//
você está lendo...
ARTIGOS

Boatos sobre futuro de Massa persistem

Eu nem sei se vocês têm mais o que comentar a respeito do tema “Kubica substitui Massa” na Ferrari — eu já tinha dado o tema como morto duas semanas atrás —, mas eis que a “quase” infalível Autosport voltou a “requentar” o tema com uma matéria de página dupla em sua última edição impressa.

Apesar de repetir basicamente o que diz outros sites nos últimos dias — de que Kubica é bem quisto pela cúpula Ferrarista e pelo próprio Alonso — a matéria é assinada por Edd Straw, um dos bons editores da Autosport.

Nas páginas 11 e 12 da edição de 8 de abril aqui em minhas mãos, há até a sugestão de que o futuro de Felipe dentro da Scuderia teria SETE corridas para cristalizar-se e o tom geral da matéria sugere que o brasileiro — apesar de líder isolado do campeonato no momento — não tem tido performances à altura das de Alonso.

Confesso que achei o Massa com uma postura defensiva nas primeiras provas do ano, como se focado em marcar Alonso — o que pode muito bem ser uma bem estudada forma de anular o espanhol, bem orquestrada em conjunto com seu engenheiro de corridas, Rob Smedley.

Será que depois desses boatos veremos o velho e bom Felipe — aquele do fim da prova na Malásia contra Button — “full atack” em Shangai?

Enfim, o que vocês acham: é matéria requentada ou devemos dar crédito à poderosa e bem informada Autosport?

A matéria (clique para aumentar)

Discussão

63 comentários sobre “Boatos sobre futuro de Massa persistem

  1. Bom, sendo da Autosport, é bom prestar atenção. Com certeza balela não é.

    Lógico, isso não significa que os dias de Massa na Ferrari estejam contados. É uma questão de possibilidade. Possível, sim. Verossímil, talvez. Provável, impossível dizer, mas acho que não.

    Agora, a RGT devia bater menos nos meios de comunicação mundo afora só porque estes apresentam uma notícia que desfavoreça um brasileiro…

    Publicado por The Stig | 13/04/2010, 6:15 pm
  2. Becken nao faz isso que os fans do Massa vao infartar e ahi o Bobao Bueno joga a toalha !!!

    Imagina se o Kubica tira o lugar do Santo Zaca !!!

    Ai meu Deus !!!

    Melhor esperar e torcer pra que tudo seja verdade ou nada seja verdade !

    Publicado por Fernando | 13/04/2010, 6:20 pm
  3. Pra Ferrari é altamente proveitoso por em dúvida, em ano de renovação de contrato, a permanência do piloto. No final, o acordo sai a preços bem mais interessantes pra equipe do cavalinho.
    Parece q tem mais fontes na Europa considerando o mesmo q a Autosport: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/17656/

    Publicado por Leandro Magno | 13/04/2010, 6:27 pm
  4. O posto de ‘piloto Ferrari’ sempre será muito cobiçado. Não importa quem esteja ao volante, sempre haverá alguém à espreita.
    A própria equipe faz questão de deixar claro que ninguém é insubstituível
    ( vide o caso de Kimi).

    Massa não é criança, sabe muito bem o quanto é preciso se articular nos bastidores e provavelmente saberá se defender caso uma quebra de contrato venha a acontecer.

    No caso da matéria de Kubica é preciso sempre se perguntar a quem interessa esse tipo de manipulação.

    Publicado por Beatle Ed | 13/04/2010, 6:27 pm
  5. Não sei… É algo estranho…

    Listemos os problemas que possam levar Massa a ser substituído:

    1. Desempenho? Por mais que se julgue o Brasileiro não ao mesmo nível de Alonso, mas a vinda de Kubica acho que seria uma troca de 6 por meia-dúzia.
    2. Massa não está aceitando ser capataz de Alonso (e do montante do dinheiro que o Satander colocou naquela bagaça)
    3. Relacionamento com os demais da equipe. Desgaste? Insatisfação que chegou no âmbito pessoal?
    4. Tentanto evitar problemas como os que ocorreram na Mclaren, a Ferrari colocaria alguém no seu lugar, muito amigo de Alonso, que não tem e nem deve de forma explícita problemas passado.
    5. E último: Salário? Será?

    Eu estou chutando no número 5. A questão é ser ou não o Kubica, pois no final das contas só estaria unido o útil ao agradável.

    Publicado por Bruno Said | 13/04/2010, 6:35 pm
  6. Muito cedo ainda para este tipo de matéria, ainda mais após o ótimo início de temporada do Massa, liderando o campeonato dois pontos a frente do Alonso.

    Qdo o tal de Edd Straw, fala q a AUTOSPORT entende q nenhuma decisão será tomada antes do GP da Inglaterra em 11/07, e portanto o Massa tem sete corridas para “convencer” a Ferrari a mantê-lo, isso não passa de um chute especulativo. De qualquer forma, a pressão em cima do Massa para convencer a Ferrari q pode pilotar para Maranello não é novidade. Tem sido assim desde o início. A verdade é q, quem parece q precisa ser convencido é a mídia inglesa. Esse Trecho:

    “In Australia, Alonso believed that he could have won the race had he not been bottled up behind Massa after spinning to the back of the field in a first corner incident.”

    Discutimos intensamente aqui no blog com tempos de volta, e comparativos de performance, estado dos pneus etc e chegamos a conclusão q não daria sequer para o Alonso superar o Kubica. A própria declaração do Alonso, após a corrida, foi mais elucidativa do q qualquer análise e desmente esse trecho da reportagem do Sr Straw, q parece ser apenas mais um a desprezar o talento do Massa.

    Publicado por Alex-Ctba | 13/04/2010, 6:36 pm
  7. Eita, cai na malha fina dos comentários. Não escrevi nada ofensivo. Quem ama desbloqueia. =]

    Publicado por Bruno Said | 13/04/2010, 6:37 pm
  8. Relax, Bruno. O Akismet pega até quem tem anos de casa…

    Publicado por Becken Lima | 13/04/2010, 6:38 pm
  9. E complementando, dá pra desprezar um piloto com essa estatística, q a própria Autosport colocou ao lado da matéria? Massa caminha para superar o Lauda e ficar sómente atrás do Schumi como o piloto Ferrari de melhor desempenho na história da Scuderia.

    Publicado por Alex-Ctba | 13/04/2010, 6:41 pm
  10. Alguém já viu equipe renovar contrato na terceira corrida do ano?
    A Ferrari,só vai tomar uma decisão nas ultimas corridas.Não acho impossível a vinda do Kubica-só acho pouco provável.Ele está muito abaixo do Massa,Vettel,Hamilton,Alonso,Kimi-a não ser que a Ferrari realmente queira um escudeiro-pq é o que ele será,se correr com o mesmo equipamento dos pilotos que citei.Kubica não conseguio superar o Nick Heidfeld por 3 anos!!

    Acho que tudo depende do desfecho do campeonato-tem muitas possibilidades.Porque:

    Se o Massa for campeão?
    Se a Ferrari ganhar os construtores?(que acho que vai acontecer)
    Se o Massa acabar o campeonato na frente do Alonso em pontos?
    Se acabar com os mesmos pontos?(como Alonso e Hamilton na Mclaren em 2007)
    e por aí vai…….

    Então amigos só saberemos o futuro do Massa nas ultimas corridas.

    Publicado por Daniel Lima | 13/04/2010, 6:45 pm
  11. A matéria tem bem o estilo Autosport, Alex.

    Talvez haja uma informação flutuando nos bastidores e ela deve ser publicada, mas para dar o tom imparcial, o Jonathan Noble e as estatíscas fazem o contraponto, balacenado as chances de Felipe com dados e opinião.

    É um bom artigo.

    Publicado por Becken Lima | 13/04/2010, 6:46 pm
  12. Com uma coisa concordo absolutamente, o Massa tem que soltar o freio-de-mão. Ele fez corridas muito defensivas até o momento. Nada muito ousado de fato, ainda acho que ele poderia ter passado os Toro-Rosso na última corrida como fez o Hamilton, agora porque não o fez? Eu tenho minhas teorias…
    Mas se o Massa quer ficar a frente do Alonso é melhor começar a pisar mais fundo.

    Publicado por demetrius albuquerque | 13/04/2010, 7:22 pm
  13. Ao contrário do que estão falando, acho que Kubica é um ótimo piloto. É só ver seu desempenho esse ano, com o pífio carro da Renault. Acredito que Felipe Massa está só um pouco acima de Kubica, até porque Massa já lutou por título, foi vice-campeão, companheiro de Schumacher, enfim, corredor da escuderia de Maranello, o que mostra toda a experiencia de um piloto. Não acredito na substuição de Massa, seria muito arriscado, além do brasileiro ser muito querido dentro da equipe.

    Publicado por Luiz Felipe | 13/04/2010, 7:23 pm
  14. Concordo com o Demetrius.

    Vc pode ficar à frente de alguém de duas formas.
    Acelera e desaparece. Vai duelar com quem está à sua frente. Corre feliz.

    Noutra, vc faz marcação cerrada,corpo-a-corpo. Não arrisca nada para não dar mole ao azar e corre com o cara fungando no seu cangote, com os nervos esfrangalhados, pensando mais nele do que em si próprio, no limite da exaustão física e mental.

    Eu acho que o Massa deveria tentar a primeira opção. É a característica do Hamilton. Ele é afoito, isso e aquilo. Mas em 3 anos de F1 ele foi vice num e campeão noutro, coisa que pouquíssimos conseguiram. Valeu a pena.

    Eu acho que essas notícias foram plantadas pelos carcamanos para desestabilizar o Massa e para facilitar uma eventual renovação de contrato…

    Sabem, amigos… eu sinto falta é do Nelson Piquet. Dá uma saudade danada do velho Nelson. Aquilo ali era piloto, viu. Bom de pista e de briga. Topava o que pintava. Se esse merdinha desse Nada Sei corresse na mesma equipe com ele ia ter que piar fininho para apanhar só na pista. Piloto e homem. Deixava o FODA-SE em stand by e fazia o que tinha que fazer.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/04/2010, 8:45 pm
  15. Quem falou que o Kubica é mal piloto??

    Publicado por Beatle Ed | 13/04/2010, 8:49 pm
  16. Não podemos esquecer uma coisa: dinheiro.

    Talvez tenha muito mais coisa na jogada do que simplesmente talento e velocidade.

    Publicado por Nelson | 13/04/2010, 8:51 pm
  17. Tô com o Demetrius e o Coyote.

    O Massa tem se mostrado nestas 3 últimas corridas, um piloto pragmático. Eficiente é verdade, tanto é que é líder do campeonato.
    Mas está longe de ser aquele piloto sagaz de outras temporadas.

    Isso é bom, é ruim, eu não sei…mas que é mais bonito de ver o Hamilton correndo, isso é verdade.

    Acho que para ser unanimidade, ele tem que soltar um pouco o freio de mão.

    Mas isso é minha opinião. De repente o Massa vai nessa de mineirim, como eu e o Coyote, e é campeão, pondo no bolso toda a imprensa, e todo mundo…vai saber…

    Mas que é mais bonito, plasticamente, de ver o Hamilton correr, ah isso é.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 13/04/2010, 9:23 pm
  18. Beatle Ed, salve, salve!

    Não sei quem falou que ele é mal piloto. Mas quem falou que ele é bom foi o Galvão Bueno.
    De minha parte eu só vi ele tomar pau do Nick por 3 anos seguidos.

    Ah… antes que digam, lembrem que o Renault 2006 nada tem a ver com o de 2007, assim como o de 2008 nada tem a ver com o de 2010. Lembram do foguete Brawn? Onde ele foi?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/04/2010, 9:25 pm
  19. Ah!!!!

    pra piorar o cenário do Massa, li no Felipe Motta que tá um frio dos diabos em Xangai. (é assim mesmo que se escreve???)
    Se persistir os problemas dele de aquecimento dos pneus, ele vai comer pelo pé, que nem piriquito!!! (como se diz em tioflotôni. Putz, Que saudade de minha terra!!!!)

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 13/04/2010, 9:29 pm
  20. e eu caí na cerca!!!!!

    hj o placar já está, Askimet 2 X 0 Figueiredo.

    Publicado por Ffigueiredo | 13/04/2010, 9:30 pm
  21. Realmente o Massa está um tanto, à la “Jason” Button, nessa temporada. A eficiência é nota 10, mas a ousadia é nota 5. Concordo que todos queremos ter mais Hamiltons na F1. Fica muito mais emocionante de se ver. O Alain Prost foi um dos melhores pilotos da história da categoria mas sempre ficou um gosto um tanto quanto burocrático em suas vitórias. Os ousados foram sempre mais valorizados, vide a pilotagem de Nigel Mansell, que era um piloto bem menos eficiente que o Prost, mas é mais lembrado do que o francês, que ganhou muito mais campeonatos do que o Leão.

    Gosto do Massa. É sincero em suas colocações, na medida do possível. Muito bom piloto e tem uma boa dose de ousadia. Essa característica tem que voltar a aparecer para que ele mostre, de uma vez por todas, que está lá por total merecimento.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 13/04/2010, 10:50 pm
  22. MERCEDEZ CHASSI B

    Descontente com o atual desempenho, a Mercedes estaria preparando uma atualização bastante radical em seu carro. Segundo a conceituada revista alemã “Auto Motoe und Sport”, as mudanças no W01 seriam tão profundas que equivaleriam a um carro B.

    Distribuição de peso, suspensão traseira, compartimento da caixa de câmbio e até mesmo distância entreeixos, mudança que causaria a necessidade de um novo crash test, estariam no novo pacote.

    Ross Brawn, chefe da equipe, explicou que a simples troca de chassi por um novo não é permitida. “O chassi é homologado, não podemos mudar.”

    Já Michael Schumacher afirmou que o time terá um avanço com as atualizações, mas lembra que os outros times também estão desenvolvendo seus carros. “Nós daremos um grande passo, mas os outros times estão avançando também.”

    Recentemente foi noticiado na imprensa internacional que caso a Mercedes não conseguisse vitórias até junho, o foco da equipe deixaria de ser o atual campeonato e passaria a ser o desenvolvimento do carro de 2011, quando a proibição dos difusores duplos obrigará os times a repensar completamente os projetos seus bólidos.

    Publicado por wilson | 13/04/2010, 11:30 pm
  23. Vamos pensar um pouco:
    Existe um pouco de verdade nisso que esse jornalista escreve no Autosport.
    Senão reparem:
    A McLaren-Mercedes tinha tradição revelar seus pilotos no GP da Alemanha, e a Ferrari em Monza.

    Passaram 3 provas, e mais 7 provas de avaliação (como diz no Autosport) ,temos um total de 10 provas.
    Monza aparece como a 14ª da temporada. 3 provas no meio é tão só o tempo que passa enquanto se acerta salário, cláusulas, contractos (caso a Ferrari decida ficar com Massa), etc.

    Mas, o que acho de mais real nisto, é que levando em conta que nunca nenhuma equipa fica com um piloto muitos anos seguidos, sem ganhar, e que a Ferrari contratou este ano Alonso, penso seriamente que a Ferrari esteja avaliando Massa em comparação com o piloto que chegou agora, já que com Kimi, nunca poderia fazer uma comparação à séria, pois Kimi era inconstante.

    A Ferrari apostaria forte e contrataria caso quisesse, o Vettel, mas… dois galos para o mesmo poleiro, daria erro. Logo, se apostam em Alonso, querem juntar a este um piloto bom, trabalhador, e que se deia bem com ele.

    Não é de tudo errado o que vem na Autosport.

    Publicado por Marcolioni | 14/04/2010, 12:29 am
  24. Chega quinta…

    Publicado por Will | 14/04/2010, 7:47 am
  25. Na minha opnião o Massa só vai ter essa resposta em Setembro no GP da Itália, lógico isso…

    Kubica pode ser um piloto muito bom, mas acho que HOJE, está no mesmo nível do Massa, desde que o brasileiro volte a apresentar sua agressividade, parece que ele adotou a tática de seguir Alonso e ganhar na consistência, vide tabela, líder sem uma única Vitória.

    Enfim, tem em consideração que o Santander investe muito dinheiro no Brasil, logo estão usando o Massinha para propaganda do banco… alias, não sei como ainda não usufluiram deste…

    Publicado por Jackson | 14/04/2010, 8:29 am
  26. O Briatore coloca fogo no circo, dizendo que a Ferrari precisa escolher um piloto para ter o campeonato.

    Massa merece, a Ferrari deve isso a ele, e aos torcedores brasileiros.

    Publicado por Alexandre Gomes | 14/04/2010, 8:53 am
  27. Não tem porque a Ferrari ter a dupla Alonso e Kubika.Este assédio ao Kubika se juatificaria se a Ferrari não tivesse o piloto que sempre quis-Alonso(sem falar do ótimo patrocínio).A Ferrari é conhecida em seu trato com os pilotos como sendo de privilegiar apenas 1. Se ela “julga” que Alonso é o “cara” não tem porque ir atrás de outro.

    Publicado por George | 14/04/2010, 8:54 am
  28. A verdade é que mesmo grande revistas, em tempos de marasmo (como agora), costuma dar grande importância a um assunto sem muito embasamento, é a velha máxima: Não tem notícia!? Especula!

    A diferença é que a Autosport o faz com responsabilidade.

    Publicado por Thiago | 14/04/2010, 10:24 am
  29. Boa tarde amigos.
    Caro amigo George a situação é que provavelmente o Massa não quer ser piloto numero 2, logo eu acredito que vai mesmo para a rua …….

    Publicado por Edgas Mutute | 14/04/2010, 10:25 am
  30. O Fake do Rubéns Barrichelo,com um comentario imbecil…o “Akismet”não barra.

    Publicado por Daniel Lima | 14/04/2010, 10:37 am
  31. Será que tenho chances neste final de semana ? O que vocês acham ?

    Publicado por Rubens Barrichello | 14/04/2010, 12:18 pm
  32. Muito estranho… fico com a opiniçao do Leandro Magno, deve ser barganha da Ferrari para renovar o contrato a um preço “amigável”.

    Atualmente Massa é um excelente custo benefício: pilota bem, está familiarizado com a equipe e ganha relativamente pouco. Se ele conquistar um título, vai custar bem mais caro…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 14/04/2010, 12:34 pm
  33. Serei o fiel escudeiro do Alonso!

    Publicado por Felipe Massa | 14/04/2010, 12:38 pm
  34. Um detalhe nessa reportagem internacional que ninguém no Brasil leva em consideração quando repercute essas matérias “silly season”, é que lá fora acham que o Massa não merece estar onde está.

    Vamos refletir um pouco.

    Quando em 2006 na Ferrari havia um tal Schumacher e o Massa, não houve nenhum boato de sua saída da equipe, ok. Mas seu contrato terminaria nesse mesmo ano, porém, com Schumacher saindo da equipe e Kimi entrando na vaga não haveria porque expecular a saída também do brasileiro, seu contrato foi extendido por mais dois anos.

    2007 – Massa faz um início de campanha pífia com 3 provas ridículas, todos na imprensa internacional apontam Vettel para sua vaga já na temporada européia, nesse mesmo ano em Monza seu contrato é extendido por até o fim de 2010.

    2008 – Na mesma situação a mesma imprensa “marrom” aponta que sua substituição é eminente, não tendo ele condições de tocar uma Ferrari. Foi vice-campeão e lutou até a última prova do campeonato.

    2009 – Não houve nenhuma expeculação, aliás como iriam expecular se o cara teve um ano anterior brilhante, mas aí começam a expecular no outro boxe, o do Kimi, piloto falho, desmotivado, apanhando de um piloto mediocre como Massa (dito pela imprensa marrom), sua saída foi cantanda aos ventos, e aconteceu, mesmo com mais um ano de contrato vigente.

    2010 – Não podem apontar que o Alonso deve sair, não deveriam apontar também a saída do Felipe Massa, então o que fazem, roem a corda mais fraca e essa corda seria substituída por Kubica, piloto que acaba de declarar nas entrelinhas que não gosta de dividir equipe com ninguém em entrevista recente, descendo o pau na BMW por dar as mesmas condições a Heidfeld. Alonso também não gosta de dividir, Vettel muito menos, quem sobra no mercado, Hamilton ? :)

    Conclusão.

    É da mesma forma só que de maneira mais velada se baseando em “dados ou informações de bastidores” concretas que sempre apontam a saída de um piloto da Ferrari nessa época do ano, é a mesma imprensa que muitos aqui servem claque para dizer que são infalíveis, sua matérias são perfeitas, mas que nos últimos 4 anos errou feio quando o assunto era Felipe Massa e Ferrari.

    Assim lá fora fazem o que a “Globo e imprensa nacional” fazem aqui com o Hamilton, detratando o Massa como se fosse um piloto mediocre e sem merecimentos de chegar onde chegou.

    Da mesma maneira não vejo nenhum blog se insurgir ou dizer, será que esses caras não respeitam a carreira do piloto, não, não fazem, apenas servem de claque, mas se fosse uma matéria dirigida a Hamilton, Alonso ou Vettel pedindo suas cabeças em suas determinadas equipes, surgiriam uma horda de defensores e pessoas indignadas com a imprensa “marrom” que estavam querendo aquele absurdo.

    Então qual imprensa é a pior, a que bate no Alonso e Hamilton aqui no Brasil ou a que bate no Massa na Europa, ambas sem justificativas ?

    E porque quando batem em pilotos de fora todos aqui no Brasil ficam indignados, e quando batem em pilotos brasileiros acham graça e batem palmas ?

    Será que esse país nunca terá orgulho de suas medalhas de bronze, ou continuará com o complexo de que só torçe pra quem vence, e muda de time, equipe ou esportistas só porque esses estão num momento ruim e não quer se identificar com um “perdedor”.

    Coitado dos nossos Gugas, Ronaldos, Barrichellos, Massas, Hipólitos e Gregórios, pra conseguirem angariar torcedores tem que matar um leão por dia e ainda dar beijinhos de boa noite em todos os brasileiros que escutam músicas estrangeiras, torcem pro Barcelona e aplaudem Obama.

    Brasil pra alguns “brasileiros” só de 4 em 4 anos nas copas.

    Publicado por Claudemir Freire | 14/04/2010, 12:43 pm
  35. Becken,

    Acho que deveria proibir comentários com mais de 10.000 palavras. Estou ficando zaroio.

    Publicado por Alfred Newman | 14/04/2010, 1:13 pm
  36. Claudemir,

    Você não deixa de ter razão, existe uma certa forçação de barra nesse episódio do Felipe.
    Os caras, tanto aqui como lá, tem que fabricar factóides para vender jornal.

    O Mala do FG conta uma história muito boa do dia em que ele inventou meio que de brincadeira um factóide em que o MS estava comprando a Sauber.
    Os ingleses e espanhóis noticiaram, e no outro dia, o chefe dele ligou dando uma baita bronca, cobrando o motivo de ele não ter dado o furo aqui no Brasil.
    Estas coisas existem, isso é inegável.

    Mas convenhamos, a pilotagem do Felipe tá muito diferente. Sinceramente não sei se isso é bom ou ruim, mas que tá diferente, isso tá.
    Ele tá pragmático, cerebral…diria até burocrático. (Chato mesmo)

    Esse certamente é um dos motivos que os caras estão caindo de pau nele. Pelo fato de sua pilotagem não ser tão plástica como a do FA, e dos 0,7 segundos na austrália.( deve ser os mesmos 0,7 que FA afirma que tem no bolso rsrsrs).

    E pra piorar o cenário, dizem que tá fazendo um frio dos diabos da China, e os compostos do Pneus é o mesmo da Austrália. Então Felipe deve ter problemas no aquecimento de pneus de novo.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 14/04/2010, 1:23 pm
  37. Tudo irá se resolver nos bastidores do GP de Spa-Francorchamps, verão…

    Publicado por Fernando Kesnault | 14/04/2010, 1:27 pm
  38. Grande Claudemir, e vamos ver se o Massa faz uma boa corrida nesse fds pra queimar a língua do tal Edd Straw.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/04/2010, 1:32 pm
  39. Será que Kubica seria um piloto ideal, e que trabalharia em equipe como Alonso, ou até seria 2º piloto do espanhol??? Até agora não vi nenhuma rixa ou magoa entre Massa/Alonso, pelo contrario ambos, tem se dado mt melhor do que Lewis/Button, Webber/Vettel…Não só fora das pistas, mas também dentro quando ambos se respeitaram nas largadas, e no miolo das corridas quando um está atras do outro, mostrando assim que o pacto e ordem da Ferrari realmente esta sendo respeitada!!!

    FERRARI tem a melhor dupla da atualidade disparada!!! Alias ambas classificações mostram isso!!!

    Publicado por Marcelo Pazetto | 14/04/2010, 2:08 pm
  40. Assim lá fora fazem o que a “Globo e imprensa nacional” fazem aqui com o Hamilton, detratando o Massa como se fosse um piloto mediocre e sem merecimentos de chegar onde chegou.

    Da mesma maneira não vejo nenhum blog se insurgir ou dizer, será que esses caras não respeitam a carreira do piloto, não, não fazem, apenas servem de claque, mas se fosse uma matéria dirigida a Hamilton, Alonso ou Vettel pedindo suas cabeças em suas determinadas equipes, surgiriam uma horda de defensores e pessoas indignadas com a imprensa “marrom” que estavam querendo aquele absurdo.

    Então qual imprensa é a pior, a que bate no Alonso e Hamilton aqui no Brasil ou a que bate no Massa na Europa, ambas sem justificativas ?

    E porque quando batem em pilotos de fora todos aqui no Brasil ficam indignados, e quando batem em pilotos brasileiros acham graça e batem palmas ?

    Isto acima é uma referência enviesada a este blog?

    Publicado por Becken Lima | 14/04/2010, 2:17 pm
  41. “Isto acima é uma referência enviesada a este blog?”

    Becken.

    Não, não foi, mas creio que você entendeu o que eu disse.

    Publicado por Claudemir Freire | 14/04/2010, 2:48 pm
  42. Acho que levar para o lado das bandeiras é meio ‘jogar tudo no mesmo balaio’.

    Falar mal de piloto bom e falar bem de piloto ruim, isso eu não aceito…

    Falar de renovação de contrato a uma altura dessas é obviamente precipitado. E, obviamente, não merece maiores comentários…muito menos alguns ufanismos.

    Publicado por Will | 14/04/2010, 3:14 pm
  43. Claudemir,

    Parabéns pelo post, muito bom, mas tem um porém. Se nao me engano vc citou que aqui a midia desce o pau no hamilton, enquanto que na europa descem o pau no massa. O q eu discordo, é justamente essa separação de brasil vs europa. Europa nao é um país, ou seja, são vários países, cada um com sua torcida, seu piloto, e/ou sua equipe e motivos diferentes para tentar atacar um ou outro piloto.

    O que quero dizer é, que Brasil vs Europa não é 1 contra 1. Resumindo, todos descem o pau no Massa, e no Brasil, apenas a globo desce o pau no Hamilton.

    Voce tem razão, eles tentam roer o lado mais fraco da corda. Mas por que todo ano o massa é o lado mais fraco da corda? É isso que tem que ser levado em conta. Não sei o que o massa precisa fazer, mas o fato é todo ano, exceto 2009, o boato de demissao recai sobre ele, mesmo quando lidera o campeonato.

    Alguns anos ele deu motivo, outros não, mas no final das contas, na maioria da vezes ele se superou.

    Publicado por henrique | 14/04/2010, 3:25 pm
  44. Não, não foi, mas creio que você entendeu o que eu disse.

    Não, eu ainda não entendi o seu comentário por que me parece que está havendo uma “over” reação à essa matéria da Autosport como se a revista estivesse fazendo uma campanha contra o Felipe nos moldes da que o Galvão faz contra o Hamilton…

    A matéria é PRO, e é equilibrada, inclusive com os bons números do Massa ao lado, o que nos leva a pensar por que a Ferrari abriria mão do Felipe.

    Para mim a grande questão já não é nem a Autosport, mas a Ferrari. Depois do Kubica dizer que está feliz na Renault seria hora do Domenicalli vir a público a garantir a tranquilidade de um dos seus pilotos por que matérias na Autosport fazem eco e o Felipe já deve saber disso.

    Talvez a equipe esteja esperando a mesma situação de 2007 e 2008, quando renovou o contrato com um de seus pilotos apenas no fim da temporada e ainda como moeda de troca.

    Será que a Ferrari esperará Alonso estar em posição para vencer o campeonato e assim usar a renovação do brasileiro como troco no papel de escudeiro de luxo?

    Talvez seja esse o questionamento que a torcida brasileira tenha que começar a fazer…

    Publicado por Becken Lima | 14/04/2010, 3:37 pm
  45. Becken e Will.

    Não estou querendo criar uma patriotada ou uma defesa pública a nenhum piloto, o que fiz foi criar um paradoxo entre o post sobre Hamilton onde NÓS reclamavamos sobre a forma que é tratado o inglês por nossa IMPRENSA e a forma que o Massa é tratado pela IMPRENSA ESTRANGEIRA, que na verdade é a mesma coisa, ambas detratam os pilotos sem dó nem piedade, apenas por queres fazer e criar factóides para vender revistas, jornais ou publicar em sites.

    Mas existe algo em comum em ambos os casos aqui no blog, os COMENTARISTAS cairam de pau na nossa IMPRENSA por falar mal do Hamilton e deixam passar numa boa o que a IMPRENSA ESTRANGEIRA falou sobre o Massa todos esses dias.

    Qual a difença de ambos os casos, onde é que está o jornalismo em ambos os casos, e porque o Felipe Massa é sempre o premiado pela IMPRENSA ESTRANGEIRA quando se trata de fofocas?

    Me digam vocês que são sensatos, qual a sensatês apresentada nesse caso do Massa, quem além de Kubica a Ferrari colocaria em seu lugar e não causaria um mal estar dentro da equipe, sejam razoáveis na hora de pensar, Vettel, Hamilton, Button, Kubica ou Rosberg, sobrou mais alguém que poderia ser bom o bastante pra fazer com que a Ferrari ganhe não só o WDC como WCC, e me digam quantas implacações cada um geraria para estar na Ferrari.

    Se me responderem com clareza, mudo de idéia na hora.

    E além desses, quem é melhor que o Massa ?

    Publicado por Claudemir Freire | 14/04/2010, 3:47 pm
  46. Mas existe algo em comum em ambos os casos aqui no blog, os COMENTARISTAS cairam de pau na nossa IMPRENSA por falar mal do Hamilton e deixam passar numa boa o que a IMPRENSA ESTRANGEIRA falou sobre o Massa todos esses dias.

    Não, vc está equivocado. Os comentaristas cairam de pau de forma PONTUAL (por que esta foi a pergunta feita no post) na persequição do Galvão Bueno, ou da Globo em PARTICULAR contra o Hamilton por que isso é CLARO em toda transmissão e é cabal.

    Não há como misturar as duas coisas e o próprio blog da Globo tem nese momento 41 comentários nesse momento atestando a perseguição da Globo ou do Galvão ao Hamilton.

    Comparar a Autosport como Galvão Bueno é, me perdoe dizer, quase leviano…

    Publicado por Becken Lima | 14/04/2010, 3:52 pm
  47. Becken.

    Não vi seu comentário antes de escrever, mas deixei novamente claro que não me referi a matéria da Autosport nem ao Blog, me referi de maneira generalizada a todos os modos de imprensa. Porque nem poderia me referir a qualquer uma sem criar uma injustiça, afinal essas matérias são escritas desde 2006.

    E também me referi ao fato de muitos comemorar a saída do Massa, isso é muito bobo e sem razão.

    Publicado por Claudemir Freire | 14/04/2010, 3:54 pm
  48. Ok, Claudemir. Entendido.. :)

    Publicado por Becken Lima | 14/04/2010, 3:59 pm
  49. Pois é Claudemir, entendo sua indignação pelo fato do post sobre o Hamilton tenha gerado mais reações sobre esse em relação ao Felipe, apesar da similaridade dos casos, mas dá pra entender o pq:

    1) O tema “demissão do Massa” já foi discutido aqui antes e o Becken só replicou aqui pq a Autosport voltou ao assunto;

    2) A grande repercussão sobre o post do Hamilton, é pq não envolve uma mídia qualquer e sim a Poderosa Rede Globo e o Sr Galvão Bueno, as quais temos uma centopéia de pés atrás.

    3) E parece q de um modo geral os comentaristas do F1 Around, simpatizam mais com Hamilton, Alonso, Vettel e Schumacher do q com o Felipe, q taxam de piloto burocrático etc etc

    Publicado por Alex-Ctba | 14/04/2010, 4:04 pm
  50. Becken.

    Again…

    “Não, vc está equivocado. Os comentaristas cairam de pau de forma PONTUAL (por que esta foi a pergunta feita no post) na persequição do Galvão Bueno, ou da Globo em PARTICULAR contra o Hamilton por que isso é CLARO em toda transmissão e é cabal.”

    Deixei isso também muito claro, e também me inclui nos que acham isso uma idiotice tremenda. Mas também chamei a atenção para a perseguição que o Massa sofre na IMPRENSA ESTRANGEIRA, veja o que os blogs internacionais chamam o Massa! Não é perseguição ?

    Mas o que me chateia é a forma que o brasileiros veêm isso, eles aplaudem esse tipo de notícia, acham bacana e torcem para que o cara quebre a cara mesmo, e isso não é só com o Massa, é com todos os brasileiros de destaque no Brasil e no mundo.

    AMIGO POSSO LHE DIZER QUE MUITOS TORCEM QUE VOCÊ TAMBÉM SE EXPLODA, PELO SIMPLES MOTIVO DE SEU BLOG SER BOM, É ASSIM A NATUREZA DE NOSSO POVO, NÃO QUEREMOS O BEM, APENAS VER O MAL.

    E pelo pouco que lhe conheço, se viesse a acontecer uma vitória do Felipe Massa esse ano acho que você ficaria feliz da mesma forma, mas muitos, muitos mesmos não iriam para a janela gritar é campeão, estou certo ?

    Publicado por Claudemir Freire | 14/04/2010, 4:14 pm
  51. A maioria dos leitores do F1 Around torce para o Massa, Alex…

    Publicado por Becken Lima | 14/04/2010, 4:14 pm
  52. Alex, burocrático agora, antes era roda PLESA e win or wall.

    E Becken você podia fazer uma enquete aqui (se já fez me perdoe) pra saber quem torce pra quem e incluir equipes também.

    Publicado por Claudemir Freire | 14/04/2010, 4:23 pm
  53. Claudemir – O que ocorre com o Felipe é comum em qualquer sociedade socialmente heterogênea. Mesmo na Espanha, onde Alonso é Deus, é possível detectar focos de rejeição ao temperamento dele.

    Na Inglaterra se gosta mais do Hamilton do que do Button, mas o Hamilton tem mais rejeição em mesma medida.

    Na semana depois do GP da China haverá o post de uma convidada especial que abrirá essa discussão sobre nacionalismo/F1 de forma mais abrangente.

    Eu já fiz uma enquente é o Massa só perde em torcida para o… di Grassi:

    https://f1around.wordpress.com/2010/03/04/para-quem-voce-torcera-em-2010/

    Publicado por Becken Lima | 14/04/2010, 4:23 pm
  54. Como bom brasileiro, sou admirador e torço para o Felipe Massa, e ficaria muito feliz se os carcamanos renovasse com o Massa, gosto de sua pilotagem, e é bom assistir ele pilotando…

    Mas realmente isso não quer dizer que ele é o melhor piloto do Grid, sou realista, tem pilotos no mesmo patamar do Massa… os melhores já conseguiram ser campeão, os outros não…

    Publicado por Jackson | 14/04/2010, 4:26 pm
  55. Becken, essa enquete não reflete a realidade. Foi a resposta dada no calor da pré-temporada com a expectativa da estréia das pequenas e consequentemente do Di Grassi. Acredito q o Massa pode até ter mais torcedores aqui no F1 Around, mas o nível de rejeição dele é muito alto tb.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/04/2010, 4:46 pm
  56. Gostei da idéia da pesquisa!

    Eu fiquei bem surpreso de perceber, pelas reações ao post anterior, que há muita gente torcendo pelo Hamilton.

    Fiquei muito surpreso. Mas, analisando bem, é até de se esperar que as torcidas dele e do Vettel (para ficar por aí) cresçam bastante em função de seus resultados e (principalmente) estilos de pilotagem.

    Claudemir, entendi seu ponto e peço desculpas pela acusação de ufanista – certamente em uma mesa de bar não haveria erro de interpretação!

    Analisando friamente e tentando me convencer do fato – tentando isolar a questão das torcidas ‘nacionais’, acho que a fragilidade do Massa (em termos de angariar defesas contra a postura da imprensa estrangeira) não são seus resultados e estatísticas.

    Na minha opinião o que as pessoas procuram e não encontram (e aí o respeito não vem…) é aquele ‘brilho de campeão’, aquela ‘faísca de genialidade’, aquela ‘sorte de vencedor’ – tudo muito subjetivo e imensurável.

    Para mim, o status da carreira do Felipe é surpreendente. Sinceramente eu fui um dos que o subestimei, nunca o achei capaz de ser campeão do mundo (hoje em dia eu convivo com essa possibilidade – apesar de achar difícil).

    Publicado por Will | 14/04/2010, 4:58 pm
  57. E eu não irei gritar ‘É campeão!!!!’ a não ser que a McLaren o seja…

    ps.: em 2008 eu comemorei demais, meu irmão é ferrarista e estava torcendo muito para o Felipe (e xingando o Hamilton – burro era o maior elogio), quando Vettel passou eu desmoronei, mas quando o Glock patinou foi aquela alegria!

    Publicado por Will | 14/04/2010, 5:03 pm
  58. Boa Will, essa lembrança de 2008 foi sensacional, apesar da minha frustação. O vídeo oficial da FIA q sintetiza a temporada é um dos melhores q eu já vi sobre F1 e eu não canso de rever. A comemoração no box da Ferrari e depois a frustação congelada na cara do Titonio e a porrada q o mecânico dá na parede, além da trilha sonora. E a abertura e encerramento com a voz do Senna é a cereja do bolo.

    Engraçado q colocaram o Senna para ilustrar o video do campeonato do Hamilton e o Mansell para ilustrar o do Button. Acho q só o tal do Rafael Lopes é q vê características do Mansell no Hamilton.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/04/2010, 5:17 pm
  59. Akismet, larga d’eu fio do cão

    Publicado por Alex-Ctba | 14/04/2010, 5:19 pm
  60. Desculpem, estou atrasado e não pude ler todos os comentários.

    O que tenho a dizer é o seguinte: Se a idéia é priorizar Alonso – mesmo eu achando que isso é possível seja quem for seu companheiro de box -, não seria Massa ou Kubica o piloto ideal. O lugar de Massa estaria na verdade sendo preparado para… Kovalainen.

    Kovalainen é o melhor 2o piloto que eu já vi. Não ajuda muito a equipe, mas também não atrapalha o bibelô espanhol. Rubinho não, porque o Rubinho é muito chato e só fala porcarias.

    Então, mesmo sendo uma matéria de uma fonte confiável, qual a utilidade de se trocar Massa por Kubica pelo amor de Dio?!?!

    Abraço.

    Publicado por Iomau | 14/04/2010, 5:29 pm
  61. O que intriga “um pouco” no caso da Ferrari 2010 é a discrepância entre os salários dos dois pilotos. É fácil entender que em uma equipe com Senna e Prost não tenha ocorrido favorecimento a um dos pilotos na disputa do campeonato. Mas, no caso da contratação do “super” Alonso pela Ferrari, objeto de intermináveis noites de sonho do Montezemolo, me parece difícil de acreditar que o Alonso não tenha algum tipo de garantia de status de primeiro piloto. Garantia contratual ou não.

    Talvez, com a tendência natural do Massa em jogar duro e usar toda sua vivência e bom relacionamento na equipe para lutar de igual para igual, sua posição se torne complicada.

    Afinal qual teria sido o sucesso da contratação do Alonso, considerando também seu modesto salário, para no final das contar Felipe Massa levar o campeonato ou, pior, pontos suficientes para comprometer o campeonato do melhor piloto que a España já viu?

    Publicado por Mauro Brisola | 14/04/2010, 5:30 pm
  62. Mauro Brisola.

    Eu não vejo dessa forma e a história também não

    Vamos começar mais tarde um pouco pra ficar mais claro.

    82 – Rosberg, mas o maior sálario era do Reutmann.

    85 – Prost, maior sálario era do Lauda.

    88 – Senna, mas quem tinha maior sálario era o Prost.

    97 – Villenueve, mas o maior sálario era do Hill.

    98/ 99 – Mika, mas seu salário equivália ao do Coulthard.

    Sem contar companheiros de equipes que não foram campeões quando tinham sálarios menores e bateram seus ricos parceiros.

    Schumacher – Piquet – 1991
    Hamilton – Alonso – 2007
    Massa – Kimi – 2008

    Para citar casos mais emblemáticos, e muitos outros que por lá passaram e atropelaram os mais bem pagos.

    Publicado por Claudemir Freire | 14/04/2010, 6:21 pm
  63. “Comparar a Autosport como Galvão Bueno é, me perdoe dizer, quase leviano…” [2]

    Publicado por henrique paiva | 14/04/2010, 9:55 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: