//
você está lendo...
ARTIGOS

Equipes podem testar Asa Duto criada pela McLaren na China

O burburinho pelo paddock é que Williams, Ferrari e Mercedes estejam prontinhas para desfilar suas “Asas Duto” pelos longos 1.175 kms da reta do circuito de Xangai. A estimativa é que a Super Asa dê um ganho comparativo de 8 kph em Xangai, o que configura a pista como o palco ideal para o teste.

Nestas últimas horas, enquanto as equipes se preparam, não foi possível ainda perceber sinais da asa nesses carros, mas é dado como certo o dispositivo na Ferrari de Fernando Alonso na sessão livre de sexta-feira.

A única equipe a arriscar o dispositivo até aqui foi a Sauber, o que não se materializou em real performance. Com uma Ferrari no jogo, espere mais competência na compreensão e cópia do sistema da McLaren.

Discussão

21 comentários sobre “Equipes podem testar Asa Duto criada pela McLaren na China

  1. Becken, desculpe não tratar-se exatamente do assunto do post.

    Estive vendo no programa GP On Track, pelo Speed, que a Lotus Paraguaia tem carro também na Indy. O piloto é Takuma Sato, e a equipe é a KV Racing Technology.
    http://www.indycar.com/teams/show/55-izod-indycar-series/1903-kv-racing-technology/

    A pintura é a mesma, mas não tem nada a ver com a equipe de F1. Ou seja, a Lotus virou bolha de monopostos mesmo. Daqui a pouco tem Lotus até na V8 brasileira.

    O que realmente quero chamar atenção, é que atualmente muito se discute sobre ultrapassagens na F1. Turbulência, aquecimento do motor, e agora essa asa duto.

    O Zé Ponêis Sato no programa sobre a Lotus da Indy, foi perguntado sobre as diferenças entre a F1 e a Indy, ao que respondeu: “Um F1 andando sozinho é sensacional, muito downforce, muita velocidade. O problema é quando se vai atrás de outro carro, você perde muita velocidade…” (coisas que já sabemos).

    Já o carro da Indy, “conseguimos andar muito próximos, roda com roda, é muito mais prazeroso” (também já temos conhecimento disso). A Indy vem aumentando o número de circuitos mistos. A idéia talvez seja dexar os ovais mais para a NASCAR.

    Sei que chovi no molhado, mas é uma prova do quão longe a F1 foi, deixando pra trás a esportividade. Será que existem meios de se garantir o que se vê na Indy por exemplo, sem transformar a F1 numa categoria monomarca, monomotor, monochassi? Sou totalmente contra a padronização do equipamento, quero deixar isso bem claro.

    No caso da asa duto, já temos visto, principalmente com Lewis, que ele escala pelotão mesmo. Agora, quando todos tiverem o recurso, voltaremos a estaca zero novamente.

    Publicado por Iomau | 15/04/2010, 11:23 am
  2. Pra F1 voltar a ficar legal:

    – Liberar desenvolvimento de motor, chassis, livremente
    – Diminuir cada vez mais aerofólios, difusores e outros recursos aerodinâmicos
    – Limitar o tamanho dos discos de freio (pode usar o material mais caro do planeta, mas em discos cada vez menores)

    Publicado por Alfred Newman | 15/04/2010, 12:11 pm
  3. Eu já acho que para parar com a frescuragem na F1 esta história de números de motores tem que acabar. Poxa, faltando 10 voltas todo mundo alivia a bota para “economizar” a criança. Esta frase por si só já é incompatível com F1.

    Publicado por Arthur | 15/04/2010, 12:38 pm
  4. Hummm….sempre desconfiei:

    Publicado por Leandro Magno | 15/04/2010, 12:47 pm
  5. Leandro, kekekekekekeke!!!!

    Publicado por Will | 15/04/2010, 1:35 pm
  6. Becken, acho que asa-duto (F-Duct?) com o refinamento que a Mclaren atingiu só em Barcelona.

    Publicado por Will | 15/04/2010, 1:36 pm
  7. Barrichello confirmou que a Williams realmente vai testar a asa-duto.

    Dutos de ar da McLaren:

    “Estamos trabalhando. Para cá [China] tem alguma coisa para ser testada. Tudo foi feito muito às pressas. Mas isso é uma coisa de gênio que a McLaren fez, além do normal de um engenheiro.”

    Fonte: Tazio

    Publicado por Galkadesh | 15/04/2010, 1:42 pm
  8. Caro Iomau,

    O que está acontecendo com a Lotus é o seguinte :

    A KV é uma equipe da Indy que tem como sócio um dos proprietários da Cosworth.

    Com o sucesso comercial do retorno do nome Lotus a F1 e aproveitando a parceria com a Cosworth, surgiu a idéia de partir para uma participação na Indy usando a estrutura da KV.

    Até onde sei a parceria com a Cosworth está se estreitando a ponto de se prever uma substituição dos moores Toyota utilizados nos carros de rua por unidades preparadas e construídas pela marca inglesa.

    Não podemos esquecer que no passado a Lotus investiu muito para correr em Indianápolis, tendo inclusive conquistado vitórias com Jim Clarck. Foi nas corridas americanas que nasceu a parceria Lotus/Ford com a posterior inclusão da Cosworth.

    Ja vimos que o novo Lotus Évora já tem uma versão GT para corridas de carros esporte, que certamente vão ser usados por equipes independentes, podendo ainda alguma ser credenciada como oficial da marca.

    Não podemos esquecer que os carros Mercedes que ganhavam em Le Mans no final dos anos 80 nada mais eram que veículos construídos e preparados por Peter Sauber, os carros Audi do DTM são preparados pela turma do Colin Kolles. A Renault F1 nada mais é que o espólio da Benetton que um dia foi Tolemam, sendo que hoje apenas 25% pertecem diretamente a montadora francesa.

    Isso é bem normal e faz parte do envolvimento de uma marca com o esporte.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 15/04/2010, 2:02 pm
  9. Olá amigo, trabalho na oficina dos bits uma das maiores lojas de hardware do Brasil: http://www.oficinadosbits.com.br e estou aqui para lhe oferecer patrocinio, fazer com que o seu blog se transforme em um site de grande sucesso e você possa ganhar dinheiro e muitos prêmios, sem nenhum custo para você, tudo isso em troca de um banner, caso tenha interesse favor entrar em contato ou pelo e-mail descrito acima ou pelo MSN: phbrito@widowslive.com

    Atenciosamente,
    Pedro Brito.

    Publicado por Pedro Brito | 15/04/2010, 2:20 pm
  10. O Pedro Brito quer colocar um banner no F1 Around sem nenhum custo para você, Becken. Que beleza!

    Publicado por Alfred Newman | 15/04/2010, 2:35 pm
  11. Sirlan, perto de você todos nós devemos ser esponjas a absorver todo o conhecimento que emana de seu ser!

    Valeu rapaiz!

    Abraço.

    Publicado por Iomau | 15/04/2010, 2:44 pm
  12. Boa noite caro Becken.

    Gostei da oferta do Pedro Brito, aceita meu amigo Becken.

    Becken voce merece, isto é fruto de muito trabalho cara..

    Publicado por Edgas Mutute | 15/04/2010, 2:47 pm
  13. O Kubica será piloto da Ferrari em 2011. A Ferrari merece dois pilotos de verdade. O Kubica é um ótimo piloto!

    Publicado por Colorado | 15/04/2010, 2:59 pm
  14. Caramba,

    nesse site quer colocar um banner sem custo para o Becken no blog dele, tem a solução para os motores da Ferrari:

    http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=6786&id=1

    tá até na versão 10 também.. vai dar certinho..

    Publicado por Felipinho | 15/04/2010, 3:03 pm
  15. Ahahaha… ótima, Felipinho!!!

    Publicado por Becken Lima | 15/04/2010, 3:21 pm
  16. Iomau,

    Aqui eu aprendo muito.

    Com certeza eu sou uma esponja absorvendo conhecimentos e pontos de vistas de pessoas que tem a mesma paixão que tenho : O Automobilismo.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 15/04/2010, 4:06 pm
  17. kph? que unidade é essa?

    Não seria Km/h?

    Publicado por Thiago | 15/04/2010, 5:46 pm
  18. Thiago

    O Becken deu uma Inglesada na unidade :D

    Publicado por Alex-Ctba | 15/04/2010, 5:57 pm
  19. “A Indy vem aumentando o número de circuitos mistos. A idéia talvez seja dexar os ovais mais para a NASCAR.”

    Não, Iomau. A tendência é fazer um calendário como era o da Indy antes do racha IRL-CART: metade circuitos mistos, metade ovais.

    Antes de adotar a pintura da F1, a KV/Lotus chegou a utilizar aquela belíssima pintura preto e dourada dos carros sob o patrocínio da John Players (sem o patrocínio). O máio Moraes correu com um carro desses na corrida de São Paulo. Pena que não durou muito….

    Publicado por Vitor, o de Recife | 15/04/2010, 7:09 pm
  20. Eita.. máio é cruel… Mário Moraes

    Publicado por Vitor, o de Recife | 15/04/2010, 7:10 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: