//
você está lendo...
ARTIGOS

À espera do GP da China

McLaren  vs  Red Bull

Foram três décimos de desconto para a Red Bull na Malásia e seriam, teoricamente, mais três estimados para esse final de semana na China: a McLaren só não contava com o esclarecimento da FIA, que proibiu qualquer dispositivo “alienígena” que tenha significativo impacto na configuração da suspensão dos carros entre a classificação e a corrida.

O truque da Red Bull permanece um mistério e o mais provável é que o MP4-25 use menos asa na longuíssima reta de Xangai para otimizar a performance da “Asa Duto” e ter um carro mais equilibrado nas curvas de alta.

Ainda assim, pelo retrospecto das últimas três corridas — disputadas em diferentes traçados e superfícies — será uma dura tarefa bater a imbatível Red Bull de Sebastian Vettel.

Sem chuva e imponderáveis, Vettel promete outro passeio…

Ferrari e os seus motores.

Temperaturas amenas e um circuito que tem um impacto médio nos propulsores: essa foi a receitinha para a Ferrari resolver “reciclar” os motores do Bahrein na China.

Sem nenhuma surpresa pelo caminho e ajudada por mais alguns “updates”, a equipe de Maranello promete, novamente, ser a principal pedra no sapato dos carros azuis nesse final de semana.

Massa   vs   Alonso

A imprensa especula sobre o futuro de Massa e a Ferrari, misteriosamente, aquieta-se. Isto talvez marque um ponto de inflexão na abordagem de Felipe Massa esse ano. O brasileiro precisa ir ao ataque, ser menos defensivo, não marcar Alonso e não se deixar novamente pressionar pelo bicampeão, aparentemente, mais rápido, como na Austrália e na Malásia.

Mesmo com a liderança isolada do campeonato nas mãos, Felipe ainda não conquistou por completo a confiança de quem vibra por ele:

“Mas convenhamos, a pilotagem do Felipe tá muito diferente. Sinceramente não sei se isso é bom ou ruim, mas que tá diferente, isso tá.

Ele tá pragmático, cerebral… [eu] diria até burocrático (Chato mesmo).

Esse certamente é um dos motivos dos caras estarem caindo de pau nele. Pelo fato de sua pilotagem não ser tão plástica como a do [Alonso], e dos 0,7 segundos [atrás de Alonso] na Austrália.

— Ffigueiredo

Schumacher e Nico

Felipe Massa, Rubens Barrichello, Eddie Irvine, Johnny Herbert, Riccardo Patrese, Jos Verstappen, JJ Lehto, Martin Brundle e Nelson Piquet… Todos foram moídos e falharam em bater o “The Shoe” por três corridas seguidas. Aí veio a aposentadoria, e aí veio um ferimento no pescoço e aí veio um certo Nico Rosberg e aí veio uma equipe disposta a oferecer paridade…

Até o presente momento Michael foi mais rápido que Nico em apenas uma sessão livre e em uma volta mais rápida em corrida.

Quanto tempo o homem de Kerpen demorará até ajustar-se a esta nova F1? Será que Nico ampliará sua vantagem na China ou este será o palco para o despertar desse gigante do automobilismo?

E no meio do grid

Ninguém nota, mas a briga entre Force India e Renault promete ser uma das mais sangrentas desse final de semana. A diferença talvez seja Kubitza, feliz em ser o centro das atenções em uma equipe que valoriza, e muito, pilotos com perfil de líderes exigentes como o do polonês — e como foi Alonso.

Chuva?

É o que promete a maioria das previsões para esse final de semana. A temperatura média permanecerá em torno de 20º durante o final de semana. Sexta será o dia mais frio — estima-se 16º —, enquanto espera-se chuva leve no domingo durante a prova.

E você, qual a expectativa para esse final de semana? Comente!

_____________________________________________________________________

A Pista

Shanghai International Circuit
Localização: Xanghai, China
Extensão do circuito: 5.451 km
Extensão da corrida: 305.066 km
Voltas: 56
curvas: 16
Recorde: 1:32.238 (Michael Schumacher, 2004)

Discussão

28 comentários sobre “À espera do GP da China

  1. Com certeza a Ferrari vem forte… elesestão trabalhando muito em Maranello pra melhorar o carro… imagina quando tiverem um duto igual ao da mclaren

    Publicado por Dennis | 15/04/2010, 4:01 am
  2. Eu espero entretenimento, e para q isso ocorra, Hamilton tem largar um pouco atrás. Uma 7º, 8º posição seria o ideal, para ele aproveitar o seu Asa Duto e sua perícia, para garantir o show novamente, nas duas retas do circuito.

    Espero tb um Massa um pouco mais mordido, disposto a dar um “cala boca” na crítica e q parta pra cima dos adversários e não fique só no pragmatismo e na estratégia de pneus.

    Espero chuva para não ser mais um passeio azul e espero um Schumacher disposto a dar um suor no ótimo piloto Nico Rosberg.

    Espero q Webber tenha “balls” caso ocorra novamente um roda/roda com Vettel e decida se quer disputar o wdc ou ser só um escudeiro.

    Espero q Xangai mantenha a escrita e proporcione um vencedor diferente, dessa forma só ficam no páreo: Massa, Rosberg, Webber, Kubica e Sutil, segundo MEU entendimento.

    Mas tenho um pressentimento q quem virá com td é o Alonso, já q essa situação de estar atrás do seu companheiro de equipe, não deve ser muito confortável para o orgulhoso piloto Espanhol. Vamos ver com anda a força mental dele para lidar com uma pressãozinha básica, apesar de já ter vencido e o Massa ainda não.

    Um palpite para a vitória: Alonso. Minha torcida: Massa é claro!!!

    Publicado por Alex-Ctba | 15/04/2010, 8:26 am
  3. Alex, uma vitória do Sutil seria sensacional, mas creio que só com chuva mesmo.

    Para mim, seria bom uma corrida na CNTP para comprovar qual o real estado da F1 com as novas regras. Mas, por outro lado, uma corrida como a da China em 2007 seria um belo espetáculo.

    Palpites: no seco, Vettel; na chuva, Hamilton. Mas claro que torcerei por surpresas…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 15/04/2010, 8:40 am
  4. Eu não acho que a Red Bull passeará na China. Eu acho que as Ferrari irão sofrer para aquecer seus pneus. Eu acho que motores explodirão e cabeças rolarão…

    E eu torço para que o Hamilton vença…

    Aposta: Ham – But (dobradinha de Woking e ‘the highest top speeds again!’).

    Publicado por Will | 15/04/2010, 8:53 am
  5. Will, ficaria melhor se vc trocasse a palavra “acho” pela palavra “espero” ou “torço” no teu comentário :D

    Nesses três GPs iniciais, apenas o Schumi do chamado G4 não frequentou o pódio. Será q chegou a hora do queixada? E o Massa foi o único q foi duas vezes ao pódio. Kubica foi o intruso.

    Publicado por Alex-Ctba | 15/04/2010, 8:58 am
  6. A Ferrari não vai levar este campeonato só por causa dos motores. Vai começar a perder 10 posições lá no finalzinho.

    Mais uma vez a equipe italiana tira um título certo do Massa.

    Publicado por Alfred Newman | 15/04/2010, 9:10 am
  7. Becken, amigos….

    To numa correria retada aqui, e nem tive tempo de ler o post direito, quem dirá os comentários.
    Mas deixa eu deixar um negócio registrado aqui:

    Pô Becken….Kuitza????? Isso é mais uma Galvanada do Bueno!!!!! rsrsrsrsrs
    Daqui a pouco vc vai escrever RBR também pô. rsrsrsrsrs

    Mais tarde eu volto aqui, pra comentar a sério…. fui.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 15/04/2010, 9:32 am
  8. ” Alfred Newman

    A Ferrari não vai levar este campeonato só por causa dos motores. Vai começar a perder 10 posições lá no finalzinho.

    Mais uma vez a equipe italiana tira um título certo do Massa.”

    What ?????

    O MAD não lê ????

    Publicado por Claudemir Freire | 15/04/2010, 9:44 am
  9. Alex-Ctba, o pior que é eu acho mesmo! Rsrsrs, pelo traçado acho que a velocidade final da McLaren (com o ‘F-Duct’) deve compensar a ‘eficiência azul’.

    A torcida é para a dobradinha!

    Publicado por Will | 15/04/2010, 10:12 am
  10. Becken.

    “O truque da Red Bull permanece um mistério e o mais provável é que o MP4-25 use menos asa na longuíssima reta de Xangai para otimizar a performance da “Asa Duto” e ter um carro mais equilibrado nas curvas de alta.”

    Está meio contraditório esse paragráfo.

    Se tirar asa ganha em reta, mas perde em curvas de baixa e média, e nessa pista da China não há curvas de alta para esse sacrifício. Aliás a Mclaren será umas das equipes que sofrerá muito por falta de downforce de seu projeto, então ela deve carregar mais asa do que a Red Bull por exemplo.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/04/2010, 11:09 am
  11. bom dia

    olhe que legal este post neste blog

    http://www.guardrailf1.com/2010/04/o-que-seriam-se-nao-fosem-pilotos.html

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 15/04/2010, 11:15 am
  12. Aproveitando o gancho do comentário do Claudemir (recebeu meu email?) quero fazer uma pergunta: Os carros de 2010 geram mais downforce do q os carros de 2008 ? O qto esses projetos somados aos difusores atuais “recuperaram” de terreno perdido em pressão aerodinâmica perdida com a mudança radical das asas e corte dos apêndices introduzidas em 2009? Pergunto isso pq a corrida de 2008, com pista seca, foi uma procissão e apesar dessa imensa reta de Xangai, não houveram tentativas de ultrapassagens, nem entre McLaren e Ferrari e tb entre o pelotão de trás, resultando em uma das corridas mais monótonas daquele ano. Espero q o Asa Duto da McLaren mude esse possível panorama.

    Publicado por Alex-Ctba | 15/04/2010, 11:19 am
  13. não há curvas de alta para esse sacrifício

    Deixa ver… Vendo o vídeo com o Mark Webber no post ele faz a curva 7 em… 6ª marcha a 270 km com 3.0 de G force.

    Curva 8 a 190 Km em 4ª marcha e mais 2.88 de G Force.

    Curva 13, que precede a reta oposta, a 210 km 5ª marcha e mais 3.34 de G Force.

    Publicado por Becken Lima | 15/04/2010, 11:24 am
  14. Ainda aposto na Red Bull dominando e em nova dobradinha dos energéticos!

    Publicado por Ylan Marcel | 15/04/2010, 11:24 am
  15. Alex.

    Em 2009 os três carros com difusor duplo de “fábrica” já tinham recuperado o downforce na traseira dos carros no mesmos níveis de 2008, foi aí que o bicho pegou.

    É só lembrar do errático carro de Ferrari e Mclaren, ambos tinham problemas de aderência traseira, por isso a evolução da Mclaren foi estupenda quando adaptaram um difusor que não era de “fábrica” no seus carros e corrigiram pequenos problemas de downforce dianteiro com uma bela asa inclusive usada no carro de 2010 para corrigir pequenos problemas no carro.

    Só o que vale é uma perguntinha básica.

    Todos com duto o que vai acontecer ?

    A mesma coisa dos carros que tinham o Kers, quem tinha não passava quem também tinha, vai ser a mesma coisa com os dutos.

    Falei com o Claudio Cardoso no MSN esses dias sobre a Moto GP, lá eles deram 6 motores para toda a temporada de 2010 lacrados, ninguém pode modifica-los depois de homologados, porém, as equipes podem mexer nas regulagens do motor, fazendo aumentar o torque e a potência sem a necessidade de abrir a usina, rugulagens simples, feitas em qualquer software, mas…

    Os motores tem que durar no minímo 3 corridas, se você aplica mais potência no motor você reduz a vida útil dele e corre o risco de chegar ao fim da temporada sem motores inteiros e perdendo posições no Grid.

    O que fez a Honda nesse fim de semana, abriu o motor a 100% , as motos eram até 10 Km mais rápidas que a Ducati e Yamaha, e se pegasse o vácuo já era, no meio da reta de Losail eles já engoliam o adversário, moral da história.

    Podem fazer isso na F1 e a equipe escolher onde quer abrir os 100% do motor, e pagar por isso depois, seria uma espécie de doping do motor, o que resultaria em mais emoção porque cada equipe pode usar isso em momentos distintos, já com o duto, quando todos tiverema será a mesma monotonia.

    Não tiro o mérito dos engº da Mclaren, mas é só mais uma peça que será banida em 2011 por não ser útil ao espetáculo quando todos tiverem.

    2011 não tem difusor, a Red Bull vai nadar de braçadas no mundial, escrevam isso.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/04/2010, 12:07 pm
  16. Becken.

    São 3 trechos de média pra alta contra 6 trechos de baixa velocidade. E onde é que se ganha tempo em circuitos com mais curvas de baixa ?

    Em Sahkir eles tiveram sérios problemas justamente no miolo onde é aquele emaranhado de curvas de baixa, como o próprio Hamilton disse, lá eles perderam 1 seg. nesse pedaço da pista.

    Então como vão agir dessa vez, sendo que há semelhanças nos dois traçados, longas retas e muitas curvas de baixa e poucas de alta.

    Obs. Em Sakir não foram bem no treino, mas foram melhores na corrida.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/04/2010, 12:18 pm
  17. Legal esse formato, já havia elogiado antes, mas esse tipo de artigo ao ressaltar expectativas, cria uma série de tópicos para a corrida. Algo como era nas transmissões americanas, quando no começo das corridas eles colocavam uma série de fatores que seriam discutidos com o resultado, e iam mostrando uma reflexão sobre eles no decorrer e finais de corridas. Vi isso bastante nas transmissões da Indy nos anos 90.
    Fica a sugestão de voltar ao artigo após a corrida, e comentar aquelas notícias que foram postadas aqui novamente, em um novo artigo.
    Abraço!

    Publicado por Laysson | 15/04/2010, 1:23 pm
  18. Claudemir, você tem que levar em conta a extensão das retas e o comprimento total do circuito. A porcentagem de pista onde a McLaren tende a levar vantagem é maior na China que em Sakhir, mas acho mais saudável esperar os treinos livres.

    Sobre a temporada 2011, muito cedo para achar que a Red Bull vai detonar todo mundo. Seria subvalorizar as equipes de engenharia de times de ponta como Ferrari e McLaren.

    Publicado por Will | 15/04/2010, 1:29 pm
  19. Will.

    Compare o que a Red Bull fez em 2009 sem o difusor com que fizeram Ferrari e Mclaren.

    E ambas, mesmo com difusor triplo ainda tem problemas de downforce na traseira.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/04/2010, 2:07 pm
  20. Eu, com certeza, ficarei no Q2!

    Publicado por Felipe Massa | 15/04/2010, 2:52 pm
  21. Talvez na fase européia a coisa mude de figura, quando a turma toda voltar para casa. Pelo menos por enquanto os os 2 Neweys-Renault tem boa vantagem. O careca é o cara! Até o irregular Mark Webber tem chances.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 15/04/2010, 4:07 pm
  22. Becken,

    Entrando na questão levantada pelo Claudemir.

    A novo sistema da asa traseira da Mclaren diminui o efeito dela nas reta (o Burti usa a expressão aeronáutica dizendo que “faz ela estolar”) o que obviamente faz o carro ter mais velocidade final.

    Mas a equipe tem a opção de aproveitar-se disso de outra forma, colocando mais asa que o normal diminuindo a vantagem nas retas mais ainda mantendo uma velocidade de ponta.

    É isso que a Mclaren tem feito. Na Malásia eles eram os mais velozes por pouca margem nas retas, no máximo um ou dois km/h, e usavam a “sobra” na forma de mais asa para gerar aderência nas curvas.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 15/04/2010, 4:23 pm
  23. Exatamente, Sirlan…

    Publicado por Becken Lima | 15/04/2010, 4:26 pm
  24. O que foi explicado pelo Sirlan é exatamente o que eu penso que a Mclaren esteja fazendo no momento.

    O benefício principal da Asa Duto no momento nem é o de ser mais velozes nas retas, e sim, a possibilidade de diminuir o problema de downforce nas curvas (colocando asa). Se a Mclaren não tivesse esse problema de Downforce, ia ser um foquete nas retas!

    Publicado por André Távora | 15/04/2010, 4:41 pm
  25. Como disse o Becken no post seguinte, as outras equipes estão correndo atrás para copiar o Asa Duto do Mp4-25A, mas se a prova de Monza fosse nesse fds, seria um passeio de Woking então, seguindo o raciocínio do André Távora…

    Publicado por Alex-Ctba | 15/04/2010, 4:59 pm
  26. Valeu Sirlan, estava parecendo que eu estava louco em dizer que eles carregariam mais asa que a Red Bull.

    Outro dado interessante é pelo fato de poder carregar mais asa, eles podem ter uma diferenciação no setup dos carros, carregando maior pressão nas curvas de média e baixa e fazendo saídas de curvas de alta em maior ação que os demais.

    Tudo isso graças a asa, que causa o efeito de uma avião sem sustenção nas asas, como você disse a famosa estolada.

    Assim funciona a asa de um avião.

    Como o efeite em um Formula 1 é o inverso o que a Mclaren fez foi jogar um contra-fluxo de ar na asa traseira causando um efeito flutuante uma pequena turbulência, onde o ar que vem da velocidade do carro passa sem ter tanto atrito com a asa.

    Muito esperto os rapazes.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/04/2010, 5:24 pm
  27. Q venha o Asa Duto da Scuderia então

    Publicado por akioctba | 15/04/2010, 8:06 pm
  28. Ou seja, minhas apostas não são tão absurdas ;-)

    Publicado por Will | 16/04/2010, 8:05 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: