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O que você faria se fosse Domenicalli?

IMAGEM: Ferrari/Divulgação

Dizem que a imprensa italiana — e por tabela a espanhola — está “espumando de raiva” pela forma como o Stefano Domenicali gerenciou a estratégia da Ferrari no GP da Austrália do último domingo. Segundo o próprio Chefe da equipe, “não é permitido aos seus pilotos atacarem um ao outro durante a última perna de corrida, e a não ser que haja uma situação óbvia (talvez um erro) a ordem deve ser respeitada. Fora isso (o código da última perna de corrida) você pode atacar absolutamente.”

Ok, Stefano, capicce. Mas imaginem vocês que, tecnicamente, a corrida teve apenas uma longa perna depois da parada coletiva na volta 9. Após sua brilhante recuperação, Alonso passou 30 voltas sendo sistematicamente mais rápido que Massa à sua frente, sendo por tabela atacado por Lewis e Webber, alem de incapaz de atacar Kubica, tão lento quanto Massa.

Tecnicamente, Alonso foi o “escudeiro” perfeito de Felipe contra o ataque de Lewis, porque era provável que sem a cobertura do espanhol, Massa seria novamente predado por Hamilton como foi no meio da prova.

Alonso admitiu ao El Pais que apesar de ter pneus desgastados, “não atacou Massa porque pensou no chefe” — o que pode ser interpretado como uma mistura de bravata e senso de realidade.

Já para Domenicalli, o dilema foi equilibrar o prejuízo dos 5 pontos potenciais perdidos no campeonato de construtores com o atual estado de espírito do time, cordial e cooperativo até o momento.

O único problema é que em um campeonato em que McLaren e Mercedes prometem crescer e a Red Bull de Vettel já é uma realidade competitiva, a Ferrari não pode dar-se ao luxo de perder pontos preciosos no campeonato de construtores.  Como vimos em 2008, 5 pontos no fim de um campeonato apertado podem fazer uma grande diferença.

E você, se fosse Domenicalli, deixaria Alonso atacar Massa ou teria feito exatamente como o chefe da equipe italiana?

Discussão

113 comentários sobre “O que você faria se fosse Domenicalli?

  1. De Senna no twitter.

    Comparativo Hispania vs RedBull.

    Publicado por Alexandre Gomes | 31/03/2010, 12:05 pm
  2. belo vídeo, Alexandre. Thanks!

    Publicado por Becken Lima | 31/03/2010, 12:09 pm
  3. “O único problema é que em um campeonato em que McLaren e Mercedes prometem crescer e a Red Bull de Vettel já é uma realidade competitiva, a Ferrari não pode dar-se ao luxo de perder pontos preciosos no campeonato de construtores. Como vimos em 2008, 5 pontos no fim de um campeonato apertado podem fazer uma grande diferença”

    Que pontos q a Ferrari perdeu no WCC ? A Ferrari fez 27 com o 3º e 4º lugares conquistados. Seguindo seu raciocínio, se vem uma ordem da equipe para o Alonso passar, quem garante q ele passaria o Kubica? E seria muito provável q o Massa fôsse ultrapassado pelo Hamilton e pelo Webber, sem a proteção do “impassável” escudeiro Alonso. Então ao invés de 27 a Ferrari faria 23 pts.

    Tb acho q Alonso, depois da pressão inicial no Massa, acabou com seus pneus tb, e o mérito do Felipe ter segurado, naquele feroz ataque inicial, somado a política da Ferrari, deram a ele um suado pódio. Não foi tão de graça assim qto eu imaginei logo após a corrida. Mudei um pouco minha visão, nos dados q vi no blog do Keith:

    Melhor volta do Massa na corrida: 1:29:537
    Melhor volta do Alonso na corrida: 1:29:707

    Tempo médio de volta do Massa: 1:37:087
    Tempo médio de volta do Alonso: 1:37:118

    E por fim, a declaração do próprio Alonso sobre a corrida:

    “When I found myself behind Felipe, maybe I could have gone a bit quicker, but we know it’s very hard to pass in Formula 1 and between team-mates, one should not take any unnecessary risks. If we had managed to get past Kubica, then it might have been a different story, but it wasn’t possible, apart from the fact I also had to defend my position against Hamilton and Webber, who were on fresher tyres than us.”
    Fernando Alonso

    Concluindo, se eu fosse o Domenicalli, faria EXATAMENTE IGUAL ao q ele fez, até pq, ainda tem 17 provas até o final e ninguém mais quer ver se repetir a VERGONHA da Austria 2002.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 12:20 pm
  4. Alex – ótimo comentário e análise.

    Publicado por Becken Lima | 31/03/2010, 12:21 pm
  5. Passar o Alonso não ia mesmo, se o Lewis com um carro 2 segundos mais rápido não conseguiu passar o Alonso, não ia ser o Alonso só um pouco mais rápido que conseguiria.
    Poderia a equipe pedir para o Felipe permitir essa ultrapassagem, mais para que?
    Alonso, não ia passar pelo Kubica, isso ia ficar muito feio para o chefe da Ferrari, com muito estudo sobre o caso, só se tivesse um esquema já montado para o Massa permitir a ultrapassagem, e se o Fernando não conseguisse ultrapassar o Kubica, ele automaticamente cederia a posição ao Felipe, isso só poderia ser feito com muito diálogo e uma baita honestidade por parte de seus dois pilotos.
    Vejo que se a pressão aumentar, teremos é acidente entre os dois.

    Publicado por Luiz Sergio | 31/03/2010, 12:28 pm
  6. Se eu fosse o Stefano, diria o seguinte: “abra pro companheiro de equipe se ele estiver virando mais rápido”. Simples assim.

    Tanto no caso do Felipe estar mais lento que o Alonso, ou o contrário. Por exemplo o Alonso com problemas no motor.

    Publicado por Costanza | 31/03/2010, 12:28 pm
  7. Ó duvida cruel, analisando friamente a sorte de campeão está com o Felipe, que com um carro raquítico terminou na frente do seu companheiro ou com o Alonso, que se acidentou na primeira curva e o carro não sofreu nada, viu todos os pilotos a 300 por hora, passando por ele e nenhum o acertou por verdadeiro milágre e não satisfeito com sua sorte, veio o acidente entre o Webber e o Lewis, ele que estava colado não recebeu nenhuma rebarba??? Pelo meus cálculos matemáticos o Fernandinho ganhou de 1000 a 1 no quesito de SORTE DE CAMPEÂO.

    Publicado por Luiz Sergio | 31/03/2010, 12:33 pm
  8. O q q o Raul Cortez ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Cortez) tá fazendo ali no fundo à esquerda da foto q ilustra o post?

    Publicado por Leandro Magno | 31/03/2010, 12:44 pm
  9. O q q o Raul Cortez ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Cortez) tá fazendo ali no fundo à esquerda da foto q ilustra o post?

    Vc está redondamente enganado, Leandro. Aqui ali é o José Serra… ;)

    Publicado por Becken Lima | 31/03/2010, 12:46 pm
  10. Quero mais que o Domenicalli tenha motivos para passar o ano inteiro com estes dilema.

    Apesar de que a princípio não me parece tão fácil para o Massa estar à frente do Alonso na maioria das provas.

    Publicado por Mauro Brisola | 31/03/2010, 1:05 pm
  11. “este dilema”

    Publicado por Mauro Brisola | 31/03/2010, 1:05 pm
  12. Ainda lanço uma pergunta: Se fosse uma situação Felipe Massa X Schumacher, com o Jean Todt no comando, será que haveria ordem de boxes?

    Porque com o Barrichello eu já sei a resposta!

    Publicado por fernandoric | 31/03/2010, 1:06 pm
  13. Olha Alex, com esses dados você destruiu de vez os argumentos de alguns “çábios” que disseram que Alonso não passou Massa porque teve “peninha” do brasileiro ou porque a Ferrari não deixou.

    Não passou porque não conseguiu e aí temos de rever a opinião de que Massa fez uma corrida burocrática, ao contrário, Massa fez uma excelente corrida, pois, com um carro mal ajustado para a pista, largou extraordinariamente bem, se manteve em um ritmo razoável e, só não chegou em segundo por culpa de um pit stop longo demais.

    Vamos ver na Malásia como fica essa briga interna.

    Publicado por ccregazzoni | 31/03/2010, 1:11 pm
  14. ccregazzoni, eu considero isto contraditório:

    “…Massa fez uma excelente corrida, pois, com um carro mal ajustado para a pista….”

    Faz parte de uma excelente corrida conseguir ajustar o carro.

    Publicado por Nelson Costanza (fernando-ric) | 31/03/2010, 1:17 pm
  15. Excelente análise, Alex.

    A Ferrari é tradicionalmente um time preocupado com o WCC. Como o Alex bem observou, seria loucura ordenar que o Felipe abrisse para o Alonso.

    Nós estamos apenas na segunda corrida do campeonato. É muito cedo para se pensar em “jogo de equipe”, como a imprensa espanhola tem sugerido ao pedir que Domenicali defina Alonso como primeiro piloto.

    Felipe Massa aprendeu bastante com os erros dos anos anteriores. Por isso, tem feito o início de temporada mais regular da carreira dele. Manter esse ritmo será fundamental se ele quiser brigar pelo título.

    O que me chama atenção é que, em 2008, a imprensa também clamava pela escolha de Kimi como primeiro piloto. No fim, quem brigou pelo título foi o Massa. Mesmo com aquele péssimo início de campeonato.

    Publicado por Willian | 31/03/2010, 1:23 pm
  16. Tenho exactamente a mesma opinião que alguns de vocês. Todo o mundo ficou sem pneus a poucas voltas do fim. Aliás na transmissão quando o Lewis estava colando muito rápido no Alonso, o team lhe disse isso mesmo e, a resposta de Alonso via rádio foi: eu nem quero saber (I don’t want to know…).
    O Filipe é um grande piloto e o Alonso vai ter um adversário à altura dentro da Ferrari. O pior vai ser se tiver que haver jogo de equipa para o lado do Massa, aí o Alonso não é como o Kimi e
    portanto o Filipe vai ter que jogar de faca nos dentes para manter a situação mais ou menos neutra ou arrisca-se a ver Alonso sacar mais recursos do team. Disso eu não tenho dúvida. Sobretudo porque o Alonso sabe afinar bem carros e pode ter ascendente nesse particular.
    Continuo achando que Domenicalli não tem nem de longe a habilidade do Todt para manter as duas vermelhas dentro da garagem sem se prejudicarem. Mas é minha opinião.

    Publicado por Ernesto Sousa | 31/03/2010, 1:33 pm
  17. Costanza

    A questão do “ajuste” ao q o ccregazzoni se referia é em relação ao aquecimento de pneus, q deu a vantagem em todo o fds pro espanhol. Incrível como esse novo assuntou emergiu rescentemente. Mais precisamente em 2008 com o problema enfrentado pelo Kimi contra o mesmo Massa. Agora o Massa é q está do outro lado. Ano passado não tivemos muita oportunidade de acompanhar esse assunto mais a fundo, até pq McLaren e Ferrari, não protagonizaram o campeonato, mas parece q Kimi ainda enfrenteva o mesmo problema, já q o Massa estava melhor no campeonato até o acidente.

    Essa temporada, parece q vamos ouvir falar muito ainda desse problema de aquecimento de pneus, ao menos pelas bandas de Maranello.

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 1:35 pm
  18. Quando li o texto (aqui e no uol) pensei exatamente no que o Alex mencionou: Ninguém garante que o Alonso andaria a ponto de chegar em segundo. Pior ainda seria o massa perder outras duas posições. O jogo de equipe foi feito e manteve os pontos máximos adquiridos.

    E os dados que o Alex postou mostram quem de fato esteve mais rápido.

    Uma observação minha aos dizeres da imprensa espanhola: A pressão deles incentivou a contratação do Alonso e pode culminar com a saída do Massa. Na boa, entre os dois não há uma guerra declarada como os espanhóis afirmam.

    Publicado por Douglas O. Silveira | 31/03/2010, 1:41 pm
  19. Eu sei Alex, mas não acho que a corrida do Felipe foi excelente, afinal teve essa dificuldade no fim de semana inteiro, e no final chegou apenas uma posição à frente do Alonso, que foi ultrapassado até pelo safety car na largada.

    Fez o que pode e conquistou importantes pontos, só isso.

    Publicado por Nelson Costanza (fernando-ric) | 31/03/2010, 1:43 pm
  20. Exato Costanza, nesse ponto vc está certo. Não mudo em nada o q eu disse em respeito a corrida brilhante do Alonso. Só tive q reavaliar o q eu pensei em relação a corrida do Massa q eu classifiquei de burocrática e pelos dados de tempos de volta e tb pela própria declaração do Alonso, acho q ele fez uma boa corrida sim e foi premiado pelo pódio. Só não sei o q realmente houve na troca, se foi erro ou outro fator q fizeram ele perder duas posições, inclusiva a mais importante, q foi para o Kubica.

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 1:52 pm
  21. Estava a ler a última parte do ultimo comentário aqui colocado, e acho que disse tudo: isto tudo é pressão da imprensa espanhola. Todas estas conversas, todas estas discussões, etc e tal, tem tudo dedinho desta imprensa. Quem, no seu perfeito juízo, iria colocar em destaque os comentários de um fórum qualquer num jornal italiano como a “Gazzetta dello Sport” com a opinião de fãs, que muitas vezes não sabem do que falam, que depois se veio a descobrir que eram espanhois na sua maioria?

    Vou ser sincero: se fosse o Domenicali, mandava às malvas tudo o que se fala na imprensa, e decidiria por mim mesmo, de forma fria e racional, que se manteriam as posições em corrida. E pelos vistos, no caso australiano, correu bem. E teria imensa pena (para não dizer outra coisa…) se a Ferrari decidir nas provas a seguir que irá dar perferência ao espanhol só porque a imprensa assim quer. Seria sinal que em Maranello, quem manda é o director da “Marca” e Stefano Domenicalli seria uma mera marioneta…

    Ambos os carros chegarao ao fim, ambos conseguiram pontos importantes no Mundial de Construtores. E podia ter sido muito pior, caso alguém tivesse acertado no piloto espanhol de forma irremediável. Parece que as pessoas tendem a esquecer isso.

    Publicado por Speeder_76 | 31/03/2010, 1:56 pm
  22. Só acho um detalhe sobre a volta mais rápida e a média de voltas. Analisar F1 assim é muito superficial…

    O Alonso teve, por exemplo, suas médias prejudicadas pela primeira volta (acidente) e todas as voltas que fez atrás de carros mais lentos (fazendo ultrapassagens e perdendo tempo). O Massa teve muito mais voltas ‘limpas ‘ a disposição.

    Mas não acho que o Alonso teve pena, acho que ele não tinha pneus para passar o Massa.

    Também acho triste discutir a antidesportividade, o Domenicalli não deveria intervir nisso…quem tem mais carro passa e pronto!

    Publicado por Will | 31/03/2010, 1:59 pm
  23. Realmente a analise do Alex é muito boa, no entanto, não podemos nos ater somente aos tempos médios das voltas e às melhores passagens de cada piloto para estipular o quanto mais rápido um piloto estava do outro. Quando analisamos os números, nesse caso, generalizando e isoladamente do contexto, eles perdem seu teor informativo e avaliativo. Ora, Alonso rodou na primeira volta, o que fez com o que o tempo de seu giro inicial fosse altíssimo comparado com o do Massa. Ainda considerando o tempo médio de volta, devemos lembrar que o piloto espanhol passou mais da metade da corrida atrás de seu companheiro de equipe, e que antes disso, teve que ultrapassar carros muito mais lentos que a outra Ferrari. Tais fatos inevitavelmente aproximam os tempos médios de volta de cada piloto. Agora, quando analisamos a volta mais rápida de cada um, não vemos diferença significativa, sendo até o Massa mais rápido. Mas, devemos lembrar que quando o carro estava mais leve e propício para tempos melhores, Alonso estava atrás do Massa, ou seja, com seu desempenho limitado pelo brasileiro. E para exemplificar, temos que a melhor passagem do Massa foi obtida na volta 52 e a do Alonso na 47. Assim, meus companheiros de blog, os números, como foram expostos pelo Alex, não nos ajudam em uma analise imparcial sobre a velocidade de cada piloto, por isso, devemos utilizar o contexto da corrida para basear nossas analises. Ou seja, na primeira volta Alonso era o último, antes de sua metade, estava em quarto atrás de seu companheiro de equipe. Quem foi mais rápido afinal???

    Publicado por Gunther | 31/03/2010, 2:05 pm
  24. Bela análise Alex.

    Mas ainda me paira uma dúvida que os tempos do Alonso estavam limitados pelos tempos do Felipe.
    Alonso não poderia virar mais rápido que o Felipe, estava sendo limitado por ele.
    Entao o argumento da média dos tempos fica um pouco descoberto.
    Quanto ao argumento da volta mais rápida, não consigo isto como uma vantagem extrema, uma vez que é apenas uma análise estática de um único momento, uma “fotografia”. Existem muitos fatores que podem influir.
    Não tô dizendo que o Alonso passaria o Massa. Mas com base nos dados que temos, não consigo também ter certeza, de que ele NÃO passaria.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 31/03/2010, 2:06 pm
  25. Onde se lê: Ou seja, na primeira volta Alonso era o último, antes de sua metade, estava em quarto atrás de seu companheiro de equipe. Quem foi mais rápido afinal???

    Leia-se: Ou seja, na primeira volta Alonso era o último, antes da metade da corrida estava em quarto atrás de seu companheiro de equipe. Quem foi mais rápido afinal???

    Publicado por Gunther | 31/03/2010, 2:08 pm
  26. Gunther, disse tudo que eu tentei…valeu!

    Publicado por Will | 31/03/2010, 2:08 pm
  27. É isso aí, Alex.

    Publicado por Anselmo Coyote | 31/03/2010, 2:12 pm
  28. Will, é verdade! O Alonso não teve pneus pra ultrapassar o Massa por ter andado pra lá do limite o tempo todo! Numa corrida como essas, sem o pit stop, economizar pneu andando rápido é parte da habilidade de um bom piloto. Retardar freiadas e atacar zebra come pneu demais.

    Se tivesse passado o Massa como essa imprensa sugere, ele não teria passado o 2º colocado. E o resultado seria o mesmo (ou pior…) e o Alonso estaria na frente. Exatamente o que a imprensa compatriota do Alonso quer.

    Publicado por Douglas O. Silveira | 31/03/2010, 2:15 pm
  29. Gunther, o Alonso ultrapassou tantos carros até Massa como Massa obteve feito semelhante em 2008. Com a narrativa do ‘ultra-baboso’ Galvão Bueno. Sabe o que Massa fez em 2008 e Alonso em 2010? “Bateram em bêbados”.

    Besteira é essa imprensa marketeira promover esse tipo de suspeita.

    Publicado por Douglas O. Silveira | 31/03/2010, 2:23 pm
  30. Se eu fosse o Domenicali faria um curso intensivo com Ron Dennis, assim não daria ouvidos a imprensa e deixaria seus pilotos decidir na pista quem merece chegar na frente.

    Publicado por Claudemir Freire | 31/03/2010, 2:26 pm
  31. Excelente análise do Alex, assim como a do Gunther.
    Sopesando as duas, chegamos a conclusão de que, Alonso, independente de estar mais rápido ou não, não passaria Massa muito menos Kubica, exatamente pelo estado dos pneus naquele momento final de prova.

    São duas ótimas análises que se anulam por seus próprios argumentos. O que sobra? O fator pneu.

    Portanto, a Ferrari conseguiu o máximo de pontos que poderia. Uma pequena chance de colocar os dois no pódio, não fosse a longa parada de Massa.

    Publicado por Iomau | 31/03/2010, 2:29 pm
  32. Este comentário está enganchado por aí, uma hora ele aparece, quando aparecer delete ele Becken.

    Se eu fosse o Domenicali faria um curso intensivo com Ron Dennis, assim não daria ouvidos a imprensa e deixaria seus pilotos decidir na pista quem merece chegar na frente.

    Publicado por Claudemir Freire | 31/03/2010, 2:32 pm
  33. Enganchou mesmo.

    Publicado por Claudemir Freire | 31/03/2010, 2:33 pm
  34. Zumbis de plantão:

    Practice 1 – Quinta – 23h
    Practice 2 – Sexta – 03h
    Practice 3 – Sábado – 02h

    Qualifying – Sábado – 05h

    Race – Domingo – 05h

    E segue a luta em busca de canais para a corrida. Fugindo de GB!

    Publicado por Iomau | 31/03/2010, 2:42 pm
  35. Tenho um segredo pra assistir a corrida as 09:00!

    Minha esposa abre o Globo.com pra mim, assim eu não vejo o resultado, e coloca o vídeo em tela cheia. Assisto como se fosse ao vivo! eheheheh

    Publicado por Nelson Costanza (fernando-ric) | 31/03/2010, 2:46 pm
  36. Olha gente, qdo eu coloquei o tempo de volta médio, eu fiquei esperando o qto ia demorar até alguem argumentar como o Gunther, o FFigueiredo e o Will, pq é lógico q teria esses fatores todos pra se pesar na balança. E vcs estão certos. Só q o argumento maior, é em relação a própria declaração do Alonso q se eles conseguissem passar o Kubica a história seria diferente porém, q tinha q se preocupar em muito com o Hamilton e Webber de pneus novos.

    Tentei imaginar o Alonso em uma estratégia de 2 trocas, como o Hamilton e o Webber. Talvez pela forma como ele estava pilotando em Melbourne, com pneus novos o Massa não conseguiria resistir e nem o Kubica, mas aí sim, falariam q houve jogo de equipe, pq colocariam o Massa para uma parada e o Alonso para duas. Aí entra o feeling do campeão. Após as tentativas frustadas de ultrapassagem em cima do Massa ele não poderia discutir com seu engº de pista a possibilidade de duas trocas?

    E por fim, entre o q querem imprensa espanhola, imprensa italiana e o Galvão / é pq o GB tb foi o primeiro a achar normal o jogo de equipe em favor do Alonso / e o decidiu o Domenicali, acho q nem preciso dizer quem está certo nessa estória.

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 2:48 pm
  37. Iomau

    Eu vou zumbizar, pq sexta é feriado :D

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 3:07 pm
  38. Jackon ->

    o Hamilton era 2 segundos mais rapido e nao passou

    Publicado por Claudio CArdoso | 31/03/2010, 3:20 pm
  39. Eu penso que com os problemas que Massa estava tendo de aquecimento dos pneus ele até fez uma corrida boa e só não saiu mais no lucro, volto a dizezr isso, pois poderia ter chegado em 2º, porque a Ferrari fez o pior pit stpo dos pilotos que estava brigando pelas primeiras posições fazendo ele perder 2 posições.
    Então acredito que ele poderia ter chegado em 2º e Alonso em 3º se ele conseguisse passar Kubica, que provavelmente seria o 3º.
    Mas epeseremos para ver o Alonso numa situação dessa igual ao Massa, com alguns problemas no carro e o Massa colado atrás, para vermos se terá a mesma discussão. O Campeonato é longo e muita coisa ainda se discutirá.
    A Ferrari sabe o que faz com Alonso e Massa. E torcedores espanhois, italianos e brasileiros saõ todos latinos, por isso que de imediato descem a lenha…
    Um abraço a todos.

    Publicado por Diego | 31/03/2010, 3:21 pm
  40. O bom mesmo é que o bicho tá pegando…se o alonso tivesse pulverizado o Massa nas 2 primeiras não iria ter graça, polêmica, assunto. Bom mesmo é esse frágil equilíbrio, assim como na McLaren, Mercedes (rsrsrs) e Red Bull (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs)…

    Mas o que vocês acham, o Chandok deve abrir para o Senna ou não?

    Publicado por Will | 31/03/2010, 3:34 pm
  41. Will

    O Chandhok largou na frente do Senna. Ele foi o primeiro q conseguiu completar uma corrida com aquela banheira.

    Dá pena das pequenas

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 3:38 pm
  42. Eu acho que vocês estão respondendo ao post rápido demais. Fui buscar minha esposa na rodoviária, quando voltei, já tinha um post novo e 35 comentários!!!
    Todos os comentários bons já foram feitos!!!
    Droga!!! Na próxima, ela volta de táxi!!!

    Publicado por Vito | 31/03/2010, 3:38 pm
  43. Desculpem a extensão do comentário

    Durante o fds, Alonso foi notoriamente mais rápido que Massa. Tanto é que Massa, dito por uns, assimilado por outros, e concordado pela grande maioria, tinha problemas de acerto no carro e com o aquecimento dos pneus.
    Como tal, não se pode esclarecer que era mais rápido por causa de uma volta, ou por causa do tempo médio de volta. Como alguém disse e muito bem, basta um piloto parar 20 segundos a mais numa box, ou dar uma volta com 20 segundos a mais por causa de uma asa partida, e lá se vai todo o tempo médio. Isso são números mentirosos, tais como aqueles que a Sauber fez na pré-época, e vendo onde eles estão agora, rápido se julga que estes números não podem ser considerados pois são enganadores.

    Quanto a Domenicalli, algumas considerações teve que ponderar:

    1-Permitir a passagem de Alonso, que estava mais rápido e deixar Massa (carro mal afinado) completamente vulnerável ao ataque de Hamilton, que estava com tudo, e quase de certeza, iria perder posições?

    2-Permitir a passagem de Alonso, e criar um mau clima na equipa, mesmo que isso fosse o mais benéfico para a equipa pois usufruia da rapidez que Alonso demonstrava?

    3-Manter posições, pois o acordo que têem é para manter, mesmo que isso fosse a alinhar uma data de carros atrás dos seus?

    4-Manter posições e usufruir da experiência e do dificil que é passar Alonso, e assim, manter dois carros nos lugares mais acima possíveis, e assim obter mais pontos?

    Domenicalli acho que agiu com o que escrevi no ponto 4 e usou um pouco a “novidade” Alonso dentro da equipa, pois como ele é novo e Massa velho dentro do time, logo, o novato, não tem tanto a reclamar, e assim, tudo se juntou.

    Mantiveram-se posições, ganharam-se o máximo de pontos possíveis, não há clima quente pois ninguém mandou “deixar passar” ninguém, e desta vez, Alonso foi o escudeiro, e foi com ele, vindo de último, que desta vez a equipa obteve sucesso.

    Uma decisão politica e sensata de Domenicalli a pensar na equipa para quem trabalha.

    Mas, se eu fosse Domenicalli, e é essa a pergunta do Blog, pelo menos até á diferença em cerca dos 60 pontos entre os dois pilotos ou pelo menos até à 12º corrida, permitia sempre a passagem do mais rápido, custasse a quem custasse, hoje um, amanhã outro. Uns não podem ser campeões á custa de outros, os mais rápidos não podem ser prejudicados pelos mais lentos. Teria porventura, vontade, determinação, coragem, e velocidade na minha equipa. Não teria o comodismo como teve Schumacher.

    Mas hoje a F1 já não é bem como antigamente.

    Publicado por Marco Gonçalves | 31/03/2010, 3:39 pm
  44. Fernando-Ric,
    É uma boa estratégia. Mas vai que o Barrichello vence a corrida, e uma carreata passa buzinando e comemorando perto da sua casa?!?! É muito arriscado tentar controlar os fatos no tempo e no espaço. (Risos).

    É isso aí Alex, madrugar sem culpa vai ser muito bom. Pegar a Pratice 1 e 2 numa toada só, bem como a 3 e o Qualifying!

    Abraço a todos.

    Publicado por Iomau | 31/03/2010, 3:46 pm
  45. ” Uns não podem ser campeões á custa de outros, os mais rápidos não podem ser prejudicados pelos mais lentos. Teria porventura, vontade, determinação, coragem, e velocidade na minha equipa. Não teria o comodismo como teve Schumacher.

    Mas hoje a F1 já não é bem como antigamente.”

    Onde é que eu assino?

    _aqui?_________IOMAU_________

    Publicado por Iomau | 31/03/2010, 3:51 pm
  46. “Alonso se gana la jefatura de Ferrari en Melbourne”
    (traduzinho: Alonso ganha a confiança da Ferrari em Melbourne)

    a escudería terminó encantada con su actitud poco agresiva frente a Massa, que por contra casi le llega a tocar, y con la forma en la que defendió el podio de su compañero frente a Hamilton y Webber.

    (vamos traduzir para nao deixar duvidas: a escuderia ficou encantada com sua atitude pouco agressiva frente a massa, que por pouco quase lhe toca, e com a forma que defendeu o pódio de seu companheiro frente a hamilton e Weber)

    obs: interpretação disso na real – Massa tá devendo uma pro Espanhol e pra equipe.

    Fernando Alonso trata a Ferrari como una mujer a la que se quiere conquistar. Se desvive por sus deseos, asume su mentalidad como la suya propia y sacrifica sus instintos más egoístas en pos de una unión fructífera y duradera. Y en la escudería han tomado nota y se deshacen ya en elogios con su actitud, menos agresiva de lo normal frente a Felipe Massa y férrea en la defensa del fortín rojo. Si el asturiano no hubiera resistido de manera numantina durante seis vueltas a Lewis Hamilton, Mark Webber y Nico Rosberg, habrían perdido un podio y una cuarta plaza por unas decepcionantes quinta y sexta posición.

    (Aqui resumindo um pouco, o que toda pessoa sã e normal já sabe: que se ALonso não tivesse tido a cabeça no lugar e lutando pelo time em vez de por si, além de ter resistido bravamente a hamilton, weber e rosberg a ferrari teria perdido o terceiro e quarto lugares.)

    A Stefano Domenicali se le lee entre líneas su agradecimiento: “Fernando era último en la primera curva, pero hizo una fantástica remontada hasta la cuarta plaza y podría haber tenido un resultado incluso mejor, pero sabemos que adelantar es siempre difícil, especialmente entre coches de similar nivel. Estuvo perfecto cuando defendió su posición contra Hamilton en las últimas vueltas”.

    (Adivinha quem atrapalhou? )

    El director general de la escudería no parecía tan efusivo con Massa: “Felipe hizo una salida realmente buena que fue la base de su resultado final. Tuvo un fin de semana difícil y estoy seguro de que su segundo podio consecutivo es agradable para él”. En el equipo italiano no gustó tanto la dureza de Massa, que hizo una maniobra defensiva para que Fernando se fuera hacia el muro cuando intentaba pasarle. Si Alonso no corta y se va hacia fuera, el toque habría llegado. Y eso sí que habría enfadado a Domenicali.

    ( Ao passo que elogiou Alonso, Domenicalli disse ter visto massa ter gostado do terceiro lugar. No entanto não gostaram da forma como Massa se defendeu da investida de Alonso
    pondo em risco os dois se tocar.)

    El análisis de la carrera demuestra que el piloto de Sao Paulo fue un freno a la cabalgada del bicampeón en una remontada extraordinaria. En la vuelta trece, justo después de que Fernando pasara al Sauber de Pedro de la Rosa, les separaban 7,4 segundos. Nueve vueltas más tarde, sólo 1,6. Es decir, le recuperó 5,8 segundos a un ritmo de seis décimas y media por vuelta. Cuando aterrizó junto a Hamilton y Felipe, Fernando se encontraba a 8,5 segundos del McLaren número uno de Button. En la penúltima vuelta de carrera, justo antes de que Jenson se relajara, el asturiano se encontraba a 21, por los 18 de Massa. Al final los números hablan más que una queja pública sobre una estrategia. Y Ferrari ya sabe en quien debe confiar…

    ( A analise da corrida é clara. Na volta 13, depois de ultrapassar De La Rosa, estava a 7,4 seg. de Massa, nove voltas depois estava apenas a 1,6 seg. Recuperou 5,8 seg. a um ritmo de 0,6 decimos em média. Quando encostou em Massa estava a 8,5 seg. de Button. Na penultima volta da corrida, antes de button relaxar um pouco, se encontrava a 21 seg. de Alonso e 18 de massa. Ou seja, os numeros falam mais claramente do que uma queixa publica sobre a estratégia da Ferrari. E pessoal da escuderia já sabem em quem devem confiar se querem ganhar alguma coisa realmente)

    Publicado por wilson | 31/03/2010, 3:53 pm
  47. Novidades no F10 da FERRARI na Malásia

    EN FERRARI SIGUEN PREOCUPADOS POR EL SOBRECALENTAMIENTO DEL MOTOR DE SUS MONOPLAZAS

    novedades en F10 – Solucionar los problemas de refigeración de sus motores es lo que más preocupa ahora mismo en la factoría de Ferrari de cara a la carrera de Malasia

    La refrigeración del F10 es un tema que sigue trayendo de cabeza a los mecánicos e ingenieros de Ferrari. Después de que en la primera carrera de Bahréin la ‘Scuderia’ decidiera cambiar antes de la carrera los dos motores de sus monoplazas por miedo al sobrecalentamiento, en el equipo italiano se ha seguido trabajando para mejorar en ese aspecto.
    Las altas temperaturas de Malasia, unido con la gran humedad, son aspectos antes los que en Ferrari no quieren estar desprevenidos y es por ello que el F10 estrenará en Sepang novedades en su chasis.
    Las modificaciones más destacadas pasarían por un cambio la tapa del motor, incorporando unas branquias de refrigeración mayores que las vistas anteriormente. Así pues, un paquete aerodinámico nuevo, específico para esta carrera.

    Publicado por wilson | 31/03/2010, 4:00 pm
  48. Wilson

    Qual a fonte? Marca ? AS ?

    Essa declaração do Domenicalli eu não vi em nenhum lugar.

    “E pessoal da escuderia já sabem em quem devem confiar se querem ganhar alguma coisa realmente”

    Essa conclusão É SUA, devo supor…

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 4:03 pm
  49. vocês falam de mais………é só ficar umas 3 horas sem ler o blog que enche de comentários dai fica muito grande e eu fico com preguiça de ler….

    falem menos…hehehehehehe

    mas como lí poucos comentários….e achei como alguns as explicações do Alex otimas…

    e assino embaixo!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 31/03/2010, 4:08 pm
  50. “Fernando Alonso trata a Ferrari como una mujer a la que se quiere conquistar”

    Parece uma frase de um cafajeste pra sua esposa.

    Tú es mi mujer jo te quiero!

    Será que é por esses textos que ninguém dá crédito a imprensa espanhola ?

    Pô, nem precisa ser jornalista para saber escrever algo mais inteligente.

    Recomendo a leitura desse texto do Felipe Motta.

    “Ainda na sala de imprensa, percebi que os jornalistas espanhóis teriam um prato cheio. Um deles, à minha frente, conversava ao celular: “sei que é politicamente incorreto, mas a Ferrari deveria ter deixado Fernando ultrapassar Massa. Tiraram a vitória dele”.

    Hã? Vitória dele? Pois se Massa deixasse Alonso passar o espanhol sequer ganharia a posição de Robert Kubica, quiçá a de Jenson Button. O polonês segurou no meio da corrida Hamilton, muito mais rápido que Alonso em Melbourne.”

    http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/geral/demorou-mas-a-palhacada-comecou/

    Publicado por Claudemir Freire | 31/03/2010, 4:20 pm
  51. Podem falar o que quiserem, mas essas picuínhas são divertidíssimas!

    Publicado por Nelson Muntz (fernando-ric) | 31/03/2010, 4:26 pm
  52. o que seria do verde se nao fosse o marrom e o amarelo?

    Publicado por wilson | 31/03/2010, 4:31 pm
  53. Fernando-Ric

    Concordo com vc em gênero, número e grau…. Nunca saberemos se o Fernando passaria ou não o Felipe, mas discutir isso tá muito legal.

    Fernando

    Ps. O Nelson, e o Barney são os meus Simpsons favoritos.

    Publicado por Ffigueiredo | 31/03/2010, 4:34 pm
  54. E com a palavra, Massa:

    “I was able to close on Kubica but I never had a real chance of passing him, while behind me Fernando got very close on more than one occasion, making the most of a few errors.” Felipe Massa

    O Alonso quase conseguiu induzir ele ao erro. Teve uma hora q ele escapou e só segurou o carro pq é bom. Ele tava devendo uma corrigida dessas. Já tinha visto uma linda do Kimi em Spa 2008 (antes da batida) e o Hamilton sempre dá uma dessas corrigidas tb.

    Alguns podem falar: “mas o Button é tão bom q nem erra pra precisar corrigir o carro assim”. Ok mas pra errar desse jeito, tem q estar andando no limite extremo, coisa q o Button não faz muito.

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 4:45 pm
  55. ” wilson

    o que seria do verde se nao fosse o marrom e o amarelo?”

    Se for na composição das cores vocês tem que se referir ao Azul no lugar do Marrom.

    Ron Dennis pra chefe de equipe na Ferrari e todos os problemas estavam resolvidos.

    Publicado por Claudemir Freire | 31/03/2010, 5:13 pm
  56. Podem falar o que quiserem, mas essas picuínhas são divertidíssimas!

    rsrs são quase como um programa da Sonia Abraão, mas com o nível um pouquinho mais alto. :P

    Y Ferrari ya sabe en quien debe confiar…

    Os jornalistas do “As” me impressionam cada vez mais. 0_0

    Mas, Wilson, falando sério, você postou isso porque achou a matéria relevante ou foi para nós rirmos um pouco?

    Publicado por Willian | 31/03/2010, 5:18 pm
  57. no fim das contas, se Alonso passasse o Massa, ia ficar em terceiro, pois o Hamilton não iria ultrapassar no Alonso e assim por diante,,, razão quem tem é o nosso Barrica, que vc só consegue chegar no carro da frente, ultrapassar, só se um carro for nitidamente 1 segundo mais rápido que o outro…

    Publicado por Jackson | 31/03/2010, 5:18 pm
  58. depende william, você é do tipo que acompanha a f1 realmente ou é torcedor do massa?

    Publicado por wilson | 31/03/2010, 5:24 pm
  59. você é do tipo que acompanha a f1 realmente ou é torcedor do massa?

    Ah, eu acompanho esporadicamente. Apenas quando chove ou quando o Massa larga na pole. No resto, eu acho muito chato essa coisa de uns carrinhos andarem atrás dos outros.

    Eu até criei um blog sobre F1, mas nem posto quase lá porque não tenho paciência de ficar acompanhando as informações em sites como o As, por exemplo.

    Na verdade, eu nem gosto de Fórmula 1. Estou aqui só para ver o que estão falando do Massa. Por isso, eu não gosto desse jornal “AS”. Na verdade, eu sei que ele é bastante confiável e prima pelos bons princípios do jornalismo. Hoje em dia, a melhor fonte para se acompanhar a categoria.

    Publicado por Willian | 31/03/2010, 5:42 pm
  60. Pronto, feito o meu exercício de libertação mental, eu preciso voltar à redação. Tem uma coluna a minha espera…

    Publicado por Willian | 31/03/2010, 5:44 pm
  61. Tá faltando mesmo é um post do engenheiro “ensinando o Massa a fazer curva” pra gente debater!

    Publicado por Nelson Muntz (fernando-ric) | 31/03/2010, 5:47 pm
  62. hehehehe esse Willian.

    Wilson, vale a pena uma visita ao blog do Willian, é muito bom! E como ele é jornalista, ele tende a transformar o blog em jornal. Por isso o blog dele é bem imparcial. Não descobri ainda a preferência dele em relação a piloto. Meu palpite é o Vettel!

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 31/03/2010, 5:52 pm
  63. Esse fim de semana vou comer outra bela paella com creme das asturias,servida pelo Wilson ((;

    Publicado por Daniel Lima | 31/03/2010, 6:10 pm
  64. Nelson Muntz …….Aproveita e pede ao mesmo engenheiro pra ensinar o Alonso a largar.Se não ele vira escudeiro até nas 5 pistas que ele poderia superar o Massa.A primeira já foi,faltam 4.(;

    Publicado por Daniel Lima | 31/03/2010, 6:14 pm
  65. Domenicali está certíssimo. Aliás, passei a ter mais simpatia pela Ferrari desde que ele assumiu o comando. Alguns erros bisonhos no começo, mas agora tem encontrado o equilíbrio e aos poucos vai mostrando que pode ser competitiva uma política de igualdade, bem distinta da era do trio de ferro (Scumacher-Brawn-Todt), até então o paradigma do sucesso da Scuderia.

    A decisão da corrida foi acertada porque preservou o espírito competitivo da dupla: não há preferências, e sim dois reais postulantes ao título. Domenicali evitou antes de tudo um possível toque, que aliás esteve muito perto de ocorrer. Não duvido que Domenicali tenha alertado ao Alonso para esfriar o ataque após a fechada do Felipe. Os dois pilotos são extremamente competitivos e sabem que para se impor na equipe, devem estar a frente de seu companheiro; logo, Alonso atacaria Felipe com toda força e Massa se defenderia a todo custo. O resultado disso não é difícil de imaginar e Domenicali quase deve ter infartado com aquela disputa.

    Estas cenas não foram coincidência…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 31/03/2010, 6:32 pm
  66. Olá, pessoal!!!! Pode ser interessante cogitar o que teria acontecido se as ordens da Ferrari fossem diferentes… Mas o que os comissários diriam??
    DTA!!!!!!!

    Publicado por Ester | 31/03/2010, 6:43 pm
  67. Vitor, o de Recife ………Boa colocação,só discordo que o Domenicali tenha pedido ao Alonso pra aliviar.Acho que ele deixou em aberto,Alonso viu que não valia apena arriscar,pq na outra Ferrari não era o Nelsinho ou Fisichella.

    Publicado por Daniel Lima | 31/03/2010, 6:45 pm
  68. “‘Tá faltando mesmo é um post do engenheiro “ensinando o Massa a fazer curva” pra gente debater!”

    Seria até um post interessante porém antes de menosprezar o Felipe é importante entender que essa é a função dos engenheiros!!
    Eles passam informações constantes aos pilotos sobre seu rendimento, em que setor ou curva estão perdendo tempo e como melhorar. Seja com gráficos ou conversas via rádio, seja após os treinos ou durante a corrida.
    Não é comum o rádio liberado pela FOM passar detalhes de conversas técnicas como essa mas não se engane achando que só o Massa precisa desse tipo de “ajuda”. Todos os pilotos com engenheiros de corrida utilizam-se da Física e de outros meios para serem os mais rápidos e perfeitos possível em cada metro da pista.

    Publicado por Carlos T. | 31/03/2010, 6:51 pm
  69. Fico com o comentário do alex. Perfect!

    Publicado por marcelle | 31/03/2010, 6:51 pm
  70. Daniel, duvido muito. Primeiro, depois das disputas duras como Nurburgring e Espanha em 2007, Alonso já sabia que piloto é o Massa. Segundo, Domenicali NUNCA correria o risco de ter dois carros fora em uma corrida. Deixando livre a disputa, duvido que o Alonso se contentaria em ficar atrás do Massa (e perder o pódio), assim como duvido que o Massa daria mole, nem com o risco de um toque.

    Se com o resultado da corrida, com os dois carros chegando inteiros deu esse bafafá (da imprensa espanhola é esperado, mas a italiana???), imagina com dois carros fora?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 31/03/2010, 6:53 pm
  71. Carlos T., é um tipo de informação mais comum que muitos pensam. Os pilotos constantemente mandam feedback dos carros para os engenheiros, que calculam as melhores soluções que o momento requer. Não se trata de ensinar a dirigir, mas trabalho de equipe.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 31/03/2010, 6:56 pm
  72. Pois é Vitor, automobilismo de ponta não se contenta apenas com o “eu me garanto” dos pilotos. Como falei, talvez um post sobre isso fosse esclarecedor e interessante.

    Publicado por Carlos T. | 31/03/2010, 7:02 pm
  73. Carlos T., o que vc disse agora, tem tudo a ver, outro dia, sem querer, vi uma reportagem no canal por assinatura, DISCOVERY, um treinamento com Vitantonio Luizzi, em um circuito, com seu engenheiro, treinando a parte psicológica, depois fisíca, e por última dirigindo um carro de corrida.

    Na parte de pilotagem, Luizzi estava perdendo a tempo em uma curva com declinio em S parecida com nossa Interlagos, depois de analises em telemetria, auxilio via rádio, Luizzi ganhou muito tempo naquela curva e consequentemente, ganhou tempo no final da volta. E o interessante foi que até achar o acerto ideal, melhorar a forma de entrar e sair da curva, levou tempo, mas com a ajuda do seu engenheiro e o auxilio da telemetria, e na própria entrevista, os mesmos diziam que é um trabalho normal feito pelas equipes… Só para detalhar, esta reportagem foi feita no tempo em que o Luizzi estava na Toro Rosso (Red Bull)…

    Publicado por Jackson | 31/03/2010, 7:35 pm
  74. Alex,onde eu assino???

    Bom gente,lendo alguns comentários,me vem a cebeça aquela frase:
    “Santo de casa não faz milagre”
    É incrível como tem gente que menospreza o Felipe…
    Como brasileiro,torço para ele,mas reconheço o talento de fernando Alonso que é um dos melhores senão o melhor,mas pegam pesado com o Felipe…
    Quanto os espanhois,isso me parece um medinho do Felipe,porque a Ferrari tem que entervir na escolha do primeiro piloto???
    Que deixem os fatos acontecerem…

    Publicado por mayko | 31/03/2010, 8:52 pm
  75. Alex,

    Ele não estava andando no limite, o limite não aceita correção.

    Mas muito boa a sua análise, e penso também que Alonso jogou para a equipe, dentro do que Becken falou, segunda perna: Voltem para casa, agora é mais negócio a política da boa vizinhança. e acredito que a estratégia da Ferrari sempre foi de uma parada, no caso da chuva acabar durante a corrida, já que a regra dos pneus não vale nestes dias.

    Eu tinha o comparativo dos tempos, do site da FIA, mas perdi, dava para comparar volta por volta.

    Sobre o Video: Beleza, Becken, trago com gosto!

    Publicado por Alexandre Gomes | 31/03/2010, 9:01 pm
  76. Acho que é na entrevista do Massa ao felipe Motta, onde Massa fala que dirigiu para não errar, por causa dos pneus. E foi muito consistente suas voltas no segundo stint.

    Publicado por Alexandre Gomes | 31/03/2010, 9:07 pm
  77. Eu tinha o comparativo dos tempos, do site da FIA, mas perdi, dava para comparar volta por volta.

    Eu tenho os PDFs. Depois faço um gráfico…

    Publicado por Becken Lima | 31/03/2010, 9:09 pm
  78. Na roda de bar que sempre domina as quartas surgiu uma questão interressante e lanço aqui no blog para ver o quanto isso pode render.

    Hoje é mais importante para o Santander o mercado espanhol em crise econômica mas seu país de origem. Ou o brasileiro onde os bancos conseguem os maiores lucros do mundo (isso dá outra discussão, mas não nesse blog) e onde ele obtem crescimento de enormes proporções.

    Resumindo.

    Será que o Santander interferiria em algo no embate Massa e Alonso por força de contrato ?

    Será que seriam estúpidos em ter sua imagem arranhada em um desses dois países por picuinha ?

    Se fosse o caso de apoiar incondicionalmente o Alonso, porque ainda apoiam seu “arquirrival” Hamilton na equipe que o mandou embora?

    E porque se tantos falam sobre esse dinheiro do Santander, a Ferrari ainda tem como title sponsor a Marlboro, e como sabemos nosso mercado é muito mais importante que o espanhol quando a questão é queimar o pulmão ?

    Resumindo. Domenicali se reporta a quem, a seus sponsors, a imprensa ou ao seu conselho administrativo.

    Resposta número 3, sendo assim não há por enquanto piloto 1 e 2, o que há é uma disputa aberta até uma clara definição que não será feita até a corrida de número 9.

    Publicado por Claudemir Freire | 31/03/2010, 10:08 pm
  79. Claudemir,

    “SD (o carcamano junior) se reporta a quem, a seus sponsors, a imprensa ou ao seu conselho administrativo.(?)”

    Somente ao capo dei tutti capi, carcamano-senior, LM, e este se reporta a quem for mais conveniente para a cosa nostra em determinado momento. Não há estratificação rígida no modus operandi – apenas na hierarquia. Tudo é questão de conveniência. Simples assim.

    Não, eu não estou de sacanagem. O fim único que justifica a existência da pessoa jurídica em epígrafe é o lucro e, sendo fim, nesse modelo ‘cosa nostra’ de administração, ele justifica todo e qualquer meio. É maquiavélico? Não, absolutamente, é o contrário. Maquiavel era pessoa do bem.

    O que ele fez foi escrever um livro no qual ironizava a conduta de seus adversários políticos em suas lides diárias para se manterem no poder. Muitíssimo mal interpretado, paga o pato até hoje, como se fosse o autor de práticas que ele combateu ferrenhamente por toda vida.

    O resto, com todo o respeito às opiniões contrárias, expressas ou não, é conversa pra boi dormir.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 31/03/2010, 11:09 pm
  80. william, cara nem acredito.
    Se não fosse outro usuário do blog dizer que voce tem o seu, e é jornalista, jurava que você era um troll.

    Um jornalista que supostamente prima pela imparcialidade não poderia ter esse preconceito para com algumas midias no exterior. Podem até não ser um primor e em alguns aspectos dependendo do julgamento subjetivo que faça chegue-se a conclusões muito superficiais sobre posicionamento deles e seriedade das notícias que apresentam.

    Dizer que sempre são tendenciosos é um pouco demais. Varias informações e matérias que eles apresentam também são apresentadas em outros canais de comunicação e outras mídias e não existe divergência ou incongruência entre o que eles apresentam e o que é apresentado pelos demais veículos comunicação.

    Esse pé atrás é porque são espanhois e assim tem uma preferência clara por Alonso? Bem, acho que se o cara é bi-campeão mundial e eles tratam assim está dentro da normalidade. Agora e o que dizer quando o cara é só aspirante ao título por 2/3 temporadas, e o jornalismo e torcedores brazucas acham que o cara é demais? Daí é de menos.

    Ao que conste inclusive quanto a uma analise quanto ao Massa ter atrapalhado Alonso é algo que os tifosi viram amplamente. São italianos. Também vamos achar alguma coisa desabonadora para que impressão deles não seje válida.

    Não é por aí não o caminho.

    Publicado por wilson | 31/03/2010, 11:43 pm
  81. Eu permitiria a briga interna até a Europa, (quarta etapa) apenas. Essa temporada será muito disputada e a Red Bull tem mais carro. Portanto, a Ferrari não pode se dar ao luxo de deixar Massa e Alonso se engalfinharem até um dos dois sair da briga, pois pode ser tarde demais.

    Publicado por Ylan Marcel | 31/03/2010, 11:55 pm
  82. ok, ok.
    Bem, espanhois não valem?
    Italianos não valem?
    e o que dizer de um britânico achando que a ferrari deveria ter solicitado ao massa que deixasse passar o alonso?

    http://autoracing.virgula.uol.com.br/news.php?id=60724&cat=FORMULA%201&tit=Ferrari%20explica%20porque%20n%E3o%20usou%20ordens%20de%20equipe

    Martin brundle disse textualmente.

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 12:06 am
  83. Bom, se eu fosse o Domenicali jamais daria ouvidos à imprensa espanhola.

    “Tá faltando mesmo é um post do engenheiro “ensinando o Massa a fazer curva” pra gente debater!”
    Martin Brundle disse isso. Pura bobagem.

    Publicado por Beatle Ed | 01/04/2010, 12:13 am
  84. preconceito para com algumas midias no exterior.

    Preconceito? Imagina! Eu passei dois anos estudando o Grupo Prisa. Já tenho conceito sobre a empresa.

    Bem, espanhois não valem?

    Ai, ai… Wilson, a questão está longe de ser essa. Eu já vi boas matérias no As e no Marca. Assim como há bons trabalhos na Globo, embora ela deixe a desejar em muitos sentidos. Um deles é justamente a cobertura de F1.

    A questão – da matéria – não é se deveria ter deixado passar ou não. O que o As quis sugerir é que a equipe já definiu o primeiro piloto. Isso é um absurdo. Nem Massa nem Alonso terão – e nem deveriam ter – “regalos” até a metade do campeonato, pelo menos.

    Eu não defendo Alonso e não defendo Massa. O Alex comentou que não sabe quem é o meu piloto preferido. Simples de explicar: eu não tenho um piloto preferido.

    Gosto do espetáculo e de jogo limpo. Não gostava da época do Schumacher por causa disso. E isso não existe agora. Mas o que alguns jornalistas tentam é criar “clima” para fazer a situação se repetir, agora com Alonso.

    Não aceite tudo o que a mídia diz. Reflita, analise e busque contrapontos. Não apenas na Fórmula 1, mas em qualquer área.

    Enfim, “buenas noches” aos que ficam. Muito trabalho na madrugada. Vou recorrer à Red Bull para me manter acordado. Tomara que, comigo, não falhe como acontece com o Vettel…

    E, Alex, obrigado pela força! ;-)

    Abraços

    Publicado por Willian | 01/04/2010, 12:27 am
  85. Alex. meu caro, impecável!!!

    Falaram ai em cima:

    “Alonso não poderia virar mais rápido que o Felipe, estava sendo limitado por ele.”

    “…,Alonso estava atrás do Massa, ou seja, com seu desempenho limitado pelo brasileiro.”

    O Hamilton, quando começou a atacar de vez o Alonso, da volta 50 até a 56, fez 4 delas mais rápidas do que o espanhol. Das 2 mais rápidas que o Alonso fez, uma delas foi depois da abalroada que o Lewis levou do Webber. Portanto, andar atrás de outro piloto, não significa, necessáriamente, estar limitado por ele.

    Volta Alonso Hamilton Diferença
    50 1:30.076 1:29.867 0.209 (H)
    51 1:30.174 1:30.100 0.074 (H)
    52 1:29.863 1:30.025 0.162 (A)
    53 1:29.889 1:29.740 0.149 (H)
    54 1:29.873 1:29.799 0.074 (H)
    55 1:29.995 1:30.098 0.103 (A)
    56 1:32.567 1:43.890 11.323 (A)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 01/04/2010, 12:47 am
  86. Corrigindo:

    Das 3 mais rápidas que o Alonso fez,….

    Publicado por celso gomes | 01/04/2010, 12:51 am
  87. Bomba!! Bomba!!! Urgente!!!

    ALONSO DEMITIDO DA FERRARI.

    Parece que ele foi tirar satisfações com o LM, via fone, sobre esta estória de primeiro piloto e a coisa esquentou entre eles. Foi sumariamente demitido.

    Estou procurando maiores informações sobre… Volto em seguida.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 01/04/2010, 1:01 am
  88. Voltas de Massa e Alonso na Austrália. Em verde quem foi mais rápido volta a volta:
    alon massa

    Publicado por Becken Lima | 01/04/2010, 1:45 am
  89. 1o de Abril! Kkkkkkkk!!!!!

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/04/2010, 1:53 am
  90. Wilson, falar bobagens não é exclusividade dos espanhóis, italianos ou mesmo do Galvão.

    Segundo a Autoracing, Brundle afirma que a equipe italiana deveria obrigar Massa a deixar Alonso ultrapassá-lo para atacar Kubica e caso não conseguisse o espanhol deveria deixar Felipe passá-lo novamente.

    Alguém acha realmente que Massa deixaria Alonso passar e esse devolveria a posição pro brasileiro?

    Nem fu*#&@*@d&#*@endo!

    É mais fácil o Bruno Senna chegar em primeiro lugar.

    Brundle é um bobo da corte. Nunca fez nada na F1.

    Publicado por Beatle Ed | 01/04/2010, 1:55 am
  91. Cyt!!

    ;-) ;-) ;-) Achei que ia matar alguns do coração.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 01/04/2010, 2:27 am
  92. Celso, vc deve ter matado alguns alonsetes com seu 1º de abril rsrs

    Becken, bem interessante o volta a volta ai em cima, cai por terra algumas das suposições q fizeram em cima do tempo médio:

    1) Na volta em q o Alonso foi tocado e supostamente teria perdido MUITO TEMPO ele foi só 9 décimos mais lento do q o Massa, já q foi a volta em q o SC entrou na pista

    2) Nas duas voltas seguintes com SC na pista ele foi QUASE SETE SEGUNDOS mais rápido do q o Massa, o q claro aumentou e muito seu tempo médio.

    3) Na volta da parada para a troca de pneus, Massa perdeu UM SEGUNDO E MEIO em relação ao tempo total do Alonso

    Bom tá muito tarde e eu vou dormir, mas talvez eu jogue esses tempos no excel pra conferir o tempo médio. Acho q o Keith não considerou as voltas com SC na pista, pq se considerou então o Massa foi MUITO mais veloz do q eu imaginava em ritmo de corrida

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 3:22 am
  93. um webblog agradável. Eu vou é favorito para ser referência tudo sobre F1

    Publicado por masbadar | 01/04/2010, 4:26 am
  94. A Ferrari por enquanto está deixando a disputa na pista com os pilotos.
    Alonso era mais rápido que Massa.Assim como Lewis era bem mais rápido que Alonso e apesar do ataque feroz,o problema era passar.Alonso falou após a prova porque não atacou o Massa, mas não disse tudo.Ele sabia que se partisse p/ briga, seria que passar, senão teria mais a perder do que a ganhar.Se passasse ótimo.Caso não passase estaria dando “munição” a Massa juntamente c/o risco de se envolver em um toque ou até mesmo sofrer a ultrapassagem de Lewis e até o Webber em alguma manobra de ataque.Emfim Alonso de bobo não tem nada.

    Publicado por George | 01/04/2010, 8:58 am
  95. Mesmo acreditendo na competência dese Blog, ainda bem que o Fisichella não o acompanha… O Celso tinha enfartado ele, quando negou o furo jornalístico.

    Publicado por Alexandre Gomes | 01/04/2010, 9:21 am
  96. Eu sabia q Alonso não tinha passado massa pq não kis mesmo…

    afff

    Alonso sai de ultimo e só não termina na frente de massa por conta de um simples acordo….

    já pensou??? Alonso saindo de ultimo e chegando na frente do massa ???

    Massa é fadado ao fracasso… não adianta… o cara é fraco demais… leva 7 decimos na classificação e só termina na frente do companheiro de ekipe por conta de um acordo …

    Publicado por Denis | 01/04/2010, 11:34 am
  97. Becken, se você me permite gostaria de compartilhar uma análise do ritmo de corrida feita pelo Gary Anderson na AutoSport de hoje:

    Publicado por Willian | 01/04/2010, 1:42 pm
  98. Eu postei com o código HTML, mas não funcionou…

    Fica o link para a imagem, então: http://img12.imageshack.us/img12/9067/capturadetela20100401s1.png

    Publicado por Willian | 01/04/2010, 1:43 pm
  99. demorô…

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 1:46 pm
  100. Pelos tempos, o Alonso realmente virou mais rápido que o Felipe na maioria das voltas.

    Ou seja, não acharia nenhum absurdo se o Massa tivesse dado passagem pro Alonso tentar chegar no Kubica. Inclusive no próprio livro do Fittipaldi ele narra uma situação onde ele e o companheiro de equipe trocavam de posição amigavelmente pra ver se o outro conseguia ultrapassar o carro à frente dos dois.

    Publicado por Nelson Muntz (fernando-ric) | 01/04/2010, 2:28 pm
  101. Nelson Muntz

    Esse gráfico do Gary Anderson, pelo q eu entendi, se refere a melhor volta da corrida de cada um e se compara com a volta mais rápida do fds. Nesse gráfico já está acumulado o GP do Bahrein e o de Melbourne, e ele pretende ir atualizando o gráfico corrida a corrida.

    Em relação aos tempos da corrida de Melbourne, Massa foi mais rápido realmente e os argumentos q o tempo médio não valeriam pela toque q o Alonso sofreu na largada e pelo SC, não procede, já q na primeira volta, em q ele foi tocado ele foi só 0,9 mais lento do q o Massa, pq o SC deve ter entrado na pista, o Massa tirou o pé e ele acelerou pra alcançar o pelotão.

    Nas voltas com SC, ele foi quase sete segundos mais rápido do q o Massa, o q melhorou em muito seu tempo médio e na volta da parada para troca de pneus, o tempo de troca do Massa foi 1,5 mais lento do q o Alonso. O Massa teve um pit demorado, de quase 10 segundos, por isso perdeu a posição para o Kubica, senão chegava em 2º na corrida e não sofreria essa pressão toda do Alonso, mas o Alonso tb foi prejudicado um pouco no pit, pq ele entrou na mesma volta q o Massa. Ainda assim foi 1,5 mais rápido no tempo total da volta.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 2:41 pm
  102. Estou falando dos tempos que o Becken postou. O Alonso virou um maior número de voltas rápidas em relação ao companheiro.

    Publicado por Nelson Muntz (fernando-ric) | 01/04/2010, 2:44 pm
  103. “the overall figure for each driver is the mean percentage from the two race weekends held so far, and will be updated through the year”

    o valor global para cada piloto é a percentagem média dos dois fins de semana de corrida realizada até agora, e será atualizado ao longo do ano.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 2:48 pm
  104. Não querendo ser chato, mas já sendo, eu joguei no excel os tempos q o Becken postou e deu o seguinte tempo médio:

    Massa: 1:36,6
    Alonso: 1:36,4

    Só q eu considerei as voltas com SC:

    massa alonso
    02:44,1 02:45,0……a volta em q Alonso recebeu o toque
    02:36,4 02:34,7……Alonso 1,7 mais rápido
    02:30,1 02:24,9……Alonso 5,2 mais rápido

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 3:01 pm
  105. Engraçado q está faltando 02 voltas nesses tempos q o Becken postou, já q só tem 56 voltas pra cada um, sendo q a corrida teve 58 voltas, por isso q não bateu com os valores q eu tirei do blog do Keith:

    Tempo médio de volta do Massa: 1:37:087
    Tempo médio de volta do Alonso: 1:37:118

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 3:17 pm
  106. Pessoal, acho que não faz sentido estes tipos de análise. Não adianta considerar apenas a melhor volta do piloto na corrida pois, afinal de contas, uma corrida é composta por muitas voltas e não apenas uma. Não adianta fazer uma volta extremamente rápida e as outras lentas.

    Além disso, comparar as médias das voltas também não me parece muito correto. O Alonso ficou muitas voltas atrás do Massa, tendo os seus tempos de voltas limitados pelo brasileiro. Só faz sentido comparar tempos de volta com pista limpa, sem tráfego.

    Publicado por Bruno | 01/04/2010, 3:19 pm
  107. É Alex, tem razão. O Massa foi melhor que o Alonso, por isso chegou na frente.

    Publicado por Nelson Muntz (fernando-ric) | 01/04/2010, 3:23 pm
  108. Então fica assim, Massa chegou em 3º, Alonso em 4º, a diferença entre o líder (Alonso) e o vice-líder (Massa) no campeonato é de apenas 4 pts e nesse fds tem mais um tira-teima entre os latinos de Maranello, não esquecendo-se de McLaren, Red Bull, Mercedes e o Kubica.

    Isso se não cair um dilúvio na Malásia.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 3:29 pm
  109. Muntz

    A questão não é essa. A corrida do Alonso foi muito mais brilhante do q a corrida do Massa.

    O q nós discutimos é se Domenicalli deveria dar a ordem para o Massa abrir para o Alonso, já q ele era mais rápido. E de fato ele ERA MAIS RÁPIDO SIM, do q o Massa.

    O ponto q nós tentamos demonstrar com os tempos, é q ele NÃO ERA RÁPIDO O SUFICIENTE, para ultrapassar, sem forçar um toque. Isso ele mesmo admitiu e tb admitiu q não teria ação pra passar o Kubica, muito menos o Button, já q seus pneus estavam um bagaço, aparentemente, piores do q os pneus do Massa.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 3:37 pm
  110. “É Alex, tem razão. O Massa foi melhor que o Alonso, por isso chegou na frente”

    E só pra ACABAR O ASSUNTO DE VEZ, aproveitando a sua frase “irônica-nervosinha”, O Massa foi melhor sim, do q o Alonso, pq vc ser o mais rápido, nem sempre significa q vc foi o melhor ( vide Vettel). Massa foi melhor pq:

    1) Largou melhor e foi pra frente, deixando o Alonso no bolo, onde a probabilidade de confusão é maior ( tanto q ocorreu )

    2) Não entrou em lutas desnecessárias com Webber e Hamilton, já q tinha q salvar pneus pra sua estratégia funcionar

    3) Evitou uma ultrapassagem no feroz ataque do Alonso o q lhe garantiu o pódio e a redução do gap contra seu principal adversário, nesse momento, na luta do campeonato

    Publicado por Alex-Ctba | 01/04/2010, 3:45 pm
  111. O Rubinho vai dar um show na Malásia. Porque ele é um gênio na chuva.

    Publicado por Nelson Muntz (fernando-ric) | 01/04/2010, 4:09 pm
  112. Alonso: ‘minha missão era proteger NOSSA terceira e quarta posições’

    Aqui ele reconhece que não podeira atacar nem se quisesse, mas é interessante como ele assume para si a posição de líder da equipe ao afirmar que a sua missão era proteger a terceira e quarta posições:

    “…I was not ready to attack even if I wanted because I finished completely my tyres to push very hard to arrive to the group, so there was very little chance to overtake Felipe and to attack Robert as well. So I was happy with fourth.

    It was also the best positions for the team, third and fourth, because we knew that the McLaren and Red Bull was coming very quick to attack us in the last couple of laps, so my job at that time of the race was just to defend our third and fourth position, and not to attack anyone.

    As I said on the winter tests my only goal is to win the championship, my only goal is to score points on Sunday, I’m not to worry about the winter tests, or the Friday or the Saturday afternoon, the glory. I only want the Sunday afternoon points, and I want to be World Champion at the end. Every race or every time I go in the car, my head is thinking in November I win a trophy. So I will race with maximum concentration, hopefully with not too many mistakes through the year…”

    LINK: http://adamcooperf1.com/2010/04/01/fernando-alonso-i-only-want-the-sunday-afternoon-points/

    Publicado por Becken Lima | 01/04/2010, 4:58 pm
  113. “… only want the Sunday afternoon points, and I want to be World Champion at the end. Every race or every time I go in the car, my head is thinking in November I win a trophy.”

    Ok. O Massa vai acreditar nisso e abrir a guarda. Vá esperando. Mas, para não cansar, inverta um banco monopé e sente.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 1:12 am

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