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Sem surpresas, Webber garante pole para Red Bull na Espanha

IMAGEM: Red Bull/ Divulgação

Foi um massacre. Ao menos em ritmo de classificação, a Red Bull “destruiu” a concorrência impondo as melhores marcas ao longo das três fases da classificação para o GP da Espanha de amanhã, ofuscando uma potencial surpresa do agora “azarão” Alonso em seu GP doméstico.

A esperança para as adversárias era que o hiato entre o GP da abertura no Bahrein e esse final de semana fosse o suficiente para descontar, em desenvolvimento, a larga vantagem da equipe austríaca, mas o fato é que o RB6 talvez seja tão bem nascido, que a Red Bull teve e ainda tenha, em termos de desenvolvimento, “gordura” para queimar ao longo desse campeonato.

O GP da Espanha é um dos mais importantes do ano. Ali, fatalmente, teremos uma pequena amostra do que pode ocorrer no resto do ano por, justamente, ser o lugar onde as equipes costumeiramente testam; onde tanto pode se exigir dos pneus quanto da aerodinâmica. Por isso os adversários estão chocados com essa dominante classificação da Red Bull hoje.

Deixando a concorrência de lado e concentrando-se no embate interno na própria Red Bull, a pole de Webber talvez surpreenda alguns, mas Mark vem pressionando Sebastian em ritmo de classificação e treinos livres desde o GP da Malásia, onde fez a pole, mas perdeu a prova na largada. Na China, Vettel até utilizou o acerto do australiano que fez o favor de errar no Q3, jogando uma potencial pole no colo de Sebastian.

Sua primeira posição hoje talvez seja o ponto de inflexão e motivação em sua temporada, recheada de altos e baixos até aqui.

Ferrari    vs   McLaren

Após a classificação, Lewis Hamilton talvez tenha sumarizado a atual ordem de poder:

“Eles [a Red Bull] parecem ridiculamente rápidos e com mais “downforce” e eficiência ]aerodinâmica] que todas as outras equipes, e deram um pequeno passo que os pôs um pouco mais à frente na liderança. É bom estamos como a melhor entre o resto. Temos uma boa fundação para trabalhar e este carro tem muito potencial.”

— Lewis Hamilton

Alonso colocou o F10 onde ele não merecia estar hoje, mas o fato é que, depois dessa classificação e mesmo com a Asa Duto, a impressão é que Ferrari perdeu terreno para a McLaren.

‘Brigas de famílias’

Button perdeu para Lewis, Vettel para Webber, Massa para Alonso; Sem surpresas até aí. Mas todo mundo estava mesmo de olho em Schumacher e Rosberg. Para o bem do campeonato o alemão mais velho, finalmente, reagiu, provando que, com o W01 mais a seu gosto, há mais por vir nas próximas provas. O Alemão dominou Nico no Q2 e Q3, e com uma diferença até confortável de 1 décimo.

Alonso impôs 6 décimos sobre Massa — 6 DÉCIMOS —, uma avenida sobre o brasileiro novamente, afastando a percepção geral de que Felipe andaria melhor que o bicampeão na Espanha, circuito onde sempre foi muito bem.

Massa até estreou um chassi novo, que teoricamente resolveria o seu problema para extrair performance dos pneus Bridgestone, mais ainda assim sua performance ficou muito aquém da de Alonso.

Já Lewis e Jenson tiveram desempenhos muito próximos, mas Lewis confirmou uma tendência de todo o final de semana, levando o seu décimo de vantagem até a classificação. Será fascinante ver como os dois brigarão caso caia algum pingo d’água em Barcelona amanhã por que, ao que parece, esta será também a única esperança de bater as poderosas Red Bulls durante a prova.

_______________________________________________________________________

Classificação

Pos. # Piloto Equipe Q1 Q2 Q3
1 6 Mark Webber Red Bull-Renault 1′21.412 1′20.655 1′19.995
2 5 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1′21.680 1′20.772 1′20.101
3 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1′21.723 1′21.415 1′20.829
4 8 Fernando Alonso Ferrari 1′21.957 1′21.549 1′20.937
5 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 1′21.915 1′21.168 1′20.991
6 3 Michael Schumacher Mercedes 1′22.528 1′21.557 1′21.294
7 11 Robert Kubica Renault 1′22.488 1′21.599 1′21.353
8 4 Nico Rosberg Mercedes 1′22.419 1′21.867 1′21.408
9 7 Felipe Massa Ferrari 1′22.564 1′21.841 1′21.585
10 23 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1′22.577 1′21.725 1′21.984
11 14 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1′22.628 1′21.985
12 22 Pedro de la Rosa Sauber-Ferrari 1′22.211 1′22.026
13 10 Nico Hülkenberg Williams-Cosworth 1′22.857 1′22.131
14 12 Vitaly Petrov Renault 1′22.976 1′22.139
15 16 Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1′22.699 1′22.191
16 17 Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1′22.593 1′22.207
17 15 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 1′23.084 1′22.854
18 9 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1′23.125
19 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 1′24.674
20 19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 1′24.748
21 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 1′25.475
22 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 1′25.556
23 20 Karun Chandhok HRT-Cosworth 1′26.750
24 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 1′27.122

Discussão

103 comentários sobre “Sem surpresas, Webber garante pole para Red Bull na Espanha

  1. Becken, eu tive surpresa sim, na minha opnião, dava Vettel, pois ontem foi o único a baixar o tempo em 1:19…
    Surpresa tbm tive da Ferrari, que papelão, sem contar com o Massa…
    Parabens a Hamilton, Schumy e Kubica…

    Publicado por Jackson | 08/05/2010, 10:10 am
    • Com surpresas SIM Webber bater Vettel é uma grande notícia…

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 7:22 pm
  2. não deu pra pole..
    mas na corrida o Vettel garante… GO VETTEL

    a Ferrari se perdeu com a asa duto, parece não terem equilibrado o ajuste para as curvas, haja visto o speed trap…

    E o Massa… éééé amigo.. se continuar esse desempenho pífio… a batata vai torrar…

    A Mercedez parece ter conseguido colocar o carro mais a gosto do Alemão, mais ainda estão bem atrás das RBR…

    e o Chorumello? reclamou da “porcaria” do carro?

    Publicado por Felipinho | 08/05/2010, 10:33 am
  3. Becken,

    A RedBull escondeu o jogo antes do Q1?

    Veja que a partir do HAM a diferença de tempo entre Q3 e o Q1 é algo em torno de 1s.
    Já as RedBull melhoram em torno de 1,5s!!!
    Acho que eles queriam surpreender…
    Fui supreendido, não com a primeira fila e sim com a brecha entre as RedBull e o segundo pelotão.
    Mas amanhã a história é outra. Aí é corrida. E o HAM e o ALO tão ali na espreita.
    Ah, SCH também foi surpresa, com um brinquedinho feito sob medida, desbancou o companheiro pela primeira vez. Mas sem favorecimento o alemão nunca teria sido tão genial.

    Abraços

    Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 10:40 am
    • No geral, o RB6 é o melhor carro, mas a diferença alargar-se assim pode ser produto também do tal acerto para corrida que as equipes tem que utilizar no Q3.

      Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 10:45 am
    • Tem isso. Mas estou impressionado com este 0,5s a menos que as outras. Vou até olhar a diferença nas últimas poles da RedBull. Será que era tão grande assim?

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 10:59 am
    • é… mas no Q2 a diferença já foi bastante significativa… mesmo sem ajuste pra corrida

      Publicado por Felipinho | 08/05/2010, 11:10 am
    • O que as RedBull fazem durante o Qualifying???
      Há algo aí.
      E sinceramente acho que uma diferença dessa não se ganha na legalidade completa.
      Newey manda bem mas não é mágico.
      Os RedBull possivelmente estão trapaceando de alguma maneira.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 1:01 pm
    • Newey é mágico, lembra do MP4-4? Mágica pura…

      Publicado por Will | 08/05/2010, 1:51 pm
    • Tb acho q exploram alguma brecha no regulamento. Daquelas q, se forem pegos, a FIA, no máximo, manda parar, sem tirar os pontos.
      Aerodinamicamente o carro da STR é praticamente idêntico e ficam quase a 2 segundos de diferença. Por mais q Vettel e Webbo sejam melhores q Buemi e Jaimito, a distância é muito grande, ainda q a aerodinâmica n seja tudo num carro de F1.
      Méritos pros touros vermelhos, se têm sabido fazer isso sem serem pegos.

      Publicado por Leandro Magno | 08/05/2010, 2:07 pm
    • Se há algo, é algo muito bem pensado realmente.
      Will, não acredito em magia… ;)
      Mas não quero tirar os méritos dos projetistas da RedBull.
      Se encontraram uma possibilidade dentro ou no limite do regulamento, então, merecem estar dando esse baile nas classificações.
      Mas tenho certeza que mais dia menos dia o truque virá à tona. Seja algo legal ou não, estou curioso pra saber o que é.
      Logo vamos ouvir falar que há 3 categorias na F1… :)
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 2:52 pm
    • É algo que deu vantagem no 2do e 3ro setores.
      Alguém arrisca uma análise do que poderia dar vantagem nesses setores?
      Qual característica técnica poderia ser?
      Notem que no primeiro setor o tempo das RedBull foi similar ao dos concorrentes.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 2:54 pm
    • A reta no 1º setor beneficia Ferrari e Mclaren por meio de seus kers aerodinâmico(o duto).

      Publicado por Leandro Magno | 08/05/2010, 3:45 pm
    • E tbem a Sauber.

      Publicado por Paulo Patullo Neto | 08/05/2010, 8:06 pm
    • Há quem não goste das discussões que temos feito aqui. Mas parabenizo a grande maioria dos comentaristas, pois estamos trazendo coisas muito interessantes.
      A respeitada Auto Motor und Sport soltou a seguinte matéria hoje: Por que a Red Bull é tão rápida na Espanha?
      A matéria se propõe a contar como a concorrência andou quebrando a cabeça para entender a razão do baile que levaram. Muito interessante.
      A revista capciosamente fale na chamada de ‘truques da RedBull’ e de ‘segredo da RedBull’.
      Acho que nós aqui estamos mais para comentários ao estilo da Auto Motor und Sport do que para o da Autosport…

      A matéria termina dizendo que a concorrência apanhou feio da RedBull mesmo sem esta ter a tal asa-duto. E a previsão é que a RedBull ficará ainda mais forte com isso.

