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ARTIGOS

Como Alonso carregou o F10 no braço por Sepang (vídeo)

Imaginem a situação desesperadora de Alonso na volta de apresentação e aquecimento de pneus para o GP da Malásia, ao descobrir-se com um  câmbio avariado. Fernando já chegou na curva 1 sem embreagem e sem que pudesse fazer retomada de aceleração — o que pode ter lhe custado posições na largada.

Ali, no calor do momento, o espanhol teve que desenvolver uma nova técnica na base do improviso para engatar as marchas mais baixas. Segundo o próprio Alonso, ele tinha que pôr marcha para baixo e depois golpear ao acelerador com força para engatar a marcha para cima nos ponto de mais baixa velocidade do circuito, principalmente no fim das duas grandes retas.

Ainda assim, o bicampeão foi capaz de impor um bom ritmo de corrida e acompanhar Massa, que estava encaixotado e limitado pela Toro Rosso de Sebastien Buemi.

O vídeo abaixo mostra a dura mão de obra de Alonso para dominar o F10 e o contraste com a tocada mais suave da saudável Ferrari de Felipe Massa.

Obviamente, fica no ar se a quebra no final não tenha tido dereta influência do seu ataque a Button, ou mesmo uma consequência de todo o tempo que ele permaneceu no vácuo de Massa.

Ainda assim, uma grande pilotagem de Alonso na Malásia e que merecia muito mais do que uma quebra.

NOTA: O blog entrará em ritmo mais lento nos próximos dias depois da dupla jornada das últimas duas semanas.

Discussão

66 comentários sobre “Como Alonso carregou o F10 no braço por Sepang (vídeo)

  1. Show de bola a pilotagem do Español.

    Publicado por Fred berli | 06/04/2010, 2:33 am
  2. Excelente Becken,,
    coincidência que ontem, abordando os problemas da Ferrari, citei a corrida de Alonso. e o video, claro
    “Para Alonso, após a incrível prova feita sem embriagem, (classificada por ele não só como a mais difícil, mas como a melhor da sua carreira), resta olhar para frente, trabalhar por uma solução e rezar para que não aconteça de novo. Vendo o vídeo aí acima, que mostra as últimas voltas do GP da Malásia, exatamente no momento em que Fernando atacava Button pela 8ª posição, notamos a dificuldade do espanhol em manter o controle exato do F10 e a sua tomada nas curvas. Quando tenta ultrapassar Jenson, ele não consegue manter o carro na linha do vácuo ao McLaren e a fumaça começa a sair do monoposto. Foi isso o que causou a quebra?

    Pode ser que sim, mas talvez não. Muito se falou que, se Alonso não tivesse exigido mais do carro no estado que este estava para ultrapassar Button, ele poderia ter chegado ao fim da prova “sem problema” e com a liderança do campeonato em mãos. Mas essa não é a ideia. Porém, dadas as circustâncias, todo 0 cuidado será pouco daqui em diante.

    No mais, é em momentos assim que me dá orgulho de torcer por ele.
    durante o dia debatemos melhor.
    Um abraço e cada dia melhor o blog!

    Tomas

    Publicado por tomasf1 | 06/04/2010, 3:23 am
  3. o comentário nao vai… libera por favor?

    Publicado por tomasf1 | 06/04/2010, 3:24 am
  4. Becken,

    Sessão nostalgia….

    Lembro de uma vitória do Piquet na Alemanha em 87 onde ele perdeu a embreagem logo no começo da corrida e em seguida as informações do painel.

    Fez praticamente toda a prova sem embreagem e o contagiros, mudando as marchas no tempo de ouvido…

    Grande corrida aquela do Nelsão….naquela época eu torcia muito por ele…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 06/04/2010, 3:49 am
  5. Como funciona a embreagem de um F1.

    São duas diferentes?

    Uma para o parada nos boxes e largada?

    Outra para a corrida?

    Publicado por Josivaldo | 06/04/2010, 7:45 am
  6. Olha… confesso que eu não vi essa diferença toda não…sem querer ser cético, mas mesmo considerando excelente o fato dele se acostumar com o problema, não se compara ao problema do Nelson Piquet que o Sirlan mostrou, ou muito menos o do Senna. Ele, Alons, não perdeu muito rendimento, mas acho que essa forçada extra no acelerador, somado ao número de voltas no vácuo de Massa, e principalmente de Button, no fim, quebraram o motor dele, que já deveria estar fragilizado pelo calor.

    É um conjunto de fatores…

    Publicado por Ridson de Araújo | 06/04/2010, 7:59 am
  7. Acredito que o problema tenha sido no sistema automatizado de troca de marchas, que realiza todo o processo para o piloto: desembrear a caixa, realizar a mudança, aumentar um pouco o giro o motor, antes de embrear o câmbio novamente, para que nem o propulsor nem a caixa de marchas corram o risco de quebrarem (o famoso puntataco).

    Como o sistema não estava funcionando, Alonso teve que realizar o puntataco, mesmo sem o terceiro pedal, dando uma pisada forte no pedal do acelerador a cada redução de marcha, até que o câmbio pifou de vez, numa tentativa de ultrapassagem em Jenson Button.

    Publicado por Julio Cezar Kronbauer | 06/04/2010, 8:04 am
  8. Não foi a toa q ele disse q essa foi a melhor corrida da vida dele, ou pelo menos a mais difícil. Piloto bom é isso, tem q se adaptar as condições desfavoráveis e tirar leite de pedra. Grande braço do espanhol, merecia trazer os pontos para Scuderia.

    Publicado por Alex-Ctba | 06/04/2010, 8:22 am
  9. E parabéns tb para o Burti q detectou o problema logo no começo da corrida. O Galvão não deu crédito pra ele, tentando desmerecer o Alonso, já q ele conseguia andar rápido e só se convenceu qdo viu a disputa do Alonso com o Button na câmera on board da Ferrari.

    Publicado por Alex-Ctba | 06/04/2010, 8:51 am
  10. Merecia os pontos mesmo. So não foi um resultado mais ingrato do que aquela quebra do Mika Hakkinen na última volta do GP da Espanha de 2001. Aquilo foi um castigo…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/04/2010, 9:06 am
  11. Pois é….

    Este Alonso é um pilotaço mesmo viu. Mas assim, fez o que um piloto do nível dele faria. Kimi em 2008 guiou com o escapamento pendurado e batendo do lado de fora do carro. Estes caras têm um poder de adaptação tremendo. É impressionante.

    Outra coisa que me chamou atenção, foi o estilo burocrático de pilotagem do Felipe Massa. É um piloto totalmente diferente daquele antes do GP da Hungria do ano passado.
    Não sei se isso será ruim…afinal de contas, o Felipe está muito mais cerebral.
    Mas, espetáculo mesmo….acho que ele não dá mais não.
    (tucanaram o Felipe Massa….como diria o Zé Simao, rsrsrsrs)

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 06/04/2010, 9:24 am
  12. Ritmo mais lento tipo Willams ou Hespanta Rancing?

    Publicado por Luiz Sergio | 06/04/2010, 9:31 am
  13. Figueiredo, esse Massa cerebral existe desde o GP da Bélgica de 2008. Creio que o Massa “win or wall” não volta mais não, mas acredito que isso não tem nada a ver com o acidente.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/04/2010, 9:34 am
  14. O Alonso deve ter pilotado assim:

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2010, 9:35 am
  15. a maior verdade para este ano eclestone resume:

    Bernie Ecclestone fez uma alerta quanto à necessidade de mudanças na F1, especialmente para proporcionar um maior número de ultrapassagens. Após o GP do Bahrein, a reclamação foi geral por conta da falta de emoção da prova, mas as duas etapas seguintes, na Austrália e a na Malásia, viram disputas emocionantes e um grid embaralhado muito em função da chuva.

    “Não se deixe enganar”, disse Ecclestone, em entrevista ao jornal “The Telegraph”. “Nós apenas tivemos sorte com a chuva”, completou.

    “Mas temos de fazer alguma coisa. Pela primeira vez as equipes perceberam que é preciso fazer algo sobre isso. É claro que não é necessário inverter o grid, mas precisamos de mais ultrapassagens”, alertou o dirigente.

    Para o britânico, a solução para o problema da ausência de ultrapassagens seria uma “asa dianteira menor” e a “proibição do uso do difusor duplo”.

    Publicado por wilson | 06/04/2010, 10:00 am
  16. É dificíl saber o quanto Alonso perdeu de performance(se é que perdeu),sem ter o conhecimento técnico de quem já esteve lá,como o Burte por exemplo.A pergunta é-até que ponto atrapalhou a corrida dele-já que ele fez a segunda volta mais rápida da prova e menor tempo de parada nos boxes que o Massa.
    Mas uma coisa está clara,Alonso teve o dobro de desgaste físico em relação aos demais.

    Alex-Ctba ……..Bem lembrado,o Burte pegou de ouvido o problema no carro do Alonso-e o enrolam bueno ainda deu uma desdenhada-isso que me irrita no Galvão e no R.Leme.Eles querem entender mais que o Burte.O GB deveria se ater a narrar a corrida e o R.L a dar numeros-e deixar a parte técnica pra quem entende.

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 10:04 am
  17. Becken, isso é infração grave…dirigir com o pé na embreagem!!!

    ps.: e para o Alonso sem o 3º pedal…mais craque ainda!

    Publicado por Will | 06/04/2010, 10:06 am
  18. meu comentario tá preso,enjaulado (:

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 10:09 am
  19. Will

    Engraçado vc comentar isso dos pedais, O GB tem mania ainda de falar “pedal do meio” qdo quer dizer q o piloto pisou nos freios. Corrijam-me se eu estiver errado, mas os carros de F1 só tem dois pedais certo? Acelerador e freio…

    Publicado por Alex-Ctba | 06/04/2010, 10:20 am
  20. Alex, é isso mesmo, só tem dois pedais. Antigamente tinham os 3; o GB, com todo o seu “conhecimento”, costuma embaralhar as épocas.

    Lembra que naquela que seria a última corrida do Scumacher, em Interlagos, o carro do alemão falhou no começo e depois voltou a render normalmente? O sábio GB logo “matou” a charada: “ele deve ter engatado uma marcha errada”. Nada mais errado que o seu palpite: o câmbio de um F1 é sequencial, não tem como pular da 1ª para 4ª direto… antigamente sim, hoje não. Na mesma oportunidade, o Burti salvou e corrigiu o erro.

    Vi a corrida com a narração da RG, coisa que não faço há um bom tempo, e pude constatar mais uma vez a triste realidade. Errar é normal, todo mundo erra. Mas o que irrita no GB é o que o Daniel Lima bem expôs: a “voz do esporte brasileiro” (como o próprio GB se auto-intitula) tem que ser a estrela da transmissão, deixando de dar o devido espaço a quem realmente entende do assunto. Já o RL é uma decepção; e um cara que entende do assunto, mas parece ter perdido o tempo da aposentadoria e já não contribui muito, pelo contrário.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/04/2010, 10:33 am
  21. excelente o vídeo do punta taco, Becken

    o carro de F1 só tem dois pedais. freio e acelerador. hoje a maioria dos pilotos usa o pé direito para o acelerador e o esquerdo para o freio.

    realmente impressiona o ritmo que o alonso conseguiu com um carro naquelas condições. dá para entender por que ele não conseguia manter a linha quando colocava o carro por dentro, para ultrapassar o button.

    Publicado por andre melo | 06/04/2010, 10:41 am
  22. alguns pilotos, como barrichelo, aceleram e freiam só com o pé direito.

    Publicado por andre melo | 06/04/2010, 10:45 am
  23. Exato Vítor, ele ficou com os jargões q ele falava naquela época e continua usando alguns até hj. Essa dos pedais ele ainda fala de vez em qdo o “pedal do meio”. O “aperta o pedal direita” td bem, já q o acelerador é a direita do freio, então esse passa :D

    Agora o pior foi ele tentar fazer o som do problema do carro do Alonso. Depois q ele realmente admitiu q o carro tinha problema, já no final da corrida, apesar do Burti ter cantado a bola, ele tentou fazer o som, e disse: ” É mesmo agora deu pra perceber nitidamente qdo ele trocou a marcha o carros fez assim BRRRRWVROMMMCOFCOF….”

    Foi de doer.

    Publicado por Alex-Ctba | 06/04/2010, 10:46 am
  24. O Akismet me atingiu na saída dos boxes :(

    Publicado por Alex-Ctba | 06/04/2010, 10:53 am
  25. Eu revi a metade da corrida ontem, e achei que o Massa poderia ter sido muito mais agressivo assim como foi Hamilton sobre os Toro Rossos… Não sei se foi ordem da equipe, ou qualquer coisa assim(o que duvido muito) mas ele poderia ter chegado a brigar de fato com o Kubica…
    Alonso pode ser uma pessoa escrota como for mas é um piloto assim como o Schummacher e Vettel absolutamente incrível. E olha que nem sou fã dele. Mas é preciso dar o braço a torcer.

    Publicado por demetrius albuquerque | 06/04/2010, 11:14 am
  26. Incrível, na F1 moderna não achei que fosse assistir algo do tipo nunca mais.

    Mas o Massa vai papar o título, escrevam.

    Publicado por Alfred Newman | 06/04/2010, 11:30 am
  27. Galvanadas do Bueno

    Perdeu toda a largada sensacional do Hamilton e do Massa e só foi perceber q eles ultrapassaram o Button e o Alonso na volta 2, apesar do Massa colocar o carro lado a lado com o Hamilton em um determinado momento. Depois deu a desculpa q tava sem computador e pediu ajuda. Caramba, não dava simplesmente pra olhar os pegas no monitor?

    Depois q o Hamilton se mandou e foi pra frente ultrapassando STRs, Sauber e o Petrov, ficou dando desculpas q o Massa, q ficou da volta 2 até a volta 15 colado no Buemi, não o ultrapassava por culpa de serem os dois carros motor Ferrari. Pode ser um dos fatores, mas não foi por isso q ele não ultrapassou.

    Pegou tanto no pé do Hamilton na manobra defensiva contra o Petrov, q na hora q a TV foi mostrar o replay da ultrapassagem ele achou q a TV iria mostrar a manobra e depois falou: “colocaram o replay errado”

    Uma hora falou: “O motor BMW da Sauber” – RL o corrigiu

    Qdo ele percebeu q o Felipe tinha ganho a posição da STR falou: “Passaram o Buemi” e nem viu q o Buemi estava indo pros boxes, depois se retratou.

    Vociferou contra a McLaren, falando q ela estava fora do regulamento, só pq o Hamilton conseguia fazer ultrapassagens e o Massa não.

    Qdo foi defender a média de ptos contra a pontuação absoluta q vai distorcer essa estatística ( no q ele está certo ) falou com total desrespeito: “Os Fangios da vida vão ser prejudicados”

    E a pior, qdo eles estavam abrindo a volta 54 ele disse: “Duas voltas pro final”. Ele não sabe q os pilotos tem q fazer a volta 54, 55 e 56, portanto, 03 voltas pro final. Foi por isso q ele errou a bandeirada no Bahrein. Daí logo em seguida a TV mostrou “3 laps remaining”, foi aí q ele se tocou e disparou contra a marcação das voltas, dizendo q antigamente a marcação era melhor.

    Até onde eu me lembro a marcação das voltas é assim já faz algum tempo, e daí ele falou: ” Ahh agora a tv colocou a marcação de 3 voltas para o final, pq essa…essa…essa…confunde muito” e não conseguia achar uma palavra pra definir a legenda.

    Gente, Casseta e Planeta perde pro GB.

    Publicado por Alex-Ctba | 06/04/2010, 11:31 am
  28. É.
    Até me chegaram as lágrimas aos olhos.
    Que grande génio que é esse Alonso.
    Ainda o vou ver ganhar só com 3 rodas…tem dó.
    Dificuldade é meter mudança com a mão esquerda e ter o braço direito ao peito e claro tudo com 3 pedais.

    Publicado por Ernesto Sousa | 06/04/2010, 11:40 am
  29. As Massetes vêm aí, lálá, lálálá!

    Tava demorando…

    Caramba gente, vamos reconhecer um craque quando vemos um!

    Publicado por Will | 06/04/2010, 11:52 am
  30. HAHAHAHAHAHA, Alex, dá pra escrever um livro só com “buenadas”.

    “Depois q o Hamilton se mandou e foi pra frente ultrapassando STRs, Sauber e o Petrov, ficou dando desculpas q o Massa, q ficou da volta 2 até a volta 15 colado no Buemi, não o ultrapassava por culpa de serem os dois carros motor Ferrari. Pode ser um dos fatores, mas não foi por isso q ele não ultrapassou.”

    Essa foi triste… não era melhor esperar a própria explicação do Massa? A Ferrari se comportou muito bem com o segundo jogo de pneus. Não creio que o fato de terem o mesmo motor influa, pois do contrário Kubica acompanharia muito bem as Red Bulls… tecla SAP já!!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/04/2010, 12:02 pm
  31. Will……Se ele tivesse vencido a corrida como Ayrton Senna e outros venceram eu chamaria de craque.Por enguanto ele só roda na pista,quebra motor,de 3 corridas 2 foi ultrapassado na largada pelo companheiro.Sendo que na australia não teve a desculpa do cambio,fora que o companheiro tava sem grip.Que me faz chegar a conclusão que memso com cambio normal seria ultrapassado do mesmo jeito,tem jeito não se largar na frente perde se largar atrás perde do mesmo jeito.Pra terminar Felipe Massa dono do “F10 n7” é LIDER.Resumido o Asturiano dono do “”F10 n8″” é o segundo piloto mesmo rsrs

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 12:07 pm
  32. Nem muito céu, nem muito inferno…

    Alonso passou com louvor por um grave problema, que talvez , se fosse com outro piloto, este teria desistido da corrida.
    Concordo que ele teve e tem “braço”, é um grande piloto inegavelmente.
    Mas realmente, comparar o esforço dele com o esforço de Piquet e Senna, com problemas de câmbio… não tem como… a tecnologia dos tempos de hoje, mesmo quando surgem problemas, não exigem mais que um piloto se doe tanto como antes…
    Nos episódios de Senna e Piquet, apenas pelo fato do câmbio ser manual já é de se destacar que pilotos como eles , do quilate deles, não aparecem facilmente.
    Alonso teve braço, mas e se fosse outra época? outro carro?
    Não existem parâmetros suficientes para se comparar estes pilotos e estes fatos.
    O que não tira o brilho da pilotagem do espanhol!! Em hipótese alguma.
    Assim não vejo razão para comentários assim:

    “As Massetes vêm aí, lálá, lálálá!

    Tava demorando…

    Caramba gente, vamos reconhecer um craque quando vemos um!”

    Massetes, Viúvas, Piquetistas, Alonsetes… nossa… esse tipo de rotulagem é ridícula.
    Vamos apreciar o show que cada piloto dá, torcer por cada um deles, mas respeitar a preferência de cada um…
    Gosto não se discute, se lamenta e pronto.
    Considero este blog o de maior nível técnico dos que já li. Todos vocês que postam aqui, dão aulas de conhecimento de F1 e automobilismo em geral…
    Não caiam nessa de tietagem barata.
    Abraço a todos!

    Publicado por Alcides Araújo | 06/04/2010, 12:52 pm
  33. OH!nossa, incrivel né? na proxma corrida ele vai pilotar sem volante vocês vão ver!rs
    Falando em alonso, a renault melhorou um monte do ano pasado, será que o kubica é melhor que o alonso? mais desenvolvimentista, ou essa coisa não existe? ninguém toca nesses assuntos…

    Publicado por marcelle | 06/04/2010, 1:14 pm
  34. Daniel, acho que você se declarou ‘Massete’…tudo bem! Eu já me declarei viúva e torço para o Hamilton, mas é que aqui não é bem o espaço para termos fã-clube…é meio chato um post desse ser diminuído apenas por que torcemos para outro(s) pilotos.

    Ninguém aqui desmereceu a liderança do Massa ou quis que o Alonso marcasse pontos apenas por que é craque dentro de um F1.

    Abraço.

    Publicado por Will | 06/04/2010, 1:25 pm
  35. Boa observação Marcelle, eu acho o Kubica excepcional, quem sabe um dia melhor que o Alonso. Mas comparar o Renault 2009 com o 2010 não dá…aquela carroça era ruim demais!

    Publicado por Will | 06/04/2010, 1:27 pm
  36. marcelle

    O Sirlan e o Claudemir comentaram bastante durante a pre-temporada sobre o novo projeto da Renault, o R30, q por conta do seu entre-eixos menor, poderia se sair bem em algumas pistas. Procurei detalhes mais técnicos no site da Renault, mas eles não esclarecem muito bem o projeto. A dúvida que nós temos é q, se por conta do não uso do Kers nessa temporada e tb pelo baixo consumo de combustível dos motores Renault, ajudou no projeto e facilitou o menor entre-eixos entre todos os carros do grid.

    O q vimos nessas três provas iniciais é q o carro é bem nascido e foi bem em circuitos com carcterísticas bem distintas como Melbourne e Sepang, além do Bahrein. Kubica teria pontuado se não fosse tocado na largada. E a rescente concessão da FIA para uma atualização do motor, alavancou a equipe a quinta força atualmente, lutando contra Force India para ser a melhor depois do G4.

    Claro q o Kubica está em grande forma, mas o R30 deu um grande salto de qualidade em relação ao R29 q Alonso pilotou ano passado.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 06/04/2010, 1:51 pm
  37. Will….Todos no blog sabem que sou “massete”aceito o rotulo sem problemas.Eu estava comentando apenas sobre tema do post-até você vir com:“
    As Massetes vêm aí, lálá, lálálá!

    Tava demorando…
    Então tive que responder.Mas vamos encerrar o assunto e voltar ao tema em questão.
    Abraço!

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 1:55 pm
  38. Eu torço Chandhok… serei eu um “karunete”?
    hahaha…

    Publicado por Vito | 06/04/2010, 2:00 pm
  39. Vito ……….Não vito será eterno retardatario rsrs

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 2:02 pm
  40. meu comentario ficou nos boxes (:

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 2:03 pm
  41. Julio Cezar Kronbauer

    Parabéns, você foi ao ponto exato, ele tinha um problema eletrônico e não na embreagem, caso ele tivesse problemas na embreagem não passaria marchas nenhuma.

    Parabéns.

    Sobre as comparações que fizeram elas são absurdas, mas o asturiano dirigiu muito bem, porém foi meio burrinho, podia ter poupado o carro e ganhado dois pontos. Afinal já sabia do problema.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/04/2010, 2:18 pm
  42. marcelle…….Então vamos tocar no assunto Marcelle.O Kubica não é nem de longe melhor que o Alonso.Pra você ter uma idéia,foi superado durante 3 anos pelo hoje piloto reserva Nick Heidfeld.Ele ser superado em 2006 estreiando tudo bem,agora foi superado tb em 2007 e 2009.
    Se pegar um Massa,Hamilton,Vettel,Kimi,Alonso…come poeira.
    Abraço!

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 2:20 pm
  43. Becken……..dois comentarios meus não entraram!

    Publicado por Daniel Lima | 06/04/2010, 2:21 pm
  44. Boa Vito…

    Publicado por Will | 06/04/2010, 2:26 pm
  45. Legal o vídeo, é bacana ver o piloto lutando pra manter o carro na pista.

    Demonstração de técnica e controle é sempre interessante de assistir, especialmente se ele consegue manter uma excelente performance, como no caso do Alonso.
    Além disso ele não pode demostrar que há um problema sério no carro, senão que está atrás vai pressão em cima!

    Mas afinal o espírito da competição é esse. É preciso trabalhar com o que se tem pra trabalhar.
    Se o piloto fosse desistir ao menor problema seria uma decepção, não é verdade?

    Depois que o Senna venceu em Interlagos só com a sexta marcha…

    Publicado por Beatle Ed | 06/04/2010, 3:02 pm
  46. Interessante imaginar o Barrichello com o mesmo problema. Com embreagem e tudo ele costuma nem conseguir largar imagina então reduzir de sétima para segunda “no tempo” a corrida toda!

    Parava o carro na segunda volta e pedia o microfone da Globo para falar da porcaria que o carro é!

    kkk

    Confesso que sou fã do Barrica, apesar da inteligência zero do rapaz quando abre a boca. Mas, considerando a performance dele em algumas largadas, não pude perder a piada.

    Publicado por Mauro Brisola | 06/04/2010, 4:11 pm
  47. Já eu detesto o Barrichelo e sempre que posso meto o malho nele. Mas nesse caso, chamar o carro de “porcaria”, acho que muita gente não entendeu ou não quis entender a piada.

    Publicado por Beatle Ed | 06/04/2010, 5:51 pm
  48. Em tempo:
    Seria ótimo ver o Frank Williams dizer: Bom, a Ferrari tem o Alonso e o Massa, meu piloto é uma porcaria, vou chorar ali no canto!!

    Só pra não perder a piada.

    ;-)

    Publicado por Beatle Ed | 06/04/2010, 5:53 pm
  49. “porém foi meio burrinho”

    Na tentativa de overtake no Button, E gênio em andar rápido com um defeito nos sistema de embreagem, que salvo engano, funciona em três fases, uma delas não estava funcionando, provavelmente a que substitui a alteração hidráulica do servofreio, base da debreagem, é como andar de moto colocando a marcha no tempo.

    Imagina, freiar, reduzir, fazer a curva, e debrear subindo o giro para subir a marcha no tempo, sem perder o giro e colocando a marcha certa na borboleta. Sem câmbio!! E ser rápido!

    Mostrou competência o maluco!

    Publicado por Alexandre Gomes | 06/04/2010, 8:32 pm
  50. Servofreio, não. Servo de embreagem.

    Quem conhece?
    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/inforace/

    Publicado por Alexandre Gomes | 06/04/2010, 8:40 pm
  51. Sensacional o vídeo do puntataco!!

    Publicado por Felipe Maciel | 06/04/2010, 9:49 pm
  52. Bom dia meus amigos.

    Rubinho chamou o povo Brasileiro, do povo da idade da pedra, e que vão evelhecer sem aprender nada.

    Bem eu não sou Brasileiro, sou Aangolano(Africano), mas tanto Angola, como Brasil temos laços historicos, culturais que nos unem. Falando do povo do Brasil é mesma coisa que tivessemos a falar do povo Angolano. Para mim com toda sinceridade não gostei das suas declarações, é um faltador de respeito.

    Meus irmãos eu vos garanto se ele fosse Aagolano e tivesse feito isto com o povo Angolano ele nunca mais entraria em Angola. Porque o nosso povo respeita-se mutuamente.

    O povo Brasileiro tem toda a razão de cobrar o Rubinho, ele ja teve muitas chances de ganhar campeonatos, passou pela Ferrari que é uma das meljores equipas do mundo e não conseguiu nada, passou pela Brawn melhor equipa em tudo na altura e nada conseguiu. Fez promessa com a William e que seria a sua mellhor chance, e agora começa a reclamar? É mesmo um ingrato este homem.

    Publicado por Edgas Mutute | 07/04/2010, 8:07 am
  53. ê Barrica, ó teu fã club atravessando o atlântico rsrs

    Ninguém entendeu nada q a brincadeira q ele fez foi pra tirar um sarro com o Lucas Di Grassi, num papo descontraído entre os Brasileiros no final da corrida. Quem escutou o áudio no blog do Felipe Motta entendeu, outros tiraram suas próprias conclusões.

    A verdade é q nesse mundo IRRITANTE E POLITICAMENTE CORRETO, uma pessoa pública tem q tomar muito cuidado com microfones ao falar qualquer coisa mais descontraída.

    Publicado por Alex-Ctba | 07/04/2010, 8:21 am
  54. O Rubinho é um cara amargurado pela profissão, uma vez que nunca chegou no auge de ganhar um campeonato. Então ele vai ficar o resto da vida culpando o carro, a cueca, o povo brasileiro, etc.

    Quantas e quantas vezes não vimos ele largando pessimamente por causa de um “defeito na embreagem” ou algo do tipo? Nunca se adaptou, nunca se destacou. Só fica de bibibi com a imprensa.

    Vai lá e ganha, meu!

    Publicado por Alfred Newman | 07/04/2010, 8:51 am
  55. Eu não sou fã do Barrica…. Eu o acho até meio mala. Aquele sujeito que se faz de bonzinho….e blábláblá.

    Mas nesse caso da “porcaria” to fechado com o Alex. Foi uma brincadeira que ele fez junto com seus amigos. O clima tava descontraído. Ele é um cara muito querido, e chegado de todos os brasileiros.
    Foi um momento informal onde os 3 brasileiros se encontraram, e 2 deles tinham muitos motivos para comemorar, e o terceiro é amigo de todo mundo e um cara discontraído.
    Sem Stress. Tem hora que rola uma forçada de barra da galera mesmo.

    Na hora de malhar, eu sou o primeiro a malhar. Mas o que é justo é justo.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 07/04/2010, 8:58 am
  56. Meus amigos, por favor foi brincadeira quando ele disse que o carro era uma porcaria, mas depois deste assunto repercutir todas as manchetes, ele ficou zangado e disse, seriamente que o povo Brasileiro nunca vai aprender mesmo nada e vão evelhecendo sem conhecimento nenhum, e que são da idade da pedra.
    É preciso entendermos bem este assunto.

    Publicado por Edgas Mutute | 07/04/2010, 9:20 am
  57. Essa hispania se nao for comprada, adquirida, incorporada por um grande grupo empresarial ano que vem não estará na F1. Vejam que alguém já está tirando time de campo.

    Geoff Willis poderá trocar a Hispania pela Force India. Foi relatado em Sepang que Willis, que iniciou seu trabalho na equipe espanhola como consultor durante sua luta pela sobrevivência na pré-temporada, agora estaria considerando a possibilidade de sair.

    O ex-diretor técnico da Williams, McLaren e Honda, que deixou a Red Bull no meio do ano passado, disse na Malásia que estava “desapontado” com o carro da Dallara e não acredita em um progresso significativo.

    Foi dito que ele tomará uma decisão a respeito de seu futuro até o GP da China do próximo fim de semana. O Turun Sanomat da Finlândia, assim como a Autosprint da Itália, relataram que a saída de Willis é provável.

    Comenta-se que o britânico pode ir para a Force India, depois da saída do diretor técnico James Key, que foi para a Sauber. Key foi substituído em fevereiro por Mark Smith.

    LS – http://www.autoracing.com.br

    Publicado por wilson | 07/04/2010, 9:30 am
  58. E a gente saiu do assunto ‘Alonso – o cara’ para ‘Barrica – ninguém quer brincar comigo’…como foi isso?

    Publicado por Will | 07/04/2010, 9:36 am
  59. pessoal da red bull tá de parabéns. Seus mecânicos conseguiram um jeito de fazer o carro terminar a prova:

    http://marcelmarchesi.blogspot.com/

    Publicado por wilson | 07/04/2010, 9:41 am
  60. Becken,
    voltou a se falar que mesmo na nova contagem de pontos, a regularidade ainda leva vantagem, tanto é que o lider é o nosso brasileiro Felipe Massa, sem vitórias.
    Houve um tempo onde tinha a maravilha do descarte, o piloto podia arriscar mais e não seria penalizado nos pontos, no primeiro título do Senna, ele arriscava mais e foi campeão por causa dos descartes.
    Os pilotos burocráticos não levavam vantagem.
    Não podemos deixar de premiar aqueles pilotos que se arriscam bem mais.
    ATENÇÃO: NÃO É DEIXAR DE PUNIR UM PILOTO QUE FEZ TRAPAÇA PARA NÃO SER SUPERADO.
    Já imaginou um piloto sabendo que tem três ou quatro corridas para serem descartadas, o que se piloto poderia arriscar?
    As corridas seriam emoção pura, sem aquela idéia do campeão ser somente pelo números de vitória.

    Publicado por Luiz Sergio | 07/04/2010, 10:18 am
  61. Me impressiona o real talento de alguns pilotos de F1. Alonso é um deles.

    Publicado por Ylan Marcel | 07/04/2010, 10:33 am
  62. Claudemir Freire, obrigado, já achei que tinha falado besteira…

    Esse vídeo do puntataco eu já tinha visto outrora, é espetacular!

    Esse piloto tem dinheiro para gastar em embreagem! Nunca tira o pé do pedal…

    Publicado por Julio Cezar Kronbauer | 07/04/2010, 10:43 am
  63. Tô chegando mais atrasado que a dupla da Hispania, mas tudo bem.
    Concordo que o Alonso não teve o trabalho que teve Piquet e Senna quando padeceram de problemas semelhantes, no entanto, inegável que o cara fez toda a prova como se tivesse com um câmbio de UNO. Impressionante.

    Publicado por Iomau | 07/04/2010, 10:52 am
  64. Júlio, verdade…1 embragem por corrida!!!

    Publicado por Will | 07/04/2010, 11:15 am
  65. O Nelsão falou que o Lótus era uma porcaria. E era. E ele era tri-campeão.
    O caso Cingapura, bem, o Nelsinho não era nada. O Nada Sei está enterrado até o pescoço nessa, mas Nada Sei é bi-campeão.
    O Barrica disse que o Williams é uma porcaria. E é. Mas o piloto tbém não é nada.

    É… campeões podem tudo.

    Publicado por Anselmo Coyote | 07/04/2010, 1:12 pm
  66. Anselmo, disse tudo…

    …………………………………..
    José Wilson C. de Mesquita

    Tá assinado com tinta invisível!

    Publicado por Will | 07/04/2010, 1:30 pm

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