//
você está lendo...
ARTIGOS

Michelin muito próxima de voltar a F1 em 2011

O Primeiro GP em solo europeu em 2010 está causando um enorme frisson na mídia especializada. Há muita notícia bacana, como a inovadora entrada de ar no “santatonio” da Mercedes, ou a decisão da Ferrari em abrir mão dos códigos de barra, deixando agora apenas o “outline” da logomarca da Marlboro.

Quer dizer, há muito ar quente circulando pelo paddock nessa quinta-feira de pré-corrida, mas uma das potenciais notícias mais importantes desse final de semana — além da corrida em si — será o resultado de uma reunião de bastidores entre FOTA e FIA para, finalmente, decidir que marca de pneus será a fornecedora oficial da F1 em 2011.

A conversa nas esquinas do paddock de Montmeló hoje é que a francesa Michelin está muito, mas muito próxima de acertar seu retorno à F1 — e com uma proposta muita mais amigável que a anterior, absolutamente impositiva.

O recuo da Michelin é produto da entrada da disputa de duas duríssimas concorrentes: a italiana Pirelli e a britânica Avon, dispostas a acatar os termos da FIAd e forma mais propositiva e parceira.

Depois de ameaçada pelas duas companhias, a proposta da Michelin agora consiste em:

  • — Um contrato até 2013;
  • — Cada equipe pagaria 3 milhões de Euros aos franceses;
  • — O contrato daria à Michelin o direito de decalcar sua marca nos macacões de todos os pilotos, nos bicos e asas de todos os carros e também circuitos;
  • — O diâmetro dos aros dos pneus continuará o mesmo dos últimos anos, 13 polegadas;
  • — E a mais importante, durante cada final de semana as equipes teriam total liberdade para escolher entre três tipos de compostos de pneus: duros, médios e macios.

Este último item é importantíssimo, já que teoricamente daria a cada equipe a liberdade estratégica para escolher que composto se adequa melhor as características de seu carro e nos livraria da absolutamente sem sentida regra que obriga cada equipe a utilizar dois compostos de pneus por corrida.

Teorciamente, a fatídica decisão sobre quem calçaria a F1 em 2011 seria tomada neste final de semana em Barcelona. Talvez o anúncio não seja dado nestes próximos dias, mas ainda assim é bom ficar de olho na Autosport.

Discussão

8 comentários sobre “Michelin muito próxima de voltar a F1 em 2011

  1. ”O diâmetro dos aros dos pneus continuariam o mesmo”- são os mesmos que eles proporam ou são os mesmos que estão agora?

    Publicado por Leonardo | 06/05/2010, 6:33 pm
  2. Bom, essa disposição da escolha de 3 compostos pode arrefecer e muito a estratégia das equipes, dando possibilidade até dos times do meio e pequenos ousar nas provas! Quem sabe!!!!!

    Publicado por Teo | 06/05/2010, 6:34 pm
  3. pra mim a melhor condicao de todas é:
    — E a mais importante, durante cada final de semana as equipes teriam total liberdade para escolher entre três tipos de compostos de pneus: duros, médios e macios.

    Publicado por Joao | 06/05/2010, 6:53 pm
    • Tá aí Joao

      A genialidade é sempre simples, cada um escolhe a forma mais rápida de acabar a corrida…três paragens com macio duas com médios ou só uma com duro ou as mil variações que isso pode trazer…

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 06/05/2010, 7:06 pm
  4. Tá aqui explicação em artigo que suporta a foto que linkei no outro dia..Ninguém viu nem comentou ah estavam falando de futebol mas só sendo hooligan não “discutindo” para aprender mais..

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 06/05/2010, 6:58 pm
  5. Becken

    Obrigado pela referência explícita..

    Tá aqui explicação em artigo que suporta a foto que linkei no outro dia..Tudo para saber mais..

    O italiano não é técnico nem nada percebe-se bem mas no que puder ajudar até quando puder..força pra perguntar..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 06/05/2010, 7:46 pm
  6. – Se as propostas forem essas mesmas estão otimas, odeio a regra de ter que se usar 2 tipos de pneu obrigatoriamente.

    Abraçoos.

    Publicado por Felipe F. | 06/05/2010, 11:50 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: