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ARTIGOS

Silverstone de cara nova (com vídeo)

Os ingleses estão radiantes com a nova reforma de Silverstone. A pista é um dos templos sagrados do automobilismo mundial e parte da mais rica e ancestral história da Formula 1 perpassa o seu asfalto, mas nos últimos anos, com o seu traçado de curvas rápidas e fluídas, ela tornou-se um dos grandes túmulos da ultrapassagem.

Esta última reforma, à sombra do fracasso dos organizadores do outro circuito inglês, Donington Park — que pretendiam sediar o GP Britânico esse ano —, tem como principal missão trazer de volta as oportunidades de ultrapassagens, assim como também oferecer mais visibilidade para o público ali instalado no que eles denominaram Arena.

Pelo testemunho de David Coulthard que já pilotou pelo novo traçado, a reforma manteve o DNA básico da pista, o que é uma ótima forma de manter a simpatia dos mais tradicionalistas:

Qual o impacto da pista nesta temporada? Como no ano passado, é provável que, sem chuva ou qualquer imprevisibilidade, a aerodinamicamente bem esculpida Red Bull pulverize a concorrência.

Tradicionalmente, pilotos como Lewis Hamilton, Jenson Button, Rubens Barrichello e Sebastian Vettel, que tiveram suas carreiras baseadas no automobilismo inglês, sempre se deram bem pelas curvas de Silverstone e será interessante ver os seus testemunhos a respeito da nova reforma.

Abaixo, o novo e o velho traçado (em cinza):

Discussão

31 comentários sobre “Silverstone de cara nova (com vídeo)

  1. SilvaStone!!

    Publicado por Lucas Túlio | 29/04/2010, 3:58 pm
  2. Tomara que melhore as ultrapassagens…

    em 2009 a Red Bull deu um banho em todo mundo….

    Becken, é possível colocar uma foto do traçado antigo, só para comparação

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 29/04/2010, 4:10 pm
  3. Promete… Pode até não se cumprir a profecia de corridas animadas e vários pontos de ultrapassagem, mas que promete… Promete.
    Achei muito bonito.

    Publicado por Ron Groo | 29/04/2010, 4:11 pm
  4. Becken, uma dúvida, a antiga Silverstone, a original, aquela q era praticamente um oval, não fosse um retângulo, era a pista mais veloz da F1? Mais veloz do q Monza?

    Vamos ver se acertaram no traçado como está dizendo o Coulthard. Não teve o dedo no Tilke na reforma né?

    P.S. o GP da Inglaterra está marcado para 11/07/2010, final da Copa do Mundo, ou seja, o Bernie, não tá nem aí pra concorrência esportiva mesmo. Inglaterra q tem boas chances de chegar à final da copa, pelo emparelhamento das chaves.

    Publicado por Alex-Ctba | 29/04/2010, 4:11 pm
    • Alex-Ctba

      Mais pelo Capello..Rooney e Gerard..

      Há pelo menos cinco pontos de ultrapassagem…Nem o Pit-Bull pediria tantos..O antigo era uma das Mecas do Automobilismo em vez de mudar os circuitos deviam mudar os bólides motor turbo sem difusor, para permitir andar a corrida toda encostado no da frente, embora o Turbo não sei se deixava..caixa manual embora o Claudemir diga que não, a evolução está feita e os carros de rua já adquiriram apdotaram e maioritariamente utilizam a automática ou/e sequêncial..

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 30/04/2010, 7:45 am
    • E jogo vai ser à noite Bonito Domingo de Julho as mulheres, excepto a do Will que é fanática nisso, vão pedir desquite separação arrebenho bem Advogado especialista em Familia.. vai ter que fazer..

      Publicado por SennaCeccotto | 30/04/2010, 7:57 am
    • Pior (Melhor) que é verdade! Vc acredita que sábado vou jogar 8:30am e ela vai junto (pra xingar quem tentar fazer um gol em mim???)!!! rsrsrsrs…

      Publicado por Will | 30/04/2010, 8:50 am
  5. Becken,

    Me parece que melhorou, mas só no dia da corrida para sabernos…

    P.S. Estava passeando pelos portais sobre F1 e dei de cara com a notícia de que Alonso ainda é empresariado pelo Briatore… E aí, será que vai ter alguém com coragem de defender que ele não sabia nada da falcatrua de Cingapura…

    Publicado por ccregazzoni | 29/04/2010, 4:36 pm
  6. A pista ficou mais longa, certo? Porém, as alterações feitas no traçado parecem ter deixado a pista mais rápida do que era.
    Assim, vendo o desenho, e leigo que sou, tenho essa impressão, porque as curvas são mais de leves, parecem de “alta” e com mais uma reta, penso que a velocidade final deverá aumentar e o tempo de volta deverá ser mais baixo em relação ao antigo traçado, claro, sem levar em conta o aumento do trajeto.

    Publicado por Alcides Araújo | 29/04/2010, 4:41 pm
  7. Sacanagem, não vão mais passar por baixo da ponte!

    Becken, sugestão de post, está pintando uma guerra de bastidores ferrenha para fornecimento de pneus com informações desencontradas e anuncios oficiais. Dá uma boa discussão.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/04/2010, 5:04 pm
  8. A pista em si ficou muito boa, mais erraram feio no projeto da saída da pista para o box, deveria ser bem mais larga para que os pilotos pudessem fazer as ultrapassagens que não conseguiram na pista, também a reta interna do box poderia ser bem mais larga para dar no mínimo três carros lado a lado, Hamilton e Alonso nessa parte concordam plenamente.

    Publicado por Luiz Sergio | 29/04/2010, 6:06 pm
  9. O DNA básico de Silverstone sumiu fazem 20 anos (uma pista velocíssima, com praticamente todas as curvas velozes). Essa reforma, criou na minha opinião, só mais um bocado de curvas sem sentido. Outro arremedo, ainda pior do que o criado em 1991.

    Claro, a inglesada vai falar que ficou uma maravilha, que o circuito ficou ótimo, que manterá as grandes corridas, etc, etc, etc.

    DNA básico, hoje dos circuitos que compõem o calendário, creio que Monza, Monaco, Montreal, Spa Francorchamps e Susuka. Só.

    Interlagos também perdeu grande parte de seu DNA na reforma de 1990, mas ao menos utilizou aquilo que já possuía para dar cara a um novo traçado. Traçado que os pilotos gostam.

    No dia que reduzirem o traçado de Spa para 5 km, ou colocarem um “trecho técnico” em Monza aí a vaca já foi pro brejo…

    Publicado por Arlindo Silva | 29/04/2010, 6:31 pm
  10. Ficou realmente legal o traçado, mais interessante que o antigo.

    Publicado por Luiz Felipe | 29/04/2010, 6:52 pm
  11. Aquela curva e contra curva no final da secção nova pode dar algumas oportunidades de ultrapassagem. No entanto, é antecedida de uma curva rápida, a Abbey, será que os F1 vão conseguir curvar aí próximos do carro da frente? A curva anterior, a Club também não é a ideal para sair próximo do carro da frente, espero para ver se este circuito vai ou não aumentar as ultrapassagens.

    Alex-CTBA: A antiga Silverstone era a mais rápida no seu tempo, a Pole-Position mais rápida na história foi a de Rosberg em Silverstone em 1985, a 258 Km/h, (a de Monza nesse ano foi a 245), só em 2002 esse record foi batido, por Montoya que fez a pole em Monza a 259, record entretanto batido por Barrichello em 2004 a 260 Km/h

    Publicado por JCCJCC | 29/04/2010, 7:18 pm
    • JCCJCC

      Minino

      mais uma aquisição de craque aqui pro Blog Parabéns para todos..

      Que qualidade de informação.

      Publicado por SennaCeccotto | 30/04/2010, 7:48 am
    • Valeu JCCJCC! De fato esse tempo do Rosberg em 1985 foi fantástico. Andei dando uma pesquisada e teve tb um tempo do Piquet próximo a este do Rosberg em Silverstone. Foi em 1987, ele fez a volta com uma média de 256,32 Km/h. Os carros da era turbo eram muito velozes há 25 anos atrás.

      Publicado por Alex-Ctba | 30/04/2010, 8:27 am
  12. E que carro é esse que o Martin brundle está dirigindo? Sem qualquer aderencia, saindo de frente em todas as curvas que o piloto tentou chegar perto de uma pilotagem “profissional”. Muito diferente dos F1 que devoram as curvas rápidas de Silverstone.
    Com este carro não é possivel definir se o circuito ficou mais veloz ou mais lento, embora visulamente tenho a sensação que o novo miolo vai trazer para baixo as médias horárias do circuito inglês.

    Publicado por Mape | 29/04/2010, 7:53 pm
  13. Becken,

    A pista ficou maior e mais rápida, portanto deve favorecer a quem é bom de braço. É nas curvas de alta onde um piloto mostra realmente seu valor.

    Acho que deve melhorar para ultrapassar, até porque piorar era impossível nesse quesito.

    Silverstone é um caso raro de uma pista plana mais que sempre foi seletiva. Concordo que a mudança de 91 piorou a pista, mais ainda assim acho que a essência estava lá. Com essa pequena reforma podem ter consertado a bobagem de 20 anos atrás.

    É uma pena que Interlagos não tenha essa opção. Era de longe o melhor traçado que já existiu num circuito exclusivamente de corridas.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 29/04/2010, 8:02 pm
    • Não tinha como piorar no quesito ultrapassagem. Pelo menos estão tentando algo. E a Hungria: circuitinho nojento de autorama!

      Publicado por Vito | 30/04/2010, 12:22 am
    • fazia dias que você não dava as caras por aqui, seus comentários fazem falta meu caro.

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 30/04/2010, 8:28 am
  14. Realmente o carro estava escorregando demais, parecia pista de gelo. É difícil avaliar por esse vídeo mas independente de tudo Silverstone é parte da história da F1 e deve permanecer no calendário.

    Publicado por Beatle Ed | 29/04/2010, 11:47 pm
  15. Vamos poupar o Martin Brundle porque pelo que eu percebi, parece que o carro estava com pneus slick e a pista estava úmida. Na entrada da reta dos boxes dá pra perceber que o pneu dianteiro direito está um tanto molhado….

    Ou eu estou vendo coisas?(rsrsrsrs)

    Publicado por Alan McLaren | 30/04/2010, 12:40 am
  16. Com certeza ficou melhor, mas como alguns disseram, não é o ideal. Achei interessante as duas curvas com uma alta velocidade , mas o conceito não mudou, só retoques mesmo, que podem, a uma distância, dar possibilidades de ultrapassagem ;)
    Se a Red Bull leva vantagem nessa pista? Sim….

    Abraço, Tomás
    http://theformula1.wordpress.com/2010/04/30/e-se-a-mclaren-continuar-vencendo-teses-do-campeonato/

    Publicado por tomasf1 | 30/04/2010, 1:28 am
  17. Ficou mais amplo e essa nova reta longa promete muitas ultrapassagens.

    Publicado por Ylan Marcel | 30/04/2010, 2:06 am
  18. a pista estava molhado por isso as saidas de frente….

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 30/04/2010, 8:42 am
  19. Daqui para lá: McLaren rules! rsrsrs

    Publicado por Will | 30/04/2010, 8:57 am
  20. “P.S. Estava passeando pelos portais sobre F1 e dei de cara com a notícia de que Alonso ainda é empresariado pelo Briatore… E aí, será que vai ter alguém com coragem de defender que ele não sabia nada da falcatrua de Cingapura…”

    Com certeza. As afinidades existem para unir as pessoas. Afinal, um chefe de equipe que f*deu Deus e o mundo, chegando até a acabar com a carreira de um jovem piloto, mandando-o bater num muro unicamente para o Alonso ganhar um GP e enganar os patrocinadores…

    Preciso dizer mais alguma coisa? Não. Aliás, eu nada devia ter dito (mas tô com preguiça de apagar – ctrl A, crtl X). Bastava lembrar meu avô dizendo “Meu filho, um gambá fareja o outro.”.

    Briatore e Alonso são gente “muuuuito” boa, mas podendo evitar é bom.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 30/04/2010, 9:52 am
  21. PS: Aliás, Cássius, essa falcatrua foi tão monstruosa que até a carreira do Grosjean foi para o espaço antes mesmo de começar.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 30/04/2010, 10:13 am
  22. Há por aqui quem não ressabiava nem andasse sempre falando mal e parecendo que a vida lhe fosse madrasta isso já é desgraça suficiente agora infectar o blog com esse fel e acusar e ver mal em tudo e viver, como se fizesse parte dela, numa Teoria da Conspiração…e contagiar outros..

    Publicado por SennaCeccotto | 30/04/2010, 5:48 pm

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