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ARTIGOS

Asa Duto pode ser proibida em 2011

Eu não sei se vocês estão atentos a uma discussão interessante no posto que contém um vídeo com os pilotos da Ferrari operando o seu o F-duto, ou Asa Duto, sei lá, mas o fato é que a conversa pelo paddock é que o sistema pode banido em 2011 pela falta de segurança.

Mais informações vão emergir ao longo do final de semana ou próximos dias, mas é bem provável que o motivo seja pela insegurança do sistema — tanto em termos de operação quanto do efeito da asa em curva.

Se houver, por exemplo, alguma confusão do piloto na hora de por o sistema em funcionamento, e ele o fizer em uma curva de alta velocidade, o carro provavelmente perderá “downforce” e controle no meio da curva.

Neste ponto o sistema da Ferrari parece ser mais “cru” que o da McLaren, mais bem desenvolvido e em que os pilotos utilizam a perna para “estalar” ou acionar a asa. É tão seguro quanto eficiente.

Em nome da segurança, a Ferrari talvez precise refinar o seu sistema, ao menos até o final do ano.

Adrian Newey já havia alertado sobre a segurança do sistema, mas todo o malabarismo feito por Alonso em um dos treinos livres foi o suficiente para que uma das idéias mais simples e brilhantes da F1 tenha seu banimento posto em pauta.

Discussão

8 comentários sobre “Asa Duto pode ser proibida em 2011

  1. Melhor tornar a parafernália eletrônica…

    Publicado por Will | 09/05/2010, 10:03 am
  2. Ah, deixa ver se eu entendi: se o banimento de uma das idéias mais simples e brilhantes da F1 for posto em pauta é por culpa é da Ferrari?

    Publicado por Jayme | 09/05/2010, 11:20 am
  3. Está na hora de banir estes truques e artimanhas, que de certa forma é uma violação indireta do regulamento técnico. É algo, com o difusor duplo, que só causa confusão e aumenta os custos da categoria, pois no final , todos copiarão a idéia. Regras claras e simples já!
    Tomemos o exemplo da Red Bull em 2009, que sem as artimanhas do do difusor duplo, conseguiu um excelente projeto.
    Não ao F-Duct da Mclaren e muito mais ainda ao da Ferrari, que é uma excelente fonte de acidente….

    Publicado por Francisco Bandeira | 09/05/2010, 4:00 pm
    • “Truques e artimanhas” é o que geralmente se chama “inovação” na F1. ;)

      Eu acho, por exemplo, que a Red Bull tem alguma “artimanha” na altura do carro, no limite da legalidade, mas ninguém ainda foi capaz de descobrir exatamenet qual é…

      Publicado por Becken Lima | 10/05/2010, 12:37 am
  4. é mesmo um perigo andar apenas com uma mão no volante.

    Publicado por Alexandre Gomes | 09/05/2010, 11:17 pm
  5. – É so por um botão no volante pra acionar e desligar o sistema.

    Publicado por Felipe F. | 10/05/2010, 12:12 am
  6. Becken,

    Outra inovação que me chamou a atenção neste fim de semana, foi a nova entrada de ar usada pela Mercedes.

    Do ponto de vista de segurança, não existe alguma regra que estabelece medidas para o Sto Antonio do carro?

    Não sei, tenho impressão que aquele “filete” não agüentaria o peso de uma rolagem do carro, podendo causar uma lesão mais grave no piloto….

    Publicado por Rafael Mello | 10/05/2010, 8:28 am
  7. E se o piloto freiar muito forte e travar os freios durante uma curva de alta?
    Não tem risco? ENTÃO VAMOS BANIR OS FREIOS?

    Me desculpe quem concorda, mas este argumento é bem estupido…

    Publicado por Thiago | 10/05/2010, 5:51 pm

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