//
você está lendo...
ARTIGOS

Por que a McLaren é líder do campeonato?

IMAGEM: McLaren/Divulgação – Jenson “big star”

Eu gostaria muito de ler a opinião de vocês aí do outro lado porque, até certo ponto, a liderança da equipe de Woking, depois dessa fase intercontinental, está surpreendendo muita gente —  inclusive eu — principalmente se considerarmos que eles têm “apenas” o terceiro melhor carro do grid.

O que os levou ao topo da tabela? Espero a opinião de vocês, mas aqui vão minhas pistas.

Confiabilidade

A primeira, e mais óbvia, é sobre confiabilidade. Entre os quatro cachorros grandes, a McLaren foi a única a ter 100% das voltas completadas nesse ainda breve início de temporada. A Ferrari segue de perto a equipe de Woking, com o aproveitamento de 95% da voltas, mas para isso ficaram um câmbio e alguns motores “rossos” no caminho, o que tem potencial para comprometer as provas finais dos homens de Maranello. A Red Bull tem 92,5% de aproveitamento, mas as duas falhas capitais no Bahrein na Austrália causaram sérios danos à campanha da equipe de Vettel até o momento.

Inovação

A segunda pista tem a ver com inovação. O MP4-25 tem dominado os “speed traps,” mas parece ter sérias deficiências aerodinâmicas, principalmente em curvas de alta. E aí entra a mais bela e elegante inovação dos últimos anos na F1, a Asa Duto, ou F-Duct, ou Duto Central ou, simplesmente, a RW80, como chama a própria McLaren. Além de fazer o MP4-25 rasgar as retas por aí, ela tem dado mais flexibilidade para acertar esse carro ainda deficiente em curva diante da Red Bull.

A melhor dupla de pilotos do campeonato?

A terceira pista jaz nos seus pilotos. Eu prometo fazer uma enquete para saber a opinião média do leitor desse blog, mas eu suspeito que a McLaren tenha — ao menos até o momento — a melhor dupla de pilotos do grid. O segredo é que, em termos de estilo, os dois últimos campeões do mundo talvez estejam em planos opostos: Lewis é impulsivo e agressivo, Button cerebral e paciente.

Essa oposição de estilos tem dado grande liberdade à McLaren na hora de executar estratégias por que Jenson ou Lewis cobrem um ao outro e, invariavelmente, levam pontos para casa.

Pela força que Ferrari e Red Bull apresentaram, e que parece mascarada por problemas de confiabilidade ou planejamento estratégico, eu imagino que a liderança da McLaren seja circunstancial e momentânea se persistirem provas em lindos dias de verão, mas é importantíssima agora nesse início de temporada européia quando a corrida desenvolvimentista é uma dos seus pontos fortes.

Dito isso, o resto é com vocês: por que a rapaziada de Woking ocupa o topo da tabela? Fiquem à vontade na sessão de comentários.

Discussão

84 comentários sobre “Por que a McLaren é líder do campeonato?

  1. Claro que ocupa, Mr. Becken! Mesmo sendo circunstancial*, liderança é liderança! Seja ela no início, ou no fim do campeonato. Keke Rosberg que o diga. E além do mais, o torcedor mclariano tem cerca de 3 semanas pra comemorar, até porque não temos como saber se a equipe vai continuar no topo, então nada mais justo do que reconhecer o que diz a tabela de pontuação.

    *Circunstancial somente pelas quebras de Vettel, porque as estratégias ousadas de Jenson e equipe devem ser encaradas como mérito, enquanto que as quebras da Red Bull não têm como ser creditadas a outro time senão à própria Red Bull. E vale também lembrar que não é justo dizer que era pra diferença ser maior já que a McLaren errou no qualifying de Sepang, pois quem erra, paga o preço de seu erro.

    Minha humilde opinião.

    Publicado por Alan McLaren | 22/04/2010, 1:32 am
    • Alan McLaren

      Como bom Cristão.
      Deixe a humildade para quando ela é precisa ser solidário e reconhecer que errou.A opinião é sua e tem que ser respeitada.

      Temos que convir,A Liderança era melhor no fim do que agora, mas é uma vantagem e isso a gente não deita fora, nem se penaliza como os Católicos mais puristas..

      Um Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 22/04/2010, 7:29 am
    • Não sei te se entendi bem, mas eu apenas disse que não há motivos para não reconhecer a liderança da McLaren como tal, e como torcedor, tenho o direito de comemorar por agora, pois não sei se depois do GP da Espanha a liderança vai ser mantida ou não.

      E quanto aos erros, a McLaren é lider porque errou menos, e isso explica o porque deles estarem no topo mesmo sem ter o melhor carro. Por isso eu disse, quem erra, paga pelo seu erro. Todas as 3 grandes já erraram nesse início de temporada, e quem pagou mais foi Red Bull, Ferrari um pouco menos e a McLaren menos ainda.

      E as estratégias adotadas por Jenson e seu engenheiro de corridas devem ser reconhecidas como méritos, ao invés de serem creditadas à sorte…

      Publicado por Alan McLaren | 22/04/2010, 12:10 pm
  2. Sua análise foi muito precisa e exata. Não é necessário dizer mais nada.

    best

    Publicado por Beatle Ed | 22/04/2010, 2:08 am
  3. uma discussao q tem dado o q falar na comunidade do orkut. Será q button vai dar conta de se manter a frente do hamilton no decorrer do campeonato? A maioria tem certeza que não.

    Mas a verdade, é q Button tem rendido muito bem, e com isso mostrado que de fato a mclaren possivelmente tem a melhor dupla. Pelo menos por enquanto, é a q tem a dupla mais “parelha”, enquanto nas outras, temos visto uma diferença maior de performance entre os dois pilotos, com: alonso x massa, vettel x webber, rosberg x schmacher, e mesmo kubica x petrov.

    Publicado por henrique paiva | 22/04/2010, 3:43 am
  4. a mclaren é líder porque é a equipe mais inteligente e fria do grid. button mostrou-se um excelente leitor da corrida e hamilton um excelente batalhador. tudo isso junto só podia dar em superioridade na tabela, e tudo isso sem terem o melhor carro. enfim, só podemos elogiá-los.

    Publicado por andre melo | 22/04/2010, 7:31 am
  5. Bacana, Becken.
    Só n concordo com:
    1) A Mclaren ainda perde aerodinamicamente em curvas de alta pra RBR.
    Bem..n é o q os tempos dos setores têm mostrado desde o Bahrein. O problema é exatamente em curvas de baixa, mais precisamente de tração na saída delas.
    2) A McLaren é o 3º carro.
    Desde a Malásia já passou a Ferrari e em ritmo de corrida está palmo a palmo com a RBR em média( isso depende da extensão das retas e da quantidade de curvas de baixa).

    Publicado por Leandro Magno | 22/04/2010, 7:56 am
  6. Concordo com o Becken que a dupla de pilotos é excelente, um cobre a deficiência do outro… onde Lewis costuma ser impulsivo e não pensar, Button da um show, mas nos momentos decisivos onde Button fica preso no trafego, Hamilton da um show de ultrapassagens..

    Publicado por Jackson | 22/04/2010, 8:12 am
  7. Primeiro, tivemos as duas quebras do Vettel que tiraram pontos do melhor carro para dar para as outras equipes.

    Segundo, a chuva embaralhou tudo, diminuindo a diferença entre os carros e fazendo com que qualquer decisão arriscada pudesse mudar todo o percurso de uma corrida, assim como aconteceu com o Button nas suas duas vitórias.

    Ou alguém acha que em condições normais de corrida, sem quebras do Vettel e chuva, o Button teria vencido alguma corrida? Eu acho que não. Mais isso faz parte das corridas…

    A liderança da Mclaren no campeonato deve-se as chuvas e as decisões corretas do Button. Isso somado ao desempenho do Hamilton no molhado.

    Publicado por Bruno Bispo | 22/04/2010, 8:18 am
  8. Por que a rapaziada de Woking ocupa o topo da tabela?

    Pq Button é um excelente jogador e o Hamilton um excelente ultrapassador. Como vimos no post anterior, Button com apenas três ultrapassagens nessas quatro corridas iniciais, já contabiliza duas vitórias e a liderança do campeonato com 60 pts, enquanto q o Hamilton, teve q ultrapassar muitos carros para somar seus 49 pts.

    Ocupa o topo da tabela, pq a Red Bull, não conseguiu transformar sua primeira fila obtida no sábado no último GP em dobradinha na corrida.

    Pq a Ferrari não consegue acertar na estratégia com seus pilotos e pq a Mercedes, em q pese as ótimas estratégias de Brawn, não tem ainda em Schumacher, um piloto a altura do constante Rosberg, já com dois pódios em quatro corridas.

    A dupla da Mclaren é realmente muito boa, mas ainda acho Alonso e Massa a dupla mais forte, e isso vai se comprovar agora com início da temporada européia, mas vai ser uma disputa muito boa, onde todos correm o risco de ver um Vettel, disparar na tabela, em corridas “normais” daqui pra frente.

    Agora se a chuva continuar sendo a estrela do fds, a dupla de Woking continuará na briga e o Massa tem q dar um jeito de acompanhar o Alonso, nessa F10 q ainda não “vestiu” seu estilo de guiar.

    Publicado por Alex-Ctba | 22/04/2010, 8:42 am
  9. Em primeiro lugar, nenhum carro corre sozinho. Então falar que o MP4-25 é o 3º melhor carro diz muito pouco, melhor analisar os conjuntos. Para mim os conjuntos MP4-25+Button e MP4-25+Hamilton só perdem para o conjunto RB6+Vettel (e por muito pouco), logo atrás (bem perto) F10+Alonso.

    Publicado por Will | 22/04/2010, 8:45 am
  10. Ou seja, mesmo que circunstancial, a liderança da McLaren serve de inspiração para que equipes de ponta pensem em ter 2 pilotos de ponta e não apenas 1.

    Publicado por Will | 22/04/2010, 8:54 am
  11. Sendo que, eu mesmo subestimei o Button como tal. Mas como já disseram ‘ninguém é campeão à toa’.

    Publicado por Will | 22/04/2010, 8:55 am
  12. Becken, penso que faltou dizer que a Mclaren tem junto com a Mercedes GP os melhores e duráveis motores e se o campeonato permanecer equilibrado, o motor vai fazer a diferença.
    Agora bato da tecla, que a vitória no GP da China deveria ser da Mercedes GP, nessa equipe ainda falta um piloto que não erre, vamos ver com o novo carro, pois na minha opinião é dessas duas equipes que vai sair o campeão de pilotos e de construtores.
    Entre os pilotos, realmente é a melhor dupla, onde um não vai atrapalhar o outro.

    Publicado por Luiz Sergio | 22/04/2010, 9:16 am
  13. Bom Dia Meus F1 Freaks Like Me

    A dupla de pilotos tinha que ser a melhor, são dois Campeões do Mundo.Mais ninguém tem.Se individualmente são os melhores? Não. Fernando Alonso é o Melhor, depois de uns quantos e do Ayrton.
    Um dado que o Dono aqui do Blog, que só me chama pelo nome todo, como a Mamãe, mas para me dar reprimenda injusta, lançou e bem foi o da fiabilidade. Woking, até hoje, fez o carro mais robusto.O vanguardismo levou-os também a essa Genialidade do RW80, que juntamente com o Motor Mercedes-Benz nas rectas lhes permite um plus de velocidade nas ultrapassagens que se torna decisivo, que muito bem aproveita o Show-man da F1.
    Button, que em tudo se assemelha a um Lord Inglês não Escocês, é todo ele souplesse cerebral, por aqui houve quem dissesse que ele não ia aguentar ou não ia acertar sempre, F1 não é Casino, ele não teve Epifânia nenhuma, achou que era melhor, fez. É verdade que o Pit-Bull, dito pelo próprio Button,Autosport, no que caíu na classificação para Sir, é de uma sofreguidão para passar o que vai na frente que às vezes toma X e perde tempo mas o resultado final não é nada despiciendo.

    Hoje são Líderes do Campeonato a McLaren e Jenson Button merecem Loas.

    Um Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 22/04/2010, 9:18 am
    • “É verdade que o Pit-Bull, dito pelo próprio Button,Autosport, no que caíu na classificação para Sir, é de uma sofreguidão para passar o que vai na frente que às vezes toma X e perde tempo mas o resultado final não é nada despiciendo.”

      Que escrita mais bonita, mas falando no popular mesmo, se nem Deus agradou a todos, imagine Lewis Hamilton. Ou seria puro rancor?

      Publicado por Dorfão | 22/04/2010, 3:07 pm
    • Kekekekeke, essa foi engraçada demais!

      Publicado por Will | 22/04/2010, 3:17 pm
  14. ah tá…
    tudo bem…

    mas só se esqueceu que a McLaren está na liderança por causa de duas corridas atípicas.. (com chuva, onde ganhou mais pela estratégia, principalmente com o Button), porque em condições normais.. a melhor posição foi um terceiro lugar beneficiado ainda pelos problemas de Vettel…

    Publicado por Felipinho | 22/04/2010, 9:44 am
    • mas só se esqueceu que a McLaren está na liderança por causa de duas corridas atípicas.. (com chuva, onde ganhou mais pela estratégia, principalmente com o Button),…

      Não há mérito em executar plano estratégico com sucesso? Na China, por exemplo, se Jenson não tivesse tido sucesso com a estratégia, a vitória seria da McLaren de qualquer maneira, mas com o Lewis, que abriu caminho duante a prova de forma tradicional…

      Publicado por Becken Lima | 22/04/2010, 9:54 am
    • Você mesmo respondeu, se a estratégia do Button não desse certo, ele não chegaria em primeiro e provavelmente ficaria atrás de vários que não utilizaram a mesma estratégia, nas duas provas, e assim mesmo com a vitória do Lewis na china a Mclaren não estaria liderando. De forma alguma estou desmerecendo a estratégia, mas é fato que as corridas em chuva são atípicas.

      Bom, veja a soma dos pontos das provas sem chuva:

      McLaren 31
      Ferrari 49
      RBR 59

      Publicado por Felipinho | 22/04/2010, 5:48 pm
    • Ops..
      McLaren 33

      Publicado por Felipinho | 22/04/2010, 6:09 pm
    • Felipinho, só choveu para as outras equipes?

      Publicado por Will | 22/04/2010, 10:46 am
    • Quer que eu desenhe?

      Publicado por Felipinho | 22/04/2010, 5:48 pm
    • Se a chuva tivesse hipoteticamente beneficiado a Ferrari, da mesma forma alegada por vc em relação à McLaren, São Pedro continuaria sendo o grande vilão???

      Publicado por Alan McLaren | 22/04/2010, 10:32 pm
  15. Lembrando q os espelhinhos mandrakes da Ferrari e RBR deixarão de desempenhar suas funções aerodinâmicas a partir da próxima corrida e com isso devem perder entre 1 e 2 décimos, o q vai igualar ainda mais as coisas entre RBR e Mclaren.

    Publicado por Leandro Magno | 22/04/2010, 10:15 am
    • …Ferrari, Red Bull, STR e acho q Force India Tb. A Ferrari talvez adote a solução da Mercedes, q tem tb a aleta lateral q essas equipes incorporaram aos espelhos. Na Mercedes é só uma lâmina sem estar ligada aos espelhos.

      Publicado por Alex-Ctba | 22/04/2010, 10:23 am
    • Eu não acho que um espelho desses vá tirar 1 décimo, não sei se vai ter impacto.

      Publicado por Will | 22/04/2010, 10:48 am
  16. Além de todos os itens aí citados, acho importante notar que a McLaren se importa muito com seus funcionários, especialmente do segundo e terceiro escalão. Por exemplo, o aerodinamicista John Iley, que estava na Ferrari até o ano passado (foi para lá, adivinha, em plenos anos Schumacher), saiu de Maranello em julho para trabalhar em Woking.

    Claro que há uma boa dose do imponderável nessa liderança, mas ela também reflete um profissionalismo imenso: note como, nas três últimas provas, as boas colocações de Jenson Button (incluindo duas vitórias) foram resultado de táticas de box arrojadas e impecáveis.

    Publicado por Daniel Médici | 22/04/2010, 10:38 am
    • Daniel nada de táctica de Box a César o que é de César e a

      Jenson Alexander Lyons Button

      A Táctica é dele a decisão foi ele que a tomou e na Austrália o time teve que se virar para ter os pneus prontos depressa que o cara tava vindo…cada vez gosto mais desse cara o Yacht na Marina não era tão bom como o de agora como quando corria para o Briatore-bela entrevista que cedeu Alex-Ctba, ajudou a conhecer melhor o Campeão. A partir de agora pra mim o cara é o Campeão, tinha dúvidas por causa da estória da Brawn mas agora..F1 não é Casino.Monaco Casino está perto..

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 22/04/2010, 2:01 pm
  17. Essa pergunta é mole de responder. Primeiro, pq a Red Bull fracassou em 3 das 4 corridas. Segundo, pq choveu em quase todas elas. Vamos ver daqui pra frente, Vettel vai encasquetar uma atrás da outra e deixar a temporada sem graça.

    Publicado por Ylan Marcel | 22/04/2010, 10:53 am
  18. Bom dia

    Penso eu que McLaren lidera e Butão também devido as circunstâncias bem como os problemas com Red Bull e Ferrari, é verdade que em estratégias e boa pilotagem os pilotos da McLaren estão dando um show em todo mundo mas em condições normais era para estar 4 vitórias para a Red Bull.

    Acho que Red Bull tem o melhor carro e um piloto muito veloz, Vettel, e McLaren e Ferrari no mesmo nível acho até que os prateados de Woking estão na Frente da turma de Maranello.

    Repito novamente, o que a Ferrari fez na pré-temporada que não testou confiabilidade de seus propulsores????????? agora vão pagar por isso!

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 22/04/2010, 11:03 am
  19. se a mclaren melhorar na classificação as outras vão ficar pelo caminho carro é confiável,na minha opinião a reb bull é a grande ameaça.já a ferrari acho que massa e alonso vão bater de frente e a casa de maranello não vai saber lidar com isso.

    Publicado por luisfernando-rj | 22/04/2010, 11:37 am
  20. A resposta é simples:

    A Asa Duto é o grande trunfo da McLaren… com pistas que possuem grande retas a inovação tem feito a diferença.

    Digo isso porque Mercedes, RBR, Ferrari e McLaren tem duplas de piltos muito parecidas, com ligeira vantagem para Button/Hamilton e Alonso/Massa sobre Vettel/Webber e Rosberg/Schumy.

    A Red Bull está se graduando em brochadas, quando todo mundo acha que ela vai emplacar, falha de novo. Outro ponto negativo é uma certa inconstância do Vettel.

    Apesar de não engolir as pilantragens do pessoal de Woking é inquestionável a capacidade técnica do pessoal da McLaren, no grid, talvez, só a Ferrari possua esse know-How.

    Liderança mais do que merecida.

    Publicado por ccregazzoni | 22/04/2010, 11:57 am
  21. É o que mais se discute “tem validade ou não ganhar seja qual motivo for?”. A equipe vem apresentando um bom rendimento, talvez não o melhor, mas ta na liderança. Ano passado, Button passou por uma situação (de questionamento da legitimidade) parecida na China, Vettel ganhou e aí alardearam a derrota da Brawn até o fim do campeonato. Uma coisa que espero, considerando que a Mclaren começou muito melhor do que no ano passado, é sua curva de crescimento durante o campeonato. Gil de Ferran quando chefiava a Honda, havia dito, que não conhecia nenhum outro piloto com uma sensibilidade e um feedback tão grande quanto Button, então, creio que isso ajude no desenvolvimento das prateadas de Woking.

    Publicado por Laysson | 22/04/2010, 12:15 pm
    • Laysson

      Gil de Ferran disse isso e o Martin Whitmarsh disse que o Alonso lhes deu 0,7 décimas, e depois ainda disse que o Alonso não devia ter saído de lá; mas dar Aleiron dianteiro novo ao Rookie e a questão da Hungria era demais.Fernando disse que nunca pediu para ser primeiro piloto mas não aceita ser o segundo; o actual Team Principal ainda pensava o mesmo no início de 2008 o que lhe valeu uma reprimenda do Norbert Haug.
      Ron Dennis é que mudou de opinião mas no início dizia que o Nada-Sei era como os Grandes que lá tinham passado Ayrton Senna (Que Sacrilégio) e o Alan Prost.

      Publicado por SennaCeccotto | 22/04/2010, 12:51 pm
  22. Como disse o Will, culpar a chuva não é desculpa, pois choveu para todas as equipes.
    E a história do “se” não diz nada, já que cada um pode criar situações que lhes seriam favoráveis.

    Por exemplo: Se o Vettel não tivesse quebrado…
    enquanto que eu tbm poderia dizer: Se a McLaren não tivesse errado no qualifying de Sepang…

    Muito superficial. A McLaren errou menos, por isso lidera.

    Publicado por Alan McLaren | 22/04/2010, 12:23 pm
  23. A resposta está em um conjunto de fatores: um carro bom, equilibrado, que embora não seja o melhor, é uma excelência em confiabilidade, coisa que as rivais Red Bull e Ferrari têm pecado.

    O segundo ponto é a experiência como equipe vencedora, o que a Ferrari tem mas a Red Bull não; uma equipe não pode ser ok em condições climáticas favoráveis e completamente estabanada quando as coisas não correm como o esperado. A Red Bull errou feio ao não adotar um setup intermediário para a chuva na China… aí aquela desculpa de que “o clima ajudou” é bem relativa.

    O terceiro ponto é o equilíbrio da dupla da McLaren: um piloto cerebral representado pelo Button e outro agressivo ao extremo como Hamilton. Os dois estilos são vencedores e puxam a equipe para cima. A Ferrari possui uma dupla excelente, mas o comando confuso da equipe, que não deixa claro o quanto a disputa é aberta ou se há uma hierarquia entre os pilotos só poderia causar a tensão desnecessária que a equipe possui. Já na Red Bull Vettel é “o cara”, mas ainda é inexperiente; já Webber não é um piloto para se apostar em títulos.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 22/04/2010, 12:32 pm
    • A Ferrari possui uma dupla excelente, mas o comando confuso da equipe, que não deixa claro o quanto a disputa é aberta, ou se há uma hierarquia entre os pilotos, só poderia causar a tensão desnecessária que a equipe possui. Já na Red Bull Vettel é “o cara”, mas ainda é inexperiente; já Webber não é um piloto para se apostar em títulos.

      Boa, Vitor. Concordo…

      Publicado por Becken Lima | 22/04/2010, 12:35 pm
    • Pelo menos para quem não conhece a Ferrari isso pode ser assim.

      Depois da China tudo vai mudar. Alguém já notou a diferença de ritmo de corrida entre o Alonso e o Massa?

      É Abissal para a Fórmula 1.

      Em Albert Park o Alonso vinha fazendo uma recuperação notável e estancou no Massa, na curva do paredão se pôs lado-a-lado com nº7 e ele que fez? O que tinha de fazer o apertou contra o betão, e bem! Alonso viu que não passava fácil e não tinha pneu e guardou-se,aí teve outra tirada de Bi-Campeão “I DON´T WANT KNOW” para o seu Engº de Pista que numa entrevista à Gazzetta dizia que o Nº8 era assim um meio-termo entre o Kimishasa e o Hepta-Campeão o primeiro não queria muita informação e que lha dessem falando calmo e pausado o segundo queria controlar tudo…quando este -Engº- o avisou que o Puro-Sangue Afobado vinha aí..esperou por ele e é o único até agora que ele não vergou..

      São quatro corridas em que a diferença é grande demais, o Felipe está-se sentindo abrumado, comete um erro na entrada do Box e não força o choque, como o Alonso não forçou em três Grandes Prémios, mas aí ele deu o Golpe-de-Génio, viu o Felipe escorregar, meteu o nariz e fim de história..
      The Genius react

      A tradução para o comunicado da Scuderia é:

      Um piloto é muito mais rápido, está perdendo tempo, a gente não pode falar para o mais lento o deixar passar, il piú veloce fò risoluto, due problemi al stesso.

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 22/04/2010, 1:43 pm
  24. Por que a McLaren é líder do campeonato?

    Porque ela tem a melhor dupla de pilotos do Grid.

    Nesse último GP isso ficou bastante claro. Basta olhar a posição de largada e chegada da dupla de Woking em comparação com a dupla do enerégito que acha que uma corrida se ganha na dobradinha de sábado como disseram Vettel e Webber ao menosprezarem a McLaren após o treino classificatório.

    Publicado por djow | 22/04/2010, 1:03 pm
  25. Só complementando o que o Alan Mclaren disse:

    A McLaren errou menos (e seus pilotos são mais brilhantes) , por isso lidera.

    E também corrigindo.

    A Mclaren errou mais que a RBR. Basta ver o treino classificatório de Sepang.

    Publicado por djow | 22/04/2010, 1:06 pm
  26. O argumento de que só é lider por circunstancialidade não cola mesmo. Em nenhuma das duas provas com chuva a vitória caiu no colo dele, foi estratégico (também). Portanto, merecido.

    Agora imaginem assim se a matemática fosse outra: Hamilton & Button + RB6…

    Publicado por Bruno Said | 22/04/2010, 1:13 pm
  27. Becken,

    Não é por ser ferrarista não, mas ainda acho a liderança da Mclaren, neste momento do campeonato meramente circunstancial.

    Não é uma liderança retumbante, como foi a da Brawn no início do ano passado. Não me espantou quando era a Ferrari (talvez por motivos do coração), mas também não me espantaria se fosse os Red Bull, que aliás, todos nós prevíamos que fosse a líder neste momento do campeonato.

    A dupla de pilotos da Mclaren é muito boa, mas a da Ferrari também o é. O Lewis é agressivo ao extremo, e o Button cerebral ao extremo.

    Eu enxergo estas duas características hj nos dois pilotos da Ferrari. O Alonso é um piloto agressivo, mas também sabe ser cerebral. E o Felipe, que foi muito mal nesta última prova, é um piloto que era agressivo ao extremo, e tem se mostrado hj, muito cerebral(por vezes até demais.) Mas certamente ele não perdeu suas características de agressividade, a ultrapassagem no Button ilustra bem isto. Falta-lhe dosar agressividade com burocracia.

    Talvez na próxima prova, a nossa discussão seja outra. Não do, até o momento, pseudo-domínio da Mclaren.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 22/04/2010, 1:59 pm
    • O que me impressiona e até certo ponto me deixa perplexo é a confiança que vocês depositam no Felipe Massa.

      Sem querer menosprezá-lo (sei que posso estar sendo ofensivo), não consigo imaginar o Massa no nível de Vettel, Hamilton e, por último, Button.

      Não acho que um piloto consiga evoluir de agressivo para cerebral de um ano para outro, o que enxergo é que alguns tem maior capacidade de adaptação (como Alonso e Button), conseguindo ‘vestir’ melhor o carro e fazê-lo render ao limite. Acho que o Felipe está lento por que não ‘serviu’ no F10.

      Tomara que ele reaja, afinal essa temporada merece mais emoção ainda.

      Publicado por Will | 22/04/2010, 2:52 pm
    • até está ultima corrida ninguém falava nada do butão…….agora é o novo genio da F1…

      santa paciencia

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 22/04/2010, 3:02 pm
    • Como já dizia o velho deitado: “O Piloto é tão bom quanto a sua última corrida”

      Publicado por Alex-Ctba | 22/04/2010, 3:10 pm
    • Essa se aplica a todos!

      Publicado por Will | 22/04/2010, 3:16 pm
    • Pois é Marcelo, confesso a você que eu já me rendi ao cara. Eu estava p… por que pensei que havíamos contratado um cara que iria apenas curtir a fama e a fortuna que o WDC havia lhe propiciado (just like Kimi), no que me enganei redondamente.

      Ainda bem!

      Como já disseram e eu já repeti: ninguém é campeão por acaso.

      ps.: sou muito mais o Hamilton!

      Publicado por Will | 22/04/2010, 3:15 pm
  28. O quesito “inovação” não constitui um parâmetro aceitável, apenas uma característica dos engenheiros de Woking. Neste sentido, o que importa é a qualidade do carro como um todo, F-Duct incluso. Resumindo, se mesmo com tal inovação a McLaren não é o carro mais rápido, não há porque contar isso como motivo da liderança.

    A confiabilidade com certeza é um dos motivos e dupla de pilotos, pelo desempenho até então, é a melhor.

    Mas não se pode negar que a liderança da McLaren se apoie na condição climática instável, tanto na Austrália como China.

    Publicado por KBK | 22/04/2010, 2:13 pm
  29. Meu palplite:

    1. Número de pódios (dupla mais equilibrada):
    McLaren: 4 pódios
    Ferrari: 3 pódios
    RedBull: 2 pódios
    Mercedes: 2 pódios
    Renault: 1 pódio

    2. Potencial do carro (sempre teve um gap baixo entre os Mclaren e os ponteiros de cada evento do final de semana):
    McLaren: menos de 1s sempre e, geralmente, em torno de 0,5s em relação ao melhor tempo do evento.
    Outras equipes: um dos carros ou ambos freqüentemente ultrapassavam o gap de 2s em relação ao melhor tempo do evento (treinos, classificação, corrida), estou falando das equipes do G4, pois as outras no geral estavam nessa situação.

    3. Combinação feliz de pilotos eficientes (é importante lembrar que o pior resultado de Hamilton foi um 6º lugar e o de Button um 8º) com um carro inferior mas com um gap médio e um gap máximo muito baixos. Ou seja, pilotos que sempre convertem potencial do carro em pontos do campeonato. O que tem faltado sobretudo para a RedBull.

    Abraços

    Publicado por Alexandre Pires | 22/04/2010, 2:36 pm
    • Onde eu assino?

      A Mclaren tem que resolver o problema de velocidade com o carro vazio, e a passagem deste setup para o carro pesado, ou seja, se classificar melhor. O que pode dar uma vantagem na performance de corrida, principalmente nos circuitos com retas e de pouca curvas rápidas.

      Eu acredito que ainda está tudo embolado, que a RBR ainda é o melhora carro, mas tem dois pilotos que não estão dando sorte, álem da dificuldade do carro na chuva.

      No G4, não descarto o avanço da Mercedes, e nem tem como ser displicente com a Ferrari.

      Acho que ainda está tudo embolado, mas a diferença de 10 pontos deixa o Button confotável.

      Publicado por Alexandre gomes | 22/04/2010, 10:06 pm
  30. Pilotos bons, carros competitivos e pulo-do-gato dos pilotos, técnicos e estrategistas.

    Publicado por Anselmo Coyote | 22/04/2010, 2:38 pm
  31. Aliás, a história do “pulo-do-gato” é muito legal.

    Publicado por anselmocoyote | 22/04/2010, 2:54 pm
  32. Becken…

    Aonde eu erro em meus comentários, 100% deles ficam preso no askica@#$%#&ooo

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 22/04/2010, 3:09 pm
    • Eu baixei um pouquinho mais a guarda do Akismet e parece que funcionou, Marcelo. No outro post o seu comentário entrou na primeria.

      Publicado por Becken Lima | 22/04/2010, 3:43 pm
    • eu vi Becken, e comemorei sozinho aqui na frente do pc…

      obrigado!!!!

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 22/04/2010, 3:49 pm
  33. Button, o melhor piloto de todos os tempos da última semana :D

    Publicado por Alex-Ctba | 22/04/2010, 3:24 pm
  34. Brevemente, Alex.

    Publicado por Anselmo Coyote | 22/04/2010, 3:36 pm
  35. Quanto à contratação do Jenson, eu gostei bastante quando foi anunciado o acordo, primeiro porque qualquer piloto que fosse melhor que o Kovalainen agradaria, e segundo porque o cara é campeão do mundo, experiente e tal.

    Mas confesso que ele tá me surpreendendo, eu esperava que ele fosse demorar a se encontrar com o carro, e que nesse tempo o Lewis iria ter vantagem. Mas não é o que acontece, e estamos elogiando a capacidade de estratégia dele, de leitura de corrida, mas deixamos passar o fato de que ele se adaptou muito bem e muito rapidamente ao carro da McLaren.

    E eu como torcedor da equipe não me incomodo em vê-lo a frente do Lewis. Confesso também que tenho uma pequena preferência pelo Hamilton, mas o Jenson além de a cada corrida conquistar mais meu respeito e admiração, também é piloto da equipe!

    Os pilotos com o tempo se vão, a equipe fica!

    Publicado por Alan McLaren | 22/04/2010, 4:22 pm
    • Alan,

      assinando embaixo:

      ……………………………………
      José Wilson C. de Mesquita

      Publicado por Will | 22/04/2010, 4:46 pm
    • Alan

      Ficou fã pelo Ayrton esse avatar aí?

      Publicado por SennaCeccotto | 22/04/2010, 7:43 pm
    • SennaCeccotto,
      eu sou fã do Ayrton, sempre fui. Tanto que a minha identificação com a McLaren tem ligação direta com o Ayrton. Mas a foto que eu peguei pra avatar em si merece virar quadro pra quem é mclariano de verdade. Sabemos que o Senna descarregou todo o ódio em cima do Alain Prost, mas a conotação que trás essa imagem é sensacional. Algo como “A Ferrari nós temos de ultrapassar a todo custo, nem que seja por cima!”

      Esse fotógrafo foi imensamente feliz. Resumiu a maior rivalidade da F1 em um clique.

      Publicado por Alan McLaren | 22/04/2010, 10:44 pm
    • Alan essa história do ódio todo..como forma de ultrapassar problemas e encaminhá-lo para nos trazer a vitória até pode ser um utensílio para nos ajudar a ganhar mas como modo de vida, e não vou falar em filosofia de vida senão dizem que estou saindo do tópico, mas eu sou muito Cristão-Zen se isso existir, e falando do Ayrton não me parece que toda aquela aura que ele tinha de bem com a vida e tudo o resto fosse movida a ódio, sei que só se refere a esse momento mas viu esse Grande Prémio. Que alternativa tinha o Ayrton quando o Prost atravessa o bólide crava a freada? Os caras que vinham atrás se enfaixariam na traseira dele.Eu respondi ao Claudemir
      senão tiver visto eu posso copiar aqui para ver que essa história não é só como os brasileiros,para meu espanto gostam de contar muito abreviada…

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 23/04/2010, 8:11 am
    • Quando surgiu na mídia que a Mclaren contrataria o Button, então campeão do mundo, eu torci muito para que fosse verdade. Button é um piloto muito bom, que sabe cuidar do equipamento que possui. Além do mais, seria um motivo para que o Hamilton se concentrasse mais nas corridas pois com um piloto do nível do Button, ele sentir uma pressão que pilotos como Kova jamais dariam.

      Publicado por djow | 23/04/2010, 6:15 pm
  36. Insisto. Essas teorias, ficar gastando o verbo especulando e dizendo isso e aquilo da McLaren, vale por ora. Pq se a Red Bull tivesse vencido as quatro provas, se as provas tivessem sido disputados em piso seco, ninguem estaria aqui falando da McLaren. Sorte, e só isso. Não se iludam. Essa taça já é da Red Bull e de Vettel!

    Publicado por Ylan Marcel | 22/04/2010, 6:31 pm
    • “Pq se a Red Bull tivesse vencido as quatro provas, se as provas tivessem sido disputados em piso seco, ninguem estaria aqui falando da McLaren.”

      Pois é Ylan, mas “se” não conta para o sucesso. Mas capacidade de ler uma corrida e superar condições adversas sim. A Red Bull tem o melhor carro, talvez até de longe… mas simplesmente não consegue transformar sua superioridade em números. E por que? Por causa de chuva??? Isso não pode ser dificuldade para um time vencedor… mas para a Red Bull ainda é.

      É isso que atualmente (ênfase para este atualmente) separa a Red Bull das outras equipes já consolidadas como grandes: a experiência. Alguém acha que as adversárias ficarão estáticas em seus níveis atuais de evolução? Claro que não… e quem garante que alguém não apronta uma surpresa? Assim como a Brawn começou detonando a concorrência e a Red Bull só ultrapassou no final… mas já era tarde. E também podemos ter mais corridas instáveis ao longo do ano: Silverstone, Spa, Interlagos…. vai entender esse clima doido. E em um quadro assim, a Red Bull pode lamentar novamente pontos perdidos no começo do campeonato. De que adianta ter um foguete se não se sabe operá-lo com algumas nuvens?

      Publicado por Vitor, o de Recife | 22/04/2010, 8:48 pm
    • Não engoli esse blá blá blá que o carro da RBR não vai bem na chuva. Nessa última corrida ficou bem evidente a deficiência dos pilotos que ganharam uma aula de pilotagem de Button e Hamilton além de Rosberg e Alonso.

      Publicado por djow | 23/04/2010, 6:28 pm
    • Vettel deficiente na chuva??? E Monza 2008? E Fuji 2008? De Toro Rosso…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 23/04/2010, 8:28 pm
  37. Respeito demais a forma como vc acredita no seu time, Ylan, até pq eu também costumo ter essa mesma postura, mas dizer que a culpa é da chuva dá a entender que a pista ficou mais molhada para as Red Bulls do que para as McLarens, e sabemos que não é verdade.

    Você fala das 4 corridas, mas no Bahrein não choveu e a Red Bull não ganhou. E por que? Porque o carro quebrou. Não espero estar jogando lenha na fogueira aqui, mas porque só a Red Bull do Sebastian quebra? Porque será que o Mark não passa por tantos problemas assim? Por mais certeza que tenhamos do potencial da Red Bull, ninguém pode garantir que eles vão destruir nas corridas pela frente.

    Ano passado, cada vitória de Jenson Button fazia até o mais realista dos fãns de F1 achar que a Brawn GP venceria aquele campeonato com sobras, e não foi muito bem isso que aconteceu. Chegaram a suar um pouquinho no final…

    Publicado por Alan McLaren | 22/04/2010, 10:29 pm
  38. Acredito que a diferença entre os dois seja o sangue frio, Button tem sangue frio, mérito da experiência, mas para me convecer eu preciso ver uma corrida de recuperação dele.
    Para mim não é surpresa, e McLaren como equipe tirou leite de pedra está onde estar. O Massa falou em um bom plano de ação da McLaren, quando usa duas estratégias diferentes para os pilotos, acredito que baseado nas caracteristicas de cada um, aliás, o que vale para a equipe é o mundial de construtores.

    Claro que foram corridas atípicas, Vettel com sua falta de sorte peculiar e inexperiência, e parece que a RBR tem problemas na chuva, e 3 corridas na chuva!!

    Mas para 4 em 19, a McLaren está bem na foto, para quem é a 3ª do grid.

    Publicado por Alexandre Gomes | 23/04/2010, 9:04 am
    • Alexandre Gomes,

      Você ressaltou algo muito importante: quatro corridas já são 21% do campeonato. Concordo plenamente! O campeonato não vai começar na Espanha. Lá a McLaren sairá na frente mesmo não tendo um bólido invencível. Como disse em outro post, acho que Button e McLaren ganharam mais que corridas nas corridas asiáticas. Conquistaram a vantagem mais importante que se pode ter: pontos a mais!!! A RedBull não conseguiu converter o desempenho do carro em pontos. Uma pena… pra eles!
      Quanto ao Vettel, só faria uma observação: Vettel estreou em 2007, mesmo não tendo sido inscrito em todas as corridas. A inexperiência dele é a mesma da de Hamilton, então, não?
      (Alguém saberia me dizer por que no f1db.de Vettel aparece como piloto ativo desde 2006, ele não aparece listado em nenhuma corrida?)

      Do total de pontos em disputa para a temporada tanto de pilotos quanto de construtores eis o desempenho da fantástica equipe de Woking:

      BUT 60/475 pts
      HAM 49/475 pts
      MCLAREN: 109/817 pts

      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 23/04/2010, 11:57 am
    • Alexandre Pires,

      Talvez eles considerem a participação nos treinos da sexta. Dessa forma, Vettel teria estreado em 2006, já que ele participou do treino livre do GP da Turquia daquele ano.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 23/04/2010, 12:12 pm
    • Vitor, o de Recife,

      Valeu! Acho que deve ser isso mesmo. Mandou bem!
      (Só que agora fiquei com uma curiosidade: Os pilotos reservas que andaram usando os carros nos treinos vão ser considerados ativos desde 2010?)

      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 23/04/2010, 12:16 pm
  39. Pires,

    Eu falo na experiência de andar na ponta, da pressão de ser o alvo. E, sim, o Hamilton tem o mesmo tempo de F1 que Lewis. Sendo vice e depois campeão em um dos mais apertados campeonatos, por uma grande equipe e com Ron Dennis e Alonso, seria a grande diferença de Lewis.

    Vettel o ano passado pecou por erros bobos andando na ponta, e mesmo em 2008, foi prodigioso em algumas corridas, mas por mérito do STR2b, mediano no resto do ano. Em 2007, começou na Hungria, e com uma equipe mediana.

    Abraço.

    Publicado por Alexandre Gomes | 23/04/2010, 3:55 pm
  40. O e-mail estava errado.

    Publicado por Alexandre Gomes | 23/04/2010, 7:26 pm
  41. MV

    Publicado por Leandro Magno | 23/04/2010, 9:49 pm
  42. Profissionalismo e competência extrema por parte da tradicionalíssima equipe e uma dupla de pilotos que se completa. O subestimado Button, avesso a grandes espetáculos, mas extremamente cerebral e o talentosíssimo Hamilton que faz a competição ter mais brilho, e enche os olhos.

    Sorte, chuva e demais coadjuvantes eventuais, não passam disso, coadjuvantes.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 24/04/2010, 12:50 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: