//
você está lendo...
ARTIGOS

Asas Duto de Ferrari e Mercedes

Discussão

33 comentários sobre “Asas Duto de Ferrari e Mercedes

  1. Dá p/fechar com os joelhos?

    Publicado por Anselmo Coyote | 16/04/2010, 3:01 am
  2. Agora veremos se a turma de maranelo fez a cópia tão boa quanto a original.

    Publicado por iDavid | 16/04/2010, 3:11 am
  3. Dá p/fechar com os joelhos?

    Duvido..

    Publicado por Becken Lima | 16/04/2010, 3:12 am
  4. Interessante, se não pode utilizar os joelhos, então provavelmente seria algum botão ou alavanca. No caso de uma alavanca eu acredito que ainda seria um processo mecanico, mas e se for um botão? Ou ele so infringiria a regra se for totalmente automatizado?

    Publicado por iDavid | 16/04/2010, 3:22 am
  5. Esse Duto da Mercedez foi mto bem bolado !!!! Eu não imaginava que poderia ser feito assim. Ponto pro Ross Brawn.

    Agora tem que ver se funciona…

    Publicado por iDavid | 16/04/2010, 3:27 am
  6. Boas Becken,
    Dá para dar i link das fotos? Não se consegue perceber muito bem.

    Publicado por Jonas | 16/04/2010, 5:09 am
  7. Com certeza isso vai ajudar a ferrari a andar na ponta na China…

    – No Bahrein, a Ferrari foi muito mais rapida q a mclaren
    – Na Australia, ALonso teve problema na largada com o Button e foi parar em ultimo (chegando em 4º)
    – Na Malasia, ALem do Problema no cambio do Alonso, Massa chegou colado no Hamilton

    Ou seja: numa corrida normal (como no Bahrein) a ferrari é superior…

    Publicado por Dennis | 16/04/2010, 5:18 am
  8. Dennis, o que você chama de mais rápida?

    Em TODOS os circuitos, a McLaren foi superior nos Speed Trap e em velocidade final, TODOS.

    Publicado por Will | 16/04/2010, 8:10 am
  9. Confesso que não entendi nada o duto da Mercedes.

    Publicado por Alfred Newman | 16/04/2010, 8:31 am
  10. Assim como Alfred Newman, não entendi a asa duto da Mercedes.
    É um desging muito diferente, confesso que não entendi o procedimento dela.

    Publicado por Alcides Araújo | 16/04/2010, 8:45 am
  11. Tô com o Newman…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 16/04/2010, 8:49 am
  12. Como a Mercedez não usa a famosa barbatana de tubarão, o duto dela sobe pelo suporte do aerofólio, e “cai” sobre a asa pelo dispositivo que vimos.. bem bolado, para quem não quer usar a barbatana.

    Publicado por Felipinho | 16/04/2010, 9:14 am
  13. Enquanto as outras equipes se esforçam para entender o F-Duct, a Mclaren trata de aperfeiçoar o seu:

    Publicado por Leandro Magno | 16/04/2010, 9:16 am
  14. Eu não entendi foi nenhum dos dois. O da Ferrari muito mesmo.
    Como é que vão fechar a passagem se nem pelo cockpit o tudo não parece passar?

    Publicado por Bruno Said | 16/04/2010, 10:01 am
  15. Olha aí a imagem ampliada do duto da Ferrari:

    Publicado por Bruno Said | 16/04/2010, 10:09 am
  16. Acho que o da Ferrari não é “seletivo” igual o da McLaren (joelho do piloto)

    Em altas velocidades, entra muito ar, logo o efeito “stoll” é grande

    Em menor velocidade, o duto continua aberto e o ar continua fluindo, mas como é em menor quantidade não tem tanto efeito.

    Publicado por Alfred Newman | 16/04/2010, 10:10 am
  17. Se bem que, alguém tem certeza do esquema “joelho do piloto” na McLaren?

    Publicado por Alfred Newman | 16/04/2010, 10:14 am
  18. “Dá p/fechar com os joelhos?”

    Segundo o Alonso o dispositivo ainda não está completo, já que a entrada do ar se dá pela barbatana próximo a cabeça do piloto, e como não foi adicionado nenhum dispositivo no cockpit, não teria como o piloto interagir com a passagem ou não do ar. Pelo visto estão somente avaliando o resultado do efeito do duto na asa. Dispositivo completo só para Barcelona.

    Publicado por Felipinho | 16/04/2010, 10:40 am
  19. Na prática, a versão da mcLaren foi feita como as bugingangas do 007: disfarçada, com a ‘desculpa’ de que era um duto para ventilação do cockpit.

    Com a ‘concordância’ da FIA e o ‘ctrl+c’ ‘ctrl+v’ liberado, as ‘asas duto’ estão mais escancaradas. Possivelmente, a McLaren pode mudar a sua também, tornando o mecanismo de uso mais simples.

    Publicado por Will | 16/04/2010, 10:43 am
  20. Uma questão, a Mercedes não quis mudar o conceito do W01 (sem barbatana), já a Ferrari (que apesar de ter testado com barbatana algumas vezes, optou por manter o F10 sem a dita cuja) parece abrir mão do ‘formato’ do seu carro. Haveria alguma perda de performance a ser compensada pelo uso do duto na equipe vermelha?

    Publicado por Will | 16/04/2010, 10:45 am
  21. Will,

    se não me engano a Ferrari já tem corrida com a barbatana. O que eles fizeram foi apenas adapatar a asa duto.

    Alguém reparou que na imagem ampliada que o Bruno Said enviou a entrada do duto parece estar fechada?

    Tales

    Publicado por Tales | 16/04/2010, 11:44 am
  22. Tales, realmente não lembro se no Bahrein, na Autrália ou na Malásia a Ferrari usou (acho que não). Nos testes de inverno com certeza usaram, isso eu lembro. Por isso acho que a opção por não usar deve ter sido baseada em uma maior eficiência aerodinâmica no F10 sem a barbatana (mas é pura teoria de um anti-Ferrari).

    Realmente, eu não tinha visto a ‘tampinha’ no duto da Ferrari.

    Publicado por Will | 16/04/2010, 11:54 am
  23. ops. “já tem corrido”

    Publicado por Tales | 16/04/2010, 11:55 am
  24. Oops… “já tem corrido”

    Publicado por Tales | 16/04/2010, 12:02 pm
  25. Will.

    A Ferrari usou nas três corridas a barbatana. Veja as fotos no http://www.gpupdate.net

    Speed Trap de ontém atesta o que andei falando ontem.

    316 km – Massa
    308 km – Button

    A Mclaren carregou mais asa que as demais equipes e equilibrou o conjunto do carro no miolo dos circuito da China. Assim mostra que a asa não é só pra ganhar na reta mas também para equilibrar o carro.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/04/2010, 12:02 pm
  26. Apenas ratificando que esse Speed Trap foi da primeira sessão.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/04/2010, 12:08 pm
  27. O Alonso saiu pra pista com a F-duct fechada, acredito que ele faria algumas voltas assim, pra depois usar com o duto aberto, podendo então comparar as performances. Só que a Ferrari não contava com o estouro do motor do espanhol.

    Publicado por André Távora | 16/04/2010, 12:14 pm
  28. Claudemir, você está certo – estou misturando alhos com bugalhos.

    Publicado por Will | 16/04/2010, 1:12 pm
  29. Outra imagem do F-Duct da Ferrari:

    duct

    PS: Becken coloca o código html, que nunca funciona quando eu posto aqui. :(

    Publicado por Willian | 16/04/2010, 1:40 pm
  30. Ah, uma coisa.

    Não sei se o pessoal aqui se interessa, mas o Alexandre Carvalho, do @almanaquedaf1, disponibilizou no Twitter a AutoSport dessa semana para download. Segue o link para quem quiser:

    http://migre.me/x2YK

    Publicado por Willian | 16/04/2010, 1:43 pm
  31. Alguém reparou que na imagem ampliada que o Bruno Said enviou a entrada do duto parece estar fechada?

    Segundo o Felipe Massa, o Alonso saiu com o F-Duct, mas não era o sistema pronto, apenas um teste. Então eles tiraram logo depois “porque não dava para continuar”.

    Publicado por Willian | 16/04/2010, 4:05 pm
  32. Willian

    a explicação do André é mais plausível para esta pergunta…

    faz-se uma (ou duas) voltas com o duto fechado, armazena-se as informações, depois roda com o duto aberto e compara os dados para verificar o real ganho da asa-duto, lembrando que somente as informações de reta, pois o duto aberto nas curvas prejudicaria o downforce.

    O que o Felipe e o Alonso disseram é que o dispositivo ainda não está completo, portanto é apenas uma avaliação para ver o ganho proporcionado, não havendo porque, após a coleta dos dados, continuar rodando com o mesmo, já que não traria ganho efetivo nos tempos de volta.

    Publicado por Felipinho | 16/04/2010, 4:45 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: