//
você está lendo...
ARTIGOS

Asa Duto da Ferrari (vídeo)

Não tínhamos visto ainda com clareza as “entranhas” do sistema que compõe a famigerada Asa Duto anti arrasto da McLaren, mas a da Ferrari pareceu bem à mostra hoje em Barcelona.

O Canal espanhol “La Sexta” chegou bem pertinho e mostrou, pelo movimento feito por Alonso na reta, que o acionamento é feito pela mão do piloto. O acionamento também explicou a misteriosa luva preta de Felipe Massa durante a classificação, que com algum material emborrachado nas costas da palma da mão, teoricamente ajudaria a vedar o duto.

Abaixo, o vídeo com mais detalhes:

Discussão

22 comentários sobre “Asa Duto da Ferrari (vídeo)

  1. fenomenal o.0

    como o comentarista falou, um verdadeiro malabarismo auihauih
    vamos ver se apenas isso compensa os upgrades das otras equipes

    Publicado por Stephan | 07/05/2010, 10:53 pm
  2. Bem observado pelos espanhóis.
    As palavras de Newey sobre segurança começam a ganhar força.

    Publicado por KBK | 07/05/2010, 11:42 pm
  3. Que maluquice!

    Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 12:02 am
  4. Becken,

    Mudando um pouco de assunto, a entrada de ar nova da Mercedes lembra muito a usada pela Ferrari no modelo 640 em 1989, até ser substituída por uma convencional após umas duas ou três corridas.

    Vale a curiosidade.

    http://www.retromobiliart.com/maranello-literature/popup_image.php?pID=2043&osCsid=69225794da86d9ef606b5ac04cc83027

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 08/05/2010, 12:09 am
  5. Pra mim a FIA deveria proibir que qualquer sistema de asa duto obrigue o piloto a tirar uma das mãos do volante, esse troço parece perigoso.

    Publicado por Mauro | 08/05/2010, 1:08 am
    • Será que realmente é perigoso assim? Alguns anos atrás os pilotos tiravam uma das mãos do volante para trocar de marcha quando tínhamos aquele câmbio jurássico.

      Eles fazem isso agora apenas nas retas e com o cotovelo.

      Por mim, ok!

      Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 1:12 am
    • Mas Becken, trocar marchas tirando uma das mãos eu também não vejo motivos para stress, eu até gostaria de ver essa geração tendo que trocar marchas “na marra” como se fazia na época dos meus pilotos favoritos.
      No vídeo pra mim ficou claro que não é usado o cotovelo para acionar o sistema, e sim a mão, visto que há uma proteção de algum material parecido com neoprene na luva esquerda do Alonso.
      Mas isso que eles estão fazendo imagino ser muito mais perigoso(só posso imaginar pois não sou mecânico, engenheiro ou especialista em aerodinâmica) pois muda todo o downforce do carro, e o sistema justamente é acionado quando o carro vai estar muito veloz ou ganahndo velocidade, ou seja, velocidade muito alta, pouca pressão aerodinâmica e uma mão tapando um buraco do carro, na minha opinião, não está certo.

      Publicado por Mauro | 08/05/2010, 1:38 am
    • Boas observações, Mauro. O problema aí talvez seja o sistema da Ferrari, ainda um pouco cru. O da McLaren, mais bem desenvolvido e em que os pilotos utilizam a perna para “estalar” ou acionar o sistema, talvez tenha sido pensado exatamente para ser tão seguro quanto eficiente.

      Em nome da segurança, a Ferrari talvez precise refinar o seu sistema.

      Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 2:30 am
    • Ah, final de semana com f1, já tava com saudade!

      Acompanhando o treino, panca do Petrov e Koba por causa de uma pocinha na zebra.

      Sobre o F-duto da Ferrari, meio estranho a altura escolhida, acredito por ser uma adaptação, não poderia ter sido colocada noutra posição provavelmente por causa do assoalho e solução de passagens de ar no F10.

      A questão da segurança é de se pensar, mas nem acho tão grave, pois o duto só será usado na boa.

      Publicado por Alexandre Gomes | 08/05/2010, 6:40 am
    • Na verdade Koba só rodou e foi a brita!

      Publicado por Alexandre Gomes | 08/05/2010, 6:45 am
    • Concordo contigo Becken, o sistema de acionamento da McLaren me parece melhor resolvido na questão da segurança, genial a idéia deles!!

      Publicado por Mauro | 08/05/2010, 4:08 pm
  6. Esse papo de que o F-Ducto traz insegurança aos pilotos é pura balela, recalque de chefe de equipe que não teve a idéia e quer jogar areia na inovação dos outros. Como bem foi lembrado, há poucos naos atrás os pilotos corriam em carros muito menos seguros e ainda tinham que tirar uma da smãos do volante para mudar a marcha. E faziam isso em reta e em curva.

    Publicado por djow | 08/05/2010, 3:31 am
  7. Me pareceu um sistema meio “afro-luso-brasileiro”. Precisa ser mais desenvolvido.

    Os pilotos ferraristas ficam com uma mão meio boba no volante – a esquerda- para tapar o buraco e com a direita tem que fazer malabarismos para apertar dispositivos que ficam à esquerda. Meio que assobiar, chupar cana e tocar bumbo de uma só vez.

    O da McLarem (o original) – com o joelho – me parece mais bem resolvido.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 08/05/2010, 5:45 am
    • Celso Meu irmão essa do afro-luso-brasileiro foi na mouche…

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 8:00 am
  8. Pole: Vettel
    Segundo: Alonso
    Terceiro: Hamilton

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 08/05/2010, 8:44 am
  9. Alguém pode passar informação do Speedtrap???

    quais os mais rápidos…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 08/05/2010, 8:45 am
  10. Felipe tá dormindo gente?????

    Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 9:19 am
  11. Alonso e Massa os mais rápidos: 311 km os dois.

    Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 9:25 am
  12. Não gostei da solução da Ferrari utilizando a mão esquerda do Piloto. Becken, concordo que há poucos anos o piloto utilizava a mão na troca de marchas, mas naquela época praticamente não haviam botões no volante e alavancas de regulagem de freio.
    Na imagem do vídeo fica claro que por alguns milisegundos o volante do Alonso fica “sem piloto” enquanto ele tapa o “F-duto” com a mão esquerda e ajusta o equilíbrio do freio com a mão direita. Em uma Fórmula 1 onde fala-se tanto em segurança e até os espelhinhos retrovisores tiveram que ser alterados em prol da segurança, isso não devia ser permitido. Se o câmbio evoluiu para sua troca na direção, um F-duto que ocupa a mão de um piloto pra mim é voltar no tempo, e isso vai contra os conceitos da Formula 1

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 08/05/2010, 10:47 am
  13. Me desculpem a ignorância técnica, mas uma alavanca (do tipo válvula esfera) para abrir e fechar a passagem de ar no duto vai contra as regras?

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 08/05/2010, 10:49 am
    • Meu Caro Paulo Patullo Neto

      tudo o que for mecânico..forbbidden..

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 11:18 am
  14. só para ver se eu entendi, tira a mão para regular o freio pode? pratica comum em quase todas equipes do grid e normalmente se mexe na reta antes de uma curva, agora colocar a mão para o lado não é seguro.

    realmente pode não ser seguro mas se forem proibir isso vai ter que ter outras mudanças colocando alguma coisa no regulamento que os pilotos tenham que ficar 100% do tempo com as duas mãos no volante

    Publicado por Julio | 08/05/2010, 6:17 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: