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FIA torna mais misterioso ajuste de altura da Red Bull

IMAGEM: Red Bull/Divulgação

A McLaren anda prometendo ganhar 3 décimos na China por conta da incorporação do pseudo-sistema que regularia a altura do carro da Red Bull entre a classificação e a corrida.

Ontem, talvez a FIA tenha jogado água no Chopp dos “Pubs de Woking” ao esclarecer que “qualquer sistema, mecanismo ou procedimento que mude a altura do carro enquanto ele estiver no Parc Fermet (Parque fechado), estará sob o risco de infringir o artigo 34 do regulamento técnico.”

A entidade foi mais longe, sugerindo que qualquer sistema de amortecedores que auto-regulem a altura do carro poderá infringir outro artigo, o 3.15, que proíbe qualquer dispositivo que exerça influência aerodinâmica nos carros.

Com o cerco da FIA, o sistema da Red Bull — se realmente existe — tornou-se um mistério ainda mais profundo que a “Asa Duto” da McLaren, já bem investigada em blogs e foruns por aí.

O único buraco na nota da FIA fica por conta dessa regulagem ser proibida APENAS dentro do Parc Fermet, o que nos dá espaço para especular se  a altura do carro pode ser auto regulada automaticamente depois de ele ser abastecido, já prontinho para a prova e em pista.

Se há algum sistema e o funcionamento é um mistério, ao menos a sua pretensa ação pode ser vista no vídeo abaixo com o Nivomat, um sistema que nivela automaticamente a altura de um mero carro de passeio. O princípio talvez nem seja o mesmo — vai saber — mas o resultado é bem provável que sim.

Discussão

50 comentários sobre “FIA torna mais misterioso ajuste de altura da Red Bull

  1. não acredito de eles terem alguma coisa tão brutal

    gp da china,
    fia desclassifica redbull e maclaren
    ferrari faz dobradinha iuhaiuhaiuhuaih

    Publicado por Stephan König | 08/04/2010, 10:54 pm
  2. Becken…
    Essa regulagem tem alguma coisa a ver com a suspensão ativa do prórpio Newey das lendárias Williams (ate o Senna falou que o carro era de outro mundo)…
    Ou é um outro sistema, outo conceito?

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 08/04/2010, 11:14 pm
  3. é isso aí Bekcen.
    exatamente (ou mais ou menos) o que eu tinha falado hoje a tarde, só que você puxou mais pro lado da McLaren (rsrs, brincadeira).
    olha só:

    http://theformula1.wordpress.com/2010/04/08/o-que-a-red-bull-tem-a-perder-com-a-proibicao-da-suspensao-ativa/

    abraço

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 11:25 pm
  4. Gabriel;
    no Motorsport fala da relação com os projetos da williams da decada de 90.
    http://www.motorsport.com/news/article.asp?ID=362976

    Publicado por tomasf1 | 08/04/2010, 11:27 pm
  5. Ferrarista normalmente tem a mania de contar com desclassificações e penalizações dos rivais…(Sem generalizar)
    Impressionante!!!

    Publicado por Alan McLaren | 09/04/2010, 12:34 am
  6. As Williams “ativas” eram realmente do outro mundo. Lembro de uma corrida Na qual a camera on board do carro de Prost o mostrava praticamente deslizando na pista enquanto os outros, coitados, iam aos trancos e barrancos!

    Publicado por Beatle Ed | 09/04/2010, 12:48 am
  7. Na F1 é sempre assim, toda hora tem uma denúncia, alguém desconfiando de uma trapaça…

    Nos anos 80 falavam de um programa de computador que comandava todos os parâmetros do carro, com o requinte de se auto destruir ao término da corrida!!

    Publicado por Beatle Ed | 09/04/2010, 5:29 am
  8. “Nos anos 80 falavam de um programa de computador que comandava todos os parâmetros do carro, com o requinte de se auto destruir ao término da corrida!!”

    Missão Impossível ?

    Nos anos 80 o Atari era mais avançado que um computador, rsrs.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/04/2010, 8:24 am
  9. Muito bom o vídeo…quero um desse no meu celtinha!!!

    Publicado por Will | 09/04/2010, 8:26 am
  10. Será q a equipe de espionagem de Woking já tem todas as provas de q a Red Bull tem realmente um sistema de ajuste de altura e a bravata da McLaren seja apenas para por pressão na FIA?

    Agora se os carros são inspecionados no Parc Fermé e obviamente não foram constatadas irregularidades na Red Bull, só podemos chegar a conclusão q o sistema de amortecedores/suspensão da Red Bull é mais eficiente do q as demais.

    Essa questão precisa de pesquisa em sites q tratam do aspecto técnico de um F1, para podermos nos interar nessa assunto antes de opinar para não falar besteira. Esse é um bom site: http://scarbsf1.wordpress.com/

    Vou pesquisar um pouco mais, mas essa discussão está com cara q vai terminar no WMSC

    Publicado por Alex-Ctba | 09/04/2010, 8:41 am
  11. Se a Red Bull está realmente trabalhando com um sistema parecido e a FIA “liberou” para o GP da Malásia, hummm estou sentindo cheiro de cópias, a única coisa diferente entre os sistema de Red Bull e McLaren é:
    Red Bull nega até a morte o tal sistema.
    McLaren irá copiar e assume que terá em seu carro.

    Resumindo, quem a FIA irá punir? E se punir… Se ficar por isso mesmo, teremos cópias semelhantes para todos os carros no GP da Espanha…

    Publicado por Jackson | 09/04/2010, 8:49 am
  12. Aqui estão algumas teses para o provável funcionamento do sistema:

    http://scarbsf1.wordpress.com/2010/04/01/402/

    a FIA vai ter que começar a medir a altura dos carros antes de entrar e ao sair: Parc Fermet

    mas como disse o Becken, nada que impeça que o sistema entre em funcionamento ao ser abastecido e ir para os boxes.

    Publicado por Felipinho | 09/04/2010, 9:04 am
  13. A McLaren vai copiar o quê? Se a Red Bull nega que tenha qualquer sistema???

    Publicado por Will | 09/04/2010, 9:19 am
  14. “Ferrarista normalmente tem a mania de contar com desclassificações e penalizações dos rivais…(Sem generalizar)
    Impressionante!!!”

    rsrsrs imagine se FOSSE para generalizar! rsrsrs

    Agora, querendo generalizar (kkkkk), se esse artifício for mesmo utilizado pela RedBull, não acho que deveriam desclassificar ou penalizar os energéticos. Deveriam empregar a mesma postura com relação aos difusores duplos e às novíssimas “asa-duto”, que se liberem as cópias e versões! A equipe que melhor copiar, terá melhor performance.

    Publicado por Alcides Araújo | 09/04/2010, 9:35 am
  15. Esquisito… muito esquisito.
    Deve estar certo, mas…
    No caso do carro de rua…. Sei não.
    Vc põe mais peso no carro, no porta malas que não está entre as rodas e ainda está em posição alta. E depois de tudo, alterado o centro de gravidade, vc manter o carro da mesma altura?
    Mto estranho.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/04/2010, 9:58 am
  16. Aonde posso fazer o pedido para por no meu fiestinha???

    hehehe

    Se a FIA diz que não pode alterar a altura do carro com relação ao solo então qualquer dispositivo que o faça é ilegal. (ponto final)

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 09/04/2010, 9:59 am
  17. o becken………..o que se passa??? TODOS os meus comentários ficam barrados, e eu não “ataco” ninguém nem nada……..só faço comentários….

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 09/04/2010, 10:03 am
  18. Marcelo – Eu verifiquei e acho que resolvi o problema eliminando algumas palavras sob o filtro do Akismet.

    Faça um teste paa ver se o seu comentário entra sem ser filtrado.

    Publicado por Becken Lima | 09/04/2010, 10:33 am
  19. Boa tarde meus irmãos. Como sempre, estou atrasado para a secção dos comentarios neste magnifico blog, tudo devido a diferença dos fusos horarios.

    Becken, isto significa dizer que o carro da Red Bull não tem este sistemas nos amortecedores??

    Publicado por Edgas Mutute | 09/04/2010, 10:35 am
  20. Vamos ao teste então meu caro amigo Becken…

    Só pra deixar registrado aqui no Blog….

    Neste final de semana terá a Formula Sul, aquela categoria que é de caminhões…

    E a truck estava querendo voltar aqui para Cascavel mas ao que parece aonde os caminhões da Sul correm a Truck não corre. Na minha opinião isso vai contra os principios do automobilismo pois quanto mais categorias tiver mais chances de aparecerem novos pilotos novas opções de investimento…..e a Truck se esquece que sua primeira corrida foi aqui também e com uma morte.

    fazer o que….

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 09/04/2010, 10:54 am
  21. Anselmo,

    a Citroen já possui um sistema de suspensão hidroativa nos seus carros de linha a um bom tempo…
    lembro dos primeiros carros que entraram no Brasil após a liberação da importação, meu pai comprou um a época, posso dizer que era fantástico, carregamos o carro numa viagem para Cabo Frio, deu até dó, porta malas até o talo, 7 ocupantes entre adultos e crianças, quando olhava o carro desligado, via que o peso jogava ele pra baixo, era só ligar o carro, pronto era como se não estivesse carregando nem uma folha, a altura ficava no nível original, na estrada podia entrar nas curva sem dó, a suspensão nivelava o carro, se o terreno era ruim, era só apertar uma uma alavanca, que o carro ficava mais alto.

    Nessa época eu era ainda meio irresponsável e ainda não havia tantos radares, cheguei a fazer 160 p/hora (de quarta marcha) numa avenida cheia de curvas aqui em BH, quase sem cantar pneus nas curvas.

    era um deste aqui: http://images02.olx.pt/ui/1/32/97/9502597_1.jpg

    A uns 4 anos atrás fiquei sabendo através de uma notícia de jornal, que este carro (que foi da família) foi destruído numa estradinha perigosa aqui perto.. acho que o motorista exagerou e muito…

    Publicado por Felipinho | 09/04/2010, 10:56 am
  22. vou fazer uma ODE ao Akismet…

    Publicado por Felipinho | 09/04/2010, 11:02 am
  23. O regulamento técnico é bem claro:

    10.2.2 Any powered device which is capable of altering the configuration or affecting the performance of any part of the suspension system is forbidden. (Qualquer dispositivo ligado que é capaz de alterar a configuração ou afetar o desempenho de qualquer parte do sistema de suspensão é proibido).

    10.2.3 No adjustment may be made to the suspension system while the car is in motion. (Nenhum ajuste pode ser feito para o sistema de suspensão, enquanto o carro estiver em movimento)

    Óbvio q não é nenhum dispositivo instalado no carro e nem a regulagem da altura é feita pelo piloto durante a corrida, senão a FIA já teria identificado e proibido.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/04/2010, 11:18 am
  24. Will, a questão é que a McLaren insiste que a RedBull tem o tal dispositivo, Claro que a Red Bull vai negar… se há ou não, não sabemos, nem a FIA sabe, mas acho que a idéia da McLanren é usar o dispositivo, já a que não foi barrado no carro dos energéticos, pq seriam no deles???
    Sendo que Asa Duto, Difusores, todos foram aprovados, o que é uma suspensão “ativa”..rsrss

    Publicado por Jackson | 09/04/2010, 11:27 am
  25. Eu tenho uma teoria, mas é muito louca.

    Vou deixar pra falar depois de Barcelona quando puder acompanhar os treinos livres oficiais para tirar minhas dúvidas.

    Mas se for isso é muito engenhoso e não poderá ser copiado nessa temporada.

    Obs.

    Se for esse o caso, o carro sobe em relação ao solo sem nenhum dispositivo mecânico é na base da engenhosidade mesmo. Na base do professor Pardal.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/04/2010, 11:47 am
  26. Claudemir

    O GP da Espanha vai ser dia 09/05. Vc vai deixar a gente 1 mês esperando pra saber a sua teoria “maluca” ? Pára com isso e compartilha da sua “viagem” aqui com a gente. Vai q não é tão maluca assim, ou alguém fala algo similar antes. O funcionamento do Asa-Duto parecia um absurdo tb, antes de se comprovar verdadeiro.

    Think about it and share your crazy theory with us!

    Publicado por Alex-Ctba | 09/04/2010, 11:58 am
  27. Concordo com a Alex!

    Manda ver Claudemir!

    Publicado por Alcides Araújo | 09/04/2010, 1:23 pm
  28. Becken, só pra eu não perder o costume, o artigo 34 q vc citou no post se refere ao regulamento esportivo e não técnico :)

    Marcelo Cascavel

    Aproveitando o gancho do teu comentário, este fds aqui em Ctba tem a Nova Copa Montana, prévia da Stock e que vai contar com a presença do Nelsinho Piquet. Ontem nos primeiros treinos ele foi o mais rápido, colocando um caminhão de tempo em cima do segundo colocado.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/04/2010, 1:38 pm
  29. Geralmente os carros ganham maior velocidade quando mais baixos, certo? Nos treinos classificatórias, com tanques vazios a tendência é que o carro seja um pouco mais alto, ok? Se existe, e eu acredito que exista uma engenhoca, que rebaixa os carros no treino classificatório, como se tivesse carregado. Eu reparei nas três corridas, e constatei que a eficiência dos carros da Red Bull aumenta enquanto o tanque esvazia e que eles são imbatíves na classificação. Detalhe: Pq a FIA não percebeu? Pq não é eletrônico. É mecânico. E o sistema só é ativado com o carro em movimeto. Nas paradas de box, quando os carros acabam de trocar os pneus e arrancam dá para perceber uma leve alteração na altura. Reparem.

    Publicado por Zezinho | 09/04/2010, 2:12 pm
  30. Jackson, realmente…o que é um ‘peido pra quem está cagado’?

    Publicado por Will | 09/04/2010, 2:14 pm
  31. Em partes como Jack o Estripador.

    Li em algum lugar que na saída dos boxes os carros da Red Bull tocavam o chão por estar muito baixo, ok, e na volta seguinte depois da sáida os carros já estavam na altura correta, como isso é possível ?

    Pensem, não é uma suspensão ativa, porque não dariam na cara assim.

    E qual a razão dos escapamentos dos carros da Red Bull estarem no assoalho, quando podiam estar em cima na carenagem melhorando o downforce do carro ?

    Então qual seria o grande segredo, será que eles são do seriado Fringe ?

    Publicado por Claudemir Freire | 09/04/2010, 2:14 pm
  32. Conforme o Claudemir disse, então minha observação não é tão ridicula assim

    Publicado por Zezinho | 09/04/2010, 2:27 pm
  33. Claudemir, pode ser uma hipótese, mas estamos entitulando “suspensão ativa”, pelo modo em que ela parece agir… mas não há nenhuma certeza de suspensão, ou algum dispositivo parecido com o mesmo, mas algo vindo de Newey, não seria tanta surpresa…

    Publicado por Jackson | 09/04/2010, 2:28 pm
  34. Claudemir

    Qual é o segredo? Seja mais didático, estou um pouco lento hj. Conforme a sua teoria, vou rever o qualifying e a corrida pra tentar “pescar” algo…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/04/2010, 2:40 pm
  35. quem puder, de uma passadinha aqui, e opine:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/04/09/um-novo-caminho-pela-frente/

    valeu! Tomás

    Publicado por tomasf1 | 09/04/2010, 2:49 pm
  36. Esse é ponto.

    Eles estão fazendo o carro subir sua trazeira como ?

    Expansão térmica do óleo poderia ser a resposta.

    Usando o escapamento no assoalho e assim gerando mais calor no conjunto de suspensões trazeiras e o óleo dentro dos amortecedores expandem fazendo com que o a volume aumente dentro do cilindro, assim o carro acaba subindo naturalmente.

    Claro que isso é uma loucura, e acho que é, mas não é impossível.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/04/2010, 2:55 pm
  37. Alex, eu tinha visto também isso sobre o Piquet….

    isso mostra que realmente os pilotos de F1 são diferenciados….desejo todo sorto do mundo a ele.

    Cade nosso amigo Sirlan Pedrosa para expor sua teoria….e esclarecer a teoria do Claudemir…

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 09/04/2010, 3:19 pm
  38. Vixi, precisaríamos de um Químico e um Físico, para entrar no debate e dizer se tal expansão é possível para levantar mais de 750kg. O regulamento técnico, em relação aos reservatórios de óleo, diz:

    7.1 Localização dos tanques de óleo:

    Todos os tanques de armazenamento de óleo devem situar-se entre o eixo da roda dianteira e a caixa de velocidades não deve exceder as extremidades laterais da célula de sobrevivência a partir do eixo longitudinal do carro.

    7.2 localização longitudinal do sistema de óleo:

    Nenhuma outra parte do carro contendo óleo poderá situar-se atrás das rodas traseiras completas.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/04/2010, 3:30 pm
  39. Continuando a insanidade!

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/824/726.html

    Alex, estou falando do cilindro de óleo dos amortecedores.

    E fique a vontade em ler esse artigo que trata da expansão de óleos a altas temperaturas.

    http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevTecnol/article/viewFile/8563/5155

    Cada coisa que eu invento, arrumei sarna pra me coçar, daqui a pouco vão cair de pau em cima de mim dizendo que eu sou louco. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 09/04/2010, 3:37 pm
  40. Muito boa a idéia…rsrsrsrs

    Publicado por Will | 09/04/2010, 3:45 pm
  41. Claudemir,
    Segundo a sua teoria, nas ultimas voltas da corrida(quando o monoposto estive uns 160kg mais leve) o carro estaria mais alto q um monster truck, não? Ou haveria um “limitador” mecânico q impede o carro de continuar subindo?

    Publicado por Leandro Magno | 09/04/2010, 5:41 pm
  42. Craig Scarborough sobre possíveis métodos:
    http://scarbsf1.wordpress.com/2010/04/01/402/

    Publicado por highdownforce | 09/04/2010, 6:03 pm
  43. Leandro.

    Minha teoria é maluca, não tem nexo e é completamente retirada dos meus devaneios, não me peça mais explicações para tal que eu não vou ter. :)

    Mas o limitador seria uma das aplicações plausíveis para um sistema desses.

    Ah, e de onde tirei isso.

    Trabalhei como gerente em uma empresa de alimentos onde tinhamos problemas com as bombas injetoras e o óleo hidráulico que elas usavam, chegavam a um ponto de aquecimento do óleo que o bico de injeção não tinha mais ação, só foi resolvido com um óleo especial resistente pra altas temperaturas.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/04/2010, 6:17 pm
  44. Claudemir,,

    segundo o Craig o qual já postei o link novamente neste post, um dos métodos para aumentar ou diminuir a pressão dos amortecedores seria sim o Calor e resfriamenteo, mas veja..
    quando der calor com a expansão do óleo a suspensão irá subir, e quando ficar frio ficará mais baixo..

    como sabemos que o escapamento não se move, pela sua teoria toda vez que aquecido o carro (1 volta creio que já seja suficiente), a suspensão ficaria lá em cima.. ou seja não funcionaria para o qualify, nem tão pouco para o fim da prova.

    Sua teoria seria válida se tiverem algum outro dispositivo para o resfriamento, quem sabe a mesma água que refrigera o motor.

    Também estou especulando, mas nesse ponto validamos a sua parte, usa-se o calor do escapamento para aumentar a pressão, teria que ter um dispositivo também para cessar esse aquecimento, e depois parte do sistema de refrigeração do motor para esfriá-lo.

    Viajei também?

    Publicado por Felipinho | 09/04/2010, 6:38 pm
  45. Well, Filipinho, o Vettel não tem esse problema. Basta pilotar com aquele pé-frio no amortecedor.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/04/2010, 7:09 pm
  46. Somente uma correcaozinha besta… Mas o correto é Parc Fermé, numa tradução livre: Parque Fechado.

    A bientot cher ami!!!

    Publicado por Taffa 2CV | 10/04/2010, 12:41 pm
  47. Galera, mais uma…rsrsss
    Após Dommenicalli anunciar que vai renovar com Massa, agora é com Webber… bom, esse pode ser boato, mas até que boto uma fé, a Red Bull tem Kimi Raikkonem “parado” no WRC, traze-lo para a F1 com um carro competitivo como o da Red Bull, seria fantastico ter o Iceman de volta, e vendo ele motivado pra “bater” as Ferraris, já que a Equipe Santander deu um pé na Bunda dele…rsrsss

    Publicado por Jackson | 10/04/2010, 5:35 pm
  48. Becken, recebeu meu último mail ontem? Se não dá uma olhada lá, se não vai ficar dificil de ter o material pronto pra amanhã… =\

    Publicado por Guilherme Teixeira | 10/04/2010, 8:12 pm
  49. Acho curiosa essa polêmica. A RBR realmente está mais rápida. Será que a FIA está esperando o Vettel ou o WEbber ganharem muitas corridas e desequilibrarem o campeonato para fazerem alguma coisa?

    Publicado por Ylan Marcel | 11/04/2010, 12:44 am
  50. “O único buraco na nota da FIA fica por conta dessa regulagem ser proibida APENAS dentro do Parc Fermet”. Becken, nem aqui dá para achar ‘buraco’ na nota da FIA pois que “a entidade foi mais longe, sugerindo que qualquer sistema de amortecedores que auto-regulem a altura do carro poderá infringir outro artigo, o 3.15, que proíbe qualquer dispositivo que exerça influência aerodinâmica nos carros”. Ponto final na história. Pressupõe-se que o sistema da Red Bull autorregule a altura do carro, então não há o que discutir: não pode e pronto. Abraço.

    Publicado por Gil Queiroz | 12/04/2010, 7:48 pm

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