//
você está lendo...
ARTIGOS

…E o esperto Webber larga na frente em Sepang

IMAGEM: Red Bull/Divulgação – Webber crava a terceira pole seguida da Red Bull em 2010

Assim como Jenson Button na Austrália, Mark Webber deu um “nó tático” nos adversários ao ser o único piloto no Q3 (última fase da classificação) a ter coragem de arriscar e usar pneus intermediários. O “detalhe” fez toda a diferença em uma pista sob condições climáticas naquele momento instáveis.

Mark cravou sua pole com a larga diferença de 1.3 segundo para Nico Rosberg, o segundo colocado. Sebastian Vettel larga em terceiro  e o sempre bom de chuva, Adrian Sutil, fecha as duas primeiras filas.

Logo depois, na coletiva pós classificação, o australiano explicou a decisão:

Nós decidimos coletivamente, eu e Ciaron [Pilbeam, engenheiro de corrida de Webber] verificando a  janela. Começou a pingar no final, mas em alguns setores da pista [os intermediários] eram os pneus corretos, mas em outros setores eram um grande risco.

— Mark Webber

As poderosas McLaren e Ferrari foram nocauteadas já no Q1 ao subestimarem a intensidade da chuva que caia. As grandes esperaram até oito minutos do Q1 para sair e deparar-se com uma pista ainda pior. Alonso, Massa, Hamilton e Button, todos eles, rodaram sobre a alagada pista de Sepang sendo eliminados em seguida.

Em entrevista logo após o Q1, Alonso minimizou o desastre das grandes:

Tínhamos uma previsão de tempo sem chuva para o Q1 e então esperamos alguns minutos parasair, achando que a pista secaria, mas choveu mais e ninguém melhorou seus tempos, e ficamos de fora. Felizmente, a corrida é amanhã, não hoje e muita coisa acontecerá. A posição de largada e apenas uma piada.

— Fernando Alonso

O Q2 iniciou ainda sob chuva, mas com a lição aprendida do Q1, as equipes vieram para esta fase cautelosas e de pneus intermediários. A exceção foi a Red Bull, que dava o seu primeiro pulo do gato para assumir a ponta do Q2 bem calçada de pneus para chuva intensa.

O pequeno drama aí ficou para Schumacher, quase eliminado pelo outro veterano, Pedro De la Rosa. O alemão ficou a três décimos da degola no Q2 enquanto Nico Rosberg posicionava-se confortável na quinta posição.

A chuva intensa interrompeu o início do Q3, atrasado 20 minutos. No retorno, disputa intensa entre as Force Indias, Nico Rosberg, Renault e Red Bulls, com a vantagem do pneu intermediário jogando a pole no colo do esperto Webber.

Esta é a terceira pole da Red Bull em um circuito com características diferentes dos de Austrália e Bahrein, tornado o RB6 quase imbatível em classificação. Seu ritmo de corrida não é tão superior e se essa mesma chuva cair domingo, ninguém deve arriscar prognósticos.

Destaques

Além dos dramas da dupla de Ferro McLaren e Ferrari, há destaques interessantes nessa classificação. Olhos atentos para Nico Rosberg que, literalmente, passou por cima de seu laureado companheiro de equipe em uma das especialidades do alemão no passado, uma pista molhada. Mais lento 1.1 segundos, Schumacher sai da classificação constrangido e atrás de redenção na prova de amanhã.

Rubens foi bem em pista molhada, mas seu jovem companheiro “The Hulk” foi melhor. E melhor por uma margem grande, mais de meio segundo sob os rios de Sepang. Assim como o “The Hulk” Kobayashi foi outro que não deu trégua ao companheiro mais velho, indo ao Q3 na nona posição e deixando De a Rosa banido no Q2.

Entre as novatas, Lotus e Virgin foram quem mais lucraram com a eliminação de Ferrari e McLaren. As duas finalmente avançaram ao Q2 com Glock e Kovalainen.

Por último, o indiano Karun Chandhok da Hispania, que vinha andando sistematicamente atrás de Bruno Senna nas duas classificações anteriores. Dessa vez, sobre o caos da chuva, o bom indiano ficou 1 segundo à frente de Bruno.

À tarde, post com expectativa para uma prova que, sob chuva, promete ser emocionante e imprevisível.

Classificação:

Pos. # Piloto Equipe Q1 Q2 Q3
1 6 Mark Webber Red Bull-Renault 1′51.886 1′48.210 1′49.327
2 4 Nico Rosberg Mercedes 1′52.560 1′47.417 1′50.673
3 5 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1′47.632 1′46.828 1′50.789
4 14 Adrian Sutil Force India-Merc. 1′49.479 1′47.085 1′50.914
5 10 N.Hülkenberg Williams-Cosworth 1′49.664 1′47.346 1′51.001
6 11 Robert Kubica Renault 1′46.283 1′46.951 1′51.051
7 9 R.Barrichello Williams-Cosworth 1′50.301 1′48.371 1′51.511
8 3 M. Schumacher Mercedes 1′52.239 1′48.400 1′51.717
9 23 K. Kobayashi Sauber-Ferrari 1′48.467 1′47.792 1′51.767
10 15 Vitantonio Liuzzi Force India-Merc. 1′49.922 1′48.238 1′52.254
11 12 Vitaly Petrov Renault 1′47.952 1′48.760
12 22 P. de la Rosa Sauber-Ferrari 1′47.153 1′48.771
13 16 S. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1′48.945 1′49.207
14 17 J. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1′44.655 1′49.464
15 19 H. Kovalainen Lotus-Cosworth 1′52.875 1′52.270
16 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 1′52.398 1′52.520
17 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 1′52.211
18 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 1′52.884
19 8 Fernando Alonso Ferrari 1′53.044
20 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1′53.050
21 7 Felipe Massa Ferrari 1′53.283
22 20 K. Chandhok HRT-Cosworth 1′56.299
23 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 1′57.269

24 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 1′59.977

Discussão

34 comentários sobre “…E o esperto Webber larga na frente em Sepang

  1. A Ferrari, uma vez mais, pensa que só ela percebe de meteorologia e faz borrada! É que isto não acontece uma ou duas vezes, é frequente nos últimos anos…
    O Webber acabou por estar perfeito, não deixando o Vettel mostrar o seu enorme talento à chuva. A Red Bull tem agora mais uma oportunidade de vencer uma prova, mas, pelo andar da sua fiabilidade, aposto mais no Rosberg que, também mais uma vez, se superiorizou ao Schumacher, quando, nas circunstâncias chuvosas da qualificação, poderia ter feito mais, atendendo até ao facto de ser considerado um mestre da chuva.
    Interessante foi a Force India: os tipos estão a tornar-se mesmo numa equipa intermédia!

    Publicado por Luís Oliveira | 03/04/2010, 6:59 am
  2. Em defesa da Ferrari, McLaren e Mercedes fizeram a mesma coisa. Neste caso o erro foi geral, mas não menos incomprensivel. Button disse que o temor era justamente de um piloto rodar com pista molhada (engraçadissimo quando se considera que ambas McLarens rodaram), mas é evidentemente muito mais seguro nestas condições tentar ao menos uma volta rápida cedo.

    Publicado por Filipe Furtado | 03/04/2010, 7:09 am
  3. Os burros: Ferrari, Mclaren.

    O espertinho: Webber que usou intermediários e conseguiu a pole.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/04/2010, 7:15 am
  4. Essa é a chance de OURO pro Massa mostrar o quanto é melhor que o Alonso, e vencer a prova amanhã.

    Já que o espanhol, da 18º posição, só conseguiu um quarto lugar.

    Publicado por Nelson | 03/04/2010, 7:16 am
  5. O Webber não tinha nada a perder, fez bem em arriscar. Mas, dependendo das condições da pista amanhã, será difícil ele manter essa posição na largada.

    Se assim for, a situação fica boa para o Rosberg. Mas a classificação, hoje, nos deu um bom indicativo de que é impossível fazer previsões nesse fim de semana.

    Publicado por Willian | 03/04/2010, 7:21 am
  6. O Webber não tinha nada a perder, fez bem em arriscar. Mas, dependendo das condições da pista amanhã, será difícil ele manter essa posição na largada.

    Precisamos verificar, mas acho que se estiver seco vai todo mundo de slick; e se tiver molhado — por questão de segurança — os pneus para chuva são compulsórios.

    Suspeito que todos largam igual amanhã.

    Publicado por Becken Lima | 03/04/2010, 7:24 am
  7. Becken, é certeza. A chuva dispensa a regra.

    Curioso para saber se alguem do quarteto McLaren-Ferrari se arriscara em caso de pista seca a uma estrategia bizarra de por exemplo se livrar da troca de pneus já na volta 5.

    Publicado por Filipe Furtado | 03/04/2010, 7:36 am
  8. Será possível que essas equipes grandes ainda não aprenderam que a chuva pode aumentar?

    Como é possível tamanho amadorismo? Não é a primeira vez!

    Publicado por Nelson (fernando-ric) | 03/04/2010, 8:07 am
  9. Suspeito que todos largam igual amanhã.

    Os pneus, acredito que sim, mas o acerto do carro pode ser modificado?

    Porque o ajuste é diferente. Então, se a pista estiver molhada, todos estariam com o carro bem configurado para tais condições. Menos o Webber.

    Apesar de que, com chuva, qualquer coisa pode acontecer. Até uma vitória do Sutil! Larga em 4°, vai bem na chuva… Enfim, quem diria que Ferrari e McLaren – favoritas – estariam lá no fundão do grid…

    Aliás, engraçado como são as coisas. Quando a Red Bull foi mais rápida, ela deu azar. Nesse fim de semana – quando McLaren e Ferrari pareciam mais velozes – a sorte ficou toda com os Bulls.

    That’s F1…

    Publicado por Willian | 03/04/2010, 8:44 am
  10. Algo que me surpreedeu na Red Bull hoje foi eles, por duas vezes, lerem as condições de pista melhor que todo mundo. No Q2 acho que apenas o Webber e o Vettel foram de “full wets” enquanto todo mundo foi de intermerdiário.

    No Q3, a não ser pelo Vettel, eles novamente leram bem a pista.

    Bacana por que a Red Bull tem uma tendência a ser extremamente caótica no quesito “estratégia.”

    Publicado por Becken Lima | 03/04/2010, 8:49 am
  11. nem adianta especular. Amanhã é sorte pura. Vai ser igual treino hoje. Então teremos safety car, e talvez ate bandeira vermelha. Não vai ser nem emocionante: vai ser cardíaco.

    Publicado por wilson | 03/04/2010, 8:52 am
  12. amanha tem corrida de autorama? massa pular de 21º para 1º na primeira volta? he he he

    Publicado por wilson | 03/04/2010, 8:54 am
  13. hehehe

    Pena que foi o Vaca Louca, ops, Touro Vermelho do Webber que ficou em primeiro, arriscou e se deu bem, mas pra corrida sou mais Vettel, mas vamos ver se desta vez os RBR chegam ao final sem problemas..

    Rosberguinho com boa chance de vitória também, pra matar de desgosto o Alemão.

    Bela caca fizeram Ferrari e McLaren, mas pra quem queria corrida com emoção vai ser um prato cheio.

    Ahhh.. essa noite sintonizei no Fox Sports em espanhol, bem mais salutar que aguentar o babão global.

    Po, Becken, nenhuma linha pelo Q3 do Koba?

    Publicado por Felipinho | 03/04/2010, 8:57 am
  14. e ia me esquecendo…

    o grande piloto Rubens Barrichelo, especialista em chuva, também tomou tempo do companheiro de equipe, se alguns dizem que o Alemão não deveria ter voltado…

    Publicado por Felipinho | 03/04/2010, 9:08 am
  15. “Precisamos verificar, mas acho que se estiver seco vai todo mundo de slick; ”

    correto, mas ai podem optar entre o composto macio e os duros, e quem vai correr o risco de largar de duros.. e a chuva cair no meio da prova?

    Publicado por Felipinho | 03/04/2010, 9:13 am
  16. Corajosa e consciente a opção de Webber, mereceu!

    Ê, que amanhã vai ser bom! Todo mundo vindo de trás, menos as RedBull…

    Publicado por Alexandre Gomes | 03/04/2010, 9:15 am
  17. “….Bacana por que a Red Bull tem uma tendência a ser extremamente caótica no quesito “estratégia.” ”

    No GP do Brasil em 2009 foi caótico e deixou o Vettel muito irritado.

    Aliás o GP do Brasil foi um “free talker’ foda do galvão bueno. Desta vez, Charlie Whiting, em Sepang, teve dó do telespectador brasileiro.

    Publicado por Bruno | 03/04/2010, 9:26 am
  18. Droga!!!!!

    Quer dizer que teve qualify pela FoxSports Felipinho???

    Publicado por Bruno | 03/04/2010, 9:28 am
  19. Um ponto positivo pra Ferrari e Mclaren é q se chover pouco o tempo todo, eles terão pneus intermediários a mais q os demais. Lembrem-se q todo mundo tem reclamado desde a pre-temporada q os intermediários n tem durado nada. Aliás, Button fez aquele pitstop na Austrália tão cedo, pq seus pneus já tinham acabado(segundo ele mesmo). Ter um jogo a mais pode ser decisivo.
    Bem…estou tentando extrair algo positivo dessa lambança.

    Publicado por Leandro Magno | 03/04/2010, 9:32 am
  20. Ferrari e McLarem hoje deram um show de auto-confiança que se transformou em um show de amadorismo beirando a estupidez. Ficaram olhando seus super computadores quando bastava colocar a mãozinha pra fora da janela e ver que a chuva estava aumentando. Até o Galvão sabia disso.
    Se durante a corrida cair a chuva que caiu hoje no início do Q3 a prova fatalmente será interrompida e poderemos ter a contagem de pontos pela metade como tivemos no ano passado. Sorte de quem estiver na frente, daí a vantagem de largar bem em Sepang. Ponto pra Red Bull.
    E o Reginaldo Leme, hein? Com 45 anos de Formula 1 nas costas e ainda não sabe a diferença entre pneus intermediários e pneus “full wet”. Foi corrigido 3 vezes pelo Galvão.
    Mas o ponto forte da classificação de hoje pra mim foi a furada de fila do Kubica no Q3 pra não pegar spray na cara e as Force India depois fechando a porta pra não acontecer isso de novo. Apesar de não gostar de dizer isso, o Galvão tem razão ao afirmar que isso não devia ser permitido.
    Só me resta torcer para mais uma largada ‘espírita’ do Felipe, mas se tivesse que apostar, apostaria minhas fichas no Leonardo di Caprio da Mercedes.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 03/04/2010, 10:11 am
  21. Poxa, mas ninguém lembra que tinha um monte de gente aqui semana passada pedindo pro Webber aposentar? Certo que ele contou com um pouco de sorte também, mas ele mereceu.

    Destaque positivo: Force India. Cada vez mais consistentes na minha opinião, apesar das condições anormais. Sem contar o espetáculo à parte de fechar a brecha do Polonês…
    Destaque negativo: precisa mesmo dizer? Ferrari e McLaren tão de brincadeira… 100 anos de F1 e ainda não aprenderam que não dá pra confiar na previsão instantânea… E coloque aí, como disse o Felipe, todo mundo! O próprio Felipe, Alonso, Button, Hamilton, Domenicali, Witshmarsh, engenheiros dos pilotos, estrategistas das equipes, Deus do Céu! Como pode tanta gente desse nível de profissionalismo errar junta??!!

    Publicado por crisman | 03/04/2010, 10:48 am
  22. Ninguém teve a ousadia de sequer colocar a mão para fora??????

    Publicado por Bruno | 03/04/2010, 10:57 am
  23. Já que ninguem ousou tocar no assunto, ainda, eu lembro: Chandock colocando mais de UM SEGUNDO no primeiro-sobrinho…e agora, o que o GB vai dizer? Será que falou alguma coisa? Como não assisti aos treinos…mas, em todo caso, duvido muito.

    Publicado por Edgard | 03/04/2010, 10:58 am
  24. Edgard.

    Não, ele não disse nada sobre o indiano ter sido melhor, e absolutamente nada sobre o rapaz ficar preso na brita, se conteve apenas em dizer o fato.

    Aos incrédulos com a merda que a Ferrari fez, é normal, rotineiro e acontecerá mais vezes.

    Anormal é a Mclaren fazer esse tipo de burrada, mas vejam que a burrada foi só 50% pq se não fosse a burrada individual do Button ele fatalmente estaria no Q3.

    Sendo assim a Ferrari continua campeã no quesito “PQP fizemos merda”

    Publicado por Claudemir Freire | 03/04/2010, 11:32 am
  25. Alguém mais percebeu que o Massa praticamente não foi televisionado durante o qualifying?

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 03/04/2010, 12:13 pm
  26. E a previsão é de chuva leve para o horário da corrida aumentando para tempestade no decorrer da prova. Cheiro de metade dos pontos no ar…..

    http://www.twitpic.com/1cwoxe

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 03/04/2010, 12:37 pm
  27. Paulo Patullo Neto,
    Eu percebi!
    Mostravam muito mais o Alonso do que o Massa durante a transmissão (acho que pelo fato do espanhol ser o líder do campeonato).
    Aí me dei conta que mostraram muito mais o Schumacher que o Nico (mesmo o Paquito tendo tempos melhores, Michael é Michael).
    No treino de 6a, mostraram muito mais o Fauzy que os todos os outros pilotos juntos das equipes pequenas, HRT+VRT+Lotus (deve ser pq o camarada é malaio, né?)
    Então como se define que aparece mais e quem aparece menos? Deve ter um camarada que decide isso e que deve entender tanto de Formula 1 quanto o Galvão.

    Publicado por Vito | 03/04/2010, 3:06 pm
  28. Será que o Massa vai dar um repeteco da largada da Austrália, ou dessa vez o Alonso vai largar direitinho? Estarei de olho.

    O GB xilicando com a Ferrari foi foda. Só porque o Massa dançou. Isso em falar da manobra do Kubica. Muito oportunista, e o GB dizendo que a bandeira vermelha foi por causa do polonês… O cara recebe pra ficar torcendo com um microfone na mão. Lamentável.

    Gostei do treino. Aposto no Vettel para levar a corrida amanhã.

    Publicado por The Stig | 03/04/2010, 3:28 pm
  29. The Stig

    Essa foi de doer mesmo. Tava passando um verdadeiro rio na pista e o GB falando q a bandeira vermelha foi por causa da cortada de fila do Kubica.

    O Reginaldo cada vez mais gagá e até o Burti andou dando umas mancadas. Tamo bem de transmissão ou não?

    Publicado por Alex-Ctba | 03/04/2010, 3:36 pm
  30. O Hulk não tava de intermediario???

    Publicado por Valtinho | 03/04/2010, 6:27 pm
  31. Bravo Mark Webber. Esperto mesmo. Meteu intermediários no RB6 e surpreendeu o Vettel. Se vencer amanhã entra na luta pelo título.

    Publicado por Ylan Marcel | 03/04/2010, 6:32 pm
  32. Além da furada de fila do Kubica, foi muito engraçado o Felipe dizer na entrevista que a decisão de esperar para sair no Q1 foi conjunta, dele e da equipe, isso após o Galvão descer o pau na Ferrari…hahahaha

    Publicado por luiz carlos | 03/04/2010, 6:43 pm
  33. Sem querer ser chato, mas tu usou “literalmente” de forma errada. Afinal, Rosberg e Schumacher não sofreram nenhum acidente. Tá igual comentarista de futebol que diz que “fulano literalmente atropelou beltrano”, quando nenhum dos dois estava de carro. :P

    Publicado por bruno | 03/04/2010, 10:52 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: