//
você está lendo...
ARTIGOS

Desgaste de pneus em Barcelona: desafio para Red Bull, arma para a Ferrari

IMAGEM: Ferrari/Divulgação

O Consultor da Red Bull Helmut Marko acredita que os “updates” feitos pela sua equipe nesse recesso de três semanas entre o GP da China e a primeira prova em solo Europeu evoluirão o RB6 em três décimos.

Será interessante observar até onde estes três décimos serão capazes de refrear o ímpeto desenvolvimentista de Mercedes, McLaren e, principalmente, da Ferrari de Alonso, mas algo me chamou atenção durante o fim de semana de GP da China.

Antes da prova, o Diretor Esportivo da Bridgestone, o japonês Hirohide Hamashima, sugeriu que um dos “cachorros grandes” estava com sérios problemas de desgaste de pneus, mas não quis revelar qual. Um pouquinho depois da prova, Hamashima confessou que foi a Red Bull quem mostrou alto nível de desgaste em seus pneus.

A culpa seria da sequência inicial de curvas em caracol de Xangai, feitas em redução de marchas, que exigem boa tração dos carros e expõe toda arquitetura dos pneus. Entre as grandes, foi a Ferrari quem previsivelmente melhor tratou a borracha da Bridgestone por ali, seguida da McLaren e Mercedes.

A natureza do circuito de Xangai exacerbou a diferença em como cada carro trata seus pneus, mas é em Barcelona, a maior comedora de borracha do calendário, onde tal tendência talvez tenha grande impacto nas performances de cada equipe.

Gostei de ver muita gente no post anterior já fazendo suas apostas em quem leva o GP da Espanha. Pessoalmente, pela forma delicada com que o F10 trata os pneus da Bridgestone, eu iria de Alonso, muito pelo retrospecto destas primeiras quatro provas, mas guardaria Felipe Massa como meu coringa.

O único probleminha para Felipe e Fernando é: será que chove em Barcelona?

Discussão

52 comentários sobre “Desgaste de pneus em Barcelona: desafio para Red Bull, arma para a Ferrari

  1. Aposto em Fernado Alonso na Espanha. O cara vai estar em casa, e pela primeira vez com o carro de Maranello, com o qual se adaptou muito bem. Se não chover o favoritismo é dele.

    Publicado por Luiz Felipe | 04/05/2010, 12:52 pm
  2. Eu já acho o contrário. Se chover o favorito é Alonso e Hamilton, não descartando o Vettel. Se não chover minha aposta é o Vettel, mas com essa nova informação em relação ao desgaste de pneus, não descarto o Massa.

    Talvez seja por isso q o Alonso vem afirmando q a Red Bull é favorita para classificação e a sua F10 favorita para a corrida.

    E todos prometendo carros mais velozes para Barcelona. É esperar pra ver. Só uma dúvida, na Mercedes o Schumacher corre com o novo chassis e o Nico com o atual ? A mesma pergunta para a Ferrari, Massa vai de novo chassis e Alonso com o atual?

    Publicado por Alex-Ctba | 04/05/2010, 1:08 pm
  3. Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

    A previsão de chuva mudou agora parece que não chove..mas mais perto é que se poderá ter a certeza se possível for uma coisa dessas..

    Alonso com chuva ou sem chuva vai baixar o pau neles e ainda mais quando Montmeló é uma comedora de pneu…

    Publicado por SennaCeccotto | 04/05/2010, 1:12 pm
  4. Eu acho q o Massa vai querer mostrar trabalho pelas criticas q vem tomando por ter sido muito passivo esse ano, enta ele vai vir mordido, principalmente pela vantagem psicologica q conseguiria se vencesse o Alonso em seu quintal onde e idolatrado.

    Publicado por jaspion | 04/05/2010, 1:27 pm
  5. A Red Bull tem mais uma fragilidade, tática de corrida, se algo acontecer eles se perdem, se tudo ocorrer 100% na normalidade eles ganham mesmo com um grau de desgaste de pneus mais elevado do que os outros grandes.

    E já se tem notícia que a FIA autorizou o update nos motores Ferraris mas que isso custaria alguns cavalos de potência em suas usinas. Será perdido alguns décimos preciosos nessa atualização.

    A contra-gosto (meu) acho que da Red Bull e McLaren em barcelona……

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/05/2010, 1:35 pm
    • Tb li em vários portais essa notícia da perda de potência dos motores Ferrari, após a revisão das válvulas pneumáticas. A Dúvida…será q isso é verídico? Não seria uma notícia plantada para amenizar os adversários, pela permissão dada à Ferrari para mexer nos seus motores? Permissão dada pela FIA com o consentimento das equipes, diga-se de passagem.

      Publicado por Alex-Ctba | 04/05/2010, 1:54 pm
    • Não, não chove em Barcelona…
      E mais, agora analisando esse fator importantíssimo que você postou Becken, desisti de apostar no Rosberg. Vou com a minha sinceridade e desejo, por Alonso. Penso que, se a Ferrari tratou bem as pneus, o espanhol irá bem melhor que Massa, já que Felipe sofre com o aquecimento dos mesmos (lembram?). Ok, sabemos que a Ferrari mudou seus chassis para adequar um pouco essas condições de pista ao F10, mas não tenho tanta certeza que surgirá efeito imediato. (para isso, temos sexta-feira).
      Se for no seco, o que eu acredito muito, é Ferrari e Mercedes (com Rosberg) na cabeça. A McLaren vai estar em problemas, ah vai, Hamilton não consegue economizar pneus. Button sim, mas vencer de novo, duvido.
      Resumindo, vai um pódio com Ferrari, Mercedes e Renault (Kubica).
      Red Bull, Vettel e a mesma coisa de sempre, faz uma pole sensacional mas na corrida não vai bem (isso aconteceu realmente na China, provavelmente pela Chuva), e já tá mais do que contada que se Vettel não tivesse quebrado, e se lá e cá. O ponto do jogo, para mim, é que a Red Bull não vai ter toda aquela vantagem, pela pista ser fácil, se encaixar nas qualidades do RB6, e bom, o favoritismo. Na pole, aposto no Vettel ou Webber, mas para a corrida…

      abraço, Tomás.

      Publicado por tomasf1 | 04/05/2010, 1:56 pm
    • Pode ser sim uma noticia planta, não tinha pensado nisso.

      faz sentido.

      tomara seja verdade

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/05/2010, 5:47 pm
  6. Eu ainda acho que dá o Massa.

    A Ferrari andou muito bem em Barcelona na Pré. O Alonso é um fortíssimo candidato. Mas o Felipe tá mordido. Tô com a pulga atrás da orelha que dá o Massa.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 04/05/2010, 1:42 pm
  7. pô, de novo essa joça do Akismet me trancando…

    Publicado por tomasf1 | 04/05/2010, 1:51 pm
  8. Nos testes de inverno, o Hamashima falou que a melhor tratadora de pneus era a Sauber…grande vantagem nas primeiras provas!

    Para mim, pneus irão influenciar pouco – a diferença entre as grandes é muito pequena neste quesito (segundo o próprio Hamashima).

    E outra, como foi feita essa avaliação no GP da China, completamente atípico???

    Publicado por Will | 04/05/2010, 1:58 pm
  9. com avatar!!!

    Publicado por Will | 04/05/2010, 1:58 pm
  10. Vamos ver se o Massa vai “engrossar o caldo” pra cima do nada sei,
    tomara que sim!

    Publicado por Lucas Túlio | 04/05/2010, 2:51 pm
  11. Acho que vai dar Massa!Ele tá mordido com as críticas

    Publicado por Galba Cunha | 04/05/2010, 2:54 pm
  12. Ahhh…
    voltamos a falar de corridas…

    Felipinho na área.

    Já que é pra palpitar:

    1 – Vettel
    2 – Massa
    3 – Alonso

    Quale Akismet? vai encarar?

    Publicado por Felipinho | 04/05/2010, 3:19 pm
  13. Ferrari confirma mudança de motores após aprovação de FIA e adversárias

    Agora a Tifosaiada pode respirar mais aliviada. A Ferrari confirmou hoje no seu “preview” para o GP da Espanha que a FIA, juntamente com as outras equipes, lhe deu permissão para modificar a arquitetura dos motores e assim resolver de vez os problemas de confiabilidade que deixaram a equipe em alerta vermelho nestas primeiras quatro provas do ano.

    Os motores deste final de semana já contam com estas modificações.

    Publicado por Becken Lima | 04/05/2010, 4:13 pm
    • Parece que com menos potência, É verdade?

      Publicado por Alexandre Gomes | 04/05/2010, 9:06 pm
  14. Tomando como base os testes da pré-temporada, Alonso e Massa andaram sempre muito próximos. Acho que a disputa entre ambos será equilibrada. E será em busca da vitória.

    Quem os ameaça com certeza é Vettel e Hamilton, mas não dá pra ficar apostando muito porque vejamos:

    Entre os 10 melhores carros/pilotos do grid temos (não necessariamente nesa ordem):

    VET>WEB>ALO>MAS>HAM>BUT>KUB>PET>ROS>SCH.

    Então minha gente, esse povo tá ralado, pois assim como vc pode pegar uma primeira fila, com um pequeno acrescimo de tempo pode cair lá pra quinta! E isso deve acontecer na Espanha mais do que nunca.

    Publicado por Iomau | 04/05/2010, 4:13 pm
    • …ou seja, errou na flying lap, fudeu, sendo q com pista seca, ultrapassar em Barcelona é um drama, a não ser para McLaren e seu ‘Conducto F’ ( já entrando no clima Espanhol )

      Publicado por Alex-Ctba | 04/05/2010, 4:36 pm
  15. Então vamos para a quinta prova e novamente teremos a oportunidade de ver se algum piloto vai vencer seu GP caseiro. Webber até agora foi o único q teve a chance, e tinha carro para isso, mas falhou.

    Pedro de la Rosa, Alguersuari e Alonso, são os próximos a tentar. EU ACHO, q dos três, Alonso é o q tem mais chance rsrs

    Publicado por Alex-Ctba | 04/05/2010, 4:44 pm
  16. Bacana esse anúncio espanhol com o Alonso domando um cavalo…

    Publicado por Becken Lima | 04/05/2010, 5:02 pm
    • dizem as más linguas que o nome do cavalo é Philiphe Brazilis

      Publicado por Felipinho | 04/05/2010, 5:26 pm
    • HUUAHUAHAUHAUAHUA essa é boa!

      Publicado por Luiz Felipe | 04/05/2010, 7:02 pm
    • Se ouvi bem as duas vozes que se sobrepõem ao video, provavelmente apresentadores de algum programa espanhol (?), ao fim começam a fazer uma brincadeira um fala de hamilton e o outro que vinha falando algo como “cavalo, Ferrari, cavalo, Ferrari” interrompe-se e diz “em Massa, em Massa” e começam a rir muito… Alguém conseguiu decifrar de qual canal é aquele logotipo ao alto e à direita?

      Para quem quiser ver a publicidade da Viceroy sem os engraçadinhos espanhóis eis o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=ei_FsvUzpAE

      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 05/05/2010, 8:06 am
    • Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

      Essa cena é decalcada do filme Alexandre O Grande, só que em vez de ser nalgum picadeiro de Pella é num Pallazzo da Lombardia, a película além de ser historicamente incorrecta também tinha cenas que terão feito as delícias dos apreciadores de BrakeMountain,ou coisa que o valha, OXALÁ a coisa não seja contagiosa para nenhum dos intervenientes…

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 05/05/2010, 8:33 am
    • Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

      Essa cena é decalcada do filme Alexandre O Grande, só que em vez de ser nalgum picadeiro de Pella é num Pallazzo da Lombardia, a película além de ser historicamente incorrecta também tinha cenas que terão feito as delícias dos apreciadores de BrakeMountain,ou coisa que o valha, OXALÁ a coisa não seja contagiosa para nenhum dos intervenientes… O Cavalo é zaino e tudo como o futuro Bucephallus..

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 05/05/2010, 8:35 am
  17. Becken, ainda em relação ao assunto dos motores da Ferrari, vc não acha q foi mais uma falta de planejamento e comando da equipe, ao não prever q os pit stops mais curtos em 2010, acarretariam o problema das válvulas pneumáticas, já q o tempo para injetar ar comprimido nos motores não se mostraram suficientes como eram até 2009, geralmente com dois pits e estes mais longos?

    Publicado por Alex-Ctba | 04/05/2010, 5:26 pm
    • tem coisa da suspensão inteligente na demora do tempo de parada nos boxes da Ferrari, incrível como todos esqueceram disso hein..

      Publicado por tomasf1 | 04/05/2010, 6:11 pm
    • What, supensao inteligente ???

      Tomas leia o meu blog porfavor soh te digo uma coisa….BAZINNNNGAAA !!!

      Publicado por Fernando | 04/05/2010, 6:17 pm
    • “Tomas leia o meu blog porfavor”

      …que coisa idiota hein Fernando? haja paciencia…

      Publicado por tomasf1 | 04/05/2010, 10:44 pm
    • Desenvolva mais sobre o assunto…

      Publicado por Iomau | 04/05/2010, 8:42 pm
    • bom, eu nem vou colocar o link do meu post senão já vai ter um aí reclamando.
      Bom caro Iomau:

      […] E uma delas, foi tirado o assunto de que a Ferrari é o time que mais sofre com a suspensão. Isso, a Ferrari. Como podemos perceber na hora de que Felipe e Fernando vão trocar seus pneus, os tempos obtidos não são os mais rápidos. É “simples”. A Scuderia montou um sistema mecânico que, na hora do Pit Stop, ele “abaixa” o carro: algo como a suspensão ativa da Red Bull, só que na corrida em si.
      Se isso for verdade, não sabemos, mas muito provavelmente ainda teremos muito a falar sobre esse sistema. Isso eu não duvido.

      logo, algum problema com as valvulas pneumáticas pode ter ocorrido.

      Publicado por tomasf1 | 04/05/2010, 10:48 pm
    • bom iomau (ou lomau), a explicação que te forneci ficou presa no akismet, assim q o becken liberar vc vê ;)

      Publicado por tomasf1 | 04/05/2010, 10:49 pm
  18. Se os pneus realmente tiverem toda essa influência no GP de Barcelona, meu palpite é que Button vence.

    Publicado por Mauro | 04/05/2010, 5:37 pm
  19. Concordo com o Mauro. O Button tem sido o mais inteligente administrador de pneus até o momento, tanto na estratégia de utilização, como na parcimonia no uso deles. Consegue manter boas velocidades durante a corrida e se manter a distâncias seguras dos mais “atrevidos”.

    Todos nós concordamos, durante a pré temporada, que os pilotos que melhor administrassem seus pneus teriam grandes chances no campeonato. É isso que está acontecendo com o atual campeão mundial. Já venceu duas.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 04/05/2010, 7:38 pm
  20. Eu acho que dá McLaren, principalmente se forem bem na qualify.

    Publicado por Alexandre Gomes | 04/05/2010, 9:01 pm
  21. Sinceramente até agora essa questão de desgaste de pneus não é tão impostante como muitos falam. É muito melhor um carro com um grip bom e gastador de borracha, do que um que trata melhor os pneus mas que tem dificuldades de gerar temperatura. Até porque até agora o desgaste quando muito é de 3 ou 4 voltas a menos de rendimento, antecipando o Pit volta-se na frente e ultrapassar é algo complicado.

    Publicado por Hugle | 04/05/2010, 9:15 pm
  22. Tem uma também, nas corridas em que o Button venceu, ele poupou pneus porque pode administrar a vantagem quase o tempo todo, não precisou ir para cima. Na austrália, depois da parada dele ele logo ficou em primeiro e passou a administrar. Idem na China. Gostaria de ver numa corrida na qual ele tenha que ir pra cima, se ele ainda o faz poupando os pneus. Em condições iguais para todos os pilotos (ou seja, todos administrando), acredito que a diferença no consumo de pneus tenha tanta influência assim.

    Publicado por Gilmar | 05/05/2010, 12:45 am
    • o melhor comentário que eu li ate agora boa gilmar o button não nem de longe tudo isso que estão falando sobre ele pra mim ele so ganhou as duas corridas porque o tempo estava louco chovia e parava foram corridas malucas quero numa prova normal

      Publicado por max | 05/05/2010, 8:41 am
  23. Se a Red Bull evoluir em 0,3s, o mundial ficará mais sonolento do que eu já venho prevendo!

    #tragédia

    Publicado por Ylan Marcel | 05/05/2010, 7:52 am
  24. O FP1 e FP2 do GP de Barcelona vai ser amanhã, quinta-feira ?

    Publicado por Alex-Ctba | 05/05/2010, 10:26 am
    • Pois é Alex, vi no blog do Seixas que é quinta, mas que eu saiba somente em monaco os treinos livres são na quinta o resto todos na sexta….

      sei lá, se alguem souber…avise

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 05/05/2010, 10:59 am
    • É na sexta-feira, está lá no F1.com.

      Publicado por Becken Lima | 05/05/2010, 11:54 am
  25. Acredito nas atualizações da Ferrari e na pilotagem do Felipe Massa que gosta das 3 proximas pistas.
    Com sol ou chuva aposto no Felipe no podium nas 3 proximas corridas-aliás melhor dizendo no podium e na frente do Asturiano.
    Ao final do GP da Turquia,Massa será o lider do campeonato novamente e dessa vez muito a frente do comedor de paella.Foi assim com o Kimi(que é melhor que o Alonso)e será assim com o Alonso(que é pior que o Kimi).

    Publicado por Daniel Lima | 05/05/2010, 11:17 am
    • Não existe Vettel nem Button nem Hamilton nem Rosberg nem Kubica nem Webber no campeonato? somento Alonso e Massa?

      Você é o tipo do cara que torna as discussões chatas!

      Fazer o que……Paciência…

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 05/05/2010, 11:42 am
    • Leia os outros posts!!
      Varios outros comentaristas só falaram da dupla da Ferrari ou só do Button,ou só da Red Bull ou só do Alonso-então amigo não a coerência nenhuma no que você diz!!
      O que houve,acordou com o pé esquerdo?
      Lamentavél!!

      Fazer o que……Paciência…

      Publicado por Daniel Lima | 05/05/2010, 12:45 pm
    • hahahahahaha

      Publicado por tomasf1 | 05/05/2010, 12:52 pm
    • Ainda bem, acordei com o esquerdo, e direito também.

      Não falo isso somente pelo seu comentário de hoje, falo pelos mesmos comentários de TODOS os dias.

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 05/05/2010, 1:21 pm
    • Continua sem coerência.Pra encerrar a discurssão-pule os meus comentarios e leia os outros.
      Valeu!!

      Publicado por Daniel Lima | 05/05/2010, 2:19 pm
    • So I can´t sleep at night, since you been gone…

      rsrsrs

      Publicado por tomasf1 | 05/05/2010, 2:31 pm
  26. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    esse Daniel Lima vive em q mundo ????????????????????

    o cara é doido….

    Publicado por Dennis | 05/05/2010, 6:35 pm
  27. toda familia tem uma ovelha negra. Não tem como mudar isso.
    teorias da conspiração etc.

    Publicado por wilson | 05/05/2010, 8:42 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: