//
você está lendo...
ARTIGOS

Na China, mais uma pole para Vettel

IMAGEM: Ferrari/Divulgação — Se chover, o espanhol é uma boa aposta para a prova amanhã

No geral, a pole position de Sebastian Vettel para o GP da China foi previsível. Quem assistiu toda a classificação talvez tenha se surpreendido com o forte ritmo de Lewis Hamilton perpassando do Q1 ao Q2, mas na hora do “vamo vê” foi Vettel quem saiu com a pole em baixo do braço.

A repentina queda de performance da McLaren foi o tema pós-classificação. Com mais de 80% de possibilidade de chuva amanhã, há muita conversa a respeito do que a equipe anda projetando em seu “set up” para a corrida — o que pode ter afetado seu Q3. A sugestão tem fundamento na pista deixada por Jenson Button em entrevista para a BBC na pós classificação, afirmando que a equipe está preparada para a chuva — seguindo a Toro Rosso, confessamente em configuração de chuva já na classificação.

Para bater Lewis, Jenson calçou pneus macios usados — algo que facilitou o aquecimento dos compostos — o que se provou uma sensível vantagem na classificação sob baixa temperatura. Mas até onde isso pode comprometer sua performance se por ventura tivermos uma primeira perna de corrida sobre asfalto seco?

Se tivéssemos que nomear a estrela da classificação hoje, talvez Nico Rosberg fosse o homem. O filho do velho Keke impôs a abismal diferença de 7 décimos na lenda viva Schumacher — uma das maiores até agora nesta temporada — além de enfiar a sua Mercedes no “Top 4” à frente das “esquisitas” McLarens.

Já Alonso, confirmou o que se pressentia ao longo do final de semana, deixando Massa mais de dois décimos para trás, o que penalizou o brasileiro com a sétima posição, três carros atrás do bicampeão. Mais do que nunca Felipe precisará de outra “largada mágica” para fazer o pêndulo da corrida balançar a seu favor.

Com a possibilidade de chuva chegando a 85% durante a tarde de domingo em Xangai, arriscar prognósticos é sempre um risco, mas estou curioso para ver até onde a imbatível classificadora Red Bull é capaz de resistir a uma investida de Alonso em ritmo de corrida e sob chuva.

Vettel é dinheiro fácil, mas considerando-se a imprevisibilidade climática, Alonso parece uma boa aposta.

Classificação

Pos. Piloto Equipe Q1 Q2 Q3
1 5 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1′36.317 1′35.280 1′34.558
2 6 Mark Webber Red Bull-Renault 1′35.978 1′35.100 1′34.806
3 8 Fernando Alonso Ferrari 1′35.987 1′35.235 1′34.913
4 4 Nico Rosberg Mercedes 1′35.952 1′35.134 1′34.923
5 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 1′36.122 1′35.443 1′34.979
6 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1′35.641 1′34.928 1′35.034
7 7 Felipe Massa Ferrari 1′36.076 1′35.290 1′35.180
8 11 Robert Kubica Renault 1′36.348 1′35.550 1′35.364
9 3 Michael Schumacher Mercedes 1′36.484 1′35.715 1′35.646
10 14 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1′36.671 1′35.665 1′35.963
11 9 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1′36.664 1′35.748
12 17 Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1′36.618 1′36.047
13 16 Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1′36.844 1′36.149
14 12 Vitaly Petrov Renault 1′37.031 1′36.311
15 23 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1′37.044 1′36.422
16 10 Nico Hülkenberg Williams-Cosworth 1′37.049 1′36.647
17 22 Pedro de la Rosa Sauber-Ferrari 1′37.050 1′37.020
18 15 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 1′37.161
19 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 1′39.278
20 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 1′39.399
21 19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 1′39.520
22 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 1′39.783
23 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 1′40.469
24 20 Karun Chandhok HRT-Cosworth 1′40.578

Discussão

64 comentários sobre “Na China, mais uma pole para Vettel

  1. E o Hamilton dá claras mostras que neste ano é leão-de-treino-livre.
    Destaca-se quando tudo não vale nada, mas na hora da vera leva pau do Button e larga atrás.

    Publicado por Jayme | 17/04/2010, 10:08 am
    • Meu Caro Jayme, esse upsilon não engana, vc é mesmo um Sir para não dizer Lord disse tudo numa frase, catalogou a vida de um individuo em oito palavras..

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 17/04/2010, 11:03 am
  2. Alguém esperava alguma coisa diferente? Eu não.

    Publicado por Daniel Gomes | 17/04/2010, 10:34 am
    • É verdade. Essa foi a classificação masi previsível do ano, mas acho que tem muita gente já preparada para chuva amanhã, então a corrida promete…

      Publicado por Becken Lima | 17/04/2010, 11:29 am
    • Sinceramente, não acho que o Hamilton largar em 6° num fim de semana onde a McLaren aparentava estar bem, seja tão previsível assim…

      Enfim, devemos ter uma boa disputa amanhã! Estou ansioso pela largada.

      Vettel – Alonso – Button – Massa – Schumacher
      Webber – Rosberg – Hamilton – Kubica – Sutil

      Kubica atacando o Hamilton é algo que eu quero ver. ;-)

      Publicado por Willian | 17/04/2010, 1:48 pm
  3. puxa, eu não achei a classificação previsível, não. o hamilton estava muitíssimo rápido desde os testes até a Q2. só na Q3 as red bull mostraram quem era melhor.

    se eu tivesse que colocar dinheiro, teria apostado no hamilton.

    além disso, a ferrari está meio claudicante; a terceira posição do alonso foi conseguida no braço. tirou “água de pedra”, como diria o galvão bueno.

    e a mercedes, que já é quase a 2ª força. não fosse o asturiano, nico pegaria tranquilo a P3.

    enfim, achei a classificação bem pouco previsível.

    Publicado por andre melo | 17/04/2010, 11:41 am
  4. totalmente previsível mesmo essa classificação o mais difícil foi aguenta o galvão o cara chato, não tem mais como suporta ele, passo a classificação inteira malhando o Schumacher, tudo bem que ele esta andando um pouco abaixo do esperado mas tem mais 23 carros no grid para se falar e nada quando galvão pega pra fala de um parece que os outros desaparecem.

    Publicado por kansei | 17/04/2010, 11:49 am
    • Kansei,
      Olha o que escrevi comentando um post da semana passada (Por quê a Globo odeia o Hamilton)

      Na minha opinião a Rede Globo operar num nível assim tão baixo não faz a menor diferença. Estou acostumado e tenho dois ouvidos – uma para entrar e outro para sair. Se tenho alternativa, busco outro canal. Senão, assisto lá mesmo. Faria enorme diferença para mim se ela, de repente, começasse a fazer o certo.

      Sugiro aos colegas que ainda não observaram que passem a fazê-lo nas transmissões esportivas levadas a cabo por esse senhor (Galvão Bueno). Ele sempre elege, desde o início, o bode expiatório que será alvo de todas as suas investidas. No futebol já vi esse eleito ser um jogador, um árbitro, um ou mais bandeirinhas e até mesmo o gandula.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 17/04/2010, 12:15 pm
  5. Muito legal o treino, deu para avaliar as forças:

    RBR > Alonso / McLaren / Rosberg >Massa > Schumacher > Kubica > Sutil.

    ps.: o Button definitivamente ganhou meu respeito como piloto, suplantar o Hamilton com o MP4-25 foi fenomenal.

    ps2.: como o Seb Vettel é rápido, lindo de ver!!!

    ps3.: não dá para peder a corrida ao vivo!

    Publicado por Will | 17/04/2010, 12:05 pm
  6. Olá,

    Uma pergunta, pq o site oficial da Transmissão oficial aqui no Brasil, pra justificar que o massa vai largar bem atráz de seu companheiro simplesmente diz q ele errou?

    Errar é humano ou um piloto de uma scuderia igual a Ferrari com um salario monstruoso poderia se dar ao luxo de errar na hora H de um treino classificatorio?

    fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1572304-15011,00-MASSA+LAMENTA+ERRO+NO+TREINO+VOLTA+FOI+BOA+ATE+A+ULTIMA+CURVA.html

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 17/04/2010, 12:13 pm
    • Eu não condenaria o Felipe, Anderson. O Alonso confessou ter errado no Q3 do Bahrein, então zero a zero…

      Publicado por Becken Lima | 17/04/2010, 12:21 pm
  7. “RBR > Alonso / McLaren / Rosberg >Massa > Schumacher > Kubica > Sutil.”

    Que p*rra é isso?

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/04/2010, 12:33 pm
  8. Olá becken,

    Não estou condenando ninguem. Os tempos são feitos assim mesmo, quem erra menos sai na frente, e erros significam milessimos a mais e a menos e posiçõs. Só acho ridiculo justificar que ele vai sair bem atraz dizendo q errou. Pq não dizem que não foi uma volta perfeita, ou não foi uma boa volta? aposto que o Vettel tb errou, pq afinal não existe volta perfeita.

    O hamilton por ex, pra justificar que vai sair atraz do Button, ele disse que errou? Não ele pos a culpa no carro: “‘Não dava para fazer muito'”, o carro dele tava saindo muito de traseira, será que consertam até a corrida ?

    fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1572310-15011,00-DECEPCIONADO+HAMILTON+LAMENTA+FALTA+DE+EQUILIBRIO+NAO+DAVA+PARA+FAZER+MUITO.html

    Deixando as culpas e desculpas de lado. Acho q se chover, os que sairem atraz podem surpreender …, talvez até o shumi chegue la na frente.

    Já ia me esquecendo, se a corrida começar no seco e a chuva vier com a corrida em movimento, será que o Button vai apostar numa troca de pneus prematuramente igual ele fez qdo ganhou a sua corrida? se outro fizer acho q leva vantagem. A chance de chover está mesmo em 50% ?

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 17/04/2010, 12:52 pm
    • Anderson – a previsão é de 85% de chuva durante o dia, com as condições deteriorando ao longo do meio dia em diante…

      Publicado por Becken Lima | 17/04/2010, 1:32 pm
  9. Libera eu ai tio Becken…

    Akismet 10 x 0 Felipinho

    Publicado por Felipinho | 17/04/2010, 12:58 pm
  10. O Galvão fica falando besteira, dizendo que a pole estava na mão do Hamilton o treino todo. Esse papo da McLaren com esse F-Duct também me parece a maior lorota. Esse furo no chassi não ajuda tanto assim…

    Publicado por Ylan Marcel | 17/04/2010, 1:27 pm
  11. EUREKA!!!!!!!!!!!!

    ““‘Não dava para fazer muito’”, o carro dele (hAMILTON) tava saindo muito de traseira, será que consertam até a corrida ?”

    Não, pelo amor de Deus, não. Não consertem!!!!

    Façamos o seguinte: trocamos na ‘oreia’ o carro do Hamilton pelo do Schumacher e eles vão fazer dobradinhas em todas as corridas. Ah… se quiserem trocar só o monocoque, tudo bem, afinal os motores são os mesmos.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/04/2010, 1:32 pm
  12. Anderson Dorneles,

    desculpe no caso do Felipe, mas assumir o próprio erro é mais ético e edificante do que jogar a culpa toda no carro, até porque seu companheiro se classificou bem.

    sorry!

    Publicado por Felipinho | 17/04/2010, 1:36 pm
  13. Q3, não Q1… O que aconteceu com McLaren?

    Publicado por Alexandre gomes | 17/04/2010, 1:37 pm
  14. Parece que a Michelin já achou um concorrente para 2011:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/82982

    quem arrisca?

    Publicado por Felipinho | 17/04/2010, 1:39 pm
  15. tomara que lote a caixa de bloqueados do “ASKO”met e ele exploda…

    Publicado por Felipinho | 17/04/2010, 1:41 pm
  16. Coyote, pensei a mesma coisa na hora!!!! A Mercedez podia fazer uma pressão para que a Mclaren forneça os parâmetros para que o carro saia de traseira não???!!!

    Publicado por luiz carlos | 17/04/2010, 2:05 pm
  17. Felipinho, falta ver se a FIA vai optar pela volta da guerra dos pneus (condição imposta pela Michelin) ou continua pela campanha de contenção de custos.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 17/04/2010, 2:08 pm
  18. Se a McLaren ajustou os carros para chuva, pode ter dado o pulo do gato novamente. Tentar equilibrar a disputa com a Red Bull na base do “gamble” enquanto não alcança o mesmo nível do RB6 parece ser a saída no momento.

    Concordo com o Felipinho, o Massa foi sincero e assumiu o erro. Ainda assim ficou a 0,267 do Alonso o q significou largar 4 posições atrás. Se acertasse a volta, poderia largar na segunda fila. Legal foi na entrevista o Carlos Gil perguntando da superioridade da “RBR” e o Massa enchendo a boca e falando RED BULL hehehehe.

    KubiTZa novamente tirando “agua de pedra” e confirma a ótima fase, assim como o Sutil. E a briga pelo Q3 tirando o G4, se encaminha para ficar entre o polaco, Sutil e o Barrica.

    Agora o queixada tomar 7 décimos do Rosberguinho foi feio. Espero q amanhã com uma possível chuva ele possa terminar a frente do companheiro pra acalmar um pouco a pressão da mídia, já q pela equipe parece q não há pressão alguma. Se o carro ajudar e ninguém acertar ele na largada, vamos ver se a experiência ajuda em Xangai.

    Todos contra o Vettel para ele não disparar na tabela e uma ótima corrida para todos nós.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 2:08 pm
    • Agua de pedra?
      As melhores aguas do Mundo FINÉ, japonesa; Perrier, francesa ( essa nem preciso dizer) Voss norueguesa que se extrai de glaciar, pedra de gelo..apesar deles dizerem que é artesiana, embora possa ser as duas coisas…As aguas, dizia, saem da pedra que é o melhor filtro, a publicidade da Perrier até falava que demorava 400 anos a sair para evidenciar a pureza que esse filtro ( a magma granítica ) lhe conferia por isso fica meio.. dizer que tirou agua de pedra…mas a gente ouve de tudo até carro desequilibrado e saindo detrás é Rain-Set up..já há desculpa para chegar na caixa de brita e como agua sai de pedra…

      Agora o Queixada é case-study…como diria o Nelsão aí já não é descer o pau é mesmo a Floresta Negra encima dele será que Dick tá achando que vai incorporar o Fangio e ganhar campeonato com 45? Se for será que compensa todo esse vexame que o Nico faz ele passar…

      Publicado por SennaCeccotto | 17/04/2010, 4:21 pm
    • Boa explicação SennaCeccoto. Mas essa só foi mais uma pérola do nosso locutor oficial, ou tão somente, mais uma Galvanada do Bueno.

      Em relação ao queixada, vejo q ele não tem pressão por parte da equipe, q óbvio, viu com bons olhos a volta do hepta-campeão às pistas, por todo o retorno de Mkt q isso traria e q de fato trouxe para a Mercedes.

      A pressão, acredito, é mais por parte da mídia e dos fãs, q nunca imaginariam q ELE, o Schumi, tomaria pau do imberbe Rosberg. O q quase todos ignoraram, foi o fato q o filho do Keke, foi a aposta da Mercedes desde o início, e um piloto q fez 34,5 pts ano passado com o fraco FW31, enquanto q seu companheiro não conseguiu marcar 1 mísero ponto, um piloto q conseguiu fazer DUAS ULTRAPASSAGENS em Mônaco ano passado, onde só passa quem tem “balls”, não poderia nunca ser menosprezado.

      Muitos aqui no blog decretaram “R.I.P.” enquanto os poucos comentaristas mais equilibrados recomendavam calma.

      Schumacher tem contrato para três temporadas, e portanto, toda tranquilidade para recuperar a velocidade perdida nesses três anos de inatividade em alto nível. Resta saber como vai reagir o veterano campeão, com essa situação inédita de andar sempre atrás de seu companheiro ( 0 x 4 em Qualifying e 0 x 3 em corrida ), gosto amargo q ele nunca experimentou em toda sua vitoriosa carreira.

      Abs

      Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 4:47 pm
    • Mas esse Bueno não é um meio-bobo metido a besta com vcs dizem? E está citando ele menino…

      Não perca tempo com esse tipo de … vida é curta aproveita ela para tudo menos para ouvir disso.. faz como eu quando está vendo e só ouve bobagem põe uma ópera do Wagner ou do Mozart e por aí fora ( e só tira quando vê o nome do piloto falando com o Engº) assim tem pois prazeres..

      Bem lembrada essa do filho do Keke no Mônaco mas deve ser de família o cara em 82 0u 83 fez uma demonstração à chuva com slicks que é das coisas que ganham tiffossi pra Fórmula 1

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 17/04/2010, 5:23 pm
  19. larga d’eu akismet fio do cão

    Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 2:09 pm
  20. Meu texto sobre a classificação com alguns highlights par a corrida:

    Classificação

    No geral, a pole position de Sebastian Vettel para o GP da China foi previsível. Quem assistiu toda a classificação talvez tenha se surpreendido com o forte ritmo de Lewis Hamilton perpassando do Q1 ao Q2, mas na hora do “vamo vê” foi Vettel quem saiu com a pole em baixo do braço.

    A repentina queda de performance da McLaren foi o tema pós-classificação. Com mais de 80% de possibilidade de chuva amanhã, há muita conversa a respeito do que a equipe anda projetando em seu “set up” para a corrida — o que afetou o seu Q3. A sugestão tem fundamento na pista deixada por Jenson Button em entrevista para a BBC, afirmando que a equipe está preparada para a chuva — seguindo a Toro Rosso, confessamente em configuração de chuva já na classificação.

    Para bater Lewis, Jenson calçou pneus macios usados — algo que facilitou o aquecimento dos compostos — o que se provou uma sensível vantagem na classificação sob baixa temperatura. Mas até onde isso pode comprometer sua performance se por ventura tivermos uma primeira perna de corrida sobre asfalto seco?

    Se tivéssemos que nomear a estrela da classificação hoje, talvez Nico Rosberg fosse o homem. O filho do velho Keke impôs a abismal diferença de 7 décimos na lenda viva Schumacher — uma das maiores até agora nesta temporada — além de enfiar a sua Mercedes no “Top 4” á frente das “esquisitas” McLarens.

    Já o espanhol, confirmou o que se pressentia ao longo do final de semana, deixando Massa mais de dois décimos para trás, o que penalizou o brasileiro com a sétima posição, três carros atrás do bicampeão. Mais do que nunca Felipe precisará de outra “largada mágica” para fazer o pêndulo da corrida balançar a seu favor.

    Com a possibilidade de chuva chegando a 85% durante a tarde de domingo em Xangai, arriscar prognósticos é sempre um risco, mas estou curioso para ver até onde a imbatível classificadora Red Bull é capaz de resistir a uma investida de Alonso em ritmo de corrida e sob chuva.

    Vettel é dinheiro fácil, mas considerando-se a imprevisibilidade climática, Alonso parece uma boa aposta.

    Publicado por Becken Lima | 17/04/2010, 2:19 pm
  21. Quanto ao recurso usado pela McLaren para ganhar velocidade nas retas, Massa fez elogios, mas não considerou um elemento determinante: “O duto é uma coisa muito importante, porque aumenta a velocidade de reta. Mas aqui eles fizeram um pouco o contrario, eles mantiveram o duto mas a velocidade não foi tão alta, porque eles devem ter aumentado a carga aerodinâmica. Mas é uma coisa muito positiva um duto como esse”. fonte: UOL

    Parabéns ao Claudemir por ter antecipado isso q o Massa acabou de confirmar em relação ao Duto.

    Hamilton largando de 6º ? O Show á garantido!!!!

    Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 2:43 pm
  22. Essa chuva vai dar o que falar, mas Vettel venceu o ano passado em baixo de chuva.

    A largada sob chuva vai ser sensacional, mas se não, uma perna longa para a primeira sessão pode dar a taça para o Vettel.

    ainda tem a questão de ua embolada na curva em caracol… Heheh!

    Não perco por nada.

    Publicado por Alexandre gomes | 17/04/2010, 2:50 pm
  23. Ótimos audios dos pilotos no blog do Motta: http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/

    Confiram

    Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 3:00 pm
  24. Uai, Massa! A FIA chama de a Red Bull de RBR-Renault!?!

    Publicado por Alexandre gomes | 17/04/2010, 3:05 pm
  25. Ops! não dá para evitar: x_u_p_a M-A-S-S-A!

    Publicado por wilson | 17/04/2010, 3:20 pm
    • Como sempre o Wilson aparece hoje.Amanha quando o espanhol chegar atrás do Massa(pra variar) ele some novamente.(;

      Publicado por Daniel Lima | 17/04/2010, 5:32 pm
  26. Button X Hamilton por Livio Oricchio

    ” Ele não aparece em nenhuma lista de candidatos ao título, mesmo no seu país, a Inglaterra, apesar de ser o atual campeão do mundo, Jenson Alexander Lyons Button. Antes de a temporada começar, para boa parte dos ingleses Lewis Hamilton, seu companheiro na McLaren e campeão de 2008, venceria a disputa entre ambos sem dificuldade.

    Mas depois de três etapas, quem está na frente é Button, contra a previsão britânica: terceiro no campeonato, com 35 pontos, diante de 31 de Hamilton, quarto. Felipe Massa, da Ferrari, lidera, 39. Nessa entrevista exclusiva ao Estado, Button fala primeiro do GP da China, amanhã, da luta particular com Hamilton e de seus dez anos de Fórmula 1.

    A etapa no Circuito Internacional de Xangai é a quarta do calendário. “Não tivemos até agora um carro tão rápido”, afirma Button, cheio de vontade de que hora da largada chegue logo. O GP da China será disputado em 56 voltas no veloz traçado de 5.451 metros, com largada às 4 horas (horário de Brasília) e transmissão ao vivo pela TV Globo.

    “Acredito que aqui, em condições normais, vamos estar lutando pela vitória com Red Bull e Ferrari. Sentimos menos a baixa temperatura”, comenta. A previsão meteorológica indica elevada possibilidade de chuva. E Button ganhou o GP da Austrália, segundo do ano, no asfalto molhado. Ao decidir trocar a campeã Brawn GP, atual Mercedes, pela McLaren, muita gente acreditou que Button cometeu o maio erro da vida. Teria de compartilhar a equipe com um excepcional piloto, Hamilton, e que cresceu dentro do time.

    “Nunca é fácil começar a trabalhar numa equipe onde o outro piloto já está há um bom tempo, mesmo sendo campeão do mundo”, diz Button. “Mas até agora não senti nenhuma diferença entre a atenção a Lewis (Hamilton) e eu. Pode ser que seja verdade (a preferência a Hamilton), mais para a frente, nunca se sabe.” Não deixou de manifestar se sentir um pouco atingido com a imprensa de seu país, para quem Hamilton o iria massacrar na McLaren.

    “Sim, para muitos eu teria enorme dificuldades nessa relação. Mas é sempre assim, há boas e más reportagens. Se você lê muito um dia se sente lá em baixo e no outro nas nuvens.” E como que lembrando aos críticos, Button destaca sua vitória na segunda corrida na McLaren, o que Hamilton ainda não fez este ano. “Esse resultado foi importante para mim.” E explica: “Mostrar liderança no grupo é fundamental, suas decisões são ouvidas visando o crescimento do time e eu também já fui campeão do mundo”, comenta Button.

    Parece que sua luta inicial foi vencida: demonstrar à McLaren também ser capaz de enfrentar a forte concorrência de Sebastian Vettel, da Red Bull, Felipe Massa e Fernando Alonso, Ferrari, seus maiores adversários, além de Hamilton. “Eu ainda não estou produzindo o meu máximo. O carro da McLaren é bastante diferente de tudo o que pilotei até agora, em especial os freios, mas logo eu chego lá”, garante, autoconfiate depois de ver que a situação dentro da escuderia está tomando rumo distinto da prevista por muitos na Inglaterra.

    No começo da carreira na Fórmula 1, Button pilotou para Flavio Briatore, na Benetton, em 2001. “O ano mais difícil da minha carreira na Fórmula 1.” No GP de Mônaco, Briatore afirmou à imprensa: “Jenson não pensa mais na Fórmula 1, sua preocupação agora é aquela”, apontando um iate no porto, onde estava o piloto. “Não tinha experiência com carros ruins. No ano anterior, na Williams, minha estreia, estava com 20 anos e o carro era bom, quase não precisava ajustes.”

    Ao passar para a Benetton, em razão de Frank Williams tê-lo substituído por Juan Pablo Montoya, Button era “imaturo”, como se definiu. “Não estava acostumado a trabalhar com gente que quando as coisas não vão bem te ameaça com o dedo na cara”, lembra Button, referindo-se a Briatore. “O que ele não fala é que o carro não tinha direção hidráulica e em Mônaco eu não podia ser mais veloz porque minhas mãos estavam em carne viva.”

    Giancarlo Fisichella, seu companheiro na Benetton, marcou 8 pontos no campeonato, Button, 2. “Reconheço, também, que fiquei meio fascinado com a mudança drástica e repentina na minha vida.” Em outra conversa com a imprensa, esse piloto inglês de 30 anos, simpático, gentil, de origem bastante simples, comentou: “Um ano e meio antes eu precisei comprar ingresso para assistir da arquibancada ao GP da Grã-Bretanha, quando ainda estava na Fórmula 3. De repente, em um ano e meio estava no meu segundo contrato na Fórmula 1.” E já tinha seu iate no porto de Mônaco, aos 21 anos.”

    Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 4:01 pm
    • Boa essa entrevista tá com tudo hoje menino…

      Button cara equilibrado, sem ponta de arrogância da F1, confessando a história do Yacht brincando com a possível beneficiação ao Acelera-na-rua..gostei esse Jenson só tem um defeito………………… é que a Michibatta estava melhor aqui comigo..não é verdade.

      Publicado por SennaCeccotto | 17/04/2010, 5:31 pm
  27. “errei na última curva”
    enfim.
    Na outra corrida, era o acerto, na outra era os pneus.
    Massa parece um português aqui da minha terra. Quando ganha e vai bem é ele que é o melhor, quando perde ou vai mal a culpa nunca é dele e é sempre de outra coisa qualquer.

    Publicado por Marcolioni | 17/04/2010, 7:24 pm
    • Marcolioni, se ele falou q ERROU na última curva a culpa é de quem? Depois não querem q brasileiro faça piada de português…êlaia

      Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 8:11 pm
    • Vai ver ele tá achando que o Massa jogou a culpa na curva… kkkkkkkk
      esses portugas…

      Publicado por Felipinho | 17/04/2010, 9:33 pm
    • Sabes como chamam aos brasileiros aqui em portugal? não queiras saber. Guarda e come o ódio

      Publicado por Marcolioni | 18/04/2010, 12:05 am
  28. SennaCeccotto permalink

    Não é preciso ser nenhum génio da F´1, para achar meio complicado que carro desequilibrado e saindo detrás overst.. Rain- Set???
    Responder

    Vc está sendo ofensivo com o Alexandre Gomes que fez a pergunta?

    Publicado por Becken Lima | 17/04/2010, 7:25 pm
  29. Luis Carlos,

    É só questão de dar o carro certo para o cara certo. Já ouvi dizer que um piloto tentou guiar o carro do Schumacher na Benneton e desistiu. Custou terminar uma volta e largou o carro dizendo que era impossível guiar um carro com a traseira tão solta.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/04/2010, 7:49 pm
  30. A probabilidade de chuva na hora da corrida é de 80% de acordo com os sites de meteorologia (como por exemplo o Weather Channel: http://www.weather.com/weather/weekend/CHXX0116 ).
    Sabendo disso, o time britânico de Jenson e Lewis fez sua qualificação com o carro acertado para chuva (o acerto de chuva é totalmente diferente do acerto de seco), o que explica a queda de rendimento de sexta para sábado. Acredito que a prova amanhã será totalmente diferente do treino classificatório de hoje dominado pelas Red Bull. Felipe Massa que confessou ter errado na última curva (difícil um piloto fazer isso), largará em sétimo no cangote de Lewis e do lado melhor da pista. Suas últimas largadas foram sensacionais e o inglês sabe disso. Me desiludi foi com Bruno Senna, que declarou estar apostando contra a chuva (aqui: http://ow.ly/1zKiN ). Seu tio deve ter tremido no caixão. Eu não! Quero chuva pra ver o circo da F1 “pegar fogo”.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 17/04/2010, 8:27 pm
  31. Anotem aí: to sentindo cheiro de McLaren ganhando hoje. A diferença de rendimento da McLaren de sexta para sábado provavelmente deve-se ao fato de terem corrido com o carro acertado para chuva. Se a água cair os ingleses terão vantagem. E mais uma vez o Mr. Eclestone foi visto ensaiando a dança da chuva nos fundos do Paddock…

    Já estou me preparando emocionalmente pra aguentar a dupla senil da Globo falando suas habituais groselhas……como diria o próprio GB: “Haaaja saco, amigo!”

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 17/04/2010, 8:33 pm
    • Com certeza estão com set up de pista molhada e já estão desde já fazendo a dança da chuva. Vejam algumas declarações:

      “It’s probably going to rain tomorrow anyway, so the set-up we have may well be pretty good in the wet conditions.” Jenson Button

      “So fifth and sixth aren’t ideal, but tomorrow the weather may well be more changeable than it was today, and both our drivers have great ability in such conditions.” Martin Whitmarsh

      Publicado por Alex-Ctba | 17/04/2010, 9:29 pm
  32. Água de pedra também se refere a ao milagre de Moíses, em Refindim e Cades.

    Eu não me senti atingido, aliás, nem entendi.

    Até concordo, over para chuva, seria no mínimo burrice.

    Mas o Lewis falava em derrapagem, e pouco grip mecânico, nada a vê com setup de chuva, por isso que quero que começe chovendo…

    Publicado por Alexandre Gomes | 17/04/2010, 8:42 pm
    • Alexandre Gomes

      Ironia, e nem era com vc, já respondi mas o comentário ainda não saiu, mas não é verdade que é um nonsense falar em Rain-setup depois de falar em carro desequilibrado e saindo de trás…tem aí muito jogo de sombras…e como estamos em terras do Império do Meio

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 18/04/2010, 6:48 am
  33. Nao sei nao, se chover, mesmo assim acho que o Vettel leva. O Hamilton deve terminar em segundo e a briga fica embolada entre Button, ALonso, Webber e Rosberg. O Massa vai comer o pao que o diabo amassou.

    MAs espero que eu esteja errado e ele (Massa) Ganhe a corrida!

    obs: Se ele, por algum “passe de magica” completar a primeira volta na frente do Alonso vai ser muito engraçado…

    Publicado por Pedro | 17/04/2010, 10:27 pm
  34. Alex,
    Saint Paul .
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/04/2010, 10:33 pm
  35. Nunca andei de metro em SP . Deu vontade de escrever sampa, mas me vi sem intimidade. SP p/mim só pela janelinha do taxi de um aeroporto a outro… lamento.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/04/2010, 11:07 pm
  36. Turma,

    Poxa, é tão ruim ficar fora… passei o dia todo fora, quando voltei a discussão já tava bemm adiantadona… tô boiando.

    Alex;Coyote,se serve de consolo, eu andei de metrô o dia todo aqui em SPO. Putz, minha irmã chegou pra me visitar aqui, e me fez visitar todos estes pontos turísticos daqui de SPO. E ainda de metrô… cheguei acabado.

    Quanto à prova, também comungo a impressão que a turma de Woking tá com setup de chuva.

    Mas tô com a sensação que o Massa vai se dar bem nessa prova.

    Vamo esperar.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 18/04/2010, 12:21 am
  37. Oi, Becken,
    Tá aí, acertei em cheio o meu palpite pra china, agora tem de dar crédito (kkkk)

    https://f1around.wordpress.com/2010/04/11/mclaren-e-ferrari-apostam-em-ritmo-de-desenvolvimento-contra-red-bull/#comment-21135

    No post sobre o resultado da corrida, volta a cornetear…

    abraços

    Publicado por Alexandre Pires | 18/04/2010, 5:56 am
  38. Valeu, Becken! Mas essa corrida também extrapolou a questão do desenvolvimento. Gostaria de comentar isso um pouco.

    Os postulantes ao título continuaram os mesmos. Webber não conseguiu ainda entrar no jogo. Mas ainda é muito cedo! Será? Fico com a impressão que Button saiu ganhando muito mais do que a corrida. E já começa a acumular uma vantagem que o tornará “menos azarado.” Kubica, Massa, e Vettel saem bem piores do que entraram. Alonso não quis entrar para o time dos azaros e furou o olho de Massa na entrada do Box. Do contrário, poderia estar empatado com seu amigo polonês, lá na lanterninha dos postulantes. Será que a agressividade de Hamilton e Alonso influenciarão a postura dos concorrentes nas próximas corridas? Espero que sim. Ou será que a tal “condução macia” de Button se tornará regra para ganhar corridas por meio da extrema conservação dos pneus? Acho que isso está mais de acordo com a mentalidade atual… Até porque Button por enquanto lucrou muito mais que os outros. Desenvolvimento é importante, mas estratégia e condução ainda jogam um papel decisivo: dentro das equipes e entre as equipes. Red Bull vai ter muito o que pensar até a volta à Europa. E Hamilton continuará agressivo a meu ver pois se tivesse vencido esta corrida lideraria o campeonato três pontos a frente de Button. (Alguém sabe me dizer por que Hamilton virou abaixo do companheiro após passar Rosberg e algumas voltas depois passou a virar melhor que Button? Quem não acompanha o Live Timing deve ter sido enganado pela narração da corrida que se negava a ver essa oscila

    Diferenças depois da China:
    BUT +10
    ROS =0
    HAM -1
    ALO -1
    VET -5
    MAS -8
    KUB -10

    Diferenças antes da China:
    MAS +4
    ALO +2
    VET +2
    BUT =0
    ROS =0
    HAM -4
    KUB -5

    Abraços,
    Alexandre

    Publicado por Alexandre Pires | 18/04/2010, 7:01 am
  39. Ficou faltando uma parte do meus parênteses:
    … (Alguém sabe me dizer por que Hamilton virou abaixo do companheiro após passar Rosberg e algumas voltas depois passou a virar melhor que Button? Quem não acompanha o Live Timing deve ter sido enganado pela narração da corrida que se negava a ver essa oscilação. Fiquei com impressão que a diminuição da chuva deixou os pneus de Hamilton mais aderentes, só que os de Button pareceram ter ficado piores com menos chuva. Ou será que Hamilton achou um traçado ou uma condução mais adequados para o estado dos pneus? Enquanto Button cochilava um pouquinho, até deu tempo de escapar um pouquinho.)

    Publicado por Alexandre Pires | 18/04/2010, 7:04 am
  40. ai, daniel lima>
    depois da corrida continua
    x_u_p_a M-A-S-S-A!

    Publicado por wilson | 18/04/2010, 5:03 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: