o ritmo do top 4, ou simplesmente estouraria um pneu.

    Publicado por Danilo | 28/03/2010, 12:54 pm
  48. Wilson…Pois é rapaz,se nessa corrida você não comeu uma massa num restaurante italiano,não comerá até o fim da temporada,pois a massa será indigesta.Sugiro que se junte a mim e coma uma paella,que será o prato principal na minha casa durante os fins de semana de corrida.

    Cartão de visitas:Alonso seja bem vido a Ferrari!!
    Prazer Felipe Massa!!

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 12:56 pm
  49. Alexandre Gomes

    O Button ultrapassou o Hamilton antes do SC entrar na pista. Qdo o SC saiu e relargaram, o Hamilton tomou a posição de volta na volta 6. Foi Qdo o Button achou q já dava pra andar de slicks e na volta seguinte, na 7 foi trocar a borracha. Escorregou no retorno e o Galvão já condenou a corrida dele. Dupla Galvão e Reginaldo q eu preferia deixar pra comentar num post do Becken a parte, pq foi MUITO RUIN a transmissão da dupla.

    Mas tb escorregram na volta dos box: Button, Webber e Schumacher. Os pneus pegavam agua nos boxes da Red Bull, não sei se os mecânicos não deixaram de propósito aquela poça d’agua q p/ a McLaren q pegava bem na saída.

    Enfim a ultrapassagem do Hamilton na volta 6 foi a 1º de uma série do destemido piloto de Woking. Senão vejamos:

    Volta 6 – Button

    Volta 11: Barrichello, q vendeu caro e teve roda a roda na 11 e na 12 as curvas mais rápidas do Melbourne Park

    Volta 16: Linda sobre o Massa q tomou uma dupla ultrapassgem do Web e do Ham. Nessa eu concordo q o Hamilton exagerou. Aproveitando q o Massa tomou um dupla, mergulhou no Webber, toca e voltou pra 6º posição, imediatamente a frente do Alonso, e passou o Massa deixando a encrenca pro Alonso

    Volta 26: Rosberg, q nem viu por onde o hamilton passou, manobra de mestre da ultrapassagem, como se fosse um dom. Na mesma volta Vettel escapa e Hamilton assume a 3º posição da corrida

    Da volta 28 a 35 não consegue passar o Kubica, então vai para os boxes. A dúvida: O excesso de agressividade e manobras de ultrapassagem, destruíram seu pneu, ou ele mudou a estratégia para duas paradas, já q ficou sete voltas atrás do polonês q não deu espaço pra ele mergulhar?

    Voltou 23 segundos das Ferraris. Pulveriza alá Senna esse etempo em 15 voltas e cola no Alonso na abertura da volta 50. Fica seis voltas atacando o Espanhol q foi Brilhante na defesa. Na 56 vai pro tudo ou nada, já q é piloto q só se contenta com o máximo possível.

    O Resto da estória, pergunta pro Webber…

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 12:58 pm
  50. Ah, que gatinha a do hino… Não?

    A ficha, Becken?

    Brincadeira.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 1:00 pm
  51. Gabriela Cilme, pop singer australiana. Como diria a Hebe, “Uma Gracinha”…

    gab

    Publicado por Becken Lima | 28/03/2010, 1:11 pm
  52. Diego

    Em relação ao assunto de trocas, vc foi no ponto. A do Massa foi uma das piores e ele perdeu duas posições por culpa da equipe:

    Os pilotos q foram para uma parada:

    Massa : tempo total 29.415 como a tv ñ deu o relógio do trab dos mec, estimo + ou – 10 s

    Kubica: tempo total 24.188 – pneus: 4.8s

    Button: tempo total 27,295 – pneus: 7,7s

    Dos q foram pra Duas paradas, não achei o tempo da 1ª troca do Hamilton, mas tb não importava isso. Já q ele tirava no braço. Ele era muito mais rápido do q qualquer piloto nessa pista, exceto o Alonso. Estava pau a pau em velocidade: As duas Red Bulls e Alonso e Hamilton. Os mais velozes disparados.

    Rosberg: 1ª tempo total 24,885 – 5.1s volta 08
    Rosberg :2ª tempo total 23.998 – 4.3s volta 34

    Vettel: 24.527 – 4,3s. volta 08. Não deu tempo da 2ª troca. Escapou na volta 26

    Webber: 23.517 – 4,0s volta 08
    Webber: 23.986 – 4.9s volta 33

    Hamilton: 24.027 – 4.5s volta 35

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 1:17 pm
  53. valeu Becken! Q Gata, lembra uma atriz…

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 1:18 pm
  54. Não assisti, ainda vou ver o “tape” no Sportv.

    Vou me ater aos resultados e comentários.

    Button – Soberbo
    Kubica – Brilhante
    Massa – Burocrático mas conseguiu pontos importantes.
    Alonso – ?
    Rosberg – Sem carro não se faz nada melhor
    Hamilton – Brilhante mas parece um imã para problemas na Austrália.
    Liuzzi – Mais uns pontinho
    Barrichello – É o que o carro pode fazer.
    Webber – Não gostou de ser chamado de senil.
    Schumacher – Até onde o toque na largada o prejudicou de verdade, será que sem o toque ele não chegaria em décimo ou o máximo que conseguiria iria ser um sexto ou sétimo mesmo.

    Depois do tape posso ter uma melhor opinião.

    Publicado por Claudemir Freire | 28/03/2010, 1:21 pm
  55. “Alex.. me desculpe.. mas a largada dele foi uma lástima.. por isso ficou sujeito ao toque.”

    Felipinho

    Discordo. Acho q

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 1:23 pm
  56. Interessante saber que a McLaren também tem ritmo de corrida competitivo.

    Publicado por Ylan Marcel | 28/03/2010, 1:35 pm
  57. Claudemir

    Como foi perder ESSA CORRIDA???? C tá de sacanagem.

    Felipinho – Respondendo a questão da largado do Alonso, q vc considerou lastimável, acho q tem explicação:

    O lado emborrachado, o ímpar:1-3-5-7…com a chuva q caiu antes da corrida, VIROU UM SABÃO, por isso o Massa tracionou melhor, já q os q largaram pelo lado sujo ( par ) tinham mais grip. O mérito do Felipe, foi ter comido o Webber na largada, por puro arrojo. Depois não tinha como lutar. O único q ele conseguia segurar era o Alonso, q não queria arriscar, pois se passasse o Massa no começo da corrida, Poderia ir pra duas paradas e brigar até com o Button pela vitória, por isso q eu acho q ele foi o melhor piloto do fds.

    Pelo fato das tentativas do Espanhol terem sido mais para induzir o Massa ao Erro, pq ele colocou o carro roda a roda umas três vezes pelo menos, mas não quis tirar os dois carros da corrida, pq na Ferrari, como nós sempre alertamos, não tem jogo de equipe enquanto os pilotos tem chance de disputar . Essa é a política do Domenicali, q é quem comanda a equipe dos boxes.

    Alonso correu para o wcc em primeiro lugar e o 4º posto aind assegurou a liderança do wdc, mais apertada, é verdade, contra seu team mate.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 1:35 pm
  58. A melhor parte da corrida foi o Galvão falando sobre a luz de freio da Ferrari do Felipe Massa!!!

    Publicado por Bruno | 28/03/2010, 1:45 pm
  59. Gabriela Cilme.

    Adoro a voz dela, tem um clip show de bola.

    Uma gracinha… Para Hebe, para mim é… Er… deixa prá lá.

    A patroa chegou aqui.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 1:52 pm
  60. “como se fosse um dom.”

    É um dom, Alex. Sem dúvida.

    Merecia um clip a sequencia de overtakes de Hamilton nesta corrida.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 2:01 pm
  61. No fim das conta hoje me decepcionei muito com o Massa.
    Ele fez uma largada excepcional, quase chorei. Mas foi so isso. O resto da corrida dele foi um lixo.
    SuperAlonso so nao o passou por diplomacia, so isso faz sentido pois passa-lo hoje foi mais facil do que o proverbial roubar doce de uma crianca. Todos o fizeram. O grosso do Webber o passou duas vezes se nao me engano.
    O Massa so se safou do Hamilton por que passar Alonso nao é facil.
    Sobre os Pits eu so posso culpar a Ferrari. O Massa perdeu 3 posicoes! Como pode isso?

    Publicado por @mrtavora | 28/03/2010, 2:04 pm
  62. Alexandre Gomes

    Merecia um clip: Passou uma McLaren, Williams, Ferrari, Mercedes e parou na Renault do Kubica. Piloto fez a diferença nessa pista.

    O Alonso, tb não ficou atrás: Caiu pra último no toque do Button e ultrapassssou todas as pequenas e na 1ª volta já era 14º pelos 3 abandonos. Fez uma fantástica em cima do Liuzzi ainda de pneus de chuva. As mais difíceis foram: sobre a STR do Alguerssuari, Sauber do Pedro de la Rosa na volta 13 e na volta seguinte uma linda manobra em cima da Williams Barrica.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 2:11 pm
  63. Vetell-?

    Button – Nada demais,vitória caio no colo.

    Kubica – Brilhante

    Massa – Genial,num carro sem grip,pista onde tem pior desempenho,ultrapassou o companheiro de equipe que tinha o terceiro carro mais rapido da corrida antes da 1 curva,depois o segurou atrás(tragam as crianças pra casa) até o fim,poderia ter ficado em 2 se n fosse o ploblema nos boxes,onde perdeu a posição pro Kubica e Rosberg.

    Alonso – sortudo,depois da péssima largada,onde poderia ter sido atingido por outros carros,teve a sorte da entrada do safety car que alinhou os carros novamente.Depois não fez mais que obrigação,de quem tinha o 3 carro mais rapido.Ultrapassou 6 pesos mortos(lotus e CIA) e conseguio chegar em quarto graças a estrategia de uma troca da Ferrari e a batida do H E W.

    Rosberg – competente,mas na frente do shummy até quando?

    Hamilton – Brilhante o melhor da corrida.

    Barrichello – É o que o carro pode fazer.

    Webber – Tá na hora de aposentar.

    Schumacher-Falar o que,1 tem que superar o companheiro pra depois pensar em outros objetivos

    Lucas di Grassi -não consegue bater o companheiro.

    Bruno Senna-sem comentario,carro de GP2

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 2:15 pm
  64. O Massa fez uma corrida sensacional, corrida de piloto amadurecido, pronto para ser campeão. Mostrou, assim como o Kubica com seu Renault, que o piloto faz a diferença e nas últimas voltas, ainda conseguiu ser mais rápido que o Alonso, abrindo quase 2 segundos de vantagem. Ainda estou procurando entender como ele conseguiu tracionar tão melhor do que os outros na largada. Ambos os pilotos da Ferrari estão de parabéns pelo show que apresentaram com seus pneus desgastados, segurando o carro nas 3a e 4a posições.

    Pelo que pude reparar, o Karun Chandhok tomou uma volta do líder a cada 15 voltas em média. Se a FIA não liberar treinos para as equipes novas poderemos ser testemunhas de graves acidentes. Está claro que para o bem do espetáculo as equipes do fundão precisam desenvolver mais os seus carros. Mais um ponto para a Hispania Racing sobre a Virgin, que mostrou ter um tanque de combustível suficientemente grande para terminar a corrida.

    Adorei mesmo foi o Shumi tentando ultrapassar o Alguersuari por 50 voltas. Tomou um baile de seu companheiro de Mercedes, Rosberg, 5o. colocado e agora 11 pontos à sua frente no campeonato.

    Parece que a maldição do Massa este ano passou pro Vettel, que aos poucos vai aprendendo que para ser campeão não basta ser um excelente piloto (como demonstrou ser mais uma vez), mas também é necessário um carro confiável (leia-se durável) e sorte.

    Quanto à emoção, dizem que o Mr. Eclestone foi visto nos fundos do paddock fazendo a dança da chuva momentos antes da largada…!

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 28/03/2010, 2:43 pm
  65. Eu estou achando curioso como as opiniões sobre a corrida do Massa estão divididas…

    Publicado por Becken Lima | 28/03/2010, 2:52 pm
  66. Como disse o Alex: PQP, que corrida!

    Alonso e Hamilton foram perfeitos, os showman da prova. Não entendo como tem gente chamando o inglês de afobado, ele não cometeu nenhum erro nas ultrapassagens (inclusive aquela em cima do Rosberg, a mais linda ultrapassagem do ano), negar isso é faltar com a verdade. Se deu mal por causa do Webber. Culpa do australiano….

    Já o espanhol foi uma máquina, ele sim foi guerreiro, é muito mais piloto que o Kimi, e que o Massa também, não à toa Schumacher apontou o espanhol como principal ameaça à sua hegemonia já em 2003, quando o Alonso era só uma promessa…

    O Button e o Kubica fora absolutamente impressionantes, ambos muito regulares, e o polonês (ê Polônia!!!) soube muito bem se defender de ataques do Hamilton, e uma tentativa de aproximação do Massa.

    A transmissão é sofrível, GB e RL parecem 2 torcedores médios: ignorantes, xenófobos, inflamados, e cheios de bravatas na língua. Defendo a transmissões em 2 canais de áudio, um com uma narração oficial, em inglês, nos moldes da Nascar, sem narrador defendendo ou atacando piloto (como o GB fez com o Hamilton na hora que este ultrapassou o Massa, sendo que antes da corrida mostraram o Senna fazendo coisa idêntica numa tentativa de ultrapassagem), com entrevistas com chefes de equipe e tudo mais…

    Publicado por The Stig | 28/03/2010, 3:10 pm
  67. Eu nao acredito em alguns comentarios.
    Acho que alguns de voces estao tendo uma lavagem cerebral do Galvao Bueno.
    Massa corrida ‘sensacional’?

    Quem sabe poderemos ter uma opcao nos comentarios onde selecionamos onde vimos/escutamos a corrida?

    Publicado por @mrtavora | 28/03/2010, 3:13 pm
  68. Revendo a corrida, percebemos que o button, além de ter sido inteligentemente o primeiro a parar para colocar pneu slick, quando a turma retornou dos pits, ele ficou entre kubica e massa. Aí, como já estava com pneus mais aquecidos, fez uma importantíssima ultrapassagem no polonês (aprox. aos 33 minutos do video integral da corrida postado), que garantiu sua posição ao final. Com efeito, vemos que ele fez o que mais ninguém conseguiu: ultrapassar o kubica, aí garantindo a vitória.

    Publicado por Danilo | 28/03/2010, 3:36 pm
  69. O GP da Austrália tem nome e sobrenome: Hamilton e Alonso. Os outros pilotos não passaram de figurantes.

    Chupa Galvão!

    Publicado por djow | 28/03/2010, 3:50 pm
  70. Dá-lhe Jenson!!!!
    Lewis sensacional tbm.
    McLaren vai incomodar, é só questão de se acertar

    Webber, APOSENTA!

    Publicado por Alan McLaren | 28/03/2010, 3:52 pm
  71. Alguém aí tem dúvida de que o carro do Schumacher estava com algum problema, talvez até antes mesmo de ter que trocou o nariz? Só mesmo quem não entende absolutamente nada de corrida pode achar que foi por incompetência que o alemão ficou 50 voltas atrás de um motorista de táxi.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/03/2010, 3:55 pm
  72. Antes que eu me esqueça 1: Webber APOSENNNNNNNNTA!

    Atrapalhou o que seria o ápice da corrida, o verdadeiro confronto esperado por quem realmente gosta e entende de F1. Logicamente excluindo-se os alienados de plantão e aqueles que são incapazes de formular opiniões antes de ler o que a mídia nacional escarra.

    Publicado por djow | 28/03/2010, 3:59 pm
  73. Antes que eu me esqueça 2: Vettel, não cante vitória antes da hora e muito menos tripudie sobre pilotos mais talentosos que você.

    Publicado por djow | 28/03/2010, 4:00 pm
  74. Achei a corrida do Massa sensacional sim. Largada excepcional pulando de 5o. para 2o. Prejudicado pela Ferrari com uma parada de eternos 10 segundos perdeu 2 posições na troca para os pneus slicks. Defendeu a terceira posição com um carro visivelmente mais lento que o do Alonso e ao final da corrida, com pneus desgastados, segurou o carro de forma brilhante no ritmo que a prova. Foi ao pódium deixando 3 campeões mundiais para trás. Isso é SENSACIONAL sim!
    À propósito, assisti a corrida pelo Red Button da BBC
    [ http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/tv_and_radio/5345480.stm ]
    , uma ótima alternativa (infelizmente paga) aos comentários infelizes da dupla senil da Globo.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 28/03/2010, 4:18 pm
  75. “Antes que eu me esqueça 2: Vettel, não cante vitória antes da hora e muito menos tripudie sobre pilotos mais talentosos que você.”

    Djow,

    Na minha terra é: Não conte com o ovo no oco da galinha.

    Assino embaixo.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/03/2010, 4:25 pm
  76. Corrida do Massa sensacional?

    Só eu vi que na segunda volta o Massa estava em segundo, com o companheiro em 18º, e que no final chegou em terceiro e o Alonso em quarto? E que o primeiro colocado quebrou? Ah claro, culpa do pit-stop da Ferrari ;)

    Corrida sensacional foi a do Button.

    Tem gente tentando fingir que o Massa é Senna mas tá mais pra Gerhard Berger.

    Publicado por Costanza | 28/03/2010, 4:51 pm
  77. Para mim, quem me surpreendeu verdadeiramente foi o Vitantonio Liuzzi. Vettel continua cheio de azar mas quando as coisas mudarem vai ser um osso duro de roer sobretudo porque o RBR é um dos carros mais lentos em velocidade de ponta. A Mercedes também continua uns furos abaixo da Brawn do ano passado e tem muito para melhorar. Essa corrida só vem confirmar que a RBR e Vettel estão de facto à frente dos demais não fora a falta de fiabilidade da máquina. Nico também não me pareceu com garra e fez mais uma corrida ao estilo Williams do ano passado mantém a posição mas não sai do sítio. A Ferrari só não foi comida pelo Lewis porque esse moleque é doido demais e o Webber também éo que se sabe. Mas o Button mostrou que raramente faz erros infantis e sabe como ganhar corridas. E se ganha confiança poderá ser um osso muito duro de roer com sua experiência e condução de elevadíssimo nível fazendo trajectórias suaves e muit eficientes.

    Publicado por Ernesto Sousa | 28/03/2010, 4:57 pm
  78. Constanza

    -> Perfeito o seu comentário.

    O pior de tudo é saber que teremos que “aturar” essa alienação por mais alguns anos e que, inacreditavelmente, não há nenhum jornalista da “mídia oficial” que tenha coragem, ou seja, que sej aprofissional o suficiente para ir contra o que doutrina a Rede Globo através de Galvão Bueno e seu fiel escudeiro Reginaldo Leme. Eu fico impressionado e ao memso tempo estarrecido como essa dupla consegue atingir os seus alvos com tanta facilidade.

    Publicado por djow | 28/03/2010, 4:57 pm
  79. ++++++++++++++
    Prejudicado pela Ferrari com uma parada de eternos 10 segundos perdeu 2 posições na troca para os pneus slicks.
    ++++++++++++++

    E aí, na hora em que é preciso contar com o piloto, como nos casos do ALonso e do Hamilton na mesma corrida, o Massa simplesmente não faz coisa nenhuma. É a mediocridade em pessoa. Alonso ou Hmailton na mesma condição do Massa nessa corrida teriam tirado a vitória do Button. Mas Massa não é nem de longe algo parecido com Alonso ou Hamilton. O máximo que chega perto disso é quando tem a ajuda da FIA como em 2008.

    Publicado por djow | 28/03/2010, 5:04 pm
  80. Sinceramente, Qual foi o erro do Lewis nesta corrida?

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 5:26 pm
  81. Anselmo, Huag disse que a suspensão do Schumacher foi avariada na largada. Alias vale dizer que ele ultrapassou o espanholzinho 2 vezes, a dupla oficial é que não viu. Ficou 14 voltas atras, passou, perdeu a posição nos boxes gastou mais 22 voltas para passar de novo.

    Publicado por Filipe Furtado | 28/03/2010, 5:28 pm
  82. Djow, não concordo que o Alonso ou Hamilton fariam mais que o Massa se estivessem em seu lugar. O Hamilton quando teve a oportunidade não conseguiu superar o Kubica e o Alonso não teria pneus e quiçá combustível para isso, como todos já sabemos, o motor Ferrari tem fama de beberrão, lembra-se da corrida do Bahrein onde a Ferrari ordenou que Felipe empobrecesse a mistura para conseguir terminar a corrida? Quem garante que isso não aconteceu novamente? E se o Alonso é tão bom assim, porque não passou o Massa? Teve muitas voltas pra isso. Não acho que o Massa seja nem a sombra do Senna, mas fico feliz de ver a bandeira brasileira no Pódium ao final de uma corrida emocionante como foi a de hoje. Não considero um terceiro lugar à frente de Alonso, Hamilton, Schumacher e cia uma mediocridade! E concordo que a corrida do Button foi sensacional.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 28/03/2010, 5:34 pm
  83. Quando aqui acusam o Becken de imparcial vejo que os macacos realmente não tem retrovisor para olhar os fundos.

    Torcem tanto e esquecem de comentar a corrida.

    Como o Coyote falou, será que a batida não afetou o carro do Schumacher ? Afetou, e com o carro desequilibrado não se faz grandes corridas. Então comparar com o Alonso é besteira, Alonso estava com o carro íntegro e muito bem acertado e o melhor carro do grid depois da quebra do Vettel.

    Comparar a corrida do Alonso com a do Massa é muito mais besteria ainda.

    Massa estava com um carro mal acertado como ele mesmo adimitiu (indício de maturidade, já que não inventou desculpas e nem a colocou em ninguém alem de sí mesmo) e o Alonso teve que se recuperar por isso foi espetacular sua corrida. O Massa foi prejudicado na parada de boxes, perdeu duas posições claras.

    E o Alonso teve sorte de campeão durante a corrida, mas passar em pista por de lado e ir em frente foram apenas 6 ultrapassagens, da quais 3 não contam por que foram nas equipes da rabeira. Efetivamente ele passou o Alguersuari, de la Rosa e Barrichello as demais foram herdadas ou nos boxes, já o seu carro melhor e com ritimo bom foi capaz de encostar no Massa.

    Que foi incrível a corrida dele, foi, mas menos, menos, torcer é legal, mas ser cego ou intolerante é outro coisa.

    Já o Massa foi burocrático, não merece nem comentário, errou no acerto do carro e fez uma corrida mediocre.

    Hamilton deu Show, mas não comparem ele com Senna, meno por favor, menos.

    Button também não deve ser comparado com Prost, deu sorte e teve um feeling impressionante, parabéns.

    Kubica foi fabuloso, não foi ultrapassado uma única vez a ainda deu um suador no Webber nas primeiras voltas, e a Renault dará trabalho nos traçados travados.

    Vettel, parece que inventou uma desculpa esfarrapada como fazia o Barrichello, acho que não teve problema algum de freio, foi problema de braço.

    Bela corrida, mas será que sem chuva seria tão boa assim ?

    Publicado por Claudemir Freire | 28/03/2010, 6:01 pm
  84. Assino embaixo, Claudemir.
    Era muito fácil imaginar que o alemão estava com problemas, óbvio.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/03/2010, 6:10 pm
  85. Paulo,

    Voce se contradiz quando diz que Massa fez uma corrida ‘sensacional’ mas que o carro dele era ‘visivelmente mais lento’ do que o Alonso.

    Desculpe la, mas o carro era o mesmo, quem estava mais lento era o Massa que nao soube domar o cavalinho rampante na Australia.

    Por favor nao me acuse de anti-Massa. Gosto dele. O que nao sou é cego. Hoje tivemos uma corrida sensacional, com pilotos e ultrapassagens sensacionais. Infelizmente Massa nao fez parte disso pois mesmo quando era ultrapassado ele dava facil e abria as pernas. Uma puta que dava de graça.

    A nobre excecao foi sua largada, que foi genial.

    Uma nobre excecao a sua largada

    Publicado por @mrtavora | 28/03/2010, 6:14 pm
  86. Rapaziada. A explicação para a boa largada do Massa e a péssima do Alonso é justamente o lado ímpar do Grid. Era o lado mais emborrachado, mas com a chuva, aquilo virou um sabão. Quem saiu do lado par tracionou melhor pq a sujeira deu mais grip. Méritos foi ter ultrapassado o Webber e pulado de 5º para 2º.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 6:24 pm
  87. @mrtavora,
    concordo com você que o Massa entregou barato nas ocasiões em que foi ultrapassado, mas acredito que isso seja reflexo de seu histórico na Austrália, ele preferiu perder a posição à corrida.
    Concordo também que o Massa não encontrou o seu melhor acerto em Donington Park, por isso eu disse que seu carro era mais lento que do Alonso apesar do mesmo equipamento, e por isso achei a corrida dele sensacional, pois mesmo com essa diferença de acerto ele terminou a corrida à frente do espanhol. Sei também que o Alonso teve problemas na largada, mas ele se sujeitou ao toque ao largar muito mal.
    Até agora ninguém conseguiu me explicar porque então o “príncipe das Astúrias” não passou o Felipe. E não venham dizer que ele foi “diplomático” porque isso ele não é nem nunca foi.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 28/03/2010, 6:37 pm
  88. Becken, torço pro Massa e falei ontem após o qualifying, citando o Costanza, q Sábado não é Domingo, e q se ele tivesse força mental poderia sair bem posicionado no campeonato. Dito e feito, reduziu o gap pro Alonso e tem o melhor início de temporada na Ferrari desde 2006. Agora é esperar as pistas com temperaturas mais quentes, o q não parece ser o caso de Sepang, semana q vem, onde pode tomar outra surra do espanhol, por conta de estilo de pilotagem e difculdade de aquecimento de pneus. O kimi de 2008 é o Massa de 2010, mas tem todo um verão europeu pra ele se recuperar, além das pistas anti-horário em q ele é imbatível.

    Mas hj ele lembrou o Trulli, uma chincana ambulante, todo mundo chegava nele e passava, o único q não passou foi o Alonso. Já tinha comentado tb q Massa não é Barrichello. Independente do Alonso ser 1 ano luz mais veloz do q ele nessa pista, ele lutou até a morte pela posição contra o companheiro de equipe, q claramente, correu pela FERRARI e não pelo ALONSO.

    Ótimo resultado para Maranello, e confirmando, a dupla mais forte, os latinos vermelhos. Ainda q os Ingleses são adversários fortes tb. Button e Hamilton, foram muito bem hj.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 6:41 pm
  89. Hamilton Chegou tarde no Alonso ???? menos… menos… Alonso teve competencia e ate fritou pneus pra evitar a ultrapassagem… foram quase 10 voltas segurando um carro mais de 2 segundos mais rapido…

    e se os pneus do Hamilton estavam ficando desgastados, os do Alonso ja tinha ido pro espaço há muito tempo

    Publicado por Dennis | 28/03/2010, 6:50 pm
  90. Paulo,
    Tambem nao sei.
    Voce viu pela BBC, o Eddie Jordan disse que com essa configuracao, por causa da turbulencia, um piloto precisava estar 3 segundos mais rapido do que seu oponente (talvez um exagero) para passar facilmente.
    Isso nao so explica o caso Massa x Alonso, mas tambem Alonso x Hamilton e Alguersuari x Shumi.
    Tenho que partir.
    O momento de hoje para mim foi o Di Grassi passando o Shumi…

    Publicado por @mrtavora | 28/03/2010, 6:50 pm
  91. caramba,

    “Rapaziada. A explicação para a boa largada do Massa e a péssima do Alonso é justamente o lado ímpar do Grid. Era o lado mais emborrachado, mas com a chuva, aquilo virou um sabão. ”

    ah pera lá.. terceiro e quinto não largam do mesmo lado da pista, um atrás do outro??? ou estou ficando doido???

    o Massa pode não ser um piloto de outro mundo… mas o que alguns aqui comentam para desmerece-lo chega a beira do ridículo.

    Publicado por Felipinho | 28/03/2010, 7:00 pm
  92. Hoje é um dia para dar parabéns, vejamos os presentes que nós torcedores recebemos:
    Button, nota dez para a tática, para a coragem, pela categoria, honrou seu título de campeão.
    Kubica, sem um carro competitivo como Red Bull, Ferrari, Mclaren e Mercedes, sua segunda colocação é algo que somente os grandes pilotos consegue esse feito.
    Massa, nos treinos de classificação já mostrou que ele tinha um carro deficiente em termos de pneus, na corrida foi outro que conseguiu mostrar que é um piloto sempre em evolução, sem deixar de lado a sua maior qualidade, que é a raça, pura raça, quem olhasse para sua pilotagem parecia que estava escrito, dou tudo de mim e o que vier é lucro, o terceiro lugar, na frente dos carros que estavam bem mais regulados do que o dele, mostra que ele conseguiu superar seu equipamento.
    Alonso, foi uma obra prima na pista, mostra a cada dia para quem não é fanático que é um piloto completo, tem velocidade, concentração, técnica e vontade.
    Rosberg, tem mostrado na pista, que a Mercedes fez uma ótima contratação.
    Lewis, o ingresso pago, ficar acordado na madrugada, já valeu pelo homem show que é esse piloto.
    Rubinho, esse jovem piloto, cada dia nos surpreende, é um presente para os olhos sua pilotagem, sua maior qualidade, são tantas que fica difícil saber qual é a melhor.
    Webber, já mostrou que é um ótimo piloto, falta só algum pequeno detalhe nesse piloto.
    Shumi, já voltou a ser uma realidade, sua última ultrapassagem mostrou que não voltou só para participar, voltou para ser o grande Shumi, hoje a F1 é uma categoria que tem mais de dez pilotos fantásticos.
    Vettel, pura categoria, um piloto fora de série e com um carro veloz e frágil.
    Nota dez com louvor para essa corrida e para a chuva, ficara marcada na nossas memórias.
    Sem a chuva, mostrou que é uma pista, onde carros com dois segundos mais rápidos,que hoje é uma eternidade,os pilotos não conseguem uma ultrapassagem sem arriscar tudo, que o diga o Shumi na última volta.

    Publicado por Luiz Sergio | 28/03/2010, 7:03 pm
  93. Felipe Massa é um piloto fadado ao fracasso…

    Alonso segurou o Hamilton por 7 voltas… isso pq o Hamilton tinha mais carro…

    ja o massa foi ultrapssado N vezes por Webber e Hamilton

    e ainda kerem comparar os 2..

    acordem

    Publicado por Dennis | 28/03/2010, 7:04 pm
  94. Paulo Patullo Neto………Nem Alonso é diplomatico e nem eu tb sou com os fanaticos Alonsetes e Kimetes.
    Falando em bom português.Já vi esse filme,no meio do ano Massa já trasformou o Alonso em escudeiro como fez com o Kimi(que é melhor que o Alonso)e como o Hamilton(naquela época novato da GP2)fez com o Bi-campeão Alonso em 2007.

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 7:05 pm
  95. Também achei a corrida do Massa bem chulé, o mérito dele foi a largada, porque de lá pra frente não fez nada. Tomou 2 ultrapassagens do Hamilton, levou do Webber…

    O Alonso, quando chegou, não passou por:

    1 – Já não ter tudo aquilo de pneu, estavam em pior estado que os do Massa, uma vez que o espanhol teve que lutar pelo grid inteiro..

    2 – Tinha também o esquema de ultrapassar o companheiro de equipe, o Alonso não insistiu na idéia de ultrapassar. Num take onboard, deu pra escutar o Alonso tirando o pe, na última curva, que o Massa não acertava, pra não precisar dividir a primeira curva e arriscar uma merda com o brasileiro, acompanhada de uma reprimenda por parte da equipe…

    Pro inferno com o GB e essa lambeção de saco do Massa!

    Publicado por The Stig | 28/03/2010, 7:06 pm
  96. Alonsetes entrem na campanha do Alonso.
    VOLTA NELSINHO!!

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 7:07 pm
  97. Pelo Menos o Nelsinho levava de 4 decimos…. o massa leva de 7 decimos e com o mesmo carro…

    Massa é fadado ao fracasso… é capaz do liuzzi ser campeão e o massa não

    Publicado por Dennis | 28/03/2010, 7:09 pm
  98. Comentário do Livio Oricchio durante a corrida, na CBN (é meu antídoto anti-Galvão): a Red Bull tem o melhor carro, o problema é que faltam pilotos. O Vettel tem talento, mas não tem experiência; o Webber tem experiência, mas falta talento…

    Precisa comentar mais alguma coisa?

    Corridão como não via há tempos. Para compensar aquela chatice do Bahrein… e tudo bem que a chuva ajudou, mas só o fato da pista não ser um Tilkódromo já faz a diferença.

    Destaques da corrida: Button (que coragem!), Alonso, Hamilton (os showmans), Kubica (não é só babação do GB não; o polaco é um pilotaço) e… Webber. Afinal, as grandes corridas sempre possuem um barbeiro para completar o espetáculo.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 28/03/2010, 7:12 pm
  99. Alonso showman,SÓ RINDO…….O cara tinha o terceiro carro mais rapido da pista,e pq passou na pista a lotus e CIA e tb as potentes willams,toro rosso e sauber é o showman?me poupem!!
    Ele foi humilhado na largada pelo companheiro de equipe além de largar na frente e chegar atrás.

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 7:24 pm
  100. Ao Massete: contenha-se meu caro… no Bahrein Alonso largou melhor, na Austrália foi o Massa. E assim a briga segue até a última etapa. Se no fim der o espanhol na frente você já terá uma teoria conspiratória pronta para justificar?

    Deixemos as insanidades de lado… o Capelli fez um comentário bastante pertinente em seu blog:

    “O GP da Austrália serviu para mostrar a FIA o total equívoco que é a obrigação do uso de dois compostos de pneus e de um pit stop por corrida. Se a chuva teve contribuição decisiva em todas as brigas foi principalmente por ter zerado essa regra absurda e permitido que diferentes estratégias fossem estabelecidas. Jenson Button, Robert Kubica e as Ferrari apostaram em apenas uma parada. Lewis Hamilton, Mark Webber e Nico Rosberg decidiram trocar de pneus duas vezes. Para eles não foi a melhor decisão, mas trouxe um molho todo especial à prova.”

    Publicado por Vitor, o de Recife | 28/03/2010, 7:35 pm
  101. +++++++++++++++
    Não considero um terceiro lugar à frente de Alonso, Hamilton, Schumacher e cia uma mediocridade! E concordo que a corrida do Button foi sensacional.
    +++++++++++++++

    Alonso, que caiu para 18º?
    Hmailton, que largou de 11º?
    Schuamcher. de Mercedes GP?

    Eu pegaria 2 dos 3 pilotos acima justamente para mostrar que Massa foi medíocre e que seu estalo de piloto top durou apenas o instante da largada. Pegar o resultado final da corrida sem constextualizar as situações citadas, ou seja, sem considerar de onde largou Hamilton e que nível de carro ele tem comparando com a Ferrari e RBR e sem considerar que o Alonso foi tocado na largada caindo para 18º é um tanto quanto fora da realidade. Se formos levar por essa linha de raciocínio, Vettel não passa de um pilotinho qualquer já que com uma RBR nas mãos, considerado o carro a ser batido, está bem atrás na classificação do mundial.

    Não estou dizendo que é o seu caso mas são essas “análises” que mostram claramente o bom trabalho que a Globo, com Galvão Bueno, vem fazendo em deixar as pessoas cada vez menos “entendidas” do que realmente é uma competição de corridas. Graças a Deus ou vacinado por ter assistido ao vivo a F-1 desde 1984 e sei muito bem diferenciar pilotos de competição de pilotos medíocres.

    Publicado por djow | 28/03/2010, 7:38 pm
  102. Daniel Lima

    Segurar o especialista, o sujeito q mais ultrapassa na F1 atual, por 7 voltas e com pneus totalmente desgastados, definitivamente não é pra qualquer um. Não reconhecer isso , vc vai me desculpar, mas é a mais pura ignorância.

    Quem assistiu a corrida com atenção, percebia as manobras defensivas, operadas com maestria. Entenda, o Hamilton não pode ver um espaçozinho q atira o carro. Ou passa ou bate. A maioria dos pilotos não tem os culhões q tem Lewis, por isso ele ultrapassa bastante e tem sido assim desde 2007. Só q Hj, na Austrália o Miltinho encontrou um piloto com culhão maior e q além de td, jogou limpo.

    Se vc quer puxar não só a sardinha, mas a peixaria inteira pra sua brasa, louve o culhão do Massa em decidir q ele tá na briga do campeonato e não entregaria a posição de jeito nenhum, tanto q as quatro marcas no casco q ele tomou, duas do Web e duas do Ham, foi pq ele não foi tão combativo como ele foi contra seu team mate.

    Agora desmerecer a pilotagem classe A do Alonso Hj, é o mesmo q desmerecer o Massa q não foi brilhante mas sim pragmático e chagou na frente do companheiro:

    Qualifying: 1 x 1

    Race: 1 x 1

    O Importante é q a vitória está valorizada. Um 1º e um 4º do Alonso o deixou com 37 pts, contra 33 pts do Felipe, diferença de 4 pts q fez dois pódios (2º e 3º). Se fosse pela regra anterior, estaria 15 a 14 pro Alonso, difeença de 1 mísero pto.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 7:40 pm
  103. Alex-Ctba

    +++++++++++++++++++
    Entenda, o Hamilton não pode ver um espaçozinho q atira o carro. Ou passa ou bate.
    +++++++++++++++++++

    Típica frase do Galvão Bueno. Inclusive ele disse isso, exatamente com essa palavras, quando Hamilton deu uma aula de ultrapassagem no Button.

    +++++++++++++++++++
    A maioria dos pilotos não tem os culhões q tem Lewis, por isso ele ultrapassa bastante e tem sido assim desde 2007. Só q Hj, na Austrália o Miltinho encontrou um piloto com culhão maior e q além de td, jogou limpo.
    +++++++++++++++++++

    Onde ele enfiou os culhões que não conseguiu ultrapassar o Massa?

    Publicado por djow | 28/03/2010, 7:55 pm
  104. Quem largou melho foi o Senna, Petrov… Ou não?

    Massa na conferência depois da corrida:

    I saw Fernando and Mark spinning the wheels and that was just great, especially to arrive at the first corner.

    “Melhor larga no lado limpo do que no sujo.” Felipe Massa.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 7:57 pm
  105. Ball maior eu não sei, mas uma baita sorte, Alonso teve. Ou ele combinou com Webber?

    Ele tracionaou tão mal, que quase o Nico entabaca atrás dele.

    E Lewis iria usar a mesma técnica que ele fez com Massa e Piquetjr em Hockenheim/2008.

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/03/2010, 8:02 pm
  106. Vitor, o de Recife …….Aceito o Massete.Tem certeza que Alonso largou melhor no Bahrein?Não responda agora,veja o video com calma primeiro sem fanatismo.
    De teoria conspiratoria,os Alonsetes entendem.Já que acharam que o maluco do Ron Denis,contratou o Bi-campeão Alonso pagando milhões pra sabota-lo e favorecer o novato da GP2.Se doido rasga nota de 100,00 o Ron Denis rasga milhões.
    Como eu disse antes.No meio do ano,Massa transforma o Alonso em Kimi 2 (o retorno)e os Alonzetes,vão acusar o Luca di Montezemolo de sabotagem.

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 8:02 pm
  107. bencken……..meu ultimo comentario n entrou

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 8:05 pm
  108. putz, pena q não tem revisão pra corrigir os erros de grafia

    Djow

    E só minha visão da corrida. nem sabia q o galvão falava isso do passa ou bate. Deve ter ficado impregnado na minha cabeça essa frase e acabei escrevendo por osmose então, mas só completando, qdo eu falo pragmático pelo fato do Massa ter tomado as quatro marcas no casco, justamente pra não entrar numa briga desnecessária, já q sabia q ia pra uma parada e não poderia destruir seus pneus, como possivelmente o fez Hamilton. O W01 deve consumir mais pneus mesmo e por isso seus pilotos foram pra duas paradas, assim como as Red Bulls e se Alonso fosse pra duas paradas, acredito q chegaria no Button, se não ficasse preso atrás do Massa. O Hamilton pulverizou uma diferença pra ele de 23 seg em 15 voltas, acho q o Espanhol poderia andar no mesmo ritmo ou até melhor, andando na casa de 1:27 alto. Button não foi ameaçado, justamente por ter tocado, involuntariamente, no seu maior adversário pra corrida. Parecia um predestinado o Botão. Se a Mãe Dinah estiver lendo, acho q vc diria, “it was written at the stars”

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 8:07 pm
  109. Alex…..Dizer que Alonso foi grande em segurar o Hamilton tudo bem,se bem que a batida com o Werber impedio outras tentativas.Agora chamar de showman pq ele passou um bando de carroças é rídiculo.

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 8:12 pm
  110. ^ ainda bem!

    Publicado por The Stig | 28/03/2010, 8:15 pm
  111. Hey Djow, onde é q vc vai com essa arma aí na mão?

    Hey Djow, esse não é o atalho pra sair dessa condição!

    Vcs torcedores a verdade é q me IRRITAM PROFUNDAMENTE. A capacidade q tem em não enxergar o óbvio. Xiitas são Xiitas, o q se há de fazer? faço como o Sirlan Pedrosa faz com o Galvão, IGNORA!

    Daniel Lima

    “Alex…..Dizer que Alonso foi grande em segurar o Hamilton tudo bem,se bem que a batida com o Werber impedio outras tentativas.Agora chamar de showman pq ele passou um bando de carroças é rídiculo.”

    Daniel, acho q passar o Lizzu, q é um carro bem veloz, já q o Sutil tava na ponta qdo foi para os boxes, é não saber em q estágio está a Force India com motores Mercedes, idênticos aos da McLaren. Ultrapassou o Alguersuari da STR q é um bom carro e empurrado de Ferrari igual ao dele. Alguersuari q foi uma pedra no sapato do gênio enferrujado. Deixou uma marquinha no casco do DLR da Sauber q é um carro veloz, motor Ferrari tb, além de ter feito uma belíssima ultrapassagem na Williams do Barrica. Não achei pouco.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/03/2010, 8:28 pm
  112. Alex-Ctba ……….Alguns podem ter motor mercedes,ferrari,mas considerando que nenhum dos carros citados por você,não tem nem de perto o Downforce da Ferrari do Alonso,ou das red bull ou mclaren,além do Alonso está pra essa pista,como o Massa pra Turquia por exemplo.Não achei um grande feito amigão Alex(;

    Publicado por Daniel Lima | 28/03/2010, 8:51 pm
  113. Olá,

    Massa : Achei ridiculo o seu engenheiro lhe dizer como pilotar um F1 (depois disso ganhou a perfomance pra não ser passado pelo Alonso, mérito do tal do Engenheiro e não do massa);

    Hamilton: Ta claro que ele gasta mais pneus que o Button, resta ver em que pista uma parada a mais lhe dará vantagens, hoje mesmo sem o alonso em sua frente, ele chegaria em Segundo, facilmente.

    Button: Como ja comentado antes, seu estilo de pilotagem o beneficiou, gastou menos pneu e isso lhe deu a vitoria.

    Hamilton: Concordo, é o show man, as vezes irreponsável (isso lhe prejudica e muito), mais pra quem gosta de F1, e gosta de arrojo , ele é o cara.

    O pessoal não comentou um monte de aspectos tecnicos da corrida, ficaram brigando quem fez a melhor corrida. Eu acho q dos 5 primeitos todos fizeram boas corridas, só incluo o massa nessa pq ele com dificuldades extremas em fazer as curvas da forma certa (pra o melhor aquecimento dos pneus), e sendo assim o mais lento dos 5 primeiros, conseguiu terminar a corrida em 3º, e pra mim é só.

    A explicação oficial do alonso pq não passou o massa:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1548024-15011,00-ALONSO+COMENTA+DISPUTA+COM+MASSA+NAO+SE+DEVE+CORRER+RISCOS+DESNECESSARIOS.html

    Eu se fosse o alonso teria ido pra cima, o massa ia abrir as pernas pra ele, assim como fez com o hamilton e o webber, mais sabe como é né, o alonso é novo na equipe, e tem akela historia de trabalhar sempre em “equipe ” …., fez uma de bom novato na empresa.

    Alias outra curiosidade, os dois novatos em suas equipes ganhando as duas primeiras corrida, alonso estreante na Ferrari e Button estrante na Maclaren, e assim pq na pre-temporada diziam que os dois iam ser meros scudeiros …

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 28/03/2010, 9:18 pm
  114. Alex toma maracujina e relaxa, será assim o ano todo. Dureza será ao fim aguentar os xiítas de ambos lados.

    A e o Sr. nos deve o MSN.

    Publicado por Claudemir Freire | 28/03/2010, 9:26 pm
  115. A guerra santa LH x FA dos tempos do Blog do Livio está virando FA x FM aqui.

    Puta mediocridade. Waste of bandwidth.

    Publicado por Mauro Brisola | 28/03/2010, 9:47 pm
  116. Alex, meu prezado, muita calma nesta hora e nas próximas 5.784 horas até o fim desta temporada.

    Haja maracujina hein Claudemir!!! ;-)

    Não tem jeito, meu amigo, só quando vamos ficando “velhos” (e para alguns isso é uma doença de altíssimo risco de contágio) é que entendemos que o “se tivesse acontecido isso”, “se aquilo” e “se aquilo outro”, não levam a nada. A vida é como ela é, simplesmente as coisas aconteceram e acabou! Ponto final. Essas competições tipo cuspe a distância, pau maior, FA x FM, AP x AS, PT x PSDB e outras menos cotadas, não acrescentam absolutamente nada – zero – à vida de ninguém. A não ser que ódio, superioridade e vingança sejam interessantes à vida de algum ser humano.

    Um dia essa turma chega lá, com absoluta certeza!

    saudações especiais

    Publicado por celso gomes | 28/03/2010, 11:22 pm
  117. Quanto a dupla nada dinâmica da emissora oficial, “não adianta chorar, torcida brasileira!!!!”.

    O próprio locutor oficial nos brindou com a informação, já no Bahrein, que o contrato deles já havia sido extendido por mais cinco longos e intermináveis anos.

    Som “off” e “live timing” são as melhores opções.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 28/03/2010, 11:33 pm
  118. É de rir com os homo “spaguettis”.

    Fui ver os comentários do GP do Barhein, e lá foi escrito pelos spaghettis que nessa prova o “macarrão” não passou o “paella” , porque, e cito palavras de spaguettis ” apesar de estar mais rápido, ser melhor piloto, ter mais colhão, etc, não passou alonso porque existe na Ferrari um acordo que ninguém ataca ninguém após 50% da corrida disputada”. Era mais ou menos isto que está escrito mas com outras palavras. Acreditai mesmo nessa merda, que quando o paella tiver e quiser mesmo passar, vai passar e ponto final.

    Bem, depois de ler os comentários por aqui dos spaguettis, em que rejubilam por o macarrão ter segurado o paella… bem, não digo mais nada. Enfim, doentes de mentalidade e de olhos.
    Não, digo mais.
    Mas o raciocinio de há 15 dias para cá, só mostra mesmo a demência deste tipo de gente.

    macarrões ou spaguettis, torcei por outro brasileiro qualquer, que esse que defendeis, será sempre um Randy Mamola. O sol já vai alto. Nada de sonhar.

    EDITOR: (editado por ter menção ofensiva a outros comentaristas)

    Publicado por Macarrão com Spaguetti | 28/03/2010, 11:34 pm
  119. O blog era mais legal quando não era tão difundido e se via, na seção de comentários, gente interessada em comentar aspectos relevantes, curiosos, etc, da corrida.

    Hoje é cheio de torcedorzinho que não entende porra nenhuma de corridas e fica de bravata.

    Publicado por The Stig | 28/03/2010, 11:38 pm
  120. Tem uns comentários ai que PQP…não viram a corrida…

    Só pra constar: regra dos 55 metros virou 30 por causa do limite de velocidade baixo na australia. Alguns dos “pits horríveis” que foram citados ai em cima foi por isso.
    Tem regra nova sobre a volta do safety car pro box também.

    Publicado por KBK | 29/03/2010, 1:51 am
  121. Menção Honrosa: Alguersuari dando uma cacetada no Schummy, na entrada da reta, tipo assim: “Quem é você?” – hilário!

    De resto, a McLaren vai detonar a RBR…

    Publicado por Will | 29/03/2010, 7:31 am
  122. N se empolgue, Will. Daqui a pouco a RBR para de quebrar e Vettel alcança e passa o Alonso. A “sorte” da Mclaren é q está conseguindo pontuar bem mesmo tendo apenas o 3º carro. Se conseguirem reagir, terão chance de brigar pelo título. O negócio é manter-se pontuando e fazendo pódios até q o carro se torne realmente competitivo.

    Publicado por Leandro Magno | 29/03/2010, 8:10 am
  123. Toma, Galvão!!!! Quando Button trocou os pneus para os de pista seca, o narrador (coitado) classificou o britânico como que sem chances na corrida. Galvão Bueno: O cara só ganhou a corrida!!! E, aliás, seja menos grosso quando ós repórteres de pista chamarem para informar. As palavras foram “Só um momento!”, mas a conotação foi de “Cale a boca! Não te dei ainda permissão para falar”

    Toma, Galvão!!!

    Publicado por Leandro Oliveira | 29/03/2010, 9:53 am
  124. olha nessa torcida entre brasileiros e espanhois realmente não dá para entrar, então usemos como base os italianos:

    Os tifosi, CARGAN CONTRA MASSA POR BLOQUEAR EL PASO DE ALONSO EN ALBERT PARK.
    Los tifosi de Ferrari piden a Domenicalli que aclare las jerarquías en el equipo.
    Pese al podio logrado por Felipe Massa en el Gran Premio de Australia y el meritorio cuarto puesto de Fernando Alonso tras una gran remontada del español, los seguidores de Ferrari en Italia no están muy contentos con la actuación de la ‘Scuderia’ en Albert Park.

    Y es que los tifosi de Ferrari consideran que el ritmo de Massa en las últimas vueltas de la carrera en Melbourne, cuando los dos bólidos rojos rodaban tercero y cuarto, era inferior al que mostraba Alonso y que el brasileño se dedicó a “estorbar” a su compañero, impidiéndole alcanzar un lugar en el podio.

    Se quejan de que el piloto español tuviera que seguir el “paso de tortuga” de Massa y de que en Australia los papeles en la escudería se intercambiaran, siendo Alonso “el escudero” de su compañero. “Si no fuera por el excelente trabajo de Fernando, los Ferrari hubieran quedado sexto y séptimo, respectivamente”, son algunos de los comentarios que aparecen este lunes en la página web de ‘La Gazzetta dello Sport’.

    “Stefano Domenicali hizo a Alonso perder la carrera; lo que sucedió en Melbourne es inaceptable. Fernando debería ser tratado como un verdadero campeón”, añaden los aficionados italianos, quienes piden al director deportivo de Ferrari que, por favor, “deje bien claro las jerarquías en el equipo”. “El piloto español es poesía sobre el asfalto, es un verdadero campeón y claramente más rápido que Massa”, añaden los comentarios.
    Es más, hay quien no duda en asegurar que, en plena carrera, a Alonso le llegó desde Ferrari “la orden encubierta, con la excusa de los neumáticos, de no adelantar a Massa para evitar desacuerdos en el equipo; una mezcla perfecta de lo absurdo”.

    “Lo siento por Massa, pero no hay comparación…”
    Además, los tifosi no dudan en recordar a Domenicali y a Ferrari que Alonso, en su día, “no se resignó al trato discriminatorio que recibió en McLaren” y, aunque muchos no dudan de la calidad de Massa, no confían en que el brasileño sea capaz de alcanzar el título mundial, un triunfo que sí ven más factible que logre Fernando Alonso.

    “Lo siento por Massa, pero no hay comparación… Es bueno, pero es difícil que pueda ganar un el Mundial. Se necesita más para detener la furia en carrera de Hamilton o Vettel”, comentan en su gran mayoría los fans de la Fórmula 1 en Italia, quienes, sin embargo, consideran que “Alonso dio pruebas en Melbourne de ser el mejor”.
    Algunos incluso piden a Domenicali que despida a Massa y ponga en su lugar a Fisichella o incluso reclaman a la ‘Scuderia’ que fiche, ya para el año que viene, a Kubica, merced al gran partido que está sacando en este arranque de temporada a su modesto Renault R30 (segundo en Melbourne).
    Eso sí, no falta alguna que otra voz que salga en defensa del brasileño. Está claro que sus años como piloto de Ferrari pesan en parte de los tifosi y algunos de los sectores más críticos con Alonso aseguran que “si el asturiano era realmente más rápido, podía haber pasado sin problemas…”. “Massa no es un perdedor; hizo su carrera y, con razón, defendió su posición por delante”, añaden.

    Publicado por wilson | 29/03/2010, 10:03 am
  125. wilson,

    Lá em cima eu já levantei a dúvida, se o Massa tivesse dado passagem pro Alonso, o espanhol pegava o Kubica? Talvez o Button também?

    Pelo visto não foi só eu que achei isso! É como dizem, pra Ferrari só existe a Ferrari, não vai demorar muito pra começar as ordens de box disfarçadas! O Massa não pode ficar segurando o espanhol se o resultado final for melhor pro WCC. Mesmo chegando uma posição atrás, o espanhol conseguiu mais uma vitória interna.

    Publicado por Costanza | 29/03/2010, 10:44 am
  126. Meu caro Wilson,sumido ontem mas deu o ar da graça (;

    É evidente o complexo de inferioridade de alguns brasileiros,se acham inferiores aos europeus.Pq temos que usar como base alguns torcedores italianos,eles entendem mais de F1 que nós?Temos 8 titulos,eles tem 3.

    “”Lá em cima eu já levantei a dúvida, se o Massa tivesse dado passagem pro Alonso, o espanhol pegava o Kubica? Talvez o Button também?””
    Os Alonzetes ainda tão achando que ele tá na Renault.
    Pq ele não foi lá e passou o Massa,Kubica e Button?
    Eu te respondo,ele acabou os pneus passando um bando de carroças e tinha 2 pilotos de verdade um na frente e outro atrás,se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
    Alonso desperdiçou a chance de abrir vantagen sobre o companheiro na pista que o Massa tem o pior desempenho.E talvez ele supere o massa outras 5 pistas.
    O problema é que são 17 pistas.Faça as contas?

    Costanza……Debato com Alonsetes e Kimetes desde 2007.O filme é repetido.
    Em 2008 kimetes falavam e se perguntavam o mesmo que você,e todos viram o que aconteceu,Kimi virou escudeiro,ganhado os mesmo milhões do Alonso.A diferença é que o Kimi é melhor que o Alonso.
    Veja os numeros:
    em 2008 nas 2 primeiras provas Kimi 13 pontos =diferença 13
    Massa 0
    2010 nas 2 primeiras provas Alonso 37=diferença 4
    Massa 33
    Ou seja,Alonso vai dar menos trabalho ao Massa,vai virar escudeiro mais rapido que o Kimi.

    Publicado por Daniel Lima | 29/03/2010, 11:58 am
  127. Pois é, Daniel Lima, o Massa tem esse poder de transformar companheiros de equipe em escudeiros e ainda assim os títulos ficam com eles!

    Extrema generosidade do Felipe !

    Publicado por Costanza | 29/03/2010, 12:49 pm
  128. “Massa transforma o Alonso em Kimi 2 (o retorno)…”

    Massistas, não confundam alhos com bugalhos.
    O Kimi, assim como o Emmerson Fittipaldi e mais um ou dois, em toda a história da F1, tem caráter irrepreensível.

    Entrou na categoria sob protestos, vindo direto do kart, e saiu tão limpo quanto entrou.

    Foi vice duas vezes com um carro bom, mas quebra-quebra, numa delas por 1 mísero ponto atrás de ninguém menos que o Schumacher em seu auge, a bordo de seu carro voador.

    Foi campeão incontestavelmente limpo, ganhando 6 provas numa temporada, contra 4 do segundo e do terceiro lugares.

    Se o Massa teve paz de espírito para se desenvolver mental e fisicamente como piloto, agradeça a ele que jamais foi carregado por patrocinadores, jamais posou de primeirão ou de bom moço para as câmaras e jamais usou sua influência de campeão para politicagens de bastidores.

    Quem não sabe rezar xinga a Deus. Sinceramente!
    O Massa deve sentir vergonha de certos torcedores.

    Se alguém sabe ou soube de alguma sujeira, falcatrua, deslealdade, sacanagem ou qualquer coisa do tipo que o Kimi tenha feito dentro das pistas ou nos bastidores, ponha na roda para que todos possamos discuti-la em alto nível.

    Por enquanto o que eu sei é que o Kimi foi campeão mundial de F1 e duas vezes vice-campeão mundial de F1. Que é um sujeito limpo, leal, sincero e avesso a conversa fiada. E que tudo isso foi mostrado num curto espaço de tempo para o mundo inteiro. Só que vê, viu.

    “Pois é…, o Massa tem esse poder de transformar companheiros de equipe em escudeiros e ainda assim os títulos ficam com eles! Extrema generosidade do Felipe!”

    Constanza,
    Certos massistas podiam dormir sem essa, mas primeiro é preciso saber separar o joio do trigo.

    De qualquer forma, vc é um menino muito malvado e se continuar assim irá para o inferno de cabeça pra baixo…rsrs.

    Aliás, por falar em inferno, e já que estamos na Semana Santa, permitam-me citar o Mestre dos Mestres:

    “Senhor perdoai-os, eles não sabem o que fazem.” (nem o que dizem, nem o que ouvem, nem o que vêem… etc etc etc).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 29/03/2010, 2:53 pm
  129. Anselmo Coyote, valeu pela fotografia perfeita da carreira do Kimi na F-1!

    Eu entendo as pessoas endeusarem o Senna, o Piquet e o Emerson…mas eu fico a me perguntar, O MASSA????? Só com muita ‘Buenada-Burtizada’ mesmo…

    Publicado por Will | 29/03/2010, 3:23 pm
  130. Comentários com ofensas pessoais serão removidos.

    Publicado por Becken Lima | 29/03/2010, 4:59 pm
  131. Costanza……O único piloto na mesma equipe do Massa e no mesmo ano que foi campeão,foi o Kimi,que naquele ano foi campeão com o Alonso em 3,atrás do novato da GP2.Naquele ano Massa cometeu erros no início que custaram o campeonato.Mas em 2008 colocou as coisas nos seus devidos lugares.

    Anselmo…..Kimi campeão 6 vitorias contra 4 do Alonso.Foi o que eu disse Kimi é melhor que o Alonso.

    wilson…….Desculpa mas que perola””Ah! esqueci também mencionar que o schumi ficou lá atras a corrida inteira para passar o alguersuari e ainda levou o xis do di grassi com uma virgin””.

    Você quer comparar a Mercedes com a Ferrari?Ainda mais com o Shumy parado 3 anos?
    Vamos ser justos e por os 2 na mesma situação.
    Shumy de 3 anos atrás e com o terceiro carro mais rapido da pista, sendo que o mais rapido havia saido e o segundo estando atrás dele,ele possivelmente teria vencido a corrida,pq concerteza não iria rodar na largada nem ser ultrapassado pelo companheiro de equipe,mesmo esse sendo dos melhores como Massa,Hamilton ou Vetell.

    Outra coisa…..Você acha que a Ferrari,a equipe mais antiga e bem sucedida da F1,dona do maior numero de titulos de construtores e pilotos,vai se deixar por um bando de torcedores italianos desoculpados…Faça-me o favor!!
    A Ferrari sabe os pilotos que tem.Sabe que qualquer um dos dois pode ser campeão e sabe que só com os dois poderá quanhar o de construtores.Se por Fisichella ou com o Massa ou com o Alonso adeus construtores.

    Minha Massa não está assando não,sabe por que?Como eu disse a duas semanas atrás eu comi foi paella ontem e um creme das asturias de sobemesa.
    Você sim disse que ia comer uma massa au alho e oléo.Só que a Massa foi indigesta e te deu uma tremenda dor de barriga kkk
    Siga minha sugestam,como paella.Pq fim de semana só vai ter Massa.

    O Massa burocratico,largou em 5 pulando pra 2 antes da 1 curva humilhando o companheiro de equipe que largou em terceiro e rodou.
    Massa o único piloto da temporada 2010 a está 2 vezes no podio.
    Massa largou em 5 chegou em 3.
    Alonso largou em 3 chegou em 4.

    Publicado por Daniel Lima | 29/03/2010, 5:59 pm
  132. Becken…meu ultimo post e sem ofenças n entrou.

    Publicado por Daniel Lima | 29/03/2010, 6:00 pm
  133. Essa discussão de Massa Vs Alonso não leva a lugar nenhum.

    Os 2 são ÓTIMOS pilotos, e o duelo vai ser equilibrado até o final do campeonato. Bom pra Ferrari e pra nós torcedores!

    Pra quem fica falando dos 0,7 decimos que o Alonso colocou no Felipe na classificação, durante a corrida a melhor volta do Massa (com carro desequilibrado) é 0,5 décimos mais rápida do que a do Alonso. Claro que, cada um com suas devidas circunstâncias, mas são fatos.

    Que venha a Malásia!!!

    Publicado por André Távora | 29/03/2010, 6:03 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: