//
você está lendo...
ARTIGOS

Ferrari culpa mídia por polêmica após a ultrapassagem de Alonso em Massa

Ok, ok… A Ferrari tem o costume de publicar comunicados inflamados e apaixonados de vez em quando, mas esse AQUI, intitulado, “Falsas Polêmicas”, é o mais puro nonsense.

Basicamente, a equipe sugere que, no imbróglio entre seus dois pilotos em Xangai, certas facções da imprensa utilizaram as declarações de Massa fora de contexto. A intenção da famigerada imprensa, segundo o comunicado, seria criar um clima de desavença entre os dois pilotos.

Curioso que eu não vi ninguém — nem aqui nem lá fora — usar as declarações do Felipe “fora de contexto” porque, afinal, o Massa não disse basicamente nada dúbio, pelo contrario, contemporizou e foi o bom rapaz de sempre.

No fundo, a Ferrari não tem ninguém para culpar a não ser sua política de pretensa não agressão entre os pilotos e, claro, o próprio Alonso pelo desconforto dentro da equipe nesse momento. A única pista clara no comunicado é que ele se revela, implicitamente, ser parte da “Operação Abafa” — depois de uma provável reunião para afinar discursos e declarações públicas.

A única manchete mais abusada que eu li vem de onde menos se esperava: da imprensa italiana, escrita pelo “insider” Stefano Mancini no La Stampa. O jornalista italiano sugere que a paz e até a convivência não será mais tão simples na Ferrari. Alonso teria infringido o pacto de não beligerância e a pretensa amizade entre os dois pilotos.

Nada há nada de polêmico no La Stampa, mas ao menos revela que os italianos estão de olho no espanhol.

Discussão

141 comentários sobre “Ferrari culpa mídia por polêmica após a ultrapassagem de Alonso em Massa

  1. Na vida pode-se ganhar com classe ou com vale tudo. É só escolher. Acho que o Alonso está um pouco afastado daquele piloto cerebral e perfeccionista que já foi. Mas naturalmente quem está causando muito desse clima de sily season são os organizadores dos grandes prémios ao permitir que se passem essas coisas na pista. Ou se corta o mal pela raíz ou então vai-se perder algo. Por outro lado a Ferrari já provou no passado (excepção feita ao consulado de Jean Todt) que é muito má a gerir a imagem dos pilotos, preferindo sempre a marca. Ora na Ferrari neste momento coexistem duas marcas na melhor tradição da luta de branding. Uma claro é a própria Ferrari a outra é Alonso. Quando os egos são muito fortes é impossível a coexistência pacífica e produtiva sem que cada um abdique um pouco das plumas.
    De qualquer forma, acredito no talento do Massa e preferia tê-lo como companheiro de equipa a um Alonso porque acho que ele é um cara bem mais bacana, talentoso e gentleman driver.
    E a verdade é que pilotos como o Button e o Vettel me parecem bem mais focados no essencial que é correr com perfeição e rigor técnico do que outros que chegaram como numa pista de karting ou stockcar. E esses vão sempre sorrir no fim enquanto os outros serão os palhaços do circo.

    Publicado por Ernesto Sousa | 20/04/2010, 6:19 am
  2. A Ferrari é um time cara-de-pau:

    “Naturally both want to win and they both bring fighting spirit to the races, while respecting a very simple rule: the team’s well-being is of more importance than the individual’s well-being.”

    Será que a memória desta equipe é tão curta que eles não são capazes de recordar que fizeram no GP da Áustria de 2002 exatamente o oposto do que reza essas palavras “bonitinhas” que supostamente TENTAM vender uma imagem de que esta equipe prioriza a importância do grupo sobre o individual nesse “texitinho”?

    Publicado por Mauro | 20/04/2010, 6:38 am
  3. textinho

    Publicado por Mauro | 20/04/2010, 6:41 am
  4. Um amigo apreciador da F1 desde 1970, disse que a Ferrari mudou sua politica quando em um ano na decada de 70/80 perdeu um titulo certo, por ter liberado ambos os pilotos ao disputa pelo titulo. E por isso nunca mais liberou ambos seus pilotos para a briga de um titulo, e isso é visivel, quando que foi que vimos 2 pilotos da Ferrari chegar ao ultimo gp disputando o titulo??? Queira ou não, eles dão um jeitinho para apenas um entrar na briga pelo titulo ao final do ultimo gp, ou quando sua equipe esta sobrando como 2002 e 2004, eles dão um jeitinho de quem ta atras ou do piloto queridinho da equipe abrir mts pontos a frente do seu companheiro.

    Publicado por Marcelo Pazetto Lepi | 20/04/2010, 6:57 am
  5. na minha modesta opinião, dizer que o alonso quebrou um pacto é polêmico sim. mas esse tipo de matéria da imprensa é a coisa mais comum. a ferrari, como o time mais vencedor e mais amado da F1, deveria estar acostumada. mas também faz parte do estilo italiano bater na mesa, gesticular e falar alto. então, lá em maranello, está tudo como imaginamos desde o início. inclusive com o felipe mais lento que o alonso.

    Publicado por andre melo | 20/04/2010, 7:46 am
  6. Chovendo no alagado…

    Publicado por Will | 20/04/2010, 7:49 am
  7. Todos sabíamos que o Alonso ia fazer uma guerrinha de nervos com o Massa para desestabilizá-lo. Esta foi apenas mais uma jogada no tabuleiro. Resta ao Massa dar o troco ou engolir (o que não espero).

    Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 8:22 am
  8. O Felipe colocou panos quentes….
    A Ferrari tá colocando panos quentes…
    O Alonso tá olhando de fora o circo pegar fogo(e ser abafado).

    Esse comunicado da Ferrari me parece aquelas “comidas congeladas”. Já estava pronta desde o final da corrida. Já prevendo que a imprensa falaria pelos cotovelos.

    Porém, a imprensa não falou…o que dá a impressão de não espontaneidade da nota. Pré-fabricada.

    Quanto à quebra do tratado de não beligerância, talvez seja a gota que faltava para o Massa acordar. Afinal o Colega lhe deu uma bolada nas costas…O chefe pos panos quentes…e ele ficou sozinho no prejuízo.

    Agora é acordar o leão, continuar cerebral, mas com velocidade, pelamordedeus.

    Que se passem logo estas 3 semanas.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 20/04/2010, 8:39 am
  9. Olá,

    Tão crucificando um piloto SOMENTE por este ter uma ATITUDE de vencedor, sempre. Quem viu o video viu que o massa “abre as pernas”, ou o alonso ia aceitar algo do tipo: “Por gentileza Mrs Massa, as damas primeiro?” Por favor né, alonso tava voando, ou ele fazia aquilo ou terminada em 11º e massa 10º e a ferrari ganharia 1 ponto. Aposto todo meu R$ (muito escasso) que domenicalli pensa igualzinho a mim.

    E como ja disseram aki aos montes, é uma competição, e Ultrapassar nos boxes antes, durante e depois (depois da linha branca) é permitido e légal, e isso inclui ultrapassar companheiros de equipe sonsos, lentos e que não sabem como entrar num boxe.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 20/04/2010, 8:40 am
    • Tenho que fazer dois cursos urgentes.

      Psicologia pra entender isso:

      “Tão crucificando um piloto SOMENTE por este ter uma ATITUDE de vencedor, sempre.”

      Psiquiatria pra entender isso:

      “é permitido e légal, e isso inclui ultrapassar companheiros de equipe sonsos, lentos e que não sabem como entrar num boxe.”

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 9:14 am
    • Olá,

      Inclua um curso de Interpretação de texto e contextualização.

      Publicado por Anderson Dorneles | 20/04/2010, 10:00 am
    • Porque todos estão errados e apenas você esta certo ?

      Se até os italianos estão condenando a atitute do Alonso, então porque você acha que que estão perseguindo ele ?

      Porque ele errou meu caro amigo, ele criou a situação então aguente os fardos de seus atos.

      Então Anderson pense um pouco mais antes de escrever algumas coisas para não receber críticas, porque ontem foram mais de 200 comentários e em sua maioria de repúdio ao que ele fez, então ele não é vítima é réu e não é primário, por isso toda a celeuma em volta do caso. Até a equipe vem a público escrever que a imprensa o está perseguindo numa clara menção de protege-lo de seu erro.

      Então enterpretar texto é quando se entende o que lá está escrito. E não achar que alí deveria estar escrito o que você quer.

      Você me pareceu raivoso e cínico nas suas palavras, e isso Freud explica.

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 10:29 am
    • Pensando bem, vc viu isso na 4º ou 5º séries, então REVISE. Vai lhe ser muito ultil em concursos, agora todos eles o Português tem peso maior.

      Abraço

      Publicado por Anderson Dorneles | 20/04/2010, 10:32 am
    • Acho q os blogs que vc Lê não sãos os mesmos que os meus.

      Primeiro não sou dono da verdade. Segundo, essa sua estatistica de que todos estão contra alonso é falsa, é muito mais facil estarem contra o massa, pelo LETARGISMO. Te faço um desafio, vamos as contas, qtos apoiam MASSA e qtos apoiam ALONSO.

      Começe contanto daki:

      http://colunas.globoesporte.com/voandobaixo/2010/04/20/china-o-primeiro-capitulo/

      eu ja li todos os comentarios, e ta numa faixa de 50/1.

      Abraço

      Publicado por Anderson Dorneles | 20/04/2010, 10:36 am
    • Kkkk, estou ficando velho pra rir tanto assim amiguinho.

      Não leio essas porcarias da globo.

      Se quiser uma lista de blogs decentes comece pela lista lateral do Becken tem excelentes dicas.

      Saia disso, Flavio Gomes, Fábio Seixas e Voando Baixo, isso é desinformação.

      kkkkk, não faça mais essa piadas, pode matar um velho como eu.

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 11:08 am
    • Pra vc ver que até a mídia Bairrirista (massista) é a favor da manobra do alonso…, concordo com vc, os colunistas são todos tendenciosos e escrevem conforme a cartilha da globo e do locutor oficial de F1, porem, como vc mesmo deve ter visto (?), o povo não é besta, é unãnime que todos acham MASSA um fraco,e etc, e etc …, e que JA É 2º piloto na Ferrari.

      Tem uma enquete lá, ja votou:

      Você acha que Fernando Alonso foi desleal com o Felipe Massa, no GP da China?

      ( ) Sim;
      ( ) Não;

      Mau formulada , claro, a verdadeira questão é:

      Massa fez uma boa corrida?

      ( ) Não;
      ( ) Todas as respostas anteriores;

      A impressa deveria se preocupar com isso, quem correu bem e quem não correu.

      Abraço

      Publicado por Anderson Dorneles | 20/04/2010, 1:11 pm
    • O Massa já venceu enquete até em site da Espanha.

      Publicado por Iomau | 20/04/2010, 2:22 pm
    • Depois do 30 anos não lembro mais de 5º ou 4º série. Mas meu filho está na 4º vou perguntar pra ele.

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 10:38 am
    • Amigo, não sem nem o endereço desse site, vejo apenas alguns amigos comentáristas fazendo alusão a qualidade do texto e dos participantes.

      Sugiro que comece a ler blogs de fora, eles são menos “poluidos” que os nossos por essa coisa de ser “brasileiro”. Eita povo chato, fica torcendo contra os estrangeiros, né.

      http://www.jamesallenonf1.com/2010/04/massa-will-do-his-talking-behind-closed-doors/

      Comece por esse texto acima.

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 3:00 pm
  10. O negócio é usar essas três semanas para avaliar seus pontos fortes e pontos fracos, nessa luta interna, trabalhar duro para a fase européia e dar a resposta na pista, afinal, pelos nºs, essa é ainda a dupla mais equilibrada do G4.

    O q o Alonso fez, todo mundo sabia q aconteceria mais cedo ou mais tarde. Seu imenso ego, sempre vai colocar os interesses pessoais, acima de td. A Ferrari tb sabia disso qdo o contratou. O q o Felipe não pode é deixar a Ferrari se apaixonar pelo Alonso, e compactuar com suas atitudes. Para q isso não ocorra, Felipe vai ter q andar mais, apesar do bom início de temporada. Resumindo: Vai ter q ir pra cima!

    Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 8:43 am
    • Alex.

      Ele tem três semanas para ler as biográfias de Senna e Piquet, devora-las e aprender com elas algumas coisas.

      Primeiro para ser mal e ainda ter o apoio da mídia.

      Senna.

      “Apesar de Senna ser campeão em seu 1º ano ao lado de Prost na McLaren em 1988, a rivalidade começou no GP de San Marino de 1989. O brasileiro quebrou o combinado de que um não ultrapassaria o outro após a primeira curva, passou o francês e venceu a prova. Indignado, Prost deu o troco em Suzuka, jogando o carro em cima de Senna (que foi desclassificado por ter recebido ajuda para voltar para a pista) para ficar com o título. Em 90, foi a vez de Senna acertar Prost, já na Ferrari, logo na primeira curva da pista japonesa para ser bicampeão.”

      Ser escroto com seu parceiro e ainda ser campeão.

      Piquet.

      Piquet x Mansell
      A rivalidade na Williams foi marcada pelas peças que o brasileiro pregava no “Leão”, a quem chamava de “idiota veloz”. Além de esconder do inglês o acerto de seu carro, Piquet desestabilizava o rival fora das pistas. Chegou a dizer que a diferença entre os dois era que Mansell “gostava de mulher feia”, e até escondeu o papel higiênico do quando o inglês passou mal no GP do México de 86. A briga interna custou o campeonato de 1986, que ficou com Prost, mas em 1987 Piquet levou seu terceiro título, com Mansell em segundo.

      Assim quem sabe será campeão de Formula 1.

      http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/04/20/top-5—rivalidades-historicas-entre-companheiros-de-equipe-na-f-1.jhtm

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 9:21 am
    • Muito bom Claudemir. Sim, ele pode entrar no jogo de vez e ser agressivo e mais sagaz como os tri-campeões brasileiros, seguir a cartilha do “irmão mais velho”, de ganhar a todo custo, aprender com as estrelas atuais Hamilton e Alonso a ter mais ambição, ou simplesmente continuar jogando limpo e ser um campeão “clean”, como foi Jenson Button ano passado e q parece ser o estilo do futuro campeão Vettel.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 9:34 am
    • Claudemir

      Indignado, Prost deu o troco em Suzuka, jogando o carro em cima de Senna (que foi desclassificado por ter recebido ajuda para voltar para a pista) para ficar com o título.

      Contar isso assim é uma meia-verdade. Isso mete essa figura fantasmagórica do Ballestre, do Mónaco 84. O Senna foi, em Suzuka, depois do toque do Prost para o afastar no que foi o precursor de um tedesco que depois viria a fazer escola, desclassificado por seguir em frente na chicane, depois de ganhar a corrida tendo ainda ultrapassado quatro carros que tinham ficado na sua frente, os comissários demoraram uma eternidade porque essa punição não existia na altura, fora o facto de em colisão não poder haver isso de atravessar chicane, nada de recebido ajuda por que ficou em asfalto ao lado de grandes blocos que impediam a passagem linear pela chicane, o que retardava e por isso não existia punição para que atravessasse a bendita chica..

      “Em 90, foi a vez de Senna acertar Prost, já na Ferrari, logo na primeira curva da pista japonesa para ser bicampeão.”

      A história aí também é outra e tem desenvolvimento.
      Chegados ao Japão vê-se que a a posição da pole é na parte suja da pista, os pilotos, com o Ayrton e suas voltas-canhão, na frente, reclamam e o Jean-Marie lhes diz que se vai ver, que façam a classificação mas que realmente não tem lógica que o pole-man saía do lado sujo…Senna faz a pole e vai falar com o Ballestre que diz que não senhor que já estava assim e assim fica, por coincidência do lado limpo da pista e no segundo lugar estava quem, vamos ver se adivinham? O menino-bonito a quem o Championat des pilots, lhe tinha sido oferecido pelo colaboracionista do Governo de Vichy no ano anterior.

      Quem estava por dentro, na primeira curva?
      Quem atravessou o carro para obrigar o outro a travar fortissimo?
      Queria quê que o Senna cravasse os travões para quem vinha por trás Berger Mansell que era o companheiro do Prost na Ferrari e gostava do Ayrton.. Patrese ou Piquet, sendo que o Nelsão ganhou, o levasse na frente, e ele fora da corrida o Prost ganhava sem inquietações..era bonito de ver

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 3:02 pm
  11. Bom dia a todos

    O Alonso da claros sinais de ansiedade, primeiro por queimar a largada, a quantos anos vocês não vêem isso acontecer com qualquer piloto? e segundo essa ultrapassagem, legal com certeza mas em local e piloto inapropriado pois a equipe estava esperando o Massa para a troca de pneus, e se o Massa tenta fechar a porta e vai os dois pra brita?

    Como já vi em alguns blogs, você e tão bom quanto seu último GP. hoje o Butão é Gênio mas quando tomou pau no bahrein era um mosca morta, Massa é o roda presa da vez pois não teve um bom acerto pra chuva e levou 2 décimos do alonso na classificação, mas no bahrein enfiou se não me falha a memória 4 no Alonso. E assim se vai mais uma história de um GP.

    E que o diga Schumacher…….

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 20/04/2010, 9:10 am
    • Marcelo, ninguém queima porque se eu não me engano o sistema de largada é eletronico. Ou seja não foi o Alonso em si que errou, mas um problema no sistema. Tanto é que ninguem sai por ai escrevendo que Alonso arruinou sua corrida ao queimar a largada.

      Publicado por Filipe Furtado | 20/04/2010, 4:42 pm
    • Mas quem tem q soltar a embreagem e acelerar ainda é o piloto

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 4:55 pm
    • Para não ficar nenhuma dúvida que o Alonso queimou a largada.

      E o sistema não é automatizado não Filipe, ainda é o piloto que determina a hora do start.

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 6:06 pm
    • “Foi inadmissível. Eu treino, me concentro muito para reagir no momento certo, queimei a largada pela primeira vez na carreira.” Fernando Alonso

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 6:17 pm
    • Por alguma razão eu tinha na cabeça que era automatico.

      Publicado por Filipe Furtado | 20/04/2010, 7:58 pm
  12. Eta gente desligada!

    voces querem campeonato de bom moçismo? aquela coisa de se curvar pro adversário, jogo limpo, regras claras? sugestão: acompanhar xadrez, gamão, esgrima e coisas do genero.
    F1 não é para bom moço.
    Nos ultimos tempos só teve um bom moço na f1: button campeão ano passado, mas foi coisa que não acontecerá tão cedo como sabemos todos. Tinha um carro no inicio campeonato muitissimo superior aos demais, depois administrou.
    Kimi é calado, na dele, mas bom moço também não era. Ganhou 2007, ou melhor caiu no colo dele pelas incongruências da Mclaren.

    Senna não era bom moço (por isso ganhava)
    Alain Prost? muito menos.
    Niki Lauda? não, também não.
    Piquet? erri, egua. Muito menos.
    Schumi? KKKKKK
    Jacques Vileneuve? decididamente não.
    O motorista taxi londrino? mas nem em sonho.
    Taí a resposta do porque massa não foi campeão ainda.
    Digo mais (e podem cobrar mais tarde decorrer campeonato) gostaria e torço pro alonso levar o título desse ano. Tem condições para isso, mas há certas coisas que vão complicar a Ferrari e não vejo tão claramente eles conseguirem terminar a temporada só com os motores restantes dentro do regulamento, por isso vejo que acabarão tomando punição algum gp proxima final temporada. Vão reagir de forma ser pareo pra Redbull? também não vejo uma certeza nisso. Acredito que chegarão perto e até alguns gps disputem muito com redbull e mclaren, mas não serão superiores. Mais a equação chata dentro da ferrari, vai ser complicado enfim.
    Mais vejo alonso disputando o título até certa altura campeonato.
    O massa vai acumular uns pontos aqui, outros ali. Ficar alguma corrida na frente do alonso que parece ser o que ele deseja para dar impressão que consegue bater o bicampeão.
    Mas vai ficar atrás na pontuação.
    Se renovar com a ferrari vai passar mais dois, tres anos sem título e depois vai para outra equipe.
    A manobra que o alonso fez aliado a outras condições da corrida o fizeram chegar em quarto lugar mesmo com quatro pit stops e um drive trough.
    O alonso ficou algumas voltas atras do massa e estava tirando meio segundo por volta, mas sempre que chega no massa ele tem que ficar fazendo fila indiana.
    É bom que acabe qualquer camaradagem, política boa vizinhança entre os dois agora no inicio. Tem que ser declarado igual era prost e senna. Hoje em dia o prost sente saudades do senna, era quem dava motivação para ele estar na f1.
    O resto é besteira e especulation.
    Próxima corrida: espanha. Casa do espanhol que até com a carroçanault ano passado conseguiu se classificar bem. Alonso vai estar com vontade acima normal. Massa p… da vida.
    Vamos ver no que dá.

    Publicado por wilson | 20/04/2010, 9:47 am
    • Dá Vettel rsrs

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 9:55 am
    • Ele vê muita coisa. Eu não vejo tanto assim!

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 10:04 am
    • Wilson

      nem aí cara

      Bobby Fisher fazia declaração contra os soviéticos para tentar desequilibrar os do bloco de leste..

      Kasparov e Karpov a guerra era de caixão à cova desde produto da ditadura absoluto-comunista a simpatizante dos corrupto-capitalista.

      É uma Lei da Física se mais do que um quer uma coisa só…

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 4:38 pm
  13. Vejo que são dois assuntos:

    1- A dissidiosas (non-sense) declarações da Ferrari.
    2- Tudo que acontece na Ferrari (sobretudo nos últimos anos) vira polêmica.

    Em relação a segunda, tanto a Ferrari quanto a Imprensa dividem a culpa…

    Publicado por Thiago | 20/04/2010, 10:18 am
  14. solução: comprar um binoculos, lupa, oculos grau mais forte.

    Publicado por wilson | 20/04/2010, 10:28 am
    • Pode ser, onde você comprou os seus?

      Obrigado pela dica.

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 10:33 am
  15. Declaração Alonso:

    “It’s definitely not the duels on the track, creating problems inside the team and I know this by experience. If someone wants to make a fuss, it definitely won’t ruin the spirit of Ferrari.”

    TRADUÇÃO
    “Definitivamente, não são os duelos em pista que estão criando problemas para a equipe e eu sei disso por experiência. Se alguém deseja fazer confusão, isto definitivamente não irá arruinar o espírito da Ferrari.”

    LINK: http://www.autosport.com/news/report.php/id/83072

    Publicado por Becken Lima | 20/04/2010, 10:28 am
  16. “O dia em que Fernando Alonso se tornou ‘capitão’ da Ferrari”
    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/84089

    Usar coisas da imprensa espanhola seria querer ser linchado por aqui, então vamos ao que gente mais tarimbada da Itália pensa:

    A frase é da Gazzetta dello Sport, do conhecido jornalista Pino Allievi, que ‘desmontou’ bem tudo o que se passou no seio da Ferrari no GP da China. O incidente entre Fernando Alonso e Felipe Massa na entrada das boxes está a criar, naturalmente, grande celeuma, e será naturalmente um assunto a ser discutido internamente na Ferrari. Apesar da equipa tentar por todos os meios controlar o ‘dano’, a verdade é que está aberta uma ferida que poucos sabem como ou se algum dia vai sarar.

    Felipe Massa, como se sabe, optou por desdramatizar, mas a verdade é que dentro de portas deverá ter algumas coisas para dizer, porque esta foi uma atitude, digamos, diferente, de Alonso, que tem o seu quê de significado. Para a Gazzetta dello Sport, foi o “dia em que Fernando Alonso se tornou ‘capitão’ da Ferrari”

    Pino Allievi vai mais longe, ao dizer que uma manobra destas nunca foi vista antes entre dois pilotos da Ferrari, e Alonso jogou com a imprensa italiana da mesma forma que enfrentou Massa: “Se estão à espera que diga algo errado estão a perder o vosso tempo. Nada aconteceu, ele patinou as rodas e eu consegui sair melhor da curva e passei-o. Se os dois carros fossem de equipas diferentes ninguém dizia nada.”, referiu Alonso.

    Stefano Domenicali sabe que o assunto está para lavar e durar, e a sua intervenção ‘política’ é essencial, especialmente numa altura em que já se fala da possível não renovação do contrato de Felipe Massa para 2011: “A única questão é que aconteceu onde poucos esperavam, mas a verdade é que isto é um episódio normal das corridas, pois eles são dois pilotos profissionais.”, lembrou o italiano, referindo-se ao facto de já não ser a priemira vez este ano que entre os dois pilotos da Ferrari há lutas e ultrapassagens em pista, pois basta recordar no Bahrein quando Alonso suplantou Massa na partida, e na Austrália Massa aguentou Alonso atrás de si mesmo parecendo ser mais rápido.

    A verdade é que Alonso sentiu que aquele era o momento certo para trocar de pneus e nem hesitou. Desconhece-se se antes houve problemas nas transmissões rádio, pois a equipa nunca os mandaria às boxes ao mesmo tempo, e como se sabe, esperava Massa. O que se vai passar daqui para a frente, ninguém sabe…

    Publicado por wilson | 20/04/2010, 10:31 am
  17. enquanto isso…
    em outras paragens…
    nosso amigo kimi kaxassa vai fazendo o que gosta e melhorando.
    Prova anterior oitavo lugar
    Desse fim de semana quinto lugar
    Vai que ele toma jeito nessa categoria. Não vorta jamais pra f1

    Publicado por wilson | 20/04/2010, 10:34 am
  18. Se continuar assim alguém vai tomar um “Drive Trough” daqui a pouco…

    Publicado por Becken Lima | 20/04/2010, 10:35 am
  19. aqui na minha cidade

    Publicado por wilson | 20/04/2010, 10:36 am
  20. Ê saudades do Kimi. O Alonso além de ser melhor piloto, ainda trás consigo todas essas polêmicas. Está sempre no olho do furacão, o teflonso. Mas em matéria de pilotagem, esse é o maior desafio pro Massa, ainda assim os nºs mostram equilíbrio após quatro etapas:

    Classificação: Alonso 3 x 1 Massa
    Corrida: Alonso 2 x 2 Massa

    Ferrari: 90 pontos

    Alonso: 49 pts – 54% dos pontos da Scuderia
    Massa: 41 pts – 46% dos pontos da Scuderia

    Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 10:38 am
    • Faltou ritmo de corrida e melhores voltas, aí o Massa parece aquietado, em todos os Grandes Prémios o Alonso foi muito mais rápido, e é preciso lembrar que na Austrália o Alonso tenta ultrapassar o Massa e o Felipe o aperta contra o muro, mas aí tudo bem, tudo como dantes no Reino da Dinamarca.

      Alguém sabe com quem o Felipe Massa foi festejar a sua liderança no WDC depois de Sepang?

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 12:43 pm
  21. esse episódio do massa e alonso me lembrou uma canção muito cantada por nós aqui no brasil, do geraldo vandré: Pra não dizer que não falei das flores

    Caminhando e cantando e seguindo a canção

    Somos todos iguais braços dados ou não

    Nas escolas nas ruas, campos, construções

    Caminhando e cantando e seguindo a canção

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber

    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

    Publicado por wilson | 20/04/2010, 10:44 am
  22. Off topic, mas só pra deixar claro essa questão do equilíbrio entre as duplas do G4:

    McLaren – 109 pontos

    Classificação: Button 3 x 1 Hamilton
    Corrida: Button 2 x 2 Hamilton

    Button – 60 pts – 55% do total de pontos no wcc
    Hamilton – 49 pts – 45% do total de pontos no wcc

    Red Bull – 73 pontos

    Classificação: Vettel 3 x 1 Webber
    Corrida: Vettel 3 x 1 Webber

    Vettel – 45 pts – 62% do total de pts no wcc
    Webber – 28 pts – 38% do total de pts no wcc

    Mercedes – 60 pontos

    Rosberg 4 x 0 Schumacher ( Classificação e Corrida )

    Rosberg – 50 pts – 83% do total de pts no wcc
    Schumi – 10 pts – 17 % do total de pts no wcc

    Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 10:48 am
    • cara, então…
      só posso dizer uma coisa…
      o shumi ou tá muito puto…
      ou tá arrependido.
      Se com novo chassis da mercedez ele não conseguir mudar as coisas, entonces é porque a vaca foi pro brejo prus lado dele.

      Publicado por wilson | 20/04/2010, 10:55 am
    • Sobre o Shcumacher, eu prefiro esperar pra ver como a Mercedes fará o carro de 2011… ao gosto de quem?

      Publicado por Vitor, o de Recife | 20/04/2010, 11:44 am
  23. Alonso trazer polêmicas? A manobra foi legal, fim de conversa. Não existe isso de deselegante ou qualquer outra coisa que tenham inventado.

    A cada dia que passa, vejo o Becken perseguir mais e mais o Alonso. Meio chato isso…

    Engraçado como, à época do Barrica na Ferrari, a brasileirada odiava as regras internas. Mas, quando estas beneficiam o Massa, o discurso muda. Alonso arriscou como em qualquer ultrapassagem, mas a partir do momento que nenhum dano foi causado, a questão do risco cai por terra, ainda mais se levarmos em conta que não houve qualquer irregularidade. Ele precisava fazer isso ou veria sua corrida vinculada ao ritmo do Massa pela segunda vez no campeonato. Dessa vez passou, e sumiu.

    Becken, sem memória seletiva, as declarações do Felipe foram distorcidas, ou ao menos tentaram distorcer, pela própria RGT, ao vivo. A culpada por toda essa celeuma é a imprensa sim. O Domenicalli já disse que foi ok, o Massa disse que foi ok, o Alonso também… quem mais precisa dizer algo para convencer?

    Culpar a equipe ou o Alonso? Este último, por fazer uma corrida de encher os olhos… Só eu acho isso uma maluquice total?

    Publicado por The Stig | 20/04/2010, 10:53 am
    • A cada dia que passa, vejo o Becken perseguir mais e mais o Alonso. Meio chato isso…

      Eu?

      Um mês atrás eu perseguia o Massa… Eu acho que, definitivamente, este blog está tornando-se o mais independente da internet, afinal.

      ;)

      Publicado por Becken Lima | 20/04/2010, 11:01 am
    • Fala a verdade Becken… seu verdadeiro alvo é o Alguersuari!!!

      :p

      Publicado por Vitor, o de Recife | 20/04/2010, 11:46 am
    • Não entendi essa do Stig, mas…

      Afinal quem você persegue Becken ?

      Alternativa a) Alonso ( )
      Alternativa b) Massa ( )
      Alternativa c) Barrichello ( )
      Alternativa d) Vettel ( )
      Alternativa e) Nenhuma das alternativas ( )
      Alternativa f) Todas as alternativas ( )

      Você é o maior peseguidor da internet brasileira. :)

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 11:48 am
    • Ora, falando que ele vai tomar punição. Culpando o Alonso por uma suposta bronca dentro da equipe. Alto lá, o espanhol foi melhor e passou numa manobra legal. O resto é o que?

      Eu já cansei de repetir que o melhor blog de F1 do Brasil é esse aqui. E sei muito bem como a galera te enche o saco por causa do Hamilton. Mas sei também, que você não morre de amores pelo espanhol bicampeão.

      No post anterior você já deu uma malhada.
      Mas enfim, pode ser viagem minha…

      Publicado por The Stig | 20/04/2010, 12:37 pm
    • Ah, e sobre perseguir o Massa. Quem falou isso? Eu não, com certeza.

      Publicado por The Stig | 20/04/2010, 12:40 pm
    • Stig – Me mostre ONDE, no post anterior, eu malho o Alonso. Eu acho que vc está ultra sensível pela chuva de críticas em cima dele…

      Publicado por Becken Lima | 20/04/2010, 12:45 pm
    • Acerca da sensibilidade conheço aí uma história…

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 1:26 pm
    • Bom, agora quem viajou foi você…

      Nem torço pro Alonso, aliás, não torço pra ninguém. Só acho errado começar essa perseguição em cima do espanhol, por parte da imprensa (Ico, Livio, etc…). Ficam martelando: 2007! 2007! 2007!

      Não que você tenha feito isso. Mas é recorrente, o argumento.

      Abraço.

      Publicado por The Stig | 20/04/2010, 10:22 pm
    • Meus Parabéns Becken

      Mission Accomplished

      Depois da mais bela, apaixonante e divertida corrida do ano.

      Conseguir toda essa enxurrada, como a própria corrida, de post e comentários por um facto menor…

      Como será quando formos falar das mil e uma ultrapassagens, dos X, das estratégias de corrida, de tácticas de mudanças de pneus, de diferenças entre team-mates…

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 1:08 pm
    • SennaCeccotto, eu também estou ansioso!

      Publicado por Will | 20/04/2010, 1:21 pm
    • Se Alonso não trouxesse consigo polêmicas, não seria o Alonso. Como diz o Becken, é o maior caixa preta da F1 atualmente. Ou eu estou louco e não aconteceram, Stepney Gate, Crash Gate ?

      Em termos de pilotagem, pra mim é o melhor piloto do Grid, mais completo do q o show man Hamilton.

      Agora se a manobra não foi polêmica, então a mídia mundial está sem assunto mesmo, pq só se falou disso após o GP.

      Massa não é burro e óbvio q não alimentou essa polêmica via imprensa. Roupa suja se lava em casa, e nesse ponto, nota 10 pro Felipe.

      Que ele vença o espanhol na pista.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 11:05 am
    • Alex

      Roupa suja qual? O Massa ter escorregado quando entrava pra Box, dito pelo próprio Felipe?

      Daqui a nada começa gente por aqui dizendo que o Alonso tinha que esperar que o Massa endireitasse carro, perguntasse se não se aleijou e se queria chá e bolacha pra se recompôr da atravessadela..e assim cuidar dele…

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 12:31 pm
    • …sim, ele deu uma escorregada, mas na entrada dos boxes só cabe um carro, o Alonso sabe disso, o Massa tb, tanto q ele colocou as rodas na grama para não bater. Por isso q eu disse q ele não quis lavar roupa suja, ele só disse q escorregou e está tudo bem.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 12:50 pm
    • Stig, se os pneus estão prontos para o Massa, e Alonso pula na frente obrigando a equipe a arrumar o fuzuê aprontado por ele, é a mesma coisa que a equipe chamar o Alonso para parada e ele não parar, ou mesmo parar sem avisar.

      Tenho certeza de que além das suposições acerca de uma relação estremecida entre Massa/Alonso, trata-se de uma questão procedimental do time. Valeram 12 pontos, mas se todo mundo agir assim, vira baderna.

      Não estou defendendo ninguém, mas que o espanhol se perdeu, isso restou evidente.

      Publicado por Iomau | 20/04/2010, 2:29 pm
  24. Bah, a manobra foi bonita e sinceramente achei que ia ter punição. Mas se está nas regras, foi permitido, então assunto encerrado, o Massa aprendeu mais um truque.

    Não podemos esquecer que na F1 já tivemos coisas muito piores, como o Schumacher jogando o carro pra cima dos outros e sendo campeão, ou mesmo o Piquet colocando óleo no motor acima do limite pra ensaboar a pista.

    Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 11:02 am
    • Orra, essa do óleo eu não sabia, ou não lembrava…lembro dele ter usado água como lastro, no tempo em q se pesava o carro só antes da corrida. Depois dessa malandragem do Piquet, passaram a pesar antes e depois, bem como aos pilotos.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 11:09 am
    • O Piquet nega até a morte, mas dizem que ele fez o tempo da pole, foi pro box, voltou pra pista e ninguém mais segurava o carro (rs).

      Ou seja, santo na F1, só o Rubinho!

      Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 11:18 am
  25. Eu também acho que a imprensa exagerou. Claro,a doram polêmicas. A Ferrari deveria dar de ombros.

    Publicado por Ylan Marcel | 20/04/2010, 11:10 am
  26. Uma pergunta em relação ao Massa.

    Há algum tempo, li ou ouvi em algum lugar que as grandes apresentações do Massa sempre aconteciam quando ele dominava o fim de semana. Fazia a pole, largava na frente e ia embora sem dar chances ao resto do pelotão. Alguém lembra de uma grande corrida de recuperação do Massa com muitas e bonitas ultrapassagens? Seja por ter largado no fundo do grid ou por algum problema na corrida que o tenha feito perder muitas posições?

    Digo isso porque na Austrália o Alonso ficou para trás e alcançou o Massa. A impressão é que se tivesse passado, teria ganho outras posições também. E na China, o Alonso se recuperou muito bem e o Massa ficou estagnado novamente.

    Publicado por Bruno Bispo | 20/04/2010, 11:14 am
    • Lembro, faz duas semanas na Malásia. Largou em 21º e chegou em 6º.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 11:50 am
    • Mas não foi a grande apresentação da corrida. Outros pilotos tiveram desempenhos melhores, como o Hamilton e o próprio Alonso sem embreagem. Estou me referindo a corridas em que o grande nome da mesma tenha sido o Massa.

      Publicado por Bruno Bispo | 20/04/2010, 12:05 pm
    • Esse ano ele ainda não se destacou. Por enquanto Hamilton, Alonso, Button, Kubica e Rosberg, brilharam mais do q o Massa, na minha opinião.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 12:20 pm
  27. Na minha opinião, tem uns que viajam demais na maionese, torcem demais e esquecem de ler as notícias e analisar a realidade.

    Qualquer criatura com um mínimo de raciocínio lógico e inteligência sabe que o Alonso fez merda.

    E pelo amor de deus, não fez merda porque ultrapassou o Massa, fez merda porque ele nem deveria estar ali naquele momento, pois o 1º pit stop não era para ele.

    Até saber pela imprensa para qual piloto a Ferrari tinha preparado o pit stop para troca de pneus, até era aceitável que alguns dissessem que não havia motivo para indignação contra Alonso, afinal, F1 é isso mesmo, luta pela vitória custe o que custar, sua atitude seria então até louvável, coisa de piloto campeão que não quer perder posições.

    Mas, depois que veio a notícia de que o 1º pit stop era para Massa e não para Alonso, fica evidente que ele foi mau caráter e que deliberadamente prejudicou Massa colocando em risco os dois carros da Ferrari.

    Ora, qualquer criança sabe que nessas circunstâncias não era razoável cobrar de Massa que ele se preocupasse com a possibilidade de que Alonso iria ultrapassá-lo na entrada do pit lane e em clara situação de risco para equipe. Massa sabia que os pneus eram para ele e foi de forma normal para o pit stop.

    A equipe teve de fazer uma operação de emergência (buscar os pneus de Alonso) para não ser desclassificada do GP, o que torna indiscutível que sua atitude foi temerária. Não sei se estou viajando, mas, a primeira reação do cara que vigia o monitor da Ferrari não foi de aprovação, ele claramente ficou puto.

    Dizer o contrário é querer distorcer a realidade, não se trata de reprovar a ousadia de Alonso e sim o seu mau caratismo.

    Vendo a declaração do Luca Di montezemolo hoje, não sei se o Massa saiu prejudicado no episódio, talvez seja até o contrário.

    Torce tudo bem, distorcer os fatos é que não dá.

    Publicado por ccregazzoni | 20/04/2010, 11:16 am
    • Cassius,

      O que ele deveria ter feito? Freiado? Nem tentado?

      Ou dar mais uma volta?

      Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 11:24 am
    • Os pneus que estavam esperando eram do Massa, então ele deveria ter feito qualquer uma das alternativas acima, menos colocar em risco a corrida dos dois e jogar Massa na grama.

      Veja bem, a discussão não é mais sobre a legalidade da manobra e sim sobre a total inconveniência dela naquele momento, o risco foi altíssimo e denotou total desrespeito com a equipe Ferrari.

      Publicado por ccregazzoni | 20/04/2010, 11:30 am
    • Tenho que concordar!

      Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 11:40 am
    • Tem sentido relevar o que PODERIA ter dado errado, sendo que deu tudo certo e a Ferrari quase conseguiu um pódio?

      A correria é o trabalho da equipe, se Alonso tivesse passado no cotovelo, eles teriam que inverter os pneus do mesmo jeito.

      Publicado por The Stig | 20/04/2010, 12:44 pm
    • certo e quando a ferrari contratou alonso tava esperando um aprendiz, um cordeirinho, um egresso dum seminário…
      Conta outra!
      Quebrou esquema?
      tiveram que acelerar com o pit?
      cara todo dia somos obrigados a quebrar paradigmas. pra chegarmos a existir foi luta com bilhões de espermatozóides, será que o que nos fecundou junto ao óvulo não fez uma ultrapassagem indevida, não se adiantou aos outros? fez tudo certinho, respeitou fila indiana, linha imaginária acolá… Acredita nisso realmente?
      As coisas acontecem assim, de uma hora pra outra.
      Criou saia justa? criou.
      vai haver rusgas posteriores? vai.
      O que vai acontecer? não sabemos.
      Mas alguém precisava acionar o detonador.
      A ferrari não é um convento, é uma escuderia de f1. tem seus objetivos, tem uma centena de funcionários, tem seus adeptos.
      Se as pessoas ficarem fazendo só que é mandado fazer, o que é convencional estaríamos na idade média e a maioria morando na europa, asia, oriente médio e africa.
      Regras são feitas para serem quebradas e pronto. Tem que vai gostar, tem gente que vai ficar odiando, mas é um mal necessário. Levam a novos caminhos e resultados.

      Fui supervisor numa empresa e tive dois funcionários que se encaixavam como no perfil do massa e alonso. Os dois vendiam bem. Os dois gente fina. Um tinha que detalhar tudo, o que podia, o que não podia. Um me trazia menos problemas, vendas mais certinhas. O outro me arrumava sempre alguma coisa extra que tinha que resolver, mas vendia um pouco mais, era mais ousado e criava evidentemente saia justa com o outro. Na frente era obrigado a dar algum pequeno sermão, dar a entender que situações assim (passar por cima das regras da empresas comumente aceitas) não poderia acontecer mais, etc e tal.
      Por trás, chame do que quiser chamar essa atitude, era obrigado a dar apoio e dizer que era obrigado a ter essa atitude de repreênde-lo para manter um certo grau de organização, liderança, motivação na equipe. Meu gerente me cobrava resultados e ele mesmo me dizia:
      “fulano incomoda mais né wilson? e eu respondia: sim. E ele completava: mas vende mais não é mesmo? eu dizia: sim, isso mesmo. E terminava: não me perde o cara, o resto a gente resolve.”
      Voces acham que é diferente nas organizações mundo a fora e num esporte como a F1?
      Se for diferente e mudar o curso da história, favor escrever tese, comprová-la e me enviar cópia que estarei mudando meus conceitos.

      Se ele não tivesse feito a manobra que fez estaria se lamentando, contabilizando não um quarto lugar, mas um setimo, oitavo, coisa do genero.
      É por isso que gosto da f1: é coisa pra quem quer vencer, tem ambição.
      Se sou dono de uma empresa, presidente, administrador duma escuderia como a ferrari queria ter dois alonsos e não queria ter dois massas.

      muito blá blá inútil. O negócio é trabalhar o acerto do carro e que ganhe o melhor, o com mais sorte, o com mais …., o com… qualquer coisa a mais.

      Publicado por wilson | 20/04/2010, 1:11 pm
    • CassiusClayR

      Não acha que está sendo católico-burocrata é da Quaresma ter passado há pouco? Ao contrário de seus comentários anteriores em que é audaz e desafiante como o seu Nick indicia..

      Se não se fôr inventivo e rompedor de tacitus consensus populi longa consuetudine inveteratus, como avançámos? But Under law respect

      Acha que o Newey não pensa fora do que está escrito, como ser melhor?

      “There are those who look at things the way they are, and ask why..I dream of things that never were, and ask why not?”

      “It is from numberless diverse acts of courage and belief that human history is shaped.

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 1:46 pm
    • Deixa eu assinar embaixo disso aqui Cassius.

      Publicado por Iomau | 20/04/2010, 2:32 pm
  28. Becken e amigos do blog….

    Me tirem um dúvida….. O Alonso estava usando motor NOVO e o Massa motor de SEGUNDA corrida?

    confere?

    Abraço!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 20/04/2010, 11:26 am
  29. Alguém citou parte de um texto do Ico dizendo que se a Ferrari tivesse colocado os pneus do Massa no carro do Alonso e vice-versa, os dois carros seriam desclassificados.

    Mas esqueceu de comentar o parágrafo seguinte do texto do Ico. Que todos, ele disse todos, os pilotos com que ele conversou disseram que fariam a mesma coisa. Então, se o que o Alonso fez foi uma atitude de mal caráter, todos os pilotos também são.

    Publicado por Bruno Bispo | 20/04/2010, 11:34 am
  30. Só não entendi uma coisa ainda. Na verdade não fui pesquisar. A decisão de entrar nos boxes na mesma volta do Massa, foi do Alonso ou da equipe? Em ambos os casos, ele teria q esperar a troca do Massa e partiria para a sua. A ultrapassagem quebrou toda a programação da equipe, obrigando um corre/corre para pegar os pneus do Alonso.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 11:45 am
    • Entrariam ambos na mesma volta de acordo com alguns reporteres que estavam in loco.

      Mas os pneus eram do Massa, que errou na entrada da curva e deu a possibilidade do Alonso emparelhar. E é aí que entra a moral da história Alex.

      Quando eles estão lado a lado o Massa está a frente até a chegada da curva dos boxes e o Alonso sabia que estavam a espera do brasileiro, foi de forma beligerante sua atitute, mesmo sabendo que causaria problemas ele fez. Seria muito interessante se a Ferrari fosse desclassificada por trocar os pneus errados, aí os defensores iriam entender que aquilo que ele fez foi errado.

      Apesar da TV não mostrar ambos perderam tempo com essa manobra.

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 12:12 pm
    • Alguém/algum lugar teria o tempo de pit stop? O do Massa seria irrelevante, já que o mesmo perdeu tempo esperando o pit do Alonso, mas o do espanhol seria interessante verificar.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 20/04/2010, 1:21 pm
  31. É incrível.

    A velha mania de querer arrumar desculpa pelos erros do Massa não tem fim.

    Galvão está fazendo escola.

    Publicado por djow | 20/04/2010, 12:00 pm
    • Não estou vendo ninguém arrumando desculpas para justificar a corrida fraca do Massa, só vejo uma galera, querendo entender todos os aspectos de uma corrida. Uma rapaziada curiosa, querendo entender toda a dinâmica desse GP da China, cheio de lances controversos, entre os quais, a ultrapassagem na entrada do Pit Lane.

      É um lance diferente, e tivemos duas manobras dessa, a do Alonso sobre Massa e a do Hamilton sobre o Vettel. A diferença é q no caso da Ferrari, tem a questão do set de pneus. Ou vc vê todo GP uma cena igual a essa?

      Só isso…pq será q os Djows, Ylans etc sempre tem q vir com um caminhão de pedras para atirar, qualquer q seja o assunto?

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 12:12 pm
    • Eu só retiraria o “rapaziada curiosa”….. ficou meio alegre :)

      Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 1:21 pm
    • mas é melhor rapaziada (de rapaz) do q Moçada (de moça) :D

      podemos usar: comentaristas curiosos rsrs

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 1:29 pm
    • Kekekekekek!

      Publicado por Will | 20/04/2010, 1:51 pm
  32. Era só o que falatava.

    O Massa errou. O Alonso disse isso. O Massa confirmou isso. Todos nós vimos isso aocntecer.

    Agora porque o brasileiro coitadinh errou o resto do mundo tem que parar?

    – Ele -Massa- que se vire para não errar em momentos cruciais.
    – A equipe que se vire para mudar o planejado em momentos inesperados.

    Publicado por djow | 20/04/2010, 12:04 pm
  33. Mais uma do montezemolo, batendo em uma tecla velha

    “”Farei de tudo para ter Valentino”, diz líder da Ferrari”

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/17827/

    E ele fala de novo em ter três carros e blablablá…

    Sei que os italianos são loucos para voltar a ter um compatriota guiando uma Ferrari e que Valentino Rossi é a maior estrela do país no esporte a motor. Mas vamos aos fatos: nos testes com a Ferrari Rossi andou bem… para quem nunca andou de F1. E só. Se o Schumacher que é o Schumacher anda sofrendo pelo tempo afastado, imagine alguém sem experiência no automobilismo…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 20/04/2010, 12:20 pm
  34. Vamos falar das McLaren?

    Publicado por Will | 20/04/2010, 1:27 pm
  35. Vitor,

    Quanto tempo, companheiro.
    Essa conversa de Valentino, 3 carros e bla, bla, bla é factóide requentado para desviar o foco etc etc etc…

    Essa história de piloto compatriota não tem um átimo de nacionalismo ou coisa que o valha. Dinheiro não tem nacionalidade real nem figurativamente. Euros são euros e valem euros em qualquer lugar. É o que conta para a Cosa Nostra e para todos os outros.

    O que muda são os meios empregados para tê-lo em abundância.

    Abs.

    Publicado por anselmocoyote | 20/04/2010, 1:32 pm
  36. E se não fosse assim o Fisichella estaria lá…

    Publicado por Will | 20/04/2010, 1:51 pm
  37. Caramba,

    esse assunto tá rendendo…

    pena que to sem tempo…

    Publicado por Felipinho | 20/04/2010, 2:07 pm
  38. O GP da China manteve a escrita de não repetir vencedores desde q começou a ser disputado em 2004. De lá pra cá, os vencedores ou foram campeões ou vice:

    2004 – Barrica – Vice
    2005 – Alonso – Campeão
    2006 – Schumi – Vice
    2007 – Kimi – Campeão
    2008 – Hamilton – Campeão
    2009 – Vettel – Vice
    2010 – Button – ?

    Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 2:19 pm
    • No começo do ano eu apostava em Schumacher, Button, Alonso e Hamilton (como campeão)

      Agora fico com Button, Hamilton, Alonso e Vettel.

      Se for apostar em só um, Button. Torcendo pro Hamilton pelo show, e pro Massa pelo país.

      Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 3:05 pm
    • Vice!

      Publicado por Will | 20/04/2010, 4:02 pm
  39. Teste de avatar.

    Publicado por anselmocoyote | 20/04/2010, 2:33 pm
  40. Ferrou… não sei mudar a imagem. Sou um velho coyote solitário e doente que caminha agonizante a passos largos para a última morada, sem amigos, sem um ombro onde encostar e sequer uma palavra, ainda que um impropério… Eu quero morrer. Tivesse eu feito amigos nessa vida e agora eu teria de empréstimo um F1 que conduziria numa estrada reta e suspensa nas nuvens a mais de 300 km/h ao pórtico da casa do pai. Mas não. Eu quero morrer!!!
    Adeus.

    Publicado por anselmocoyote | 20/04/2010, 2:41 pm
    • calma q vai mudar, as vezes demora um pouco, de qualquer forma tenta Ctrl F5

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 2:45 pm
  41. Luca Cordero di Montezemolo

    deixa Presidência Grupo Fiat para John Elkan*, um inglês mandando na Ferrari? já estou vendo o Hamilton de vermelho e o Alonso saindo…

    *Giovanni Agnelli dilect unokája

    Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 3:25 pm
    • É verdade ou é uma piada de bom gosto ?

      Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 3:29 pm
    • Senna, apesar de ter nascido nos EUA, o cara é italiano, neto do fundador da FIAT, Gianni Agnelli. Continua mais macarone do que nunca.

      Publicado por Iomau | 20/04/2010, 3:31 pm
    • Claudemir,
      É verdade!!

      Publicado por Mauro | 20/04/2010, 3:35 pm
    • E mais, é um “piazão” de 36 anos. Sua nomeação é quase certa após a renúncia do Lucão, que ao que tudo indica vai se dedicar à campanha para ser dono na Itália.

      Publicado por Iomau | 20/04/2010, 3:38 pm
    • L´Avvoccato Fundador da Fiat?

      É Giovanni, mas avô desse Giovanni que vc fala, o Fundador da Fabbrica Italiana Automobili Torino.

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 4:42 pm
    • o cara é americano filho de um jornalista americanisci e de uma filha de L´Avvoccato é o unkája ( neto em húngaro aqui fui diabo segundo Carlos V ) dilecto do grande Giovanni seu avo

      Mas ainda não se sabe se deixa Presidência Ferrari

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 4:49 pm
    • Não tem preço ver a felicidade dos anti-ferraristas achando que era mesmo inglês, o nome ajudava e eu embarquei os caras..

      Luca fica na Ferrari.. mas quando a cor é vermelha nunca se sabe..

      Publicado por SennaCeccotto | 20/04/2010, 5:47 pm
  42. Cara@#4% é verdade!

    http://www.elmundo.es/elmundomotor/2010/04/20/empresa/1271778134.html

    Montezemolo pegou o caminho da roça.

    Colocaram um amercano no lugar, agora a Fiat vai, vai, vai falir.

    Publicado por Claudemir Freire | 20/04/2010, 3:52 pm
  43. Pessoal, tive o cuidado de ler todos vocês antes de jogar esse comentário/pergunta. Espero que não tenha comido bola. Lá vái.
    O que aconteceria se o Massa tivesse mantido o traçado? Ele desviou do Alonso para deliberadamente abrir caminho, mesmo a contragosto? Ou se assustou com a outra Ferrari em rota de colisão?
    Acho que ele deveria ter tido sangue frio e cortonado a curva sem pôr roda na grama. Porque quem assumiu os riscos foi o Alonso. O Massa ao desviar reduziu a favor de Alonso os riscos que o espanhol quis assumir. O Massa poderia ter pensado assim: “Quer se jogar, se joga, mas encontre o seu caminho.” Sinceramente acho que se os carros batessem, o Alonso seria culpado e o Massa isentado. Indo pra grama, o Massa só chancelou a manobra do Alonso e apareceu como piloto menos arrojado, mas com grande reflexo pra evitar batidas. (Não sei se isso já foi discutido no post sobre a manobra que o Becken colocou antes. Mas não custa arriscar…)
    Abraços

    Publicado por Alexandre Pires | 20/04/2010, 4:55 pm
  44. O Alonso deu uma fechada no Montezemolo também? kkk

    Publicado por Alfred Newman | 20/04/2010, 4:58 pm
  45. Alexandre,

    Eu concordo exatamente com você. Não tinha pensado nisso, mas conversando com Rodrigo ele me fez ver esse lado.

    Faltou “sangue nos olhos” ao Massa.

    Uma coisa que precisa ser dita, entretanto, é que trata-se de uma entrada de boxe sui generis, afinal é uma extensão de uma reta, sendo que a pista é que continua numa curva.

    O Alonso já vem lado a lado desde da reta, então o que ele fez foi apenas se manter do lado interno e frear bem para não travar e bater em Massa.

    Agora se Massa tenta fazer a curva normalmente bate no Alonso e seguramente o espanhol seria o culpado, afinal estava forçando na entrada dos boxes….

    Certamente o espírito de decisão que sobrou em Alonso faltou no Massa…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    PS : Becken, ainda tenho esperanças que você volte ao sistema antigo. Está muito complicado ler a sequencia dos comentários. No Estadão ao menos eles colocam o horário dos comentário, o que ajuda um pouco na leitura lógica.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 20/04/2010, 5:08 pm
    • Sirlan,
      E esse espírito pode vir a ser decisivo. Para Massa, custou no mínimo três colocações. Vacilou. Quando vemos o replay, dá pra ver o Alonso com metade do carro sobre a zebra. Vindo no modo Kamikase!!! E nitidamente o masse poderia ter continuado a fazer o cotovelo sem mudar de trajeto. Sinceramente, acho que o Alonso ou bateria em Massa feito uma vaca louca ou teria de frear e pôr os pneus esquerdos na grama, perdendo tração: o Massa sairia à frente. Agora, quem perdeu tração foi o Massa que pôs as direitas na grama e se bobear deu uma freadinha. No video, o Alonso dispara a sua frente (vi um com a on-board, e é assustador o caminho livre que o espanho viu a fazer aquela loucura, por isso que pra ele não houve problema algum, o Massa limpou o caminho)
      Abraços,
      Alexandre

      Publicado por alelpires | 20/04/2010, 5:36 pm
    • Discordo frontalmente, não acho que falta espírito guerreiro ao Massa. Isso ele tem e já provou algumas vezes.

      Na China ele simplesmente não teve domínio do carro por absoluta falta de aderência, e pilotar nessas condições é muito difícil. Ser agressivo, arrojado quando seu carro está patinando no asfalto é quase impossível.

      Não conseguir um bom acerto para determinadas condições de pista é na minha opinião uma limitação de Felipe como piloto de F1, mas dizer que lhe falta garra eu já acho uma análise imprecisa.

      Felipe sempre foi um pouco impulsivo demais e talvez agora esteja tentando se controlar ao invés de brigar com o carro. Isso nem sempre resulta em bom desempenho, mas vejo com bons olhos. Quando não dá pra ser agressivo é preciso rever a estratégia e correr com a cabeça.

      Fico impressionado quando vejo pessoas dizendo que ele deveria ter fechado a porta para Alonso e causar uma batida. Isso seria uma atitude imatura e desnecessária. É melhor tentar permanecer na pista e conquistar alguns pontos do que jogar fora todo o trabalho da semana.

      Massa tem um adversário muito forte e não vai ser fácil competir com ele, além dos outros pilotos.
      Nessa guerra é preciso ter a cabeça no lugar e não desperdiçar oportunidades.

      Publicado por Beatle Ed | 20/04/2010, 7:11 pm
    • Beatle Ed,
      Bom comentário! Ainda que concorde com você parcialmente. Estratégia tem de variar conforme o momento do campeonato e a situação da corrida. Sei que você sabe disso.
      Por isso, acho que a postura do Massa o prejudicou. Foi um erro estratégico desviar.
      Como você deve ter lido, em nenhum momento disse que o Massa deveria ter fechado o Alonso. Tenho certeza que você tava se referindo a outras pessoas.
      Vejo assim: o Massa poderia ter mantido sua trajetória e não ido pra grama. Querendo ou não, ele facilitou a vida do Alonso desnecessariamente.
      Meu palpite é que ‘nessa guerra’ é preciso saber ousar pra não sair da briga pelo título. E acho que você tem razão quanto a se ter cabeça, mas isso vai valer mais na metade final da temporada. Agora, quem teve cabeça no lugar foi o Alonso que arriscou tudo pra sair da China com mais pontos que o companheiro de equipe.
      É clichê, mas o primeiro a ser batido é sempre o companheiro de equipe.
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 20/04/2010, 8:25 pm
  46. sem dúvida que o alonso desencadeou uma abertura pra guerra fria…vamos ver quem vence!hehe

    Publicado por marcelle | 20/04/2010, 5:14 pm
  47. Boa tarde a todos!

    Concordo com o Sirlan, faltou sim um pouco de espirito guerreiro em Massa, como já vimos dele em 2007 e 2008… mas em outros pilotos temos de sobra deste estilo, como Hamilton… que por sinal elogiou os comissários de pista nas corridas, pois sendo agressivo do jeito que é, não foi penalizado em nenhuma corrida… ao contrário de 2008…

    Publicado por Jackson | 20/04/2010, 5:29 pm
    • Só elogiou???

      O Miltinho ZigZag tinha era que bancar uma rodada para os comissários da China e da Malásia, por tamanha condescendência.

      Publicado por Felipinho | 20/04/2010, 6:15 pm
  48. Jackson,

    Em 2008 a FIA queria dar o título à Cosa Rossa Nostra de qualquer jeito. O guri sofreu. E não foi só ele.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/04/2010, 6:26 pm
  49. Galera, li esse comentário do Eduardo Sacramento no post anterior e tomei a liberdade de remover pra cá pq achei interessante e é uma nova visão do incidente:

    “Venho agora expressar minha mudança de opinião por causa de um detalhe que havia me esquecido.

    Renato Maurício Prado chamou a atenção para um comentário que, até então, não tinha lido e/ou ouvido em qualquer lugar. Os pilotos entraram no pit porque o safety car estava na pista. Logo, a corrida estava em bandeira amarela na pista toda. E sob bandeira amarela é proibida a ultrapassagem na pista.

    Mesmo o Massa tendo dito que bobeou, o Alonso (ou qualquer outro) nunca poderia ter tentado ultrapassá-lo, pois estavam em bandeira amarela. No vídeo onboard do carro do Alonso podemos ver que ele realiza a ultrapassagem antes mesmo de se chegar na entrada dos pits.

    Contudo, os comissários de prova também não puniram.

    Problema é que o próprio Renato M. Prado já começou a chamar o Alonso de Dick Vigarista. A guerra está pronta para começar.

    E na largada, pelo que pude observar, o Alonso sai no exato momento das luzes se apagarem. Questão mesmo de centésimos de segundo. Mas nem a própria Ferrari reclamou, então deve ter queimado pelos mesmos centésimos de segundo a que me referi acima.”

    Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 6:53 pm
    • Fez bem, Alex-Ctba,
      O comentário do Eduardo é extremamente pertinente. Como os comissários permitiram isso?
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 20/04/2010, 7:11 pm
    • então desclassifica o hamilton e vettel, sendo que o hamilton ultrapassou praticamente dentro area dos boxes ponde vidas em risco.
      tio bernie disse que não é pra falar mais disso, que foi coisa de corrida.

      Publicado por wilson | 20/04/2010, 7:38 pm
    • Não estava em bandeira amarela Alex, ia recomeçar a chuva por isso a procissão aos boxes. Repare com calma e você verá que eles estava de slicks.

      Publicado por anselmocoyote | 20/04/2010, 7:21 pm
  50. Na verdade a ultrapassagem foi na volta 20 e a bandeira amarela entre a 21 e a 22:

    Esse aqui é o momento imediato á ultrapassagem. Minha seta indica qual era o status da prova naquele momento:

    massa alon

    Publicado por Becken Lima | 20/04/2010, 7:25 pm
    • Mandou bem, Becken! Imagem esclarecedora e desoladora…
      Ou seja, o Massa gentilmente foi para grama e o Alonso legitimamente fez a ultrapassagem.
      Alguém erro e alguém acertou!
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 20/04/2010, 8:28 pm
    • Valeu Becken, esclarecedor!

      Publicado por Alex-Ctba | 20/04/2010, 10:11 pm
  51. Não foi o Hamilton que foi parar na brita exatamente nessa curva?

    Publicado por Beatle Ed | 20/04/2010, 7:29 pm
    • Sim, em 2007. E o Massa foi 2 vezes esse ano: nessa por causa do Alonso e quando foi trocar os pneus intermediários pelos slicks.

      Publicado por Bruno Bispo | 20/04/2010, 8:29 pm
  52. a diferença? 0,03 milésimos. Uma nhaca. Não fosse sistema eletronico avisar, pelo olho humano a gente fica uma semana vendo e não percebe.

    Publicado por wilson | 20/04/2010, 7:36 pm
  53. O comentarista da BBC afirmou que o Alonso queimou a largada na primeira oportunidade que teve, enquanto o Alonso ainda contornava a curva 1.

    Publicado por Bruno Bispo | 20/04/2010, 8:15 pm
  54. Para mim está tudo bem esta manobra do Alonso. Só mostra o espírito competitivo dele. Faz parte do show. Apesar de torcer para o Massa, não o acho melhor que Alonso ou Hamilton e também porque a sua corrida estava sendo abaixo das expectativas neste GP da China, logo ele merecia mesmo esta passada para acordar e descobrir que terá que assumir alguns riscos como fazem seus rivais.

    Publicado por Ilton Fernandes | 20/04/2010, 8:33 pm
  55. Becken, o que você achou da segurada do Button antes da saída do Safety Car? Quase fez um strike…

    Ninguém comentou sobre isso, mas quando o Hamilton fez algo semelhante (acho que foi em Fuji) e causou uma batida (envolvendo dois carros), todos reclamaram dele.

    No domingo, o Button quase tirou vários da prova. Inclusive o Hamilton que, para desviar dos carros da frente, foi parar fora da pista.

    Publicado por Bruno Bispo | 20/04/2010, 8:46 pm
  56. Se o Alonso desencadeou uma guerra dentro da equipe, então ele deve ter tirado muitas experiências de quando esteve na Mclaren e agora deve saber como fazer direito desta vez para vencê-la. Isto, se for uma “guerra” como dizem os muitos comentaristas deste blog.

    Publicado por Ilton Fernandes | 20/04/2010, 9:20 pm
  57. EU realmente nao entedi este post do Becken; como assim a imprensa nao deturpou o comentario do Massa???

    O site Grande premio escreveu um titulo com algo como ” Primeira rusga entre Massa e ALonso na Ferrari”, com uma foto, até engraçada, do Alonnso olhando feio para o Massa.

    Ja O Globo: ” Manobra polemica de Alonso abre crise na Ferrari”…

    Isto nao é deturpar as declaraçoes do Massa?

    Os caras tao falando desde o incio da “polemica’ que nao ha “rusga” nem crise nenhuma e a imprensa insiste!

    Abraços

    Publicado por Pedro | 20/04/2010, 10:45 pm
  58. Foi o Martin Brundle da BBC. Assim que deram a largada ele alertou.

    Depois veio a imagem do diretor de prova indicando. E não no sistema eletrônico, foi no olho mesmo.

    Publicado por Beatle Ed | 21/04/2010, 1:45 am
  59. Bom dado ao grande número de comentários, o que demonstra que o blog é emuito bom, não sei se alguém vai ler o meu comentário, ao menos o Becken eu acredito que sim.
    Independentemente do resultado deste fato ocorrido internamente entre o Alonso e o Massa.
    A respota do Massa virá na pista e agora sim o Alonso vai pensar duas vezes ante de querer ultrapassar.
    Quanto a Ferrari culpar a imprensa, dá um tempo né é desculpa esfarrapada dele pra tentar abafar mesmo o caso, é típico dela e tudo leva a crer que o Alonso infringiu o acordo verbal da equipe e pos em risco os pontos da equipe na prova, muito embora, volto a repetir, a ultrapassagem dele tenha sido legal.
    Um abraço a todos.

    Publicado por Diego | 22/04/2010, 10:25 am
    • Diego, acho que o Alonso não vai pensar 2 vezes em ultrapassar o Massa, ou qualquer outro cara do grid.

      Publicado por Will | 22/04/2010, 10:51 am
  60. Concerteza o Massa também não vai mais respeitar o pacto migué da Ferrari!!!Que o diga Alonso em 2007 na Espanha, uia, é o proximo Gp !!!Aguardem, Massa vem ai!!!

    Publicado por Sheldon | 23/04/2010, 2:03 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: