//
você está lendo...
ARTIGOS

Ferrari prepara-se para Barcelona com Asa Duto completa

Duas notícias interessantes para os Tifosi: a primeira é que a Ferrari parece ter testado, integralmente, todo o complexo sistema da Asa Duto. Para a China, a equipe levou um sistema híbrido — provavelmente sem que houvesse influência do piloto em seu acionamento.

No último sábado, porém, a equipe declarou ter testado o “Sistema de Gerenciamento da Asa”, o que deixa nas entrelinhas que o sistema testado no túnel de vento durante essa última semana vai ser gerenciado pelo piloto como o da McLaren.

A asa será parte do pacotão aerodinâmico para Barcelona — que inclui aí um novo difusor e novos espelhos retrovisores que agora são “apenas” retrovisores e obedecem às novas regrinhas anti penduricalhos determinadas pela FIA.

Se vocês quiserem ver como mais detalhes uma prévia, vá até o blog em espanhol do meu amigo Jors, que fez alguns belos infográficos sugerindo o funcionamento do sistema.

Vamos ver até onde a Ferrari foi capaz de emular a Asa Duto da McLaren, já que o sistema da equipe de Woking parece ter sido gestado ainda em 2009 — o que provavelmente o tornou mais orgânico e integrado ao MP4-25 —, mas se a Ferrari extrair performance similar, Alonso e Massa serão páreos duríssimos em Montmeló domingo.

A segunda notícia, um pouquinho mais preocupante para a rapaziada de Maranello, mas que provavelmente não terá impacto imediato na performance em Barcelona, vem imprensa na Autosport dessa semana. Lá, o editor Edd Straw sugere que, se os pedidos de revisão nos motores Ferrari com intuito de rever a confiabilidade forem aceitos pela FIA e equipes, tal revisão no sistema pneumático poderá causar uma pequena perda de potência em torno de 8 a 10 cavalos.

Mesmo com tantas mudanças pelo caminho dos carros vermelhos esta semana, eu não duvido que a expectativa esteja mesmo focada na briga interna entre Alonso e Massa.

Enfrentar um predador sedento como anda Alonso, e em GP doméstico, não será tarefa das mais agradáveis para Felipe Massa.

Discussão

31 comentários sobre “Ferrari prepara-se para Barcelona com Asa Duto completa

  1. bom

    Publicado por MaisMotor® | 03/05/2010, 7:25 am
  2. Faltou dizer do novo chassis, código 284, q será usado pelo Massa, para tentar solucionar o problema de aquecimento de pneus q vem sofrendo o Brasileiro.

    Quanto aos espelhos e a regra dos apêndices aerodinâmicos, a Mercedes tem os espelhos fixados no chassis, porém utiliza uma aleta parecida com o q a Ferrari utilizou até o momento.

    Publicado por Alex-Ctba | 03/05/2010, 8:18 am
  3. Quero ver se funciona na pista. Pq a McLaren, mesmo com esse esquema, não consegue bater Ferrari e Red Bull em condições normais. Vamos ver se isso tem seu valor…

    Publicado por Ylan Marcel | 03/05/2010, 8:47 am
  4. A pergunta é-será que o duto testado a alguns poucos meses pela Ferrari,terá o mesmo resultado da Mclaren,que já vem sendo desenvolvido desdo ano passado.Acho difícil-o maior exemplo foi a Brawn ano passado-invicta até o meio da temporada com seu difusor duplo.É aguardar pra ver.
    Alguns detratores do Massa do blog vão falar que eu to louco ou qui bebi (: mas ao contrario do que você diz no final do testo Becken-Alonso é que terá serios problemas no GP domestico-aliás nas 3 proximas provas.Pq a F1 começa agora pro Massa.

    PS:Alguém sabe algo sobre troca do chassi do Massa pra resolver o problema de aquecimento de pneus?

    Publicado por Daniel Lima | 03/05/2010, 9:38 am
    • Eu, particularmente, concordo com suas previsões… acho que o Massa leva na espanha e na Turquia. Já em Mônaco, quem for pole, salvo alguma quebra, leva a vitória (acho que dá Vettel).

      Publicado por ccregazzoni | 03/05/2010, 12:58 pm
  5. meu comentario ficou preso!!

    Publicado por Daniel Lima | 03/05/2010, 9:48 am
  6. Muito boa notícia Becken,tomara que o Massa se adapte melhor e mais rápido que seu companheiro faminto por vitórias, ele tem que dá uma resposta positiva para a ferrari e seus torcedores, em relação ao problrma anterior!

    Publicado por Teo | 03/05/2010, 11:29 am
  7. Como o piloto faz pra controlar a entra de ar???

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 03/05/2010, 12:42 pm
  8. **entrada

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 03/05/2010, 12:43 pm
  9. Tomará que este problema de aquecimento de pneus seja resolvido já neste grande prêmio da Espanha, Massa sempre andou bem lá e na Turquia, se realmente se adaptar e estiver ao alcance do carro, ele leva sim o 1º lugar…

    Publicado por Jackson | 03/05/2010, 2:09 pm
  10. Boa tarde!!
    Eu gostaria que alguém me explicasse por favor por que o Felipe Massa leva vantegem sobre Alonso no circuito de Barcelona.
    Muito obrigado.

    Publicado por Mauro | 03/05/2010, 2:19 pm
    • Sem entrar em detalhes tecnicos.Massa é superior ao Alonso na maioria das pistas e essa é uma delas.Fovorece a pilotagem dele.

      Publicado por Daniel Lima | 03/05/2010, 5:56 pm
    • Daniel Lima, admiro seu otimismo e ainda conceito que vc tem do Massa.
      Espero que o Massa seja superior ao Alonso na maioria das pistas que o favorecem ( a grande maioria segundo vc).como vc alega.
      Falando em estilo de pilotagem, alguem jah comentou ou falou algo a respeito de interferencia dos novos pneus dianteiros no estilo de cada piloto, naosoh do Schumacher ?
      Eu particularmente , acho que alem do alemao, o Massa e o Hamilton sofrem um pouco mais e que no decorrer do campeonato com as evolucoes os pilotos que sentiam muito essa mudanca jah estarao 100% adaptados e andando melhor.

      Meu palpite para esse domingo eh : Alo – But – Schu-Ham – Schu – Kub – Bar – Petr

      Um abraco

      Publicado por Fernando | 03/05/2010, 6:50 pm
  11. Mauro, foi um trabalho de macumba que ele mandou fazer…rsrsrs

    Tiração de sarro!

    Minha opinião é que vamos ter muito equiíbrio em Barcelona, mas acho que dá Red Bull nessa prova.

    Meu palpite:

    Vet – Ham – Web – Alo – Mas – But – Sut – Ros

    Publicado por Will | 03/05/2010, 2:26 pm
  12. Vou de:

    Vet
    Mas
    Web
    Ham
    Alo
    But
    Ros
    Kub
    Sch
    Bar

    Publicado por Alex-Ctba | 03/05/2010, 3:15 pm
  13. Que nada vai c: ham-vet-alo-massa-but-ros

    Publicado por max | 03/05/2010, 4:28 pm
  14. Lewis Hamilton neles!!

    Publicado por Lucas Túlio | 03/05/2010, 4:58 pm
  15. Já ta hora dos palpites (: então vamos lá.
    Contando com que a Ferrari tem a melhor dupla de pilotos e acho que dará o pulo do gato em termos de evolução sobre as outras acho que dará:

    1-Massa
    2-Alonso
    3-Vettel
    4-Hamilton
    5-Rosberg
    6-Button
    7-Webber
    8-Shumacher
    9- Kubica
    10-Rubinho

    Publicado por Daniel Lima | 03/05/2010, 6:02 pm
  16. Pode fazer um comentário na base do “se”?

    Se não chover:

    1. Vettel
    2. Webber
    3. Alonso
    4. Massa
    5. Hamilton
    6. Button
    7. Rosberg
    8. Kubica
    9. Schumacher
    10. Sutil

    Se chover:

    1. Hamilton (1ª vitória da temporada)
    2. Button
    3. Alonso
    4. Kubica
    5. Rosberg
    6. Vettel
    7. Massa
    8. Sutil
    9. Schumacher
    10. Barrichello

    Webber vai fazer lambança e não entra nos 10, HAHAHAHAHAHA….

    Sobre o Massa, não acho que supera seu problema com aquecimento dos pneus tão facilmente. É só lembrar que o Raikkonen sofreu com isso desde que entrou na Ferrari! Imagino que essa dificuldade tenha alguma relação com estilos de pilotagem.

    Certa vez, em 2009, Eduardo Correia, colunista do GP Total, comentou isso:

    “A habilidade de um piloto, em grande parte, reside na sua capacidade de traçar curvas da forma mais rápida possível, volta após volta. Para isso, ele deve medir, em meio a incontáveis fatores, o equilíbrio exato entre a capacidade de aderência do carro e a velocidade máxima naquela curva, naquele momento determinado. Esta habilidade quase que extra-senhorial precisa se renovar literalmente a cada curva, já que as condições do carro – peso, estados dos pneus, freios e suspensão etc. – mudam em segundos, da mesma forma que os fatores próprios da pista – vento, sujidades, presença de outros competidores, velocidade atingida na reta anterior etc.

    É muito mais fácil fazer isso com um carro de 600 e poucos quilos, pleno de apoio aerodinâmico, onde você torce o volante e o carro obedece, do que com um de quase mil quilos, como um Fórmula Indy. Esta seria, lembram os engenheiros, a origem dos problemas de Sébastien Bourdais na comparação com Sebastian Vettel, um vindo das corridas americanas, onde podia manusear o volante de um Fórmula Indy com mãos de estivador, outro vindo das ultraleves Fórmulas BMW e 3, onde uma pilotagem “limpa” é fundamental, o uso do volante exigindo a precisão de um farmacêutico manipulando as suas fórmulas, como explicou Giorgio Ascanelli, engenheiro da Toro Rosso. Ele lembrou ainda que o único piloto em atividade na Fórmula 1 capaz de manter a mão pesada e mesmo assim ser rápido e eficiente é Fernando Alonso.”

    Ok, lá vai minha teoria fajuta (perdoem este pobre ignorante): na Indy, não há pneus aquecidos por mantas térmicas; logo, sofrer com problemas de aquecimento é uma qualidade inata da categoria. Será que as “mãos de estivador” do Alonso seriam adequadas ao problema aparentemente crônico dos bólidos da Ferrari? Isso explicaria sua rápida adaptação ao carro, tendo um desempenho parelho, por vezes superior ao do Massa, que possui tanto tempo de Ferrari.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/05/2010, 7:44 pm
  17. Ah, aos que estiverem curiosos com o artigo, o link é esse:

    http://www.gptotal.com.br/2005/Colunas/Eduardo/20090316.asp

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/05/2010, 7:44 pm
  18. Vamos aos palpites

    1-Massa
    2-Vettel
    3-Alonso
    4-Hamilton
    5-Rosberg
    6-Button
    7-Webber
    8-Shumacher
    9- Kubica
    10-Rubinho

    Isto é, se não CHOVER^^

    Publicado por Ângelo | 03/05/2010, 8:13 pm
  19. Não, Massa não vence em Barcelona, nem Alonso, nem McLaren.
    Dessa vez vai ter uma Mercedes decidida, uma Red Bull dominante e uma Renault surpreendente.
    Vitória: Rosberg= circuito chato> piloto burocrático
    2º- Webber
    3º Kubica

    Publicado por tomasf1 | 03/05/2010, 8:22 pm
  20. Massa, Hamilton, webber, kub.só os cinco primeiros

    Publicado por marcelle | 03/05/2010, 8:45 pm
  21. +shum..pra completar os cinco, hehe

    Publicado por marcelle | 03/05/2010, 8:45 pm
  22. Oba!!!! sessão palpites!!!!!

    Então vamos lá:

    Mas
    Vet
    Ham
    alo
    ros

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 03/05/2010, 8:57 pm
  23. Tomara q o Daniel, o Cassius, a Marcelle e o Ffigueiredo acertem. Seria ótimo uma vitória do Massa na Espanha. A minha TORCIDA é claro q é para o Massa, mas meu pé na realidade diz q vai dar Vettel.

    Publicado por Alex-Ctba | 03/05/2010, 10:30 pm
  24. Eh, palpite pra Espanha… vamos lá:

    HAM
    WEB
    ALO

    ou talvez:

    McLaren
    RedBull
    Ferrari

    abraços

    PS: palpite dos dez primeiros vai além da minha capacidade… kkkk

    Publicado por Alexandre Pires | 03/05/2010, 10:34 pm
  25. O povo brasileiro não desiste nunca mesmo…. kkkkkkk
    Massa em primeiro?Eu tô com o Becken, Alonso vai engordar esse fds de tanto jantar Massa rsrs…
    Brincadeiras a parte, Alonso em casa de Ferrari, vixi, só se o carro quebrar…..
    Torcerei para o Hamilton, mas acredito que a RBR vai voar baixo, vai dar Vettel, de hat trick.
    depois virá, Ham, Alo, Mas, Webb, Rosb, Butt, Kub, Schu….

    Publicado por Dorfão | 03/05/2010, 10:49 pm
  26. Becken, eu nem de longe quis provocar essa avalanche de palpites…

    Publicado por Will | 04/05/2010, 8:00 am
  27. palpites…..vamos lá

    Vettel
    Webber
    Hamilton
    Kubica
    Alonso
    Button
    Rosberg
    Massa
    Sutil
    Schumacher

    Torcida

    Massa
    Alonso
    Kubica

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/05/2010, 9:26 am
  28. Acho que todos estão esquecendo que o Massa já venceu e muito bem na casa do espanhol em 2007, e incrivel, depois de uma tempestade como foi a ultima corrida para o Felipe, ele virá muito mais forte!!!Alias 2008 e 2007 (ambos no inicio) mostram como o Massa reage a corridas ruins!!! E como reagiu ao Alonso após este não lhe respeitar nar lagardas anteriores, o que atualmente é o mesmo caso, Alonso não anda respeitando o Massa!!! E a Ferrari promete e muito nessa fase européia!!!Outro ponto interessante é ver como o Schumacher se portará no seu novo chassi (ou o antigo do inicio do ano, que não foi concebido como o principal)

    Publicado por Sheldon | 05/05/2010, 10:36 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: