//
você está lendo...
ARTIGOS

Alonso vs Massa na entrada dos boxes (vídeo)

A disputa entre Lewis e Sebastian naquele mesmo local foi dura mas dentro das regras e entre pilotos de equipes diferentes, mas esta abaixo entre os “companheiros de equipe” Alonso e Massa, vai dar o que falar neste pós-corrida.

Pelo tom de voz ao dar esta curta entrevista ao Carlos Gil da Globo, Felipe contemporizou, mas pareceu visivelmente afetado pelo episódio.

E vocês, o que acham: será que esse lance tem potencial para ser o estopim de um azedume interno entre Alonso e Massa?

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Discussão

257 comentários sobre “Alonso vs Massa na entrada dos boxes (vídeo)

  1. Eu acho que o Alonso é um Mané, mas será que os pneus prontos no pit não eram os dele???

    Ai ele teve que fazer o que fez, e o Felipe sabendo disso teve que aliviar???

    Eu espero que não… Tomara que seja mais uma demonstração de quem é o Alonso. E que armem o maior barraco!!!

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 18/04/2010, 7:09 am
    • Duvido, Rodrigo. Há uma regra implicita interna nas equipes que diz que quem está na frente tem preferência. Então o Felipe teria suposta preferência e os pneus seriam dele…

      Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 7:11 am
    • É e na entrada anterior quem teve preferência? Quem ia na frente o Alonso estava 1º e o Massa 8º quem esperou por quem na Box??’

      Publicado por SennaCeccotto | 18/04/2010, 7:40 am
    • O Alonso esperou. E?

      Vc acha que segunda parada — com o Alonso novamente atrás do Massa — o Felipe deveria ter dado a vez?

      Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 7:45 am
    • A questão não é essa! se quem pede primeiro para entrar depois fica à espera é que não é lógico. O Massa não terá feito um banzé porque sabia que entrou quando não devia, da primeira vez?

      Publicado por SennaCeccotto | 18/04/2010, 7:50 am
    • Bom, aí vc está viajando e querendo fazer jogo de adivinhação, sorry…

      Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 7:53 am
    • Nem viajando nem jogo de adivinhação.

      Quando se souber quem pediu primeiro para entrar dessa vez, toda a gente vai perceber.

      Publicado por SennaCeccotto | 18/04/2010, 7:59 am
    • Puts… viagem legal…

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 8:11 am
    • Creio que na primeira parada o Massa trocou primeiro porque o Alonso pagou a sua punição (a televisão como sempre não mostrou) antes de trocar os pneus, portanto ele voltou atrás do Massa e nessa condição teve que esperar pela sua troca.

      Publicado por Felipinho | 18/04/2010, 8:48 am
    • Alonso não é Schumacher, Massa não é Barrichello. Essas teorias da conspiração contra todos os brasileiro não cola. O caso Rubinho vs. Shummi é exceção, não regra. Será que é tão difícil assim acreditar nisso? Qual equipe iria falar assim pra seus pilotos: “Olha aqui Massa, você tá na frente mas deixa o Alonso passar pq aquele pneu que tá ali é dele, deixa ele passar na entrada do pit. Alonso, passa ele ali na entrada do pit, o pneu é seu”??? Francamente…

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 7:36 am
    • Esta é ultima vez que vejo F1!
      Não é possível que continuem com esse tipo de postura do “tudo ou nada a qualquer preço” sendo desonestos, imorais e desonrados… não basta o Briatore voltar, ainda temos que aturar um desqualificado como o Alonso? O pior é o Massa colocar panos frios na palhaçada!!! Deu… não quero nem saber de F1… Eles perdem a oportunidade de mostrar valores que só se via na época do Ayrton, a F1 realmente morreu com ele!!!

      Publicado por George VBA | 20/04/2010, 12:59 am
  2. Achei que o Massa deu mto mole, e que isso vai gerar certo desconforto na equipe. Mas se fosse ao contrário, com Massa passando Alonso, a 3° Guerra mundial ja tinha sido declarada….
    Alonso ia dar tanto xilique, mas tanto, que nem sei para qual equipe ele teria que se refugiar ano que vem, pq em 2007/2008 ele fugiu covardemente da Mclaren para não disputar com Hamilton novamente…

    Publicado por dorfão | 18/04/2010, 7:10 am
    • Mas se fosse ao contrário, com Massa passando Alonso, a 3° Guerra mundial ja tinha sido declarada….

      Boa, Dorfão. E agora, o que a “prensa” espanhola vai dizer?

      Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 7:12 am
    • A imprensa espanhola não diz nada. E é claro que se disser algo é para enaltecer o seu piloto de oviedo! Jugada bem suja. A um colega de equipa, fora da linha, obrigando o Filipe a sair para a relva… Prefiro jugadas de cavalheiros, como o Button!
      E o Halmilton arriscou demais! Os comissários entretanto já decidiram e admoestaram AMBOS os pilotos. Dá para acreditar? O Hamilton é o maior, é verdade, mas também é o maior cara de pau.
      Perguntam para ele “O que você achou do incidente com o Vettel?” “Não estou a ver” foi a primeira resposta. Depois de esclarecido, só falou da saída da box e não da entrada, queixa-se do Vettel e conclui que “I think it was fair”!
      Foi interessante, foi agressivo, mas foi, no mínimo, no limite das regras e, objectivamente, jogo sujo.

      Publicado por Luís Oliveira | 18/04/2010, 11:19 am
    • Olá pessoal parem de se iludir Massa já era, creio que seja o último ano dele na Ferrari, é um piloto cagão ta perdendo todas para o Alonso, vcs acham que a Ferrari vai continuar com ele, onde tem pilotos despotando em outras equipes caia na real pessoal.

      Publicado por João | 10/05/2010, 5:56 pm
  3. O Massa disse q “tá td bem” ao Carlos Gil, mas tb não sei não. A verdade é q o Alonso arriscou muito um toque ali, poderia dar uma cagada maior.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 7:16 am
  4. Se o Massa tivesse inteligência e peito, ele já teria enfraquecido o Alonso dentro da equipe, bastava não ter aberto as pernas e deixado os carros baterem…
    E depois a resposta dele na entrvista é desanimador pra quem TORCIA por ele assim como eu.

    Publicado por Mauro | 18/04/2010, 7:16 am
    • Você me fez lembrar aquelas ultrapassagens do Schumacher no Rubens em Mônaco e Estados Unidos 2005.

      A única diferença é que foi na pista, em disputa de posição e não no caos da entrada dos boxes como a do Alonso…

      Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 7:19 am
  5. Para o SennaCeccoto: ofensas e provocações desnecessárias não serão toleradas. Modere seus comentários e mantenha-se no tópico, por favor!

    Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 7:17 am
  6. Becken, acredito que a emprensa espanhola vá citar o fato de Alonso ter se mantido atras do Massa na Austrália, visivelmente com mais carro.
    Tudo bem que hj era situação totalmente diferente, mas o pulo do gato do Alonso de hj vai ser atênuado pelo fato em Melbourne. Quero ver também a postura da Ferrari perante ao fato, pois apesar de estar óbvio que Felipe saiu descontente, não acredito que o brasileiro vá tirar satisfações, caberá a Ferrari se pronunciar sobre o fato.

    Publicado por dorfão | 18/04/2010, 7:22 am
  7. Vão me chamar de massista, mas acho que o Alonso estava achando no começo da temporada que ia atropelar o Massa. Como isso não aconteceu, e depois de duas grandes largadas do Massa, conseguiu até queimar a de hoje (coisa que eu nunca tinha visto na F1). Depois fez essa palhaçadinha e prejudicou Massa em 7s. Interesses pessoais todos têm, mas correr este tipo de risco com um companheiro de equipe definitivamente não é legal.
    Se “tem potencial para ser o início das rusgas internas”, o tom de voz do Felipe responde por si só. O bate-boca hoje dentro da Ferrari vai ser grande.

    Publicado por crisman | 18/04/2010, 7:23 am
  8. Ola Becken,

    Sem querer pedir demais, sera que nao tem como você conseguir os videos de outro site? Nao sei se tem outros como eu , mas no meu caso, que moro no exterior, nao da para ver os videos.

    É uma pena pois o blog esta muito bom, parabéns!

    Abraço,

    Pedro

    Publicado por Pedro | 18/04/2010, 7:24 am
  9. CAROS AMIGOS BRASILEIROS ….VCS COM MASSA VAO ESPERANDO SER CAMPEOES ALGUMA VEZ….VAO MORRER TODOS ESPERANDO… MASSA E APENAS UM PILOTO VULGAR NUMA EQUIPA DE PONTA… ESSA A REALIDADE… VCS PROCURAM ALGUEM PARA SER O SUBSTITUTO DE SENNA MAS ESTE NAO E CONCERTEZA …MASSA E MOLE…NAO E AGRESSIVO E ISSO SE NOTA BEM… DETESTANDO EU HAMILTON TENHO Q ADMITIR Q ENQUANTO MASSA ANDA PARA TRAS HAMILTON ANDA PARA A FRENTE…MAS COMO DISSE DESTESTO HAMILTON .

    Publicado por VITOR SOUSA | 18/04/2010, 7:25 am
    • Quão construtivo para a discussão é esse comentário??? Totalmente desnecessário. Traz provocação contra brasileiros, torcedores do Massa, torcedores do Hamilton e torcedores de Ferrari e McLaren.

      Sou torcedor da McLaren, mas acho que isso não me dá o direito de vir incitar a discórdia entre torcedores de Massa x Alonso, pelo contrário, destas discussões eu tento passar longe…

      Publicado por Alan McLaren | 18/04/2010, 3:19 pm
    • Meu Deus! Por quê eu ainda leio estes comentários com letras capitalizadas? Eles sempre se parecem com aquelas criancinhas que querem chamar a atenção para fazer pirraça.

      Vamos lá…

      “CAROS AMIGOS BRASILEIROS ….VCS COM MASSA VAO ESPERANDO SER CAMPEOES ALGUMA VEZ….VAO MORRER TODOS ESPERANDO… MASSA E APENAS UM PILOTO VULGAR NUMA EQUIPA DE PONTA… ”

      Peraí… o senhor é de onde?
      Quem disse estar esperando que o Massa seja campeão? O que isso tem a ver com o tópico?
      Com certeza, Massa é um “piloto vulgar numa equipe de ponta”. Talvez a Ferrari deva contratar um Tiago Monteiro…

      Mais. Ninguém está procurando um “substituto” para o grande Ayrton Senna. Pare de querer interpretar as coisas de maneira tão superficial.

      E quanto ao seu ódio pelo Hamilton, eu só tenho uma coisa a dizer:

      -Vê se cresce, muleque! Você por acaso o conhece pessoalmente para “detestá-lo”? Ah, ou você fala dele como piloto? Acredito então que você tenha ótimos exemplos de pilotos ilustres da atualidade, uma gama enorme mesmo, para podermos simplesmente descartar o Hamilton da F1.

      Aprende a ver a F1 sem fanatismo. Você mais parece um zé mané de torcida organizada!

      Publicado por Moisés Carvalho | 19/04/2010, 9:34 pm
  10. O Alonso parece aquela fábula do escorpião q pede carona no dorso da rã para escapar da enchente, garantindo q vai se comportar e no final acaba picando-a e morre os dois, já q ele não consegue dominar o instinto.

    Demorou quatro corridas pra mostrar o “ferrão”.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 7:29 am
    • Exato. Por essas e outras que eu acho que Alonso vai ser bicampeão e só, a não ser que consiga outra Renault da vida.

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 7:32 am
  11. Vítor, apaga o caps look q é muito chato isso. Tb não entendo como alguém detesta um piloto q garante o entretenimento todo GP.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 7:32 am
  12. Vitor Sousa
    Eu sou fã incodicional do Hamilton, respeito sua opnião em não gostar dele, e concordo em partes com vc á respeito do Massa. Eu só não acho o Massa um piloto vulgar, e sim mediano.
    A Globo tá sempre querendo colocar um piloto brasileiro em destaque, pq isso deve render audência, pois o povo é mto patriota, e ficou mal acostumado com os tempos de Senna, Piquet e etc…
    Depois que Senna morreu começei a assistir F1 pelo espetáculo em si. E fiquei sem torcer para nenhum piloto até 2007, quando estreiou o primeiro piloto negro da história da F1, e ja esteiou batendo um bicampeão.
    Voltando ao caso de hj, acho que falta ao Massa aquela sede de vencer, individualismo, ganância. Parar de pensar um pouco na equipe e pensar mais nele, esse pensamento com ctz o Alonso tem, por isso chegou em 4° hj e o Massa apenas em 9°.
    Ao povo que assiste F1 para torcer para brasileiros, segue o conselho de abrir os olhos e não tapar os olhos com a peneira. Alonso é melhor que Massa, tem ganância e isso ficou evidente hoje.
    Vitor Sousa é um brasileiro que abriu os olhos para a realidade.

    Go Hamilton Goooo!

    Publicado por dorfão | 18/04/2010, 7:37 am
    • De minha parte, não considero ganância uma qualidade. Vontade de vencer é uma coisa, mas dentro de certas regras. No caso de hoje, venceu o mais esperto, e não necessariamente o melhor, e sou adepto da opinião do vença o melhor. Esse tipo de esperteza pra mim é apenas deslealdade. Pense que quando um piloto está entrando nos boxes não deve estar muito preocupado em não ser ultrapassado, e muito menos por seu “companheiro” de equipe (detalhe para as aspas). Como piloto Alonso é sim muito bom, tal como Hamilton. Não gosto desses dois justamente pelas suas posturas como pessoa, com atitudes que desprezo.

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 7:52 am
  13. Para quem ainda não conseguiu ver as imagens aqui fica um video do youtube:

    Publicado por Marco Alves | 18/04/2010, 7:52 am
  14. crisman, concordo com vc em partes, nem todas atitudes são justas. Na hora tb achei uma baita sacanagem do Alonso, vc disse tudo, na hora de entrar no PIT os pilotos tem uma série de coisas com que se preocupar, o excesso de velocidade é uma das maiores preocupações, mas acho que o Massa cochilou um pouco. E outra coisa, pilotos são lembrados pelas suas conquistas na pista mesmo que sejam mínimas ou medianas como vencer a batalha interna contra o companheiro. Pilotos nunca serão lembrados ou respeitados pela sua gentileza nas pistas, ou por pensarem sempre na equipe. Um exemplo próximo disso que estou falando é Barrichello na Ferrari, que sempre pilotou pensando mto no coletivo e Schumacher ganancioso, e individualista do outro lado embolsando 5 campeonatos seguidos. Infelizmente na F1 atual cordialismo, gentileza é coisa de loser ou estrategista, como o Button que não ultrapassa quase ninguem, não passa ninguem para tras virou campeão em 09 e lider do campeonato até então.
    Mas repare que as 2 vitorias de Button esse ano veio de corridas com adversidades, Melbourne com chuva, e hj na China tb, no Baren fez uma corrida pífia, na Malásia tentou outra estratégia e se deu mal. Button para vencer Hamilton vai depender 100% de estratégia, pq andar na pista com Hamilton no mesmo ritmo ele não conta de jeito nenhum. Hamilton é mto mais veloz e habilidoso!

    Publicado por dorfão | 18/04/2010, 8:07 am
    • Pois é, ele pode ficar pra história, mas eu não vou torcer por ele nesses casos. Prefiro torcer por ele fazendo ultrapassegens na pista, coisa que ele faz com muita competência. Quanto à comparação com Barrichello, já disse ali acima que aquel foi um caso à parte, acho que não cabe exatamente a comparação. Aquilo não era gentileza, era obrigação contratual (a que ele se sujeitou, faça-se justiça aos dois lados). Hamilton é muito mais veloz e habilidoso, mas muito burro também, além de se achar a última bolacha do pacote. Por essas e outras não vai conseguir minha torcida, o que não quer dizer que não acho bonito vê-lo correr quando faz a coisa certa (como por exemplo não mudar de linha 3 vezes na reta).

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 8:23 am
  15. Hoje eu desisti de torcer para o Massa, porque realmente falta espírito de vencedor, agressividade, coisa vista com sobra em outros pilotos como Alonso, Hamilton e Petrov (que nem tanto carro assim tem), e eu percebi isso quando o Massa ficou atrás do Barrichello por várias voltas sendo que os carros nem se comparam… Enquanto acho que o Barrichello encontrou a tal agressividade, a vontade de chegar na frente, mas perdeu o carro competitivo que tinha (querendo ou não, os Cosworth fazem uma corrida a parte.)

    Pra mim, os brasileiros atualmente só servem como escudeiros, são os melhores segundos pilotos das equipes.

    Publicado por Diego Teixiera | 18/04/2010, 8:08 am
  16. Pela onboard do carro do Massa na corrida, me deu a impressão de que aconteceu o que o próprio Massa relatou na entrevista, ele estava mais lento (tracionou mal na saída de curva), e o Alonso que não é bobo aproveitou-se para tomar-lhe a posição, se aconteceu antes da entrada dos box foi apenas um detalhe.
    Não creio que seja para tanto, pode até gerar alguma discussão na equipe, se o Massa levantar a voz, mas no momento ele teria que ter cacife suficiente para bancar esse tipo de aposta.

    A questão quanto ao tempo perdido pelo Massa (7 secs) é relativo, pois logo após voltarem teve o Safety Car (o mais “migué” que já vi na F1), e foi ali que o Alonso fez a diferença, arriscando muito mais na relargada, coisa que o Massa não fez.

    Acho que o Massa já gastou sua cota de “condução sem riscos” para todo o ano todo, se ele realmente deseja alguma coisa, tem que mostrar a superioridade do seu carro ao ficar atrás das equipes do segundo pelotão, não se pode perder tanto tempo atrás de Willians e toro rossos da vida. Acho que talvez mereça um post essa questão da condução do Massa, lembro que foi o Piquet que disse que depois do acidente em Imola ele ficou 3 décimos mais lento do que era antes, será que está condução é reflexo do acidente do ano passado?