      Quem quiser ver a notícia: http://www.auto-motor-und-sport.de/formel-1/das-red-bull-geheimnis-von-barcelona-1850587.html

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 10:54 pm
  4. 5 poles para Red Bull em 2010.
    Senna levando PAU denovo!
    A lenda vida Schumacher será que acordou? ou foi ao acaso neste gp?
    Massa levando 0,6 do Alonso, qual a explicação dessa vez?
    Kobayote fez uma baita volta do Q2, parabéns!

    Sem chuva Red Bull!
    Com chuva, provavelmente da McLaren
    Minha Ferrari terá muito o que evoluir no próximos GPs

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 08/05/2010, 10:42 am
  5. Não tem explicação nenhuma. O Massa é fraco mesmo, é um piloto circunstancial.
    Tomare que a Ferrari não renove com ele e pelo visto não vai não, pq já tá tomando pau até do Kubica com aquela caranga da Renault.
    Ah que é isso. Ele é não é rápido não e ainda é muito inconstante.
    O Massa pode até largar bem, fazer uma boa corrida e tudo mais, mas nunca vai conseguir nada. Ele é aquele tipo de piloto que não tem estrela (igual ao Rubinho).
    Um abraço a todos.

    Publicado por Diego | 08/05/2010, 10:49 am
    • Uma coisa é certa, tomar 0,6s do companheiro é pôr o seu na reta…
      SCH tava com um ‘gap’ desse para o ROS e foi duramente criticado, mesmo sendo sete vezes WDC.
      Imagina o que vão falar do MAS…

      2011: ALO e KUB na Ferrari?! (Ou VET…)

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 10:56 am
  6. O Alonso vai ser investigado pela direção da provano incidente com o Nico.

    Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 10:54 am
    • Acho que a equipe vai ser multada e só. Pois a falha ali é do responsável pela saída dos boxes…

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 10:57 am
    • Concordo…Alonso não teve NENHUM culpa

      Galvão fala muita mer..a….e sempre contra o vilão

      na trasmissão ele esqueceu de dizer que o querido Ayrton Senna tbm ia para o tudo ou nada contra seus adversários igualzinho Alonso e Schumacher que foi criticado por ele.

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 08/05/2010, 11:03 am
    • Negativo, ele falou na transmissão do polêmico lance do Senna em 90, além do Prost em Suzuka-89 e Schumacher em Adelaide-94. Menos, pessoal…

      Publicado por Andy | 08/05/2010, 11:35 am
    • Bem, já temos o inimigo da vez para o “nosso Massa”. Até que demorou…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 08/05/2010, 11:49 am
    • Quem falou foi o reginaldo

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 08/05/2010, 11:56 am
    • Só multa mesmo. Acho justo!

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 12:58 pm
    • opa, mais pizza saindo do forno!!!

      Publicado por Felipinho | 08/05/2010, 10:59 am
  7. Será que no caso o Alonso conseguiu com aquela ultrapassagem o efeito psicológico que queria em cima do Massa?
    Mas se olharmos na história da F1 para ser campeão, ha de se ter um certo egoísmo para conquistar o campeonato e não pensar no companheiro, tem de se impor e demarcar território, talvez Alonso tenha se imposto no GP da China.
    Temos os exemplos passados SennaxProst…PiquetxMansel….HamiltonxAlonso…

    Publicado por Paulo | 08/05/2010, 10:59 am
  8. Já estão enterrando o Massa. E se ele não tivesse arranjado o jeito de correr que o GB falou?

    É, se fosse a mega-sena nós iriamos dividir o prêmio. RBRs mandam e bem.

    A previsão amanhã? Chove?

    Será que vão punir Alonso pela saída do box? Petrov dançou também, junto com o Grassi e Glock.

    Será que o ritmo de corrida da RBR vai ser mais consolidado na chuva e no seco confiável?

    Amanhã!!

    Publicado por Alexandre Gomes | 08/05/2010, 11:02 am
  9. caro Akismet.. eu já te disse bom dia hoje? não??

    então MORRRAAAAAAAAA!

    Publicado por Felipinho | 08/05/2010, 11:11 am
  10. Hamilton não consegui ajustar o carro no setor 3, perdeu inclusive para Button, poderia ter feito um tempo melhor.

    http://fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/esp-qualifying-sectors.pdf

    Publicado por Alexandre Gomes | 08/05/2010, 11:13 am
    • Aew fera, manda o link para pegar os pdfs do gp da espanha, aki ta falando q so sera liberado depois de terminar

      Publicado por Marcelo | 08/05/2010, 3:41 pm
  11. Alonso sobre a investigação:

    “The angle of vision is not perfect to see anyone coming down the pitlane, so you rely on your mechanic.

    “Then if there is a penalty for this we need to reconsider some of the grands prix we’ve had so far, in terms of penalties in the pitlane. And third, in case of a penalty, since it’s a safety thing in the pitlane it’s normally a fine for the team, so hopefully there isn’t any of these cases.”

    Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 11:24 am
  12. Aiai de novo Massa decepciona…

    Que ganhe qualquer um ai…

    Publicado por Ângelo | 08/05/2010, 11:26 am
    • Alonso é que é craque mas é espanhol…ganhou em time fraco depois foi sacaneado em British Team…

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 11:48 am
  13. Bem Gente se punirem o Nada Sei quando não puniram o Pit-Bull em Shanghai quando se algum mecânico por ali andasse podia o ter matado é perseguição né?

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 11:32 am
  14. A Red-Bull baixou o pau meeesmo..impressionante como equipe privada ganha de Daimler Ferrari e McLaren.. Ayrton é que tinha mesmo razão Adrian Newey é mesmo um GÉNIO

    depois há quem critique por aí (aqui no blog) porque ele (Ayrton) queria sempre se rodear dos melhores…

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 11:38 am
  15. Ferrari multada pela direção de prova em $20.000

    Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 11:39 am
    • E McLaren em Shanghai nada quando o Pit-Bull andou pra aí 800M dentro da linha de Box ai o Charlie que é dos nossos não viu..

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 11:51 am
    • Na verdade a informação que sem tem é que o Charly Whiting, diretor de prova, ficou puto com o Vettel, e não com o Hamilton:

      “…FIA race director Charlie Whiting has told the drivers that he wasn’t happy with Sebastian Vettel’s move towards Lewis Hamilton in the Shanghai pitlane.

      As the pair headed towards the pit exit Vettel veered towards the McLaren driver, who was on the inside, and Hamilton in return jinked towards the RBR in an attempt to hold his ground.

      After the race both drivers received a reprimand from the FIA stewards, but sources say that Whiting made it clear in Friday night’s drivers briefing in Spain that he wasn’t happy with what Vettel had done, and indicated that a repeat would earn a more serious punishment than a reprimand.

      The FIA has no problem with the principle of side-by-side drag race out of the pit lane, if the track layout allows it and the drivers give each other space.

      Meanwhile in the same meeting Whiting confirmed that the FIA is not keen to mess with the qualifying format for Monaco, after drivers expressed fears that the six slower cars and a field of 24 would be lead to problems. The big problem for the quicker cars is that once a driver is on his hot lap, he is not obliged to move over or let another car past…”

      FONTE: http://adamcooperf1.com/2010/05/07/whiting-unhappy-with-vettel-pit-move/

      Isso quer dizer também que a multa no Alonso é resultado de um reposicionamento da direção de prova e com os pilotos conscientes, ninguém tem mais do que reclamar.

      Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 12:04 pm
    • Charly Whiting só pode estar de brincadeira, por aí se vê que nessa temporada Hamilton e Alonso vão poder fazer o que quiser que nunca serão punidos…

      A direção da F1 só está visualizando o espetáculo, às favas com as regras…

      Publicado por ccregazzoni | 08/05/2010, 12:12 pm
    • enquanto tiver esse avatar zero credibilidade…quer que ponha o verdadeiro Regazzoni..

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 1:12 pm
    • Foi a pena mais coerente. Mas é o tipo de coisa que sempre vai acontecer na F1. Mas o mala do GB sempre tem que criar uma teoria conspiratória para justificar o fato de “nossos heróis” não estarem massacrando a concorrência…

      O fato é que a coisa tá ficando ruim pro Massa e se ele não conseguir resolver sua deficiência com o aquecimento dos pneus o mais rápido possível vai ser difícil não ser relegado a segundão na segunda metade do campeonato e, pior, arranjar um cockpit competitivo como alternativa à “grande família rossa” (segunda conversa mole do GB que nunca deu para engolir).

      Publicado por Vitor, o de Recife | 08/05/2010, 11:54 am
  16. Pois foi como eu imaginava, a Red Bull consegue, de alguma forma, ajustar o carro muito bem na classificação. Primeiro, imaginava-se que fosse a tal suspensão ativa, mas como a FIA descartou…. acho que o pulo do gato está aí. Não vejo a mesma diferença em ritmo de corrida.
    A questão está aí, descobrir como a Red Bull classifica com o carro tão baixo e não sofre com o tanque cheio.

    Publicado por Gilmar | 08/05/2010, 12:13 pm
    • Meu caro Gilmar

      Peso não é importante para a suspensão e negligeciam a corrida porque será que a Red-Bull em corrida não é tão forte como em qualifying…

      Um Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 2:44 pm
  17. Cassius – O Whiting não está referindo-se às ultrapassagens na entrada dos boxes, mas a briga na avenida do box após a troca de pneus. Ele achou que o Vettel expremeu o Hamilton contra a área de troca de pneus de outras equipes.

    Para a direção de prova as ultrapassagens na entrada dos boxes de Alonso e Hamilton, pelo que entendi, foi OK.

    Publicado por Becken Lima | 08/05/2010, 12:16 pm
    • Eu sei Becken, mas, pelo menos da televisão, me parece que o imprudente naquela situação foi o Hamilton, que deveria ter cedido é ficado atrás do Vettel…

      Publicado por ccregazzoni | 08/05/2010, 12:30 pm
    • Aí tem razão mas o avatAR faz perder ela..

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 1:14 pm
    • Entendi seu ponto, Becken (e o do Whiting). Realmente ali cabem dois carros emparelhados. E não apenas um. VET manteve-se intencionalmente à direita para fechar a porta para HAM.
      ccregazzoni, acho que nesse caso não era necessário que HAM pisasse no freio. VET poderia ter se aconchegado à esquerda do pitlane. Mas VET não queria correr o risco de perder a posição após a saída do pit.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 12:55 pm
  18. Os RBR tal como eu venho dizendo desde antes do início do campeonato são os carros a bater. Kobayashi absolutamente fantástico. A Ferrari vai cometendo os mesmos erros do passado. Esse vermelho não vai a lado nenhum mais uma vez. Kimi deve estar sorrindo.

    Publicado por Ernesto Sousa | 08/05/2010, 12:20 pm
  19. Bom vamos aos pitacos:

    a) O grande nome do final de semana é Adrian Newey;

    b) Se Vettel e Webber não conseguirem somar pontos dessa vez, eu, que sou um cara que detesta o Hamilton e a McLiar, vou começar a torcer por Button e Hamilton, que são os melhores pilotos da temporada até aqui;

    c) Schumy, ao que parece, voltou a ter algum brilho, vou esperar o desempenho na corrida para cravar a volta do velho alemão;

    d) Massa não se deu bem na nova F10, me parece sem forças e habilidade para virar o jogo contra Alonso, a continuar assim, melhor sair da equipe dos carcamanos e tentar a vida em um lugar onde possa liderar a equipe (talvez uma troca com o Kubica);

    e) o japonês voador deu um show;

    f) Rosberg está na dele, comendo pelas beiradas, mas gostaria muito de saber o conteúdo do bate-papo com Schumy na pesagem dos pilotos, estaria ele reclamando;

    g) breve diálogo matutino com minha irmã (que não entende nada de F1):
    Ela: Mano, porque o Rubinho está reclamando tanto?
    Eu: Ele disse que foi atrapalhado pelo Bruno Senna e pelo engenheiro dele.
    Ela: Ué, mas é só ele que conversa com o engenheiro durante o treino? Que sacanagem.
    Eu: Não, todos os pilotos ficam conversando com seus engenheiros, o rádio é aberto.
    Ela: E o Bruno, ele tinha de deixar o Rubinho passar?
    Eu: Não, ele estava na volta rápida(???) dele, ninguém é obrigado a abrir para ninguém.
    Ela: Esse tal de Rubinho é um coitado mesmo né.
    Eu: Sem comentários…

    Publicado por ccregazzoni | 08/05/2010, 12:28 pm
  20. Askimet… seu lazarento… libera meus pitacos…

    Publicado por ccregazzoni | 08/05/2010, 12:32 pm
  21. Continuo com meu palpite de RBR + Hamilton nas cabeças.

    Mas relendo o post sobre desgaste de pneus e avaliando os pontos citados pelo Becken sobre como os RBR ‘maltratam’ pneus, acho que o Lewis pode beliscar uma vitória, mesmo em pista seca.

    É uma possibilidade e mais que isso, uma torcida.

    Publicado por Will | 08/05/2010, 2:00 pm
    • Tou contigo, Will. Tanto no pitaco quanto na torcida.
      Se não der zebra na largada, o HAM está muito próximo dos ponteiros. Com ritmo de corrida das McLaren, a briga vai ser boa.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 2:57 pm
    • Fator mais importante de todos: VET está atrás de WEB. Ou seja, vai tentar ultrapassar o australiano a todo momento, o que vai diminuir o tempo de volta de ambos. Isso vai impedir as RedBull de ganharam distância das ‘carroças.’ ;)
      Palpite, HAM tem grandes chances de assumir a ponta após a primeira parada de pneus. Ou seja, mais uma vitória da estratégia de Woking.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 3:00 pm
    • Sonhar é possivel mesmo!!! Mas do jeito que ta, o Vettel passa todo mundo com um canhão na mão!!! Pode até largar em ultimo, com 1s mais rapido no qualify, imagina na corrida onde o ritmo é que conta, e as voltas de qualify não tem como faze las seguidas com o carro lotado!!!

      Publicado por Marcelo | 08/05/2010, 3:44 pm
    • Marcelo, não é uma questão de sonho. As características da pista beneficiam essa teoria, outra análise a se fazer: com pneus duros, a diferença foi bem pequena (entre WEB+VET+HAM).

      Amanhã não tem passeio, tem corrida.

      Publicado por Will | 08/05/2010, 7:36 pm
    • Bem observado, Will. A diferença realmente cresceu após a troca dos compostos.
      Alguém se arrisca a dizer porque as RedBull andam tão bem com pneus macios?

      A DÚVIDA: alguém consegue traçar o perfil das RedBull?
      (Não vale mandar um croquis da lateral do carro.)

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 10:22 pm
  22. Meu palpite.. Alonso largando na segunda fila, em casa, do lado do Hamilton e atrás do Vettel…. vai feder!

    Publicado por Gilmar | 08/05/2010, 3:17 pm
  23. Pode ser meio cedo pra falar, mas me parece que o Barrichello tinha razão quando sugeriu um “Get out of there” para Rosberg.

    Publicado por Mauro | 08/05/2010, 4:29 pm
  24. A verdade é q o Alonso consegue andar com carro ruim, por isso acha uma volta. Tanto tempo andando com aquela carroça da Renault deu a ele um algo a mais para conseguir andar melhor do q o Massa nesse momento em q a Ferrari passou a lutar com a Mercedes e a McLaren conseguiu um passo maior no desenvolvimento do carro e tenta se aproximar de uma Red Bull sobrando.

    Massa não consegue grip com pneus novos e tá sofrendo. Com pneus velhos e em ritmo de corrida ele foi melhor do q o Alonso, conforme programa da Ferrari de FP. A sua queixa é q o carro piorou do q ele extraía nos testes de inverno e pelo ritmo q ele conseguiu no Bahrein e não tem o mais o mesmo carro q ele se sentia bem pilotando. Alonso se vira melhor nesse momento em q a F10 não consegue o mesmo Downforce da poderosa Red Bull e consegue extrair mais do carro. O foco é tentar somar pontos pensando no WDC. Se a Ferrari se encontrar e der carros aos seus pilotos, não tenham dúvida q o Massa tá no páreo. Alonso nem preciso falar, já q o cara tem sangue de campeão. Vamos ver amanhã a diferença em ritmo de corrida desse fantástico RB6!

    Publicado por Alex-Ctba | 08/05/2010, 4:39 pm
  25. Tirem vossos chapéus para mim. Silenciar-me-ei até o final do ano, pois já previ esse massacre em posts passados. Só mesmo uns e outros surtados por aqui e por aí que andaram prevendo grandes reações de outras equipes. Está claro: Red Bull sobra e fica claro agora que minhas previsões eram as mais coerentes, sem surtos psicóticos dos filósofos e fantasiosos de plantão!

    Escolham seu campeão: Vettel ou Webber?

    O resto é surto, chover no molhado! Aliás, sóa chuva tiram as próximas 15 dobradinhas da Red Bull, assim como em 3 das 4 provas anteriores. A rival é a chuva!!!

    Publicado por Ylan Marcel | 08/05/2010, 5:46 pm
    • Ylan
      Como em Sakhir não foi ?..foi um banho…mas com areia do deserto…não se empafe cara em Qualifying são imbatíveis porém em corrida tem-se visto

      Como se fosse um Lord Inglês (by-the-bet) se Webber for WDC no ano que vem lhe ponho um Jacto privado num aeroporto à sua escolha com passe VIP para poder asistir a todos os GPrix na Sexta-Feira anterior ou Quinta no caso de Monaco claro e aí vê-o num Pershing 88 com duas loiras e duas morenas à sua escolha já que é como se diz? cabra-macho?..já tou falando demais..

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto | 08/05/2010, 7:19 pm
    • Calma lá, índio velho.
      Desde o Bahrein a Red Bull é o carro e isso n tem significado quase nada até agora( considerando quem tem liderado os dois campeonatos). Já foram 5 poles, porém quase inócuas.
      A corrida é só no domingo e a reta de Barcelona é longa o suficiente pras posições estarem alteradas quando chegarem à 1ª curva.
      A Brawn era um carro de outro planeta no 1º semestre do ano passado e conseguiu ali acumular gordura o suficiente pra ainda ser campeã, coisa q os touros vermelhos n fez até agora.

      Publicado por Leandro Magno | 08/05/2010, 7:27 pm
    • Ylan, tomara que você REALMENTE fique quieto até o final do ano…a cada comentário seu fico com vontade de ser mal-educado.

      Você parece um cara que viu 3 temporadas de F1 e acha que conhece os meandros da coisa.

      Acorda e termina de falar nesse telefone.

      Publicado por Will | 08/05/2010, 7:39 pm
    • Tem uns surtados, como esse tal Will, que acham que entendem. Pow, o que ele espera? Que a Mercedes comece a desenvolver e ganhar 1s por volta e lutar pelo título? Tem certas coisas que são tão claras, mas alguns ditos entendidos não cosneguem ver. Ficam aguardando a cada fim de semana para ver a relação de forças, como se fossem haver grandes alterações. É Red Bull na frente e Ferrari e McLaren correndo atrás até o final do ano. Ainda tem dúvida?

      Mas tem gente que surta, começa a imaginar que a Renault, se ganhar meio segundo, entra na briga por vitórias. Ou daqui ha pouco, uns malukos acham que a Force India lutará por pódios, etc… Calma, amigos. As mudanças na F1 não são de corridas por corridas, mas sim de ano para ano. As vezes, nem em um ano as coisas mudam, como na época em que a Ferrari dominava.

      Pensem!!! Olha o suro psicótico!!!

      Publicado por Ylan Marcel | 08/05/2010, 9:53 pm
    • Ylan, eu não espero nada…quem espera é você que já afirmou que aguarda as corridas para comentar os resultados. Too bad…

      Eu torço, e muito.

      Uso óculos, mas não sou cego – como você aparenta (sometimes).

      Como já falei antes, acorda e termina de falar nesse telefone…

      ps.: e estuda um pouco para saber o que é psicose.

      Publicado por Will | 13/05/2010, 1:38 pm
    • posso tirar o chapéu pra enfiar na sua bunda. Sua empáfia me dá nojo. Desliga esse telefone e acorda pra vida babaca

      Publicado por Alex-Ctba | 09/05/2010, 8:04 am
    • Calma, Alex, relaxa… ;)

      Publicado por Becken Lima | 09/05/2010, 8:29 am
  26. Uai, Becken… meu comentário desapareceu depois de postado?

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/05/2010, 5:52 pm
  27. Alguém ou alguma equipe que tenha bala na agulha para bancar um campeão, contrate o Kobayote! Putz!

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/05/2010, 6:00 pm
    • Rsssss… só lembrei de você depois do temporal do japonês. Vamos ver se ele consegue completar a corrida, a Sauber tá precisando de um bom resultado.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 08/05/2010, 6:04 pm
    • Hahahaha, tb lembrei de vc depois dele ter ficado em 8º no Q2. Foi demais!

      Publicado por Will | 08/05/2010, 7:41 pm
  28. Felipe Massa fala sobre sua dificuldade com o carro da Ferrari. Retirado do blog do Livio Oricchio.

    ““Não estou pilotando mais o carro da pré-temporada e do GP de Bahrein, o F10 não se comporta mais como eu gosto”, explicou, O piloto abordou a vantagem da Red Bull: “Um segundo de diferença para o terceiro colocado é muito. Espero que seja um caso isolado e se deva a adaptação a esse circuito.” Seu conforto é saber que hoje, ao longo das 66 voltas do GP da Espanha, sua Ferrari F10 tende a se comportar melhor.”

    Preocupante. Massa tem um bom poder de reação, mas até que se encontre pode ser muito tarde.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 08/05/2010, 6:01 pm
  29. Até que enfim o alemão queixudo com cara de manga conseguiu ficar à frente do Nico. Mas ouvi dizer que o alemãozinho vice-lider teve problemas. Vai ver foi isso. O que quer dizer então que o carro do alemão queixudo etc continua se estranhando com ele. Putz! Equipe que não faz o que tem de fazer… dá nisso. É foda.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/05/2010, 6:03 pm
  30. “Massa tem um bom poder de reação, mas até que se encontre pode ser muito tarde.”

    Vitor, o de Recife.
    Há qto tempo, companheiro! Prazer.

    Discordo disso aí que vc falou, viu. Reagir tendo por companheiro o Kimi, que já estava de saco cheio dos carcamanos, de sua incompetência, de seus complôs intermináveis e de sua falsidade sem fim, é uma coisa. Reagir agora, com um companheiro tão podre quanto competitivo, é outra.

    Se tivesse realmente capacidade de reação o Massa teria costurado algo com uma boa equipe tão logo o Nada Sei foi contratado e selado o seu destino.

    Acredite em mim. Ele vai tomar um pé na b*nda e não vai demorar. E ainda vai ser taxado de incompetente. Eles fizeram isso com os campeões Schumacher e Kimi. Ou vc espera algo diferente da cosa nostra?

    É tudo muito lamentável, porque o Massa é um batalhador. Mesmo não sendo um campeão, é um bom piloto e merecia um final de carreira mais condizente com sua dedicação.

    Como dizemos por aqui, entre montanhas, bules fumegantes de café, queijos, broinhas de fubá, cachaça e ponteios de viola, “os sonhos não envelhecem”. Por isso vou continuar torcendo pelo Massa nessa guerra tanto insana quanto inglória.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/05/2010, 6:46 pm
  31. Vamos ver se a corrida amanhã nos reserva alguma boa surpresa em termos de competividade, mesmo que não chova!

    Ví as corridas da GP2 e GP3 (tempo bom) hoje e Montmeló é mesmo uma pista complicada para a ocorrência de ultrapassagens. Os carros, tanto de uma como da outra, não conseguem sair da fila indiana. Quando tentam sair, invariavelmente, colidem. Tá certo que, em ambas, as condições são bem mais iguais para todos os participantes (carros, motores, etc.).

    Talvez o Hamilton, o Alonso e o Koba possam tentar mudar essa escrita, sem colidir, é claro! Fico na torcida.

    Consegui ver as 2 provas que mencionei acima, através de um forum espanhol que posssui link com a Justin.tv e para acessá-lo, basta registrar-se no fórum (gratuito) e assistir as provas de amanhã dessas duas categorias. Elas são transmitidas pela TV 33 de Barcelona e é claro, em catalão. Mas dá para se virar bem com o idioma.

    O link do fórum é o seguinte:
    http://dimonivip.foroactivo.com/

    E os horários das provas de amanhã serão os seguintes:
    GP3 às 04:25 da matina – só para os muiiiito fanáticos.
    GP2 às 05:35 (tudo hora BSB) – para os muito fanáticos.

    saudações e boa(s) corrida(s) para todos ;-)

    Publicado por celso gomes | 08/05/2010, 7:12 pm
  32. Complementando o post acima. Vi, na programação do Sportv2, que iriam transmitir um VT da GP2 às 15:00. Plantei-me na frente da telona para ver a largada,que eu havia perdido, e fui brin dado com quase 1 hora da “resenha da trigésima sexta rodada do campeonato italiano de futebol” e zero, nem uma palavrinha sequer sobre a GP2.

    P@#a desrespeito dos caras.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 08/05/2010, 7:26 pm
    • Fiz a mesma coisa e me senti como você…ludibriado!

      Publicado por Will | 08/05/2010, 7:44 pm
    • Isso é como na cobertura dos torneios de tênis: passou o ‘efeito Kuerten’, acabou a cobertura. É lamentável.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/05/2010, 10:18 pm
  33. Então somos três desrespeitados, Senhores!

    Publicado por alexandre Gomes | 08/05/2010, 8:06 pm
  34. Vamos a Barcelona casa do comedor de Paella,o que se pode falar do treino de hoje,principalmente do Massa!!
    Não tem o que falar,já que nem ele sabe qual o problema,como disse hoje em entrevista:

    “Aqui estou completamente fora, com um carro que não é o que eu quero. Não é que eu nunca consegui guiar; fui bem nos treinos de inverno, foi ótimo. Sofri bastante com a direção”, lastimou Massa, que comparou a situação atual com a pré-temporada.

    “É importante dizer que, em fevereiro, a Red Bull virou como a gente, em 1min20s4, e hoje viraram 1min19. Hoje tem alguma coisa para entender, para deixar o carro mais constante, do jeito que sei, que, por enquanto, algo mudou. Depois do Bahrein, sempre usamos o pneu mais duro. Temos de encontrar o problema para voltar a estar brigando sempre.”

    A comparação com Alonso foi inevitável após o treino, e Massa disse que isso não influencia em seu ritmo. “Sempre fui um piloto que cheguei aqui e mesmo mais lento, tinha feito uma boa volta e tava feliz. Nas últimas corridas, o jeito que estou guiando o carro não é o que eu quero. Só eu que estou tendo que achar o problema.”

    “Se tiver o carro que quero guiar certamente não será um problema brigar com ele [Alonso] e tentar chegar na frente. Sempre tive bons pilotos como companheiros e ele não é o problema. Várias coisas aconteceram que estão me fazendo sofrer para achar o caminho.”

    Me resta falar dos outros:

    Webber -fez uma bela volta,mas concerteza será ultrapassado pelo Vettel.
    Alonso-Fez o que Massa deveria ter feito,estar entre os 5 primeiros.
    Hamilton e Button lutaram por podium amanha,segundo eles a Red Bull é superior na classificação,mas em corrida nem tanto,vamos ver amanha.
    Kubica-tirando leite de pedra,nota 10.
    Rubinho-sofreu um bombardeio ((; culpa foi do ETA
    Di Grassi e Senna sobrinho,atrás dos companheiros.

    Aliás e melhor dizendo-Massa,Rubinho,Di Grassi,Senna sobrinho atrás dos companheiros de equipe.Com licença tô com dor de cabeça,vou dormir !!!!

    Publicado por Daniel Lima | 08/05/2010, 8:30 pm
  35. Preso no maldito e famigerado Askimet…..grrrrrrr

    Publicado por Daniel Lima | 08/05/2010, 8:34 pm
  36. realmente acho o alonso melhor piloto que o massa, não que esse seja ruim, mas se o carro favorece a pilotagem do alonso e não a do massa não tem o que ele fazer, muito difícil trocar a maneira de pilota ainda mais depois de alguns anos dirigindo um carro que sempre teve certas característica, só olha o Schumacher estava tomando os mesmos 5 -6 décimos do massa para o rosberg foi só fazer um carro que se adapta para ele que tiro esse tempo.

    Publicado por Julio | 08/05/2010, 9:08 pm
  37. – Ahhh, sai daí Vettel! – disse Hamilton ao sair dos boxes

    Pitbull é pitbull…

    Publicado por Will | 09/05/2010, 9:34 am
  38. Se o Lewis estivesse atrás do Schumacher…tava lindo o negócio.

    Publicado por Will | 09/05/2010, 9:35 am
  39. Caramba, o Massa não sabe nem passar retardatário???????

    Publicado por Alfred Newman | 09/05/2010, 9:41 am
  40. Alfred! Kekekekeke

    Publicado por Will | 09/05/2010, 9:54 am
  41. Daqui a pouco o motor do Weber estoura e o Lewis ganha…rsrsrsrsrs

    Publicado por Will | 09/05/2010, 9:54 am
  42. Parece que vai ser hat-trick…

    Publicado por Alexandre Gomes | 09/05/2010, 10:13 am
  43. Boa Vettel…ótima manutenção do equipamento! Conseguiu detonar a borracha do Red Bull…

    Publicado por Will | 09/05/2010, 10:23 am
  44. Pitbull é pitbull… [2]

    O azar do Vettel e a sorte de Alonso, Hardy e lippy!

    Publicado por Alexandre Gomes | 09/05/2010, 10:24 am
  45. Realmente o Massa foi bem superior ao Alonso na Catalunya…aliás como esperado! rs

    Publicado por Will | 09/05/2010, 10:24 am
  46. Ahhhhh essa foi demais!

    Publicado por Will | 09/05/2010, 10:36 am
  47. Valeu Bridgestone…vão dizer que ele come borracha!

    Publicado por Will | 09/05/2010, 10:37 am
    • ué? pro Hamilton é a culpa da Bridgestone e pro Vettel é culpa dele q detona borracha? Pimenta do C dos outros é refresco…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/05/2010, 11:16 am
    • Kekekekeke, com certeza!

      Publicado por Will | 10/05/2010, 3:54 pm
  48. D. Alonso – sorte de campeão!

    Publicado por Will | 09/05/2010, 10:38 am
  49. Ahhh!!! Não! É a história dos pneus!

    Na penúltima volta!

    Carreras son carreras!

    Publicado por Alexandre Gomes | 09/05/2010, 10:40 am
  50. Na coletiva.

    Webber reclamou levemente do motor…

    Vettel acha que foi problemas no freio dianteiro direito.

    Alonso diz que sabe que a equipe tem que melhorar.

    Corrida boa, mas mais próxima das chatas.

    Publicado por Alexandre Gomes | 09/05/2010, 11:02 am

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