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ARTIGOS

O que acontece com Felipe Massa?

IMAGEM: Ferrari/ Divulgação

A impaciente torcida brasileira está prontinha para “Barrichelizar” Felipe Massa. Cada “desculpa” de Felipe posta nos pneus mais duros da Bridgestone parece ser motivo para piada e o que se vê é que o brasileiro já vem sendo “fritado” e alvo de críticas ferozes em blogs por aí.

Como consequência, o processo de “vilanização” de Fernando Alonso está em pleno curso pela nossa adorável Rede Globo.

Mas, o que acontece com Massa? Parece que nem ele — e muito menos a Ferrari — sabe direito:

“Definitivamente, não estou feliz, porque durante todo o inverno, nos testes, eu estava 110% feliz com o carro e com a minha maneira de pilotar. No início da primeira corrida, eu estava 120% feliz com o carro, fizemos um ótimo trabalho na classificação e na corrida. “Depois, quando mudamos aqueles pneus, fizemos todas as quatro provas seguintes com os mesmos pneus — um nível mais duro do que os do Bahrein —, eu tive dificuldades”, disse. Eu não posso usar os pneus como quero, especialmente quando são novos. Então é algo que preciso entender”, completou Felipe.”

— Felipe Massa

Obviamente, nossos “insiders” e também os “outsiders”, andam pondo a colher na atual forma do brasileiro:

Para mim, o problema de Felipe se chama Alonso, que além de ser bom além da conta, está motivadíssimo. Ele sabe que mesmo sem ter o melhor carro, tem boas chances de ser campeão de novo.

— Flavio Gomes

Livio Oricchio também deu seu palpite:

Não é pecado olhar com o carinho que a situação exige o que os melhores, como Alonso, Lewis Hamilton, Jenson Button, realizam nesses momentos, como reagem a cada mudança, e procurar aplicar esse conhecimento. Não se trata apenas de feeling do piloto. Também é uma questão de aprendizado. É o que lhe falta para ser um piloto completo.

Esqueçam a opinião deles, por que todas estão aí no mesmo balaio da inferência, sem respostas técnicas satisfatórias. A resposta mais bacana e sensata que li até agora me foi dada por um insuspeito fã de Massa, o Alex-Ctba, aqui no próprio blog:

“A verdade é que o Alonso consegue andar com carro ruim, por isso acha uma volta. Tanto tempo andando com aquela carroça da Renault deu a ele um algo a mais para conseguir andar melhor do que o Massa nesse momento em que a Ferrari passou a lutar com a Mercedes e a McLaren conseguiu um passo maior no desenvolvimento do carro e tenta se aproximar de uma Red Bull sobrando.

Alonso se vira melhor nesse momento em que a F10 não consegue o mesmo “downforce” da poderosa Red Bull e consegue extrair mais do carro. O foco é tentar somar pontos pensando no WDC. Se a Ferrari se encontrar e der carros aos seus pilotos, não tenham dúvida que o Massa tá no páreo. Alonso nem preciso falar, já que o cara tem sangue de campeão.”

— Alex – Ctba

Talvez o Alex tenha lido a mesma entrevista que eu li, em que o Massa confessou que o Alonso reclamou da mesma falta de aderência do F10, daí a sua pertinente conclusão, mas a verdade é essa: Alonso é um craque, um fora de série, capaz de andar rápido com um carro com câmbio avariado durante toda uma prova e ainda assim ser mais rápido que o brasileiro.

Dada sua imensa capacidade de adaptação, andar rápido e no limite com um carro sem “grip” é moleza para o homem das astúrias. Para se ter um paralelo com a atual situação , lembrem-se que foi o mesmo Alonso quem, em 2006, partiu de uma equipe que baseava toda sua performance  nos pneus Michelins para disputar um título com os bem diferentes Bridgestone em 2007 na McLaren.

Dê-lhe um carro ruim e ele vai extrair cada centelha da máquina como poucos farão hoje na F1 — talvez só Hamilton seja capaz de tal feito…

Portanto, não é vergonha para Felipe tomar um “caldo” de Alonso enquanto a Ferrari literalmente “derrapa” em desenvolvimento com o F10.

Eu lhes diria que poucos sobreviveram ao predador Alonso e os que sobreviveram estão aí, junto com ele, dominando a F1. De qualquer maneira, esqueçam verdades absolutas na hora de ler opiniões sobre F1; Com 14 corridas ainda por vir, é aconselhável não subestimar ninguém, muito menos Massa.

Discussão

69 comentários sobre “O que acontece com Felipe Massa?

  1. acontece o que eu sempre achei o massa é um piloto mediano so o bobão bueno acha ele um piloto fora de serie verdade seja dita o massa é um piloto comum nunca vi nada de + nele ele ja esta no 5º ano de ferrari e ate agora nada

    Publicado por max | 10/05/2010, 8:29 pm
  2. Tout affaire d’accord mon ami…

    Publicado por Rafael Mello | 10/05/2010, 8:40 pm
  3. Não creio que Massa esteja em processo de “Barrichelização” devido suas “desculpas” sobre os pneus. Prefiro acreditar nas palavras dele. Não é meu piloto favorito, mas na minha opinião ele é capaz. Assim como Button não é meu piloto favorito e também é capaz, e campeão foi. Massa mostrou na temporada de 2008 que merece ser respeitado e que é capaz sim de pilotar em alto nível e ser campeão.
    Na vida nem todas as pessoas conseguem extrair o máximo de suas habilidades constantemente e consistentemente e transformá-las em resultados positivos a qualquer hora. Creio que a habilidade do Massa está lá, mas pelo visto, de uma forma latente neste momento.
    Mas, infelizmente para Massa, a F1 não está nem um pouco preocupada com isso!

    Publicado por Mauro | 10/05/2010, 8:49 pm
  4. “Com 14 corridas ainda por vir, é aconselhável não subestimar ninguém, muito menos Massa.”.

    Eu já disse e repito: se, faltando 10/12 provas, a Mercedes fizer um carro do jeito que o Schumacher gosta, nem precisa ser o melhor, ele disputa o título com grandes chances de ganhar.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/05/2010, 9:10 pm
  5. Felipe Massa um bom piloto assim como Nelson Filho mas abrumados no ego por um Excelente piloto como o Nada Sei mas poucos aqui no site querem reconhecer isso..Até acham que está acontecendo algo com o Felipe que não seja sendo superado pelo companheiro na Scuderia nada mais normal sem ser preciso recorrer a Para-psicologia nem mesmo Mãe-Dinah, só quem não quer ou não compreende a realidade recorre a forças do além..para explicá-la.

    Publicado por SennaCeccotto | 10/05/2010, 9:32 pm
  6. Oh post só prova que a capacidade do Massa é muito limitada, só vai bem quando as coisas estão bem.
    Tirar tudo do carro mesmo que ele não seja bom e andar bem e consistentemente em todas as pistas é o que faz um campeão.
    O Massa está completamente perdidinho no desenvolvimento do carro.
    No ano passado com a carroça que a Ferrari, até o acidente ele estava indo muito bem e surpreendendo a todos com o que fazia com um carro ruim, e então eu pergunto e porque esse ano tb não?
    Isso só prova que ele é limitado e está no máximo de sua superação como piloto.
    É o que eu acho na minha opnião.
    Um abraço e valeu a todos.

    Publicado por Diego | 10/05/2010, 10:05 pm
  7. Orra Becken, valeu pela citação, mas vc poderia ter colocado as vírgulas q eu ignorei no comentário rsrs

    Fora os erros de português, eu realmente ouvi a entrevista do Felipe, mas em relação a diferença de performance, é muito complicado pra quem está de fora dar um diagnóstico, mas o q eu observo, recai exatamente na questão da motivação de cada piloto. Os exemplos são claros de quem está com mais fome de vencer:

    *Ultrapassagem na primeira curva do Bahrein. Valeu a corrida e saiu moralmente na frente do companheiro.

    **Ultrapassagem na entrada do pit lane. Valeu a diferença de 8 pts antes do GP da Espanha.

    Resultado: Maior moral e motivação dentro de um time q já o encara como o principal candidato ao título. Bombardeio da mídia em cima do companheiro em desvantagem.

    E o Massa só vai escapar das críticas e do processo de fritura, se ele fizer o q o Hamilton está fazendo. Mesmo estando 21 pts atrás do Button, até mais do q o Massa em relação ao Alonso (18 pts), não recebe tantas críticas, por estar apresentando justamente, boa performance e, encostar nos líderes é questão de tempo, dada essa pontuação mais elástica.

    Como diz o Felipe, o negócio é ACELERAR e tentar sair dessa situação.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 10/05/2010, 10:23 pm
    • Neste caso, tirrarei meu chapéu e enfiarei na bunda de Alex-CTBA. Tantos erros de português, além de arrumar desculpas para o FuMassa, são dignos disto e muito mais!

      Publicado por Ylan Marcel | 12/05/2010, 6:11 am
  8. minha percepção é de que o problema do massa é baixa auto-confiança.

    quando era companheiro de schumi, era bajulado pelo alemão, que o chama de “irmãozinho” (que coisa ridícula). quando foi companheiro de kimi, não precisou se preocupar com bastidores, já que o finlandês só se preocupava em sentar no carro e acelerar.

    com alonso é diferente. além de o espanhol ser um piloto fora de série, ele conseguiu trazer a equipe para ele muito rapidamente, coisa que o massa não esperava.

    enfim, o brasileiro viu seu espaço na ferrari diminuir vertiginosamente e sua confiança caiu demais.

    Publicado por andre melo | 10/05/2010, 10:33 pm
  9. Bom, alonso meteu 0.8s no massa no ultimo qualy. Nenhum piloto da F1 é 0.8s mais rapido que outro piloto.

    O q temos q ver, é que massa virou 1s mais lento do q ele virou com o mesmo carro, na mesma pista, na pre-temporada. Perder 1s por causa do pneu, eu nao creio q seja real.

    Tem alguma coisa estranha rolando por aí.

    Publicado por henrique paiva | 10/05/2010, 10:34 pm
    • Concordo, tomar 2, 3 décimos entre eles pode até ser normal. Agora tomar 7, 8 décimos, sinaliza q o Massa vem realmente sofrendo muito com esses pneus mais duros e não consegue pilotar o q ele pode, como ele mesmo explicou. Cabe a Ferrari tentar minimizar esse problema, para não ver seu WCC naufragar. A disputa está intensa contra McLaren e Red Bull e tem q trazer o Massa de volta pra briga.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 8:48 am
  10. quanto ao felipe eu não sei, mas por ex. o vettel pelo que está na matéria abaixo acabou se dando muito bem (apesar de que poderia ter se dado muito mau)

    Sebastian Vettel foi o terceiro colocado no GP da Espanha, disputado no último final de semana. Entretanto, não fosse pela ousadia do alemão, ele não teria sequer pontuado em Barcelona.

    Isso porque sua equipe, a Red Bull, o instruiu a desistir da prova por conta de um desgaste muito grande nos freios a 15 voltas para o final da prova na Catalunha.

    “Quando voltei do pit stop a equipe me disse que deveria deixar a corrida. Eles disseram que o risco por conta da quebra dos freios era grande. Perguntei se abandonar era necessário ou se eu poderia guiar de forma mais lenta e somar alguns pontos”, revelou Vettel ao jornal alemão “Auto Motor und Sport”.

    “Não recebi resposta. Então eu continuei. No meio da última curva eu recebi a mensagem ‘continue, mas com cuidado’, mas já era muito tarde de qualquer maneira. Eu já havia passado a entrada do pit lane.”

    Para Christian Horner, chefe da equipe austríaca, o pódio conquistado pelo alemão foi resultado de uma boa reação diante do problema.

    “Felizmente conseguimos colocar nossos dois carros no pódio e ficamos apenas a três pontos da soma máxima. Então acho que a equipe lidou com os problemas dos freios muito bem”, completou.

    fonte: tazio

    Publicado por wilson | 10/05/2010, 10:48 pm
  11. Gp de Mônaco pode ser um desastre…

    Lewis Hamilton prevê uma grande confusão para o GP de Mônaco de F-1, marcado para este domingo, e aponta os retardatários como protagonistas do caos.

    O inglês da McLaren usou um exemplo que viveu no GP da Espanha para explicar os motivos pelos quais classifica a corrida de Montecarlo dessa forma.

    “A corrida pode ser um desastre. Dei quatro voltas em [Lucas] Di Grassi, ontem. Esta é uma das maiores diferenças que já vi na F-1”, disse o campeão de 2008, que reclamou da postura do brasileiro no momento em que disputava posição com Sebastian Vettel.

    “O retardatário não fez um trabalho muito espetacular. Não sei que diabos ele estava fazendo ali. Por enquanto, felizmente, não aconteceram incidentes, mas Mônaco será muito difícil”, afirmou Hamilton.

    “Não digo que isso pode estragar minha corrida, mas fica muito difícil, quando se tem uma grande diferença”, continuou o piloto, que descreve os momentos de tensão quando se aproxima para dar uma volta em carros cinco segundos mais lentos.

    “Você os alcança muito fácil, é irreal. Quando você os vê, você fica imaginando quando que eles vão sair, aí eles viram na posição errada. Eles vão para a parte de dentro e ficam ali quando você chega para passar, e isso dificulta muito.”

    Publicado por wilson | 10/05/2010, 10:50 pm
  12. Gostaria que o Massa fosse tão bom quanto o Galvão Bueno diz………

    Publicado por Alfred Newman | 10/05/2010, 11:03 pm
  13. A Mercedes vai retornar à configuração original do W01 no GP de Mônaco, que inclui uma distância entre-eixos menor.

    A Mercedes vai utilizar uma distância entre-eixos mais curta no W01 para o GP de Mônaco, que acontece neste final de semana. A equipe de Brackley optou por usar uma distância maior no GP da Espanha, disputado no último domingo (9), mas, segundo a imprensa alemã, o time resolveu retornar à configuração que levou Nico Rosberg a dois pódios em quatro corridas neste início de temporada. A decisão se justifica por conta do traçado muito mais lento de Monte Carlo.

    A escuderia comandada por Ross Brawn também vai apresentar inovações específicas para o circuito do Principado. “Estou realmente otimista de que seremos competitivos em Mônaco, assim como aconteceu na Espanha”, disse Nick Fry, diretor-executivo da escuderia prateada, em entrevista à RTL.

    fonte: grande premio

    Publicado por wilson | 10/05/2010, 11:13 pm
  14. Becken e amigos, por acaso alguem de vcs conseguiu escrever algo de cometarios no Blog do Reginaldo Leme ?

    Nao vi um comentario sequer no blog dele…. que raro !!!

    Abracos

    Publicado por Fernando | 10/05/2010, 11:55 pm
    • Tbm não consegui visualizar amigo,
      Eu já enviei um comentário, mas não aparece, estranho… deve estar preso.
      Abraço

      Publicado por Jackson | 11/05/2010, 10:24 am
    • A verdade é q o Leme como blogueiro por enquanto tá no mesmo nível da narração do Bueno. O texto q está lá é datado e os comentários não são liberados. Deve estar com a cx de mensagens entupida e nem se dignifica a liberá-lo. Não sei de quem foi a idéia de criar o blog. Só sei q por enquanto está um lixo.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 10:54 am
  15. Se o Filipe até chassis novo teve de experimentar nesse grande prémio para além de outras alterações acho que o problema se pões mais de outra forma. Nesse momento a Ferrari experimenta as novas soluções no carro do Filipe ao que parece mantendo-se o Alonso mais conservador com o que já tem em mãos. Isso me parece fazer muita diferença nessa F1 de miléssimos. Por isso dizer mal de uma cara talentoso como o Filipe nessa fase me parece nitidmente exagerado. Aliás, e parefraseando Mark Twain também acerca do que se diz do Michael Schumacher “as notícias sobre a minha morte (leia-se inaptidão para ser competitivo na F1 actual) foam manifestamente exgeradas”. Mais ainda o Alonso beneficia no pódium do manifesto azar do Lewis que fez uma grande corrida e dos problemas do Vettel bem como o próprio Schumy embora todos eles tenham feito boas corridas. Além disso e por isso se discute já a qualificação repartida para o Mónaco, esses F1 que fazem apenas mais 1 ou 2 segundos do que os GP2 na mesma pista, prejudicam e criam situações muito perigosas na pista. O Lewis se referiu a isso pela rádio e o Massa foi nitidamente prejudicado por um desses caracóis quando seguia atrás do Fernando.
    Para mim não está provado que Massa vale menos que os Top Guns da F1. Aliás basta lembrar o ano de campeão do Lewis. Um piloto que não fosse excepcional alguma vez teria perdido esse campeonato por 1 ponto para outro piloto não menos excepcional? Então onde está a coerência?

    Publicado por Ernesto Sousa | 11/05/2010, 8:11 am
  16. Se o Massa fosse jogador de futebol, seria um grande negócio comprá-lo pelo que ele vale e vendê-lo pela cotação do Galvão Bueno (ou do Daniel Lima)…

    Acho que o Felipe está acima do que merece (justamente pelo seu staff – leia-se família Todt), e se em 2008 ele brigou pelo título, imaginem o Alonso de Ferrari no lugar dele (Hamilton seria apenas um bi-vice-campeão…).

    Alonso e Massa / Senna e Berger / Schumacher e Irvine…rsrsrs – exagerei um pouco para ilustrar o meu ponto de vista…

    Publicado por Will | 11/05/2010, 8:15 am
    • Will,

      Chutar cachorro morto é fácil.

      O Felipe é um piloto 1 ou 2 degraus abaixo do Alonso. Isso parece que já está harmonizado com todo mundo.
      Mas o problema é que também é um piloto que demonstrou até agora um poder de reação raras vezes visto em um piloto.
      É justamente este poder de reação que ele já demonstrou outras vezes que nos fazem acreditar que ele pode apertar a bota do Alonso, que hj dá nele de lavada.

      Talvez o erro de nós brasieleiros-ferraristas, seja ter acreditado que ele chegaria dando pau no Alonso. E convenhamos, isso é muito difícil.

      Mas ainda acredito que a dupla da Ferrari ainda é a mais forte do Grid. Mas o Felipe tem que se reencontrar. Se superar. É baseado nessa superação que eu acredito que A dupla da ferrari é a mais forte.

      FF

      Publicado por Ffigueiredo | 11/05/2010, 9:14 am
    • FF, não me sinto ‘chutando cacchorro morto’ por que essa sempre foi a minha impressão sobre o Felipe.

      Acho, realmente, que ele está colhendo frutos que não plantou.

      Nem peciso dizer que não acho a dupla da Ferrari a mais forte…

      Desejo sorte ao Felipe, por ele ser brasileiro, mas não tenho expectativas que ele venha a ser campeão um dia.

      ps.: que poder de reação?

      Publicado por Will | 11/05/2010, 2:12 pm
    • Pô; já tão me comparando ao Galvão Bueno-cheguei ao fundo do posso kkkkkkkk

      Publicado por Daniel Lima | 11/05/2010, 2:03 pm
    • Daniel, kekekekeke, que é isso – me dá um desconto! Eu não seria tão ruim assim com você!!!!

      É só por que acho que vocês acreditam demais no potencial do Massa.

      Publicado por Will | 12/05/2010, 8:07 am
  17. Nada melhor que um carro ruim para separar os homens dos meninos.

    Publicado por Alexandre Gomes | 11/05/2010, 9:21 am
    • menos, menos…Não tenham memória curta, ou já se esqueceram q o q o Massa está enfrentando é similar ao q o Kimi enfrentou em 2008 ?

      Assim como o Kimi, o Massa não ficou lento de uma hora para outra e essa história de q o acidente o deixou mais lento, eu tb não acredito. Os testes de inverno, mostraram um Felipe Massa em plena performance, sendo um dos pilotos q mais milhagem acumulou, além de andar sempre no mesmo tempo do Alonso. No Bahrein, colocou tempo no Alonso na classificação e só não ultrapassou na corrida pq o engº mandou salvar motor. Não por coincidência, nas quatro provas seguintes, em q ele não pode contar com a mesma borracha do Bahrein, caiu de produção, e, é claro a moral baixa ajuda a tirar uns décimos tb, já q vem sendo sistematicamente “predado” pelo espanhol. Minado dentro e fora das pistas, com o bombardeio da mídia, colocando a sombra do Kubica em Maranello. Pra gente comentar aqui de fora é fácil, difícil é ser o Massa.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 9:51 am
    • Concordo contigo, é mais difícil estar lá que aqui…inclusive pela conta bancária! Rsrsrsrs

      Tô apenas sacaneando…

      Publicado por Will | 11/05/2010, 2:13 pm
  18. Becken, o que você pensa dessa mudança:
    Em 2013 as mudanças no motor utilizado pela categoria serão radicais em defesa do meio ambiente: motores de 1.600 cc – turbo – em torno de 600 HP (hoje tem de 750 a 780 HP).

    E HÍBRIDOS. Ou seja, poderão ser alimentados por combustível, mas terão de ser também elétricos, movidos pelo KERS, que estará de volta à F1 com uma função ainda mais rentável e ecológica. Os carros só entrarão no Pit Lane com os motores no modo elétrico.

    Um dos resultados já comprovados: o consumo de combustivel será reduzido à metade do consumo atual.

    É a onda “verde” cada vez mais presente na F1!

    Publicado por Luiz Sergio | 11/05/2010, 9:27 am
  19. É triste analisar dessa forma, mais o grave acidente que o Felipe sofreu, quer queiram ou não afeta em muito o piloto, ficara marcado para sempre, pode ser até campeão, como o Piquet e o Lauda, mais como esses dois e agora o Massa está mostrando, a mudança no estilo de velocidade pura e entra um piloto com alguns décimos mais lento.

    Publicado por Luiz Sergio | 11/05/2010, 9:34 am
  20. Eu ainda acho que o problema do Massa, em que pese não descartar totalmente a história dos pneus, é a forte concorrência e o nível de 10 pilotos, que acaba resultando numa lógica. Para nós brasileiros, uma triste mas real lógica:

    – Com Red Bull voando, primeiro e segundo lugares, em tese restam comprometidos.
    – Com a voracidade de Hamilton então, lá se vai mais um lugar lá na frente.
    – Alonso tirando do carro o que Massa evidentemente não está conseguindo, lhe tira mais um degrau na classificação final.

    Ou seja, entre os 10, Massa está disputando com Button, Kubica, Rosberg e Schumacher, por uma quinta/sexta força. E ainda com um incômodo Sutil.

    Vale dizer que quando bipolarizada a F1 entre Ferrari do mesmo Massa e Kimi, e McLaren de Hamilton/Alonso/Kova, a coisa era mais restrita. Hoje não, neste ponto a categoria melhorou muito, uma vez que quando você termina uma corrida em sexto, sétimo, vê que só tem selvagens a sua frente, ou seja, não é um simples mau resultado, mas o máximo do que se pode fazer. E isso vale para qualquer ordem entre os pilotos acima citados.

    Talvez estejamos presenciando a pior temporada de Felipe na F1. Forte concorrência, um companheiro que dispensa comentários. Uma forte guerra político/psicológica entre imprensa, equipe, resultados, Alonso.

    Talvez não seja o caso, mas creio que ainda podemos creditar o acidente e o Felipinho JR.

    A questão é: Massa deixou de ser quem realmente era, ou as circunstâncias revelam quem de fato ele sempre foi?

    Abraço a todos.

    Publicado por Iomau | 11/05/2010, 10:03 am
  21. Não é tão simples assim pessoal. Não se trata apenas de extrair ou não extrair, querer ou não querer, estar ou não estar bem. Estou cansado de ver comentários levianos que fazem esse tipo de análise. O público nacional tem uma postura para com a F1 semelhante a que tem com o futebol, gosta de dar muitos palpites. O primeiro, no entanto, ele vivencia e já vivenciou inúmeras vezes nas “peladas” da vida para poder dar alguma opinião, seja ela coerente ou não. O segundo, não.
    Na F1 não se fala de piloto, se fala de conjunto, se fala de momento. E não só piloto/carro, mas piloto/carro/condições gerais do equipamento e da pista/temperatura dos componentes (pneus inclusos)/condições psicológicas do piloto.
    É inegável que Alonso é um ótimo piloto em extrair o máximo de muitos carros. Mas essa não é uma informação absoluta, preto no branco. Seu estilo lhe possibilita se adaptar a diferentes condições e *até então* ele não encontrou grandes problemas com os carros que pilota, mas não quer dizer que vai ser sempre assim. Até concordo que ele deve extrair mais que Massa (e, bem dizer, da grande maioria dos pilotos da atualidade), mas isso não quer dizer que isso não possa mudar.
    Piloto/Carrro e “Condições Gerais” tem de estar em sintonia. As vezes está para um, as vezes está para outro, simples assim. O mundo interno da F1 sabe muito bem disso. Algumas partes da mídia e do público estão começando a entender.

    Publicado por Eduardo Malheiros | 11/05/2010, 10:28 am
    • Se as ‘condições gerais’ são iguais para todos os pilotos (composto bridgestone, temperatura ambiente, temperatura da pista, traçado, etc.) e o carro que ele pilota é o mesmo do Alonso (F10), não seria justo compararmos as suas performances???

      Afinal, quando o Felipe chega na frente do Alonso, a comparação não vem automaticamente?

      Ou o companheiro de equipe não é mais o 1º adversário a ser batido???

      Fica parecendo que estamos sendo levianos, mas as performances (e eu estou falando dentro das pistas e durante as corridas – nem vou falar de pontuação) são, obviamente, opostas.

      Publicado por Will | 11/05/2010, 2:19 pm
    • Perfeito, mas esse é exatamente o meu ponto. Tudo é igual, mas não o piloto e seu estilo de pilotagem. Como disse, Alonso é “mais completo”, no sentido de que consegue, com seu estilo de pilotagem, extrair boas performances de diferentes carros, pneus de diferentes compostos, e daí por diante. A questão que levanto aqui é que, apesar disso, isso não será sempre verdade, não é preto no branco. Massa está tendo problemas especialmente com os compostos mais duros da Bridgestone, nem tanto com o carro – nem por isso é um piloto ruim ou uma sombra do que foi nos anos anteriores, apenas um piloto com dificuldades para com essa configuração.
      Não iniciei o comentário para defender o Massa ou fazer qualquer tipo de comentário nacionalista, mas para frisar essas particularidades da F1. Tanto que o mesmo tema funcionaria, até então, para o próprio Schumacher e sua dificuldade em adaptação com um carro que não sai tanto de trás quanto ele gostaria. Esse, no entanto, com a força que tem na equipe (como piloto e como objeto de marketing) está recebendo atualizações constantes (especialmente esta última) para reverter essa situação. Difícil esperar que o mesmo ocorra com o Massa tendo Alonso como seu companheiro – o que, nesse caso sim, julgo justo e natural.

      Abraços!

      Publicado por Eduardo Malheiros | 12/05/2010, 9:50 am
  22. Acho que é adaptação aos pneus e um companheiro de equipe que pilota muito, se fosse Kimi, com certeza Massa estaria andando na frente, e teria se acomodado, pois com um carro ruim, vc só tem a obrigação de Andar na frente de seu companheiro de equipe…

    Mas entre desculpas e desculpas, Massa precisa se achar logo, se não esse será seu último ano de Ferrari…
    Agora não sei o apelo midíatico que o Brasileiro traz, pois tem Fiat, Santader aqui no Brasil… entre outros, vamos ver…

    Publicado por Jackson | 11/05/2010, 10:31 am
  23. Você é o que a última corrida foi pra você.

    Vettel não era gênio, porque agora é um destruidor de carros ?

    E o Webber é gênio, candidato a vaga na Ferrari em 2011.

    Sendo assim você é o gênio da última corrida, uma boa corrida apaga qualquer imagem de “loser”.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/05/2010, 10:44 am
    • Realmente, você é tão bom quanto sua última corrida.

      No caso do Vettel me surpreende ele ter tantos problemas com o carro e o Webber até agora nenhum problema, muito menos de freio que no casso do tedesco já foi em duas corridas.

      Mas Webber na Ferrari?!?!? prefiro o Fisichella pra segundo piloto do Asturiano.

      Na minha opinião o que acontece com o Massa é o Alonso. Vocês acham que os 2 títulos dele vieram a toa??? Massa vai ter que evoluir mais nessa temporada pra andar junto com o espanhol

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 11/05/2010, 11:40 am
    • Marcelo, você foi de uma clareza e precisão que me obrigam a não comentar mais nada!

      Assinado embaixo!!!

      Publicado por Will | 11/05/2010, 2:20 pm
  24. Transcrevendo o que escrevi la no FG

    É, o problema é o Alonso.
    Ele sem piedade coloca o carro entre os primeiros no grid.
    Sem piedade, coloca 5 décimos no Felipe Massa.
    Sem piedade, ultrapassa o Felipe massa na entrada dos boxes.
    Sem piedade, é o segundo no campeonato mundial de pilotos.
    Sem piedade, com certeza, seus 7 décimos fazem a diferença.

    Realmente… Alonso: impiedoso e malvado com o Felipinho.

    Publicado por Brown | 11/05/2010, 11:43 am
  25. massa é um bom piloto. O problema é ter um Alonso na cauda. E claramente, Massa está em risco de continuar na Ferrarri.

    Publicado por Nataniel Baiao | 11/05/2010, 12:43 pm
  26. “Na vida nem todas as pessoas conseguem extrair o máximo de suas habilidades constantemente e consistentemente e transformá-las em resultados positivos a qualquer hora.”

    Para mim, a melhor resposta foi do Mauro.

    O problema do Massa hoje se chama constância, consistência.

    Sem nenhum ufanismo, é fato que Massa deu várias mostras de absurda evolução durante sua carreira. De piloto rápido e errático estava se transformando em um piloto rápido e constante, vinha em uma crescente evolução, até a fatídica mola acertá-lo.

    Em 2008, por exemplo, ele deu um show de pilotagem em vários circuitos (Interlagos, Hungria, Valencia), demonstrando que ele tem habilidade para disputar o título de igual para igual com Hamilton ou qualquer outro.

    Apesar de ter falhado no início do campeonato (Austrália e Malásia), eu defendo que as falhas de sua equipe foram sim, o principal motivo para ele não ter ganho o campeonato (Hungria e Cingapura), pois, ao contrário de suas falhas, se deram em no momento de definição do campeonato, naquela hora em que a equipe e piloto se perguntam? Podemos confiar um no outro? Massa correspondeu, já a Ferrari falhou feio.

    O problema é que, depois do acidente, não sabemos o que se passa em seu inconsciente, e se isso afetou sua pilotagem de alguma forma, mas, desconfio que o acidente interrompeu sua evolução. Massa está mais comedido, mais defensivo, sem agressividade, e, isso, contra Alonso, um cara que joga sujo nos bastidores e pilota muito, não dará certo. Massa, fatalmente, será Barrichelizado.

    Além disso, aqui no Brasil, não consigo entender a birra de alguns contra o cara.
    Muitos falam que não gostam do Massa por causa do Galvão, mas, utilizam do mesmo raciocínio do Galvão para criticar o Massa, ou seja, sem argumentos sólidos, apenas arrotam: Massa não é bom porque tudo o que o Galvão diz que é bom é ruim.

    Aliás, tenho uma desconfiança: acho que o fato de ser São Paulino (bambi) e ter falado mal do Corinthians é um fator preponderante para muitos que metem o pau nele, isso fica meio que evidente em alguns comentários sem o menor sentido.

    Se e verdade que ele não é gênio, também é verdade que, com um bom carro, tem potencial para brigar de igual para igual com qualquer piloto. Repito, Massa não foi campeão mundial por um ínfimo detalhe, disputando cabeça a cabeça com a sensação da F1, tendo um companheiro de equipe infinitamente superior ao de Hamilton (que roubou muito mais pontos seus do que Kovalainen de Hamilton).

    Não vejo como alguém que se julgue inteligente possa desconsiderar esses fatos e dizer que ele é apenas um piloto comum. Gênio ele não é, mas passa longe de ser um comum.

    Aliás, falando sobre gênios, acredito que na F1 atual, só exista um: Schumacher.

    E para que não me acusem de ficar em cima do muro, aí vai minha lista do melhor para o pio: Schumy, Alonso, Hamilton, Massa, Kimi, Button e Vettel.

    Publicado por ccregazzoni | 11/05/2010, 12:50 pm
    • Cassius, quando Kimi ‘roubava’ pontos do Massa, ‘roubava’ do Hamilton também!!! E obviamente, a inoperância do Kova só influenciou o WCC, nada teve a ver com o WDC.

      Publicado por Will | 11/05/2010, 2:24 pm
    • Errado, por serem da mesma equipe e terem mais ou menos o mesmo desempenho, a Ferrari não concentrava seus recursos em Massa.

      Já o Kovalento, nunca era ameaça para que o Hamilton deixasse de ganhar uma corrida, a McLaren trabalhava exclusivamente para fazer Hamilton ganhar.

      Entendeu o ponto de vista.

      Publicado por ccregazzoni | 11/05/2010, 2:56 pm
    • Mas isso não é ‘roubar’ pontos, é comandar a prioridade da equipe em termos de estratégia!

      E a partir do momento em que a disputa polarizou entre Massa e Lewis, as prerrogativas que ambos tinham em suas equipes eram iguais.

      Publicado por Will | 11/05/2010, 3:22 pm
    • Mas entendi o ponto de vista! :)

      Publicado por Will | 11/05/2010, 3:22 pm
  27. Askimet… lazarento!!!

    Publicado por ccregazzoni | 11/05/2010, 12:51 pm
  28. Um piloto deve ser capaz de se adaptar à forma como o carro se encontra e tirar o que puder dele nesta situação.

    Ser rapido apenas quando o carro se encontra em perfeitas condiçoes nao deve ser nenhum bicho de sete cabeças para os pilotos, Dick Vigarista que o diga….

    Ele precisa tirar tudo o que puder dessa ferrari e do jeito que der! E nao dar mole pro nadasei como esta fazendo, precisa ser mais agressivo…

    Caso contrario, o nadasei vai engolir ele!!

    Publicado por Lucas T[ulio | 11/05/2010, 1:51 pm
  29. Bom, pelo visto não precisaremos esperar muito para saber se as reclamações de Massa quanto aos pneus é realmente um processo de “Barichellização” ou se de fato, seu desempenho vem sendo prejudicado pela falta de aderência apontada pelo piloto sobre os compostos recentemente utilizados:

    Trecho da amtéria http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/05/11/massa-diz-esperar-por-evolucao-rapida-da-ferrari-para-alcancar-as-rivais.jhtm

    “O piloto brasileiro lamentou as dificuldades que teve em Xangai e Barcelona, mas disse estar otimista com os pneus mais macios que usará nas ruas de Monte Carlo. “Aconteça o que acontecer, espero que seja melhor do que em Barcelona, que foi parecido com a China, onde sofri de sexta a domingo para encontrar a melhor aderência dos pneus”, falou.

    “Mesmo sem grandes mudanças no F10, espero que a gente seja mais competitivo este final de semana, principalmente porque a Bridgestone vai trazer os pneus supermacios e médios, uma combinação que eu prefiro. Usamos esses pneus no Bahrein, onde fiquei bem mais satisfeito do que nas outras corridas”, disse Massa.”

    Publicado por Mauro | 11/05/2010, 4:45 pm
  30. Uma pergunta:
    Há alguma regra que proíba os pilotos de usarem os compostos que bem entenderem e que melhor se adaptam aos seus estilos de pilotagem?
    Se há, no que se baseia? Segurança? Não entendo.

    Publicado por Mauro | 11/05/2010, 4:51 pm
    • Boa questão, infelizmente a Fornecedora (Bridgestone) é quem determina os tipos de compostos a serem utiizados. Isso está mais do q na hora de mudar, e pelo q eu andei lendo, uma das propostas da Pirelli, seria quatro tipos de compostos e escolha livre das equipes. Pelo menos já há um debate sobre essa questão no ar.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 5:10 pm
    • Obrigado pelo esclarecimento Alex.
      Tomara que isso mude logo!!!
      Quando li tua resposta, que fica a cargo da Bridgestone determinar os compostos usados para cada corrida, me lembrei da revelação feita há pouco tempo, e que aqui no blog foi comentada, de que a Bridgestone desenvolvia seus pneus tendo como referência o feedback de Schumacher…
      Dá pra confiar numa fornecedora destas?

      Publicado por Mauro | 11/05/2010, 5:31 pm
    • Não dá pra confiar. Os pilotos deveriam ter liberdade de escolherem os compostos, como vc bem observou. Vamos ver o q o Jean Todt consegue melhorar na questão dos pneus. Tb sou a favor da guerra de pneus, para o bem ou para o mal, trás de volta as ultrapassagens. Pneus fazem MUITA diferença no rendimento dos bólidos.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 5:43 pm
    • Pelo que tem se falado, ano que vem teremos mais de uma fornecedora. Sinal de melhorias já sendo encaminhadas contanto que haja liberdade para o piloto escolher qual composto usar em cada prova, senão, dá tudo na mesma.

      Publicado por Mauro | 11/05/2010, 6:02 pm
    • Dá tudo na mesma que eu digo é em ralação a liberdade de escolha dos pilotos sobre os compostos. Concordo contigo que a guerra de pneus só traz benefícios, mas contanto que haja esta liberdade.

      Publicado por Mauro | 11/05/2010, 6:18 pm
  31. “Eu lhes diria que poucos sobreviveram ao predador Alonso e os que sobreviveram estão aí, junto com ele, dominando a F1.”

    E os q não sobreviveram:

    Fisichella – Piloto de testes da Ferrari

    Trulli – Piloto oficial da poderosa Lotus

    NAP – Perambulândo pelos ovais e em “grandes pegas” com as Danicas da vida

    Grosjean – Sei lá por onde anda

    Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 5:30 pm
    • Romain Grosjean, para seu governo, é simplesmente o líder da temporada do FIA GT1, defendendo a equipe Matech-Ford, pilotando um Ford GT ao lado de Thomas Mutsch.

      Se vc frequentasse o meu blog, o M o t o r i z a d o, saberia, pois lá dou destaque a uma infinidade de categorias.

      Mas eu entendo a cabeça fechada de brasileiros que, como você – alucinados e nerds – resumem automobilismo em F1…

      Publicado por Ylan Marcel | 12/05/2010, 6:16 am
  32. Massa não regrediu continua veloz e agressivo.Domenicali já disse que não medirá esforços pra achar o problema no f10 N7 e deixa-lo competitivo para Mônaco.
    Massa é um dos melhores pilotos da atualidade,o problema do F10 N7 será encontrado, então,ainda afirmo que terminara a temporada a frente do Alonso.

    No mais-irei aguadar Mônaco e Turquia pra ver se Alonso é o gênio que ta colocando 0,6 por corrida no Massa.

    Publicado por Daniel Lima | 11/05/2010, 6:16 pm
    • mas o nada sei não era pior que o massa, e que esse era melhor que o kimi, e que assim ambos são melhores que o nada sei?
      ué? esqueceram de combinar com o massa então, porque na pontuação bem como no desenvolvimento do campeonato só tá dando o nada sei por enquanto.
      Já comprou um bom estoque de estomazil pro restante campeonato?

      Publicado por wilson | 11/05/2010, 7:16 pm
    • Esse Daniel Lima surtou!!!

      Publicado por Ylan Marcel | 12/05/2010, 6:07 am
  33. grosjean:
    corre atualmente no campeonato do Mundo de GT de 2010, ao lado de Thomas Mutsch, ao
    volante de um Ford da equipe Matech.

    Mesmo campeonato que corre o zonta.

    Ele está em primeiro, junto com seu colega com 31 pontos apos duas corridas, tendo vencido a prova inicial.

    Publicado por wilson | 11/05/2010, 6:32 pm
    • Zonta voltou pro mundial de GT? Achei que ainda estava na stock car. Ele já foi campeão do mundial de GT; foi mais um ótimo piloto que infelizmente não se firmou na F1.

      Outro dessa categoria, o Bourdais, que ganha em qualquer coisa que tenha quatro rodas que não seja F1, venceu com sua equipe pela Le Mans Series, em Spa.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 11/05/2010, 8:17 pm
  34. E pensar que em 2008 e 2009, quando o Kimi reclamava que seus pneus não aqueciam e por isso a performance dele não era a melhor, os fãs do Massa só conseguiam dizer uma coisa:

    Kimi está levando “vareio” do Massa.

    Publicado por djow | 11/05/2010, 7:16 pm
  35. O Massa vice campeão de 2008 foi ferozmente atacado e subestimado no início daquela temporada. No fim todos ovacionavam ele. Quando ele se acidentou todo mundo exaltou o Felipe, agora, ao menor sinal de instabilidade as pessoas já o desmerecem. Acho muita falta de bom senso das pessoas que agem assim. Dêem tempo para ele, acho que ele, mais do que todos nós, sabe que tem que reagir.

    Publicado por Ruy Alhadas | 12/05/2010, 10:52 am
  36. Não tive paciencia de ler todos os comentarios, mas ainda acho que o massa tah cagando fino. Falta vontade, coragem, pé na tabua. Tá um cagão. O carro do ano passado era mt provavelmente pior mas ele apresentava um trabalho melhor, brigava mais…

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 12/05/2010, 7:08 pm
  37. Acreditamos que o massa deixou passar sua fase de ser campeao.Agora esqueca a chance que ferrari lhe ofereu.O alonso so nao foi ainda campeao porque la ta faltando o tal de Jean Todt e Ross brawn.O felipe tambem tem de acelerar porque esta galera que tai vc tem equipamento para estar entre os seis primeiros,vc ta muito ruim cara,continuar torcendo ta ficando dificil.

    Publicado por mauricio ap paulino | 18/03/2012, 7:40 pm

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