//
você está lendo...
ARTIGOS

Quem para Webber amanhã?

Ele anda tão confiante que há gente no paddock reportando que as negociações para a renovação com a Red Bul estão em curso. Portanto, eu responderia que ninguém pode pará-lo amanhã.

Mas há outra razão, mas técnica, explicada por Lewis Hamilton:

É claro que a Red Bull tem mais “downforce” que nós, particularmente no setor intermediário. É evidente que precisamos dar um passo adiante em performance para lutar com eles no futuro. [Em Mônaco] eles podem pisar fundo no acelerador mais cedo que nós e podem também carregar mais velocidade para dentro das curvas, o que lhes dar grande confiança para atacar.

— Lewis Hamilton

Esse ponto de vista do piloto é interessante por que ilustra como um grande carro influencia a forma como um piloto ataca com segurança um circuito complexo e desafiador como Mônaco, como fez Webber hoje — tema que vem sendo debatido na sessão de comentários hoje [clique AQUI].

Há, claro, outro fator que explica a boa forma da equipe na classificação hoje de manhã em Mônaco — e aí o próprio Webber esclarece que foi o “upgrade” feito na tração mecânica ainda do RB5, no GP de Cingapura de 2009, que trouxe as pistas que eram o calcanhar de Aquiles da equipe para o seu lado.

Apenas o imponderável pode parar a Red Bull amanhã. A chuva; uma má largada ou talvez o mau uso dos pneus extra-macios levados pela Bridgestone para Mônaco. De cara para o vento é provável que Mark suma pelas estreitas ruas de Mônaco.

Será fascinante ver até onde Sebastian Vettel gerencia mais uma corrida largando longe da pole. Ele pode ser o ponto fraco da Red Bull amanhã.

A escalada de Alonso

Talvez Alonso fosse a resposta para a pergunta do post e por isso é uma pena vê-lo largando tão atrás. Primeiro por que, apesar da boa classificação de Massa, todo mundo parece desconfiado com o desempenho do brasileiro agora. Até onde Felipe extraiu o máximo do F10 nesta classificação é um mistério.

Nas duas primeiras sessões livres Alonso foi em média de 3 a 4 décimos mais rápido que Felipe, o que — a grosso modo — lhe daria ao menos a segunda colocação na classificação hoje.

Nas entrelinhas do pós-classificação, fica claro que Domenicalli esperava o máximo da Ferrari de Alonso, não da de Massa:

Tínhamos potencial para ir bem, mas o acidente de Fernando imediatamente diminuiu nossas chances. É uma pena, por que mostramos desde o início deste final de semana que estávamos competitivos.

— Stefano Domenicalli, Chefe de Equipe

O curioso é ver o quanto Alonso tem errado esse ano. É o terceiro erro em seis corridas, o que acontece? Amanhã há apenas uma estratégia para ele chegar aos pontos: Alongar sua primeira perna de corrida com os pneus mais resistentes à mão e esperar que não haja muitos safety cars.

Sua vice-liderança no campeonato pode sofrer sérios danos amanhã.

Renault e McLaren

Será que Robert Kubica levará sua espetacular performance da classificação para a corrida? Difícil responder, mas o resultado de hoje foi uma redenção para a reformulada e renovada Renault.

Eu abordarei Robert com mais detalhes no futuro, mas a Renault está “fechada” com ele, trabalhando em seu entorno e a classificação de hoje foi o resultado dessa íntima relação e mútua confiança que cresce entre Kubica e a Renault.

E a McLaren? Ok, Jenson pode ter alguma razão com relação a forma como Felipe gerenciou o seu perímetro para abrir sua volta, mas é a segunda prova em que Button reclama de um adversário enquanto sua própria performance deixa a desejar.

Tanto em Barcelona quanto em Mônaco, Lewis bateu o campeão de 2009 de forma confortável, o que talvez tenha lhe posto sob pequena pressão, daí as reclamações.

Com o medo de repetir o fracasso do “24” a McLaren centrou fogo na aerodinâmica do “25” e aí faltou tração em Mônaco, um dos pontos fortes da equipe pelas ruas de Monte Carlo nos últimos anos. O único benefício é que menos tração pode lhe render certa economia com pneus manhã.

Já Rubens Barrichello, minha estrela do meio do grid esse ano, não achou ainda o segredo do FW31, mas isso está nos dando a oportunidade de ver Rubens fazer classificações e corridas espetaculares em 2010.

Amanhã, torçam por chuva. Do contrário, será um passeio da Red Bull e Webber.

Discussão

19 comentários sobre “Quem para Webber amanhã?

  1. Becken argumentei sobre a performance do Massa nos treinos no seu post anterior. Me parece que ficou devendo também (sem ser implicância). Parece desanimado creio que está a rolar algo no “staff” da Ferrari (renovação?, saída da equipe, contratação de um piloto top?). Não estou a especular apenas analisando o lado psicologico e humano das partes envolvidas.

    Publicado por Fernando Kesnault | 15/05/2010, 9:13 pm
  2. Quem pode parar Webber? Para mim, somente Vettel (o Bundão) ou Hamilton (o ultrapassador). Massa nunca foi muito bem em Mônaco, portanto, não creio em muita coisa vindo dele.

    Outro fato a ressaltar é que acho que Kubica irá subir no pódio, e, talvez, seja também uma ameça a Webber, mas não boto muita fé para vitória.

    Fora esses, não vejo ameaça ao “Canguru Perneta” da RedBull (boa definição para o Webber né, podem rir, eu gostei).

    Agora, tem outro assunto que quero tratar…

    Parece que a rapaziada aqui não suporta o nosso Espagueti, é muita cornetagem sem sentido pro meu gosto…

    Tive de viajar e voltei agora a noite, não vi o treino.

    Chegando em casa e acessando o F1Around, de primeira vi que o Alonso cometeu uma grande barbeiragem, daquelas de envergonhar mesmo, arriscou muito em um treino que não valia nada e em Mônaco (onde a chance de beijar o muro é enorme), foi um perfeito Mané, um vacilão, só para ficar em adjetivos leves.

    Depois vi que o Massa dominou o Q1, foi 2º no Q2 e 4º no Q3, sempre baixando seus tempos e ficando atrás somente das duas RedBull (que fizeram todas as poles desse ano) e da Renault de Kubica, que (por ter entre-eixos menor) já era vista como uma das favoritas em Mônaco.

    Só que vejam a contradição entre os fatos e a leitura dos fatos: lendo os comentários, me pareceu que Massa é um piloto ridículo, um porcaria que não fez nada na classificação, o dono do melhor carro que tinha como obrigação desbancar as RedBull (coisa que Alonso ainda não conseguiu nas classificações até essa corrida), que tinha de ganhar de ponta a ponta em Mônaco, onde jamais correu bem, ou seja, tinha de fazer muito mais do que Alonso fez até agora.

    Tudo isso porque Alonso andou bem na quinta, repito, andou bem na QUINTA… entenderam ou vão querer que eu desenhe.

    Tem de ter muita paciência para não mandar alguns para a PQP.

    Ora, será que os “entendidos”, os “çábios” corneteiros do brasileiro não conseguem ser ao menos coerentes? Me digam, em qual GP até agora as RedBull andaram na frente nos treinos da sexta? Porque eu devo acreditar que em Mônaco Alonso ia botar tempo nas RedBull?

    O melhor tempo do espanhol no fim de semana foi 1:14:904, muito longe da pole que foi 1:13:826, e já superado por Massa desde o Q1.

    Massa ficou a 2 décimos de Alonso nos últimos treinos livres, portanto, não vejo como Alonso iria tirar algum coelho da cartola.

    A lógica diz que ele poderia ser mais rápido que Massa, mas não a ponto de disputar a pole. Tanto é assim que ele ERROU… vejam bem ERROU… de novo ERROU… ou seja, ele não ficou fora por uma obra do acaso, ele ficou fora por incompetência, e, como bem lembrou o Becken, já anda errando demais para quem quer disputar o título.

    Tudo bem que digam que Alonso é mais piloto que Massa, os números mostram isso, a história também, mas acho que tem muita gente aqui exagerando e falando bobagens demais.

    Publicado por ccregazzoni | 15/05/2010, 9:29 pm
    • ccregazzoni, excelente analise, mesmo ERRANDO E ACABANDO seu F10, pois quis tirar o que o carro nao tinha, alonso nao colocaria tempo no Massa, que nao ERROU E ACABOU seu ferrari, no entanto bateu o time do companheiro, ou prefere nada sei.

      Publicado por Teo | 15/05/2010, 9:59 pm
    • “Tudo isso porque Alonso andou bem na quinta, repito, andou bem na QUINTA… entenderam ou vão querer que eu desenhe.

      Tem de ter muita paciência para não mandar alguns para a PQP.”

      “O melhor tempo do espanhol no fim de semana foi 1:14:904, muito longe da pole que foi 1:13:826, e já superado por Massa desde o Q1.”

      Como disses-te, o espanhol não fez o 3º treino livre nem a qualificação, portanto, não ponhas o brasileiro num altar, porque não tens referência para fazer isso, principalmente quando um faz 2 treinos e o outro faz 3 treinos mais a qualificação.

      Anda errando demais para quem quer disputar o título, mas está em segundo no campeonato e todos falam de suas extraordinárias corridas, e essa, é que é a merdinha toda.

      Cuidado com o PQP, porque me parece que também estás a divagar.

      Publicado por Marco Gonçalves | 16/05/2010, 1:17 am
    • ccregazzoni

      Tenho certeza que você vai ter que desenhar mesmo…

      saudações

      Publicado por celso gomes | 16/05/2010, 2:51 am
    • “Como disses-te, o espanhol não fez o 3º treino livre nem a qualificação, portanto, não ponhas o brasileiro num altar, porque não tens referência para fazer isso, principalmente quando um faz 2 treinos e o outro faz 3 treinos mais a qualificação.”

      Você leu o comentário todo? Se leu, não seja leviano.

      1) Sim, tenho referências: todos os outros treinos e qualificações das RedBull até aqui. Eu dei todos os fundamentos do porque não acreditar que Alonso seria o pole e sim as RedBull. Ora, se Alonso provavelmente não conseguiria, porque cobrar que Massa tivesse essa obrigação.

      2) Não coloquei ninguém em altar, só disse que não havia motivos para desancar Felipe, que fez um bom trabalho dentro de seu retrospecto nessa pista.

      3) Não entrei no mérito da qualidade de Alonso (ao contrário, destaquei que os números e a história comprovam sua qualidade), mas relatei um fato, ele está errando muito esse ano (até por isso tem feitos boas corridas, obrigando-se a ultrapassar muitos carros).

      4) Quanto mandar à PQP, é um figura de linguística, quer dizer que estou com falta de paciência para certos comentários que considero idiotas, só isso, não foi direcionado a ninguém especificamente, se você se sentiu incomodado, peço desculpas.

      Se você tem dificuldade em interpretar o que lê, não é problema meu, mas não retire meus argumentos de contexto, é uma técnica deselegante de tentar prevalecer seu ponto de vista.

      Publicado por ccregazzoni | 16/05/2010, 9:46 am
    • A resposta não é para você Celso é para o Marco…

      Publicado por ccregazzoni | 16/05/2010, 11:06 am
  3. Ô Kenault, antes que se sinta incomodado, esse meu comentário não é para você, é para os corneteiros contumazes (quer dizer, só um pouqinho, porque não vejo muita lógica na afirmação de que Massa ficou devendo esse final de semana..rs…).

    Publicado por ccregazzoni | 15/05/2010, 9:32 pm
  4. Quem para o Webber, ora o Bruno senna com a hipania atrapalhando ele na hora de tomar uma volta do Webber ele acerta o bruno em cheio.

    Publicado por Roberto | 15/05/2010, 10:09 pm
  5. Becken, ótimo post pré-corrida e valeu por destacar a pilotagem do Barrica. O lugar de direito da Williams é 13º e ele está conseguindo fazer classificações e corridas brilhantes nessa temporada. Removi meu comentário para cá, para dizer o q aconteceu com o Massa, segundo suas próprias palavras em entrevista após o treino.

    O Massa além de atrapalhar o Button na sua tentativa de uma volta rápida, tb foi atrapalhado pelo Rosberg, por isso não baixou o tempo. Todo mundo estava conseguindo o tempo na segunda ou terceira volta. Apesar do peso de uma volta não fazer tanta diferença em Mônaco, todos conseguiram melhorar, Webber, Kubica e Vettel q mesmo depois de ter errado, baixou o tempo na volta seguinte e Massa não teve a chance de baixar o tempo pq tb foi atrapalhado. Não sei se ele tiraria os 4 décimos do Webber, apesar q em Mônaco, uma volta perfeita pode baixar muito o tempo, foi o q Webber conseguiu, mas com certeza ele poderia largar na primeira fila superando o Kubica e o Vettel, coisa q ele tinha conseguido nas sessões anteriores. Enfim, coisas de Mônaco, Button q o diga.

    Agora é fazer uma boa corrida e conseguir um bom ritmo com os pneus duros, q é o composto q vai ser usado a maior parte da corrida, e esperar o momento certo para trocar os pneus moles, q vai ser um dos momentos chaves da corrida, td isso é claro, condicionado a uma corrida normal e sem chuva.

    O importante é somar pontos. Se a corrida terminar na mesma ordem do grid de largada o campeonato ficaria assim:

    WDC

    Webber ( 53 + 25 ) = 78
    Vettel ( 60 + 15 ) = 75
    Button ( 70+04 ) = 74
    Alonso ( 67 + 00 ) = 67
    Rosberg ( 58 + 8 ) = 66
    Kubica ( 44 + 18 )= 62
    Massa ( 49 + 12 )=61
    Hamilton ( 49 + 10 )=59
    Schumacher ( 22 + 06 )= 28

    WCC

    Red Bull = 153
    McLaren = 133
    Ferrari = 128

    Seria o grande salto da Red Bull em ambos campeonatos. Para o Massa, apesar de ver reduzido o gap de 21 para 17 para o líder, continuaria na mesma sétima posição e isso não interessa. O único aspecto positivo q a quarta colocação lhe daria seria a redução do gap mais importante, q é para o seu companheiro. Cairia de 18 para 6 pontos. O equivalente a uma sétima posição atualmente.

    Toda essa projeção de nada vale em Mônaco, q tem a mania de reservar surpresas no domingo, e muitos carros ficam pelo caminho, inclusive alguns favoritos , mas, em algumas vezes, já foi monótona e previsível tb.

    Saudações e boa corrida para todos!

    Publicado por Alex-Ctba | 15/05/2010, 10:25 pm
  6. Becken,

    Me desculpe o off-topic, mas você sabe alguma coisa sobre a saida do Pat Fry da McLaren???

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 16/05/2010, 2:00 am
  7. Ninguem arranja um link para a Sportv Portuguesa?

    Publicado por André Correia | 16/05/2010, 9:06 am
  8. André, aí vai:
    http://www.tamoligado.net/

    Alonso de pneu duro é tão rápido quanto o Webber. E bem mais rápido que os outros…

    Publicado por Bruno Bispo | 16/05/2010, 9:30 am
  9. Essas merdas dessas equipes novas!!

    Que vergonha!

    Publicado por Lucas Túlio | 16/05/2010, 9:46 am
  10. puts…

    Sacanagem…. Rubinho fazia boa corrida!

    Publicado por Lucas Túlio | 16/05/2010, 9:51 am
  11. ahhhhh…

    agora sim…

    a tabela do campeonato faz juz ao que se tem na realidade…

    Publicado por Felipinho | 16/05/2010, 11:14 am
  12. Regazzoni don’t worry não me sinto incomodado. A função de um blog e de blogueiros é expressar as suas opiniões carregadas ou não de paixão, emoção ou frieza. O importante é se comunicar e se inteirar, se não dividimos opiniões iguais é porque cada qual vê um fato ou ato da maneira que foi ensinado ou aprendido. Somos todos indivíduos e como a palavra disse (individual) já expressa tudo que acabei de escrever. Um abração a todos, ah! agora os drivers da Red Bull estão onde precisam estar (no comando) assim como no ano passado os pilotos da Brawn, embora todos nós soubessemos que não era justo, mas o que é justo neste mundo???

    Publicado por Fernando Kesnault | 16/05/2010, 11:21 am
  13. Depois da corrida é simples a reposta: O safety car!!!

    Publicado por Julio Henriques | 16/05/2010, 11:22 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: