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ARTIGOS

Quem têm ‘balls’ na F1

Este blog está mais lento que uma Hispania nos últimos dias, mas é que a vida real bate à porta de vez em quando e é preciso dar atenção aos projetos que realmente põe o pão na mesa e, verdadeiramente, interessam.

Eu pretendia escrever sobre a prova, mas os momentos de real disputa foram tão minguados e vocês já comentaram tanto a respeito, que acho melhor já irmos nos preparando para Mônaco, que já está aí, no próximo final de semana.

Então, vai abaixo dois momentos que ilustram, basicamente, duas mentalidades na F1.

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Discussão

58 comentários sobre “Quem têm ‘balls’ na F1

  1. Não esquecer que o no-balls (para escolher a nomenclatura aqui do blog) avantaja o pit-bull em 21 pontos e já ganhou duas corrridas contra zero..

    Mote do F1Around endeusar o Pit-Bull..

    Passagem pelo pit-lane em Shanghai nem falar…

    Publicado por SennaCeccotto | 10/05/2010, 9:24 pm
    • Pare de implicar com o Hamilton. Já tem um post “endeusando” o seu amado Alonso em seguida.

      Publicado por Becken Lima | 10/05/2010, 9:26 pm
    • E que é isso menino tá-me estranhando não tenho amado não..

      Se não posso dar a minha opinião..e fornecer factos.

      Não ataquei “personne” dei factos agora se os factos implicam com a paixão de alguém..

      Publicado por SennaCeccotto | 10/05/2010, 10:03 pm
    • kekekekeke, SennaCeccotto, o Becken só tirou uma onda com a sua cara!

      Publicado por Will | 11/05/2010, 7:59 am
    • Tá Aqui o Maior mesmo até no assunto do post e por ser no Monaco esse fim-de-semana com Avatar dedicado..

      Publicado por SennaCeccotto | 11/05/2010, 8:38 am
    • Tá Aqui o Maior mesmo até no assunto do post e por ser no Monaco esse fim-de-semana com Avatar dedicado..

      Isso de tecnologias deve ser furo da McLaren..

      Publicado por SennaCeccotto | 11/05/2010, 8:40 am
    • Novo Avatar não sai…

      Publicado por SennaCeccotto | 11/05/2010, 9:09 am
  2. O Hamilton fez em aproveitar até o último milímetro. E o Vettel também o fez, ao sair fora e evitar um acidente. Esse instinto do Hamilton não vai acabar nunca… e é por isso que gosto dele.

    Faço paralelo do Hamilton com o Brizola: ambos tem (o Briza tinha) características fortes que despertam amor e ódio, em uns e em outros. Interessante isso.

    Não falei isso ainda, mas fiquei muito triste qdo aquele pneu do Hamilton furou. Foi muito azar, mas é importante para a evolução do piloto.

    Como dizia o filósofo contemporâneio Vicente Mateus, “o jogo só termina quando acaba.”.

    Nada está ganho, nada está perdido. Faltam 14 provas, 350 pontos, isso para falar só nos vencedores dos GPs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/05/2010, 9:29 pm
  3. Não consigo entender a implicância com o Hamilton. De verdade – não é uma dúvida retórica.
    O cara é bem importante pra f1. Por sua extrema habilidade e coragem, deveria ter muito menos detratores…

    Publicado por Sari | 10/05/2010, 9:56 pm
    • Ele não tem só essas “habilidades”…que as tem..

      Publicado por SennaCeccotto | 10/05/2010, 9:58 pm
    • A questão está mais ligada ao seu caráter duvidoso, demonstrado em algumas ocasiões.

      Se ele se policiar para não fazer ou não concordar que se façam pilantragens, acho que será o ídolo da maioria dos fãs da F1.

      Publicado por ccregazzoni | 11/05/2010, 11:39 am
  4. Se não posso dar a minha opinião..e fornecer factos.

    Publicado por SennaCeccotto | 10/05/2010, 9:56 pm
  5. Cecoto o post era para ilustrar duas mentalidades e consequentes atitudes, tão somente. Respondendo ao post, Quem tem balls na F1:

    Lewis Balls Hamilton
    Fernando Alonso Balls
    Shuey balls
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    e outros…

    Publicado por Alex-Ctba | 10/05/2010, 10:02 pm
    • Quando o Massa foi castrado??? Será quem é o pai do ‘Felipinho’??? Muita maldade…deixa eu limpar o veneno que tá escorrendo dos meus dedos…

      Publicado por Will | 11/05/2010, 8:36 am
  6. Arame farpado 10 x 1 Coyote… putz!

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/05/2010, 10:20 pm
  7. balls, aqui pro nosso portugues é o equivalente ao que o ex-presidente fernando collor costumava dizer? quando o cara é maxoxo ele tem aquilo roxo?

    Publicado por wilson | 10/05/2010, 10:42 pm
    • alls, aqui pro nosso portugues é o equivalente ao que o ex-presidente fernando collor costumava dizer?

      More or less…

      Publicado por Becken Lima | 10/05/2010, 11:12 pm
  8. Crack, cocaína, álcool, sessões de magia negra na casa da dinda dão saco-roxo a quem não o tem por natureza.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/05/2010, 11:48 pm
  9. Lewis Hamilton é o MVP da F1 atual. Simples assim…

    Ainda estou confiante para essa temporada com esses 2 pilotos e o carro da McLaren!!!

    Ps.: Duvido que o espanhol “Pablo, qual é a musica” ultrapassasse o Hamilton na entrada do box…

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 11/05/2010, 12:09 am
  10. Rodrigo,

    Assombração sabe pra quem aparece.
    Mas, um dia será inevitável. Quanto mais demorar melhor, porque o Hamilton estará mais maduro, maldoso e preparado. O outro estará velho e louco com a cabeça do tamanho de uma melancia de tanta podridão que já terá feito à altura.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/05/2010, 12:31 am
  11. Uai, quando o Becken trouxe os dois vídeos e falou em comparar “duas” mentalidades diferentes eu pensei em Schumacão x Vetel, ou seria Hamilton x Buton???? Ou as duas opções?

    Já pensaram essa dividida aí com Shumacão e Hamilton? Iriam parar nas arquibancadas…

    Publicado por luiz carlos | 11/05/2010, 7:30 am
    • Ia ser lindo!!! Eu queria mesmo que o Hamilton estivesse atrás do Schumacher e o Button atrás do Webber. Dava 3 voltas pra sobrar uma Mercedes no final da reta atravessada…

      Publicado por Will | 11/05/2010, 8:01 am
    • Ainda há de acontecer, Luiz Carlos…. os deuses do automobilismo não seriam tão maldosos de nos privar de uma cena dessas.

      Mas eu creio que seja algo no estilo Montoya x Schumacher. Pois nos tempos do alemão na Ferrari, Montoya era o único que não afinava pro Schumacão.

      Agora cá entre nós, o Button tava reclamando de que da disputa com o alemão?

      Publicado por Vitor, o de Recife | 11/05/2010, 8:27 am
    • Do destino…

      Publicado por Will | 11/05/2010, 8:35 am
    • Realmente faltou balls ao botão. Ele deve ter pensado q com seu F-Duct, conseguiria passar o Schumi na reta. Pensou mais do q agiu. Esqueceu q tava em Barça. É só ver a dificuldade q teve o Rosberg em ultrapassar o Hulk. Motor Mercedes contra Cosworth. Teve q achar um outro ponto de ultrapassagem com a ajuda do engº.

      Já o Hamilton é instinto puro, viu uma brecha, sorry Vettel!

      Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 8:55 am
  12. Massa teve Balls nessa mesma curva em 2007 contra o Sacudão Alonso!!!

    Publicado por Marcelo Pazetto | 11/05/2010, 8:52 am
  13. Agora imaginem a cena: no Lugar da Virgin, coloca o Trulli de retardatário e troca o Vettel pelo Montoya dos bons tempos. Saia alguém inteiro dessa?

    Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 9:00 am
    • hahahaha…Mama mia, na segunda haveriam 3 velórios do mesmo sinistro em 3 países diferentes!!!!

      Publicado por Teo | 11/05/2010, 9:57 am
  14. Balls e precisão técnica, convenhamos, coragem e confiança no seu talento.

    Ah, se não fosse o pneu, que os técnicos falam que não foi por desgaste execessivo, não precisaria escutar que Button é fantástico e Hamilton 2º piloto.

    A diferença iria para 1 ponto, e sem ganhar uma corrida.

    Mas, como parecido disse o Hammy, “Carreras son carreras”…

    Engraçado que a crítica diz que nem ele nem Alonso passou ninguém, é, ele ganhou no box a posição do Vettel… Hehehehe!

    Publicado por Alexandre Gomes | 11/05/2010, 9:04 am
  15. excessivo@

    Publicado por Alexandre Gomes | 11/05/2010, 9:05 am
  16. E com China e Espanha, vai se consolidando uma das maiores rixas dentro da pista nos próximos 10 anos, espero:

    Lewis Hamilton vs Sebastian Vettel.

    Publicado por Alexandre Gomes | 11/05/2010, 9:10 am
  17. Agora acho que sim..Aí o Maior de todos e onde a Lenda começou..

    Publicado por SennaCeccotto12 | 11/05/2010, 9:12 am
  18. Pilotos que tiveram “balls” e não foram bem sucedidos, como campeões!!!

    Montoya (destruiu Schumacher no Gp Brasil 2001)
    Irvine
    Ralph Schumacher
    Frentzen (passou mt perto em 1999, senão fosse as panes eletricas que teve em Nurburgring e Monza)

    Publicado por Marcelo Pazetto | 11/05/2010, 10:36 am
    • Marcello faltou-te o Stirling Moss que para além de as ter era um Gentleman e teve quatro vice-campeonatos..

      Publicado por SennaCeccotto | 11/05/2010, 11:27 am
    • Frentzen campeão teria sido uma das maiores zebras da história da categoria. E, imaginem, de Jordan!!!

      Falando em Frentzen, Schumacher e balls, o Button devia ter visto esta luta entre os dois alemães em 1998 antes de ficar reclamando por ter levado um passão duro, mas limpo.

      (é lá pros 18 segundos).

      Publicado por Vitor, o de Recife | 11/05/2010, 8:44 pm
  19. Bom,

    Eu já havia comentado sobre isso no post anterior…

    Balls com extrema habilidade, só mesmo só Schumy e Hamilton…

    Depois deles, com a mesma coragem, vem o Massa (é só lembrar de Espanha e Japão 2007 e Hungria 2008), mas, como os resultados não são os mesmos, diria que Massa é inconstante perto desses dois super-pilotos, ou seja, na média, não tem a mesma habilidade.

    Se alguém me mostrar onde o Alonso demonstrou ter balls eu mudo de idéia. Alonso é o cara mais picareta da história da F1, e, pior, é dissimulado como poucos, uma baita traíra…

    Button eu não classificaria como um bundão, só é mesmo burocrático, mas, de vez em quando vai pra cima (Brasil 2009)…

    Já Vettel, esse sim é um bundão de marca maior, tem um medo danado de disputar posições, só vence quando larga bem, e, mesmo assim não consegue poupar equipamento, em síntese, é um Rubinho com mais velocidade e habilidade…

    Rosberg, como diz o Groo, é uma biba sem graça, onde larga ele fica…

    Agora, tenho de ressaltar que esse estilo de Hamilton o coloca em uma situação de extremo risco em todas as corridas, por isso, numa F1 sem reabastecimento, onde poupar equipamento é importante, muitas vezes ele irá se dar mal no fim das corridas, o que não tira o brilho de suas performances mas empobrece os seus resultados, impedindo que seja considerado um piloto do nível de um Schumy.

    Diria que ele é uma mistura de Senna com Mansel, o lado bom do Senna com o ruim do Mansel.

    O fato é que, a partir do GP da Espanha o Miltão conta com minha torcida (é sério Becken).

    Depois de tanta putaria através da história, eu sou mais anti-Alonso e Ferrari do que qualquer outra coisa, e, apesar da McLiar também ser uma equipe picareta, acho que o Hamilton é o único que pode trazer uma era de derrotas para Maranello.

    Go Miltão!!!

    Publicado por ccregazzoni | 11/05/2010, 11:35 am
    • O fato é que, a partir do GP da Espanha o Miltão conta com minha torcida (é sério Becken).

      Depois de tanta putaria através da história, eu sou mais anti-Alonso e Ferrari do que qualquer outra coisa, e, apesar da McLiar também ser uma equipe picareta, acho que o Hamilton é o único que pode trazer uma era de derrotas para Maranello.

      UAuuuu… Nossa “igreja” acaba de converter mais um. Venham a nós, fiéis….

      Publicado por Becken Lima | 11/05/2010, 12:57 pm
    • Amém!

      Publicado por Will | 11/05/2010, 2:28 pm
    • Aquela ultrapassagem do Massa em cima do Webber no GP do Japão em 2008, raspando o muro, tb foi um belo exemplo de balls…

      Publicado por Alex-Ctba | 11/05/2010, 1:35 pm
    • Ccregazzoni, vou te dizer quando o Alonso teve “balls”: em 2007 (!?) quando corria na Mclaren e dividiu a Eau Rouge em Spa com Hamiton, lembra? Cara, tem que ter muito “balls” pra fazer aquilo!

      Outra, em 2006 (!?) quando, no limite, passou Shumi por fora no curvão que traz pra chicane de Suzuka!

      São as duas que me lembro agora.

      Publicado por luiz carlos | 11/05/2010, 2:46 pm
    • Você tem razão, ele tem balls… mas, ao mesmo tempo, é muito chorão, portanto, não o coloco no mesmo nível de balls dos outros citados.

      Publicado por ccregazzoni | 11/05/2010, 3:02 pm
    • “mesmo nível de balls”….hahahahaha

      Publicado por luiz carlos | 11/05/2010, 4:39 pm
    • Luiz Carlos Suzuka 2005

      Publicado por SennaCeccotto12 | 11/05/2010, 7:58 pm
    • Amém!!! Ave Ron Dennis!!!

      Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 11/05/2010, 8:10 pm
  20. Askimet maldito… vá para profundeza dos infernos…

    Publicado por ccregazzoni | 11/05/2010, 11:36 am
  21. Agressividade todo mundo tem. O que importa é saber dosar.

    Felipe Massa mesmo deu um passão no Lewis-eu-tenho-mais-balls-que-o-Kimi em Hungaroring 2008 que até hoje o inglês deve se perguntar como foi que aquilo aconteceu.

    E na China, mesmo definhando, o Schumacão encrespou umas 4 voltas na frente do Lewis.

    Eu fico imaginando o que seria os dois duelando em Monaco. É capaz de irem parar no mediterrâneo.

    Publicado por Arlindo Silva | 11/05/2010, 12:08 pm
  22. A Mclaren concluiu q será impossível alcançar a RBR na classificação pois o carro do Hamilton sempre estará mais pesado q os touros vermelhos. Motivo: a cada corrida q passa as steel balls do Lewis ficam cada vez maiores.
    Já o Button… é pq é naturalmente meio segundo mais lento mesmo.

    Publicado por Leandro Magno | 11/05/2010, 12:36 pm
  23. 2005 Japanese Grnad Prix, Suzuka

    http://www.f1fanatic.co.uk/2006/10/21/alonso-vs-schumacher-the-final-chapter/
    Ler aí…

    e se quizer o vídeo com comentário original..

    http://www.youtube.com/watch?v=8X3vZRYHWYw aí em americanisci…

    se quiseres mais..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto12 | 11/05/2010, 12:40 pm
  24. e agora galera, fia, fomm, foca, repimboca da parafuseta praticamente escolhendo um novo fornecedor pneus e a Bridgestone que até agora disse que ia sair, resolveu voltar atrás:

    Apesar de já ter anunciado reiteradas vezes que deixará a Fórmula 1 no fim da temporada deste ano, a Bridgestone poderá mudar de ideia. No último fim de semana, em Barcelona, representantes das escuderias se reuniram com a direção do fabricante japonês e fizeram um apelo pela permanência. E, segundo o site inglês “Autosport”, é grande a chance de a Bridgestone, de fato, decidir ficar.

    Diretor esportivo da Bridgestone, Hiroshi Yasukawa admitiu a reunião e confirmou que o caso será levado à direção da empresa, no Japão.

    – Após cada reunião, fazemos um relatório para o Japão, então vamos dizer a nossos diretores o que aconteceu neste fim de semana. O Senhor Ohashi (Makio Ohashi, presidente da Bridgestone) também acha que a Fórmula 1 é muito importante para a Bridgestone – afirmou Yasukawa ao “Autosport”.

    Diante da possível retirada da Bridgestone, outros fabricantes se candidataram à vaga de fornecedora da Fórmula 1. Michelin, Avon Cooper e Pirelli são as mais cotadas caso a Bridgestone realmente saia.

    Publicado por wilson | 11/05/2010, 1:24 pm
  25. Tem um videozinho de 10 minutos de uma prova do campeonato europeu de fórmula 3 em 2005 com uma disputa, simplesmente histórica, entre o Hamilton e o Vettel. Coisa mais linda de se ver. E com pista molhada! É de arrepiar todos os cabelos. O Lewis faz manobras inimagináveis para ultrapassar o Tião.

    Ele é o cara! Ele é o rei dos colhões até hoje.

    Realmente é uma pilotagem diferenciada e que encanta a todos os entusiastas da F1, sem a menor dúvida. O Alemão foi e o Nada Sei tem alguns rompantes. E só.

    Vale a pena conferir:

    saudações

    Publicado por celso gomes | 11/05/2010, 3:56 pm
    • Aí já virou idolatria as balls do Lewis.

      Nessas horas que eu lembro de um diálogo entre a chefe do 007 e o comandante chefe da Real Marinha Britânica em “Tomorrow never dies”:

      Chefe da marinha: “Desculpe M, mas você não tem “balls” suficiente para gerenciar esse tipo de crise.”
      M: “Pode até ser. Mas eu também não preciso pensar através delas.”

      Enfim… o que quero dizer é: de que adianta toda essa exuberância, esse controle de carro, essa ousadia, esse destemor, essa (até certo ponto) arrogância ao guiar um carro nos limites e ultrapassar tudo e todos se no final da tarde de domingo você acaba na caixa de brita com o pneu estourado, ou abalroado pelo Mark Webber enquanto seu parceiro comemora a liderança seja da corrida ou do campeonato?!?

      É esse o ponto. Nélson Piquet era uma velhinha guiando se comparado a Gilles Villeneuve. Mas muito mais rapidamente que Gilles atingiu melhores e maiores resultados. E isso não necessáriamente queria dizer que Nélson era um covarde guiando. A melhor ultrapassagem da história da F1 é dele.

      Keke Rosberg guiando era uma das coisas mais espetaculares de se ver. Mas quando correu com o mão de pluma Alain Prost levou uma senhora surra. Mesmo Senna teve de domar o seu ímpeto para se tornar um piloto completo.

      Não há dúvidas que o estilo de Hamilton amealha mais fãs. Como diz um amigo meu, é natural que o ser humano simpatize mais pelo drama, pela demonstração de esforço. Mas… até que ponto essa metodologia está dando resultados é que se torna absolutamente questionável.

      Como dizia o comercial da Pirelli, potência não é nada sem controle.

      Sei lá, talvez esteja desviando um pouco do assunto, talvez esteja ficando meio ranzinza, mas eu acho que essa idolatria as balls do Lewis como se esse fosse o melhor caminho para ser um vencedor e idolatrado piloto de F1 está um pouco exagerada.

      Saluti a tutti.

      Publicado por Arlindo Silva | 11/05/2010, 6:57 pm
    • Não há dúvidas que o estilo de Hamilton amealha mais fãs. Como diz um amigo meu, é natural que o ser humano simpatize mais pelo drama, pela demonstração de esforço. Mas… até que ponto essa metodologia está dando resultados é que se torna absolutamente questionável.

      Hummm…

      Bom, ele é o mais jovem campeão do mundo pilotando exatamente desta forma, quer dizer dá resultados, sim.

      Outro ponto — e eu vejo ecos de uma coluna do Fabio Seixas neste comentário — é sobre o quanto esta pilotagem vem lhe dando fòlego neste campeonato.

      O Hamilton fez 32 ultrapassagens até aqui em 2010, o que se somado com a sua corrida em Barcelona lhe daria a vice-liderança do campeonato.

      Traduzindo: ter mais “balls” que alguns está lhe rendendo dividendos de verdade e “by the way”, a culpa pelo acidente em Barcelona foi da roda, não dos pneus, que alguns insistem em dizer que ele gasta mais que outros — talvez até seja pela forma como tem remado sempre que anda atrás.

      Abaixo, o que rolou em Barcelona no acidente:

      lewis

      Publicado por Becken Lima | 11/05/2010, 7:54 pm
    • Fábio Seixas?!? Tô longe!!! Nem UOL eu acesso.

      Olha Becken, como disse o Cassius Clay lá no outro tópico. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.

      É bem provavel que tenha mesmo ocorrido um defeito na roda. Entretanto, qual a real necessidade do Lewis fazer a volta mais rápida quando ele tinha pelo menos 10 segundos para o “Alonzo” e estava uns 16 atrás do “Webbo”?!?

      Esse é o ponto: ainda há uma carência de juízo no Lewis. Isso é inegável.

      Óbvio que são apenas conjecturas, mas não podemos deixar de pensar que caso ele tivesse abrandado o ritmo logo após a pane do Vettel ele poderia muito bem ter garantido esse 2º lugar.

      E sorry guy, mas não tenho como concordar com você no que se refere a ele ter dividendos com esse estilo never-say-die dele. Se o parâmetro é o companheiro de equipe, até o momento ele está atrás do Jenson na classificação do campeonato.

      O simples número de ultrapassagens na temporada não ratifica que o desempenho global dele é superior ao do resto. Fosse assim o Kovalainen deveria ser o melhor piloto de 2008. Se ele está recorrendo a esse nível de pilotagem, é porque alguma coisa está errada. Seja por ele se classificar mal (Melbourne), ou seja por ele e o time cometerem erros estratégicos (Melbourne e Xangai). Provavelmente o Jenson não fez mais do que 10 ultrapassagens no ano. Mas está aí na frente do campeonato.

      O que volta lá no ponto inicial do meu comentário: é necessário mais do que “Balls” pra obter bons resultados.

      É bom que se diga. Isso não se aplica só para o Hamilton. É nesse ponto que o Vettel também tem carência. Tanto no ano passado quanto nesse ano ele oscila muito enquanto que o Webber naquela tocadinha discreta vai sempre na sombra dele.

      Publicado por Arlindo Silva | 12/05/2010, 12:13 am

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