    Ah, a questão do Vettel e do Hamilton é completamente diferente, creio que o problema não foi na entrada, e sim na hora de sair, o Hamilton saiu perigosamente na frente do Vettel, e já vimos várias punições pela equipe por ter liberado o piloto dessa forma, a questão novamente vai ficar na subjetividade do julgamento dos fiscais e no rigor da punição (se houver) a ser aplicada, já que não houve decisão durante a prova, se vier a ser punido e se for multa em dinheiro é melhor que não punam, porque senão tá virando chacota.

    Publicado por Felipinho | 18/04/2010, 8:19 am
  17. Algumas considerações:

    – O Alonso veio por dentro, tinha a intenção de ganhar posição. Ele sabia que sua corrida dependia disso. Caso contrário poderia ficar preso atrás do Massa a prova inteira e sequer pontuaria.

    – Apesar disso, ele arriscou a equipe naquela manobra. Penso que deveria ter sido mais cauteloso e tentar passar o Felipe depois. Estava mais rápido, talvez conseguisse recuperar o tempo perdido na parada, já que teria de esperar o pit do Massa.

    – O Massa não se ferrou por causa da manobra (desleal?) do Alonso. Ele foi mal. Ficou preso atrás do Barrichello, Alguersuari, Petrov… Não arriscou como fez o Hamilton ou o próprio Alonso, por exemplo.

    O Alonso chegou em quarto porque ultrapassou os adversários e teve um pouco de sorte. Faz parte do jogo.

    – Outra coisa, a Globo fez alarde porque o Button disparou, mas as coisas não sem bem assim. O novo sistema de pontuação engana nesse sentido. A diferença do primeiro para o segundo é de 7 pontos! Fosse pelo anterior e estaria da seguinte maneira:

    1 – Button 23
    2 – Alonso 20
    3 – Hamilton 20
    4 – Rosberg 20
    5 – Vettel 18
    6 – Kubica 17
    7 – Massa 16
    8 – Webber 10

    Publicado por Willian | 18/04/2010, 9:33 am
  18. Apenas para complementar a questão da pontuação, como estava nos outros anos:

    2009:
    Button 31
    Barrichello 19
    Vettel 18
    Trulli 14,5
    8° – Alonso com 5

    Diferença de 12 pontos entre os dois primeiros e de 26 do primeiro ao oitavo!

    2008:
    Kimi 29
    Hamilton 20
    Kubica 19
    Massa 18
    8° Webber com 8

    Diferença de 9 pontos entre os dois primeiros e 21 do primeiro ao oitavo. Sendo que o líder sequer brigou pelo título no final.

    2007:
    Hamilton 30
    Alonso 28
    Massa 27
    Kimi 22
    8° Rosberg com 5

    Aqui tivemos uma boa disputa nas quatro primeiras corridas. Mas o campeão era apenas o quarto colocado, oito pontos atrás do líder. A diferença entre o primeiro e oitavo era de 25 pontos!

    Em 2010, pelo sistema antigo (apenas para facilitar a comparação), teríamos uma diferença de 3 pontos entre os dois primeiros e de apenas 13 pontos entre o primeiro e o oitavo.

    Ou seja, o campeonato está muito bom e totalmente em aberto entre os oito primeiros.

    Publicado por Willian | 18/04/2010, 9:44 am
  19. em primeiro lugar, e com todo o respeito, acredito que os defensores incondicionais do hamilton não têm legitimidade para falar mal do alonso neste caso. não preciso nem citar todas as manobras e medidas anti-éticas que o inglês tomou em sua breve vida na F1.

    bom, quanto à manobra do alonso, eu só tenho uma frase a falar aos torcedores do massa e aos que simplesmente não gostam do espanhol: that’s racing.

    ultrapassar ali era permitido, só era perigoso. alonso jogou para o felipe a responsabilidade de causar o acidente. eu gostaria que o massa agora levantasse a voz de verdade. queria ver quem a ferrari iria escolher para ser o nº 1. até agora o brasileiro não mostrou nem vontade, nem competência para vencer uma corrida. vamos lá então, que a ferrari tome as dores do piloto medíocre.

    a todos os massistas e anti-alonsistas, um ditado futebolístico: o choro é livre.

    Publicado por andre melo | 18/04/2010, 9:56 am
    • Ótimo comentário, Andre, mas com todo o respeito, eu li todos os comentários — e também o post, claro — eu não vi nenhum “fã do Hamilton” falando mal do Alonso aqui como vc afirma.

      Vamos no manter no tópico, que nem é o julgamento se a manobra do Alonso foi dentro da regra — afinal todos sabemos que foi —, mas sim o quanto talvez le tenha posto em risco o bom ambiente na Ferrari.

      Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 10:05 am
    • desculpe ter fugido do assunto, então.

      se alonso colocou em risco o bom ambiente na ferrari? sim, com certeza. mas, com toda sinceridade, eu considero pior para a ferrari o felipe ficar correndo para marcar o alonso em vez de correr para vencer. acabam os dois pontuando menos do que poderiam.

      mas vai saber o que a ferrari acha melhor…

      Publicado por andre melo | 18/04/2010, 10:17 am
    • mas, com toda sinceridade, eu considero pior para a ferrari o felipe ficar correndo para marcar o alonso em vez de correr para vencer.

      Ponto interessante.

      Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 10:25 am
  20. Alonso relativizou a ultrapassagem no Massa:

    The passing move on Felipe? If he was not my team-mate, there wouldn’t be so much talk about it and for me it was a normal move and it definitely won’t compromise our relationship.

    ______________________________________

    TRADUÇÃO: A ultrapassagem no Felipe? Se não fosse meu companheiro de equipe não haveria toda essa onversa a respeito e para mim foi um um lance normal d corrida e, definitivamente, não comprometerá nossa relação.

    Fazendo uma leitura nas entrelinhas, quer dizer que “Há muita conersa a respeito da ultrapassagem?”

    Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 9:57 am
  21. Na boa, acho bom que Alonso tenha tido a iniciativa de fazer o que fez, quem saba assim acabe um pouco com essa da Ferrari de quem faz a primeira curva na frente termina na frente, a estratégia do felipe de marcar o Alonso vai prejudicar a temporada dos dois se pensarmos que RBR´s e Mclarens não estão nem aí para isso. Apesar da pontuação do campeonato mostrar um certo equilibrio até o Massa sabe que precisa melhorar tanto em classificação quanto em corrida para bater o espanhol, com a nova pontuação bastam mais dois resultados semelhantes para a ferrari começar a pensar seriamente em priorizar Don Fernando.

    Publicado por Mape | 18/04/2010, 10:30 am
  22. Olá amigos…..Basta o Alonso completar uma prova a frente do Massa,para alguns fãs fanaticos o darem como campeão.Se o fanatismo cega, e em alguns fãs do Alonso parece que arrancam os olhos.
    É um campeonato de 19 corridas,estamos apenas na quarta.

    Se verem meus comentarios dos treinos pré temporada-veram que eu disse que em algumas pistas o Massa seria superado e em outras o Alonso.A China(Australia,Malasia,Belgica,Italia,inglaterra) foi uma que dei como certo a favor do Alonso,não acho que o resultado de 4 e 9 se deu só por causa da ultrapassagem na entrada dos boxes-embora ache que os 8 segundos perdidos pelo Massa(que na F1 é uma eternidade)o deixariam certamente numa posição bem melhor que 9.Mas o Alonso teve um desempenho melhor na classificação e corrida.

    Em relação a ultrapassagem na entrada dos boxes,foi extremamente desleal-ao contrario do que o Massa disse, que tá tudo bem-sabiamente foi só pra não levar a confusão pra fora da Ferrari,mas concerteza haverá uma conversa sobre isso.Se vão advertir o Alonso ou por panos quentes,só Deus e o Montezemolo sabem-e se colocarem panos quentes,espero que o Massa dê o troco na pista.

    Publicado por Daniel Lima | 18/04/2010, 10:37 am
  23. Dessa vez, Alonso chegou em quarto mas não deu show como o Hamilton. Teve bastante sorte pela dinâmica da corrida, mas ainda assim, foi uma excelente corrida . Vejamos

    Na relargada do primeiro SC fez duas ultrapassagens na volta 4 : De La Rosa e Petrov.

    No alinhamento do segundo SC, ele estava em 10º e Massa em 12º. Notem q o prejuízo do Massa pela polêmica ultrapassagem na entrada dos boxes nem foi muito grande. Esse segundo SC foi o primeiro lance de sorte do espanhol, já q eliminou seu penalty por queimar a largada.

    Na relargada, no toque do Hamilton no Webber, Vettel teve q aliviar para não bater e o Espanhol ganhou as duas posições das Red Bulls.

    Agora sim, duas ótimas ultrapassagens: Schumacher na volta 27 e Sutil na volta 30

    Petrov rodou sozinho a sua frente e ele ganhou a posição do Russo na volta 33, se posicionando em 5º.

    Na última parada de boxes, ganhou a posição do Kubica e se posicionou em 4º atrás do Rosberg. Tirou rapidamente a diferença, rodando em média 1 segundo mais rápido do q a Mercedes. Colou faltando 11 voltas para o final e não conseguiu ultrapassar o Nico.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 10:45 am
    • Alex, o alonso nunca deu e dificilmente vai dar show de ultrapassagem como faz o hamilton. se o campeão da F1 fosse quem faz mais ultrapassagens na temporada, o hamilton já seria tricampeão. e o schumi não teria vencido nenhum campeonato.

      Publicado por andre melo | 18/04/2010, 11:05 am
  24. Becken, volto a insistir em um ponto que já comentei em posts anteriores aqui. Ninguém contrata um bicampeão para disputar posição com um piloto que não foi campeão. Então é o seguinte pro Massa: Fique como 2º piloto ou cai fora, pensamento do Felipe:”estou a ganhar um bom salário, sou bem tratado e estou na evidência por estar em uma boa equipe”, entonces….

    Publicado por Fernando Kesnault | 18/04/2010, 10:46 am
    • Rapaz…Né que tem gente adivinhando o que o Massa pensa!!Aproveita e manda o numero da mega sena.
      Dando uma de mão Dinah tb-se eu fosse dar um palpite sobre o que o Massa tá pensando seria:
      “Espera chegar Barcelona,Monaco e principalmente Turquia,que vai ter troco”

      Publicado por Daniel Lima | 18/04/2010, 11:27 am
  25. Boa tarde amigos, boa tarde Becken.

    Becken sempre que tu colocas um video, põe sempre entre parentes e esreva que todos, os blogueiros podem assistir, menos o Edgas. Pelo menos assim quando eu estiver a comentar os outros amigos vão dar conta que eu não posso accessa-lo.

    Um abraço

    Publicado por Edgas Mutute | 18/04/2010, 10:47 am
  26. Definitivamente essa ultrapassagem renderá argumentos pró e contra Alonso e acredito que o problema todo é causado pela propria política da Ferrari. Se ela se comportasse como a Mclaren ou como a Red Bull, equipes que deixam seus pilotos lutarem livremente por posições, nada disso teria acontecido. Temos que lembrar que no final da prova, Button estava preocupado com aproximação de seu companheiro, ou seja, estava sempre alerta. No caso Ferrari, é possivel que Massa tenha se acomodado com essas “práticas” habituais da equipe italiana e por isso, não acreditou que o espanhol tentaria algo exatamente ali. Mas mesmo assim, gostaria de ver um video que mostrasse a manobra momentos antes, pois o Massa disse que ele escorregou na entrada do cotovelo e assim o Alonso colocou por dentro, posicionando-se melhor para a curva que dá acesso ao box. Se de fato, a manobra foi conforme o proprio Felipe descreveu, não precisamos alongar mais discussões sobre a legalidade, ou melhor, moralidade da ultrapassagem, uma vez que o erro do brasileiro quebraria qualquer acordo de cavalheiros,ou alguém acha que o espanhol, ou qualquer outro piloto, esperaria seu companheiro de equipe se recuperar de um erro, somente porque o outro estava a sua frente??

    Publicado por Gunther | 18/04/2010, 10:54 am
  27. Cá entre nós, estamos todos (inclusive eu), com inveja da iniciativa do espanhol. Se a situação tivesse sido contraria estaríamos todos comentando como o Massa é um piloto que sabe arriscar na hora certa e que havia mostrado ao Alonso que na Ferrari quem manda é ele (pelo menos o Galvão estaria).

    Publicado por Thiago Oliveira | 18/04/2010, 11:02 am
  28. Acho que ao invés de criticar, todos deveríamos incentivar esse tipo de manobra. Afinal, ninguém quer voltar àquela fórmula1 chata de “Joguinho” de equipes. Fico feliz que a F1 esteja sendo disputada cada vez mais “dentro” da pista do que “fora”.

    Publicado por Thiago Oliveira | 18/04/2010, 11:08 am
  29. A questão pra mim é, fugindo um pouquinho do assunto, o Massa está irreconhecível em termos de pilotagem. Nossa ele vinha numa crescente impressionante nesses ultimos três anos de Ferrari, principalmente no ano passado, com um carro ruim ele estava tirando muito mais do que o carro permitia e acredito que conseguiria podiuns e vitórias, caso não tivesse ocorrido aquele fatídico acidente. Este ano a Ferraria está com um carro competitivo e dá pra brigar mais, mas pelo título terão que suar demais.
    Na minha opnião o que falta ao Felipe é tirar o máximo do carro, mesmo que carro não seja tão bom, e isso como eu disse ele vinha conseguindo fazer no ano passado e eu esperava que ele continuasse evoluindo.
    Agora vamos, a questão de ordem, a declaração do Massa sobre a ultrapassagem do Alonso ao fim da corrida, foi totalmente política e orientada pela Ferrari, que com certeza, já ao deceder do carro, o chamou para conversar e não polemizar publicamente. Foi totalmente orientada.
    Se a aultrapassagem fosse na pista a não teria o que questionar, agora praticamente na entrada dos boxes é totalmente inesperada, o massa sefoi surpreendido e teve que ir pra grama para não bater, até mesmo pq o espaço ali era pequeno, e viu que não dava pra fazer mais nada. Agora o Alonso estava mais rápido do mesmo jeito. Mas já criou polêmica, porque acredito que nem mesmo a Ferrari previu e esperava uma circunstâncias dessa na entrada dos boxes entre os dois.
    Não consigo acreditar que o Massa posssa ter errado como ele disse, porque ai já seria mais um erro dele, a contar treinos, etc.
    Acho que o Massa está pressionado e nos outros anos qdo ele foi pressionado, regaiu bem. Mas vamos esperar.
    Fugindo de novo do assunto, eu torço para o Massa por ele estar em melhores condições de brigar por vitórias e pelo título, assim como já torci para o Barrica quando estava na Ferrari e na Brawn em melhores condições, acho que já até confundi um pouco com esse negócio de esperar um novo Senna, mas foi besteira minha e eu reconheço, agora sendo mais racional. A única lição do Senna que ficou para todos, até mesmo não pilotos, é atitude firme que termos que ter.
    Tudo bem, vamos continuar a torcer pelo esporte e ver o que acontece.
    Becken, segue uma sugestão, fazer um post com novos possíveis pilotos brasileiros que podem chegar na Fómula 1. Ouvi falar q um tal de Felipe Nasr o ano passado arrebentou na fórmula BMW e te muito futuro.
    PS: Desculpe ter escrito um texto gigantesco.
    UM ABRAÇO A TODOS.

    Publicado por Diego | 18/04/2010, 11:10 am
  30. A questão pra mim é, fugindo um pouquinho do assunto, o Massa está irreconhecível em termos de pilotagem. Nossa ele vinha numa crescente impressionante nesses ultimos três anos de Ferrari, principalmente no ano passado, com um carro ruim ele estava tirando muito mais do que o carro permitia e acredito que conseguiria podiuns e vitórias, caso não tivesse ocorrido aquele fatídico acidente. Este ano a Ferraria está com um carro competitivo e dá pra brigar mais, mas pelo título terão que suar demais.
    Na minha opnião o que falta ao Felipe é tirar o máximo do carro, mesmo que carro não seja tão bom, e isso como eu disse ele vinha conseguindo fazer no ano passado e eu esperava que ele continuasse evoluindo.
    Agora vamos, a questão de ordem, a declaração do Massa sobre a ultrapassagem do Alonso ao fim da corrida, foi totalmente política e orientada pela Ferrari, que com certeza, já ao deceder do carro, o chamou para conversar e não polemizar publicamente. Foi totalmente orientada.
    Se a aultrapassagem fosse na pista a não teria o que questionar, agora praticamente na entrada dos boxes é totalmente inesperada, o massa sefoi surpreendido e teve que ir pra grama para não bater, até mesmo pq o espaço ali era pequeno, e viu que não dava pra fazer mais nada. Agora o Alonso estava mais rápido do mesmo jeito. Mas já criou polêmica, porque acredito que nem mesmo a Ferrari previu e esperava uma circunstâncias dessa na entrada dos boxes entre os dois.
    Não consigo acreditar que o Massa posssa ter errado como ele disse, porque ai já seria mais um erro dele, a contar treinos, etc.
    Acho que o Massa está pressionado e nos outros anos qdo ele foi pressionado, regaiu bem. Mas vamos esperar.

    PS: Desculpe ter escrito um texto gigantesco.
    UM ABRAÇO A TODOS.

    Publicado por Diego | 18/04/2010, 11:11 am
  31. Ops, desculpe pelo comentário duplo. CLiquei aqui duas vezes errado.

    Publicado por Diego | 18/04/2010, 11:13 am
  32. A boneca (Alonso) está desesperada, pois queimou a largada, fez essa manobra desesperada pra cima do Massa, e ainda arriscou muito em duas ultrapassagens, e sabem por quê?

    Ele só tem cinco motores até o final da temporada, então sabe que está com o campeonato comprometido.

    Podem apostar, se usar todos os motores, vai ter que fazer grid sempre perdendo dez posições.

    A BONECA ESTÁ LOUCA.

    Publicado por Dirceu | 18/04/2010, 11:14 am
    • Veja a corrida da Austrália e a recuperação de ultimo de Alonso.
      Veja a corrida de hoje, o drive trough, e com a chuva, a recuperação de Alonso desde as ultimas posições até junto do terceiro lugar.

      Acha mesmo que o Alonso, depois desta demonstração de, digamos, “guerreiro”, está preocupado em sair do 12º ou do 13º lugar, com motor novo?

      Eu no lugar dos outros estaria sim era preocupado com isso, e com a condução do Button.

      Publicado por Marcolioni | 18/04/2010, 12:11 pm
    • O que o Alonso precisa é se dar bem no qualify. Tudo bem que ele seja guerreiro e dê essas amostras maravilhosas de pilotagem. Sou mesmo fã dele!

      Mas o melhor trabalho do ano está sendo desenvolvido pela RBR. Quando as corridas começarem a ficar menos instáveis por causa das chuvas, acredtio que ela vai disparar. E creio que o Vettel será o campeão

      Publicado por Moisés Carvalho | 19/04/2010, 9:43 pm
  33. Agora tem que ver se o massa para de vez com essa política de boa vizinhança porque assim ele não vai a lugar algum, tem que partir pra cima po, que deixase bater, ele não seria culpado nisso. Depois sai do carro e diz que tá tudo bem? o que um contrato não faz com o caráter de um homem. Lamentável a fala do massa! agora vai dar uma de coitadinho, alonso vai dar uma de joão- sem -braço , mas vai estar na frente na tabela…

    Publicado por marcelle | 18/04/2010, 11:17 am
  34. Essa manobra à primeira vista parece até ofensiva, uma tentativa explicita do espanhol se impor ante seu companheiro de equipe. Mas foi legal, e por isso nada a impedia. Então, por que tamanha repercussão? Simples. Isso ocorre pela política da equipe Ferrari, pois se ela se comportasse como a Mclaren ou Red Bull, ou seja, deixando que seus pilotos disputem livremente posições, acredito que essa ultrapassagem não ocorreria. Defendo meu ponto de vista, expondo inicialmente o exemplo de Button, que mesmo liderando a corrida e tendo seu companheiro de equipe em segundo lugar, estava preocupado em abrir vantagem, visto que se Hamilton o alcançasse tentaria inevitavelmente a ultrapassagem. No caso de Felipe, possivelmente ocorreu o contrario. Talvez, influenciado pela “política” de maranello, ele não acreditasse que o espanhol tentaria uma ultrapassagem naquele momento, naquele lugar, e tamanho “relaxamento”, propiciou a manobra do espanhol.
    Em todo caso, gostaria de ver um vídeo que mostrasse a manobra do espanhol com alguns momentos de antecedência. Tal desejo se justifica pois, na entrevista, Felipe afirma que escorregou antes do cotovelo e que por isso, Alonso se posicionou melhor para a curva que antecede a entrada dos boxes. Se isso realmente aconteceu qualquer julgamento sobre a legalidade, ou melhor, moralidade da manobra perde o credito ou mérito, uma vez que não desejamos que o espanhol, ou qualquer outro piloto, espere que seu companheiro de equipe se recupere de uma falha, pelo simples fato de estar na sua frente.

    Publicado por Gunther | 18/04/2010, 11:19 am
    • Está todo o mundo falando que a manobra é legal. Gostaria de conhecer a regra pela qual afirmam isso. Na saído do box tem de respeitar a linha. Na entrada já não?

      Publicado por Luís Oliveira | 18/04/2010, 11:34 am
    • Isso mesmo Luis OLiveira , na entrada do box nao precisa respeitar a linha. So na saída. E lembrando que no primeiro pitstop Massa ja tinha dado uma escapada naquela msm curva de entrada do pit e passou pela brita.

      Publicado por Andre | 18/04/2010, 12:00 pm
  35. ” Becken Lima

    Ótimo comentário, Andre, mas com todo o respeito, eu li todos os comentários — e também o post, claro — eu não vi nenhum “fã do Hamilton” falando mal do Alonso aqui como vc afirma.

    Não seja por isso.

    Esse ato do Alonso deixa claro quem foi o culpado pelo péssimo ambiente na Mclaren, é esse tipo de atitude que o Ron Dennis combateu em sua equipe, e com isso o Elsonso fez aquelas denúncias e chantagens de 2007.

    Claro que a Ferrari tem outra política de trabalho, e se for haver alguma posição contra ou a favor do fato não ficaremos sabendo.

    Alonso esportivamente estava dentro da regra, desportivamente foi um mal carater.

    Fernando Kesnault

    Errado, a história não mostra isso.

    82 – Rosberg, maior sálario Reutmann.

    85 – Prost, maior sálario Lauda.

    88 – Senna, maior sálario Prost.

    97 – Villenueve, maior sálario Hill.

    98/ 99 – Mika, mas seu salário equivália ao do Coulthard.

    Sem contar companheiros de equipes que não foram campeões quando tinham sálarios menores e bateram seus ricos parceiros.

    Schumacher – Piquet – 1991
    Hamilton – Alonso – 2007
    Massa – Kimi – 2008

    E só lembrando um fato muito interessante Alonso de 6 motores para usar 3 usados e 3 novos e precisa fazer 15 corridas, mais uma quebra e terão problemas sérios no fim do campeonato.

    Publicado por Claudemir Freire | 18/04/2010, 11:19 am
    • Idaê Claudemir! Realmente ninguém falou mal do Alonso, até pq foi ele o piloto vermelho q trouxe mais pts pra casa hj da China. Concordo q o Massa tem q ser mais agressivo, mas ele tomou do Alonso a mesma ultrapassagem q ele tomou do Rosberg ano passado em Monâco. Ele tem q ficar mais ligado, q esses pilotos abusados como Alonso, Hamilton etc se ver uma brecha, mergulha mesmo e ultrapassa. Foram os q fizeram ultrapassagens mais difíceis hj na corrida.

      Massa diferente dos q acharam q ele perdeu tempo atrás da Toro Rosso, qdo ele chegou no Alguersuari ele passou, não durou nem uma volta inteira. Ele perdeu tempo com o Barrichello e contra o Schumacher. Nas duas tentativas, ele se precipitou e tomou X dos dois veteranos.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 1:41 pm
    • Claudemir, acho que você está esquecendo quem foi que descumpriu um acordo no Q3 Hungria 2007. Esse papo de “quem foi o culpado” e “quem começou foi ele”, para mim, é meio imaturo. Se o ambiente na mclaren foi péssimo, o culpado não foi alonso sozinho. mas estou cansado de discutir 2007.

      quanto à manobra do alonso, foi normal, dentro das regras do esporte. felipe dormiu no ponto. se ele e seus defensores quiserem reclamar, o choro é livre.

      Publicado por andre melo | 18/04/2010, 2:42 pm
  36. foi muito mal o Felipe Massa. Tem que ser mais agressivo e ter mais atitude. Alonso é bicampeao do mundo e nao pode dar mole pra ele , tem que mostrar que quer ser campeao.
    E nao adianta a globo ficar puxando saco do coitadinho do Massa, com essa historia de companheirismo e regras de equipe. A ultrapassagem do Alonso na entrada do pit foi normal ,ele nao teve culpa de o felipe ser tao lento para entrar, o massa que abriu a porta porque foi lerdo, o asturiano viu a brecha e ultrapassou, nada demais . Campeao tem que ser malandro e arrojado, se nao fosse assim Senna nunca teria sido campeao.

    Publicado por Andre | 18/04/2010, 11:22 am
    • Assino embaixo André.

      Resumiu qual deve ser a atitude do Massa em relação ao Alonso.

      Por que, se bobear, o cara deita na cama do Massa e vai brincar com os brinquedos dele…rs.

      Publicado por Vera Lucia | 18/04/2010, 11:39 am
  37. Não achei a manobra desleal. Dura com certeza, mas não desleal. Mas claro, estamos falando da Ferrari, uma equipe que saiu de 11 anos de uma hierarquia estabelecida entre seus pilotos e que ainda “estranha” uma disputa aberta.

    O ponto crucial para o Massa na luta pelo título é a dificuldade de aquecimento dos pneus, problema “herdado” do Kimi. Se ele quiser se manter na disputa ele tem que encontrar uma solução para isso, senão vai continuar oscilando entre boas e más atuações e aí de nada vai adiantar ficar contando com auxílio da equipe para conter um companheiro mais rápido atrás como foi na Austrália.

    Ainda tem muita corrida pela frente, vamos ver o que vai acontecer.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 18/04/2010, 11:46 am
  38. Se ele não passasse, teria ficado o resto da corrida atrás de Massa,e ficaria em nono.
    Bahhh… Assim terminou em 4º,muito perto do terceiro.

    Lembrem-se de um determinado ano em Barcelona, em que Massa atirou com Alonso para fora na primeira curva, e da saudosa corrida, quando Massa deu uma de Schumacher para cima de Alonso quando este estava na McLaren, destruindo-lhe a lateral como Alonso ividenciou para as camaras no fim da corrida.

    Se aí foi tudo legal, não há que reclamar agora. Coerência.

    Publicado por Marcolioni | 18/04/2010, 12:06 pm
  39. Domenicali sobre o incidente:

    “We only saw it afterwards on the television replay.

    “There is absolutely no problem between the two drivers. When you are always racing to win, you can have moments like this.”

    Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 12:11 pm
  40. Se eu fosse o Massa, deixaria o Alonso bater e sairia os dois.

    Tem que parar com esse papo de equipe, pois essa mesma Ferrari atrapalhou muito a vida de Massa em outrora.

    Se ele ceder, vai se transformar em segundo piloto nas próximas corridas e aí não venha reclamar, pois quem cede está disposto a ser coadjuvante.

    Alonso já tem dois títulos, tem que parar de ser fominha, se quer ser campeão, ultrapassa na pista, e não em uma manobra maliciosa como essa.

    Publicado por Dirceu | 18/04/2010, 1:03 pm
    • Como torcedor do Massa,te digo que é muito cedo pra alarde-você não vai ouvir de Massa nenhum tipo de choro,desculpa ou reclamação.Essa do Alonso vai ter troco-mas na pista,Massa não vai deixar barato,pode aguardar.

      Publicado por Daniel Lima | 18/04/2010, 1:31 pm
  41. Já basta quando o Alonso usou o Nelsinho para conseguir uma mísera vitória.

    Alguém tem que segurar esse canalha.

    Publicado por Dirceu | 18/04/2010, 1:05 pm
  42. Não ví nada antiético na manobra entre os dois. Massa precisa ser mais agressivo na condução da barata em determinadas situações. Não ser p#@@a louca, é claro. Mas, mais decidido. E tem que acabar, de uma vez por todas, com essa de “tem pista que ele se dá bem e tem pista que não”. Tem que ter performance de campeão em todas. Esta é a última atitude que, em sua evolução, ele tem que alcançar e rápido, para, inclusive, se for campeão, não ser olhado como um campeão “mais ou menos”. Tem que, de agora em diante, fazer corridas que não deixem dúvidas sobre a sua capacidade. Que é grande, por sinal. E uma boa dose de ousadia não faz mal a ninguém, muito pelo contrário.

    sudações

    Publicado por celso gomes | 18/04/2010, 1:13 pm
  43. No final das contas, acho que o Massa tem que engolir esse sapo que o Alonso deu pra ele nesse final de semana. Está merecendo um safanão pra acordar…

    Tomara que essa ultrapassagem do Alonso no pré-pit sirva pro Brasileira abrir os olhos e a cabeça e começar a pilotar melhor e menos metodicamente. Mas meu receio disso é se ele começar a errar. Aí que vão cair de pau (dobrado) em cima do dele.

    Decepcionante a corrida do Massa. Por isso, ele que aguente essa quieto porque está merecendo.

    Ps. Maldita mola de Barrichello…

    Publicado por Bruno Said | 18/04/2010, 1:30 pm
  44. “Assino embaixo André.

    Resumiu qual deve ser a atitude do Massa em relação ao Alonso.

    Por que, se bobear, o cara deita na cama do Massa e vai brincar com os brinquedos dele…rs.”

    Vera Lucia, deitar na cama e “brincar com os brinquedos” do Massa…vc quer dizer, comer a mulher dele? :D

    Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 1:32 pm
  45. Eu não devo ter os mesmos olhos que a maioria de vocês.
    Primeiro devo felicitar o Button que não precisa de trapaça para ganhar. Ganhou bem e limpinho. Mas para mim o grande vencedor foi o Safety Car que teve influência mais que evidente no resultado final.
    Quanto ao que Hamilton e Alonso fizeram, reprovo totalmente. A zona de boxes começa por um estreitamento para via única e respectivo limite de velocidade obrigatório. Os traços contínuos são para repeitar e acho inadmissível corta mato ou tomada de posição nessas condições de acesso ao box. Este campeontao está se iniciando com alguma bandalheira e direcções de corrida fracas e sem personalidade face aos interesse monetários. No mínimo são maus profissionais que não servem a verdade desportiva. Estes precedentes me parecem extremamente perigosos e claro que os sorrisos de uns por agora dando messas aleluias a esse comportamento ou desculpabilizando infantilmente esse actos, se poderá tornar num pau de dois bicos. É dentro da pista que se ganha e nas boxes o que vale é ordem de entrada e trabalho de team. Se essas regras forem para inglês ver (como se diz por cá, muito a propósito) então que sentido faz a zona de box? De futuro então uma equipa poderá por exemplo chamar o seu piloto que pára na box na frente de um team concorrente, limpar-lhe o espelho retrovisor e mandar sair calmamente enquanto prejudica um piloto que veio efectivamente mudar de pneus e vai ter que sair atrás dele? E depois como vai a direcção de prova lidar com isso?
    Se a F1 for para continuar assim, e se tornar como o futebol em que ninguém tem vergonha, então me excluo de espectador pelo simples facto de que exemplo tem de vir de cima e é nisso que acredito. Com direcções de corrida de carrinho de mão e organização de fim-de-semana esse desporto só vai perder e os pilotos também, sejam eles quem forem.

    Publicado por Ernesto Sousa | 18/04/2010, 1:38 pm
    • Concordo, concordo e concordo. Toca num ponto que eu realmente não tinha pensado: se em pista não se pode cortar curva para passar, por que na entrada dos boxes poderia? Afinal, foi isso que o Aloso fez, cortou a curva de 90° que tinha ali e jogou o Massa pra fora, talvez então uma dupla ilegalidade (e eu achando que do ponto de vista de regulamente não haveria discussão).

      “Se a F1 for para continuar assim, e se tornar como o futebol em que ninguém tem vergonha, (…) esse desporto só vai perder e os pilotos também, sejam eles quem forem.”

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 2:55 pm
  46. O Massa é um bocó. Teria que ter batido no Alonso e os dois ficarem fora, aí a desculpa que ele usou de que quando viu o Alonso tava passando que teve que tirar o carro ficaria de bom tamanho também, era só falar que não esperava uma atitude daquela no Alonso e que por isso não viu o cara. O culpado seria o Alonso no caso de uma batida e teria saido de vilão.

    Publicado por Nick Mason | 18/04/2010, 1:53 pm
  47. Alonso é um mau carácter!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e esta de bater no alonso seria bom.

    Publicado por rodrigo | 18/04/2010, 2:02 pm
  48. Eu achei engraçado o “repórter” da Globo, Carlos Gil, que não entende nada de automobilismo, por sinal, foi criar polêmica, entrevistando o FUMassa. E o Massarico respondeu que foi tudo normal, nada demais, etc. Huhauahua!

    Publicado por Ylan Marcel | 18/04/2010, 2:08 pm
  49. O Massa tá me saindo um belo Barrichello!!!
    Medíocre.Não merece a torcida brasileira!!!
    Ainda fala que está tudo bem.
    O Alonso tá certo,se deixar, tem que passar mesmo.Tá fazendo a parte dele.
    Acho que nunca mais haverá um piloto brasileiro com raça,honra e principalmente orgulho!!!
    Se for pra passar vergonha,é melhor sair da Formula 1.

    Publicado por Robson | 18/04/2010, 3:10 pm
  50. Igual comentaram acima, parem de falar mal do alonso, a verdade é que todos os brasileiros estão com inveja porque o alonso tomou a iniciativa sem se importar com quem era pela frente, se fosse o contrario todos estariam dizendo que o massa eh imbativel que ele mostrou q eh tao bom quanto alonso que foi a ultrapassagem mais bonita da vida dele, parem de ser TORCEDORES DO MASSA a ultrapassagem foi normal, veja o que o hamilton e o vettel fizeram na entrada e saida do box, o alonso não fez nada errado só pensou certo. A ferrari garanto que prefere um piloto que faça e pense isso do que um que sai do carro e vai tomar picolé e beber coca-cola ( kimi 2009).

    Publicado por marcio | 18/04/2010, 3:12 pm
  51. Basta pensar do jeito básico, se o Felipe não tira o carro ali o que aconteceria? Amos bateriam. Só isso é o suficiente para dizer que a manobra do espanhol foi perigosa e individualista. Mas há quem chame isso de arrojo ou mesmo que uma sandice dessas é corrida, eu vejo como sujeira pelo fato dos dois serem da mesma equipe, Massa foi responsável e tirou o carro, talvez nisso ele tenha realmente cochilado, e o espanhol foi louco ao ariscar a sua corrida e um trabalho do fim de semana inteiro, tivesse errado a freada e batido ou não tivesse contado com o senso de responsabilidade do brasileiro e poderia estar queimado. Em resumo o Alonso viu que passar na pista tava dificil, foi pra apelação e passou, agora digo que na primeira oportunidade ele vai tomar o troco igualzinho igualzado e quero ver se vai ter realmente guerra no circo Ferrari.

    Publicado por Erick | 18/04/2010, 3:22 pm
  52. O FILME DO KIMI NOVAMENTE
    Os corneteiros,detratores e etc rsrs do Massa vão aparecer todos hoje aqui.
    Depois o Massa detona novamente e eles somem-em uma ou duas corridas Massa tira essa diferença,agora viram as pitas dele..É sempre assim,desde a época do KImi(que é melhor que o Alonso),quando todos o davam o Massa como fora da Ferrari-só quem quem lutou pelo titulo foi o Massa e quem saio foi o Kimi. ((:
    PS:Aquardem as proximas provas corneteiros de plantão.

    Publicado por Daniel Lima | 18/04/2010, 3:23 pm
  53. “Ponto interessante”

    Eu acho que é isto, Massa tem que ter cuidado com Alonso, mas andar para a corrida, como fez em Sepang.

    Publicado por amagnos | 18/04/2010, 3:32 pm
  54. digo, Kuala lumpur.Malasia…

    Publicado por amagnos | 18/04/2010, 3:44 pm
  55. On board:

    Publicado por Becken Lima | 18/04/2010, 3:49 pm
    • Eu já estava indo procurar esse vídeo onboard do Alonso. Prova que o Massa realmente bobeou ANTES da entrada.
      Sobre arriscar, tem sido normal na F1 ultrapassagens apenas arriscando, com o outro piloto tendo que recolher, senão bate.

      Publicado por Eduardo Sacramento | 18/04/2010, 3:59 pm
  56. A verdade é que todos estão mordidos pq o alonso passou o massa ali, se fosse o contrario estariam festejando e os espanhóis choramingando e viva torcidas.

    Publicado por marcio | 18/04/2010, 4:05 pm
    • isso é verdade…kkkkk.. isso já tá parecendo arquibancada

      Publicado por Moisés Carvalho | 19/04/2010, 9:51 pm
  57. cara achei o massa muito desplicente, poxa que historia de pensa em equipe ele tem que pensar nele mesmo se massa tivesse peito ele tinha dado uma fechada no alonso os 2 terias se tocado e a culpa seria do alonso que ia levar uma dura grande da ferrari, mas agora que não teve toque nem nada não vai acontecer nada vai ficar por isso mesmo, massa perdeu a chance de se da bem em cima do alonso que por sinal alonso ta dando show pra cima do massa vem sempre sendo mais rapido em todos os treinos tirando apenas aquela unica volta do Q3 do primeiro GP e verdade tem que ser dita alonso é melhor que massa ai massa perde a chance de ficar bem na equipe, vai entender. outra coisa Hamilton pode pintar e bordar que nunca vai levar punição na f1? mais uma vez hj jogou o Weber pra fora nos boxes brigou com Vetel e so lembrando que em 2008 felipe massa levou uma punição por que do mesmo jeito brigou com uma force india nos boxes ai levou uma punição de driver tru e hamilton fez a mesma coisa e não levou, segunda corrida seguida que hamilton da show mais faz essas irregularidades e não é punido. sinto que ele é muito protegido.

    Publicado por Junior | 18/04/2010, 4:12 pm
  58. E aí Daniel Lima,

    Como estava a Paella hoje?

    Tinha ossos?

    Publicado por Macarrão com Spaguetti | 18/04/2010, 4:19 pm
  59. Sobre o incidente considero uma quebra nas regras internas da Ferrari o que Alonso fez com o companheiro que ao entrar nos boxes e próximo de fazer a curva estava desacelerando. Não foi uma atitude correta para com um companheiro de equipe, não pelo que a Família Ferrari considera correto. Afinal, do jeito que fez, ele neutralizou sua punição do drive-through e a transferiu para Massa na espera pela troca dos pneus nos boxes. Atitude reprovável.

    Isso acaba nos lembrando a polêmica da Hungria em 2007 e juntamente com a queima da largada não dá pra não imaginar, como o Becken citou, um Alonso começando a se angustiar. Vamos nos por em seu lugar: está numa Ferrari ainda instável, nada espetacular; atrás do companheiro no Mundial; perdendo motores a granel e vislumbrando quase que certamente o fim da luta pelo campeonato nas últimas 3-4 corridas quando tiver que usar motor extra ou reduzir drasticamente a potência dos poucos restantes. Ele sabe que a concorrência na disputa do título agora é maior que o usual, até seu companheiro vai querer entrar na briga. Sabe também que a Ferrari apesar da melhora continua mediana demais esse ano, com carro ruim de classificação e estratégias fracas.

    Alonso não tem um emocional frio o suficiente pra aceitar tantos impecilhos à sua consagração na Ferrari que deveria ser com título na estreia e muitos pontos à frente de Massa no mínimo. Não o vejo causando um imbróglio como foi em 2007 na McLaren até porque suas opções de troca de equipe acabaram. Mais provável o Massa perceber que o prestígio que conquistou na equipe está indo por água abaixo (lembremos que a Ferrari construiu o carro este ano ao gosto de Alonso, modificando até os botões do volante) e abandonar o barco, indo para a Red Bull no lugar de Weber, por exemplo. Mesmo sendo ferrarista, acho que esta seria a melhor coisa que ele poderia fazer. Seu tempo de Ferrari parece estar acabando e se insistir, pode ter o mesmo final melancólico que Raikkonen.

    Publicado por Carlos T. | 18/04/2010, 4:27 pm
  60. Empecilhos, retificando.
    Desconsiderem os demais erros.

    Publicado por Carlos T. | 18/04/2010, 4:30 pm
  61. O interessante mesmo seria um acidente na entrada dos boxes, Ferrari ficaria sem dois carros e uma baita multa ou um belo castigo na corrida seguinte por obstruir a entrada para as outras equipes. Certeza que super Alonso (e os outros que arriscaram essa manobra) pensou nisso e decidiu que correria o risco.

    Publicado por vandehugo | 18/04/2010, 4:47 pm
  62. olha, o alonso fez o que precisava fazer e na hora certa.
    Faz duas corridas que o Massa tem um ritmo de corrida em alguns momentos inferior ao espanhol e nas condições atuais está muito difícil ultrapassar, sem contar ordens superiores da ferrari pelo que observamos de quem está na frente o outro deve recolher. E o alonso procurando respeitar isso. Hoje tudo foi mudando no decorrer da corrida, se errou na largada teve coragem e iniciativa neste episódio da corrida, sabia que está difícil ultrapassar, viu o massa dar bobeira e resolveu por “n” motivos fazer a ultrapassagem e com isso ganhou um tempo precioso, tanto que terminou em quarto tentando chegar em terceiro no lugar do rosberg, enquanto que massa chegou em nono.
    Deu diferença na pontuação e para o resto do campeonato vai também fazer efeito psicológico.
    Voces acham que a Ferrari prefere sexto, sétimo, oitavo lugar ou alguém que chegue lá na frente?

    Ilegal? imoral? tudo questão de ponto de vista. Afinal já foi, não mudará mais nada. Assim como tem blogueiro que acha que hamilton deu pau no alonso ao empatar em 2007 em 109 a 109 com alonso, hoje digo que foi normal.
    Schumacher cansou de fazer coisas questionáveis e está cheio de torcedor achando ele o máximo. F1 não é campeonato de bom moçismo. Se querem coisa de bom moço, etiqueta, então o negócio é acompanhar esgrima, xadrez, etc.

    O quero ver é se o massa vai resolver pilotar mesmo ou só querer largar e ficar a frente do alonso nos gps, como se isso fosse oitava maravilha do mundo.

    Publicado por wilson | 18/04/2010, 4:53 pm
    • Wilson, acho q na fração de segundos q se desenrola o lance, o piloto não tem “n” motivos para pensar se pode fazer uma manobra ou não. Nem q o cérebro do Alonso tivesse um processador pentium 1000. Ali, na barrigada do Massa ele mergulhou e o Massa qdo. viu o Alonso já tava lado a lado. Como na entrada dos boxes só cabe um carro, teve q ir pra grama pra não bater. A corrida não acabou pra ele ali. Tanto q na relargada do segundo SC o Alonso estava em 10º e ele em 12º, com todos os carros próximos. Se ele conseguisse imprimir um ritmo de corrida mais forte conseguiria ir pra frente, tal qual foram Alonso e Hamilton. De positivo, foi não ter se desesperado qdo. tomou o X do Schumi e conseguiu ainda ganhar a 9º posição na última volta. Dois pontinhos suados, mas não chegou em casa de mãos vazias :-)

      Se a primeira batalha dele será sempre com o companheiro (muy amigo) de equipa , então a diferença é só de 8 pts e nesse novo sistema de pontuação, em q uma vitória vale 25 pts um segundo 18 pts e um terceiro 15 pts, o negócio é sempre focar o pódio, coisa q os pilotos de Woking e seu team mate, Kubica sua “sombra” na Ferrari e o Rosberg estão fazendo.

      O Campeonato está aberto, a menos q a Red Bull dispare na fase européia. Daí é lutar pelo wcc, pq com o Webber nos azuis, sempre será possível.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 6:03 pm
  63. Aí, ow Daniel Lima

    na classificaçao já tinha dado alonso.
    agora deu na corrida também.
    então é:
    x_u_p_a m-a-s-s-a ao quadrado.

    Redbull aguada (devia estar batizada)
    como esse pessoal da vodafone tem tecnologia, ligações maravilhosas. Diferente do que ocorre na minha cidade quando chove as ligações telefonicas ficam uma porcaria.
    Fim de semana paella foi um prato que foi mais servido do que massa.

    No gp da espanha? troco? claro, pessoal lá aceita dólar, euro, etc…
    Sabe por que voce fica chateado? porque no fim do ano vai precisar ficar arrumando explicação pra algo que não precisa de explicação: m_a_s_s_a w_h_o?

    Publicado por wilson | 18/04/2010, 5:11 pm
  64. Eu escrevi ontem que estava sentindo o cheiro de dobradinha da McLaren e acertei! Massa decepcionou mas acredito (e torço) em sua recuperação no campeonato. Com relação à entrada do Alonso nos boxes, os dois já vinham disputando antes da entrada por causa de uma derrapada do Felipe e o espanhol teve vantagem na entrada da curva. Na primeira vez que vi a repetição fiquei inconformado, mas ao ver novamente percebi que foi uma disputa normal. Agora, uma pergunta: dar mais uma volta enquanto aguarda o companheiro fazer a troca de pneus é tão desvantajoso assim a ponto de preferir ficar parado quase 5 segundos esperando???

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 18/04/2010, 5:21 pm
  65. Becken,

    Tem muita gente tomando as dores do Massa mas não vêem que o asturiano está sempre mais rápido do que o massa. Então, reclamar de alguma coisa parece muito choro de torcedor, promovido pela Rede Globo. O que queremos é isto mesmo, uma F1 menos burocrática, vide Lewis Hamilton em suas ultrapassagens e Fernando Alonso em sua audácia na entrada do pit ultrapassando seu companheiro de equipe, jogando-o para a grama. Aí está a vontade de vencer de Alonso que serve também para quebrar esta regra idiota da Ferrari.

    Publicado por Ilton Fernandes | 18/04/2010, 5:27 pm
  66. Todos sabíamos desde o começo do potencial ‘explosivo’ da dupla da Ferrari. O estranho foi terem nos ‘vendido’ uma possível calmaria durante 2010. Como diria o capitão Nascimento: “Nunca será!”.
    Acho que a ultrapassagem apenas vai servir de desculpa para a relação azedar, com0 já se esperava.

    Publicado por Will | 18/04/2010, 5:33 pm
  67. parem de choramingar falando mal do alonso foi absolutamente normal o que ele fez o massa saiu mal de uma curva o alonso ficou por dentro e passou na curva seguinte a única diferença é que era a curva de entrada do box, se o alonso fica lado a lado com o massa fica por dentro e ultrapassa numa curva qualquer ninguém falaria nada, só estão reclamando e resmungando porque foi no box, O QUE DA NA MESMA, os dois são ótimos pilotos só que o alonso é esperto.

    Publicado por otavio | 18/04/2010, 5:38 pm
  68. Já houve vida inteligente por aqui!

    Hoje são meros torcedores…

    Fácil atacar e mais ainda defender depois de 4 corridas.

    O Massa agiu de forma correta, e o Alonso no campo esportivo também, o resto é resto.

    Éticamente ninguém faria aquilo, mas ainda estamos em sursís devido ao enominável ético piloto brasileiro, mártir da mídia, que criou esses mitos arrojados antiéticos e lindos mas sem carater.

    Em suma, Alonso fez merda, Massa foi idióta, mas fora de pista é só babaquice, nunca vamos saber o que aconteceu no pós corrida.

    Não sei nem porque essa celeuma o título ainda está longe da Ferrari.

    Publicado por Claudemir Freire | 18/04/2010, 5:42 pm
    • Falou tudo Claudemir. Tem 375 pts em jogo ainda até Abu Dhabi…

      Publicado por Alex-Ctba | 18/04/2010, 6:08 pm
    • É isso, Claudemir. O pessoal anda muito exaltado pelo “calor do momento”. Lá no meu blog, por exemplo, tenho uma sessão na qual compartilho minha opinião e dou nota aos pilotos.

      Um 10 ao Hamilton e 5 ao Massa quase causou um “linchamento” público. hehe

      As pessoas confundem um pouco as coisas, talento com nacionalidade. Gostam de impor o ódio contra pilotos estrangeiros.

      Não compreendo por que o brasileiro tem dificuldade em reconhecer o talento do Lewis, por exemplo. Mas isso seria mais para um tópico passado abordado pelo Becken…

      Enfim, o Massa não fez uma boa corrida. Simples assim. A temporada é longa. Haverá momentos que vai superar o Alonso. Outros nos quais será superado, como hoje.

      O torcedor, no sentido literal da palavra, não percebe que nenhum piloto precisa ser melhor do que o outro sempre.

      Publicado por Willian | 18/04/2010, 7:20 pm
  69. Meu caro Wilson entendedor de F1 e comedor de macarão.

    Quando o Alonso ganha você aparece-vamos ver você pouco durante o ano então(entendeu a piada né?rsrs)Acho que agora você só aparece em SPA e talvez em Monsa.
    Você falou em Barcelona-e se eu te disser que lá Massa vai largar e chegar na frente do Alonso na casa dele?Como bom entendedor,você vai achar que to louco né?É que as pistas do Alonso tão acabando.Agora vem Barcelona,Monaco e Turquia.Os pontos que Alonso conseguio vão se evaporar como a neve no verão-aí você e os outros comedores de macarão vão sumir e só vão aparecer em SPA(Belgica)mas será tarde demais-Alonso já vai estar de escudeiro-o campeão Kimi e os bebedores de vodka finlandesa que o digam.

    PS:Se quizer te passo o endereço da associação fundada em 2008 pelos torcedores do Kimi-os bebedores de vodka finlandesa -é a AVM( associação das vitimas do massa)vcs se juntam e comem macarão e tomam vodka juntos ((;

    Publicado por Daniel Lima | 18/04/2010, 5:52 pm
    • Sugiro que cries o grupo ou blog “eu acredito que Massa ganhe o mundial batendo Alonso”, ou então qualquer coisa como “eu aposto 1000 dólares contra quem quiser em como Alonso vai ser escudeiro do Massa a partir de Espanha”.

      Veremos quanta gente vai aderir sem serem da língua de Camões.

      Publicado por Macarrão com Spaguetti | 18/04/2010, 6:55 pm
    • Farei melhor Wilson…Vou criar o blog TBAVM(torcedores brasil_asturianos vitimas do massa)a data exata eu não sei.Mas provavelmente será nas 4 ou 5 ultimas corridas como foi em 2008.(;
      Você será o moderador!

      Publicado por Daniel Lima | 18/04/2010, 7:15 pm
    • Com tanta certeza, só mesmo a dinheiro.

      Publicado por Macarrão com Spaguetti | 18/04/2010, 8:31 pm
  70. “desculpe ter fugido do assunto, então.

    se alonso colocou em risco…? sim… mas, eu considero pior para a ferrari o felipe ficar correndo para marcar o alonso em vez de correr para vencer. acabam os dois pontuando menos do que poderiam. mas vai saber o que a ferrari acha melhor…”

    Becken,

    Minha opinião: O Nada Sei viu uma brecha e entrou nela. Acordo de cavalheiros entre o Massa e esse senhor? Não sei se existe. Então está tudo certo.

    Respondendo à pergunta do post:
    Nenhuma rusga. O Massa não teve pulso dentro da pista, não adianta ter fora. Não há que reclamar de nada nem com ninguém. Responda dentro das pistas. Eu faria a trajetória normal e deixaria bater. Mas… e o medo de perder a guerra interna? Então, aguente! Quem não tem pode com mandinga não carrega patuá.

    André Melo,

    Eu comentei aqui na semana passada que o Massa está correndo pensando no Nada Sei, quando devia correr para frente, como o Hamilton faz. Mas a opção dele foi essa até agora e por isso, até então, está barriquelizado. Corridas são para homens.

    Eu sinto muito, pois estava torcendo (e estou) para o Massa ganhar essa guerra de nervos.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/04/2010, 6:51 pm
  71. Olá,

    Tenho dois videos para vcs verem e fazer uma análise:

    O primeiro:

    Pelo que eu vi, o alonso não queimou a largada, afinal de contas qdo apagam-se as luzes pode sentar a bota, não pode?

    O segundo:

    Olhando o video, o massa na hora de entrar nos boxes praticamente encosta o carro pro alonso passar, se não foi erro dele, é explicito que ele deixou passar, talvez sendo uma ordem da equipe, e entregar o jogo dizendo que deixou passar, seria anti-ético pra Ferrari, e por isso a desculpa que não foi de proposito. É como eu vejo

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 18/04/2010, 6:55 pm
    • Obrigado pelo vídeo da largada. Pela TV eu também tive a sensação de que ele não havia queimado, mas como não reclamou, considerei que havia queimado mesmo. Agora tenho certeza: queimou. Se olha o vídeo com bastante atenção (assisti umas 4 vezes o momento da largada aqui), dá pra perceber que ele larga muito pouca coisa antes, mas antes das luzes se apagarem, talvez coisa de meio segundo ou menos.

      Já o da ultrapassagem, eu queria ver uma tomada de um pouco antes, quando o Massa destracionou ou o que quer que seja. De qualquer forma, na curva o Alonso cortou a linha branca. Certo que a regra da linha branca vale só na saída, mas esse não é o caso. Quando um piloto ultrapassa outro cortando a curva durante uma corrida, é obrigado a devolver a posição ou pagar um drive tru, e me pareceu que foi exatamente o que aconteceu: Alonso cortou a curva. Não sei como é a regra ao pé da letra, se alguém souber nos esclareça, mas fica essa dúvida. Mas no fundo, no fundo, o problema está da ética (ou falta dela) de Alonso, que não precisa fazer esse tipo de coisa pra mostrar que é um grande piloto. Os fãs podem gostar, mas à vista dos não-fãs, isso o diminui.

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 7:34 pm
    • Bons videos anderson..
      Mas no primeiro Alonso senta a bota antes das luzes apagarem…
      No setgundo da pra ver q massa já esta perdedndo terreno p Alonso bem antes de entrar na parte q leva aos boxes…

      Valew pelos videos Anderson!!!

      Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 18/04/2010, 7:53 pm
  72. Já tinha matado a charada desde do Bahrein…

    A F1 atual não é terra para ética, solidariedade e valores morais, F1 hoje é a essência do capitalismo selvagem, uma das demonstrações máximas da capacidade do ser humano em elevar sua futilidade à enésima potência, tudo o que é produzido na F1 é exclusivo, caríssimo e, na maioria das vezes, totalmente desnecessário ao homem comum, é um mundo de glamour, poder e dinheiro, lá, o que vale é a vitória, não importando como você a consegue (burlando o regulamento, utilizando espionagem, manobras desleais e etc.), desde que não seja pego pelos fiscais, vale tudo e você só será lembrado se for vitorioso. Isso tudo fascina o público, que quer e ver o circo pegar fogo.

    Portanto, se o Massa quiser ganhar alguma coisa na Ferrari a partir de agora, é bom olhar o Hamilton e aprender que vai ter de deixar espalhar, fechar a porta e jogar os outros pilotos na grama se necessário, principalmente se o outro piloto for o Alonso.

    Como já disse várias vezes, F1 não é esporte, não tem regras bem definidas e as punições são mais “sem sentido” do que japonês tentando falar russo. Se alguém achar o contrário me explique para que servem aquelas linhas brancas que delimitam a entrada dos boxes, se for apenas decoração aí eu aceito que Alonso foi correto ao quase jogar Massa na brita.

    Pelo jeito, no desespero em que se encontra a categoria, a atual F1 (comissários e afins) e seu público sempre vão perdoar os caras que fazem “merda”, desde que a “merda” seja feita em busca da vitória, dando espetáculo para as câmeras.

    Vejam o caso do Hamilton, atualmente, ele é o homem espetáculo da F1, faz muitas ultrapassagens maravilhosas e outras dignas do famoso companheiro do Mutley, mas a galera nem lembra muito de suas sujeiras, só de sua gana de vitória e de seu arrojo, por isso o adora, mesmo que ele coloque a integridade física dos outros em risco, como foi o caso dos incidentes com o Vettel (nos boxes) e o Webber hoje.

    Já o Alonso não é tão brilhante como Hamilton (em pista), então, o negócio do Alonso é destruir o adversário aos poucos, minando politicamente o sujeito através da imprensa espanhola e fazendo caras e bocas para criar clima ruim dentro das equipes em que trabalha. Acho que ele pensou que nem iria precisar disso para superar o Massa, mas, como Massa estava se saindo bem com a estratégia de marcá-lo, Alonso viu que teria de usar todos os subterfúgios que possui contra o brasileiro. Esse episódio da entrada dos boxes é um dos meios de conseguir desestabilizar Massa. Com atitudes como essa Alonso vai detonando a confiança do adversário, pois, se o Massa reclama ele é chorão, se aceita, ele é submisso, tremenda saia justa.

    Lógico que, para que isso dê certo, o Asturiano precisa também mostrar serviço, sendo mais rápido que seu companheiro, e é o que ele está fazendo com Felipe Massa.

    Alonso está utilizando de todas as sua falcatruas para minar Massa, mas é inegável que também está dando a impressão de que pode superar Massa na pista (que é onde interessa), então, acho que está na hora do Massa começar a ligar o foda-se e partir para o tudo ou nada, afinal, qual o interesse de ficar em uma equipe que nunca confiou nele para liderá-la.

    Massa tem de entender que a Ferrari não o tem como piloto capaz de ganhar um mundial, portanto, é agora ou nunca, ou ele manda a italianada para a PQP e acelera contra a banca ou vai virar um novo Barrichello.

    De qualquer forma, acho que não há do que reclamar na manobra vista acima, Alonso agiu como sempre agiu na F1, ou seja, buscando a vitória a qualquer preço, quem quiser ser campeão vai ter de agir assim.

    Publicado por ccregazzoni | 18/04/2010, 7:03 pm
    • Se tua análise é de indignação, concordo inteiramente (exceto a parte política, mas aqui não é o espaço para discutir isso). Se é conformista (“quem quiser ser campeão vai ter de agir assim”), não posso concordar.

      Mas destacando o fato da não-punição ao Hamilton pela manobra nos boxes, alguém lembrou aqui acima de uma briga do Massa contra uma Force India bastante parecida com esta de hoje e foi punido. Longe da conspiração contra todos os brasileiros que alguns dizem, acredito que foi correta, e deveria ter ocorrido hoje novamente. O que há aí é a proteção do inglesinho, que surgiu já em inúmeras oportunidades, e que os fãs consideram simpres “arrojo”. Francamente…

      Publicado por crisman | 18/04/2010, 7:27 pm
  73. Cassius,

    Primoroso o seu comentário. Acho que vc trocou em miúdos o meu pensamento exposto no comentário anterior.

    O Nada Sei, o Hamilton, o Webber, o Schumacher e outros já estão nesse jogo que é sujo em todos os aspectos, desde a cúpula: Bernie, Todt, Mosley, Montezemolo, Briatore, enquanto o Massa está pensando que está fazendo pic-nic no parque verdejante.

    Ele está nitidamente com medo e se acovardando. Depois de se barriquelizar ele vai se nelsinhar. Não foi a primeira vez que ele devia ter marcado posição e se amesquinhou. Lembra da primeira corrida? Pois é.

    Esses episódios são muito positivos – servem para separar os homens dos meninos, mas o Massa até aqui foi menino. Então, o negócio é chorar na cama que é lugar quente.

    Mas eu ainda espero uma reação à altura – nunca é tarde. O Massa é excelente piloto e não pode se entregar assim. Equipes existem muitas.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/04/2010, 7:19 pm
    • É Coyote,

      Também acho que o Massa tem crédito e ainda pode virar o jogo, mas, parece que a Ferrari virou o cemitério das promessas brasileiras na F1, e o pior é que eles não conseguem sair de lá. Cá pra nós, será que o Massa não é melhor que o Rosberg? Uma vaguinha na Mercedes cairia muito bem.

      Parece uma maldição do Fantasma de Enzo Ferrari que deve ter vaticinado: “Uma vez que o Piquet teve a audácia de me chamar de gagá, a partir de agora, daqui do inferno, irei contratar todas as promessas brasileiras, encher os bolsos dessa galera de dindin e transformá-los em segundões, já que a itália desde há muito não tem pilotos, tratarei de destruir as chances dos brasileiros” rs…

      Publicado por ccregazzoni | 18/04/2010, 8:39 pm
  74. Becken, em primeiro lugar agradeço a atenção e as demonstrações de pilotos bem(? e não são todos? heheh) pagos e com menores salários, mas cá prá nós…. quem é o patrocinador da equipe (e que paga o salário do asturiano)?? Com certeza, lá no fundo, nas conversas em “off” a preferência recai no asturiano e outra, sinto que o Massa após o acidente não tá “tocando” como era antes (principalmente aquelas tocadas da temporada 2008). Talvez na minha humilde opinião deveria estar a fazer algumas sessões psicológicas para tirar os traumas daquele acidente.

    Publicado por Fernando Kesnault | 18/04/2010, 7:53 pm
  75. Quem quiser e tiver poderes, que julgue o Hamilton e o puna quando ele errar. É o certo. É o justo.

    Bobagem é pensar que o instinto dele vai mudar.
    Bobagem é achar que ele vai perder seus fãs, apontando nele defeitos que os fãs consideram qualidades.
    Bobagem é achar que se ele virar cordeiro vai deixar de ser o saco de pancadas da imprensa.

    Ele é a Geni da imprensa e dos fãs de F1 em geral, mas pelo menos é um vencedor e age como tal – dá de ombros para a cachorrada e segue em frente. Desbancou um bi-campeão na estréia e foi campeão no segundo ano. Mudar pra quê? Isso é pouco? Isso é admirável.

    Virar cordeiro além de já ser um saco de pancadas? O que ele tem a ganhar com isso? Então, esperem sentados.

    Óbviamente vão dizer que ele era protegido do Ron Dennis. Digamos que sim. E o Schumacher não era protegido na Benneton e na Cosa Nostra? O próprio Nada Sei não foi sempre e sempre o protegido do Briatore na Renault, a ponto de mandar um piloto bater para ele ganhar? Então, está reclamando de quê? Vá chorar na cama que é lugar quente.

    Vcs lembram do Kubica e Vettel na Malásia no ano passado? o narigudo veio com tudo, o alemãozinho imberbe mostrou as garras e segurou as pontas. Se ferraram os dois? Sim e não.

    Sim porque jogaram a corrida fora.
    Não, porque se impuseram como competidores. Toda vez que o Kubica pensar em jogar o carro pra cima do Vettel vai lembrar da Malásia, respirar fundo, recolher e esperar o momento certo. Se o Massa tivesse feito isso na primeira corrida com o Nada Sei naquela largada isso de ontem não teria acontecido. E se acontecesse o caminho certo seria mostrar as garras e segurar as pontas, embolar os dois e deixar f*der tudo. A Cosa Nostra que se vire com esse imbroglio.

    O Hamilton fez chover ontem, mas o que eu mais gostei foi da maturidade no final. Vendo que sem dentes leão não come ninguém, deixou a coisa rolar até o final. Em outras épocas teria posto tudo a perder (ou não).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/04/2010, 8:12 pm
  76. “Se alguém achar o contrário me explique para que servem aquelas linhas brancas que delimitam a entrada dos boxes, se for apenas decoração aí eu aceito que Alonso foi correto ao quase jogar Massa na brita.”

    Cassius,

    Eu não conheço a regra e por isso prefiro não bater o martelo. Se fosse quanto à saída dos boxes eu lhe daria razão imediatamente. Quanto à entrada, sinceramente eu não sei.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/04/2010, 8:16 pm
  77. Até parece qua formula 1 foi um dia um oásis de virtude.

    Publicado por Alexandre Gomes | 18/04/2010, 8:17 pm
  78. “para que servem aquelas linhas brancas”

    Depende da pista, assim disse o Rubens, e não era o caso.

    MAs ele mesmo foi vago, e disse que não queria se envolver.

    Publicado por Alexandre Gomes | 18/04/2010, 8:20 pm
    • Alexandre,

      Concordo que a F1 nunca foi óasis de virtude, mas é que tem uma galera que só fica indignada quando as manobras (e as punições) são contra o piloto preferido, quando é o contrário ficam achando o máximo (indignação seletiva), então eu prefiro lembrar que a F1 é a terra da picaretagem por excelência para evitar certas hipocrisias.

      Quanto às linhas brancas, sinceramente, eu não sei, mas se elas estão lá, a lógica me diz que, mesmo que o regulamento não diga nada, é para delimitarem até onde o carro pode ir, senão elas não existiriam (talvez seja viagem minha).

      Quanto ao Rubens, ele deveria ter ficado calado, se não tem coragem para se posicionar que não fale nada, o cara definitivamente é um bundão.

      Publicado por ccregazzoni | 18/04/2010, 8:54 pm
  79. “A F1 atual não é terra para ética, solidariedade e valores morais…”

    Quando começou esta “F1 atual?”. 1950?

    Automobilismo, desde sempre, não é terra para ética. Prost, Senna, Schumi e cia assinam a tese.

    Publicado por Mauro Brisola | 18/04/2010, 8:31 pm
    • Para falar a verdade, fiquei muito em dúvida quando escrevi essa parte, mas é que eu acho que agora as coisas estão tão escrachadas que a pilantragem parece ser o normal, antigamente as falcatruas já existiam, mas o pessoal tratava de esconder com vergonha, hoje em dia nem vergonha os picaretas tem mais.

      Publicado por ccregazzoni | 18/04/2010, 8:43 pm
    • Ética se resume a poucos seres humanos, e quando está em jogo o dinheiro, menos pessoas se acorajam de ter, quando somos covardes ou arrogantes é porque sabemos que seremos aliviados ou encobertos por algo menor ou maior.

      Me enoja a F1 de hoje em dia, por isso prefiro a pré temporada, onde especulamos e deixamos a realidade para lá.

      E para quem quiser, hoje o Santander ganha mais dinheiro no Brasil que na peninsula Ibérica. Então qual o mercado mais agradável ? E Porque ainda hoje patrocinam a Mclaren ?

      Resposta:

      Porque Espanha está um país falido, preferem países sólidos e one podem render mais.

      Marlboro 100 mi de euros ano.
      Santander 40 mi euros ano.

      Ferrari 37% dos 550 mi de euros é dela, então pelo amor de Deus, deixem de ser inocentes e pensem…

      Publicado por Claudemir Freire | 18/04/2010, 8:56 pm
  80. “Quanto às linhas brancas, sinceramente, eu não sei, mas se elas estão lá, a lógica me diz que, mesmo que o regulamento não diga nada, é para delimitarem até onde o carro pode ir, senão elas não existiriam (talvez seja viagem minha).”

    Compreensível, mas linhas brancas existem ao longo de todo o traçado. Na saída dos boxes eu tenho certeza de que não se pode pisar na faixa branca, salvo exceções, óbvio. Quanto à entrada, não sei.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/04/2010, 9:10 pm
    • Achei isso no regulamento sobre a entrada do Pit Lane:

      “d) Except in cases of force majeure (accepted as such by the
      Stewards of the Meeting), the crossing, in any direction, of the
      line separating the pit entry and the track is prohibited.”

      Meu inglês não é dos melhores, mas acho que é proibido sair da linha na entrada dos pits.

      Publicado por ccregazzoni | 18/04/2010, 9:24 pm
  81. Sinceramente?

    Eu acho que o Massa estava fazendo uma corrida de M…. tinha acabado de cometer um erro “perdendo ligeiramente o controle do carro”, com ele mesmo disse, e acabou se sentindo sem moral para fechar a porta para o Alonso.

    O Massa é um otimo piloto, mas como alguem disse aqui, tem de parar com esta historia de que corre bem em algumas pistas e em outras nao.

    Eu so dou meu parecer em relaçao a capacidade de reaçao do cara depois de ver ele correndo no seco e no quente.

    Agora uma perguntaCaso o Massa realmente esteja com dificuldades de se entender com o carro, como ele faz para mudar isto? Muda a maneira de dirigir, espera uma atualizaçao do carro??

    Quanto a Santarder e a Ferrari, temos de nos lembrar que o Brasil da muito lucro para as duas empresas, de maneira que se o Massa ganhar o campeonato nao seria nada ruim.

    E para finalizar; Se o Alonso é tao melhor que o Massa, oq dizer do Kimi?

    Abraço pessoal

    Publicado por Pedro | 18/04/2010, 9:16 pm
  82. Escrevi meu post sem ter lido o do Claudemir.

    Estou contigo Claudemir!

    Publicado por Pedro | 18/04/2010, 9:18 pm
  83. ow daniel lima, pensei que vc só iria começar defender o massa no fim do ano.
    Já começou a atacar o espanhol e defender o massa na quarta corrida? tsc tsc tsc!
    Falei que isso ia acontecer.

    O massa não fica na frente do alonso na espanha daniel.
    Mas acredito que voce não tenha cacife e vontade de apostar nisso.

    mas eu entendo, vc é o cara que se alguem empatar em pontos com o espanhol é porque o alonso levou pau! Pobre consolo. Quem tem que acreditar nisso vai entender o que de automobilismo?

    Publicado por wilson | 18/04/2010, 10:13 pm
  84. É Massa , você não deve se enganar com certas pessoas , pois é a pior e mais freqüênte maneira de ser ludibriado .
    Massa , há grande diferença entre entender as coisas e conhecer as pessoas , e é uma grande arte conhecer os temperamentos e perceber as diferenças de humor .
    A natureza humana deve ser estudada com tanto cuidado quanto os livros , ainda mas quando tem ao seu lado o El Cid de Oviedo .

    Publicado por Marco | 18/04/2010, 10:13 pm
  85. Cassius,

    Genericamente, salvo em caso de força maior, cruzar a faixa é proibido. Nas essa força maior está definida em outro lugar Stward of the Meetings e não sabemos se a conduta do Nada Sei se enquadra nela.

    Mas isso pra mim, sinceramente, faz pouca diferença. Espero uma mudança de atitude do Massa. Ou ele está contando com mais uma ou duas quebras de motor do Nada Sei, caso em que a Cosa Nostra será obrigada a tratá-lo a p]ap-de-ló.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/04/2010, 11:49 pm
  86. Nusssassinhora…. desculpem-me ( os estrangeiros piram…kkkkkkk).

    Onde está escrito “‘p]ap-de-ló”‘ leiam “‘pão-de-ló'”.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/04/2010, 12:03 am
  87. E o pior é que ficou preso no, no, no… me recuso a falar o nome dessa coisa. Se bem que ele não tem me enchido tanto quanto alguns colegas.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/04/2010, 12:05 am
  88. Vem cá, só pra entender. De quem era a vez no pit stop?

    Se a equipe chamou Massa e Alonso “furou a fila”, o espanhol pilantra tem que ser enquadrado, mas se era a vez de Alonso e Massa estava dando uma de esperto, então o ‘chega pra lá’ foi merecido.

    Só pode haver um carro por vez no pit lane, então é preciso saber quem tinha a vez de fato. O que eu não acredito (mesmo em se tratando de Ferrari) é a equipe ter chamado os dois ao mesmo tempo.

    De resto a corrida do brasileiro foi muito ruim, em momento nenhum Massa conseguiu domínio do carro, enquanto Alonso parecia muito mais à vontade.

    Felipe, na minha opinião está fazendo um bom começo de campeonato mas precisa resolver o problema que o impede seus pneus de chegarem à temperatura certa. Ou então pode dar adeus ao campeonato e à renovação de contrato.

    Button mais uma vez fez tudo certo, mesmo sem dar o show que Lewis deu, o atual campeão marca 2 x 0.

    Publicado por Beatle Ed | 19/04/2010, 12:07 am
  89. Nossa. Não tive paciencia para ler tudo.
    Mas o Massa tá um cagão esse ano! E o Alonso vai comer o rabo dele. Não gosto do Alonso mas essa é a verdade!

    Publicado por Demetrius | 19/04/2010, 12:12 am
  90. Daniel Lima ,

    Eu, como você, sou torcedor do Massa, mas daí a chamar o Alonso de desleal, é exagero. O Felipe “dormiu no ponto” e ponto final (sem trocadilhos). Lógico que eu preferia ver o contrário, e estaria comemorando aqui nos comentários, mas infelizmente nosso melhor piloto (atual) está tomando Maracujina antes das corridas e desse jeito nem vice consegue mais.

    Publicado por Alfred Newman | 19/04/2010, 8:32 am
  91. Coyote,

    Acho que você pirou na batatinha com o “Ele está nitidamente com medo e se acovardando. Depois de se barriquelizar ele vai se nelsinhar.”

    Mas que foi engraçado, foi.

    Publicado por Alfred Newman | 19/04/2010, 8:37 am
  92. Para quem queria saber a ordem de parada de Massa e Alonso o Ico deu a deixa:

    “Enquanto a McLaren celebra – cada piloto à sua maneira – um sucesso transcendental, os concorrentes precisam lidar com problemas mais mundanos. Como a Ferrari, que experimentou pela primeira vez o fato do compromisso de Fernando Alonso com o sucesso estar, para ele, acima dos interesses da equipe. A manobra sobre Felipe Massa foi bonita em sua execução e absolutamente dentro das regras. Mas seu alto risco poderia ter causado uma batida e um abandono dos dois carros do time. Ou poderia ter outra implicação desastrosa: os mecânicos estavam prontos com os pneus alocados para o carro de Felipe Massa e tiveram de reparar a ordem da troca na correria. Deu certo, mas se o time não atentasse a esse detalhe, os dois carros seriam desclassificados.”

    Os pneus eram para o Massa, ou seja o espanhol fura fila entrou mesmo sem ser chamado.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 8:48 am
    • Demorou quatro corridas para Alonsito paz e amor sair de cena e dar lugar ao VERDADEIRO Alonso.

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 10:04 am
  93. Diferente do Demetrius, li todos os comentários q eu não tinha lido antes, principalmente o do Cassius, Coyote e Claudemir, q sempre acrescentam algo à discussão. Ok guys, vcs como sempre levantaram pontos de vistas interessantes, levando o debate para outras aréas da natureza humana, como ética, gana, determinação, etc…mas e a corrida em si? pararam para analisar pq o Massa não foi pra frente igual o Alonso? Como teremos três semanas até o GP da Espanha, eu espero posts do Becken para “dissecarmos” a temporada da madruga, antes q começa a Européia. Mas em relação a corrida de ontem, no q se diz respeito entre essa guerra de team mates na Scuderia, há q se destacar:

    Posição no Grid: Um erro na última curva, custou ao Massa dois décimos em relação ao Alonso o q o fez largar 4 posições. Isso faz bastante diferença, qdo todos largam bem.

    Largada: Alonso poderia jantar as Red Bulls, mesmo q não queimasse, porém se preciptou e comprometeu seu ótimo trabalho do Sábado. Massa, fez uma largada conservadora e permaneceu em sétimo.

    Corrida: Independente de toda polêmica da ultrapassagem do Alonso na entrada dos boxes, e toda confusão inicial do chove não molha, troca não troca de pneus, a verdade é q, depois do último SC, aquele q juntou todos os carros novamente, Alonso (10º) e Massa (12º) só tinham o Barrica (11º) entre eles, e é, a partir da relargada q tem q ser analisado, pq o Massa não subiu igual o Alonso:

    Ultrapassagens: Massa fez uma ultrapassagem a mais nessa parte final da corrida do q Alonso: Alonso sobre Schumacher e Sutil, Massa sobre Barrichello, Alguerssuari e Schumacher.

    Agora a explicação para Alonso em 4º – Massa em 9º.

    Enquanto Alonso com suas duas ultrapassagens, limpas, perfeitas e sem vacilo avançou, Massa, pela sua afobação, tomou X do Barrichello e do Schumi, o q comprometeu todo seu ritmo de corrida, tendo q remar tudo de novo para realizar a manobra e perdendo tempo.

    Sorte: Alonso foi beneficiado, com o SC q permitiu juntar ao pelotão de duas paradas, enquanto ele com 4 paradas e 1 penalty, ficaria muito prejudicado se não houvesse o último SC. Massa tb foi ajudado com o carro de segurança.

    Na relargada, as Red Bulls se atrapalharam com Vettel e teve Webber posto fora da pista por Hamilton, o q beneficiou o espanhol q não teve q disputar a posição com os azuis.

    Petrov Rodou sozinho bem a frente do Espanhol, q não perdeu tempo ao ultrapassar uma surpreendente Renault, veloz todo o fds.

    E na última troca de intermediários para intermediários, Alonso ganhou a posição do Kubica, evitando um confronto q já se mostrou indigesto para a Ferrari. Ultrapassar o polaco, não é fácil.

    Alonso, para alcançar o pódio precisaria ultrapassar o Rosberg, mas isso ele não conseguiu.

    Massa pagou pelos erros de tomar X dos veteranos, o q não pode imprimir seu ritmo de corrida e o 9º lugar era o máximo q ele poderia almejar, dada as circunstâncias

    Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 8:56 am
  94. Saindo um pouco do tópico, houve uma coisa na corrida que pouco foi comentada, mas que pode ter consequências negativas para a F1: a bandeira amarela. Havia mesmo uma real necessidade dela? Ok, a corrida se tornou mais divertida, não nego, mas foi justa com os quatro primeiros colocados, que tiveram a coragem de ousar na estratégia?

    Curiosamente, me lembrei deste fato ao assistir a corrida da Indy ontem, que, pasmem, em uma corrida de rua teve apenas uma bandeira amarela. E bem justificada, pois o local não tinha área de escape.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 19/04/2010, 9:16 am
  95. Vítor, pode ter sido forçado mesmo o último Safety Car, porém havia detritos do carro do Alguersuari na pista, em um ponto em q seria impossível os fiscais limparem sem a presença do carro de segurança.

    E se aqueles detritos, fura um pneu de alguém e causa um acidente? E se os detritos são levantados por algum carro e atinge outro piloto ou um fiscal de pista?

    Os pilotos de duas paradas, foram realmente prejudicados, mas no final, os únicos q se aproveitaram do benefício do SC foram Hamilton (2º) e Alonso (4º). Button (1º), Rosberg (3º) e Kubica (5º), garantiram boas posições. Somente o Petrov, q tb parou duas vezes, chegou mais atrás, porém, pagou pelas suas rodadas.

    Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 9:25 am
  96. Meu comentário está preso….

    E Alex pegou gosto pelo avatar. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 9:35 am
    • Td graças ao seu tutorial Claudemir, q o Becken mais tarde disponibilizou e a galera está usufruindo

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 9:50 am
    • Disponibilizou ??

      Eu não vi.

      Quero meus direitos autorais, rsrs.

      Vou contratar o Coyote pra processar os autores dessa infâmia.

      Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 10:05 am
    • O Coyote está envolvido até o pescoço, pois ele foi um dos beneficiários…

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 10:25 am
  97. Vou fugir um pouco do assunto e falar de jogos (simuladores) de corridas.

    Esse tipo de acontecimento é o motivo pelo qual é tão difícil fazer um jogo de corridas online, sem que haja infrações, fraudes, discussão e aborrecimento. Eu, por exemplo, costumava jogar rFactor e Live for Speed online, mas parei depois de passar muita raiva.

    Motivos:

    – Como detectar que alguém mudou de linha na reta impedindo a ultrapassagem?
    – Como detectar que alguém jogou o carro pra cima ou apenas não viu?
    – Essa ultrapassagem do Alonso seria julgada normal ou infração?
    – Como ter certeza de que não estão usando ajudas automatizadas? (cheats)
    – Como evitar jogo de equipe?

    Tudo isso acaba tendo que ser “julgado” depois, e adivinhem, pra cada 20 minutos de corrida é uma semana de discussão e investigações.

    Automobilismo (virtual ou não) é, por essência, extremamente competitivo, muito mais que futebol ou outro esporte que você passa a bola e espera que seu time marque pontos. O segredo da F1 sempre foi ganhar de qualquer jeito, se for honestamente ótimo, se for trapaceando, que tenha talento pra esconder. Pontos são pontos.

    Publicado por Alfred Newman | 19/04/2010, 9:47 am
  98. Sabem quando a fatia da melancia já tá na parte branca? É isso que sobrou pra mim aqui. Rs.

    Seguinte…

    Se for seguir o regulamento à risca, não se pode cruzar a linha branca, tanto na saída quanto na entrada dos pits. Isso é claro. Agora, como a referida norma traz uma exceção (casos de força maior), que assim será definida pelos famosos stewards, perde-se um pouco do caráter normativo puro do artigo. Poder não pode, mas em alguns casos pode. Os fiscais decidem quando.

    A questão é: a disputa de Alonso/Massa era de fato um motivo de força maior? Porque errado estava, resta saber se Alonso estava em uma situção que o acobertava pela parte do artigo que diz “Except in cases of force majeure (accepted as such by the
    Stewards of the Meeting”.

    Na minha opinião, a conduta de Alonso não subsume-se à ressalva do regulamento, uma vez que vendo aproximar-se dos pits deveria ter se recolhido à direita, e não entupido o pit entry. Fosse o Chandhock ou o Senna, os stewards teriam abatido os dois com uma rede, imobilizando-os.

    Então, sob a análise fria do regulamento, acho que caberia uma punição a Alonso.

    Mas como a pilotagem de Massa neste GP foi irritante, creio não haver elementos, ainda, para o surgimento de um problema dentro da equipe. Massa não tem argumentos para isso. Vai dizer o que? “Por que ele fez isso ao invés de ficar atracado em mim a corrida toda?”

    Publicado por Iomau | 19/04/2010, 10:26 am
  99. 152 comentários em um post que trata de uma disputa que não envolve nada mais do que um 4º e um 9º colocados. Isso mostra o quanto somos mais ‘torcedores’ que ‘analistas’.

    Publicado por Will | 19/04/2010, 10:38 am
  100. Concordo com o Alex-Ctba. Disse tudo.

    Apesar de ser prejudicado pela “ultrapassagem” do Alonso, a corrida do Massa foi muito mais comprometida pelo seu desempenho do que por isso.

    Alguns detalhes da corrida…

    Repararam que o Massa passeou na brita na entrada dos boxes no mesmo estilo Hamilton-2007? E que na primeira volta depois desta mesma troca de pneus ele também saiu da pista?

    E que, apesar da sensacional corrida, o Hamilton tomou um X do Kovalainen? Claro que muito mais por erro do Hamilton do que por méritos do piloto da Lotus.

    Publicado por Bruno Bispo | 19/04/2010, 11:00 am
  101. Beatle Ed,

    Leia isto: “A manobra sobre Felipe Massa foi bonita em sua execução e absolutamente dentro das regras. Mas seu alto risco poderia ter causado uma batida e um abandono dos dois carros do time.” Blog do Ico.

    “Ou poderia ter outra implicação desastrosa: os mecânicos estavam prontos com os pneus alocados para o carro de Felipe Massa e tiveram de reparar a ordem da troca na correria. Deu certo, mas se o time não atentasse a esse detalhe, os dois carros seriam desclassificados.” idem.

    Alex,

    Não sou só eu que acha que o Massa está preocupado em permanecer na Cosa Nostra e não ser substituído pelo Kubica. Tomara seja apenas precipitação.

    Claudemir, graças a vc tenho meu avatar. Vc é o cara!…rsrs. Obrigado.

    Meus caríssimos amigos,
    Eu adoro futebol e obviamente sei muito mais desse esporte que de F1. Aliás, sobre conhecimento de F1 eu estou na rabeira aqui e em qualquer blog, mas gosto bastante.

    Mas vejo muito mais incoerências do torcedor de F1 do que do torcedor de futebol. Não vou falar disso nesse post que já está com caminhando para duas centenas de comentários, mas noutro novo.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/04/2010, 11:04 am
    • Alex, Coyote e Becken.

      Vocês serão notificados judicialmente, assim que eu encontrar um advogado que queira pegar a causa, já que um possível advogado está envolvido nessa trama internácional de divulgação de avatares, partindo de um texto altamente secreto que eu disponibilizei a um dos acusados, sendo feito o uso dos mesmos sem o pagamento de direitos autorais. Crime de Pirataria.

      Assim que eu encontrar um advogado, aliás tem algum perdido por aqui que queira pegar essa causa ?

      Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 11:14 am
    • Claudemir,
      Passe aqui tomar um café.

      Publicado por Iomau | 19/04/2010, 2:24 pm
  102. Will

    Apesar dessa visão mais “torcedores” do que analistas, o F1 Around ainda tem bastante mais dignidade e objetividade de seus torcedores/analistas do que, por exemplo, o fórum da Autosport inglesa – tida como um dos pilares mais sólidos quanto ao conhecimento automobilístico. Fico impressionado com o baixíssimo nível dos comentários por lá, principalmente em tópicos específicos, tais como Alonso X Massa, Button X Hamilton e etc. São de arrepiar, as argumentações dos torcedores xiitas de ambos os lados. Na maioria das vezes, abaixo da linha do ridículo. A que ponto o ser humano chega para defender seu fanatismo! Assustador.

    Nesse post aquí do Becken, tivemos, em sua grande maioria, posts com um nível de paixão, por um ou por outro, bem adequado no que se refere a convivência pacífica, racional e de respeito que devemos termos entre nós. Se fosse por lá o mundo já teria acabado e não sobreviveria um para contar a história.

    E viva São Luis do Maranhão. A minha querida patroa é sua conterrânea e fanática por essa maravilhosa ilha. E com razão (apesar daquela família que é dona do pedaço).

    saudações

    Publicado por celso gomes | 19/04/2010, 11:17 am
    • Saudações Ludovicenses Celso! Concordo contigo, apesar de (nos posts pós-corrida) vermos muito exagero e fanatismo, o F1Around é um oásis no meio de Blogs onde o nível beira o mal gosto.

      Publicado por Will | 19/04/2010, 2:22 pm
  103. Caros Ylan e Will.

    Vocês confundem as bolas quando falam assim, ninguém aqui é um profissional da área então somos todos entusiastas do esporte, assim fazemos críticas de acordo com a nossa paixão e ínfimo conheciemento sem base ténica nenhuma.

    Até os profissionais da área cometem erros por paixão ou ódio e se eles erram de forma que ainda são remunerados quem dirá nós aqui no Becken que somos apenas torcedores e não vivemos disso.

    Então sempre será muito bom ver o ponto de vista de todos, desde os profissionais aos torcedores mais ignorantes em conhecimento da categoria.

    Eu por exemplo achei a manobra legal mas imoral, mas também credito ao Massa o seu 9º lugar. E ainda achei que saiu barato mais uma advertência para o Hamilton já que ele fez duas coisas erradas na corrida (mas não estamos aqui pra discutir isso) mas é minha visãi de torcedor de sofá.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 11:35 am
    • Claudemir, você tem razão (em partes!). Nunca espero encontrar aqui posições oficiais e neutras, mas me acostumei a aprender através dos comments do F1 Around, aí quando nos vejo andando sobre um pântano sem definição alguma, fico me lamentando.

      Publicado por Will | 19/04/2010, 2:25 pm
  104. Claudemir,

    Vc poderia ser mais específico na sua acusação? Quem lhe surrupiou o quê, cara pálida? Que trama internacional é essa, Odorico Paraguassu?…rsrs.

    PS. Advogado perdido? Falando assim vc vai achar um brevemente. Espere……… sentado.

    Abs.

    Publicado por anselmocoyote | 19/04/2010, 11:38 am
  105. Sinceramente, acho que a atitude do Alonso foi completamente anti-ética. Eu, pelo menos, em todos esses anos de F1 nunca havia visto ultrapassagens feitas nos boxes (ou na entrada dos boxes). Por isso fiquei pensando se não havia uma regra que punisse esse tipo de ação. Eu já sabia que não se pode ultrapassar a velocidade limite nos boxes, senão leva penalidade. O fato disso ter acontecido mostra que as pessoas da F1 tem algum problema mental pra permitir que um absurdo desses aconteça e todo mundo achar normal. Se eu fosse o Massa estaria fazendo o maior barraco da história. E tenho dito.

    Publicado por João Artur | 19/04/2010, 11:43 am
    • Meu Caro
      não viu a corrida toda ontem não, e o Hamilton e o Vettel?
      E também não leu o artigo do post…
      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 1:57 pm
  106. To me sentindo um mané. Só eu que não tenho Avatar!!!! Eu quero o meu.

    Alex, Claudemir, Iomau, Coyote….Ajuda aí gente….

    Me fala como faz esse negócio.

    Publicado por Ffigueiredo | 19/04/2010, 11:50 am
    • Bem, vamos aos pontos.

      http://www.gravatar.com

      Acesse esse site acima e crie uma conta em Sign Up, feito, vamos a frente.

      Assim vamos começar um breve passo a passo.

      Depois de logado vá em ADD NEW IMAGE.

      Salve a imagem em seu pc que você quer usar.
      Clique em My computer’s hard drive

      Localize a imagem clicando no botão ENVIAR ARQUIVO.

      LOCALIZADO A IMAGEM clique em NEXT.

      Aí agora tem uma ferramenta de corte da imagem, vai uma dica, escolha imagens quadradas porque assim você não perde tantas áreas.

      Depois de ajustada a imagem clique em CROP AND FINISH.

      Na tela seguinte que é a CHOOSE A RATING FOR YOUR GRAVATAR, clique em RATAD G.

      It’s done my friend.

      Só uma dica, o e-mail que você usa nos blogs da WordPress é o que tem que ser o usado, porque se colocar outro e-mail não vai aparecer a imagem, trocando em miúdos o e-mail que você coloca no Becken é o que tem que ser criado a conta.”

      Claudemir Freire

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 12:02 pm
  107. “Vc poderia ser mais específico na sua acusação? Quem lhe surrupiou o quê, cara pálida? Que trama internacional é essa, Odorico Paraguassu?…rsrs.”

    Acusação – Uso indevido de propriedade intelectual, propriedade essa um manual completo e rebuscado de grande valor comercial de inserções de avatares nos blogs da WordPress.

    Envolvidos – Becken, Alex e Coyote.

    Mas ainda não achei nenhum advogado disposto a pegar a causa e melhorando a minha frase, tem algum advogado por aqui disposto a ganhar essa causa ?

    O pagamento seria uma miniatura da Brabham BT53.

    E a indenização por mim pedida será uma miniatura do Williams 1987 de numero 6.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 11:53 am
  108. Claudemir,

    Quem me citou como partícipe de trama internacional de tráfico de avatares mais sei lá o que foi o Alex-Ctba (o Leone do Blog do Becken). Calúnia, ingnomínia. Então aceito sua proposta de processá-lo na Corte Internacional.

    Abs.

    Publicado por anselmocoyote | 19/04/2010, 11:55 am
    • “o Leone do Blog do Becken”

      What Fuck is this?

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 12:04 pm
    • Então vamos ao processo, veja que o meliante já está de pleno uso do material, veja no comentário logo acima.

      E já podemos incluir o Fernando Figueiredo por receptação de material roubado.

      Seu pagamento após o ganho de causa será enviado via Sedex a cobrar. :)

      Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 12:06 pm
    • Repare q eu coloquei os créditos rsrs. Acho q sua causa é perdida, pois seu tutorial acaba de ser decretado: “Domínio Público”.

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 12:17 pm
  109. Bom menino ganha biscoito ?

    Stefano Domenicalli foi cuidadoso nas declarações, mas não criticou o piloto por sua decisão, além de ter elogiado Massa por não ter comprado briga pelo caso. “A verdade é que foi um local inesperado”, disse o ferrarista. “Felipe foi muito profissional e se comportou bem.”

    Publicado por Alfred Newman | 19/04/2010, 12:08 pm
  110. O povinho que curte a F1 é engraçado. Reclama quando as corridas são chatas, sem alternativas. E quando alguém faz uma manobra genial, reclamam tb. Alegam segurança. Aí vem o Hamilton, faz zigue-zague na frente do Petrov e quase assassina o Webber, e é aplaudido. Honestamente, vcs não entendem nada de F1.

    Publicado por Ylan Marcel | 19/04/2010, 12:25 pm
    • Ylan Marcel , o Hamilton é um piloto fora de série! Você terá que “engolir” o Hamilton por muitos, muitos anos na F-1. Eu torço por ele, não torço para piloto meia boca. O Hamilton será o campeão deste ano, se Deus quiser!

      Publicado por André Luiz | 19/04/2010, 12:33 pm
    • Me explique o que o Hamilton deveria fazer encaixotado pelo Vettel e o Webber:

      vettellewiswebber

      O tema não é o Hamilton, mas Alonso e Massa. Mantenha-se no tópico.

      Publicado por Becken Lima | 19/04/2010, 12:40 pm
    • Exatamente, Becken!
      Naquela situação, ou ele tocava no Vettel ou no Webber. Se toca no 1º, tinha mandado ele pro guard-rail. Por sorte, tocou no Webber q tinha uma área de escape.
      Outra coisa, qq dos 3 q tivesse do lado de fora iria dançar.
      Se n houve movimento brusco do volante, n há nada de ilegal, pois o piloto pode usar todo o leito da pista.
      Kubica e Massa fizeram o mesmo em Fuji 2007 e ninguém falou nada, muito pelo contrário: aplaudiram a disputa.
      Se fosse o Hamilton do lado de fora, o assunto nem teria começado.
      Ademais, quem é o Webber pra reclamar de direção perigosa? Da próxima vez, q recolha, pois quem está por fora da curva, sem ter passado mais de metade do carro é q deve recolher se n quiser ser tocado.
      O q queriam q ele(Lewis) fizesse? Aceitar uma ultrapassagem q ainda n se concluiu? Q merda de piloto q faz isso, senão os q são os mais criticados por aqui? F1 n é lugar de cavalheirismo(desde q n exista ilegalidade ou deslealdade).
      Pela imagem, fica claro q estão roda a roda, ao sairem da curva. Além disso, Vettel n alivia levando seu carro pra esquerda; pelo contrário, ele usa a pista na sua trajetória natural, (indiretamente) empurrando o Hamilton contra o Webber.
      O lance é tão normal de corrida, q sequer mereceu ficar sob investigação pelos fiscais. Nessa mesma corrida o Schummi defendeu a posição da mesma forma e fez o Hamilton colocar duas rodas na grama, mas, tb, ninguém parece q percebeu isso.
      Enfim, a inveja é uma merda!

      Publicado por Leandro Magno | 19/04/2010, 1:26 pm
    • O Hamilton não era pra estar ao lado do Webber, e sim atrás. Simples. E vc é meio marrento. Cruzes!

      Publicado por Ylan Marcel | 19/04/2010, 2:27 pm
    • Nessa relargada todos que ficaram pra trás do Schumacher deveriam ser punidos, ninguém respeitou a bandeira amarela e passou-se muitos carros antes da linha de chegada, o que é proíbido.

      Agora acusar apenas o Hamilton é bobeira Ylan, eu também fiquei com a mesma impressão, mas agora pouco reví as imagens da corrida e todos fizeram besteira.

      Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 2:46 pm
    • E vc entende tudo…parabéns!

      Publicado por Will | 19/04/2010, 2:59 pm
    • Ele deveria ter freado e cedido posição para o Webber, que vinha por fora, é isso?

      Publicado por Willian | 19/04/2010, 3:03 pm
    • obrigado pelo “povinho” asshole

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 2:38 pm
  111. Sem Hamilton, a F1 atual seria um marasmo total, com corridinhas de carrosel.

    E digo mais. Se Button e Hamilton estivessem na RBR, teriam feito todas as poles e ganho todas as corridas.

    Nota ZERO para Vettel, Webber, Alonso e Massa.

    Nota DEZ para Hamilton e Button.

    Publicado por djow | 19/04/2010, 12:26 pm
  112. Sedex? A cobrar?????????

    Quem é Leone?
    Já, já vai aparecer um linguarudo e desvendar esse mistério para vc.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/04/2010, 12:42 pm
    • Uma miniatura da Brabham Bt53.

      Essa aqui.

      Mas o sedex é por sua conta. :)

      Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 2:35 pm
  113. Sei que a questão vai levantar polêmicas e discussões infantis… mas o artigo de Livio Oricchio é ponderado, possui bons argumentos e toca em pontos importantes. Enfim, toca em aspectos que são em verdade empecilhos que, se não superados em tempo, impedem uma real ascensão de Massa ao título.

    “Massa ainda não é um piloto completo”, por Livio Oricchio.

    http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/massa-ainda-nao-e-um-piloto-completo/#comments

    Publicado por Vitor, o de Recife | 19/04/2010, 12:43 pm
  114. Becken,

    Tive muitas dificuldades para ler os comentários com essa ferramenta do Blog.

    Em outros blog´s funciona bem porque é uma forma de personalizar uma discursão entre dois ou três comentaristas sem poluir o espaço.

    Como o F1Around se assemelha muito a um lugar de debates, acho que a coisa acaba por complicar um pouco. Acho que a personalização do debate aqui vai enfraquecer exatamente um dos pontos fortes deste espaço.

    Se for único ou minoria nessa percepção, nada mais tenho que me adaptar, mas acho que vale a pena uma reflexão sua.

    Um forte abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/04/2010, 12:43 pm
  115. Na entrada dos boxes o Alonso mostrou ao Massa a diferença entre piloto e capacho. Massa está tomando o mesmo caminho, na mesma equipe, que o Barrica. Segundão de luxo. E não é só pela belíssima manobra do Alonso não. Digo isso pela própria declaraçãodo massa depois da corrida, quando eue esperava uma reação de piloto com brio. Mas eu etentendo. Assim como Rubinho no passado, ele tá preocupado em renovar o contrato e tem que ficar pianinho mesmo.

    Publicado por djow | 19/04/2010, 12:56 pm
  116. Esse Ylan sabe tudo de F1, cada comentário dele é uma pérola.

    Publicado por Alfred Newman | 19/04/2010, 1:26 pm
  117. Será que o meu Avatar deu certo??

    Publicado por fhossem | 19/04/2010, 1:49 pm
  118. Hiii, agora eu tô avatado, ninguém me segura.

    Claudemir, pode me processar por receptação….tô nem aí. Rsrsrsrs!

    Becken,

    Quanto à manobra do Alonso…normalíssima. Quanto à atitude do Alonso, Questionabilíssima.
    Quanto à atitude do Felipe, Já deitaram na cama dele…agora já era!!!

    Ou ele faz um exercício de reposicionamento estratégico dentro da organização, ou será fritado… É algo relativamente comum nas organizações. E a função de um piloto de F1 não é muito diferente de um executivo…concorrência e pressão o tempo todo. O sujeito tem que saber se posicionar.

    Felipe que abra o seu olho…mostre serviço dentro e fora da Pista.

    Fernando. ( O mais novo avatado rsrsrs)

    Publicado por Ffigueiredo | 19/04/2010, 2:11 pm
    • Aê garoto, agora tá bacana! Realmente, Alonso já deitou na cama do Massa. Só q ele não vai se contentar com isso. Ele vai querer deitar na cama, beber a cerveja do Massa, bater no cachorro, colocar o pesão na mesinha de centro e dominar o controle remoto da TV de plasma!

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 2:33 pm
    • O Massa deve estar pluto! É a mesma coisa dele chegar de viagem em casa e ver o sofá da casa dele puro migalha de paella e gordura de bago de boi na chapa.

      Publicado por Iomau | 19/04/2010, 2:41 pm
  119. eu acho que o massa afinou pro espanhol,se continuar nessa política de boa vizinhança vai ficar sem contrato e sem campeonato.aliás se ele desse uma de alonso iam dizer que é o melhor piloto do mundo, e que guia com a faca nos dentes.

    Publicado por luisfernando-rj | 19/04/2010, 2:14 pm
  120. Pensou avatar? Pensou Mundo do Avatar!

    Aqui você encontra todo o tipo de imagem para personalizar sua participação em fóruns e blogs, além de equipe completa com suporte 24h!

    Totalmente excelente não é verdade?

    “Muito do que pretendíamos levar ao público nos cinemas, conseguimos através do mundodoavatar.com. Realmente nosso sucesso não seria o mesmo sem eles”. James Cameron.

    http://www.mundodoavatar.com

    Publicado por Iomau | 19/04/2010, 2:36 pm
  121. É, pelo jeito o Briatore deve estar rindo à toa por ter acertado pelo menos em parte a sua previsão, de que haverá guerra entre Alonso e Massa (Tazio http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/17649/ )

    Agora, quanto ao Massa, concordo com dorfão, falta vontade de vencer, falta agressividade e eu diria ainda que falta um pouco de malícia ou maldade (no bom sentido).
    Ele tem que se impor e logo, porque mais uma dessas e o Felipe é oficialmente rebaixado a 2º piloto.
    E outra, quem garante que se Alonso não fizesse a manobra, Felipe chegaria em 4º ? Seria bem capaz de as Ferrari terem ficado em 9º e 10º.
    Sou Ferrarista, torço para o Brasil, mas independente do Alonso ter “trapaceado”, acho que Massa foi fraco… se os dois tivessem se tocado, a culpa cairia inteiramente nas costas de Alonso, e Massa teria mostrado quem é o dono do lugar.

    Publicado por Gustavo Perim | 19/04/2010, 2:37 pm
  122. Barcelona, 2007:

    Felipe Massa: Você fez de propósito…
    Fernando Alonso: De propósito foi seu toque. Você tocou no meu carro com o defletor. Foi você que fez de propósito!
    Felipe Massa: Vai c*gar! Vence e se comporta assim…
    Fernando Alonso: Idi*ta!
    Felipe Massa: Vence e faz uma coisas dessas… Vence e faz uma coisas dessas…
    Fernando Alonso: E isso não se pode fazer?
    Felipe Massa: Vê se aprende!
    Fernando Alonso: É você que precisa aprender. A três voltas do final e quase fica em quinto.
    Felipe Massa: Sim, sim… Você também fez de propósito em Barcelona. Aprende, aprende…

    Direto do túnel do tempo……..

    Publicado por Alfred Newman | 19/04/2010, 3:02 pm
  123. Nossa…dar pedrada no Massa tá ficando tão na moda quanto dar pedrada no Barrichello!

    Menos galera, bem menos.

    Vontade de vencer não falta a nenhum desses caras que alinha na F1. Pode faltar carro, pode faltar capacidade de acertar bem o carro, pode faltar saúde, pode faltar muita coisa, agora coragem e vontade de vencer, eu duvido.

    Será que não podemos simplesmente aceitar que ele patinou e que o Alonso passou? Não é o reflexo natural de qualquer piloto de F1? Olhar uma brecha e passar??

    E quanto à corrida, simplesmente o Alonso e sua equipe de engenheiros acertaram melhor o carro para a China.

    Acho o Massa inferior ao Alonso, mas não tanto quanto um 4º x 9º possam demonstrar.

    Vamos aguardar, vamos aguardar.

    Publicado por Will | 19/04/2010, 3:05 pm
  124. Eu acho que o Alonso fez de propósito. Tipo pra “marcar território”.

    Publicado por Alfred Newman | 19/04/2010, 3:07 pm
  125. Tá aí o Maior de todos…

    Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 3:09 pm
    • Belo Avatar…

      Publicado por Becken Lima | 19/04/2010, 3:10 pm
    • Thanks

      Graças a vc e ao Claudemir depois temos que ver a história dos direitos

      Perhaps to see ” in loco” the most spectacular Grand Prix

      Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 4:17 pm
    • Vc vai estar em Barcelona?

      Publicado por Becken Lima | 19/04/2010, 4:38 pm
    • Barcelona é uma cidade fantástica, una Firenze pos-moderna mas Montmeló não é o The Most Spectacular Grand Prix

      Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 4:52 pm
    • Spa ? Monza? Interlagos?

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 5:55 pm
    • Spa é óptimo, mas chove muito à l´Ardennes.

      Monza é assim como o berço disso tudo aí, toda a nossa freakmania

      Interlagos ainda mais por ter mão do Ayrton..

      Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 6:02 pm
    • D+!

      Publicado por Will | 19/04/2010, 3:13 pm
    • Obrigado Will seu casamento como vai com esse madrugão todo…

      Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 5:27 pm
  126. E enquanto o Massa e o Alonso se matam, o Button vai só na malandragem ganhando corrida, sem mão de obra.

    Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 3:13 pm
  127. Mudando de assunto,

    Já que o Becken ainda não postou nada nesse sentido, quase todo mundo aqui apontava que Hamilton iria acabar com Button, só que, na humildade, claramente reconhecendo que o Hamilton é mais rápido e procurando prevalecer na estratégia e experiência, Button está dando show em cima de todo mundo…

    Isso é para a galera aprender que ninguém é campeão do mundo à tôa!!!

    Publicado por ccregazzoni | 19/04/2010, 3:42 pm
    • …e q o Barrica não levou pau de nenhuma mosca morta, como diziam. Se o burro tivesse usado logo os mesmos freios q o Button desde o início, mas não, teve q testar uma marca diferente antes.

      Desculpe Cassius, não resisti hehehehe

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 3:49 pm
    • Olha, concordo com o Cassius (logo eu!).

      Como falei no qualifying, o Button conquistou meu respeito nesta temporada.

      Ninguém é campeão do mundo à toa.

      ps.: mas eu ainda sou mais o Lewis!

      Publicado por Will | 19/04/2010, 3:52 pm
    • As duas vitórias do Button foram totalmente circunstanciais, Cassius.
      Ele arriscou 3 vezes e em duas se deu bem.
      Austrália: troca certa de pneus no momento certo.
      China: permanência na pista no momento certo.
      Malásia(corrida no seco): largou na frente do Hamilton e chegou atrás, mesmo optando por uma tática diferente de pneus macios na largada.
      Bahrein(corrida no seco): Largou atrás e chegou atrás.

      Se a maioria das pistas estiver sem chuva(como é o normal), a tendência é o Hamilton terminar a frente dele com certa folga.
      O placar atual é relativamente elástico pois, nas duas vezes q arriscou bem, ele colocou 50 pontos no bolso no total.

      Publicado por leandromagno | 19/04/2010, 5:58 pm
  128. O Alonso quer a vitória e se o Massa não tomar uma atitude o Alonso não irá pensar 2 vezes.

    Eu teria batido no Alonso na entrada dos boxes para ele aprender, melhor do que ganhar 2 pontos.

    Piloto mesmo é o Hamilton.

    Publicado por Matheus | 19/04/2010, 3:58 pm
  129. Para o Ylan Marcel – Se vc deseja destilar o seu ódio ao Hamilton, ao Massa ou a outros leitores e comentarista de blog, há inúmeros lugares na Internet para isso. Aqui não.

    Se vc não moderar os seus últimos comentários, eles permancerão na caixa de spam.

    Publicado por Becken Lima | 19/04/2010, 4:35 pm
    • Becken Lima

      Não acha que vendo algumas postagens, me ter feito o mesmo reparo, foi-se-lhe um pouquinho a mão com a minha Ironia…

      Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 6:10 pm
  130. Já vi que não tem mais jeito, vou ter que repassar meu tutorial sobre avatar no WordPress para dominío público.

    Não tem como combater a pirataria, vocês não sabem quantos milhares de reais me custou pra elaborar aquele projeto de alta qualidade, mas não tem problema elaborarei melhores, :(

    Agora falando sério, quando tiverem alguma dúvida sobre informática e internet estou a disposição amigos. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 5:30 pm
    • Thanks

      Graças a vc e ao Claudemir depois temos que ver a história dos direitos…

      Perhaps to see ” in loco” the most spectacular Grand Prix

      Publicado por SennaCeccotto | 19/04/2010, 5:56 pm
    • Estoril 85

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 8:24 pm
  131. Olá a todos, Becken parabéns pelo blog. Uma questão que eu acho que vai se responder depois de tudo o que ocorreu nessa temporada é se o Massa está nessa porque ama vencer ou se ama correr. Um exemplo, barrichello é um cara que ama correr, por isso está até hoje no circo, mesmo com uma porcaria de carro (ele não saiu da ferrari por que queria vencer, saiu pq teve proposta da honda pra continuar correndo e talvez quando fosse mandado embora da ferrari não teria). Pro Alonso, só interessa vencer (nelsinhogate é uma prova disso).
    Se para o Massa o que importa mesmo é correr, ele vai se barrichelizar, como bem disse o Coyote. Agora, se pra ele vencer vale mais do que correr, ele vai ter que fazer algo fora do script da Cosa Nostra pra conseguir o que quer.

    PS: alguém aí duvida que o Hamilton tá nessa pq gosta de vencer?
    hahahahha

    Publicado por Gilmar | 19/04/2010, 6:01 pm
  132. Becken ,

    Saindo um pouco do post, como vc ve o desempenho dos 10 primeiro colocados no campeonato ?
    Te pergunto por que eu particularmente achei que o Hamilton iria jantar o Button , Schumacher o Rosberg e ainda vejo o Webber tomando pau do Vettel mas o vejo meio sem rumo, meio nao estou muito bem aqui.
    Do Massa e o Alonso, eu achei que o Alonso ia comecar a dar pau no Zacarias a partir de Barcelona, mas na verdade eu vejo o Massa muito burocratico, nao tao rapido qto antes, nao sei se foi o acidente, a chegada do espanhol ou eh pura estrategia , mas acho que ele esta diferente dos outros anos, honestamente vendo o exemplo do Button , que parece mais lento que o LH e lidera o campeonato, nao sei eh uma coisa ma .

    Sera que vamos ver o Schumacher melhorar ?

    Sera que a falta de treinos esta matando o alemao ?

    Sera que ele sente falta do ambiente Ferrari onde ele era o DONO do pedaco ?

    Sera que o carro Mercedes realmente nao encaixa no seu estilo ?

    Queria muito que o Schumacher voltasse a vencer ou ao menos tivesse atuacoes convincentes este ano .

    Enfim , vamos esperar mais 3 semanas para ver.

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por fpiccione | 19/04/2010, 6:05 pm
    • Fernando, a última notícia que eu vi sobre a Mercedes é que eles vão trocar o chassi do Schumacher. Será que vão fazer algum ajuste especial que deixe o carro mais ao gosto do alemão? Quem sabe…

      Na transmissão da corrida, o Livio Oricchio disse que era nítida a dificuldade com que o Schumacher contornava as curvas. Ele também lembrou aquela velha história do Berger treinando com a Benetton Renault de 1995 (que deu o bicampeonato ao alemão) e dizendo que o carro é inguiável. Talvez o Schumacher esteja enferrujado, mas o carro com certeza influencia no seu rendimento.

      O interessante vai ser como a Mercedes vai cuidar disso. Vai dar dois carros diferentes para seus pilotos? Ou sacrificar o Rosberg com um carro ao estilo do alemão? Ou manter o mesmo? Não sei se a primeira hipótese é viável; a segunda joga um campeonato fora e a terceira corre o risco de queimar um investimento para o futuro: o próprio Rosberg. O interessante é que muitos, e eu me incluo, achavam que o Rosberg ia ser massacrado… e no final das contas se tornou uma das mais gratas surpresas de 2010. Torço para que o Schumacher se recupere pra ver o circo pegar fogo em 2011.

      Outro pequeno off topic: Raikkonen não foi tão mau no último rally. Se ele continuar evoluindo, vai terminar pegando gosto e infelizmente não teremos mais um campeão em 2011…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 19/04/2010, 7:21 pm
    • Vitor.

      Vão estrear um carro novo para ele, será maior entre eixos e com mais peso na frente para tentar compensar o fato desse modelo sair muito de frente.

      Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 7:39 pm
    • Claudemir,

      Explica esta do carro em understeer, com a distribuição de peso na frente passar par oversteer?

      Na freada?

      Publicado por Alexandre Gomes | 19/04/2010, 11:47 pm
  133. Becken, o James Allen fez um artigo bem interessante sobre o assunto.

    http://www.jamesallenonf1.com/2010/04/massa-will-do-his-talking-behind-closed-doors/

    O mais interessante é a discussão sobre a chamada para os pits.

    “What is interesting about this incident is that the pair were coming in together, one of three double stops the Ferrari team made on the day.

    It had started raining again and everyone was on slicks. The four cars in front of them had decided to stop on that lap for intermediates (…)
    (…)

    So when Massa says that he didn’t know Alonso was pitting at the same time, it rather implies that this was either a late call by Alonso himself or a communications breakdown whereby they both decided to come in at the same time.

    For Gazzetta dello Sport there is no doubt of the significance of this. The Spaniard has had enough of politely waiting around and wanted to make sure he stays close to the championship fight. This was “The day when Alonso grabbed the role of team captain.”

    It’s great stuff. It’s what makes F1 such a compelling sport.”

    Falha de comunicação? Ou o Alonso fez sua própria estratégia sozinho? Ih…..

    Publicado por Vitor, o de Recife | 19/04/2010, 7:10 pm
    • Eu li esse post do JA, mas não adianta falar nada, porque não vamos saber nunca o que aconteceu na reunião pós corrida, e se o Massa quer algo mais para sí tem que ter pulso de agora em diante.

      O Ico fala em seu blog que os mecânicos da Ferrari ficaram loucos, tiveram que sair as pressas pra trocar os pneus do Massa pelos do Elsonso, imagino que não colocaram os pneus do Massa devolta no cobertor. O cara já está cagado com os pneus ainda vem essa pra ele sair com eles mais frios ainda.

      Mas o Elsonso fez sua própria estratégia de corrida, ele fez…

      Publicado por Claudemir Freire | 19/04/2010, 7:44 pm
  134. Schumacher anda reclamando de tudo – dos pneus intermediários serem diferente dos da sua época, do fato do carro sair de dianteira, do Alonso bloqueá-lo… Será q n estamos diante de um cenário inimaginável:
    o Schummi está sendo barriquelizado pelo Rosberguinho? E um dos sintomas de quando um piloto é barriquelizado seria ele começar a reclamar de tudo?
    Outro sintoma…: esconder a telemetria do companheiro mais rápido, como informado pelo Becken.
    Se o Schummi se barriquelizar vai ser a virada mais fantástica na história da F1.
    Bem q minha vó dizia q o mundo dá muitas voltas…rs

    Publicado por leandromagno | 19/04/2010, 7:33 pm
    • Hilário esse Jim Morrison com cara de Chaves. Qto ao Schumi se Barrichelizar…Primeiro q ele não tem, teoricamente, pressão da equipe, já q assinou um contrato por 03 anos e o retorno em mkt q ele trás para a Mercedes, já foi comentado aqui no blog. Segundo: quem tem 7 wdc no bolso, pode td, inclusive passar vexame. Ele quis esse desafio, resta saber se vai vencê-lo!

      Publicado por Alex-Ctba | 19/04/2010, 7:53 pm
  135. Leandro,

    O alemão queixudo correu por mais de 15 anos. Ganhou 7 e perdeu o resto, que é maior parte do tempo. Piquet, idem, Senna, ibidem, assim como todos que ganharam. Houve até quem correu por anos afio sem ganhar. Nenhum deles barriquelizou.

    Porque o cara só marcou 10 pontos em 4 corridas com um carro que não atende sua forma de pilotar vc já diz que ele barriquelizou?… rsrs.

    Abs.

    Publicado por anselmocoyote | 19/04/2010, 7:45 pm
    • N se esqueça da nossa aposta, heim, Coyote?
      Tá lembrando, né?…: uma porção de torresmo e duas pingas(cachaça).
      abs

      Publicado por leandromagno | 19/04/2010, 8:04 pm
  136. Becken, o pessoal tá cheio de “não me toques” e este assunto de Massa e Alonso já encheu. Basta o pessoal assistir uma prova da SPRINT CUP Nascar prá ver o que tem de toques e os pilotos não tão nem aí, saiem prá lutar, como deve ser. A prova de Texas (realizada hoje e transmitida pela Speed Channel) é um ótimo exemplo disto. Ali vemos pilotos de verdade e não “mocinhas” que não se pode nem encostar como o Dick Vigarista Schumacher (que na época de “dominava” a f1 – 2000-2004 – a mesma só tinha dois carros o dele e do bundão Barrichello), que tá tomando banho do Rosberg que já mostrou que é do ramo. Um abraço.

    Publicado por Fernando Kesnault | 19/04/2010, 9:49 pm
    • Comparar Sprint Cup com F1 é como comparar J-League com Champions League…a única coisa em comum é que é automobilismo.

      Publicado por Will | 20/04/2010, 7:58 am
  137. Quem tenhe ainda que demostrar algo na F1 é Massa, porque o unico piloto que ganho ao mega
    campion do mundo Schumaker foi Alonso que e bicampeaon do mundo. Massa é un otimo piloto mais debe asumir que esta num equipe y elle nao debe ser um freio para Alonso quando este na frente y claramente volta trais volta este demorando a marcha de seu companheiro como aconteçeu ja.

    Publicado por Alonso | 19/04/2010, 10:48 pm
  138. Alonso fez uma manobra legal…. sem duvidas …. mas a questão é, foi falta de respeito pelo companheiro Felipe Massa? E as regras da Ferrari? Amigo gana tem quem quer ser campeão, e Alonso mostrou pro Massa e pra Ferrari que agora que ele tem chances de disputar o mundial de 2010 qualquer buraco é buraco certo pra busca do titulo. Vai andar forte em busca disso e Massa tem que fazer o mesmo, mas se perdeu na corrida e ao meu ver o que já não estava bom piorou depois da audacia do Espanhou, Massa tem que se concentrar e focar na sua pilotagem. Alonso surpreendeu a todos ontem nessa manobra, ao Massa, a Ferrari e ao mundo que acompanha a F1, porque a Ferrari é cheia de lenga lenga com ultrapassagnes entre seus pilotso e acho que ninquem esperava uma dessas na quarta corrida. E é dai que me pergunto se no fundo sera que a Ferrari não achou interessante, afinal Shumi ganhou titulos seguidos lá com algumas formas questionaveis tb…. Finalizando ultrapassagens na entrada no box pode! então amigo …. Seja ousado quem quiser …. cordialidade ? “Amigos, Amigos, negocios á parte”, não digam que o Alonso é isso ou aquilo … nosso grande idolo na f1 Ayrton senna tb já bateu de proposito para ser campeão, e no final essas manobras é que fica pra Historia da F1.

    Publicado por Jr | 19/04/2010, 10:53 pm
  139. Ué, só foi o Vettel que levou peteleco?

    http://fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/chn-document-40.pdf

    Publicado por Alexandre Gomes | 19/04/2010, 11:36 pm
    • O Lewis também foi… Mas em outro documento.

      Eu vi depois…

      Publicado por Alexandre Gomes | 20/04/2010, 2:45 am
  140. Esta é ultima vez que vejo F1!
    Não é possível que continuem com esse tipo de postura do “tudo ou nada a qualquer preço” sendo desonestos, imorais e desonrados… não basta o Briatore voltar, ainda temos que aturar um desqualificado como o Alonso? O pior é o Massa colocar panos frios na palhaçada!!! Deu… não quero nem saber de F1… Eles perdem a oportunidade de mostrar valores que só se via na época do Ayrton, a F1 morreu com ele!!!

    Publicado por George VBA | 20/04/2010, 12:57 am
    • Tchau…

      Publicado por Will | 20/04/2010, 7:59 am
    • Tenho a impressão que essa F1 do Vale Tudo começou com ele, mas ele podia tudo, né…

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 8:31 am
    • É impressionante como alguns não conseguem enxergar as coisas…Senna nunca jogou ninguém para fora da pista, né? Rsrsrsrs

      Ontem vi em um Blog um torcedor detonando o hamilton e dizendo que tinha saudades das manobras da f1 nos tempos de Senna e Piquet…

      Já pensou se Piquet e Senna fossem punidos pela disputa na Hungria? Se Senna e Mansell fossem punidos pos suas guerrinhas (maravilhosas!)? A F1 não tyeria metade dos fãs que tem…

      Esse ardor de inquisição sobre os pilotos arrojados só faz a F1 ficar sem graça. Um salve aos arrojados e tomara que as línguas também gerem mais polêmicas e acusações e tensão, assim é que é bom.

      Publicado por Will | 20/04/2010, 9:02 am
    • airton senna não foi santo. alias por isso foi campeão, caso contrario teria tido a carreira que a maioria de pilotos de f1 tem.

      Publicado por wilson | 20/04/2010, 10:41 pm
  141. Virge, Becken, parece que o pessoal que costuma comentar no blog do Rafael Lopes debandou aqui para o seu(…).
    Que pena! Fazer o que, não é? É o preço do sucesso.
    Abs.
    Fernando

    Publicado por Fernando | 20/04/2010, 1:16 am
    • Rafael Lopes debandou aqui para o seu(…).

      Será? O que eu sei é que aquele blog tá infestado de fãs do Hamilton…

      Publicado por Becken Lima | 20/04/2010, 2:18 am
  142. Montezemolo manda recado para Alonso
    No blog oficial da Ferrari, o presidente da Ferrari Luca di Montezemolo, mandou um recadinho para Alonso, este infringiu uma regra da equipe e para beneficiar a si proprio, pondo risco a “equipe”.

    Montezemolo: “Our drivers know well what they have to do”

    Maranello, 20 April – “There is no dispute between Alonso and Massa, they know well what they have to do and will continue doing it, because they know that they are racing for Ferrari and not for themselves.”

    Publicado por FerrariTeam´s Ambicious | 20/04/2010, 8:46 am
  143. Montezemolo manda recado para Alonso
    No blog oficial da Ferrari, o presidente da Ferrari Luca di Montezemolo, mandou um recadinho para Alonso, este infringiu uma regra da equipe e para beneficiar a si proprio, pondo risco a “equipe”.

    Montezemolo: “Our drivers know well what they have to do”

    Maranello, 20 April – “There is no dispute between Alonso and Massa, they know well what they have to do and will continue doing it, because they know that they are racing for Ferrari and not for themselves.”

    Publicado por Sheldon | 20/04/2010, 8:52 am
  144. Alex CTBA- Vc é demais fera!!!

    Me add no msn marcellolepi@hotmail.com
    twitter @MarcelloPaz

    Orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5818408127212544023

    Publicado por Sheldon | 20/04/2010, 9:50 am
  145. Episodio no minimo esquisito!!
    Mas acho que e normal da corrida isso acontecer, como vem acontecendo com os Brasileiros a tanto tempo na F1.
    Acho que a tendencia e realmente beneficiar os pilotos europeus, sem contar que o Alonso e Bi-Campeao mundial.
    Outra coisa nunca fui com a cara do Alonso e um idiota, so isso que tenho dizer sobre ele, os brasileiros sempre sao injustiçados na F1 e nao seria diferente dessa vez, ano passado o Rubinho tambem foi sacaneado pela Brow, sem contar as outras milhoes de vezes que a ferrari ferrou com ele tambem, teve o episodio do Nelsinho Piquet tambem, esse prefiro nem comentar mas ele acabou com a carreira dele, a unica coisa boa que aconteceu e que levou o Flavio Briatore junto ai gostei.
    Agora quanto ao Massa ainda tenho esperanças nele mas com a chegada de Alonso na ferrari as coisas ficaram dificeis pra ele porque com certeza a uma grande manipulacao.

    Publicado por Wainer Said | 20/04/2010, 10:05 am
  146. Alonso vs. Massa:

    Alonso “luta” pelo título.
    Massa “luta” para ficar na Ferrari.

    Eis a diferença.

    Publicado por djow | 20/04/2010, 11:45 am
  147. Venho agora expressar minha mudança de opinião por causa de um detalhe que havia me esquecido.

    Renato Maurício Prado chamou a atenção para um comentário que, até então, não tinha lido e/ou ouvido em qualquer lugar. Os pilotos entraram no pit porque o safety car estava na pista. Logo, a corrida estava em bandeira amarela na pista toda. E sob bandeira amarela é proibida a ultrapassagem na pista.

    Mesmo o Massa tendo dito que bobeou, o Alonso (ou qualquer outro) nunca poderia ter tentado ultrapassá-lo, pois estavam em bandeira amarela. No vídeo onboard do carro do Alonso podemos ver que ele realiza a ultrapassagem antes mesmo de se chegar na entrada dos pits.

    Contudo, os comissários de prova também não puniram.

    Problema é que o próprio Renato M. Prado já começou a chamar o Alonso de Dick Vigarista. A guerra está pronta para começar.

    E na largada, pelo que pude observar, o Alonso sai no exato momento das luzes se apagarem. Questão mesmo de centésimos de segundo. Mas nem a própria Ferrari reclamou, então deve ter queimado pelos mesmos centésimos de segundo a que me referi acima.

    Publicado por Eduardo Sacramento | 20/04/2010, 6:23 pm
    • Eduardo, sobre o que o Flavio Padro disse realmente foi verdade…Inclusive Vettel na sua vitória ultrapssou o Kova sob bandeira amarela, mas os comissários tiveram bom senso, pq foi mais o Kova que tirou o pé do que o Vettel tentou a ultrapassagem…Eu vejo que os comissários estão mais flexiveis, isso também claro devido a entrada de um ex piloto no grupo dos integrantes…Ou seja, ao invés de seguir a lei sob a risca como fizeram em SPA 2008, eles agora tem o bom senso de analisar que tal situação não prejudicou em nada, e não houve beneficio e tal situação!!!
      Mas o que Alonso fez foi arriscado e muito, se fosse um Schumacher concerteza a situação era outra…Lewis Hamilton em 2007 então, seria de por fogo!!!

      Publicado por Sheldon | 26/04/2010, 1:40 pm
  148. A further issue is really that video gaming has become one of the all-time most important
    forms of entertainment for people of nearly every age.
    Kids participate in video games, plus adults do, too. The actual XBox 360 is probably
    the favorite video games systems for people who love to have hundreds of games available to them,
    in addition to who like to relax and play live with other folks all over the world.
    Thanks for sharing your thinking.

    Publicado por Is quibids Legit | 10/04/2013, 12:42 am
  149. Thanks a lot for the helpful write-up. It is also my opinion that mesothelioma cancer has an extremely long
    latency interval, which means that signs of the disease might not emerge till 30 to 50 years after the initial exposure to
    asbestos fiber. Pleural mesothelioma, that is certainly the
    most common form and influences the area round the lungs, could cause
    shortness of breath, chest muscles pains, as well as a persistent
    coughing, which may bring about coughing up bloodstream.

    Publicado por Quibids Reviews | 19/04/2013, 7:46 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: