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Red Bull vs Hispania (vídeo)

O Alexandre Gomes nos trouxe um vídeo interessantíssimo com uma comparação “on board” dos extremos da atual F1: o refinado e afinadíssimo carro da Red Bull — talvez o mais rápido e aerodinamicamente equilibrado carro da F1 no momento — contra o pior dos piores, o carro da Hispania de Bruno Senna.

O RB6 de Webber não é só muito mais rápido — capaz de colocar uma reta de diferença a cada volta no HRT —, mas também muito mais estável em curva e frenagem, o que certamente permite aos dois pilotos da Red Bull extrapolarem todo o potencial do carro e de si mesmos como pilotos.

Enquanto Webber passeia por um trilho imaginário por Albert Park, Bruno chacoalha e abana para todos os lados. É tão grande o número de bruscas correções que o brasileiro faz no volante do HRT, que é um milagre que ele pilote sem tantos erros como vem fazendo nas poucas voltas que deu entre o Bahrein e Melbourne.

Discussão

26 comentários sobre “Red Bull vs Hispania (vídeo)

  1. parece outro mundo…rsrsr
    muita diferença…fica ate dificil de avaliar o desempenho dos pilotos das equipes cmo Virgin Hispania e Lotus….Nao temos muitos parâmetros para commparação…acabamos tendo q comparar cada um com seu companheiro de equipe…e como Vc falou, vendo a diferença e creditando bom desempenho pelo simples (ou nem tao simples assim) fato de nao cometer tantos erros com um carro tao dificil de colocar no traçado

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 31/03/2010, 10:18 pm
  2. Realmente impressiona.
    Aí é onde vemos que a F1 está totalmente desigual, com duas divisões que exageram em diferenças.
    Depois querem que o coitado do Bruno consiga pontuar. Ele próprio disse que apenas na Fase Européia haverá uma melhora nos carros da Hispania.
    Ou seja, até lá, é melhor se preparar para vê-lo, no máximo, em 20º, por aí.
    Claro, se vários quebrarem as posições tendem a chegar mais perto do décimo lugar, porém seria um milagre, dos grandes, ver a Hispania pontuando.
    O dilema interessante a se analisar é que tudo depende do piloto e suas “relações” com seu querido monoposto.
    Tivemos o exemplo claro em 2009, no caso da Ferrari de Kimi Räikkönen e Felipe Massa. Os dois estavam lá, sofrendo, mas aos poucos, com as suas manhas iam lapidando o carro. Até que um dia Felipe se acidentou, e trouxeram Badoer para a dura e difícil missão de guiar a “carroça”. Foi um desastre contundente, o pobre italiano com seu “sonho realizado” de dirigir pela Scuderia foi com o ânimo lá embaixo. Veja qualquer vídeo com ele a bordo do F60 na pista, o cara mal conseguia estar com uma estabilidade. Cada vez que um Ferrari estava na brita, ou na área de escape ou no acostamento ou no meio da pista, era Luca. Todo mundo “baixava o pau” nele, dizendo que não era piloto e sei lá das quantas.
    Ok, depois do fiasco, se precisava solucionar o problema, e anunciaram nada mais e nada menos que Schumi.E ele falou, falou, falou que ia e na hora disse que estava com “dor no pescoço”. Ah, alguém acredita? O que aconteceu realmente é que ele estava com muito medo de dar vexame, de não se acostumar com o carango. Não que ele não seja bom, muito pelo contrário, mas acho que ele previu que daria polenta, bem italiana com molho e calabresa.
    Sai Schumi,e entra Fisichella. Outro pobre infeliz, vinha de pódio com a FI, e, com sorriso de orelha a orelha, tirou as fotinhos e sentou no cookpit. Não deu certo. 0 ponto em todo o resto da temporada, desastre. E ele é bom.

    Está ai, a prova mais recente de que quando um carro é ruim, depende do piloto. Nesse caso,seria totalmente irracional comparar com a Hispania, que tem um carro de outra galáxia, muito inferior. Nem Senna (Ayrton), conseguiria vencer com ele. Por isso, a comparação no vídeo, apesar de muito interessante, é desigual, é como comparar o Barcelona com o Íbis.
    Seria bem melhor colocar um RBR- Ferrari, e um HRT-VRT,.

    É isso,

    Abraço; Tomás

    Publicado por tomasf1 | 31/03/2010, 11:12 pm
  3. Coitado do BS… pegou a pior charrete do parque.

    Outro dia vi um vídeo do Ayrton em Mônaco usando ainda o câmbio manual.
    Aquilo sim é chacoalhar! Não sei como ele conseguia dar quase oitenta voltas daquele jeito.

    Publicado por Beatle Ed | 31/03/2010, 11:22 pm
  4. Tomás,

    Eu acho que a comparação é para mostra mesmo o quanto o Hispania é ruim. Nada contra o Bruno Senna. Ao contrário, na comparação ele surge como um herói conduzindo essa cadeira elétrica.

    Opinião pura.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 31/03/2010, 11:52 pm
  5. Muito parecidas as duas toadas. A diferença é a comparação de velocidade, com o Red Bull bem à frente ao longo da volta.

    Publicado por Ylan Marcel | 31/03/2010, 11:53 pm
  6. “Outro dia vi um vídeo do Ayrton em Mônaco usando ainda o câmbio manual.
    Aquilo sim é chacoalhar! Não sei como ele conseguia dar quase oitenta voltas daquele jeito.”

    Realmente, é impressionante, aí me vem a pergunta que passo para vocês… E se o câmbio semi-automático, das borboletas do volante, voltasse para o lado direito do piloto, como se fosse um câmbio normal, mas permanecendo semi-automático…?
    Seria um retrocesso excessivo? Ajudaria a aumentar as disputas em pista?

    Publicado por Alcides Araújo | 01/04/2010, 7:35 am
  7. faria pouca diferença Alcides.
    Só veriamos realmente mudança significativa caso fosse um cambio mecânico, mas do ponto de vista tecnológico seria um retrocesso, mas tenho absoluta convicção de que falta a F1 é isso.
    É voltarmos no tempo em alguns quesitos ou padronizar certas coisas.

    Poderíamos ter um kers padrão.
    Freios
    Câmbio mêcanico
    Modelo Padrão em termos aerodinamicos para todas

    O que poderiam ter diferente? cambio próprio (mecanico), chassi, motor

    E pneus dois fornecedores diferentes

    A simplicidade ainda é fórmula de sucesso em muita coisa na vida, até mesmo em grandes empresas e projetos.

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 8:50 am
  8. Equipes terão de modificar a posição de retrovisores

    Pilotos e FIA dizem que posição atual dos espelhos prejudica a visibilidade

    Os espelhos retrovisores que ficarem fora dos carros terão de ser remodelados para o GP da China devido a questões de segurança.

    Atualmente, alguns times equipam seus monopostos com espelhos localizados próximos da asa traseira e do radiador, com o objetivo de aumentar a aerodinâmica, algo que, segundo a FIA, pode causar perigo durante as disputas.

    De acordo com a entidade, os carros de Ferrari e Red Bull são os que posicionaram seus espelhos retrovisores da maneira mais perigosa e terão, assim como os demais times, que adaptarem o acessório para dentro do carro em um prazo de duas semanas.

    Alguns pilotos, inclusive, foram conversar com representantes da FIA no último final de semana, na Austrália, para se queixarem do problema dos retrovisores. Em algumas ocasiões, um piloto acabou bloqueando o outro durante os treinos devido à pouca visibilidade.

    “Todos tiveram problemas com os espelhos”, disse Pedro de la Rosa, da Sauber. “A verdade é que esse posicionamento dos espelhos dão uma pequena visão do que está acontecendo atrás, além do fato de vibrarem demais”, completou.

    “Então, se você não tem muita informação do rádio, tem um problema. Você pode ver quando tem um carro atrás, mas quando ele está 2s atrás, você não tem ideia de onde ele está.”

    Para Felipe Massa, no entanto, os espelhos de sua Ferrari estão bons para ele. “Não tenho problemas de visibilidade. Se der na mesma, prefiro manter o que tenho, mas veremos como será. Espero que não tenhamos de perder nada mudando um espelho de um lado para outro”.

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 8:50 am
  9. Malasia: corrida de carros ou de barcos?

    O brasileiro Lucas Di Grassi (Virgin) conheceu nesta quinta-feira o clima tropical verificado na Malásia nesta época do ano.

    O piloto fez uso de seu Twitter e comentou sobre a condição meteorológica verificada em Sepang. “E chove aqui nessa sauna”, afirmou o competidor do time inglês, que emendou em seguida.

    “Se chover do jeito que esta agora vamos ter que trocar o F-1 por corrida de jetski”, concluiu Di Grassi que fará neste domingo sua primeira corrida na categoria no traçado malaio.

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 9:00 am
  10. A Mclaren testou os espelhos retrovisores tipo da Ferrari e da Red Bull na Austrália, não foi?
    Ao menos vi uma ou duas fotos no site F1.com.
    Deveriam divulgar os nomes dos pilotos que foram reclamar lá… rsrs
    Só prá ver o circo pegar fogo!

    Publicado por Alcides Araújo | 01/04/2010, 9:13 am
  11. Nossa, como são diferentes!!!!!

    O piloto briga com o carro o tempo todo. Dá a impressão que o piloto que é ruim.
    Se parece muito comigo andando de Kart, no nosso campeonato interno de Kart aqui na empresa. Se bem que os meus resultados no campeonato se assemelham muito com os resultados do Bruno. Então se o parâmetro for esse, ele tá lascado, que eu ando mal pra cacete.

    (E o pior de tudo é que eu fico dando dicas teóricas pros caras de como entrar nas curvas, os caras entram e dá certo, e eu não consigo fazer…. é impressionante!!!!)

    Eu acho que estas equipes novas estão mesmo é queimando o filme dos pilotos. Acho que ano que vem, ou nos próximos, as equipes maiores podem continuar pegando piloto de fora (afinal terão novos patrocinadores fresquinhos ), e estes caras vão continuar remando contra a maré ( e com os seus patrocinadores já de saco cheio ).

    Fernando

    Ps. Gossip Session: O MS já começou com sua coleção de moda de gosto duvidoso. Tem uma foto dele no site da FOM com uma bermudinha……!!!!!

    Publicado por Ffigueiredo | 01/04/2010, 9:29 am
  12. Caras…Se o piloto normalmente perde de 2 a 3kg por corrida,o Bruno Senna deve perder 6kg (:

    Publicado por Daniel Lima | 01/04/2010, 9:52 am
  13. o problema da porca da roda, parece que resolveram lá pelos lados red bull segundo a revista
    auto motor und sport.

    Segundo Timo Glock, provavelmente como a red bull tem uma equipe na nascar e lá todo segundo é importante se basearam no sistema de lá.

    Ainda quanto a redbull, vettel ficou analisando vt da corrida e ficou impressionado com velocidade da mclaren em reta, especialmente quando ultrapassou rosberg.
    E isso graças ao famoso duto asa traseira.

    http://www.auto-motor-und-sport.de/formel-1/red-bull-modifiziert-radanabe-und-radmutter-1807405.html

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 9:56 am
  14. Bruno deveria fechar o olho e mandar ver. Nada de ficar corrigindo, tem que benzer o carro e invocar o tio.

    Publicado por Nelson Muntz (fernando-ric) | 01/04/2010, 10:48 am
  15. “E o pior de tudo é que eu fico dando dicas teóricas pros caras de como entrar nas curvas, os caras entram e dá certo, e eu não consigo fazer…. é impressionante!!!!”

    Fernando Figueiredo,
    Não se vc é um fanfarrão ou engenheiro de pista dos carcamanos…kkkkkkk.

    “Se o piloto normalmente perde de 2 a 3kg por corrida…”

    Daniel Lima,
    Para perder de 2 a 3kg por corrida o Kubica tem que perder quantos ossos?…rsrs.

    “Bruno deveria fechar o olho e mandar ver. Nada de ficar corrigindo, tem que benzer o carro e invocar o tio.”

    Nelson Muntz (Fernando-ric),
    Tio não, Tião.
    O Bruno tem que fazer como a Red Bull e chamar o Pai Tião, o Pai de Santo, ebozeiro da F1, para resolver o problema do carro.

    Aqui neste link vc vai saber de tudo.

    http://blogdogroo.blogspot.com/2010/03/pai-tiao-e-o-rb6.html

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/04/2010, 11:20 am
  16. Deu no tazio: (na verdade, autosprint em primeiro lugar)

    Michelin proxima voltar a F1.

    A Michelin está perto de retornar à F-1 como fornecedora de pneus. De acordo com o site da revista inglesa “Autosport”, a fabricante francesa está em negociações avançadas com a FIA sobre um retorno à categoria, a qual abandonou em 2006.

    A publicação afirma que um anúncio oficial de que a Michelin substituirá a Bridgestone, que optou por sair da F-1 no final de 2011, deve ser realizado no final deste mês.

    Existe, ainda, uma chance de a FIA abrir uma eleição para possíveis candidatos a fornecedores de pneus, o que geraria uma grande briga entre as fabricantes.

    Caso seja confirmada como a fornecedora oficial de pneus, a Michelin derrubaria outras fortes fabricantes de pneus, como Hankook e Kumho, que também tiveram seus nomes ligados à F-1.

    A última atuação da Michelin na F-1 foi entre os anos de 2001 e 2006, quando foi campeã mundial com a equipe Renault. Entretanto, na sequência enfrentou problemas no que diz respeito à segurança de seus compostos.

    A fabricante francesa não havia demonstrado interesse em voltar à F-1 em 2008, quando foi aberto o processo de eleição da nova fornecedora de compostos. Agora, no entanto, busca voltar à categoria para mostrar sua capacidade.

    Em entrevista à agência de notícias Bloomberg, no início deste mês, Jean-Dominique Senard, dirigente da Michelin, disse que a empresa francesa pretende retornar à F-1 para mostrar suas melhorias em desenvolvimento.

    “Consideramos a possibilidade de retornar, mas há algumas condições bem claras”, explicou Jean-Dominique.

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 12:14 pm
  17. Comparsas,

    O Barrica é um piloto, deixa pra lá… todos já sabem o que eu acho.
    Mas é um cara legal. Mostrou o volante do carro dele e todas as funções, coisa às quais quase não temos acesso.

    Está tudo neste link. Sensacional! Obrigado, Barrica.

    http://blogdomarcelof1.blogspot.com/2010/04/sensacionalo-volante-do-carro-de.html

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/04/2010, 12:16 pm
  18. Algumas notícias que merecem destaque hoje:

    Michelin está perto de acordo para voltar à F1 na próxima temporada.

    FIA proíbe times de posicionarem retrovisores nas laterais dos carros.

    Ferrari traz mudanças na carenagem para diminuir temperatura do motor.

    todas lá no grandepremio.

    Publicado por Galkadesh | 01/04/2010, 12:26 pm
  19. ow pessoal, voces tem certeza que os carros da hispania (HRT) são de f1 mesmo?

    O bruno senna diz que na corrida da australia era como se dirigisse levando um gordão de uns 150 kg (he he he), e assim terão algumas mudanças, vejam:

    … não é uma evolução técnica capaz de aumentar a velocidade do carro, pelo menos vai melhorar o conforto do piloto. É mais ou menos essa a avaliação de uma das raras modificações, a troca do tanque de combustível, que o carro de Bruno Senna ganhará neste sábado a partir da terceira e última sessão de treinos livres do GP da Malásia. O reservatório é igual ao que já vem sendo utilizado pelo companheiro de equipe, o indiano Karun Chandhok.

    Bruno diz que a pilotagem do carro da HRT deve ficar mais fácil. “Esse novo tanque tem divisórias no fundo que impedem a movimentação da gasolina nas acelerações e, principalmente, nas freadas”, disse Senna.

    “No Bahrein e na Austrália, parecia que tinha um gordão de 150 quilos dançando dentro do carro no começo das corridas. Imagina só frear com aquele peso todo se movendo”, comparou Bruno, que também deve testar já nos ensaios iniciais desta quinta-feira um sistema que permite a troca de marchas sem perda de tempo.

    Nesta quinta-feira, debaixo do sol forte do meio-dia, Bruno fez o reconhecimento do traçado de Sepang na companhia dos engenheiros da equipe espanhola. Ficou surpreso com o emborrachamento da pista provocado pelos carros da Fórmula BMW, mas a tempestade que desabou sobre o autódromo depois do meio da tarde acabou lavando o asfalto. “Foi impressionante, parecia a chuva de Angra dos Reis na passagem do ano.”

    As previsões mais preocupantes da meteorologia começam a se confirmar. O aguaceiro da véspera da abertura dos treinos deve ser apenas o primeiro de uma série que poderá castigar Sepang ao longo do fim de semana. Habilidoso na pista molhada, Bruno espera que a água não passe da conta. “Uma coisa é correr com chuva; outra é enfrentar esses dilúvios que costumam despencar por aqui. Se chover domingo o mesmo de hoje nem dá para ter corrida.”

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 12:36 pm
  20. Ei rapaziada, de repente, não mais que de repente talvez nem tenhamos muita corrida esse fim de semana, acompanhem o que escreveu o ico que está acompanhando por lá:

    http://blog-do-ico.blogspot.com/

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 12:48 pm
  21. sim, sim eu sei, acompanhei o mesmo, no entanto já estamos no dia seguinte deste post. E nós estamos aqui inicio da tarde dia 01/04 e eles lá bem adiantados no horario já confirmaram que foi um diluvio e que as perspectivas não são boas. O que começa a deixar de ser prognóstico e próximo ser realidade

    Publicado por wilson | 01/04/2010, 1:04 pm
  22. Legal a comparação. Diferença abismal mesmo. E o Chandhok conseguiu terminar uma corrida com isso ai hein…milagre mesmo.
    Pra quem estiver interessado na volta onboard da pole do Vettel, upei ela com os comentários do Brundle.
    Becken, tem uma explicação sobre os pit stops que acho que irá esclarecer muito.

    Publicado por KBK | 01/04/2010, 3:48 pm
  23. Impressionante!

    Publicado por Ron Groo | 01/04/2010, 6:44 pm
  24. Deixo uma pergunta para Becken e os demais:
    O que vocês acham que vai acontecer em Monaco com estes carros das equipes novas que são 7 segundos mais lentos?

    (a) contratar um guarda de transito
    (b) os pilotos das equipes novas terao desconto para estacionar no hotel do Coulthard
    (c) até lá pelo menos 1 delas já faliu
    (d) até lá, vão evoluir, e estarão “apenas” 4 segundos mais lentas

    Publicado por Vito | 02/04/2010, 3:49 am
  25. vão ficar tempo inteiro com os fiscais lhes fazendo as boas vindas:
    ficarão o tempo todo com bandeiras azul sendo agitadas e eles só no acostamento

    Publicado por wilson | 03/04/2010, 9:38 am

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