//
você está lendo...
ARTIGOS

Mad Men e a publicidade tabagista

Prédios em Mônaco duas semanas antes da corrida no principado

Eu vi que tem gente por aqui no blog que adora a divertidíssima série “The Big Bang Theory”. Eu também gosto, mas se você deseja uma série que possa oferecer algum substrato para discutir um tema atual da nossa F1, essa série é a espetacular Mad Men.

Muito longe do humor dos deslocados “nerds” de ” The Big Bang Theory,” a dramática Mad Men é contextualizada na revolucionária década de 60 e concentra-se na vida profissional e pessoal de Donald Draper, diretor criação da agência de publicidade baseada em Manhattan, a Sterling Cooper.

O interessante em ver o mundo através de uma agência de publicidade naqueles anos da publicidade primitiva, é entender como os publicitários deram conceito e forma a um dos grandes motores da sociedade moderna, o consumo. É interessante ver, por exemplo, como a publicidade foi capaz de criar subterfúgios conceituais para vender mais e mais cigarros, mesmo diante dos indícios científicos claros de que o tabagismo causava câncer.

Essa temática está exatamente no primeiro capítulo da série. Draper, junto com seu antipático assistente de criação Pete Campbell, têm em mãos uma pesquisa que delineia o futuro da publicidade tabagista e que invoca uma pulsação humana subconsciente pela morte, o que ditava que os consumidores de cigarros fumariam mesmo conscientes de que o fumo lhes levariam à morte.

É, basicamente, a “proto” ideia por trás da publicidade de cigarros cheia de aventura, adrenalina e risco presente nos cigarros Hollywood, ou do “Cowboy Cool” da Marlboro: “se você é adulto, por que não toma rédeas de seu destino e fez as escolhas que lhe trazem prazer e felicidade?”

Aí, claro, entra o esporte de risco, radical, destrutivo e nocivo ao meio ambiente, extravagante e caro que é a Formula 1, que durante muitos anos, e ainda hoje, vale-se do dinheiro da indústria tabagista.

Mad Men é uma grande série e as duas primeiras temporadas já estão à disposição em qualquer boa locadora aí perto de sua casa. Se você ainda não viu, aproveite qualquer final de semana sem corrida que é boa diversão.

Discussão

5 comentários sobre “Mad Men e a publicidade tabagista

  1. Publicidade é um tema que me encanta.

    Adoro ver uma campana bem feita, criativa.
    Me ligo muito em marcas, logos, tipos. Publicidade é muito legal.

    Concordo com vc, que boa parte do nosso “estilo de vida” do século 21, foi moldado por esses caras lá na década de 60 ou 70. Mas não acho que os arroubos de consumo irresponsável a partir daí, tenha sido responsabilidade apenas deles.

    A publicidade é um “retrato em movimento” da sociedade do período.
    Eu acho que a publicidade é mais um retrato da sociedade, do que o contrário.
    É claro que rolava, e deve rolar ainda umas “armas sujas” que estes caras usavam(usam). Msg subliminares, estímulos inconscientes, enfim. Mas a publicidade mostra a realidade que a pessoa “quer” ver. É isso que estimula e impulsiona as vendas.

    Muito legal esse tema. Vou parar por aqui, pra não falar demais, e a turma também participar do papo.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 06/05/2010, 9:20 am
  2. Legal Becken.,…

    anotada a dica…

    obrigado!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 06/05/2010, 9:39 am
  3. Muito bom The Big Bang Theory, uma boa valvula de escape para os dias atuais tão duros…

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 06/05/2010, 7:24 pm
  4. Adoro MadMan. Uma das melhores séries atuais.

    Publicado por Beatle Ed | 06/05/2010, 10:12 pm
  5. Vou começar a assistir Mad Men. Aconselho ao pessoal dar uma olhada também em Breaking Bad, uma ótima série do mesmo canal do Mad Men (AMC).

    Publicado por Rainor | 31/05/2010, 1:59 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: