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ARTIGOS

Um dos segredos da Red Bull

IMAGEM: Red Bull/Divulgação

Não é simples, como não haveria de ser, mas é tecnicamente interessante. Em conversa com engenheiros pelo paddock, Ted Kravitz, repórter da BBC, tem uma pista do que ajuda o RB6 de Adrian Newey a ser tão especial.

Segundo Ted, engenheiros rivais estimam que a solução para o escapamento da Red Bull é responsável por metade de sua vantagem em performance aerodinâmica sobre os rivais.

A vantagem é que escapamentos com saídas mais tradicionais são locados no topo das traseiras dos carros, enquanto o da Red Bull é posicionado na porção mais baixa, ao lado da caixa de câmbio.

E é aí, segundo Kravitz, onde esta posição particular se torna tecnicamente importante.

O escapamento não apenas alimenta o ar dentro do difusor duplo — ao oferecer extra “downforce” e empurrar o carro para baixo; Ele também ajuda a conduzir de forma ordenada o fluxo de ar ao redor dos pneus traseiros e para fora do carro.

Pela maior dimensão esses pneus produzem uma área de turbulência prejudicial a esse fluxo de ar que se desprende do carro, daí a importância dos gases que saem do escapamento. Eles ajudam a dispersar essa turbulência de forma ordenada, criando uma área limpa e de baixo arrasto, estabilizando toda a traseira do RB6.

Basicamente, o escapamento funciona como uma “turbina propulsora” que ajuda a firmar aerodinamicamente a traseira do RB6.

É um belo truque que mostra a inventividade pouco usual e discreta de Adrian Newey.

Discussão

18 comentários sobre “Um dos segredos da Red Bull

  1. Interessante. Esse Newey é um gênio mesmo.

    Publicado por autoemgeral | 12/05/2010, 8:38 pm
  2. Bela sacada desse cara sem dúvida alguma.

    abraço

    Publicado por marcelonso | 12/05/2010, 9:44 pm
  3. Não acredito que seja isso, mais se for esse o segredo, é para se aplaudi de pé.

    Publicado por Luiz Sergio | 12/05/2010, 9:59 pm
  4. Becken,

    Não sei se alguém percebeu, mas a Virgin, veio com uma atualização que imita o escapamento do RedBull. Eles vieram com a tampa bigorna e o escapamento centralizado.

    FF

    Publicado por Ffigueiredo | 13/05/2010, 12:24 am
  5. Boas, tenho cá uma dúvida, os escapes são mais baixos que os outros, pode daí adver alguma vantagem, mas e aquele “buraco” mesmo na traseira do red bull? O que faz realamente aquilo? E não vai contra aquele regulamento das aberturas do chassis? É que mesmo para ignição aquilo é grande buraco mesmo…

    Publicado por André Correia | 13/05/2010, 1:22 am
    • Minha opinião é semelhante.

      Publicado por Will | 13/05/2010, 7:55 am
    • Aquele “buraco” serve para destinar o fluxo de ar vindo dos sidepods e abertura acima da cabeça do piloto e “joga-lo” sobre aquela aleta logo acima do difusor, criando mais downforce para o carro.

      Sobre o buraco da ignição é aquele pequeno logo abaixo na foto do tamanho aproximado de uma bola de golfe, os da Mercedes e Mclaren eram muito maiores, cabiam um pote de margarina de 500 gr, por isso foi gentilmente pedido que trocassem porque infringia a regra.

      Sobre os escapamentos era evidente que por estarem em local pouco usual teriam alguma solução aerodinâmica, demoraram uma pré-temporada e 5 corridas para descobrir que ele estava alí e tinha uma função ?

      Publicado por Claudemir Freire | 13/05/2010, 8:38 am
    • Mas e isso não é ilegal? eles não têm de ter um número máximo de aberturas na tampa do motor?

      Publicado por André Correia | 13/05/2010, 11:46 am
    • Na carenagem não existe restrições de aberturas, apenas de apêndices aerodinâmico, se essa abertura tivesse efeito aerodinâmico já teria sido vetada pela FIA.

      Todas as equipes meu caro André Correia, usam essas saídas de ar para melhor direcionar o fluxo na parte traseira do carro.

      Publicado por Claudemir Freire | 13/05/2010, 2:18 pm
  6. acho que é disto que estou a falar:

    [IMG]http://seven.collective-b.org/wp-content/uploads/2010/02/rb6_rear.jpg[/IMG]

    Publicado por André Correia | 13/05/2010, 1:30 am
  7. Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

    Tempos 1º Sessão livres Crazy thrusday

    Pos Driver Team Time Laps
    1. Alonso Ferrari 1:15.927 31
    2. Vettel Red Bull-Renault 1:16.000 + 0.073 26
    3. Kubica Renault 1:16.016 + 0.089 28
    4. Webber Red Bull-Renault 1:16.382 + 0.455 24
    5. Massa Ferrari 1:16.517 + 0.590 29
    6. Schumacher Mercedes 1:16.589 + 0.662 21
    7. Hamilton McLaren-Mercedes 1:16.647 + 0.720 32
    8. Button McLaren-Mercedes 1:16.692 + 0.765 29
    9. Sutil Force India-Mercedes 1:16.805 + 0.878 23
    10. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:16.857 + 0.930 30
    11. Rosberg Mercedes 1:17.149 + 1.222 14
    12. Barrichello Williams-Cosworth 1:17.331 + 1.404 28
    13. Liuzzi Force India-Mercedes 1:17.704 + 1.777 26
    14. Petrov Renault 1:17.718 + 1.791 38
    15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:17.991 + 2.064 36
    16. Hulkenberg Williams-Cosworth 1:18.397 + 2.470 39
    17. de la Rosa Sauber-Ferrari 1:18.434 + 2.507 37
    18. Kobayashi Sauber-Ferrari 1:18.547 + 2.620 32
    19. Glock Virgin-Cosworth 1:19.527 + 3.600 23
    20. Kovalainen Lotus-Cosworth 1:19.606 + 3.679 31
    21. Trulli Lotus-Cosworth 1:19.902 + 3.975 30
    22. di Grassi Virgin-Cosworth 1:20.566 + 4.639 18
    23. Senna HRT-Cosworth 1:21.688 + 5.761 27
    24. Chandhok HRT-Cosworth 1:21.853 + 5.926 6

    Publicado por SennaCeccotto12 | 13/05/2010, 6:45 am
  8. Por isso os mecânicos da Red Bull escondiam a traseira do carro no grid do GP da Espanha…

    Publicado por Ylan Marcel | 13/05/2010, 10:12 am
  9. Artigo do “Scarbs” sobre o difusor “turbinado”: http://scarbsf1.wordpress.com/2010/03/02/red-bull-exhaust-driven-diffuser/

    Outra foto: http://motorsport.nextgen-auto.com/gallery/pictures/2010/f1/gp-spain-08may/596wri.jpg

    E a Red Bull, malandra, ainda coloca adesivos simulando os escapes na posiçao antiga: http://img34.imageshack.us/img34/3334/rbr1.jpg (O de verdade tá circulado em laranja, o adesivo está à esquerda)

    Publicado por Lauro Moura | 13/05/2010, 10:23 am
  10. Mas afinal parece que alguém já tinha notado os escapes à algum tempo, e da maneira que o texto está escrito também dão a entender que alguma coisa daí adviria. Só não percebo é mesmo aquela cratera na parte de trás da tampa, e como a podem ter eles ali.

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/824/726.html
    http://www.formula1.com/news/technical/2010/827/742.html

    Publicado por André Correia | 13/05/2010, 12:14 pm
  11. André, a FIA limitou os cortes e aberturas p/ refrigeração dentro de uma área específica, entre o cockpit e a roda traseira. Esse “escape gigante” da Red Bull está quase que dentro da asa traseira, ou seja, fora da área restrita.

    Red Bull de lado: http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/05/webb_redb_monte_2010-2.jpg

    A Ferrari inclusive também tem uma abertura grande na parte de trás da capa do motor:


    Fonte das fotos: http://www.f1fanatic.co.uk/2010/05/13/monaco-grand-prix-practice-in-pictures/

    Publicado por Lauro Moura | 13/05/2010, 12:59 pm
    • Percebido, só que como o da red bull não era tão convencional assim pensava que de alguma maneira estavam usar mais uma das brilhantes ideias do Newey para sacar mais uns milésimos!

      Publicado por André Correia | 13/05/2010, 1:26 pm
  12. ma porque esse truque funciona 100 % o sabado e depois na gara diminue a vantagem? em algo mais ainda e pode ser contra o regulamento.

    Publicado por Simfort | 13/05/2010, 3:51 pm
  13. Tá aí mais uma sacada brilhante de Newey… Mas ainda assim deve haver mais alguma forma de controlar a passagem do ar e fazer com que a RedBull tenha tamanha vantagem… umas tubuluções aqui, outras saídas de ar ali e o carro vira um foguete…
    O que mais faz lembrar das asas bizarras que já tiveram na F1. Aqui tem umas imagens bacanas:
    http://f1nostalgia.blogspot.com/2008/09/loucuras-humor-e-acasos-asas-pra-que-te.html

    Publicado por Fernando M. | 14/05/2010, 2:45 pm

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