//
você está lendo...
ARTIGOS

Schumacher impedindo Rosberg de ver sua telemetria?

É o que está afirmando hoje à noite o diário finlandês Turun Sonomat. A história parece fofoca no melhor estilo Fábio Seixas do UOL e é bom manter o pé atrás, mas isso é o que garante o “insider” Luis Vasconcelos ao conversar com fontes de dentro da equipe.

Segundo o “insider,” o canal de comunicação estabelecido entre Nico e Michael no momento restringe-se apenas à mínima troca de detalhes nas reuniões técnicas pós-atividades em pistas.

O ápice do azedume veio na sexta-feira de treinos livres para o GP da Austrália, quando o heptacampeão impediu o staff de Nico de ver os dados de telemetria do seu carro — a troca de dados era prática comum durante todo o tempo em que Jenson Button e Rubens Barrichello dividiram a Honda e posteriormente a Brawn em 2009.

A crença dentro da equipe — que não perpassa para a atmosfera pública — é que Michael anda desapontado com a incapacidade de a Mercedes lhe oferecer um carro que beneficie o seu estilo de pilotagem, excessivamente dependente de “grip” frontal.

Nico vem dado um enorme trabalho a Schumacher, que ainda não foi capaz de dominar as deficiências do W-01 a seu favor. Das três primeiras provas de 2010, Schumacher não andou à frente de Nico em nenhuma, tanto em ritmo de classificação quanto em ritmo de corrida.

Discussão

33 comentários sobre “Schumacher impedindo Rosberg de ver sua telemetria?

  1. É o velho Schummi de volta… ou o de sempre!

    Óbvio, se isso for verdade…

    Publicado por Julio Cezar Kronbauer | 15/04/2010, 9:47 pm
  2. desesperação!! nico é uma estrela em ascenção, e Schumi nunca pode conviver com um colega de equipe que não fosse escudeiro

    Publicado por F1ALC | 15/04/2010, 9:51 pm
  3. Fiel escudeiro, F1ALC ? Estou aqui.

    Publicado por Rubens Barrichello | 15/04/2010, 10:41 pm
  4. Perdoem minha ignorância, mas um piloto pode fazer isso? A obtenção de dados da telemetria do carro não é algo de extrema importância para a equipe como um todo? Na verdade eu nem sabia que existia um staff para cada piloto dentro de uma equipe.

    Mas de qualquer forma, se é que isso seja verdade, o que falta é o Ross Brawn colocar ordem na casa.

    Publicado por Moisés Carvalho | 15/04/2010, 10:46 pm
  5. Normal.

    Quem acompanhou as matérias do último “Desafio das Estrelas” de kart ouviu do mecânico sorteado para cuidar o carro do Schumi que ele não abre nada. Ninguém imagina a pressão de pneu que ele usa. Porque faz questão de fazer todo o setup sozinho para não passar nenhuma informação.

    Ninguém é heptacampeão de F1 sendo bonzinho com os adversários, principalmente com o inimigo que mora em casa. Imagina então agora que ele está apanhando de moleque.

    Publicado por Mauro Brisola | 15/04/2010, 11:47 pm
  6. Se tiver fazendo esta no seu direito ora pois,
    O Rosberg tem o Jock Clear de engennheiro e jah tem seus anos de
    F1.
    O problema eh como se trata isso internamente
    Na equipe, se nao se perde a informacao
    Para o desempenho do carro , deixem
    Assim.

    Tomara que o Schumacher comece a ganhar
    Jah e cale a boca de muitos manes
    Que estao torcendo contra.

    Saludos

    Publicado por Fernando | 16/04/2010, 12:00 am
  7. Vcs viram o que aconteceu com o Buemi???
    Q q isso?!!!

    Publicado por Tales | 16/04/2010, 12:20 am
  8. Eu nunca vi um negócio destes, como se a suspensão houvesse sido explodida.

    A FIA tem que investigar seriamente por que pareceu um problema estrutural na suspensão.

    Publicado por Becken Lima | 16/04/2010, 12:24 am
  9. Como se diz por aqui: fiquei embasbacado!
    Foi realmente impressionante.
    Acabaram de mostrar o Buemi nos boxes: ele não parece estar nada satisfeito.
    Por outro lado o Alguersuari até que foi bem.

    Publicado por Tales | 16/04/2010, 12:36 am
  10. Já no caso do Alonso … eu já ví um negócio destes: motori Ferrari partito. Não é de fibra de carbono mas também explode.

    Publicado por Mauro Brisola | 16/04/2010, 12:38 am
  11. Becken,

    vc foi bem rápido com o vídeo!
    Quebrou o lado direito primeiro e o esquerdo veio de lambuja ou foi simultâneo?
    Esse assunto merece um artigo.

    Mudando de assunto (que também merece um artigo):
    Viram as “novidades” nos carros de Alonso e Schumacher?

    Fui, hoje só amanhã…boa noite.

    Tales

    Publicado por Tales | 16/04/2010, 12:46 am
  12. Assustador essa “explosão” da suspensão do carro do Buemi. Me parece que as duas rodas se soltaram ao mesmo tempo, não foi? Falha estrutural seríssima. Ao passar na lombada e ainda freiando os eixos não aguentaram.

    O Alonso tá precisando de um banho de sal bem grosso. E a escuderia tem que fazer algo, mais do que urgente, senão, adeus campeonatos.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 16/04/2010, 12:51 am
  13. Nada mais normal, embora um tanto antipático esse tipo de atitude é comum em diversas áreas profissionais.
    Um chef de cozinha, por exemplo, dá a receita mas não conta o “segredo”.
    Cada um que se vire pra chegar ao resultado desejado.

    Agora imagine isso num ambiente de competição?

    No caso da Mercedes eu penso que Rosberg não está perdendo muito. :-)

    Publicado por Beatle Ed | 16/04/2010, 12:51 am
  14. Bom, obviamente estava me referindo ao assunto principal e não ao absurdo acidente de Buemi. Como estou num lugar onde a rede é bem lenta, demorei muito pra ver o vídeo mas tô chocado de ver a suspensão quebrando como um graveto!
    Sorte não ter acontecido algo de grave com o piloto ou espectador, os pneus voaram longe!
    Achei que já tinha visto tudo depois da “mola assassina” mas isso foi de arrepiar!

    Publicado por Beatle Ed | 16/04/2010, 1:14 am
  15. Engraçado é ver pilotos estrelas e que sempre foram os escolhidos de suas equipes, tomando pau este ano de Massa e Nico!!!Este ano ta demais!!!É so terem igualdade de equipamento e tratamento que tudo fica diferente né!!!Vai saber pq, afinal até Senna vetou um grande piloto na sua epoca de Lotus!!!

    Publicado por Sheldon | 16/04/2010, 1:16 am
  16. Nico se diz “feliz” em trabalhar com Michael:

    In general you would get a wrong impression of him,” said Rosberg about what his research had told him pre-season about driving alongside Schumacher. “Getting into it you would have a negative impression of him and that being a team-mate to him would not be good, but it is not really the case. I have been positively surprised.

    “It is still going to be very challenging against him and for sure it is not going to continue as it has now, that is clear. But generally I have been positively surprised because I heard so many bad things.”

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/82895

    Publicado por Becken Lima | 16/04/2010, 1:25 am
  17. Quando esta vencendo tudo é otimo e maravilhoso!!!Mas o Nico, algo que notei, é o mais regular até agora da temporada!!Sua linha de desempenho é a mais reta de todas!!!Ele esta fazendo um grande campeonato, acho que é ele quem vai lutar pelo titulo se a Mercedes reagir a tempo!!!

    Publicado por Sheldon | 16/04/2010, 1:44 am
  18. Vídeo
    No tempo 0:41 uma peça se solta do carro, atrás da asa traseira. No 0:45 vem o resto.

    Publicado por Anselmo Coyote | 16/04/2010, 2:16 am
  19. Acho que não Anselmo, aquilo parece ser uma mancha do asfalto. Se vc reparar bem ela está à frente do carro + – em 0:34.

    É preciso um video de melhor qualidade pra avaliar corretamente mas de qualquer forma foi bizarro.

    Acho que foi na última prova o Kobayashi que perdeu sua asa dianteira duas vezes no fim de semana.

    Na minha opinião isso é resultado dessa política hipócrita de impedir as equipes de testar durante a temporada.
    Não há razão real pra que isso aconteça!

    Publicado por Beatle Ed | 16/04/2010, 3:51 am
  20. Os comentários são que a Mercedes já estaria fazendo um carro B; alguém duvida que será um carro adaptado à pilotagem do Schumacher? Já podem colocar mais um postulante ao título… e fim de festa para o Rosberg, que vai ter que suar para manter o bom desempenho.

    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    Essa explosão da suspensão da Toro Rosso é falha estrutural mais assustadora que já vi na F1 moderna. Há alguns anos houve um problema com os aerofólios da Sauber em Interlagos e a equipe, por precaução, decidiu não participar do GP. Vamos ver a atitude tomada pela equipe e pela FIA.

    Teria sido uma modificação que tenha iunfluenciado no bom desempenho da equipe na Malásia?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 16/04/2010, 8:46 am
  21. Quem tá precisando ver a telemetria do Rosberg é o Shumacher!

    Publicado por Daniel Lima | 16/04/2010, 8:53 am
  22. A equipe ao admitir o Shumi, já sabia que iria enfrentar essa postura da velha raposa.
    O clima irá esquentar bem mais! Tem muita grana e orgulho em jogo, algo além do que mostram as manchetes.
    É como convivência de político.

    Publicado por Walter Luz | 16/04/2010, 9:14 am
  23. “Eu nunca vi um negócio destes, como se a suspensão houvesse sido explodida.
    A FIA tem que investigar seriamente por que pareceu um problema estrutural na suspensão”

    Becken, ainda não vi o vídeo, pq aqui na empresa é bloqueado, mas pela sua descrição, será q não tem haver com o tal suspeita de gás utilizado no cilindro da suspensão para regular a altura entre qualifying e corrida. Sistema q suspeitam na Red Bull e talvez a STR não teve a mesma competência da matriz ?

    Viajei ?

    Publicado por Alex-Ctba | 16/04/2010, 9:49 am
  24. Dick Vigarista vai começar a jogar molas na pista pra ver se acerta o Nico.

    Aprendeu com um amigo de longa data.

    Publicado por Alfred Newman | 16/04/2010, 11:40 am
  25. Alfred Newman este amigo seria…..o Senna??? (Ayrton, lógico, pois o outro duvido que consiga chegar ao meio da temporada, é fraco tecnicamente e de braço, só tá lá pelo nome e pressão de alguém…)

    Publicado por Fernando Kesnault | 16/04/2010, 2:39 pm
  26. Em primeiro lugar, acho que o mais importante aqui é falar que… como finlandês é estranho! Essas declinações de nomes próprios, como Schumacherilla, Australiassa e Brawnin assustam demais. Por isso eu me concentro nas línguas latinas.

    Mas enfim, pode ser boato, mas a fonte tem nome e sobrenome, e tudo isso faz bastante sentido. Difícil de julgar até que ponto o problema de Schumacher é a tendência ao understeer, já que durante a sua carreira ele já enfrentou algumas mudanças de regulamento do tipo (1993, 1998) sem parecer ter sofrido tanto para se adaptar.

    Como de costume, só será possível julgar melhor a questão no futuro.

    Publicado por Daniel Médici | 16/04/2010, 3:46 pm
  27. Já que o tema está quente:

    -A diferença de tempos para o Rosberg está diminuindo (ou não?)

    -Em quantas provas as performances serão equivalentes? (E daí a vida do Nico vai começar a mudar um pouco)

    Publicado por Mauro Brisola | 16/04/2010, 3:51 pm
  28. Mercedes Contrata:

    MUTLEY

    Para início imediato.

    Publicado por Nelson (fernando-ric) | 16/04/2010, 4:27 pm
  29. Ja ja o Schumi vai conseguir desenvolver um carro com o seu estilo de pilotagem e aí sim ele vai mostrar pra essa turma porque que ele é 7 vezes campeão do mundo.
    Ele é o melhor.

    Publicado por Fábio | 16/04/2010, 5:18 pm
  30. – Shumi sempre Shumi.

    Publicado por Felipe F. | 16/04/2010, 7:26 pm
  31. Rosberg vai crescer muito ainda :)… esse alemães tão dominando a f1.
    Vettel nem se fala…

    Publicado por maveco69 | 16/04/2010, 7:48 pm
  32. Piloto que é bom pilota qualquer carro. Sem essa de que tem que fazer carro adaptado ao estilo. E se os carros säo iguais, tà ruim para o Nico também. Ele está mostrando por enquanto que näo precisa copiar setup de ninguém. Aliás o Nico esta mostrando uma bela pilotagem desde o ano passado e o vovo MICOél nunca foi um grande acertador de carros. Vivia copiando setup’s do Rubens na Ferrari, principalmente em pistas travadas.

    Publicado por Vinicio | 17/04/2010, 12:08 pm
  33. Depois da classificação de hoje me pergunto se o motivo para Schumi esconder sua telemetria não seria vergonha. kkk

    Sempre admirei a pilotagem cirúrgica dele mas agora, a cada pau que ele leva do Nico, começo a inclinar-me para a tese da idade avançada. Apesar de que, antes do começo do campeonato, acreditava que ele ia andar muito.

    Esperemos mais algumas provas para o veredicto.

    Publicado por Mauro Brisola | 17/04/2010, 12:18 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: