//
você está lendo...
ARTIGOS

Ultrapassagens em 2010 — Estatísticas

IMAGEM: Ferrari/Divulgação — O bicampeão espanhol é um dos líderes na contagem de ultrapassagens em 201 0

Eu acho que nós nunca tivemos três corridas tão boas em sequências quanto estas últimas do GP da Austrália até aqui. O cardápio foi vasto, com controvérsias, teorias conspiratórias grandes disputas e, principalmente, ultrapassagens e mais ultrapassagens.

Não é novidade que Lewis Hamilton apareça encabeçando a lista como o mais efetivo “ultrapassador” nesta temporada, seguido de Fernando Alonso, mas o mais bacana é ver pilotos como Adrian Sutil também bem colocados na lista.

Entre as 19 ultrapassagens feitas por Alonso, ele executou essa obra prima aqui na Austrália:

Sobre Lewis, o que mais causa espanto nos seus números até aqui não é apenas a quantidade, mas também a qualidade de quem foi predado pelo caminho: Vettel, Massa, Kubica, Button, Rosberg e Schumacher… A exceção entre a fina nata da atual F1 fica por conta apenas de Alonso.

Esse duelo abaixo é uma peça da história da F1 que todos deveriam reverenciar. Lewis, apesar da agressividade, mostra grande respeito pela lenda viva:

http://www.dailymotion.com/video/xd0s3m_f1-2010-gp-chine-m-schumacher-merce_auto

Ironia das ironias, o atual líder do campeonato aparece com números aquém do seu status de líder, o que prova, afinal, a sua esperteza e capacidade de otimizar condições de corrida atrozes em seu favor.

Outros dados interessantes vêm da tabela complementar, que revela quantas posições cada piloto ganhou ou perdeu na largada. Nesse quesito é interessante ver a correlação entre os desempenhos de Massa e Alonso, o quanto cada um ganhou ou perdeu e daí relacionar à suas posições no campeonato e à disputa interna na Ferrari.

As duas grandes estrelas das largadas até aqui são e o nosso Bruno Senna (16 posições recuperadas) e o bom Vitaly Petrov (com 20 posições recuperadas). Esse russo vai dar o que falar no futuro…

E vocês, o que acham desses números?

Estatísticas


NOTA: Esses dados aqui postados foram levantados pelos adoráveis malucos do forum Cliptheapex, que compilam, prova a prova, as ultrapassagens das últimas temporadas da F1. O método já é famoso e segue a fórmula popularizada pelo estatístico inglês Brian Lawrence, que não considera ultrapassagens em largadas ou em pit stops.

Discussão

58 comentários sobre “Ultrapassagens em 2010 — Estatísticas

  1. Bem, mas porque ele não considerou as ultrapassagens de Massa, Alonso e Hamilton sobre Vettel no Bahrein???

    Mesmo tendo este o carro avariado, foi uma ultrapassagem na pista tendo inclusive Vettel completado a corrida na 4a posição.

    Publicado por Fred Berli | 21/04/2010, 1:39 am
  2. Nao acho q ultrapassar uma Virgin seja realmente uma obra prima, no caso do video do alonso.

    Vale citar, petrov ultrapassou 20 carros na largada até o momento. uau!

    Publicado por henrique paiva | 21/04/2010, 2:30 am
    • Poderia ser 21, se não fosse o zig-zag…

      Publicado por Felipinho | 21/04/2010, 7:09 am
    • Na realidade, o zig-zag foi por causa de um problema MOMENTÂNEO com o pescador de combustível… Nada a ver com dificultar a ultrapassagem do Lada do Putin…

      Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 21/04/2010, 11:19 pm
    • A ultrapassagem citada não foi sobre apenas uma Virgin, o elogio é à manobra de ultrapassagem dupla.

      Temos que lembrar que a renault sempre teve um dos melhores (senão, o melhor) sistemas de largada da F1.

      Publicado por Will | 21/04/2010, 7:32 am
  3. Todos esses dados são interessantes, embora qualquer espectador assíduo tenha a noção de que o Lewis é um grande ultrapassador e não podemos só atribuir isso à maior velocidade de ponta do McLaren apenas, uma vez que no ano passado também o fazia. Claro que isso também tem a ver com o desgaste que coloca nos pneus. Embora espectacular, o preço às vezes sai um pouco alto para as suas ambições. De qualquer forma rectas muito longas favorecem sempre mais os carros com ponta final elevada.

    Petrov já fez esquecer o arrogante e impulsivo Grosjean com uma entrada na categoria que parece muito prometedora. E se esse Renault evoluir mais em velocidade de ponta vai ser um caso sério no pelotão. Petrov é potencialmente um piloto com grande margem de evolução e já com níveis de concentração e maturidade muito significativos tal como corria na GP2.

    Publicado por Ernesto Sousa | 21/04/2010, 6:02 am
  4. Ganhar posições queimando a largada vale???

    Publicado por Will | 21/04/2010, 7:33 am
    • Will

      Tá coberto de razão, não devia valer…

      Publicado por SennaCeccotto | 21/04/2010, 7:59 am
  5. Fomos brindados com um dos melhores inícios de campeonato da história da F1 (que bom!). Com relação ao Lewis, o que me chama a atenção é a capacidade instintiva de antecipar uma mudança de traçado para finalizar uma ultrapassagem mais adiante. E nesse ponto ele é preciso, chama muito a atenção os traçados diferentes que ele toma para melhorar as saídas de curva e ‘finalizar’ os oponentes nas freadas mais adiante.

    Publicado por Will | 21/04/2010, 7:36 am
  6. Estatística maravilhosa, valeu o tema.

    Publicado por Luiz Sergio | 21/04/2010, 7:43 am
  7. Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

    Também era preciso contabilizar aí os X , tentativa de ultrapassagem respondida logo,que cada piloto levou aí a efectividade do Lewisinho baixava um pouco, e se contarem a segunda ultrapassagem então inflaciona também.

    Quantas dessas ultrapassagens são pela bomba Mercedes-Benz que ele leva atrás?

    E francamente a do respeito pelo Schumacher o cara tem é um motor igual e assim é dureza, vide quanto tempo ficou o Lewis atrás do Sutil..que coincidência motor Mercedes também..

    E esses craques que o Nº 2 da McLaren passou e levou X de alguns, do Kovala inclusive, o Alonso também os papou e não levou X de nenhum deles.

    Caso para estudo, elogio como grande ultrapassagem de alguém uma passada dupla em Renault e Virgin, forma mais Nobre de dar pau em alguém, é Genial se ninguém reparar..Podia ter comparado o tempo que levou para passar com ou sem respeito _MOTOR MERCEDES_ o Schuma em Shangai

    Abraços

    P.S. Parabéns pela fotografia.

    Publicado por SennaCeccotto | 21/04/2010, 7:57 am
    • Senna Cecotto

      Respeito sua opnião, mas o Becken salientou algo importante no post, e acho que vc não se atentou.
      “Sobre Lewis, o que mais causa espanto nos seus números até aqui não é apenas a quantidade, mas também a qualidade de quem foi predado pelo caminho: Vettel, Massa, Kubica, Button, Rosberg e Schumacher”

      Hamilton predotou uma quantidade de adversários com potencial maior que os ultrapassados por Alonso, isso explica o fato do Hamilton ter sofrido alguns X, e ultrapassagens logo em seguida como a do Petrov em Sepang.

      Publicado por dorfão | 21/04/2010, 9:27 am
    • Overtake de Suttil e o menino de ouro alemão, não devia contar…

      Eles erraram… Aliás, ultrapassagem dupla sempre é erro dos da frente.

      Massa, Hendfeld e rubens que o diga…

      Publicado por Alexandre Gomes | 21/04/2010, 4:39 pm
  8. SennaCeccotto, mas o motor faz parte do carro!

    Devo concordar com você em uma coisa, o Alonso brilha tanto ou mais que o Lewis no quesito ultrapassagens – apenas é mais cerebral, enquanto o inglês é mais impulsivo.

    ps.: o Rosberg com um mercedão tb, não passou sequer 1 kart…

    ps2.: se vale ganho de posições queimando a largada, deveria valer ultrapassagem em retardatário também!!

    Publicado por Will | 21/04/2010, 8:05 am
    • Will

      Fernando é mais efectivo mas não tão espectacular como o Lewis

      PS2 Veja acima o que respondi, in su sito

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 21/04/2010, 8:21 am
    • SennaCeccotto, com certeza! Abraço.

      Publicado por Will | 21/04/2010, 8:26 am
  9. Becken, só faltou a quantidade que os pilotos foram ultrapassados!

    Publicado por Luiz Sergio | 21/04/2010, 8:16 am
  10. Becken, o MP4-25 é o único F1 com escape assimétrico?

    Publicado por Will | 21/04/2010, 8:34 am
    • Eu, pelo menos, não vi isso nem um outro carro. O curioso é que nos cirucitos anti-horário, como Interlagos, eles invertem a boca maior, o que sugere que é um recurso aerodinâmico…

      Publicado por Becken Lima | 21/04/2010, 8:36 am
    • Verdade, uma sacada muito interessante.

      Publicado por Will | 21/04/2010, 8:50 am
    • tenho a impressão de que a entrada do f-duct é na esquerda do carro só em circuito em sentido horário, para que não entre ar indesejado durante as curvas. será que alguém tem como verificar isso?

      Publicado por andre melo | 21/04/2010, 12:21 pm
    • se bem que pode ser na esquerda só para o piloto usar a perna que não está acelerando o carro.

      Publicado por andre melo | 21/04/2010, 12:23 pm
    • Acredito mais na teoria da perna ‘livre’, acho que é sempre na esquerda. O que deve mudar é o escape mesmo, como o Becken falou.

      Publicado por Will | 21/04/2010, 1:22 pm
    • Vamos tirar a prova na turquia…

      Publicado por Becken Lima | 21/04/2010, 12:23 pm
  11. Senna Cecotto

    Respeito sua opnião, mas o Becken salientou algo importante no post, e acho que vc não se atentou.
    “Sobre Lewis, o que mais causa espanto nos seus números até aqui não é apenas a quantidade, mas também a qualidade de quem foi predado pelo caminho: Vettel, Massa, Kubica, Button, Rosberg e Schumacher”

    Hamilton predou uma quantidade de adversários com potencial maior que os ultrapassados por Alonso, isso explica o fato do Hamilton ter sofrido alguns X, e ultrapassagens logo em seguida como a do Petrov em Sepang.
    Temos o exemplo do X que Schumacher recebeu de uma Virgin GP em Melbourne… isso não ocorreu com Hamilton nem de longe.
    Alonso só não foi ultrapassado ainda graçar a manobra de Webber na Australia, senão…

    E Obrigado por colocar esses números aqui Becken, é por isso que venho aqui todos os dias.

    Publicado por dorfão | 21/04/2010, 9:31 am
    • De nada, Dorfão.. ;)

      Publicado por Becken Lima | 21/04/2010, 9:53 am
    • Dorfão

      Se durante 7 voltas não o conseguiu ultrapassar como adivinha que se não fosse o Webber o iria fazer… só especulando ou então teve um FlashForward que não se concretizou.

      ” Hamilton predou uma quantidade de adversários com potencial maior que os ultrapassados por Alonso, isso explica o fato do Hamilton ter sofrido alguns X, e ultrapassagens logo em seguida como a do Petrov em Sepang.

      Não foi assim não.

      Parece que quem não atentou foi vc meu caro amigo..

      ” E esses craques que o Nº 2 da McLaren passou e levou X de alguns, do Kovala inclusive, o Alonso também os papou e não levou X de nenhum deles .” Contando todos os quatro Grand Prix.

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 21/04/2010, 9:54 am
  12. Vamos voltar a 2008? Alonso x Hamilton?? Vai acabar dando Kimi…quantos ele ultrapassou no WRC???

    Publicado por Will | 21/04/2010, 10:33 am
  13. Sobre o Petrov, quero ver o que o Gagá vai falar…só por que o cara tinha E$ 25 mi ele não poderia saber correr?

    Publicado por Will | 21/04/2010, 11:14 am
  14. Ultrapassagem é algo pra mim que não é indispensável numa corrida. Honestamente, querem ver ultrapassagens, vejam a Indy ou a NASCAR. Fórmula 1 não pode ter essas ultrapassagens falcetas dessas categorias, pois perde o charme.

    Publicado por Ylan Marcel | 21/04/2010, 12:03 pm
    • Parreira também chegou a dizer que o gol era um ‘apenas um detalhe’ no futebol…

      Publicado por Will | 21/04/2010, 1:18 pm
    • Ylan, não compreendi, quero mais detalhes????

      Publicado por Luiz Sergio | 21/04/2010, 5:53 pm
  15. O título de estreante do ano deve ficar mesmo com o Petrov. Mas o de revelação, eu incluiria o Alguersuari. Esse também deve dar trabalho…

    Sobre as ultrapassagens: devemos lembrar que a chuva nos agraciou com corridas problemáticas; grids embolados e tempo instável inverteram ordens tidas como naturais e exigiram dos pilotos resolverem na base do talento as adversidades. Mostrou também como a Red Bull se perde sem a CNTP…

    O Gp da Espanha, como sempre, deve mostrar o real condicionamento de cada equipe. Espero que não seja tão tedioso como costuma ser todos os anos, mas de qualquer forma será um tira teima.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 21/04/2010, 12:17 pm
  16. É impressionante o desempenho das mclarens em linha reta.

    Mesmo não estando muito perto do carro da frente na entrada da reta, as mclarens se aproximam de uma maneira incrível, pegam o vácuo e vão embora. As outras equipes, até com o mesmo motor, não conseguem ter um ritmo nem parecido.

    Publicado por Bruno Bispo | 21/04/2010, 12:34 pm
  17. Olá,

    Tava curioso para ver quem foram as 9 ultrapassagens do massa …

    Sobre passar retardatários, carros quebrados, e retomadas (X), claro q não entraram na conta, se não essa estatistica estaria furada, e tenho certeza q eles não teriam tanto trabalho pra pouca credibilidade.

    em tempo, achei um Brasileiro falando bem do alonso:

    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/04/21/foi-o-melhor-companheiro-que-ja-tive-diz-1-brasileiro-a-correr-com-alonso.jhtm

    … e olha q nesse turbilhão de informações da midia, não tinha lido nada mais sensato, esse rapaz está de parabéns.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 21/04/2010, 12:50 pm
    • Anderson, a sugestão de incluir os retardatários foi apenas uma ironia pelo fato de terem incluido nas estatísticas de ganho de posições na largada as 2 RBR que o Alonsou ‘jantou’ queimando a largada.

      Abraço,

      Publicado por Will | 21/04/2010, 1:25 pm
  18. Caramba, o Tarso falou e disse!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 21/04/2010, 1:04 pm
  19. Não falei que Petrov era “bão” na largada?

    Publicado por Alexandre Gomes | 21/04/2010, 1:26 pm
  20. Olá,

    Uma cisma que tive agora mesmo olhando a foto do post, a da mercedes e a da ferrari. Notem as entradas de ar em cima da cabeça dos pilotos …, a da mercedes parece bem mais embaixo, tanto que o capacete do pilto atrabalha a entrada do ar, na ferrati o piloto parece estar mais abaixado em relaçao a essa entrada de ar …, o piloto parece mais colado no fundo do carro, só eu percebi, ou é uma ilusão de ótica? Isso não interfere em nada?

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 21/04/2010, 1:52 pm
    • O Schumacher é mais alto que o Massa.

      Publicado por Will | 21/04/2010, 2:19 pm
    • Não seria erro no projeto, já que o capacete dele ta pegando la no meio da entrada de ar? e talvez não seja por isso que a tal asa-duto tenha saido ainda na mercedes?

      Talvez seja apenas perguntas de um “ignorante” em F1, mais q é estranho é.

      Abraço

      Publicado por Anderson Dorneles | 21/04/2010, 2:37 pm
  21. 1. Ainda bem que até os malucos da FIA, FOM e FOTA gostam de ultrapassagens. Senão bastaria por os carros na pista, um de cada vez, fazer a tomada de tempo e declarar os dez pontuadores.
    É cada uma…

    2. Becken e amigos, por acaso o Lewis não ultrapassou nenhum carro com motor Mercedes? Deixa pra lá…

    Becken,
    Chovendo no molhado, gráficos e planilhas estatísticas são o supra-sumo da ferramenta para se ter a visão geral e particular do estado de coisas.
    Acho que vc devia, e isso é apenas um pitaco, fazer um convênio com esse blog ou site de onde tirou as estatísticas e disponibilizá-las aqui.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/04/2010, 2:04 pm
    • Coyote, respira, conta até cem e tenta abstrair alguns comentários!

      ps.: essa foto do seu avatar, é de onde?

      Publicado por Will | 21/04/2010, 2:22 pm
    • Coyotinho

      “2. Becken e amigos, por acaso o Lewis não ultrapassou nenhum carro com motor Mercedes? Deixa pra lá…”

      Se essa for para mim, não entendeu bem, eu disse que lhe foi muito mais complicado ou não tão fácil, o que vai dar no mesmo,veja quanto tempo andou atrás do Schumacher e do Sutil, ultrapassar quem leva motor igual, Mercedes Benz

      Alguém reparou que o terceiro na tabela das ultrapassagens é o Barrichello, ó cara odiado aqui..com o charuto que o cara tem é mais que uma PROEZA

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 21/04/2010, 4:26 pm
  22. Arrisco no Petrov para “rookie of the year”, tá mostrando pro Hulkenberg como se pilota um F1.

    Alonso e Hamilton estão dando emoção às corridas, são os dois melhores “ultrapassadores” do grid. Leve vantagem para o inglês, mas o espanhol não fica muito atrás.

    Eu disse, lá na pré temporada, que quando as equipes se derem conta que pra ultrapassar esse ano, só na pista, o espetáculo ia melhorar. Temos que ver o quanto isso se deve a chuva, no entanto…

    Publicado por The Stig | 21/04/2010, 2:38 pm
  23. Becken,

    eu vi agora a pouco uma ferramenta interessante no site do autosport.pt .

    É um botão para os comentaristas indicarem quando considerarem o comentário abusivo.
    Seria uma boa forma de nós mesmos nos policiarmos, e esta função chata não fica só com vc.
    Depois, se vc quiser, dê uma olhada lá, e veja se lhe interessa.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 21/04/2010, 2:42 pm
  24. Becken vc. comenta sobre outras categorias no blog?? Como a Sprint Cup, LeMans Series, Categorias do passado como a f-2 Européia, Can-Am, Mundial de Prototipos, etc…Seria legal.

    Publicado por Fernando Kesnault | 21/04/2010, 2:53 pm
  25. Will,

    A foto é da estação de metrô Saint Paul, em Paris, com entrada pela Rue Saint Antoine, última antes de chegar na Bastilha. Tem um siginficado especial para mim porque estudei ali bem perto, de forma que entrava e saia dela todos os dias. Verdade que na época muitas vezes tudo isso me deixava emputecido. Mas agora, de longe, me vejo lá passando por tudo aquilo… é como um filme. Mas… pra que to falando tudo isso a um ilustre desconhecido? Sinceramente não sei, mas a vida tem dessas coisas …

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/04/2010, 3:49 pm
    • Valeu pelo ilustre! Muito legal a foto, nunca atravessei o oceano, mas taí um chute que eu daria: Paris! Bela foto!

      Publicado por Will | 22/04/2010, 7:32 am
  26. “capacidade instintiva de antecipar uma mudança de traçado”

    Will, exato, e no video como o Schumi, veja como o alemão o antecipa, intintos em ação, briga de cachorro grande.

    Mas claro que a defesa do Schumi quase compromote a corrida do Ham, já que as RBRs chegram junto.

    Publicado por Alexandre Gomes | 21/04/2010, 4:03 pm
  27. O lance da entrada de ar e da posição do piloto não é uma ilusão de ótica, assim como que a entrada de ar do mercedes é bem maior.

    Já a roda traseira esquerda do massa parecer muito maior que a dianteira esquerda, esta sim, é uma ilusão de ótica de primeira. Mas para essa a explicação é singela. A foto está chapada, denunciando ter sido feita com teleobjetiva (objetivas acima de 200mm). A principal característica dessas objetivas é aproximar os planos distantes e manter os planos próximos.

    Mas, pra que estou falando isso também? Da mesma forma, não sei. Deve ser o 21 de abril… vcs sabem, eu sou mineiro, e de repente o meu conterrâneo Tiradentes tenha vindo me visitar e está a me assoprar essas coisas.

    Ih… acho que vou mandar o email para o Pai Tião, o ebozeiro da F1, pedindo um passe. Se ele der eu faço o gol, corro pr’o abraço e o Flamengo se classifica na Libertadores logo mais.

    Abs.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/04/2010, 4:27 pm
  28. Na foto é o Alonso não o Massa gente…

    Publicado por SennaCeccotto | 21/04/2010, 4:34 pm
    • Certíssimo! Kekekeke, eu fui o primeiro a vacilar…onde escrevi o Massa é mais baixo, por favor, ‘o Alonso é mais baixo…’!

      Valeu SennaCeccotto.

      Publicado por Will | 22/04/2010, 7:34 am
  29. Nossa,
    Rubinho, mesmo com aquela carroça que a Willams tem foi o terceiro em número de ultrapassagens… Com 14…
    Isso sim é legal de se ver…

    Publicado por Fábio Leite | 21/04/2010, 6:50 pm
  30. Muito bom o Post Becken! Gosto muito de estatística como vc já deve ter percebido e esta q vc apresentou é muito boa, pois considera somente ultrapassagens efetivas. Mas há incoerências ao se analisar somente o montante. Da mesma forma q não foram consideradas as ultrapassagens do Massa, Alonso e Hamilton sobre o Vettel no Bahrein, o peso de se ultrapassar um Kovalainen não pode ser o mesmo do q ultrapassar o Button, por exemplo, no caso da ótima ultrapassagem do Felipe sobre o líder do mundial na Malásia. Button q só apresenta 3 ultrapassagens, uma em cada das últimas três fantásticas corridas dessa promissora abertura de temporada. A ultrapassagem sobre o Rosberg, apesar da escapada deste e da falta de tração para evitar a manobra do Inglês, foi considerada para a a estatística.

    De qq forma, é muito bom analisar as corridas pela frieza dos números e ver q Hamilton e Alonso, realmente são os destaques desse início madrugueiro de temporada.

    Publicado por Alex-Ctba | 21/04/2010, 7:20 pm
  31. Ylan Marcel.

    Te aconselho acompanhar campeonatos de carrinhos de autorama (categorias com fila indiana em um só slot).

    “Ultrapassagem é algo pra mim que não é indispensável numa corrida. Honestamente, querem ver ultrapassagens, vejam a Indy ou a NASCAR. Fórmula 1 não pode ter essas ultrapassagens falcetas dessas categorias, pois perde o charme.”

    Publicado por Mauro Brisola | 22/04/2010, 9:56 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: