//
você está lendo...
ARTIGOS

Asa Duto: modo de usar

Como a FIA deu aquela bronca em quem ameaçava mexer com a estrutura da suspensão entre classificação e corrida, o principal tópico técnico desse final de semana de Grande Prêmio acabou mudando de foco, novamente, para a Asa duto da McLaren — que parece em vias de ter irmãszinhas gêmeas vermelhas, azuis e prateadas cruzando a longa reta do circuito de Xangai.

O grande barato da Asa é que, se bem utilizada, ela pode equilibrar a luta contra as imbatíveis “comedoras de curvas” Red Bulls, especialmente diante das características do circuito chinês.

Se a Ferrari realmente tem a asa e pretende usá-la hoje, talvez o “modus operandi” modelo seja o da Mclaren em Sepang, duas semanas atrás.

A equipe de Lewis Hamilton andou com pouca asa na sexta-feira de treinos livres, indo para o topo da tabela e estabelecendo diferenças de até 6 km/h nos pontos de maior velocidade do circuito malaio. No sábado, no dia da classificação, a equipe optou por um ajuste diferente, alargando o ângulo de sua asa traseira e assim gerando muito mais carga aerodinâmica no miolo do circuito.

A super asa gera suficiente velocidade final capaz de compensar um ajuste mais “carregado” em curvas de alta.

Com o literal “naufrágio” da classificação, não foi possível aferir o quanto a equipe de Woking ganhou com essa compensação frente ao melhor carro em curvas de alta no momento, o RB6, mas o fato é que a Asa Duto mostrou-se uma arma poderosa, capaz de tornar o “set up” do Mp4-25 mais flexível e equilibrado, compensando sua principal deficiência aerodinâmica.

Adrian Newey geralmente cria projetos com filosofias bem fechadas, como ficou bem claro no ano passado quando sua equipe foi a última a introduzir o famigerado difusor duplo e essa é a esperança da concorrência esse ano no que toca a Asa Duto.

Se a Red Bull tiver a tal asa no forno, a já dura missão de bater o time de Vettel pode tornar-se ainda mais difícil ao longo do ano.

Discussão

Um comentário sobre “Asa Duto: modo de usar

  1. Olá Becken, tudo bem? Sou apaixonado por F1 e acabei descobrindo o seu blog por acaso. Parabéns pela iniciativa, o blog realmente é show.

    Venho aqui pedir a você uma força, é o seguinte:

    Olá Pessoal. Estou na estrada há 12 anos, sou compositor, toquei em duas bandas e no momento sigo solo. Me inscrevi no olha minha banda com o sonho de provar que tenho talento. Peço aqui o apoio de todos para que visitem o meu perfil e que votem de acordo com a própria opinião.

    Vote em Gui Kalil para o Olha Minha Banda (Tenho Fé em Deus que vai dar certo):

    http://www.8p.com.br/olhaminhabandadepoprock/guikalil/perfil

    Grande Abraço a você Becken Lima e a Todos que acessam o seu blog!

    Publicado por Gui Kalil | 15/04/2010, 9:40 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: