//
você está lendo...
ARTIGOS

Lewis Hamilton domina treinos livres de sexta-feira na Malásia

IMAGEM: McLaren/Divulgação – Ao menso na sexta-feira, Lewis dominou

Depois da sua pedregosa jornada por Melbourne uma semana atrás, Lewis Hamilton começou bem o seu final de semana do GP da Malásia. O inglês liderou as duas sessões desta sexta-feira de Páscoa, sendo acompanhado de perto por Nico Rosberg na primeira sessão e por Sebastian Vettel na segunda.

Com apenas duas sessões de treinos realizadas até aqui é muito cedo para declarar favoritos ou arriscar prognósticos definitivos, mas as duas longuíssimas retas paralelas de Sepang podem oferecer uma bela oportunidade às equipes empurradas pelos poderosos motores Mercedes. Com apenas uma Red Bull como intrusa, elas monopolizaram as duas primeiras filas nestas duas sessões iniciais.

A promesa é que aqui na Maláisia, elas possam incomodar as favoritas Red Bull e Ferrari. O Speed trap — setor onde os carros atingem picos de velocidade — demonstra o benefício de se estar devidamente armado de um motorzão Mercedes:

Speed Trap

Pos Piloto Hora do dia (hora local) Velocidade
1 2 Lewis Hamilton 14:11:00 303.2
2 12 Vitaly Petrov 14:11:27 297.0
3 4 Nico Rosberg 14:33:54 296.6
4 15 Vitantonio Liuzzi 14:11:08 296.0
5 1 Jenson Button 14:47:17 295.8
6 23 Kamui Kobayashi 14:11:50 294.5
7 11 Robert Kubica 14:12:59 294.4
8 3 Michael Schumacher 14:27:14 294.3
9 8 Fernando Alonso 15:18:26 294.1
10 16 Sebastien Buemi 14:06:20 293.6
11 7 Felipe Massa 15:29:30 293.3
12 14 Adrian Sutil 14:27:55 293.3
13 5 Sebastian Vettel 14:59:05 293.0
14 17 Jaime Alguersuari 14:10:55 292.4
15 9 Rubens Barrichello 15:30:35 292.2
16 22 Pedro de la Rosa 14:12:45 288.9
17 6 Mark Webber 14:26:58 288.1
18 25 Lucas di Grassi 15:00:12 287.2
19 21 Bruno Senna 14:10:44 287.0
20 24 Timo Glock 14:29:00 286.7
21 10 Nico Hulkenberg 15:31:13 285.8
22 19 Heikki Kovalainen 15:00:28 284.5
23 18 Jarno Trulli 14:54:43 283.6
24 20 Karun Chandhok 14:43:25 283.2

___________________________________________________________________________

Além da Lotus, que novamente lidera o grupo das novatas, o outro destaque da rabeira do grid vai para a HRT, que continua focada em tornar o seu modelo confiável. Karun Chandok e Bruno Senna acumularam juntos 110 voltas sem problemas aparentes. A equipe agora espera o novo tanque de combustível que será montado no carro amanhã.

A não ser pelas duas escapadas de Felipe Massa na primeira sessão, a Ferrari foi discreta e não mostrou o seu real potencial, provavelmente concentradas em simular longas pernas de corrida. Ao menos via Twitter, a equipe de Maranello já avisou que terá um fional de semana trabalhoso.

A outra favorita, a Red Bull, mesmo com Vettel nos calcanhares de Lewis na segunda sessão, se viu novamente às voltas com a sua confiabilidade, com ambos os pilotos experimentando problemas nas duas sessões. A suspeita é que Webber tenha tido mais uma falha no seu motor Renault.

No abrasivo asfalto malaio, pneus parecem o grande dilema se a prova for disputada entre um piso seco ou molhado, com equipes reclamando de graining  nos compostos mais duros. A melhor opção para tempos de volta são os macios, como nas provas anteriores.

A chuva não se manifestou hoje, mas promete aparecer com força na classifcação de madrugada, o que tornará o resultado imprevisível.

Treino livre 1

Treino livre 2

Anúncios

Discussão

75 comentários sobre “Lewis Hamilton domina treinos livres de sexta-feira na Malásia

  1. foi assim tambem na australia. As ferrari no primeiro dia de trabalho sempre tem andado no minimo de meio tanque pra cima e geralmente acerto de corrida e pneus duros.

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 12:45 am
  2. É treino e tudo mais, mas o Rubinho ficou a 3m5 segundos do Hamilton. Caraca. Espero mesmo que ele esteja fazendo simulações de corrida com tanque cheio.

    Publicado por Daniel Gomes | 02/04/2010, 1:09 am
  3. Acho que os Cosworth vão sofrer nessa pista, Daniel…

    Publicado por Becken Lima | 02/04/2010, 1:11 am
  4. Até agora só deu Mercedes … e o Kubica heim ? claro que ainda é muito cedo , mas …

    Publicado por Marco | 02/04/2010, 1:54 am
  5. Melhorar um pouco o meu comentário .
    Só lembra-lo Becken , que as equipes que utilizam motores da Mercedes levaram certa vantagem nesse primeiro treino livre não é verdade ?

    Publicado por Marco | 02/04/2010, 1:59 am
  6. Zumbinzando…

    Publicado por Alexandre Gomes | 02/04/2010, 3:03 am
  7. 1 Lewis Hamilton McLaren 1:34.175 27
    2 Sebastian Vettel Red Bull 1:34.441 28
    3 Nico Rosberg Mercedes 1:34.443 30
    4 Jenson Button McLaren 1:34.538 24
    5 Michael Schumacher Mercedes 1:34.674 30
    6 Robert Kubica Renault 1:35.148 34
    7 Fernando Alonso Ferrari 1:35.581 34
    8 Sébastien Buemi Toro Rosso 1:35.660 39
    9 Vitaly Petrov Renault 1:35.872 20
    10 Adrian Sutil Force India 1:35.957 32
    11 Kamui Kobayashi Sauber 1:36.018 38
    12 Vitantonio Liuzzi Force India 1:36.221 34
    13 Pedro de la Rosa Sauber 1:36.325 33
    14 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:36.325 39
    15 Felipe Massa Ferrari 1:36.602 30
    16 Rubens Barrichello Williams 1:36.813 26
    17 Nico Hülkenberg Williams 1:37.415 19
    18 Jarno Trulli Lotus 1:38.454 34
    19 Heikki Kovalainen Lotus 1:38.530 32
    20 Mark Webber Red Bull 1:38.786 13
    21 Timo Glock Virgin 1:39.061 23
    22 Lucas di Grassi Virgin 1:39.158 29
    23 Karun Chandhok HRT 1:41.084 27
    24 Bruno Senna HRT 1:41.481 32

    Publicado por tomasf1 | 02/04/2010, 4:46 am
  8. Eu tenhoa impressão, também, que a Cosworth vai sofrer nesta pista.
    Mas quem deve sofrer mesmo é a Redbull. nesta corrida sim, poderemos ter uma noção exata do consumo deste motor. O carro, aerodinamicamente, é o melhor.

    A Ferrari pode vir forte, mas vamos ver se eles terão ritmo de corrida tanto quanto a McLaren que, entre as da frente depois da RedBull, parece a equipe com maior velocidade e consistência.

    Publicado por Brown | 02/04/2010, 5:14 am
  9. Só pra que fique claro: RedBull- Renault.

    Publicado por Brown | 02/04/2010, 5:19 am
  10. Bom dia Becken e amigos da velocidade.

    Becken alguns jornais internacionais publicaram que Robert Kubica ja tem um precontrato assinado com a Ferrari para subistituir o Brasileiro Felipe Massa, na proxima temporada. Será que isto é verdade?

    Publicado por Edgas Mutute | 02/04/2010, 5:30 am
  11. Becken alguns jornais internacionais publicaram que Robert Kubica ja tem um precontrato assinado com a Ferrari para subistituir o Brasileiro Felipe Massa, na proxima temporada. Será que isto é verdade?

    Algum jornal confiável? Porque eu leio essa história já tem uns dois ou três anos…

    Publicado por Becken Lima | 02/04/2010, 7:55 am
  12. ahhh
    dormi no segundo treino…
    só vi a primeira parte..

    esse tempo do Alonso foi com pneus duros?
    se for…

    o Massa pelo menos na primeira parte me pareceu padecer do mesmo problema da Austrália…

    Vamos ver se o Hamilton consegue manter este desempenho hoje…

    Go Vettel!!

    Publicado por Felipinho | 02/04/2010, 8:46 am
  13. Esse 7 tempo do Alonso e 11 do Massa não querem dizer nada.
    Na classificação vai dar Vetell,Massa e Alonso(não sei se nessa ordem)pra variar (;

    Publicado por Daniel Lima | 02/04/2010, 9:27 am
  14. Becken e amigos,

    A batata do Massa está assando.

    “Après avoir remplacé Kimi Räikkönen par Fernando Alonso, Ferrari pourrait placer Robert Kubica dans le baquet de Felipe Massa.”

    http://www.autohebdo.fr/f1/f1/article-25-25-3544/010410-ferrari-veut-kubica-avec-alonso

    Coyote em tradução livre, sem os eufemismos de praxe, dando os verdadeiros nomes aos bois.

    “Após a punhalada nas costas do Kimi Raikkonen, substituindo-o pelo Nada Sei, os carcamanos investem sobre Felipe Massa para substituí-lo pelo narigudo da Flintstones-Renault.”

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 9:33 am
  15. Esse 7 tempo do Alonso e 11 do Massa não querem dizer nada.

    Eu também acho… ;)

    Publicado por Becken Lima | 02/04/2010, 9:35 am
  16. Em tempo:

    Prato do dia: Massa frita ou continuando o processo de fritura do Massa.

    “En effet, Ferrari regarde Robert Kubica depuis longtemps et, au cours de l’été 2008, la rumeur d’un transfert vers Maranello pour 2010 avait circulé. Il est à noter que le Polonais est apprécié des tifosi, ce qui est un bon argument sur le plan marketing, à ne pas négliger. En outre, son coup de volant et sa capacité de travail avec les ingénieurs ont fait sa réputation dans le paddock. Selon certaines sources, un accord aurait déjà été trouvé pour la saison 2011.”

    Aqui a revista diz que os carcamanos estão com essa intenção desde 2008, o que vazou para a imprensa e gerou os boatos de que em 2010 o narigudo já estaria no bunker.

    A matéria ressalta ainda que os carcamanos tem dois argumentos para a substituição de Massa pelo preferido dos “tifosi”. O primeiro refere-se à conveniência do marketing.

    O segundo – ai, ai, ai, os massistas vão arrepiar. Continuando, o segundo argumento enaltece as habilidades do narigudo como piloto, superiores às do Massa – óbvio, e sua capacidade também superior de trabalhar em equipe e trocar informações com os engenheiros, o que lhe garante boa reputação no paddok.

    Às vezes me pergunto: será por quê essas coisas não me surpreendem, hein?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 9:55 am
  17. Eu já disse e continuo dizendo: Se eu fosse o Felipe, eu teria picado a mula da Ferrari. Tenho certeza que a Mclaren, ou a Red Bull, ou a Mercedes certamente o contratariam na hora que ele abrisse a boca.
    Dividir a Ferrari com o Alonso seria ruim pra qualquer piloto de ponta. Qualquer um. Tem a torcida e imprensa do espanhol…tem o próprio misticismo da Ferrari…é uma situação de pressão horrível. Tenho certeza que esta situação de pressão seria menor em qualquer outra equipe. Na Ferrari vai ser mais cascudo do que o que aconteceu na Mclaren. Lá só explodiu, em minha opinião por causa do stepneygate. Senão a Mclaren teria colocado panos quentes naquela história toda. O Alonso sem uma carta na manga, o Dennis teria puxado a linha da pipa novamente.

    Mas, como eu sempre digo…agora Inês é morta.

    Ffigueiredo.

    Ps. – Coyote, se o caso do Kubica for verdade, aí é bom vc colocar seus bigodes de molho, afinal de contas a Red Bull não deixaria de contratar um piloto em atividade, no caso do Felipe, pra trazer o Kimi.

    Publicado por Ffigueiredo | 02/04/2010, 10:10 am
  18. Becken,

    fiquei na cerca. Me desengancha aí?

    Publicado por Ffigueiredo | 02/04/2010, 10:11 am
  19. Meus amigos não nha fumo sem fogo. O que os jornais dizem é mesmo verdade.

    Fofoca é que não podem ser, ja que as habilidades do narigudo de Robert Kubica são de encher os olhos.
    A dupla entre Alonso e Vettel não funcionaria tão bem ja que o Vettel é tão competitivo quanto o Alonso, mas se falando em Kubica é participativo, muito inteligente, espirito em trabalhar em equipe, e não fala antes de fazer as coisas, acho que se encaixa bem ao espirito dos Tifosis. Com toda sinceridade para mim Massa ja era. Agora vamos ver realmente quem precisa se encaixar em trabalhar segundo as regras da Ferrari, se é o Massa ou o Alonso.

    O Massa tem que aprender: Primeiro mostrar o trabalho e depois bater com a ligua nos dentes.

    Publicado por Edgas Mutute | 02/04/2010, 10:25 am
  20. As coisas andam feias pelos lados da Red Bull. Fizeram um foguete de papel.

    “Após duas provas com problemas, carro de Vettel apresenta nova falha mecânica. Alemão reclama do freio, mas RBR diz que motor Renault teve hesitação”

    “Mark Webber perde uma hora do segundo treino livre após quebra de motor Renault”

    Publicado por Galkadesh | 02/04/2010, 10:36 am
  21. ahh, eu não acredito q kerem subsitituir o Kubica pelo Massa não, pelo fato da boa relação daquele com o Alonso.

    Até porque comparar Massa a Kubica não rola. O fato do Kubica fazer tá indo bem com a Renault não é capaz de negar todo o histórico de talento, competência e profissionalismo do Felipe. Sem esquecer o fato dele ser integradíssimo à equipe italiana.

    Felipe não precisa provar nada que merece estar na Ferrari, Kubica que precisa fazer um “senhor” campeonato para mostrar que estaria habilitado para estar na Ferrari, o que não quer dizer ainda estar habilitado para substituir Felipe.

    Publicado por baianu | 02/04/2010, 10:47 am
  22. Anselmo Coyote …….Vamos ver na metade do campeonado,com Massa na frente do Alonso.Ou no fim com Massa talvez campeão,se esse boato se concretiza.

    Publicado por Daniel Lima | 02/04/2010, 10:52 am
  23. Áté o Massa ganhar a 1ª esse ano, todo mundo vai especular que a Ferrari vai substituir o Massa, não o subestimem, ele ta andando bem, apesar dos treinos da Malásia, vamos esperar sábado de madrugada…

    Publicado por Jackson | 02/04/2010, 10:57 am
  24. “Ps. – Coyote, se o caso do Kubica for verdade, aí é bom vc colocar seus bigodes de molho, afinal de contas a Red Bull não deixaria de contratar um piloto em atividade, no caso do Felipe, pra trazer o Kimi.”

    FFigueiredo,

    Estou tranquilo porque não cogitei do Kimi voltar à F1. Eu torci intensamente e fui “retribuído” à altura com grandes pilotagens, postura bacana do finlandês na pista e extra-pista e, sobretudo, títulos. Depois veio o fim. Está tudo certo.

    Agora, apenas divagando sobre o que vc disse, ressalto 2 aspectos.

    1o. O currículo dos dois pilotos é amplamente favorável ao Kimi (não preciso detalhar).

    2o. Vários pilotos voltaram à F1 e foram campeões. Se o Schumacher tiver boas atuações, com vitórias ou até o título (só depende do carro), isso influenciaria muito positivamente na recontratação do Kimi.

    Sobre a demora do Massa em dar um pé na b*nda dos carcamanos, eu concordo plenamente e até acho que fui o primeiro a levantar essa bola aqui no blog.

    Por fim, meu caro FFigueiredo, quem tem bigode é gato – eu sou canídeo.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 10:58 am
  25. vcs meus caros amigos que seguem mais de perto a f1 e estão mais bem informados, os famigerados motores cosworth estão ja congelados, no inicio do ano davam como certo que seriam muito rapidos, o que aconteceu, a carruagem virou abobara, por favor me nutram de informações

    Publicado por agcjus | 02/04/2010, 11:01 am
  26. Edgas, Baianu, Daniel e Jackson (do pandeiro da Paraíba).

    Eu só reproduzi a notícia e traduzi. Não opinei sobre o mérito da substituição noticiada. Apenas ressaltei que uma traição a mais ou a menos não faz diferença para o Judas, digo, os carcamanos.

    Sobre seus comentários:
    Jackson – opinião mais acertada; realmente basta ao Massa ganhar uma e desaparecerão os boatos, se isso for boato.

    Baianu – em se tratando de carcamanos, por razões óbvias, esqueça isso de “ser integradíssimo à equipe…”; não repita o avestruz diante da realidade.

    Daniel – estou torcendo pelo Massa nessa luta interna; mas não viajo na maionese – ela é inglória.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 11:20 am
  27. Em respeito a Massa ser trocado por Kubica,
    não há fumo sem fogo…

    O que é certo é que não se pode dizer que Kubica nunca provou nada, ao contrário de Massa fez, porque isso é ser parcial demais. Massa nunca ganhou nada de jeito na F1 antes de ter entrado na Ferrari em 2006. Até aí a melhor classificação que tinha tido no campeonato era um 12º lugar. Pode-se comparar trabalho entre os dois, e na minha modesta opinião, são os dois bastante bons. Um com bom carro, e o outro á espera de ter um para mostrar que com um carro de ponta, também consegue segundos e terceiros lugares no campeonato.

    Mas, salvo erro meu, não se dizia que a Ferrari, por causa dos maus resultados, que queria no ano passado cortar a direito na seu equipa, e além de despedir Raikkonen, só não despediu Massa por este ter tido o acidente, e como tal, dando-se ao respeito poupou-o?

    Lembro-me de isto ser várias e muitas vezes comentado, em muitos sites de países e línguas diferentes.

    mas o que é verdade é que este fumo já existe desde há uns 2 anos para cá, por isso, tudo normal. F1 sempre foi assim. No fim, tudo se fala, mas continua tudo na mesma.

    Publicado por Marco Gonçalves | 02/04/2010, 11:38 am
  28. Acredito que Kubica na Ferrari em 2011 seja apenas boataria. Ainda é muito cedo, 3o. grande prêmio de um total de 19 neste ano. Tudo vai depender do desempenho do Massa no decorrer do campeonato. Ele já bateu na trave duas vezes, se conseguir superar o Alonso e ser campeão este ano, duvido que saia, agora, se bater na trave de novo acho que ficará difícil a sua permanência na escuderia italiana.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 02/04/2010, 11:39 am
  29. Apesar de não estar torcendo para isso, to achando que nesta corrida teremos a contagem dos pontos pela metade como foi no ano passado. Espero que não, mas se cair a chuva que caiu ontem à tarde…….

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 02/04/2010, 11:42 am
  30. Concordo com o Coyote: “…estou torcendo pelo Massa nessa luta interna; mas não viajo na maionese – ela é inglória”

    Alonso não vai querer o Kimi, principalmente se ele se sair melhor que o Massa este ano.

    A minha pergunta, será que a Kubica explica a política de boa vizinhança do Alonso com o Massa? Ou seja, Massa nunca foi um problema para o Alonso?

    Bom,este é o ano do Massa, ele tem que colocar o Alonso no bolso. Ou não?

    Publicado por Alexandre Gomes | 02/04/2010, 11:44 am
  31. diziam a mesma coisa do alonso. Que era tudo invenção da imprensa espanhola, que era especulação e um monte de baboseira. Hoje o alonso está lá, tem feito seu serviço muito bem e está cada dia ganhando seus adeptos dentro da escuderia.

    Agora porque surge especulações que kubica possa ir pra ferrari vem o mesmo preconceito bobo, as mesmas evasivas. Só porque é o massa. O massa não é um piquet, um senna. Está acima de barichello, mas só isso.

    Agora único detalhe a ser visto é que a ferrari também tem interesse no Vettel. Tem que se acompanhar qual seria o planejamento da escuderia nesse sentido.

    O mais obvio seria sacramentar o kubica e depois daqui uns dois, tres anos o vettel.

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 11:44 am
  32. foi assim na australia também. As mclaren no primeiro dia dominando, mas na classificação não tão bem.
    Dá vettel na frente, depois na sequencia uma ferrari, depois mclaren e então mercedez.

    Só não dá para ter palpite para corrida porque provavelmente vai ser corrida de barcos.

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 11:51 am
  33. Na minha opinião, o Kubica é muito melhor que o Massa. O Kubica é muito mais piloto.

    Publicado por André Luiz | 02/04/2010, 11:56 am
  34. Sobre Massa e Alonso em 2010:
    https://f1around.wordpress.com/2010/03/04/felipe-massa-vs-fernando-alonso-em-perspectiva/

    Trecho:

    Alonso pisa no terreno com certo cuidado. É bem provável que depois de sua dolorosa experiência na McLaren, a Ferrari o tenha posto sob rédea curta. Massa não é um “rookie” como Lewis em 2007 — ele preserva seu devido espaço dentro da organização —, mas a prerrogativa de Stefano Domenicalli em depositar as ambições da equipe em um matador estrangeiro ao ambiente Ferrarista, diz muito da percepção de membro júnior que a Ferrari tem de Felipe.

    Alonso é, portanto, uma peça importantíssima nas ambições de Massa, que esse ano terá que, definitivamente, dar seu certificado de maioridade à equipe que perdeu certa referência com a saída de Schumacher em 2006.

    No confronto direto, arriscar qualquer prognóstico é uma imprudência: se Alonso não terá em Massa um companheiro dócil e adestrado como os com quem dividiu a Renault, Massa terá em Alonso um companheiro com habilidades muito mais amplas que as de Kimi, principalmente na identidade cultural similar compartilhada com a equipe, que o assimilará rapidamente — algo que Raikkonen jamais conseguiu em todo o período que esteve na equipe — o que certamente ajudou Massa.

    Por isso, eu não duvido da habilidade e carisma naturais de Fernando para, rapidamente, transformar a Ferrari na SUA equipe como fez com a Renault, mas, assim como na McLaren, isto fatalmente — e logicamente — passará pela sua capacidade de manter Massa sob controle ao longo do ano.

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    Sobre Kubica e Heidfeld na BMW:

    https://f1around.wordpress.com/2009/11/28/kubica-vs-heidfeld-%E2%80%94-quem-venceu-depois-de-tres-anos/

    Trecho:

    O site da equipe mostra AQUI (clique!) que em 57 corridas juntos dividindo a BMW, os dois pilotos travaram uma equilibrada luta com a vantagem pendendo para Kubica nos detalhes.

    Na última prova que disputaram juntos os dois pilotos estavam empatados no placar da classificação em 28 X 28, e só mesmo em Abu Dhabi é que Robert levou a melhor.

    Em pódios: Rubica 7 X 6 a seu favor.

    No quesito voltas mais rápidas, onde supostamente Kubica deveria demolir o velho alemão, a diferença ficou também em um ponto, 29 X 28.

    Mas é nos pontos que Nick rouba a glória de Kubica, com um placar consistente de 150 a 137 a seu favor.

    Publicado por Becken Lima | 02/04/2010, 11:56 am
  35. No Redação Sportv, “O carro de Senna tem que melhorar muito para ficar ruim.”.

    O de DiGrassi também.

    Publicado por Alexandre Gomes | 02/04/2010, 12:07 pm
  36. O Massa aposentou o Schumacher, e está detonando o Alonso (vide ultima corrida), não acho que esses rumores sejam verdades. Acho até que a Ferrari irá ano que vem com os dois carros com o Felipe.

    Go Lewis!

    Publicado por Nelson | 02/04/2010, 12:10 pm
  37. Primeiro está por provar que o Ferrari é melhor que o Renault. Ainda é muito cedo. E até agora o Renault parece incrivelmente consistente e com margem de evolução previsível. A Renault sempre soube fazer motores. Me faz lembrar os tempos antigos dos incríveis pequenos turbo de 1000 e muitos cavalos. Essas sim são as cores Renault.

    Segundo. Kubica não tem o mínimo interesse em ir para a Ferrari agora, nem precisa.

    Terceiro. A Ferrari sabe o real valor de Massa e o Alonso também. Não tenho qualquer dúvida que uma vez que o Massa tenha o carro como quer e competitivo, vai bater o Alonso muitas vezes. Mas minha opinião desde o início, tal como já postei várias vezes é que o Ferrari vai continuando a ser um carro com problemas de consumo e equilíbrio geral.
    Kubica seria no mínimo imprudente se saltasse agora da baquet da Renault para o Ferrari.

    Primeiro a Ferrari tem que bater os Mclaren, os Mercedes e os RBR só depois pode pensar em fazer alguma coisa. Até agora ainda não mostrou consistência para tal.

    O RBR quando tiver mais velocidade de ponta (porque problema de consumo não tem ao contrário de alguma opiniões) vai ser o carro a bater no compto geral de características das várias pistas.

    Weber esse sim me parece nitidamente afectado pelos últimos acontecimentos e boatos e pouco concentrado para essa corrida de Sepang.

    Publicado por Ernesto Sousa | 02/04/2010, 12:14 pm
  38. Achei impressionante o domínio da McLaren, apesar do Button reclamar da traseira. Pela primeira vez no ano, acredito que podem manter o ritmo no sábado e, principalmente, no domingo.

    Publicado por Ylan Marcel | 02/04/2010, 12:19 pm
  39. De certa forma, as duas retrospectiva, Becken, confirma meu pensamento, Alonsopisava em ovos e garantiu alguamas cláusulas favoraveis a ele, se a briga se complicasse.

    A outra questão é que o précontrato é apenas para garantir a futura negociação, só na janela do meio do ano é que veremos a definição, do campeonato, da luta interna e destas negociações, se bem qué esta deve ser como o ano passado, noa apagar das luzes.

    O contrato de Alonso é de 2 anos(?) , ou seja, é mais fácil resolver pelo lado do Massa.

    Massa tem que se dar muito bem em relação a Alonso, Kimi é carro e já foi campeão, se Alonso não for este ano, Kime pode ser bi o ano que vem.

    Não, sei, tudo é achômetro, mas está delineando um horizonte onde a Ferrari arriscou alto com Massa e Alonso este ano, mas o ano que vem leva quem tiver a melhor mão.

    Espero que eu esteja errado, como na maioria das vezes.

    Publicado por Alexandre Gomes | 02/04/2010, 12:21 pm
  40. E pré por pré, era para kimi tá na McLaren este ano segundo o TheMirror.

    Como venho dizendo, o inimigo de Felipe é o carro ao lado.

    Publicado por Alexandre Gomes | 02/04/2010, 12:23 pm
  41. nos dois primeiros gps foi a mesma coisa. Mclaren dominando. Nada de excepcional, carros com pouco combustivel, setup de classificação.

    Alonso e massa nos dois gps anteriores já evidenciaram a imprensa que a ferrari nos primeiros treinos livres a programação de trabalho é diferente: é voltada a corrida. Pneus novos e geralmente usando os mais duros a disposição com gasolina no tanque de meio tanque para cima.

    No treino oficial salvo estar chovendo, veremos vettel saindo na frente, weber não sairá em segundo, estamos na malasia não na australia, então fator casa não estará a seu favor. Daí então uma ferrari, daí talvez o hamilton, outra ferrari, button, depois rosberg e o shumi se digladiando com alguma force india e kubica.

    Para a corrida não tenho prognóstico porque vai ser loteria.
    Se realmente chover forte e fosse apostar valendo dinheiro e por sacanagem apostaria no rubinho em primeiro.

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 12:35 pm
  42. “Eu só acrediiiiiiiiiito… Veeeeendo!”

    Até lá vão ficar as especulações e o joguinho de Massistas e Não Massistas, um elogiando e os outros chutando.

    Mas tomas 0,5 e 1s do Alonso respectivamente nunca é uma boa impressão. Principalmente depois dos 0,7 de Melbourne…

    É esperar pra ver no que dá.

    Publicado por Bruno Said | 02/04/2010, 12:35 pm
  43. Mudança dos retrovisores é adiada para gp da espanha na fase européia:

    De acordo com o site da revista “Autosport”, a proibição dos espelhos montados nas laterais dos carros foi adiada para o GP da Espanha de F-1.

    A prova em Barcelona marca o início da temporada europeia _local onde ficam sediadas a maioria das equipes_ o que facilitaria as alterações.

    A mudança foi ordenada após uma série de carros perderem seus retrovisores nos treinos e classificação do GP da Austrália.

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 12:35 pm
  44. e agora pra descontrair e nao ficar só na neura da f1.
    para amantes de veiculos em geral

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/chrysler-mostra-versoes-especiais-de-alguns-modelos-no-evento-moab-easter-jeep-safari/

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 12:35 pm
  45. seguinte rapaziada amante da red bull: tal como a ferrari, os motores dos redbull abriram o bico e foram trocados nos treinos livres. Motivo: refrigeração.

    http://www.marca.com/2010/04/02/motor/1270204931.html

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 12:37 pm
  46. Anselmo Coyote ……Vi esse filme em 2008,quando Kimi era o favorito da torcida e o Massa virou o jogo.É claro que o filme nem sempre se repete.Mas se o Massa começar a classificar na frente,vençer corridas a torcida vira pro lado dele.
    Vimos na Austrália que não a jogo de equipe por enguanto,até que um se consolide a frente no campeonato.
    Não acho que a Ferrari,a equipe mais antiga e maior vencedora de pilotos e construtores,vá se deixar unfluênciar por jornalistas(Galvão Bueno da italia rsrs)ou torcida.Ela já é a maior vencedora da formula 1,não precisa de coselhos de meia duzia de tifose.
    E se na metade do campeonato Massa tiver uma boa vantagem sobre Alonso,a Ferrari pra sabota-lo pra favorecer o espanhol?Acho que não!
    Luta inglória,Anselmo?
    Prefiro aquardar o desenrolar do campeonato.

    Publicado por Daniel Lima | 02/04/2010, 12:40 pm
  47. Treinos livres aconteceram com sol e calor nesta sexta-feira em Sepang, sendo que a temperatura do asfalto chegou até a 47°C na sessão vespertina. Mesmo assim, alguns pilotos reclamaram de dificuldades para levar o composto mais duro de pneus à temperatura ideal.

    A impressão que se tem depois de três corridas, é que aBridgestone superestimou os efeitos dos carros com o tanque pesado e fez compostos que exigem um atrito muito alto para render bem. Seria bom que eles pensassem em mudanças quanto aos pneus mais duros.

    Bem, as 16h05 pessoal começou a cair chuva. Leve desta vez, mas, caiu. Isso pode mudar tudo para o treino classificatório. Vamos acompanhar!

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 12:47 pm
  48. Daniel,

    Qdo o Massa passou à frente em 2008, o que o Kimi fez extra-pista? Nada.
    Qdo o Hamilton começou a ameaçar o Nada Sei em 2007, o que ele fez?
    Não confunda água limpa com esgoto.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 12:57 pm
  49. foto com nova abertura para melhor refrigeraçao dos f10 para malasia

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/83405

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 12:57 pm
  50. Wilson,

    Esses carrões da chrysler devem vender mto no Japão, afinal reza a lenda que os japoneses têm um ‘pequeno’ (mto pequeno) problema…rsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 1:00 pm
  51. além de ter um outro concorrente, a michelin também colocou como sugestão a ser discutida e aprovada mudança pneus traseiros de 13 para 18 polegadas

    http://www.motorsport.com/news/article.asp?ID=362484&FS=F1

    Publicado por wilson | 02/04/2010, 1:06 pm
  52. Bom pelos meus pensamentos vai dar novamente Button na Malasia do mesmo jeito que deu ele em Melbourne. Bom antes que comecem a me criticar eu vos digo que o estilo de pilotagem de Button é diferente de todos os pilotos da temporada de 2010 ele tem um toque fino e suave no volante , e Hamilton sabe que as regras estão mais aptas para Button que para ele.

    ”Go Button”

    Publicado por Button | 02/04/2010, 1:55 pm
  53. “…a michelin também colocou como sugestão… a mudança pneus traseiros de 13 para 18 polegadas…”

    Wilson,
    Os carros de F1 até já tiveram pneus mto diferentes, com os traseiros mto maiores.
    Mas isso é mto radical.
    Os carros ficariam parecendo tratores de pneus, os chamados jericos.
    Para manter o assoalho paralelo ao solo os eixos traseiros teriam que ser radicalmente levantados. Os próprios pneus gerariam um arrasto aerodinâmico assombroso.
    O equilíbrio dos carros seriam seriamente afetados.
    Os carros sairiam de frente de forma assustadora.
    O desgaste de pneus tão diferentes seria tão díspar que os compostos teriam que ser mto diferentes.
    Concluindo, os projetos dos carros atuais teriam de ser rasgados e feitos outros.
    Enfim, a cara da F1 seria completamente alterada.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/04/2010, 1:55 pm
  54. Becken, esse entre eixos muito longo pode estar ajudando a McLaren?

    Publicado por Leo | 02/04/2010, 1:58 pm
  55. O mundo dá voltas mesmo. Ano retrasado, toda sexta feira os massistas ficavam empolvorosos, já que, sistematicamente, o brasileiro vinha andando mais rápido do que o Kimi.

    Naquele ano, o Massa era gênio, o Kimi, o segundo piloto perfeito (piloto medíocre, segundo um amigo meu).

    Com o cenário invertido, é o carro que tem problema, treino de sexta não quer dizer nada…. Mas na hora de falar do Schumacher e do Rosberg, aí vale.

    Não sei o que vai dar isso aí, mas que o Alonso tem sido mais rápido, isso tem.

    Não me xinguem!

    Ps: Coyote, o que você tem contra o bicampeão mais jovem da história? Abs

    Publicado por The Stig | 02/04/2010, 2:04 pm
  56. Só sei de uma coisa nesse disse que me disse. Nenhuma empresa deixa de dar um pé na bunda do empregado só por consideração ou porque está integrado na equipe (quem aqui já trabalhou ou trabalha em grandes corporações sabe o que digo).

    Empresa não tem consideração com ninguém e esse papo de “família” Ferrari eu já ouvi muito numa empresa que trabalhei e que não hesitava em cortar a cabeça dos “familiares”. Minha famíla é meu pai e minha mãe.

    Portanto, a única coisa que pode segurar o Massa são seus resultados. Fora disso é mera ingenuidade.

    Publicado por luiz carlos | 02/04/2010, 2:07 pm
  57. Essa proposta da Michelin só pode ser resquício do 1º de abril! Deve dar arrepios no Schumacão…

    Publicado por luiz carlos | 02/04/2010, 2:11 pm
  58. Becken, esse entre eixos muito longo pode estar ajudando a McLaren?

    Existe uma discussão paroquial interessante a respeito disso. Tradicionalmente, a Mclaren sempre construiu carros mais curtos, que são mais nervosos mas mais hábeis em circuitos como Mônaco ou Hungria, onde um entre-eixos curtos ajuda bem.

    Tudo é compromisso na F1, então sem poder contar com um carro estável em curvas de alta, a McLaren investiu em tração mecânica.

    Aí veio 2009 com o KERS, o que expõs ainda mais os pontos fracos da McLaren em circuitos que exigiam equilíbrio arodinâmico.

    Aí vem 2010… talvez em pânico pelo fracasso de 2009, a equipe fez o “25” com entre-eixos longo — mais do que exigido pelo enorme volume tanque de combustível desse ano. A teoria é que essa seria uma forma de fortalecer o que ferrou com o carro de 2009.

    Mais longo, o 25 seria mais estável em curvas de alta.

    A tese é que a equipe mudou radicalmente a filosofia dos seus carros e o Setor 2 no Bahrein, que com aqueles bumps exigia um grip mecânico superior e que complicou a vida de Lewis e Jenson na classificação, corrobora essa tese.

    Ainda assim, o “25” está longe da eficiência do carro da Red Bull em curvas de alta, mas em linha reta, com a Asa Duto — o que o Leandro Magno chama de “KERS aerodinâmico” —, eles compensam os pontos de downforce a menos que o RB6.

    Publicado por Becken Lima | 02/04/2010, 2:22 pm
  59. Se Alonso não for campeão esse ano o governo italiano cai!

    A equipe jogou uma fortuna pela janela só pra tê-lo no time, além disso o espanhol está simplesmente de-ses-pe-ra-do pra voltar a ser o Nº 1.

    Isso não garante nada, é obvio. Mas em se tratando de Ferrari e Alonso eu ponho minhas barbas de molho.

    Tanto a Ferrari quanto Alonso além de muito fortes tecnicamente são verdadeiros mestres em matéria de traição, intrigas, manipulação, trapaças etc…

    Depois de muito tempo aprendi a gostar do Massa, passei a vê-lo como um piloto de espirito guerreiro, mas na minha opinião ele vai precisar de muito mais do que vontade pra ficar à frente de Fernando.

    Será preciso uma verdadeira hecatombe pra abalar os planos de Maranello.

    A ver.

    Quanto à prova de domingo, se não chover absurdamente como de costume e bagunçar o grid todo penso que Hamilton é parada certa.

    Publicado por Beatle Ed | 02/04/2010, 3:57 pm
  60. Acredito que o que mudaria seria o tamanho da roda, de 13” para 18”, mas não necessariamente o tamanho do conjunto roda-pneu, ou seja, pneus de perfil baixo. Acredito que seja uma forma de cortar custos da michelin, já que assim usariam os pneus com as dimensões da Le Mans Series, “só” alterando a composição da borracha.

    Publicado por Brisot | 02/04/2010, 5:37 pm
  61. Caso isso aconteça, quem irá gostar serão os fabricantes de rodas, já que poderão expor seus lançamentos de maneira muito mais visível do que as rodas atuais.

    Publicado por Brisot | 02/04/2010, 5:52 pm
  62. Tá todo mundo preocupado com a diferença Massa/Alonso, mas, para desespero do nosso amigo Galvão Bueno e sua tietes, Bruno Senna está tomando 4 décimos do Chandok.

    Quem diria…

    Publicado por ccregazzoni | 02/04/2010, 6:12 pm
  63. Tá todo mundo preocupado com a diferença Massa/Alonso, mas, para desespero do nosso amigo Galvão Bueno e sua tietes, Bruno Senna está tomando 4 décimos do Chandok.

    Quem diria…

    Me explique, de forma lógica, a relação entre a situação do Bruno Senna e a do Massa.

    Desenvolva o tema…

    Publicado por Becken Lima | 02/04/2010, 6:46 pm
  64. ola Becken e amigos do blog…

    Bom,quanto a situação do bruno senna e o chandock,eles estão querendo é terminar as corridas e até agora mesmo com um tanque diferente o bruno senna está se classificando na frente do team-mate,acho que é ridículo avaliar performance neste caso,embora, lógico que isso daria manchetes a jornalista fanfarrão e sensacionalista por ambas as partes …
    Quanto ao Massa e o Alonso,largar na frente ou andar num ritmo melhor na corrida,pode significar pontos importantíssimos na luta pelo titulo,consequentemente uma vantagem psicológica na luta interna da equipe

    Publicado por MAYKO | 02/04/2010, 7:53 pm
  65. Cassius,

    Eu já havia notado isso também. o Karum tem dado trabalho ao BS. Da mesma forma que o Glock tem se saído melhor que o DiGrassi.

    E nessas equipes, não tem conversa. Tem que ser melhor que o companheiro e pronto.

    Imaginem só o cenário ano que vem, entrando mais uma equipe, abrindo novas vagas nas equipes já estabelecidas… Tenho certeza que a maioria das vagas vão para pilotos que estarão subindo da GP2, afinal os caras terão novos patrocinadores fresquinhos…e os pilotos que estão nas equipes novas, estarão com os patrocinadores “desgastados”. Então é de suma importância que esses caras mostrem serviço logo, e isso começa invariavelmente em superar o companheiro de box. O trem da F1 quando passa, costuma ser implacável.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 02/04/2010, 7:53 pm
  66. Becken,

    Não há relação alguma entre as situações, apenas quis realçar o fato de Chandok, um piloto pelo qual ninguém no Brasil dá nada, estar superando Bruno Senna, que muitos incensaram como uma grande promessa do automobilismo nacional, mesmo sem Bruno nunca ter conquistado nada.

    No caso, podemos dizer que é outro erro do pachequismo nacional insuflado pelo idiota do Galvão Bueno…

    Apenas isso…

    Publicado por ccregazzoni | 02/04/2010, 8:01 pm
  67. Becken, começou a enganchar de novo os meus comentários…

    Publicado por ccregazzoni | 02/04/2010, 8:04 pm
  68. Para quem quer entender a questão da regulagem de altura entre a classificação e a corrida:

    http://scarbsf1.wordpress.com/2010/04/01/402/

    Muito bom este Blog do Scarbs quanto a questões técnicas, “favoritado” com certeza.

    Publicado por Felipinho | 02/04/2010, 8:05 pm
  69. Sobre a novela Massa x Kubica:

    Este aqui é o artigo da “Autohebdo” que deu o que falar nas últimas horas.

    E, pelo visto, alguma coisa ficou perdida na tradução.

    O texto, assinado por Jean-Côme Decroos e Julien Vaillant, não crava que Kubica já assinou um pré-contrato com a Ferrari para 2011.

    Literalmente, diz o seguinte: “De acordo com certas fontes, um acordo já teria sido assinado para a temporada de 2011”.

    A frase está no condicional, e os repórteres atribuem a informação a “certas fontes”. Não a bancam. Isso tudo faz muita diferença

    Kubica é um excelente piloto, dos melhores, e tem mesmo o estilo da Ferrari. Pode até pilotar para a escuderia em 2011. Por que não? O contrato de Massa acaba em dezembro e tanto ele como a equipe têm o direito de buscar o que acharem melhor.

    Mas daí a dizer, em abril, que já há um papel assinado com o polonês, soa exagero típico da “silly season”. Vale lembrar que, em 2008, a “Autosprint”, na mesma época do ano, cravou que Vettel seria o companheiro de Raikkonen no Mundial seguinte…

    Fonte:blog do Fabio Seixas

    Publicado por Daniel Lima | 02/04/2010, 8:29 pm
  70. Eu acho o Flavio Gomes um bobão. Mas confesso, que na entresafra de notícias, eu dou uma passada lá pra ler alguma coisa.

    E eu li um “causo” interessante de como surgem as Silly.

    Ele conta, que de brincadeira(de mau gosto, diga-se de passagem) ele plantou para um amigo jornalista italiano, que MS compraria a Sauber. No outro dia ele nem se lembrava mais que tinha aprontado, mas os jornalistas italianos deram a notícia, com detalhes e tudo…vê se pode?

    O pior de tudo, é que mais tarde, o chefe dele no Brasil, ligou pra ele cobrando o motivo de ele não ter dado o furo…rsrsrsrs

    Esse negócio de jornalista…sei não viu…tem até gente séria…mas tem muito Gaiato.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 02/04/2010, 9:51 pm
  71. Felipinho, muito bom o site.

    Publicado por Alexandre Gomes | 02/04/2010, 11:01 pm
  72. becken vc nao me respondeu, os motores cosworth já estão congelados ou ainda podem se desenvolver, bem como qual a sua impressão, eles são os piores do grid, mais não eram a expectativa de serem um canhao, comete por favor.

    Publicado por agcjus | 03/04/2010, 9:00 am
  73. Assim como o agcjus, eu tb keria saber a respeito do msm assunto por ele questionado, por favor!!!

    Publicado por baianu | 03/04/2010, 4:54 pm
  74. Os motores Cosworth foram congelados em 01/03/2010. A potência é essa mesma até o término da temporada, então para a Williams do Barrica ser mais veloz, vai ter q desenvolver a aerodinâmica da FW32 na sua luta contra Force India pela 5ª força.

    Publicado por Alex-Ctba | 03/04/2010, 5:09 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: