//
você está lendo...
ARTIGOS

O DNA de um piloto

Se vocês acompanham as transmissões de F1 com um computador ao lado, já devem saber que a McLaren passou a prover um valioso serviço de telemetria, com dados como força-G, pressão nos pedais de freio e aceleração, troca de marchas e a comunicação entre pilotos e boxes via rádio. Tudo ali, à mão, durante cada treino livre, classificação e corrida.

À parte o fato de que esse serviço é uma revolução dentro da própria McLaren — uma das equipes mais misteriosas da categoria em muitos anos — o serviço chamado “1.0b Live Data Viewer” pode ser considerado uma revolução em si mesma dentro da F1. Uma rara ocasião em que se pode testemunhar a dinâmica de uma equipe ao vivo e com dados reais e in loco à disposição.

Para promover a ferramenta, a McLaren produziu esse teaser, que revela o aumento da audiência de 240% entre 2009 e 2010 no site da equipe:

Agora, imaginem ter estes dados todos comutados graficamente?

Foi isso o que fez o genial maluco Tony Hirst, um acadêmico universitário e artista gráfico, que cruzou a telemetria de Lewis e Jenson com as coordenadas em GPS do circuito de Xangai. Esta experimentação é o que Tony chama acertadamente de DNA de um piloto, o que resultou nos dois gráficos abaixo:

Troca de Marchas

Aceleração

(Clique para aumentar)

O bacana de ter acesso a esse tipo de informação é constatar a complexidade desse esporte e o quanto é comum, sem as informações corretas, fazer julgamentos equivocados.

Sobre os gráficos, é fácil perceber certas discrepâncias nas trocas de marchas de Lewis e Jenson em certas curvas, o que atesta, minimamente, a razoável diferença de estilos dos dois pilotos da McLaren:

Para um “nerd” obsessivo pela F1 como eu, esses gráficos são uma delícia…

__________________________________________________________________________

(Dica lá no Sidepodcast.com)

Discussão

75 comentários sobre “O DNA de um piloto

  1. Incrível Becken!
    O traçado que ambos fazem são tão diferentes assim ou eu já tomei vinho demais?
    (o que é mais provável).

    Publicado por Beatle Ed | 25/04/2010, 3:48 am
    • É verdade , tem algo estranho nesse gráfico , a diferença de traçado é enorme , pra mim tem algo que não está devidamente ” batendo ” .
      E pode ter certeza , não é o vinho !

      Publicado por Bernardht | 25/04/2010, 12:17 pm
  2. Becken, valeu por essa informação, nota dez com louvor!

    Publicado por Luiz Sergio | 25/04/2010, 6:41 am
  3. Que bacana esse negócio!!! Mas pela diferença dos traçados dá pra perceber que eles são pilotos completamente diferentes. É impressionante ver como pilotos tão diferentes se adaptaram bem ao mesmo carro.
    O que mostra que são dois grandes pilotos.
    E no caso do Jenson, eu estou dando o meu braço a torcer.

    Como dizem os amigos aqui, nínguem é campeão por acaso.
    (menos o Damon Hill – rsrsrs)
    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 25/04/2010, 7:48 am
    • Acho que não são pilotos tão diferentes assim não , é muita diferença nos gráficos pra tempos tão iguais .
      Pra mim tem algo que não bate .

      Publicado por Bernardht | 25/04/2010, 12:21 pm
    • Tem um deslocamento, é claro. Se não tivesse, os dados de Button e Hamilton ficariam completamente misturados, impossibilitando visualizar a diferença. O deslocamento acontece no sentido da maior reta do circuito (sentido \).

      Publicado por FBW | 25/04/2010, 12:26 pm
    • nada disso.
      os graficos estao deslocados entre si para que seja possivel observar as diferencas no throttle e marchas, senao ficaria tudo no mesmo traçado e fundido. prova disso é o tracado na entrada dos boxes que obviamente é igual para todos os pilotos da F1, exceto para felipe massa. :)

      no grafico das marchas:
      3a – magenta
      4a – cinza
      5a – amarelo
      6a – verde
      7a – preto

      azul deve ser 1a ou 2a marchas.

      Publicado por Gustavo | 25/04/2010, 1:30 pm
  4. Honestamente, nem penso em acessar o computador durante qualquer sessão de treinos da F1. Olhos grudados na telinha, sempre.

    Publicado por Ylan Marcel | 25/04/2010, 9:03 am
  5. f1 não é pra qualquer um

    Publicado por max | 25/04/2010, 11:17 am
  6. Muito interessante o gráfico Becken. Realmente, a disponibilização de uma parte da telemetria da McLaren pelo seu site é uma das atrações da temporada. Pelo q eu entendi em relação a troca de marchas, as trocas são as linhas lilases e elas evidenciam uma pequena diferença entre os pilotos.

    Ffigueiredo

    Discordo em relação ao campeão Damon Hill. Na minha opinião, ele foi um grande piloto, subestimado pela mídia, mas q conquistou um campeonato com méritos. Hill estreou tardiamente na F1 aos 31 anos pela decadente Brabham-Judd, ao mesmo tempo q era piloto de testes da Williams. Quando Mansell resolveu se afastar da F1 após conquistar seu título em 92, Hill foi elevado a condição de titular no ano seguinte e ainda assim obteve 3 vitórias em sequencia: Hungria, Bélgica e Itália, dividindo o grid com Prost, Senna e Schumacher.

    Em 94, após a tragédia de Ímola, foi elevado a condição de primeiro piloto da equipe, e, apesar do início dominante do Schumi com quatro vitórias nas quatro primeiras corridas, equilibrou a disputa com uma Williams “nervosa”, com um canhão de um motor Renault, mas sem o aparato eletrônico, q a FIA havia banido para a fatídica temporada. Obteve 6 vitórias contra 8 do Schumi, levou a equipe ao título de construtores e perdeu o campeonato para o alemão por apenas 1 ponto, em condições q todos sabem, e q valeu a alcunha de Dick Vigarista ao Schumacher.

    Em 95 nada pode fazer contra a poderosa Benetton Renault de Briatori/Schumacher/Brawn e do gênio Rory Byrne, q entre alguns projetos do seu Curriculum, constam as F2002 e F2004.

    E finalmente em 96 seu wdc aos 35 anos. Campeão incontestável contra seu único adversário, o companheiro de equipe Villeneuve. Terminou a temporada com 8 vitórias contra 4 do seu team mate e 3 do Schumi.

    Em 97 o início do fim da carreira. Trocou a dominante Williams pela pequena Arrows. Villeneuve, elevado a condição de primeiro piloto de Grove, quase perdeu o título para o Schumi q tentou mais uma manobra “Dick Vigaristiana”, mas acabou sendo punido com a perda de todos os pontos. Seria 81 a 78 o resultado final do wdc.

    Hill conseguiu quase uma vitória memorável na Hungria em 97, com uma ultrapassagem sensacional sobre o Schumacher e perdeu a vitória nas voltas finais para o Villeneuve, devido a problemas na sua Arrows-Yamaha

    Disputou ainda duas temporadas pela Jordan-Mugen, e foi responsável pela primeira vitória da equipe no GP da Bélgica em 98. Dados de sua Carreira:

    GPs disputados 122 (115 largadas)
    Campeonatos 1 (1996)
    Vitórias 22
    Pódios 42
    Pontos 360
    Pole positions 20
    Voltas mais rápidas 19

    Publicado por Alex-Ctba | 25/04/2010, 11:48 am
    • Alex,

      Vc vai me desculpar amigo, mas aquela Willians de 96, praticamente andava sozinha. Tanto é que o Villeneuve foi campeão com ela no ano seguinte.

      Se ele fosse mesmo “O Cara”, teria arranjado uma boquinha numa equipe de ponta.

      Na minha opinião, o Frank ganhou em 96 e 97 o WDC e o WCC, que qualquer zé mané que sentasse naqueles carros seriam campeões.

      Mas como costumamos dizer aqui, IMHO.

      Fernando

      Publicado por Ffigueiredo | 26/04/2010, 3:58 pm
  7. Coisa linda esses gráficos !
    Mas o nosso grande titular Becken , devia oferecer a exame e ou apreciação a um piloto uma análise efetiva desses gráficos , pois vejo que os traçados então por demais diferentes e com isso , os tempos de cada volta teriam uma diferença enorme .
    Ou isso deve-se a minha grande ignorância ?

    Publicado por Bernardht | 25/04/2010, 12:34 pm
  8. Roubaste minha idéia, Becken. Mas acho que você é mais indicado pra falar de McLaren de qualquer jeito.

    E existe um erro sim nas posições, o traçado de cada piloto não pode ser considerado nesses gráficos, só “as cores”.

    Publicado por KBK | 25/04/2010, 1:27 pm
  9. Que belo trabalho!

    Vlw, Becken!

    Estou boquiaberto!

    Publicado por Alexandre Gomes | 25/04/2010, 2:32 pm
  10. Eu sinto que esses gráficos tem algo errado mesmo.
    Bom, mas como o FWB disse, é necessário haver uma diferença para que não fique tudo misturado.
    Tirando a excelência do trabalho do Tony Hirst, gostei do jeito que está especificado.
    Gostaria mesmo é de comparar isso com outras equipes, é possível???
    Muito interessante mesmo.

    Abraço, Tomás
    http://theformula1.wordpress.com/

    Publicado por tomasf1 | 25/04/2010, 4:06 pm
  11. Eu acho a diferença entre os traçados se deve ao GPS, há previsto na erro na leitura.

    Publicado por Alxandre Gomes | 25/04/2010, 9:33 pm
  12. Agora, onde ele conseguiu os valores armazenados? No site?

    Publicado por Alxandre Gomes | 25/04/2010, 9:34 pm
  13. Que belos gráficos Becken, mto interessante, demorei para entender um pouco no início, mas quando vc começa a entender fica deslumbrado.
    A tocada dos 2 pelo jeito é mto diferente mesmo, e no final os tempos são mto parecidos.
    Eu tenho acompanhado os treinos e sempre olhando o site da Mclaren, agora na corrida não tem jeito, ainda mais com Hamilton dando tando show na pista do jeito que tá… rsrs

    Abraços

    Publicado por dorfão | 26/04/2010, 8:42 am
  14. Eu juro que não entendi bulhufas…mas ficou bonito no papel!

    Publicado por Will | 26/04/2010, 3:35 pm
  15. É Will…e não foi só você……

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 26/04/2010, 3:40 pm
  16. bulhufas nenhuma rsr

    Publicado por Lucas Túlio | 26/04/2010, 4:04 pm
  17. Funciona assim: No gráfico de aceleração, os trechos em MAGENTA significam aceleração sob alta velocidade; os trecho em CIAN, sob baixa.

    No gráfico com trocas de marchas, as marchas baixas estão em matizes mais claras e escuras de MAGENTA, e as altas em matizes mais claras e escuras de VERDE.

    Para se ler um pouco o estilo de pilotagem de cada piloto, vc pode observar, por exemplo, a incidência de tons claros ou escuros de magenta em alguma sequência de curvas, por exemplo nas 8 e 9, onde Lewis prefere uma marcha mais baixa que a de Jenson.

    Imaginem, por exemplo, que isso pode significar que Lewis gosta de mais potência bruta dentro da curva que Jenson, o que poderia (vamos deixar na condicional) confirmar que Button realmente é mais suave em curva que Lewis, mais agressivo em saída.

    É só um exemplo de como você pode ler o gráfico.

    Prometo ser mais detalhista quando acessar o tema na próxima vez. My fault…

    Publicado por Becken Lima | 26/04/2010, 4:12 pm
    • Que nada Becken, você deu até a referência! No meu caso foi preguiça mesmo de acessar o ouseful…

      Publicado por Will | 27/04/2010, 7:58 am
  18. Realmente, como alguém falou aí em cima, os traçados foram deslocados um pouco, para melhorar a visibilidade. “note: overlays are vertically offset for clarity”, foi isso que o autor dos gráficos escreveu, e o autor do blog esqueceu de esclarecer.

    Publicado por Luiz Felipe | 26/04/2010, 6:27 pm
  19. Adoro gráficos pela visão imediata que se tem de um evento. Mas, neste caso, entendi bulhufas e estou com preguiça. Mas a tela ficou bonita.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 26/04/2010, 7:04 pm
  20. Bons Dias Meu F1 Freaks Like Me

    Parabéns à McLaren, é assim que se ganham fãs…

    Parabéns ao Dono do Blog excelente trabalho, não fosse uns tiques autoritários e a defesa autrance do Ham e o futuro…

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 27/04/2010, 8:10 am
  21. Bom dia

    olha só….quase todos com seus “avatar” hummm vou ter que encomendar o meu…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 27/04/2010, 8:27 am
    • Marcelo (Cascavel)
      Ponha o que quizer mas não ponha coisa de mau gosto como alguns por aí que se denunciam pondo o dedo em sítios…Blog tem qualidade melhore-o

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 27/04/2010, 8:31 am
    • Uau..bacana!!!

      Publicado por Becken Lima | 27/04/2010, 9:52 am
    • Francesco Baracca e o ‘scudetto’ de Modena! Muito bonito o símbolo da Ferrai.

      Publicado por Will | 27/04/2010, 9:59 am
  22. Bellissimo…

    Publicado por SennaCeccotto | 27/04/2010, 8:47 am
  23. Becken, a FIA divulgou o video edit do GP da China. Eles reproduziram o rádio do Felipe, mas pelo visto só um trecho: “Fernando passes me”…

    Publicado por Alan McLaren | 27/04/2010, 12:18 pm
    • É… eu vi Alan. Evitaram controvérsias?

      Ao menos isso confirma que o Ted Kravitz realmente teve acesso à conversa do Felipe via radio.

      Como o Rob Smedley — engenheiro de corrida do Massa — voltou com jornalistas ingleses da China, é bem provável que ele tenha sido a fonte…

      Publicado por Becken Lima | 27/04/2010, 12:23 pm
  24. Sem dúvida, no DNA do Hamilton tem uma grande quantidade de células do Ascari, do Senna e do Montoya.

    :)

    Publicado por djow | 27/04/2010, 12:50 pm
    • Djow, eu concordo com o cerne da sua afirmação realmente o estilo do Hamilton é vistoso (para ficar nisso).

      Mas como biólogo não posso deixar passar “DNA do Hamilton tem uma grande quantidade de células”. Melhor seria:

      “Nos genes do Hamilton tem uma grande quantidade de DNA do Ascari, do Senna e do Montoya”

      Abraço!

      ps.: sem que isso gere controvérsias judiciais e pedidos de herança…

      Publicado por Will | 27/04/2010, 1:35 pm
    • Will, obrigado pela correção. Sempre fui um péssimo aluno de biologia.

      E por falar nessa parcerla de DNA que Hamilton carrega destes 3 grandes -e arrojados- pilotos, Alonso acab de entrar na turma dos que, indiretamente, pedem punições ao hamilton por causa do seu estilo de pilotagem. Fico imaginando pilotos ocmo Alonso e os outros -sem culhões do atual grid- competindo na época do Senna, do Mansell, do Montoya, do Ascari. Acredito que terminariam as corridas com as calças molhadas. Mas, como bom negro, Hamilton que se cuide. Qualquer vacilo -mesmo que não seja vacilo- a galera “white boy” da F-1 despeja punição nele.

      Publicado por djow | 28/04/2010, 1:12 pm
    • O Alonso está tentando jogar pressão no Hamilton. Jogo de bastidores light que vira pedregulho depois de um make-up nas mãos de algum jornalista tendencioso…

      Publicado por Will | 28/04/2010, 2:58 pm
  25. Se o recado foi pra mim,
    eu coloco o link do blog no perfil apenas por achar mesmo o melhor blog sobre F-1, nunca fiz nenhuma menção quanto a eu ser o dono do blog ou qualquer coisa parecida, apenas recomendo o mesmo, caso alguem que goste de F-1 visite o perfil. Caso o dono do blog nao goste ou nao esteja de acordo, retiro sem problema algum…

    Qaunto a foto, nao creio que seja de mau gosto mas…, se nao estiver tambem de acordo posso troca-la sem problema algum.

    Publicado por Lucas Túlio | 27/04/2010, 1:42 pm
  26. fiquei preso ai?!

    Publicado por Lucas Túlio | 27/04/2010, 1:59 pm
  27. ….

    Se o recado foi pra mim,
    eu coloco o link do blog no perfil apenas por achar mesmo o melhor blog sobre F-1, nunca fiz nenhuma menção quanto a eu ser o dono do blog ou qualquer coisa parecida, apenas recomendo o mesmo, caso alguem que goste de F-1 visite o perfil. Caso o dono do blog nao goste ou nao esteja de acordo, retiro sem problema algum…

    Qaunto a foto, nao creio que seja de mau gosto mas…, se nao estiver tambem de acordo posso troca-la sem problema algum.

    Publicado por Lucas Túlio | 27/04/2010, 2:22 pm
    • Lucas Túlio

      Eu não me tava referindo a vc. É verdade que futebol e F1 só tem de parecido a primeira letra e a F1 se MASSificando…

      Abraço

      CruzeiroxBotafogo

      Luisinho na chão (sic)

      Publicado por SennaCeccotto | 28/04/2010, 3:23 pm
    • SennaCeccotto,

      Ok, achei que a carapuça tinha me servido rs, estava enganado rsrs…,

      O avatar nao é sobre F-1 mas eu sou grande fã deste esporte, este blog entao é o melhor disparado, tanto pelo conteúdo quanto pelo nivel dos que postam por aqui, agora a paixão mesmo é o Cruzeiro Esporte Clube!!

      nao entendi “F1 se MASSificando…” ??
      quanto a foto nao é botafogo, é o atletico mg, nosso freguesão aqui!

      abraço!

      Publicado por Lucas Túlio | 28/04/2010, 8:54 pm
    • Lucas,

      Meus parabéns pelo bom gosto futebolístico.
      Aos poucos vamos plantando nossa mineiridade aqui no Around. rsrsrsrsrs
      Pena que o nosso grande embaixador da mineirice o Coyotinho, seja Flamenguista, e um pouco atleticano…

      Que bom que tem mais um cruzeirense como eu aqui…e a propósito, belo avatar.

      Fernando

      Publicado por Ffigueiredo | 28/04/2010, 9:01 pm
    • Ahhh!!!!!

      Só mais uma, encontrei aqui em São Paulo um barzinho/Restaurante mineiro só de cruzeirenses. Muito bacana para ver os jogos. Fica ali descendo a Brigadeiro, Minas Tutu e Prosa. Parece as arquibancadas do mineirão. Muito legal viu.

      Fernando

      Publicado por Ffigueiredo | 28/04/2010, 9:06 pm
    • Lucas, belo avatar mesmo, ainda mais depois de hoje, depois de hoje, seu freguês ganhou do meu Santos, mas belezaa…
      abraço

      Publicado por Jackson | 29/04/2010, 12:15 am
  28. Becken e amigos, estou divulgando uma singela promoção no meu blog e gostaria de compartilhar com vocês, valendo um prêmio.

    http://theformula1.wordpress.com/2010/04/28/promocao-blog-formula-1/

    um abraço a todos, Tomás

    Publicado por tomasf1 | 28/04/2010, 12:34 am
  29. Uai, uai, uai, uai… não é a sirene dos bombeiros. É a trilha sonora do Minas Tutu e Prosa… Só cruzeirenses… um som bem fresquinho….rsrs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/04/2010, 11:22 pm
    • Coyote, 1 x 0 pro teu mengão foi pouco ontem. 6 num vão gentá nóis quarta q vem no paca hehehe

      Abs

      Publicado por Alex-Ctba | 29/04/2010, 8:33 am
    • Quarta-feira é nóis! Kekekekeke

      Publicado por Will | 29/04/2010, 9:02 am
    • Coyotinho…

      Que que foi, que que foi, que que há….
      Quem anda fazendo uniformes rosinha não é a Raposa não viu…

      E quanto ao MinasTutueProsa, vale a pena conhecer…tiragosto de primeira, cerveja gelada, e aquela cachacinha. Vale muito a pena conhecer.

      (se bem que quanto a cachaça, minha reserva pessoal lá em casa tem umas preciosidades do vale do mucuri. rsrsrs)

      Fernando

      Publicado por Ffigueiredo | 29/04/2010, 10:42 am
  30. Ffigueiredo,

    É a Mineiridade no F-1 Around!!

    Bacana de mais, hj é dia entao de vc cair pra este barzinho ai, 19:00 horas tem Cruzeiro na libertadores!

    Eu to sempre garrado do Mineirão, vou ate sair um pouco mais cedo do trabalho!!

    Jackson,

    Nosso freguesão aqui de MG é fogo de palha, e detalhe, ganhou roubado! no segundo gol do pipoqueiro ele estava impedido! e teve penal pro Santos nao marcado pelo Juiz!

    Coyote, flamenguista, simpatizante atleticano(sofredfor) ou vice e versa, me ajuda ai ne! rs

    no mais…

    “Vamos Cruzeiro querido de tradição, Libertadores ser Campeão”!!

    Publicado por Lucas Túlio | 29/04/2010, 9:18 am
  31. Já que o Becken deu uma sumida e parou de postar sobre a F1, vou aproveitar para falar sobre a quarta-feira gorda (literalmente no maraca) do futebol…

    Coyote,

    Saudações Rubro-Negras de mais um mineiro que é Flamengo até morrer!!!

    Os Mano acharam que iam chegar no maraca e tirar onda, foram destruídos com 11 contra 10 (se bem que o Gornaldo equilibrou bem a diferença). Mas não me iludo, ontem foi o famoso “empate técnico” (igual o da pesquisa), semana que vem teremos de jogar muito para garantir a classificação..rs…

    Quanto ao time azul de minas… dizem por aí que eles(as) não usam a cor rosa porque não podem (iam dar muita pinta), por isso, estão com uma inveja danada da camisa de treino do Atlético/MG (andam comprando no mercado negro e mudando o escudo)…rs…

    Me desculpem os torcedores(as) do Palestra genérico, mas não dá para dar mole para quem aceita um tal de Perrella como presidente, o cara é o Eurico Miranda de minas!!!

    Ah, parabéns para o Galo que ontem colocou os “meninos da vila” de castigo em cima do milho…rs… (isso é para imprensa paulista aprender um pouco sobre a palavra humildade)…

    Ah, quase esqueci de outra coisa importante, chuuuuuuuupa Messi (ídolo dos jogadores de Winning Eleven que não entendem porra nenhuma de futebol)…rs…

    Mengão, deixou chegar, fudeu!!!

    Publicado por ccregazzoni | 29/04/2010, 11:40 am
    • “…foram destruídos…” E sou eu quem gosta de superlativos… :)

      Espero que esse “magro” 1 x 0 seja o suficiente contra o nosso “Gordo” aqui no Pacaembu…

      Publicado por Becken Lima | 29/04/2010, 12:31 pm
    • Mas nem de longe…semana que vem o jogo (ou seria a balança) vira pra nós! Timão 2 x 0 Urubuzinhos!

      Publicado por Will | 29/04/2010, 1:02 pm
    • ccregazzoni ,

      Vejo que vc nao compreende muito do futebol rs, F-1 talvez seja mais a sua praia! Comparar Eurico Miranda a administração Perrela?? “O senhor é um Fanfarrão!! pede pra sair!!”

      Deixando bem claro que eu nao sou nenhum defensor dos Perrelas!

      Quanto a Camisa, o próprio presidente delas declarou, “Camisa rosa é pra quem pode usar, pra quem se garante!” , Concordo plenamente, e é por essa razão que ninguem vê nas ruas os (ou as, é mais apropriado) sofredores usando tal camisa! Não se garatem…, São chacota nacional, e ainda tem mais uma pérola do presitente falastrão Kalil, o nome do Balaio delas é expresso da paixão rsrs… me ajuda ai, quanta viadagem, Todo mundo Rosinha no Expresso da Paixão!!

      Quanto ao jogo delas contra a Peixada, atleticano é tao pouco acostumado a disputas, titulos e etc que soltaram foguetes um atras do outro, quem nao sabe como as coias são por aqui até pensaria que elas foram campeoes…, achar que 3×2 é um bom placar em copa do brasil só demonstra a falta de experiencia/vivencia neste torneio, o time adversario meteu 2 gols fora de casa…, acho que elas nao se deram conta ainda rsrsrs

      Aqui quem fala é um Tetra-Campeão da Copa do Brasil!
      Saudaçoes!

      Publicado por Lucas Túlio | 29/04/2010, 2:04 pm
  32. Boa Becken, Will hehehehe. Semana q vem, mais uma volta por cima do gordo. Qdo ele é mais críticado e se encontra no limbo, costuma renascer das cinzas tal qual a Fênix.

    ccregazzoni

    Que retranca era aquela q o Mourinho armou hein? Q puta defesa tem essa Inter de Milão, ainda bem q tem três brasileiros titulares nela. Já dá uma animada pra copa em relação ao nosso setor defensivo.

    Publicado por Alex-Ctba | 29/04/2010, 1:30 pm
  33. Cássio,

    Assino embaixo, com uma ressalva…rsrs.
    O Messi joga pra c*ralho.. é disparado na frente o melhor do mundo. O Barcelona jogou no 4-2-4, mas os medrosos jogaram no 10-0-0. Aí, ser jogador não é o suficiente… tem que ser mágico, pai de santo, milagreiro ou coisa parecida.

    Ontem foi dia dos paulistas engolirem a arrogância. Se aprenderam alguma coisa, tudo bem. Podem até virarem o jogo semana que vem. Se não, não. Vão comer o manjar do diabo outra vez.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 29/04/2010, 1:36 pm
  34. Calma Becken,

    Quando falei “destruídos” me referi ao ôba, ôba antes do jogo e ao pífio volume de jogo de uma equipe que teve um a mais contra um time sem técnico, em crise e que vive na maior zona.

    Coyote, tem razão, o Messi tá jogando muito, mas, daí a compará-lo com Maradona, Zico e Pelé como essa imprensa míope tem feito é uma grande piada.

    Essa meninada de hoje em dia é muito influenciada por essas campanhas de marketing dos fornecedores de material esportivo. Primeiro foi o Ronaldinho “enganador” Gaúcho, agora é o tal Messi. Os cara são bons jogadores, mas tem de comer muito feijão para serem chamados de craques.

    Craques são aqueles que conseguem resolver uma partida decisiva sozinho, jogar contra salamanca, getafe, Villareal e etc. até minha avó. Messi e Ronaldinho amarelaram legal quando o bicho pegou.

    Ao “bando de loucos” meus respeitos, sei que vai ser difícil ganhar no Pacaembú, mas, o Mengão é chapa quente…

    P.S. Alguém que seja amigo do Gornaldo devia chegar nele e dar uns conselhos, tá dando muita dó ver um cara que já foi craque acabar desse jeito. Com um desempenho desse o Schumy deve até ter se animado, afinal, pagar mais mico do que o Gornaldo é quase impossível.

    Publicado por ccregazzoni | 29/04/2010, 2:04 pm
    • kkkkk…

      “O chumi deve ter se animado”!!

      Publicado por Lucas Túlio | 29/04/2010, 2:12 pm
    • O problema do Ronaldo é q ele gosta de receber um passe understeer pra chegar na cara do gol, e os lançamentos q ele está recebendo são todos oversteer.

      Precisa fazer tb uma distribuição de peso no “chassis” do gordo…

      Publicado por Alex-Ctba | 29/04/2010, 2:30 pm
  35. Alex-Ctba,

    Disse tudo e eu só complemento com o seguinte e profético prognóstico:

    Vamos ganhar essa copa de 2010 com o time sem estrelas do Dunga, o que será ótimo para valorizar os jogadores sérios e que tem espírito de grupo, são comprometidos com a seleção.

    O que eu vi de barbaridades em 2006 (tava lá na Alemanha) tá entalado até hoje.

    Jogadores como Adriano (ontem se salvou pelos pés do Juan), Gornaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Robinho deveriam ter sido expulsos da seleção em 2006. Ainda bem que o Dunga cortou as asas da maioria desses maloqueiros, só restando mesmo o Robinho.

    Publicado por ccregazzoni | 29/04/2010, 2:11 pm
    • …Robinho q diga-se de passagem, não tá jogando nada. Caiu de para-quedas no ótimo time do Santos e se deu bem. Mas ele costuma ter sorte com o Dunga na seleção. Mas meu ataque, entre os jogadores q o Dunga tem convocado, é Luis Fabiano e Nilmar.

      Agora podem me malhar…sei q o Roberto Carlos tá mais queimado na seleção do q borda de pizza, pelo episódio do meião e tal, e com certeza ele não volta mais, mas não tem melhor lateral esquerdo Braileiro do q ele, em atividade. O Dunga deveria convocá-lo e enquadrar o sujeito, afinal um técnico tem q ter pulso firme para controlar as estrelas e não ser o bunda mole q foi o Parreira em 2006. Ali era uma festa e cada um fazia o q queria. Deu no q deu.

      Garanto q ele se dedicaria e seria um destaque na Seleção, para encerrar a carreira com um título mundial. Mas conhecendo o Dunga, Roberto Carlos e Ronaldo Gaucho, sem chance na seleção, vamos ter q nos contentar com Michel Bastos e Júlio Batista mesmo.

      Abs

      Publicado por Alex-Ctba | 29/04/2010, 3:09 pm
  36. na boa pessoal….

    sou corintiano…..gosto de futebol…

    mas sei lá, acho esse espaço aqui otimo para debates sobre Formula 1…futebol não combina com o mehor blog de f1.

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 29/04/2010, 2:28 pm
  37. Marcelo,

    concordo, mas nao acho que estes debates vao se estender a ponto de prejudicar o blog,
    Nessas duas semanas em que nao temos GP as noticias andam meio paradas, assim que a rotina da F-1 voltar a normalidade acredito que Futebol será um assunto esquecido por aqui.

    De fato, é disparado o mlehor blog de F-1 !

    Publicado por Lucas Túlio | 29/04/2010, 2:38 pm
    • Lucas Túlio

      Cruzeiro-Atlético MG

      O neguinho que está na chão é o Luisinho um super-central, como já não há, que sabia jogar e sair jogando sem patadão-pra-frente como esses de hoje em dia..Jogou o Mundial de Espanha-82 numa zaga com o Leandro Óscar e Júnior (que no Flamengo era volante armador e foi retrasado pelo Toninho Cerezo e o Falcão) pena o Careca se machucar e o Valdir Peres nos dois lugares de mais importância faltava a classe que sobejava em tudo o mais… depois desse Time o melhor que vi jogar foi o Barça do ano passado no desse ano falta o Eto´o e o Iniesta mais vezes..Quem viu diz que a melhor de todos os tempos – se for possível tal imprezza- foi Brasil 70 esse time maravilhoso que o João Saldanha preparou em 40 dias no alto-planalto dos aztecas..

      Publicado por SennaCeccotto | 30/04/2010, 7:15 am
    • SennaCeccoto, os especialistas em futebol dizem q a melhor de todos os tempos foi a Seleção Brasileira de 58, a única q contou com Pelé e Garrincha jogando juntos.

      A pior eu sei, foi a do Lazzaroni na copa de 90 na Itália hehehe. E a seleção do Parreira de 94 foi a mais broxante. Ganhou feio nos penaltys da Itália, qdo tinha no banco de Reservas dois jogadores q estavam “voando” em campo. Ronaldo Fenômeno e Viola.

      Publicado por Alex-Ctba | 30/04/2010, 9:28 am
  38. Alex-Ctba
    Coyote
    Claudemir Freire
    Dono do Blog

    Que é feito do Claudio Cardoso?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 30/04/2010, 7:17 am
    • O Claudio anda comentando no blog do Tomás. Não sei pq ele não deu mais as caras por aqui…

      Publicado por Alex-Ctba | 30/04/2010, 10:18 am
  39. Futebol e F1 não casam? esperem para ver as pinturas dos carros tirando sarro durante a copa do mundo…de qualquer forma 3 semana sem corrida é um saco!

    Publicado por Will | 30/04/2010, 9:11 am
  40. “(que no Flamengo era volante armador e foi retrasado pelo Toninho Cerezo e o Falcão)”. Alguém aí entendeu que p*rra é essa?

    Ô Cassius, eu tô adorando o Dunga na seleção da CBF S/A, mesmo porque a partir de 86, exceto 1994 – por causa do Romário – eu torço pela Argentina. Como ele é um imbecil por completo, as chances da CBF S/A perder são muito maiores.

    Messi é craque sim e não há sequer um jogador brasileiro que jogue 10% do que ele joga. Só que não tem muitos companheiros bons.

    Mas, numa coisa eu tenho que concordar contigo. Aparentemente, Zico, Maradona, Pelé e alguns outros são inigualáveis. Não são. Rei morto, rei posto. Eu credito isso à morte da inocência. Antigamente era comum jogador quebrar uma perna e terminar a carreira ali mesmo e indo morrer no alcolismo e na miséria. Isso era um prejuízo incalculável para ele, para o clube etc.

    Hoje os caras são mais gaiatos. Não é interessante pra ninguém uma fratura, seja numa dividida ou por causa de um drible desconcertante. Joga-se sem riscos. Dão-se umas duas ou três pedaladas despretensiosas, o Galvão quebra a cenoura de tanta emoção, vomita sua verborragia, a turba insana vai ao delírio, o tempo passa, a partida acaba, todos se abraçam e fim de papo.

    Se vc quiser saber do que é capaz um jogador, esqueça-o depois da fama. Procure vídeos do início da carreira quando ele ainda tinha que provar alguma coisa.

    Existem no youtube inúmeros vídeos do Messi e até um de quando ele tinha 6 anos, jogando bola, aliás, comendo a bola.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 30/04/2010, 9:40 am
    • Júnior não era cabeça-de-área no Flamengo? E como Seu Telé não queria perder (deixar de fora do time titular) um cracão desses mas não tinha como colocar ele no meio-campo, o pôs a lateral canhoto…

      Publicado por SennaCeccotto | 30/04/2010, 8:33 pm
  41. Centenario do Ultimão= CENTERRRRRRRRRR NADA!!!!!!!!!!

    BAZZINNGA!!!

    Publicado por Sheldon | 06/05/2010, 1:53 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: