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Ferrari já preocupada com a confiabilidade

IMAGEM: Ferrari/Divulgação  – Alonso segue Massa e  superaquece seu motor

Eu li ontem que Alonso relativizou o problema sofrido por seu F10 na Malásia, repllicando informação da cúpula de Maranello de que não há relação entre as trocas de motores no Bahrein e na Malásia.

Se a equipe está tentando tranquilizar os Tifosi sugerindo que não há nenhum problema estrutural, não foi exatamente isso o que vimos na Malásia. Lá, foi diagnosticado que os motores vermelhos sofreram alguma pane em seu sistema pneumático, afetando tanto as unidades de Maranello quanto uma da cliente Sauber.

Durante boa parte da prova na Malásia Alonso e Massa foram orientados a manter certa distância dos carros à sua frente; uma forma de resfriar seus propulsores sob o escaldante calor malaio. Isto levanta ainda mais suspeitas de que Alonso — voltas e mais voltas atrás de Massa — talvez tenha sua parcela de culpa no cartório pela quebra de seu motor faltando apenas duas voltas para o final.

Dos oitos motores disponíveis para 19 provas, a Ferrari utilizará o terceiro para Felipe e o quarto para Fernando já na China. Tivemos apenas 3 corridas disputadas — e aí vale lembrar que o uso de um nono motor acarretará um “penalty” de dez posições no grid da prova seguinte.

Vamos torcer para que a causa das quebras não seja nada realmente estrutural, mas o que se comenta é que os motores italianos precisam de mais resfriamento que a média do grid — daí a necessidade de “sidepods” (radiadores) mais largos. Para reduzir arrasto aerodinâmico, a equipe projetou “sidepods”um pouco mais compactos esse ano, o que estaria causando o superaquecimento.

Não se espera calor na China semana que vem, e a segunda parte da temporada na Europa, de temperaturas amenas, talvez não exija tanto dos motores italianos, mas se a o F10 aparecer com Sidepods/radiadores mais largos, a teoria estará comprovada.

Discussão

67 comentários sobre “Ferrari já preocupada com a confiabilidade

  1. Mais no tunél de vento ele funcionou muito bem.
    Nos treinos da pré-temporada com tanta chuva e a Ferrari andou uma eternidade sem aquecimento.
    As equipes da F1, são o supra sumo em ser profissionais.
    Será que não passou pela cabeça dos técnicos e engenheiros da equipe SANTANDER que na pré- temporada deveriam testar em um país de clima quente?
    Depois caem de pau na equipe Virgem Rancing, que fez seu projeto em computador e a Ferrari, fez seu projeto aonde?????
    Pelo jeito já podemos eliminar a Equipe SANTANDER da disputa do título?
    Para que tanto dinheiro no orçamento se não sabem onde gastar?????

    Publicado por Luiz Sergio | 08/04/2010, 6:41 am
  2. Becken, foi a primeira coisa que me chamou a atenção no F10: sidepods reduzidos (além dos ‘chifres’ a la Red Bull, claro).

    Como já comentamos antes aqui no Blog, logo após o Bahrein, os testes este ano foram muito prejudicados pelo excesso de chuva.

    E aqui louve-se o trabalho da McLaren (hehehe), que abusou de inspeções, medições e ensaios em todos os testes.

    Luiz, não se desepere, Maranello sempre soube gastar $, eles são os maiores campeões da história da F1.

    Publicado por Will | 08/04/2010, 7:40 am
  3. A Red Bull também sofreu com problemas de superaquecimento com os motores Renault no ano passado. Já a equipe de fábrica, não.

    O curioso é que no caso da Ferrari, apenas a Toro Rosso (com um carro que é a cópia da matriz) não sofreu com problemas.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 08/04/2010, 8:06 am
  4. A Ferrari deveria ter feito sua pré temporada no Bahrein, devido as altas temperaturas da pista, garanto que teriam vários problemas, então não seria entitulada umas das favoritas na pré-temporada…

    Becken, se não me engano, li em um post seu aqui no Blog, que a equipe de motores de Maranello, este ano é uma equipe totalmente nova, com engenheiros vindo da extinta Toyota e tudo… acho que cabeças vão rolar… Apesar de o super aquecimento estar ligado aos sidepods mais curtos…

    Publicado por Jackson | 08/04/2010, 8:11 am
  5. “Será que não passou pela cabeça dos técnicos e engenheiros da equipe SANTANDER que na pré- temporada deveriam testar em um país de clima quente?”

    Não haveria essa possibilidade, visto q os testes são determinados pela FIA e os circuitos escolhidos foram Valência, Jerez e Barcelona. Existe uma conversa para testes no Bahrein ano q vem, mas não foi definido ainda.

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 8:21 am
  6. Alguém poderia ajudar o comentárista aqui!

    Donde tiraram esse número de 4 motores para cada piloto da Ferrari, eu não lí nada que se refira a essa conta e estou achando um pouco exagerada.

    3 corridas = 4 motores ?

    Publicado por Claudemir Freire | 08/04/2010, 8:33 am
  7. Claudemir, acho q o texto diz, 4 para Felipe ‘E’ Fernando, ou seja, 4 motores para os dois pilotos. Dois pra cada um.

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 8:39 am
  8. Mas eu acho q o Alonso foi para o 4º motor e o Massa para o 3º, correto?

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 8:57 am
  9. Me lembro que na pré-temporada surgiram boatos de que havia mais no carro da Ferrari do que “meets the eye”, algo que condizia com o que normalmente era dito por seu diretor técnico, Aldo Costa. Segundo alguns, esse “segredo” seria uma leve inclinação do motor semelhante a algo que já era feito antigamente numa configuração que melhor se adequava as condições atuais com os pneus dianteiros mais finos e traseiro mais comprida para abrigar um maior tanque.

    Me pergunto, não seria isso uma das causas dos possíveis problemas já que historicamente a confiabilidade não tem sido um dos maiores problemas da Ferrari? (Reitero que é apenas uma suposição, algo para ser levado em conta, já que, conforme o próprio post, o problema não ocorre apenas nos carros vermelhos).

    Abraços!

    Publicado por Eduardo Malheiros | 08/04/2010, 9:57 am
  10. Correto, Alex. Corrigi o texto!

    Publicado por Becken Lima | 08/04/2010, 9:58 am
  11. Um motor por prova, sendo que deveria durar no mínimo 2,4 corridas? A coisa ficou boa pra RedBull, sem dúvidas!

    Quem diria que a F1 voltaria a ter tantas quebras nas equipes de ponta!

    Publicado por Alfred Newman | 08/04/2010, 10:00 am
  12. Eu achava q o Alonso estava no 4º motor e o Massa no 3º. O q não impede deles reutilizarem um dos motores já usado. A situação do Alonso é um pouco pior, pois parece q o motor q estourou na Malásia não tem recuperação, já q a FIA é muito rigorosa nessa questão do q pode “consertar” no motor.

    Ainda assim a situação não é nada confortável, visto faltarem 16 corridas e na teoria, Alonso tem q utilizar 6 motores para essas 16, não sabemos se conseguiram recuperar o motor trocado no Bahrein, enquanto q o Massa teria 7 motores para essas mesmas 16.

    Está correto esse meu raciocínio Becken e amigos?

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 10:09 am
  13. Me corrijam se eu estiver errado, e posso estar, mas…

    Massa.

    Bahrein

    Motor com suspeitas de problemas, troca por precaução. Ferrari declara que a usina ainda poderia ser utilizada ao menos nos treinos de sexta.

    Segundo motor usado tem superaquecimento o que causa um gasto excessivo de gasolina, mas sem quebra aparente, nenhum comunicado foi feito a respeito desse motor.

    Austrália

    Nenhum problema de motor foi revelado durante todo o fim de semana.

    Malásia

    Nenhum problema de motor foi revelado durante todo o fim de semana.

    Alonso

    Bahrein

    Nenhum problema foi revelado com seus motores durante o fim de semana, apenas pelos dados apresentados nos motores do Massa trocaram seu motor para corrida, que não apresentou aparentemente nenhum problema. Ou seja dois motores íntegros.

    Austrália

    Nenhum problema de motor foi revelado durante todo o fim de semana.

    Malásia

    Quebra do motor.

    Resumindo e salvo o engano

    Massa – 2 motores com suspeitas de problemas mas que aparentemente serão reutilizados.

    Alonso – 1 motor avariado e sem possibilidade de reutilização.

    Ou não ?

    Publicado por Claudemir Freire | 08/04/2010, 10:10 am
  14. Pra deixar claro, Massa e Alonso tem para as próximas 16 provas:

    Alonso 4 motores novos e 2 usados ( desde q não recuperaram o motor trocado no Bahrein e o q estourou na Malásia )

    Massa 5 motores novos e 2 usados ( desde q não recuperarm o motor trocado no Bahrein )

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 10:43 am
  15. Alex,

    Você lembrou bem, no Bahrein eles não foram trocados por terem quebrado, mas preventivamente, e podem ser reutilizados, mas se só não pode ser reutilizado o motor que estourou, penso que o Alonso ainda teria 8 (9-1) motores a disposição, mas como 2 já tem alguma kilometragem (treinos e/ou corrida), já estariam com a vida útil reduzida, o que pra mim daria nestes 2 motores a mesma condição 1 novo . portanto ele ainda teria 7.

    A mesma conta vale para o massa.

    Abraços

    Publicado por Felipinho | 08/04/2010, 10:45 am
  16. Não foram as duas saubers com problema de motor? Ou foi motor, mas problemas diferentes?

    Situação dos motores: http://fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/mal-race-report.pdf

    ___________

    MP4-25 é melhor que o MP4-23?

    Lewis este carro — “I think I’m driving as well as I ever have – I love driving this year’s car: I said to my engineers in Malaysia that I’d never had a car that felt as solid and as planted as the MP4-25, it feels like a car that you can not only find a perfect balance with, but you can also really push it, and it reacts well to the changes on full-tanks or when it’s empty.”

    Publicado por Alexandre Gomes | 08/04/2010, 10:48 am
  17. Realmente se for analisar nas corridas disputadas até agora, quando é que a Ferrari forçou de verdade?

    Tá passando a sensação de que estão pisando em huevos.

    Essa F1 moderna em que o carro que vai atrás só se f…., já encheu o saco!
    Ou é turbulência ou é superaquecimento.

    Publicado por Iomau | 08/04/2010, 10:48 am
  18. Vocês podem conferir o uso de motores aqui:

    http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/mal-race-report.pdf

    A situação dos dois está assim, então:

    ALONSO: 5 motores não usados, 1 para treinos livres e para Abu Dhabi (aquele o trocado no Bahrein conforme a regra), 1 para usado e um estourado:

    MASSA: 5 usados, 1 para treinos livres e para Abu Dhabi (o trocado no Bahrein conforme a regra), e dois usados

    Massa está razoavelmente bem, mas Alonso deve tormar cuidado.

    NOTA: o motor do BAhrein está sob o crivo da regra de motores, que diz:

    “e) If an engine is changed in accordance with Article 34.1 (in post qualifying parc fermé) the engine which was replaced may not be used during any future qualifying session or race with the exception of the last Event of the Championship.”

    Publicado por Becken Lima | 08/04/2010, 10:52 am
  19. Claudemir

    Pelo seu raciocínio então Massa tem 6 motores novos e 2 usados e Alonso tem 5 novos e 1 usado e o motor estourado na Malásia foi pro limbo.

    A FIA deveria deixar claro o q pode ser “recuperado” no motor

    E não sei se as Equipes deveria disponibilizar se estão indo pro GP com motor novo ou usado. As vezes no trabalho dos repórteres, se obtem essas informações.

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 10:54 am
  20. opa, não tinha visto o link Becken, antes de comentar…

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 10:56 am
  21. Ahhh!!! AGORA eu entendi rsrs…

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 11:00 am
  22. Aqui quando um time de futebol não está bem, todo o grupo vai em uma igreja para se benzer.
    Equipe Ferrari, leve toda a sua equipe e todos os motores disponíveis no Vaticano, penso que deve ser ainda mais eficiente que uma igreja comum!

    Publicado por Luiz Sergio | 08/04/2010, 11:11 am
  23. Alex, será que a FOCA não tinha força para não aceitar essas pistas ou ninguém se preocupou com isso.
    Fico com a segunda opção.

    Publicado por Luiz Sergio | 08/04/2010, 11:14 am
  24. Bateu com as contas da FIA o meu raciocínio Alex, porém você se enganou em uma coisa.

    O Felipe Massa tem 3 motores usados, assim como o Alonso, porém o Alonso na China usará um quarto motor, e o brasileiro poderá usar o mesmo da Malásia.

    Massa usou 2 no Bahrein, 1 na Austrália e o mesmo na Malásia.

    Alonso 2 no Bahrein (mas um não foi detectado nada) 1 na Austrália e o mesmo na Malásia porém trocará na China.

    Publicado por Claudemir Freire | 08/04/2010, 11:15 am
  25. acho que cabeças vão rolar…
    Jackson, cabeças só podem rolar se não forem de italianos!

    Publicado por Luiz Sergio | 08/04/2010, 11:20 am
  26. Fexô Claudemir, eu desconhecia essas regras q o Becken esclareceu. O Massa pode ir de motor usado para a China, só não pode estourar :D

    Acho q a corrida vai ser com temperaturas mais amenas, porém tem essa questão de andar muito tempo colado em alguém. O Alonso além de ter andado muito tempo atrás do Massa na Malásia, ainda ficou mais 12 voltas atrás do Button até a quebra. Ele praticamente andou a corrida inteira atrás de alguém, somado a calor da Malásia, deu no q deu.

    Em relação a confiabilidade, talvez ainda não seja o caso de apertar o “botão de alerta”, mas em relação a performance, sim. Red Bull com um carro mais eficiente e McLaren com seu F-Duct, podem começar a desgarrar da Ferrari.

    Acredito q a Ferrari já trabalha no desenvolvimento do seu F-Duct, ou Asa-Duto como o Becken definiu. Eu achei um nome interessante: WERS (Wind Energy Recovery System) :D

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 11:30 am
  27. O que fez a fiabilidade da Ferrari e a sua hegemonia nos últimos anos, foi uma equipa liderada por Jean Todt e Michael Schumacher.
    Os italianos por só por si e com Domenicalli à frente não vão lá. Ainda me lembro quando uma empresa alemã teve que fornecer a caixa de velocidades à Ferrari e como Michael Schumacher teve nisso um papel decisivo porque estava farto de falhas de caixa.
    Depois viu-se…muitos campeonatos. O Ferrari tem para além do problema de consumo e performance um problema de fiabilidade e este ano com 8 motores para 19 corridas (emendem-me se estiver errado) , muita coisa pode estar em jogo sobretudo quando se roda tanto em treinos livres. Não vejo em Alonso a maravilha que muitos vêem. Não que ele não seja um bom piloto, mas dúvido sinceramente que valha mais que o Massa a não ser talvez em concentração. E Alonso, como disse aqui com algum humor e cinismo, logo de início, arrisca-se a ter este ano um “Renault” mais rápido e um bocadinho melhor mas muito longe de poder lutar com RBR, McLaren Mercedes, Force India e mesmo Renault se esta evoluir como se espera. Estas equipas já estão a um nível muito bom e a Ferrari parece andar a titubear.
    Vocês julgam que o Kimi não ganhava porquê? Por causa dele? Onde é que ficou a barraca dos gelados na Malásia? Em Maranello?

    Publicado por Ernesto Sousa | 08/04/2010, 11:47 am
  28. Alex o Domenicali já disse que trabalham na peça para os próximos GP’s, não disse qual.

    Sobre a questão da Red Bull se desgarrar, isso já um fato, se não fosse os problemas do Vettel, eles estaria na ponta com 75 pontos.

    Já a Mclaren ha que se ver em circuitos mais travados, porque eles uma clara deficiência de downforce no carro, seu extraordinário desempenho na Malásia e Austrália se devem ao fato do circuito não ter trechos de baixa que exijam do carro melhor equilíbrio aerodinâmico. Lembra do miolo travado no Bahrein, mais de um segundo mais lento que os ponteiros ?

    Ainda acho que a Red Bull ganha o campeonato de braçadas e a Ferrari é vice com margem grande para o terceiro.

    Publicado por Claudemir Freire | 08/04/2010, 11:56 am
  29. Boa tarde Pessoal, estou atrasado para os comentarios. Felizmente cá estou.

    Bem a situação é muito complicada mesmo para os FERRARISTA.

    Não é preciso inventar nada, alguns amigos aqui fazem-se de despecebido, mas esta é a realidade.

    Na China Alonso vai para o quarto motor novo e Massa vai para o terceiro motor novo e ponto final.

    Com toda sinceridade escrevam o que eu vos digo, este campeonato tem duas caras, Red Bull ou Mclaren. Desde o principio Ferrari nunca foi competitiva, aquilo na pretemporada era só mera publicidade. Agora mesmo é que as coisas vão aquecer… hehehehe

    Publicado por Edgas Mutute | 08/04/2010, 12:56 pm
  30. Pois minha aposta fica entre Red Bull e McLaren e acho que a Ferrari briga com a Mercedes pelo 3º posto.

    Acho que ninguém evolui um carro com a McLaren.

    Publicado por Will | 08/04/2010, 1:26 pm
  31. Depois do Schumacher/Todt a Ferrari procura se estruturar novamente e confia em Domenicalli e Alonso. Ainda é preciso tempo para que o trabalho venha a render frutos, mas com esse time não se brinca.

    Pode até ser que a por causa do chamado “sangue latino” alguns passos para trás precisem ser dados antes de caminharem para a frente, mas não tenho muitas dúvidas de que uma máquina de vencer corridas está sendo formada.

    Publicado por Beatle Ed | 08/04/2010, 1:30 pm
  32. “Com toda sinceridade escrevam o que eu vos digo, este campeonato tem duas caras, Red Bull ou Mclaren. Desde o principio Ferrari nunca foi competitiva, aquilo na pretemporada era só mera publicidade”

    Tá anotado…

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 1:44 pm
  33. Eu concordo plenamente com amigo Will. Tambem estou de acordo com amigo Beatle Ed, verdade nos ultimos anos a Mclaren mostrou que sabe densevolver um carro, e para ser sincero ano passado vimos muitas equipas a abandonarem o projecto do mesmo ano e seguirem para o ano anterior. Mas a Mclaren mostrou que tem capacidade para isso e consegue mesmo tirar um carro sem rendimento e converte-lo num carro vencedor. Ja a ferrari na minha humilde opinião quando faz um carro mal nascido parece que não tem cerebro, que consigam densevolver o carro. Eu acredito que apartir da temporada Europeia a Mclaren vem mesmo forte.

    Publicado por Edgas Mutute | 08/04/2010, 1:45 pm
  34. Acho que devemos especular um pouco sobre o tal Chassi B da Ferrari.

    Talvez essa história de motor inclinado gere o tão temido superaquecimento do motor, então o tal Chassi B entraria para reposicionar o motor de forma que aproveite mais a refrigeração.

    Não desconfiem do poder da Ferrari. Este carro é bem nascido. Anda bem. Pode não ser tão rápido quanto os Red Bull, mas ainda há muito espaço para desenvolvimento do carro.

    Estamos no início do campeonato, a Ferrari conta com a melhor dupla de pilotos, e um carro competitivo, e uma F1 com claras dificuldades em ultrapassagens.

    Escrevam o que eu digo: Não substimem a Ferrari.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 08/04/2010, 2:33 pm
  35. o pessoal está esquecendo que o péssimo carro da ferrari do início de 2009 chegou a ganhar uma corrida, em Spa. se isso é desenvolver mal, eu não entendo mais nada de F1.

    e quantos anos schumacher levou para tornar a ferrari campeã?

    e quer dizer que a ferrari de hoje é pior porque é formada por mais italianos? que coisa mais feia de se dizer.

    Publicado por andre melo | 08/04/2010, 2:46 pm
  36. Ffigueiredo

    Concordo. Tivemos duas corridas atípicas, onde não deu para observar a diferença entre o bicho papão RB6 e a “marketeira” F10 segundo nosso amigo angolano.

    Na Austrália com chuva/seco e o ‘impassável’ Kubica entre o Vettel e o Massa e na Malásia com as Ferraris largando da rabeira, não houve o confronto direto.

    No Bahrein, qdo houve o embate, o q eu vi foram os carros com performances muito parecidas, inclusive, a Ferrari andando melhor até o problema da vela no carro do Vettel.

    Teremos na sequencia duas pistas q teoricamente são favoráveis a Red Bull, China e Espanha, mas como disse o Fernando, não substimem os vermelhos.

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 2:50 pm
  37. Eu opinei o seguinte alguns dias atras, em “Alerta vermelho para a Scuderia:

    Realmente as coisas não estão muito bem para a Ferrari na atual condição do campeonato. Apesar da liderança de Felipe Massa e o 2º lugar de Alonso na tabela, isso não mostra, nem por perto, as dificuldades do time de Maranello para se estabelecer sem problemas nos 3 GPs que já foram e nos que estão chegando, que serão decisivos na briga pela ponta. Red Bull se aproxima, McLaren dá show com Hamilton e Nico já está a 4 pontos do 1º lugar. Alguma solução?Primeiro, vamos ver os problemas, que aliás não são poucos. Como bem destacam alguns jornais pelo mundo, a pedra no sapato da Scuderia não está sendo o consumo alto, que era algo que preocupava o time na pré-temporada e alertava para várias hipóteses de um projeto B, mas sim as frequentes quebras de motor.

    Motores usados:

    Jenson Button (McLaren) 2
    Lewis Hamilton (McLaren) 2
    Michael Schumacher (Mercedes) 2
    Nico Rosberg (Mercedes) 2
    Sebastian Vettel (Red Bull) 2
    Mark Webber (Red Bull) 1
    Felipe Massa (Ferrari) 3
    Fernando Alonso (Ferrari) 3

    Vendo esta tabela, em que destacamos o Top 4, a Ferrari já gastou 6 (!) motorres em 3 provas, uma média terível para um conjunto que pretende lutar pelo título. Lembremos que com o máximo permitido pela FIA, que são 8 motores sem a temida punição, é bom trabalhar para que isto não aconteça mais. Em Bahrein, como todos devem lembrar, Tanto Felipe quanto Alonso tiveram que fazer a troca dos seus propulsores por precaução. Não receberam a punição, já que esta não entrava em um caso específico do regulamento, e conseguiram uma boa confiablidade aproveitando-se, justamente, de um problema com a sua maior rival, a Red Bull.

    O que isso significa? Que se não tivessem optado pela mudança, provavelmente sofreriam na prova e teriam problemas, como um abandono pelo super aquecimento do motor, ainda mais com as altas temperaturas das terras árabes, aí também vemos a preocupação com a refrigeração do mesmo.

    Agora, dando um breve salto por Melbourne, temos o grave caso de Sepang. Alonso teve que fazer a troca de seus propulsores depois dos treinos livres e na corrida de ontem, o que já sabemos. E Felipe não fica atrás, com a troca realizada também logo depois dos treinos livres, porém não teve inconveniências na corrida.

    Domenicali, com seus cabelos de pé vendo “seu” precioso time se afundar em problemas, deu uma ideia da situação:

    Nós estamos lá. Somos competitivos, fortes, e precisamos ter certeza de que resolvemos os problemas. Infelizmente, este final de semana foi o pior em termos de resultados, principalmente por duas razões.

    Nossa confiabilidade não foi boa o suficiente. Mas não podemos esquecer que o mau resultado deste final de semana foi relacionado ao treino classificatório, porque começamos da 19ª e 21ª posições, então estar lá é um milagre.

    Não sabemos ainda qual foi a natureza do problema no motor de Alonso e não sabemos qual é a situação do motor da Sauber também. Mas o que posso dizer, de acordo com as informações que tenho, é que os problemas são diferentes.

    Apesar do medo estipulado diante deste tema, no mínimo preocupante, existe um lado positivo, se é que assim se pode dizer. Sabemos que os motores que são trocados, se tiverem concerto, são usados depois em treinos e afins. O que por um lado economiza o uso do motor novo, mas soma mais uma mudança. É um beco sem saída.

    (video)

    Para Alonso, após a incrível prova feita sem embriagem, (classificada por ele não só como a mais difícil, mas como a melhor da sua carreira), resta olhar para frente, trabalhar por uma solução e rezar para que não aconteça de novo. Vendo o vídeo aí acima, que mostra as últimas voltas do GP da Malásia, exatamente no momento em que Fernando atacava Button pela 8ª posição, notamos a dificuldade do espanhol em manter o controle exato do F10 e a sua tomada nas curvas. Quando tenta ultrapassar Jenson, ele não consegue manter o carro na linha do vácuo ao McLaren e a fumaça começa a sair do monoposto. Foi isso o que causou a quebra?

    Pode ser que sim, mas talvez não. Muito se falou que, se Alonso não tivesse exigido mais do carro no estado que este estava para ultrapassar Button, ele poderia ter chegado ao fim da prova “sem problema” e com a liderança do campeonato em mãos. Mas essa não é a ideia. Porém, dadas as circustâncias, todo 0 cuidado será pouco daqui em diante.

    Em duas semanas, temos o GP da China. Lá, veremos se o espanhol terá que fazer a sua quarta troca de motor, já que ficou um pouco confusa a sua declaração que, dentro dos propulsores usados e quebrados, um pode ser usado em corrida, outro “morreu” e o 3º está em estado de ser utilizado em treinos livres.

    Enquanto isso, Massa, com “um rosto feliz e tranquilo”, vai liderando um campeonato que mostra que qualquer erro do rival pode ser usado em benefício de si próprio. Vettel que o diga, e agora, Alonso que o diga. Porém, o jogo vira um dia. A luz vermelha continua acessa, e uma atenta Red Bull enxerga nisso, uma grande oportunidade de sepultar as chances de título para os Tifosi…

    É isso…

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 2:53 pm
  38. “o pessoal está esquecendo que o péssimo carro da ferrari do início de 2009 chegou a ganhar uma corrida, em Spa. se isso é desenvolver mal, eu não entendo mais nada de F1.”

    O andre está certo.
    mas todos ficaram “mal acostumados” em ver a Ferrai no topo e perto dele de 2000 a 2008. vejam que só um ano ruim já caem as criticas;
    por enquanto lidera o campeonato, e os motores são problema, como vimos a regularidade será importante, mas anda está perdido.
    e red bull sofreu o mesmo problema ano passado e, se a brawn não tivesse vencido tanto no inicio, ou a RBR se desenvolvido mais rapido, era vettel na certa.

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 2:58 pm
  39. esse akismet tem algo contra mim?
    é impossível opinar aqui, antes era mais fácil.
    e eu não xingo ninguém, nem posto link neste comentario, bom, espero que libere…

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 2:59 pm
  40. Por favor parem de levantar os animos.

    Amigo Figueiredo, não diga isto, a Ferrari não tem a melhor dupla não, não confunda, presta bem atenção « A Ferrari tem uma das melhores duplas», o que é diferente da melhor dupla, eu gostaria que pensasses bem no que acabaste de dizer, isto é uma ofensa.

    Para o amigo Andre Melo, analise em 2009 em que circunstancias é que a Ferrari ganhou a corrida em Spa ? Pois bem é mesmo necessario fazer esta análise para que possa compreender que o facto da Ferrari ter ganho uma corrida ano passado não significa que o carro estava a ser bem densevolvido, porque depois daquilo foi só fiascos atras de fiascos.

    E ainda é preciso ressaltar que quem esteve a incomodar o Kimi em Spa foi a ninica da Force India com o mediano Fisichella e que mais tarde com a mesma Ferrari não fez nada de especial. Mera sorte

    Publicado por Edgas Mutute | 08/04/2010, 3:04 pm
  41. Na minha pouca experiência como expectador do esporte, nunca vi o campeonato estar decidido na 3º corrida.

    Red Bull, está em grande forma, o carro é vencedor e poderá ser o carro dos dois títulos ao fim da temporada.

    Ferrari, tem um carro muito bom em rítimo de corrida, mas está se revelando problemático com compostos mais duros (o que foi a explicação do Massa não ter um primeiro stint tão avassalador quanto ao do Hamilton) e perde 2 a 3 décimos em relação a Red Bull quando o assunto é Q3.

    Mclaren, tem um carro acertado para pistas de alta velocidade, mas em baixa veremos os pilotos da equipe penar, seus carros não tem downforce, o que pode ser compensado por extratégias inteligentes e por arrojo dos pilotos.

    Em resumo porque escrevi isso num post que fala a respeito do motores Ferrari. Porque apenas um motor foi quebrado até então, mas seus pilotos ambos usaram 3 motores e o Massa sai na vantegem de poder usar o mesmo agora na China ou usar um 4º motor por se tratar de uma pista de média pra alta, e utilizar esse 3º na Hungria por exemplo. O que lhe dá uma vantagem melhor sobre seu parceiro.

    Mas o Vettel usou dois motores, e pode usar o 3º agora na China, o Hamilton também, e usar da mesma hipótese dos motores Ferrari. O que implica isso ? Nada, não precisam usar os motores em corridas seguidas.

    Não há por enquanto F10-B, a Red Bull é franca favorita mas não ganhou nada ainda, a Mclaren tem um carro vencedor em Monza, Spa e Montreal e um carro problemático para Hungria, Valência e o novo Silverstone por exemplo.

    Assim sendo, tem muito campeonato pela frente, e torço que essas 3 equipes estejam na briga e que o campeonato seja decido nas etapas finais.

    E que os torcedores inveterados sejam mais razoáveis quando decretam o fim ou o campeão de pilotos e equipas.

    Publicado por Claudemir Freire | 08/04/2010, 4:39 pm
  42. Novo hit das rádios Rossas:

    How many roads must a man walk down,
    Before you call him a man?
    How many seas must a white dove sail,
    Before she sleeps in the sand?
    Yes and how many times must cannonballs fly,
    Before they’re forever banned?

    The answer, my friend, is “BLOWING YOUR MACHINES”
    The answer is “BLOWING ENGINES”

    Publicado por Iomau | 08/04/2010, 4:39 pm
  43. A Ferrari vai recontratar o Rubinho.

    É que a 3 ou 4 etapas do final da temporada, sem motores para o Massa e para o, a, el… deixa pra lá, vão por um burrinho debaixo do capô, ou cofre do motor, como preferem alguns. Na minha terra cofre é onde se põem dinheiro, jóias, documentos etc.

    Se vai funcionar só a Mãe Dinah sabe, mas quero ver se alguém vai dizer que o carro é uma porcaria, mesmo pocilga sendo tão diferente de baia.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/04/2010, 4:45 pm
  44. Deixa o Bob Dylan saber disso…

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 4:45 pm
  45. O Alonso corre pra vencer, e o Massa corre pra pontuar.

    Por isso acredito no Massa. Vai ser campeão sem vitórias, mas campeão de qualquer jeito.

    Publicado por Alfred Newman | 08/04/2010, 4:50 pm
  46. Mutute,

    É um previlégio debater com vc. Em outra oportunidade queria trocar umas idéias sobre a cultura angolana, e como é a paixão deste povo tão querido, por automoilismo.

    Mas voltando ao F10….

    Desculpe se lhe ofendi com a minha afirmação que a dupla da Ferrari é a melhor. É apenas a minha opinião, e a minha opinião está muito longe de ser verdade absoluta.
    Mas continuo achando a dupla da Ferrari a melhor do Grid. Talvez isso seja até ruim para os pilotos em si, pois brigarão muito entre si, e tirarão muitos pontos um do outro.

    Mas aqui, só por curiosidade: Na sua opinião, qual equipe no Grid tem uma dupla melhor que a Ferrari?

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 08/04/2010, 4:54 pm
  47. Eu não aguentei Alex!

    Publicado por Iomau | 08/04/2010, 5:11 pm
  48. uma breve análise de Spa 2009 evidencia que a vitória do kimi e o 2º do físico foram absolutamente justos. depois da bélgica a ferrari parou de desenvolver o carro e aí a equipe ficou para trás. mas até lá ela mostrou a força de desenvolvimento que só ela e mclaren podiam apresentar.

    dizer que a ferrari vai ficar para trás em 2010 me parece mais wishful thinking do que análise imparcial.

    Publicado por andre melo | 08/04/2010, 5:12 pm
  49. Fernando Figueiredo

    É inglesa, trabalha para um tal Ojjeh ?

    Seria essa a resposta de nosso amigo angolano ?

    Publicado por Claudemir Freire | 08/04/2010, 5:12 pm
  50. Pessoal….Eu vejo varios falando em Red Bull campeã-Red Bull e Mclaren favoritas ou titulo,Ferrari afundando.Será que to vendo outro campeonato?Quem são os Lideres de pilotos e construtores?
    A Ferrari é franca favorita ao titulo sim!

    Publicado por Daniel Lima | 08/04/2010, 5:18 pm
  51. Menos Daniel, menos.

    Como já comentei aqui, ela é uma das forças junta com Mclaren e a favorita red Bull, eu pelo menos não decretei a aquipe e o piloto campeão.

    Mas não se pode negar que ela tem o melhor carro até então, como o melhor acerto de treino e o melhor stint de corrida com os dois compostos, já a Ferrari está com problemas com os compostos mais duros e a Mclaren tem problemas de downforce.

    Publicado por Claudemir Freire | 08/04/2010, 5:21 pm
  52. Claudemir

    Curioso vc comentar isso dos pneus, pois eu tenho a impressão q a Bridgestone mudou a composição dos pneus para a Malásia. No Bahrein, as Ferraris saíram de moles e ao trocarem para os compostos duros, desenvolveram um bom ritmo de corrida. Alonso e Massa estavam chegando no Vettel, antes do problema da vela.

    Já na Malásia, realmente, o Massa depois q calçou macios, melhorou consideravelmente seu desempenho. O problema da F10, não seria desempenho com carro pesado?

    Publicado por Alex-Ctba | 08/04/2010, 5:22 pm
  53. “Mas aqui, só por curiosidade: Na sua opinião, qual equipe no Grid tem uma dupla melhor que a Ferrari?”

    Depende.
    Se for contar títulos, a Mercedes, com os 7 títulos do Schumacher – o Nico não conta.
    Os carcamanos empatam com a Mc Laren, contando 2 títulos do Nada Sei com 1 do Hamilton e 1 do Button. O Massa não conta. Se contasse seria com o vice, que o Hamilton tb tem, e permaneceria o empate.

    Então, apenas pitaqueando, melhor dupla é a da equipe tem dois campeões em suas baratas, porque nenhum é anulado como no caso da Mercedes e dos carcamanos.

    Mas é tudo achismo sem qualquer base científica.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/04/2010, 6:21 pm
  54. ” O problema da F10, não seria desempenho com carro pesado?”

    Realmente você lançou uma questão interessante Alex.
    Se for isso então não é grave, “apenas” seria necessário mudar algumas configurações no carro que o deixassem com mais fiabilidade no início da corrida.
    Talvez o conjunto tanque cheio-pneus moles não seja bom;
    é preciso avaliar a questão, temos também a suspensão inteligente da Red Bull, que segundo Horner não existe.

    abraço.

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 6:28 pm
  55. Realmente você lançou uma questão interessante Alex.
    Se for isso então não é grave, “apenas” seria necessário mudar algumas configurações no carro que o deixassem com mais fiabilidade no início da corrida.
    Talvez o conjunto tanque cheio-pneus moles não seja bom;
    é preciso avaliar a questão, temos também a suspensão inteligente da Red Bull, que segundo Horner não existe:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/04/08/o-que-a-red-bull-tem-a-perder-com-a-proibicao-da-suspensao-ativa/

    abraço.

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 6:28 pm
  56. Becken;
    tocando em outro assunto e acho bem mais agradável para você, e o seu blog Ordinarium?
    Onde você fazia textos muito bons, mais na parte da família e de uma pessoa “normal”?
    Faz muito tempo que você não posta lá, você deve ter seus motivos, mas seria muito bom se as atividades fossem retomadas por lá.
    Bom, fica o incentivo, para o seu outro blog, muito bem organizado com uma pilha de livros velhos e descapados (porém sem poeira!) que ilustram a capa.

    um abraço!
    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 6:41 pm
  57. Tomas disse:

    Becken;
    tocando em outro assunto e acho bem mais agradável para você, e o seu blog Ordinarium?
    Onde você fazia textos muito bons, mais na parte da família e de uma pessoa “normal”?
    Faz muito tempo que você não posta lá, você deve ter seus motivos, mas seria muito bom se as atividades fossem retomadas por lá.

    Publicado por Becken Lima | 08/04/2010, 6:57 pm
  58. Becken,

    Tempo tempo…é o maior de nossos algozes.

    Agora que a Liz nasceu, além de F1, eu também busco na internet o “sentido de ser pai” rsrsrsrsrs..
    Então já li todos o textos do Luiz Rivoiro na folha on-line, e reli todos os textos do Ordinarium.

    Cara ser pai é muito bom…e estou rabiscando para treinar a escrita para registrar também o crescimento da Liz. O crescimento dela, e o meu rejuvenecimento, sei lá.

    Quando arranjar um tempinho…atualiza lá também…é uma leitura muito interessante.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 08/04/2010, 9:30 pm
  59. Acho que esse papo de superaquecimento dos motores por ter seguido os outros por muitas voltas é meio balela. Toda a prova o motor Ferrari dá problema, vamos ver até quando irão sustentar essas desculpinhas.

    Publicado por Ylan Marcel | 08/04/2010, 9:42 pm
  60. Claudemir, essa foto está ótima. As Jordans amarelas estavam entre as pinturas mais bonitas da F1 moderna. Fora o barato que era a expectativa de que bicho estaria no bico…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 08/04/2010, 9:55 pm
  61. Pow, perdi algo.

    Alguém aí pode me dizer que blog Ordinarium é esse? disponibilizar o link etc? Ou vão deixar um velho coyote, cansado, já sem forças e decadente sem saber das novas? Putz, gente. Podeixar… precisam se preocupar não; tudo bem…

    Abs……

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/04/2010, 9:56 pm
  62. Que isso Coyote… é fácil…

    O link fica no lado direito da página aqui do blog. Rola a barra de rolagem pra baixo e do lado direito vc verá o título: Meus outros Blogs.
    Lá tem o blog profissional do Becken como Designer Gráfico, e o Ordinarium…

    Aconselho, é uma leitura muito bacana. Foge um pouco do lugar comum.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 08/04/2010, 10:08 pm
  63. E eu escrevi…escrevi e não pus o link.

    Cabeça de mandioca a minha viu…

    http://ordinarium.wordpress.com/

    Publicado por Ffigueiredo | 08/04/2010, 10:13 pm
  64. Muito bonita a sua decisão de voltar ao trabalho no ordinarium
    e esperamos os novos posts lá.
    me sinto bem por ter dado essa ideia….

    abraço Becken!
    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 10:32 pm
  65. Valew, companheiro… esse é o fFigueira que eu conheço… rsrs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/04/2010, 10:32 pm
  66. Putz… até Borges é citado ali. Putz de novo. Acho que estou escrevendo no lugar errado… de repente. Coisas assim. Agora mesmo, ouvindo Ex-amor, bateu uma vontade danada de assistir a um show do Martinho da Vila (nunca assisti e me dei conta de que sequer cogitei algum dia de fazê-lo).

    Decidi. Vou mudar de blog e assombrar outras paragens.

    Adeus amigos.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/04/2010, 11:29 pm
  67. Boa tarde Irmão Figueiredo.

    Não é nunhuma ofensa. Eu estou bastante animado em debater os assuntos da F1 com os meu irmãos Brasileiros.

    Na minha humilde opinião a dupla da Mclaren é a mais forte.

    Um abraço.

    Publicado por Edgas Mutute | 09/04/2010, 10:31 am

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