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Alonso vs Schumacher na relargada (atualizado)

ATUALIZAÇÃO: A Direção de prova do GP de Mônaco, que hoje teve como conselheiro o campeão do mundo Damon Hill, penalizou Michael Schumacher pela controversa ultrapassagem em Alonso na penúltima curva do GP com 20 segundos acrescidos de seu tempo final.

O alemão é movido agora para a 12ª posição, longe da zona de pontuação.

O velho Schumacher está de volta, definitivamente. A ultrapassagem sobre Alonso tem os mesmos elementos fortuitos e oportunismo de antes da aposentadoria, mas o livrinho de regras esportivas da FIA expressa que se a corrida terminar sob um período de safety car, ultrapassagens não serão permitidas, e os pilotos devem finalizar a prova sem alterações de posições.

A Natureza e o instinto competitivo de Michael podem ter falado mais alto, mas ele corre o risco de tomar um “penalty” pela manobra.

Vamos aguardar, mas o alemão talvez tenha que devolver a posição a Alonso ou, na pior das hipóteses, tomar um penalty de 20 segundos.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

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Discussão

140 comentários sobre “Alonso vs Schumacher na relargada (atualizado)

  1. é isso ai..
    não foi 7 vezes campeão atoa..

    toma choronso…

    Publicado por Felipinho | 16/05/2010, 11:24 am
  2. quem com ferro fere larga em último e termina em sétimo. bom demais! a apenas cinco pontos das supermáquinas Red Bull. o cenário ainda é promissor.

    Publicado por andre melo | 16/05/2010, 11:25 am
  3. O DickVigarista dando o troco pro irmaozinho dele!!

    Nadasei deve ter rasgado o …………. com a unha!! kkkkk

    Publicado por Lucas Túlio | 16/05/2010, 11:28 am
  4. O Massa vai adorar isso!

    Publicado por Lucas Túlio | 16/05/2010, 11:29 am
  5. Esses dois se merecem…

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 16/05/2010, 11:30 am
  6. DickVigarista dando o troco pro irmaozinho dele!!

    Publicado por Lucas Túlio | 16/05/2010, 11:33 am
  7. Provavelmente o Schumacher deve perder a posição (infelizmente):

    http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/sporting_regulations/8687/fia.html

    Artigo 40.13

    Publicado por Willian | 16/05/2010, 11:39 am
  8. Manobra absolutamente legal, reparem no video que as luzes de sinalização já piscavam em verde e o fiscal de pista tambem ja acenava a bandeira verde no momento da espetacular manobra de Schumacher sobre Alonso. É o espanhol disse que estava com saudade de correr contra o alemão, vai dormir com essa…

    Publicado por Francis Junior | 16/05/2010, 11:40 am
  9. Becken me tire uma dúvida. Como é o sistema de relargada na F-1?? Porque na NASCAR um piloto só pode passar o outro (ou outros) qdo. dada a bandeira verde após cruza a linha de chegada da volta, é o mesmo sistema na f-1 ou é diferente??

    Publicado por Fernando Kesnault | 16/05/2010, 11:42 am
    • Na F1 é basicamente a mesma coisa. Só pode haver disputa de posição após cruzarem a linha de chegada/largada.

      Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 11:52 am
    • Ahhhh, entendi, só podem ultrapassar depois da linha de largada/chegada…
      Mas ficou meio estranho aquelas luzes verdes e bandeiras verdes… pra um piloto na adrenalina com 77 voltas em Monaco… será que ele lembra desses detalhezinhos???
      Eu sei, apesar de ser um piloto, o cara deve lembrar de tudo… mas escutar gracinhas e com uma oportunidade dessa, eu agiria da mesma forma…

      Façam das palavras do Webber as minhas, -” Vamos esperar Schumacher até Monaco “…. Acho que isso responde a pergunta de muitos…

      Publicado por Jackson | 17/05/2010, 8:29 am
  10. Porque será que o Akismet pega no pé do felipinho heim?

    Publicado por Felipinho | 16/05/2010, 11:44 am
  11. Como já diria mastercard….A ultrapassagem do Shumacher em cima do Alonso Barrichello não tem preço kkkkk

    Publicado por Daniel Lima | 16/05/2010, 11:45 am
  12. Sobre a corrida…só tenho uma coisa a dizer.A diferença Alonso x Massa era 18 agora são 12-e a próxima corrida é a Turquia (;

    Publicado por Daniel Lima | 16/05/2010, 11:49 am
    • contou o conto pela metade:
      a diferença diminuiu? sim, claro, evidente.
      Quais as circunstâncias nobre Daniel Lima de Maranelo brasilis?
      Massa largou em quarto e chegou em quarto.
      Alonso saiu em ultimo e chegou, por enquanto (neste momento que digito essas linhas) em sétimo, para todos os efeitos estava em sexto até ultima volta da corrida.
      Quem realmente fez um corridaço? quem foi mais combatente, produtivo?
      Então imagino largando lá na frente como era o previsto.
      Aquilo que foi visto é maior do que 18 12.

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 1:24 pm
    • andavas desaparecido “Lima -Limão”

      pensei que te tivesses engasgado na quinta ao comeres uma paella em cerca de meio segundo,mais ou menos.

      Turquia?
      Não te preocupes. Alguma vez o motor do teu massa terá que partir a 2 voltas do fim, ou digamos, partir a caixa, ou, rodar em segundo e ter que fazer toda a corrida do ultimo ligar.

      Não te rias nem rejubiles com a desgraça alheia, pois tá a começar a chegar a tua vez.
      ahahahaha

      Publicado por Spagetti com Macarrão | 16/05/2010, 1:27 pm
  13. Esses dois se merecem…[2]

    Publicado por Alexandre Gomes | 16/05/2010, 11:50 am
  14. comentario preso

    Publicado por Daniel Lima | 16/05/2010, 11:51 am
    • igual na corrida, ficou atrelado ao desempenho do massa.
      Saiu determinada posição e ficou até o fim.
      Não mudou nada.
      COmentário provavelmente idem.

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 1:25 pm
  15. Então a ultrapassagem do Schumacher não valeu e ele teria que devolver a posição não??

    Publicado por Fernando Kesnault | 16/05/2010, 11:54 am
  16. Concordo com o Willian.

    Art. 40.13 Tradução automática:
    (Se a corrida terminar, enquanto o safety car for implantado vai entrar no pit lane no final da última volta e os carros terão a bandeira quadriculada como normal, sem ultrapassagens)

    Infelizmente o Alonso recupera sua posição.

    Publicado por Toni Maciel | 16/05/2010, 12:00 pm
  17. é o Dick vigarista realmente está de volta, e agora o mutley está no comando da FIA, se bobear acaba em pizza e varrem tudo pra baixo do tapete.

    Publicado por Joao | 16/05/2010, 12:10 pm
  18. Só digaê: quem é que tem balls nessa p*rra dessa F1 !!!!!

    Publicado por Anselmo Coyote | 16/05/2010, 12:15 pm
  19. É, esse endeusamento do Schumacher pela manobra em cima do Alonso é foda. Agora queria ver se fosse o Hamilton qu e tivesse feito isso no Felipe como iriam reagir os “Defensores do Menino Felipe” aquele que tomou uma do Alonso na entrada dos boxes, na China.

    Publicado por Brown | 16/05/2010, 12:17 pm
  20. Engraçado e ao mesmo tempo intrigante… Foi só o Briatore voltar ao Paddock, um carro bate na hora certa beneficiando a estrategia de corrida de Alonso, hummmm!!!!

    Publicado por Francis Junior | 16/05/2010, 12:17 pm
    • Eu também quero um Controle Remoto Batedeitor Tabajara do Briatore também, para eu mudar o resultado de algumas corridas aí. Onde vende? ;)

      Publicado por Andy | 16/05/2010, 3:38 pm
    • Temos que ver se O Hulkenberg é agenciado pelo Britatore tbm… dai podemos desconfiar..rsrss

      Publicado por Jackson | 17/05/2010, 8:33 am
  21. 1º – BANDEIRA VERDE
    2º – Alonso “espalhou”
    Portanto, não há motivo claro para punir o Schumi!!! Esse espanholzinho provou do próprio veneno!!!

    Publicado por RAFAEL | 16/05/2010, 12:26 pm
  22. O Francis Junior tem razão. Esquisito…
    Mas a corrida valeu pela manobra do Schumi a mostrar àquele Alonsinho quem é o rei.
    Schumi está de volta!
    Agora as Red Bull estão imparáveis. Webber fez uma corrida enorme. Grande ritmo.
    O Kubica tem de ser realçado. Grande prova tendo em conta a máquina.
    Massa fez o que podia. Difícil fazer melhor. Boa largada, mas ficou com o Kubica por dentro, o que impedia a ultrapassagem.
    Agora é esperar por Massa, O Turco! Força MASSA!

    Publicado por Ciro Oliveira | 16/05/2010, 12:29 pm
  23. Galera >>>>>> A corrida NÃO terminou em “safety car”, ele ENTROU na última volta, após isso, houve bandeira VERDE, portanto, manobra limpa do Schumi!!!

    Publicado por RAFAEL | 16/05/2010, 12:33 pm
  24. Interessante a leitura feita por Ross Brawn e Schumacher:

    Ross:

    “There’s a regulation which is new this year that says you can race between safety car line one and the start/finish line. The race used to finish on the start/finish line. Now I think the point Stefano [Domenicali] is raising is it says that if the race finishes under the safety car you are not allowed to do that.

    “But we were advised before the end of the race that the safety car was coming in. There was no instruction that the race was going to finish under the safety car, so for us as soon as we got the instruction ‘safety car in this lap’ at 15:51 we considered the race was now on again.”

    Ao contrário do que eu disse ali em cima, Ross Brawn,e por tabela o Schumacher, sabiam muito bem o que estavam fazendo.

    O único problema é com relação ao ponto de reinício da prova. Schumacher fez a ultrapassagem antes da linha de chegada/partida, e a direção de prova pode engripar com ele por conta disso.

    Vamos esperar.

    Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 12:39 pm
  25. Que se deduz de tudo isso ?
    Que para ver F1 com esses dois , é conveniente calçar luvas , vestir capacete … diante de tanta sujeira , tal atitude é necessária .
    Não é que haja necessidade de censurar-lhes a menor das coisas , mas , ambos cheiram mal .
    Em vão procurei uma só manifestação simpática desses dois , não se encontra nada que seja bom , franco , leal , neles faltam instintos de limpeaza !
    Tudo neles é covardia , olhos fechados , ” enganos voluntários ” .
    Ferram , mas tudo por eles que é ferrado torna-se nobre .
    Gente desse tipo não mancha quem ferra , pelo contrário , é uma honra ter por adversário .
    Hipocresía : isso que ambos gostam de fazer são privilegiados nesse quesito ; isto basta .

    Publicado por Bernardht | 16/05/2010, 12:40 pm
  26. Eu também acho que a monobra foi legal, porque a corrida mesmo não terminou com safety car. Já havia aparecido no monitor que o safety car sairia naquela volta, portanto, não terminaria com ele. Além disso, apareceu claramente a luz verde no canto direito da tela, na curva, antes de o Schumacher partir pra cima do Alonso.
    Não creio que os pontos serão tirados do Schumacher.

    Publicado por Nick Mason | 16/05/2010, 12:40 pm
    • leis são leis, não vale pensamento individual.
      safety car entrou, mas era ultima volta.
      ultrapassagem só é válida apos safety car entrar nos boxes e carros ultrapassarem linha de largada/chegada.
      como era ultima volta, nada feito. vale o que era antes da ultrapassagem de schumacher.
      sem churumela, sem “se isso, se aquilo… que o schumi, que o alonso, que…”
      Simples, claro, cristalino.
      Bobeira do Alonso? sim
      Schumacher esperto? não, se conhece o regulamento saberia que foi desnecessário, sendo ultima volta e não sendo possível. O que é pior: não perdendo somente a setima posição, mas até mais posições.
      No esporte de maneira geral, muitos desportistas, equipes acabam perdendo por não conhecer as regras e regulamentos a fundo do esporte que praticam.

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 1:44 pm
  27. Por mim, mesmo sendo permitida a ultrapassagem apenas após a linha de chegada, Schumacher merece o sexto posto, pois o alonso errou. agora, por causa de uma ultrapassagem, quer dizer que o alemão deu uma lição pro espanhol? Quando alonso ganhou um CAMPEONATO em cima do schumi, eu vi uma lição bem dada. Parabéns pelo 6 do alemão, que é o máximo que ele pode conseguir hoje em dia.

    Publicado por andre melo | 16/05/2010, 12:42 pm
    • Realmente, com o carro que tem atualmente, pode ser que seja o máximo mesmo, mas que foi bacana a manobra ah isso foi

      Publicado por Francis Junior | 16/05/2010, 12:47 pm
    • será que o carro é tão ruim assim? ou será que ele tinha uma ferrari muito superior quando foi campeão e mesmo quando superado pelo alonso? fica a dúvida.

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 1:09 pm
    • a manobra foi linda, concordo!

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 1:10 pm
    • doeu Alonsete?

      Publicado por Felipinho | 16/05/2010, 12:52 pm
    • não baixe o nível, meu querido.

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 1:26 pm
    • doeu aonde? no bolso do schumacher ou na equipe mercedes?

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 3:21 pm
    • Não…

      no enorme ego do “Fodón das Astúrias”, e na turba que baba pra ele.

      Publicado por Felipinho | 16/05/2010, 7:21 pm
  28. olha o Schumi:

    “Acho que estava em sexto e ouvi a mensagem ‘pista liberada’. Isso significa que o safety car foi embora, a zona do acidente estava limpa, então achei que podia ir”, afirmou o piloto da Mercedes.

    “Damon Hill será o comissário aqui… Isso será interessante”.

    Publicado por Felipinho | 16/05/2010, 12:52 pm
    • diz um ditado popular que por achar morreu um burro

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 3:22 pm
  29. Se a corrida terminar, enquanto o safety car estiver na pista, ele vai entrar no pit lane no final da última volta e os carros terão a bandeira quadriculada como normal, sem ultrapassagens.
    Essa é a regra, então a manobra do Alemão foi ilegal, vamos ver como agirão os fiscais!

    Publicado por Mauricio | 16/05/2010, 12:53 pm
    • ao pé da letra, a manobra seria ilegal. mas o asturiano perdeu a aderência feio, na frente do schumi. se eu fosse o alemão, ultrapassaria sem dúvida nenhuma. não há motivo para deixar o camarada da frente se recuperar do seu próprio erro, não é mesmo? massa que o diga.

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 1:13 pm
    • então vamos rasgar o regulamento, vale tudo a partir de agora

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 1:45 pm
  30. Parece que a ultrapassagem é valida sim. Pois parece que, de acordo com o regulamento, ele não poderia ultrapassar antes dessa linha que o pessoal da BBC destaca no vídeo. Inclusive o Ross Brown, em um vídeo que vi la no FG, disse que vai usar esse argumento em favor do Shumi.

    Publicado por Brown | 16/05/2010, 1:11 pm
    • boa, Brown. se for isso mesmo, acaba a discussão. esse é um ponto do regulamento que o público em geral desconhecia.

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 1:16 pm
  31. Publicado por Brown | 16/05/2010, 1:12 pm
  32. A manobra do Alonso sobre o Massa na China, foi engraçada e foi uma manobra legal.
    Hoje Alonso provou do mesmo, foi uma manobra engraçada do Schumacher, só que a manobra é ilegal. Alonso foi o tal que bateu na pista o Schumacher dos 7 títulos. Natural que não se curtam.
    Ross Brawn pode falar muito, mas que deixe de jogar no limite da sinceridade, tal como fez no outro ano com os difusores. Quando Schumacher há 7 ou 8 anos atrás fez isso numa relargada do GP dos EUA, também houve muito barulho. Só que regras são regras. E as regras não permitem.
    Ainda me lembro de este ano o Button, na Austrália, na saída do safety car, com bandeiras verdes, etc,antes da entrada da recta da meta, atrasou, atrasou, muito lento, e ninguém passou o homem.
    A regra diz que depois depois da saída do Safety car, só pode haver ultrapassagens após a passagem da linha de meta. Passou? Errou. Schumacher tem que ser penalizado. Mas que a manobra foi bonita, isso foi.

    Mas sinceramente, se a ultrapassagem fosse permitida, não creio que Alonso se deixasse passar, bem, como no resto do pelotão para trás, iria haver muitas batidas.

    Publicado por Marco Gonçalves | 16/05/2010, 1:16 pm
  33. Explicação do Ross:

    Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 1:17 pm
    • é. se a bandeira é verde, pode ultrapassar, né? agora, se a FIA colocou bandeira verde quando ela devia ser amarela, o problema não é do alemão. pode até ser que a FIA coloque o schumacher de novo em 7º, mas nenhuma penalidade maior pode ser aplicada aí.

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 1:23 pm
  34. É isso mesmo, galera. Morreu o papo e o choro é livre. Essa vai ficar marcada como a maior ultrapassagem de todos os tempos. :XD

    Publicado por Brown | 16/05/2010, 1:18 pm
    • Rsrsrs… Essa foi ótima!

      Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 1:21 pm
    • haahahha

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 1:23 pm
    • vai ficar como a maior merda dos ultimos tempos:
      fez mas nao levou.
      se não levou era porque foi ilegal.

      sei, conheço velhinhos que jogam domino e passam resto da vida se lembrando e cantando vantagem por que dia tal em certo torneio ganharam de outra dupla por zero. acham maior coisa em suas vidas.

      Assim é a ultrapassagem schumacher na ultima volta do gp de Monaco deste ano. Estéril.

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 3:25 pm
  35. Vasculhando na internet descobri um artigo do regulamento da F1-FIA:

    “40.7 All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart. In order to ensure that drivers reduce speed sufficiently, from the time at which the “SAFETY CAR DEPLOYED” message is shown on the timing monitors until the time that each car crosses the first safety car line for the first time, drivers must stay above the minimum time set by the FIA ECU.
    With the following exceptions, overtaking is forbidden until the cars reach the first safety car line after the safety car has returned to the pits.”

    Fala que ultrapassagens são proibidas até que os carros alcancem a “Linha do Carro de Segurança” depois da entrada do safety car nos boxes.
    O video a seguir mostra que a ultrapassagem aconteceu sob BANDEIRA VERDE e APÓS a linha do carro de segurança, portanto LEGAL. SCHUPA ALONSO!!!!

    Publicado por Francis Junior | 16/05/2010, 1:25 pm
    • Lendo esse mesmo artigo, mais abaixo, há outro ponto favorável ao Schumacher:

      Overtaking will only be permitted under the following circumstances :
      – if a car is signalled to do so from the safety car ;
      – under 40.14 below ;
      – any car entering the pits may pass another car or the safety car remaining on the track after it has crossed the first safety car line ;
      – any car leaving the pits may be overtaken by another car on the track before it crosses the second safety car line ;
      – when the safety car is returning to the pits it may be overtaken by cars on the track once it has crossed the first safety car line ;
      – any car stopping in its designated garage area whilst the safety car is using the pit lane (see 40.10 below) may be overtaken ;
      – if any car slows with an obvious problem.

      Ou seja, tudo – como sempre – estará na maneira como os comissários interpretarem o regulamento.

      Publicado por Willian | 16/05/2010, 1:33 pm
  36. Extra, extra: Penalty para Schuamcher: 20 segundos!

    Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 1:34 pm
  37. Pois é, acabou ficando fora da zona de pontuação…

    Publicado por Willian | 16/05/2010, 1:44 pm
  38. tudo bobagem, tudo em vão.
    Pior, além de não ter ficado em setimo, perdeu mais posições.
    Soubesse ele e sua equipe do regulamento não teriam se arriscado.

    é só ver o teor do 40.13

    safety car vai para os boxes, é dado bandeira verde e ninguém ultrapassa.
    mais simples impossível.

    Publicado por wilson | 16/05/2010, 2:00 pm
  39. é, wilson, se a regra é assim, fazer o que? acho a regra meio estranha, mas ok…

    Damon deve ter pensado também: “quem com ferro fere….” rsrsrs!

    Publicado por andre melo | 16/05/2010, 2:04 pm
  40. Se quiserem tirar a posição do Schumacher, que tirem. Afinal, isso não depende dele.
    Mas, apagar a manobra dele tendo o insight, dando o bote, e o Nada Sei se encolhendo todo e depois, ao tentar se recuperar, com as fuças na caixa de câmbio do Alemão que àquela altura já tinha fechado a porta… ahhh, meus amigos, isso é impossível de deletar. Não há regulamento que apague. O Alemão só mostrou que quem sabe sabe e que não precisa de um carro muito superior para por todos ali no bolso e mandá-los ficar quietinhos.

    Demais, demais. Quem foi rei nunca perderá a majestade.

    Chuuuuuuuupppaaaa, Nada Sei!!!!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 16/05/2010, 2:18 pm
    • quem tem que chupar é o pelotão inteiro que ele ultrapassou.
      Tem piloto que saiu em quarto, em quarto ficou ao fim da prova.
      Outro saiu em quinto, assim ficou.
      Outro estava em sétimo e foi parar em 12º.
      Já o nada sei, que saiu em 26º lah dos boxes, chegou em sexto.
      Isso foi a corrida, e não uma manobra de merda na ultima volta não valendo nada porque piloto e equipe nao conhecem as regras do esporte que praticam.

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 2:43 pm
    • O Alonso fez cinco ultrapassagens: Chandhok, Di Grassi, Trulli, Glock e Kovalainen.

      Publicado por Willian | 16/05/2010, 2:47 pm
    • então ele terminou em 20º, certo?
      o que aconteceu nesse meio tempo que está faltando nas contas que diz que ele chegou em sexto? ow corrida mentirosa.

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 2:56 pm
    • O q aconteceu foi um SC na PRIMEIRA volta. Nem nos melhores sonhos, Alonso poderia imaginar uma condição mais favorável. Mas o q esperar de análise de torcedor? Wilson e Daniel Lima são FARINHA DO MESMO SACO.

      Publicado por Alex-Ctba | 16/05/2010, 3:55 pm
    • Alex, mudando de assunto – o Galvão disse que o Gerard Buttler fez o rei Leônidas em “500 (!) de Esparta”, kekekekeke – quase morri de tanto rir!

      Publicado por Will | 17/05/2010, 8:50 am
    • Coyote….assino embaixo

      Publicado por Daniel Lima | 16/05/2010, 3:22 pm
    • é abaixo assinado?

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 3:31 pm
  41. Askimet, nice to meet you again, son of a bitch!

    Publicado por Anselmo Coyote | 16/05/2010, 2:19 pm
  42. quem chega em 12º, sem marcar nenhum pontinho, se agarra a qualquer coisa, né?

    agora sério, punir o schumi com 20 segundos é errado. deram bandeira verde, po. a FIA que deveria ser punida com 20 anos sem administrar a F1, por ter mostrado o sinal errado.

    Publicado por andre melo | 16/05/2010, 2:24 pm
    • regulamento foi feito para ser aplicado.
      Se lá está que estando a corrida ao fim dela sob efeito de safety car este entra no pit lane e os pilotos recebem bandeira quadriculada não contando ou valendo ultrapassagem o que você entende com isso:

      um texto bem claro e conciso. Schumacher deveria saber disso, se ele não conta ou não precisa saber, sua equipe que autorizou a merda deveria.

      Regulamento está equivocado? então que se mude o mesmo colocando para vossas senhorias que além do safety car entrar nos boxes não se agite bandeira verde, para não levar a erro de interpretação e então termina-se a prova com bandeira quadriculada levando-se em conta a posição até momento entrada safety car.
      zéfini.

      cod. 40.13
      Se a corrida terminar, enquanto o safety car estiver na pista, ele vai entrar no pit lane no final da última volta e os carros terão a bandeira quadriculada como normal, sem ultrapassagens.

      Publicado por wilson | 16/05/2010, 2:50 pm
  43. A Mercedes anunciou que vai apelar da decisão. Lá vamos nós para os tribunais.

    Publicado por Willian | 16/05/2010, 2:45 pm
    • Ahhh… Eu tava sentindo falta disso essa temporada.

      Agora… 7 comentários no post com o meu pobre “resuminho” da corrida e um turbilhão neste aqui.

      Isto prova que F1 sem controvérsia não é F1.

      Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 2:52 pm
    • Verdade. O Schumacher acabou ofuscando a baita corrida do Webber.

      Publicado por Willian | 16/05/2010, 2:56 pm
    • Provavelmente a FIA utilizará o artigo 40.11 na argumentação contra a Mercedes:

      As the safety car is approaching the pit entry the yellow flags and SC boards will be withdrawn and replaced by waved green flags with green lights at the Line. These will be displayed until the last car crosses the Line.

      Ou seja, é um procedimento comum trocar as bandeiras e retirar a placa do SC. Porém, a ultrapassagem não é permitida.

      Publicado por Willian | 16/05/2010, 4:48 pm
  44. Só mesmo alguns surtadinhos para acreditarem que essa ridícula manobra ficaria impune. Schumacher não aprendeu nada na aposentadoria…

    Publicado por Ylan Marcel | 16/05/2010, 2:46 pm
    • Não acha que já é tempo de fazer um corte de cabelo decente?

      Publicado por Celso Andrade | 17/05/2010, 6:38 am
  45. vão perder, no máximo schumacher voltar a sétimo.
    Mas daí aprenderão a levar em consideração regulamento proximas oportunidades.
    quando não se aprende com o bem, aprende-se pelo mau, pelo sofrimento.

    Publicado por wilson | 16/05/2010, 2:52 pm
  46. A Ferari ignorou o episódio no “debrief” pós corrida:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/83687

    Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 2:53 pm
  47. então ele terminou em 20º, certo?
    o que aconteceu nesse meio tempo que está faltando nas contas que diz que ele chegou em sexto? ow corrida mentirosa.

    Trocou antes de pneus. Quando todos pararam, ele subiu para sexto, atrás do Hamilton. Ou você viu alguma outra ultrapassagem?

    Méritos pela estratégia. Porque ultrapassar em Mônaco, todos sabem que é quase impossível. O Schumacher não conseguiria se o Alonso não tivesse errado, por exemplo.

    Publicado por Willian | 16/05/2010, 2:59 pm
  48. Nem conta as overtakes sobre o Di e Kova?

    O povo é cruel…

    O dick dançou…

    Publicado por Alexandre Gomes | 16/05/2010, 3:07 pm
  49. Wilson, ngm está questionando o art 40.13, nesse caso a corrida termina com o safety car, ai faz sentido tudo que vc disse, o procedimento é este mesmo, ultima volta o safety recolhe, as luzes continuam amarelas e as bandeiras tb e vão em fila até a linha de chegada. Excepicionalmente, o que aconteceu HJ é que a corrida não terminou com o safety car, uma volta antes apareceu que o safety car iria recolher e a corrida recomeçaria pois apista estava em ordem, entendeu? Existe tb uma linha do Safety car, e em 2010 houve uma alteração na regra, com essa modificação a ultrapassagem passa a ser permitida nesta linha, inclusive um video da BBC menciona isso perfeitamente, inclusive sublinhando a linha e mostradno que o Schumacher não ultrapassou o Alonso antes. Outro ponto relevante para ser analisado são os fiscais de pista, o piloto não pode pagar por um erro deles e da direção de prova.

    E finalizando se o Alonso ao invés de espalhar ele tivesse dado uma pequena escapada, coisa de segundos (3s, 5s, sei lá) os outros pilotos teriam que espera-lô até ver se o seu monoposto estava em condições de prosseguir??

    Complicado, não?

    Fique esperto nisso, a situação dele, a princípio, não consta na regra 40.13 pois a corrida não terminou com o safety car.

    Outro aspecto relevante para finalizar. o Webber sempre que o safety car iria sair da pista ele “dava pé’ no acelerador antes desta linha do Safety Car, nunca deixava para ultima curva, talvez por saber deste regulamento..

    Publicado por Maikel | 16/05/2010, 3:27 pm
  50. Damon Hill comissário julgando o Schumy?

    É para rir ou chorar?

    É a mesma coisa de colocar o Curinga para julgar o Batman.

    O campeão mais ridículo da história da F1 não iria perder essa chance de demonstrar todo o seu rancor.

    CHUUUUUUUPA HILL!!!! O Schumy tá guiando e você no ostracismo…. Como disse o Coyote, ninguém apaga a manobra.

    Publicado por ccregazzoni | 16/05/2010, 3:28 pm
    • é pra chorar! o choro é livre! rs!

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 3:46 pm
    • Aí, meu chapa. Eu não sei se vc tem conhecimento, mas ultrapassagens só são válidas depois da linha de chegada. Você é burro ou se faz de? Tão simples e o cara do dedo no nariz parece que teve o cérebro, e não as narinas, tampadas…

      Burrice deveria ser punida pelo askimet tb!

      Publicado por Ylan Marcel | 16/05/2010, 11:03 pm
    • Mas podia melhorar muito esse cabelo!!

      Publicado por Celso Andrade | 17/05/2010, 6:39 am
  51. Os comedores de paella ficam chorando,dando desculpa…o Alonso Barrichello tomou pau do Shumy e ponto final.
    Outra coisa…ele ultrapassou os carros da GP 2 parou atrás do Hamilton e não fez mais nada.
    A sorte dele foi a batida do Hulk-se não ele nem pontuava,ia ficar preso atrás do alguersuari.((:

    Publicado por Daniel Lima | 16/05/2010, 3:33 pm
  52. tem gente que é assim:
    aparece na frente da casa dele um monte de merda de cavalo e passar a perguntar:
    onde está o cavalo que ganhei???

    Publicado por wilson | 16/05/2010, 3:37 pm
  53. Fans do Alonso têm que ser insuportáveis em qualquer lugar? Isto também consta no regulamento?

    Publicado por Mauro Brisola | 16/05/2010, 3:40 pm
  54. Não sei como teve gente que perdeu tempo exaltando a manobra do alemão, estava na cara que era ilegal.

    Pra mim, gol contra de bicicleta não é bonito.

    Publicado por Alfred Newman | 16/05/2010, 3:49 pm
  55. Quando Schumacher ultrapassou Alonso, o Safety Car ja estava dentro dos boxes, e a corrida não terminou com Safety Car!!!
    E ah, anota a placa ai Alonso, alem de barbeiragem nos treinos livres, ainda toma uma ultrapassagem unica (no gp inteiro) de carros considerados de ponta, coisa que nao aconteceu!!!

    Amigo, Schumacher é Schumacher!!!
    So queria ver se o alemão tivesse um carro top de linha pra lutar por este titulo!!!
    Ano que vem terá, eai o bixo vai pegar!!!!
    O Schumy fez, o que Massa, Kubica, Vettel e outros não consiguiram nem tentar, ou ao menos imaginar uma ultrapassagem com saida do Safety Car!Coisa que Montoya era o mestre e fez isso varias vezes na F1 (Australia 2002)!!!

    Por isso que o Schumacher é foda!!!

    Publicado por marcellopaz | 16/05/2010, 4:39 pm
  56. – A coisa mais imbecil é ficar discutindo em comentarios …

    Publicado por Felipe F. | 16/05/2010, 4:41 pm
  57. Mas as coisas realmente mudaram na F1, hj Schumacher não mais o queridinho e beneficiado da FIA como era na sua epoca aurea na Ferrari!!!Hj quem tem este lugar é Lewis Hamilton, e depois vem Alonso e a equipe Ferrari!!!
    Interessante é ver que o alemão vai ter que remar e muito pra lutar pelo seu lugar de volta, e até então isso mostra que não vai ser facil, até pq mostra como Alonso e a Ferrari tem poder pra mudar o resultado da corrida!!!

    Mas força Schumacher, vc realmente esta voltando a ser o velho Schumy de volta!!!

    Publicado por marcellopaz | 16/05/2010, 4:43 pm
  58. Anota a placa ai Alonso!!!
    Depois de tomar uma ultrapassagem unica de SATO no CANADA EM 2007,com uma Mclaren!!! Agora toma uma ultrapassagem quase impossivel, com uma Ferrari na mão, mas contra o poderoso e fodão Schumacher!!!

    Publicado por marcellopaz | 16/05/2010, 4:46 pm
  59. O Damon Hill a julgar ex-colegas… Não parece muito sério que ponham pilotos com ainda têm rivalidades dentro da F1 a julgar situações deste género. À mulher de César não basta ser séria, há que parecê-lo!
    De resto, só tenho a dizer uma coisa que já disse quando foi o Hamilton a fazer manobras supostamente contra as regras na luta com o Petrov já este ano. Se aí não penalisaram, porque estava mais rápido, porque tinha de acontecer a ultrapassagem, PORQUE DAVA SHOW, então esta prova também só teve SHOW pela ultrapassagem genial do Schumacher que o Alonso, menino choroso e parvo, não quer aceitar. Então gostou do que fez ao Massa e agora não aceita ser ultrapassado quando faz besteira? Ele até do di Grassi se queixou: está claro que quem o vê no retrovisor o tem de deixar passar! O Schumacher era o Kaiser, este é o Czar!!!

    Publicado por Luís Oliveira | 16/05/2010, 4:54 pm
  60. adorei ver a ultra passagem, mas na hora fiquei me perguntando se aquilo era realmente legal, a resposta veio agora realmente não era uma pena mas se esta no regulamento fazer o que.

    acho que tinham que arruma essa regra de termina sobre bandeira amarela, fazer algo tipo a nascar que a corrida só termina em bandeira verde, fazem pelo menos 3 tentativas se nessas 3 tentativas acontece mais bandeira amarela dai sim acaba na amarela se não acaba sempre em verde, entra o Safety Car e os pilotos tem mais uma ou duas voltas para termina em bandeira verde, muito melhor.

    Publicado por Julio | 16/05/2010, 5:07 pm
    • O fato é que a corrida nao foi terminada com o Safety Car, a linha de chegada não foi cruzada com por ele!!! E na minha opnião deveria ser legal, e legalissimo, mas como a FIArrari comanda as regras!!!

      Publicado por marcellopaz | 16/05/2010, 5:11 pm
  61. Pelo que eu vi, Felipe Massa e Robert Kubica passaram sobre a linda amarela na saída dos boxes. Por que não foram punidos? Sinceramente, não entendo.

    Publicado por André Luiz | 16/05/2010, 5:18 pm
  62. E eu achava que bastava o líder passa pela linha de largada.

    Publicado por Alexandre Gomes | 16/05/2010, 6:36 pm
  63. Bah, quanta baboseira. Querem saber mais que a FIA.

    Julgamento é julgamento, decisão é decisão. O Felipe não passou reto cortando a chicane? Não levou vantagem? Se tivesse um muro ali, não tinha batido?

    Pois é, deixem os comissários decidirem se a corrida estava ou não terminando com safety car. Não adianta nada puxar o saco do alemão que não está fazendo nada a temporada inteira e conseguiu terminar hoje em 12º.

    Publicado por Alfred Newman | 16/05/2010, 7:31 pm
  64. Pessoal,

    numa das relargadas do Gp da China, Hamilton, Vettel e Webber dividiram a curva antes da reta de chegada e, portanto, antes de cruzarem a linha de chegada. Hamilton acabou exprimido e o Webber foi parar fora da pista. Assim, Hamilton e Webber (e provavelmente mais pilotos, acho que até o Alonso) passaram o Webber antes da linha de chegada.

    Por que estas ultrapassagens foram legais e a do Schumacher não? Só por ser a última volta?

    Publicado por Bruno Bispo | 16/05/2010, 8:42 pm
    • Bem lembrado, Bruno. Eu acho que a diferença tem fundamento na excessão à regra com relação ao fim da prova, como eu escrevi no post:

      “…o livrinho de regras esportivas da FIA expressa que se a corrida terminar sob um período de safety car, ultrapassagens não serão permitidas, e os pilotos devem finalizar a prova sem alterações de posições…”

      Publicado por Becken Lima | 16/05/2010, 8:54 pm
  65. “”40.7 All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart. In order to ensure that drivers reduce speed sufficiently, from the time at which the “SAFETY CAR DEPLOYED” message is shown on the timing monitors until the time that each car crosses the first safety car line for the first time, drivers must stay above the minimum time set by the FIA ECU.
    With the following exceptions, overtaking is forbidden until the cars reach the first safety car line after the safety car has returned to the pits…”””

    A ultrapassagem pode ter sido legal interpretando essa parte do regulamento

    Publicado por Dominic | 16/05/2010, 8:53 pm
  66. Só que uma coisa que vcs tão se equivocando é que a corrida NÃO TERMINOU COM SAFETY CAR. O que estava e ainda está sendo discutido (já que a Mercedes irá apelar a FIA) era se o Schumacher começou a ultrapassagem sobre o Alonso antes da autorização. O regulamento deste ano permite a ultrapassagem depois da autorização, sem a necessidade de cruzarem a linha antes.

    Publicado por Nick Mason | 16/05/2010, 10:00 pm
    • Isso é foda. Toda hora mudam o regulamento. Nem eles mesmos se entendem, imaginem fanáticos surtados em um fórum…

      Publicado por Ylan Marcel | 16/05/2010, 11:06 pm
    • Bem que podia dar um jeitinho nesse cabelo não?

      Publicado por Celso Andrade | 17/05/2010, 6:42 am
  67. O safety car não cruzou a linha de chegada na frente do Weber mas foi para os boxes, foi dada a mensagem tradicional de reínicio de prova “safety car in this lap” e as bandeiras verdes foram agitadas. E a ultrapassagem aconteceu depois da tal “safety car line”.

    Parece que existem motivos de sobra para o Damon Hill ter que acabar engolindo mais esta…

    Publicado por Mauro Brisola | 16/05/2010, 11:59 pm
  68. Cara, o alemão não cansa de fazer besteira em Mônaco…incrível, errar é humano fazer de novo é burrice…

    Publicado por Erick Rabello | 17/05/2010, 1:19 am
  69. A manobra do Schumi é legal face aos regulamentos, aliás por pouco o Rosberg não pasava também. Espero que a justiça seja refeita pelos regulamentos e baseada nos factos.
    O Alonso fez uma corrida interessante e beneficiou enormemente da entrada do SC logo após o início da corrida. Ultrapassar carros que pretensamente são F1 mas que têm rendimentos muito próximos de um GP2, mesmo no Mónaco não é dificil para um piloto como o Alonso. Acenar atrás deles como que dizendo sai da frente que vai aqui o Alonso, sobretudo numa pista com as características do Mónaco, parece-me ridículo, mas os espanhóis devem ter adorado.
    Claro que quando chegou ao pelotão da frente ali ficou até ao fim da corrida a marcar passo. Foi muito bem feita a jogada da troca de pneus logo após o início, mas se o SC não tivesse ido para a pista como seria? Webber (de quem eu gosto muito pouco) esteve fantástico. Mas é o Kubica que mais me impressiona e as voltas dele no Mónaco são absolutamente espectaculares com a câmara do carro. Grande azar do Rubinho que vinha a fazer uma boa corrida, mas completamente irresponsável o acto de atirar o volante na pista e manobra estúpida do Trulli que poderia ter consequências graves sobre a integridade física do Karum Chandok. Boa corrida do Massa com um carro desiquilibrado e um Hamilton um pouco abaixo das minhas expectativas, mas percebe-se pelas comunicações que o Lewis está um pouco de saco cheio com os problemas que têm afectado a McLaren ultimamente. Mas o grande problema do Mónaco começa nas qualificações. Quem tiver a sorte de conseguir uma volta limpa nas Qs e sair na frente, tem 50 por cento da corrida ganha. É o um grande prémio que sobre o ponto de vista desportivo não faz falta nenhuma à F1 actual. Mais valia dar três voltas a cada carro nos vários Qs para a fazerem a solo na pista, que o escrutínio seria mais justo.

    Publicado por Ernesto Sousa | 17/05/2010, 6:59 am
    • é formula um, não é concurso para madre tereza de calcutá, se é que me entendem

      Publicado por wilson | 17/05/2010, 11:44 pm
  70. Li todos os posts aqui escritos, e outros posts em outros blogs, e na minha opinião, a ação da Mercedes em recorrer do resultado é válido.
    Já que existe uma redundância nas regras, que estas sejam atualizadas para que se evite novos problemas.
    O corrida não acabou com SC na pista, as bandeiras verdes estavam agitadas e o alemão concluiu a ultrapassagem após a “SC line”.
    Só estes fatos já apontam que a manobra foi legal.
    Assim como Alonso agiu certo ultrapassando Massa na entrada dos boxes…

    Outro fato importante pós corrida, foi Alonso ter reclamado do Di Grassi, o brasileiro abriu para o Alonso passar, mas antes disso, Di Grassi tinha o direito de defender a posição dele, azar se quem está atrás dele luta pelo campeonato…
    Mesmo assim, depois de 2 voltas se divertindo, Di Grassi liberou Alonso para subir no grid…
    Di Grassi agiu certo, também.

    Publicado por Alcides Araújo | 17/05/2010, 9:20 am
  71. Esse Ylan deve ter algum problema rsrsrs

    Publicado por Lucas Túlio | 17/05/2010, 9:24 am
  72. “quem tem que chupar é o pelotão inteiro que ele ultrapassou.” Kkkkkkk!!!!

    Olha o pelotão que ele ultrapassou “Chandhok, Di Grassi, Trulli, Glock e Kovalainen.”…kkkkk. Nada que um fusquinha turbinado com um bom pum não faça.

    Tomou e tomou feio. Mal piloto? Óbvio que não. Está entre os 4 melhores do grid, atrás de Hamilton, Schumacher e Kobayashi. Mas se encolheu igual mocinha quando sentiu o bafo do alemão queixudo no cangote e quando acordou já era tarde. Pensou e reagir mas a Inês era morta.

    Chuuuuuuuuuuuuupaaaaa, Nada Sei.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/05/2010, 11:23 am
    • ei, carcamano, em vez de comemorar a ultrapassagem do schumi, comemore o 12º lugar dele, e o vice campeonato pro alonso, que é mais bonito. rs.

      Publicado por andre melo | 17/05/2010, 7:59 pm
    • velhinhos que jogam domino com seus 70/80/90 acham maior façanha da vida ganhar uma partida com seu parceiro quando é de zero no seus adversarios e ficam comemorando e arrotando pra todo mundo.
      Uma ultrapassagem que nao valeu nada, pior ainda se complicou mais acham o maximo.
      Freud explica.

      Publicado por wilson | 17/05/2010, 11:40 pm
  73. Assim como o regulamento dos difusores, do duto de ar… enfim… o regulamento está em entendimento duplo, depende de quem o interpreta…

    Pois não se pude ultrapassar quando a corrida está sobre Safety car na última volta, à não ser quando os mesmos ultrapassarem a linha de chegada/largada… OK.. entendi…

    Mas se não poderia ultrapassar, pq diabos o Safety car entrou nos boxes e as luzes e bandeiras ficaram verdes???

    A Mercedes recorreu, mas quem vai interpretar na Corte de Apelações da FIA… vai dar o veredito final… tudo questão de interpretação… e no final vai dar FIAerrari :(

    Publicado por Jackson | 17/05/2010, 5:04 pm
  74. Em 2008(naquela episódio da ultrapassagem de Ham sobre Rai, em Spa), a Mclaren n teve seu recurso recebido pela corte, pois, segundo a FIA, n era possível apelar de um drive thru(ou o seu equivalente: 20 segundos de penalty, se o incidente for nas voltas finais). A regra mudou?

    Publicado por Leandro Magno | 17/05/2010, 6:15 pm
  75. Pelo o que eu entendi ( e me corrijam por favor ) na situação de uma prova terminar sob bandeira amarela, o SC entra no pitlane apenas para dar um caráter de competição e assim não comprometer o espetáculo.

    Nesse caso específico, mesmo sob bandeira verde ficam proibidas as ultrapassagens. As posições devem ser mantidas.

    Faz sentido, o risco de um acidente é evitado e a corrida não termina de forma melancólica, com carros se arrastando pela pista.

    Se for essa a regra então Schumacher está errado. A punição de 20 segundos foi um pouco severa na minha opinião mas aí já é mais uma questão política do que esportiva.

    A figura do juiz tem que ser neutra e imparcial.

    Convidar pessoas que ocupam determinados cargos e defendem certos interesses é uma atitude equivocada. Hill não é só um ex-piloto campeão de mundo como todos sabem.

    Publicado por Beatle Ed | 17/05/2010, 6:20 pm
    • O SC entrar para os boxes imediatamente antes da bandeirada para o vencedor ficar bonito na foto dá até para entender, se é o que o regulamento reza. O que NUNCA poderia acontecer é a bandeira verde neste momento. Bandeira verde é sinal supremo e universal de “a corrida está valendo – está tudo liberado”. Seria portanto um erro crasso, talvez da direção de prova, dar bandeira verde quanto a amarela deveria então permanecer até o final da prova.

      Pilotei bastante na vida e afirmo: é absurdo total, considerando o book da FIA, uma situação onde com bandeira verde não seja permitido ultrapassar. Non sense.

      Publicado por Mauro Brisola | 17/05/2010, 7:57 pm
    • voce nao leu o regulamento: favor fazê-lo.
      40.11 – é dado bandeira verde e luzes verdes
      40.13 – o que já foi dito até aqui diversas vezes: safety car entra nos boxes, carros chegam na linha chegada com bandeira quadriculada sem ultrapassagens.

      Se acham injusto, impossível, escrevam para a FIA para modificar o regulamento.
      Quando um regulamento existe é para ser cumprido, se não eh para ser cumprido, rasga-se o mesmo.

      Publicado por wilson da costa | 18/05/2010, 11:42 am
  76. O grande erro foi ter aparecido a mensagem “safety car in this lap” ,não podendo ser aplicado o artigo 40.13 que fala em modo “safety car deployed”,ao terem liberado a pista deram margem a interpretação.

    No ano passado só podia ultrapassar após a linha de chegada, portanto não teria muito o que discutir com esse fato, a corrida só valeria passando a linha de largada/chegada, no caso especifico de Mônaco estaria a corrida encerrada pois não teria mais voltas. Agora esse ano com o artigo 40.7 que permite ultrapassar a após a safety car line, é expresso que a participação do safety car termina nessa SAFETY CAR LINE, logo, daquele ponto em diante a corrida é recomeçada. Infelismente no regulamento não fala sobre isso acontecer na volta final, em voltas anteriores como vimos, inclusive no GP da China, é valido.

    Interpretando esse artigo o que parece que quiseram passar foi isso, de que em alguns casos excepicionais, as corridas possam terminar em bandeira verde, mesmo que nas ultimas curvas, se não fosse essa intenção não teriam criado essa linha do safety car antes da linha de largada/chegada e deixaria o regulamento com oestava antes.

    Se não tivesse aparedico safety car in this lap nada estava sendo discutido, a manobra eu acho que foi genial, principalmente a percepção da equipe em ter observado isso no regulamento.

    Publicado por Nokezen | 18/05/2010, 10:28 am
    • regulamento, cod. 40.11:

      40,11 Quando o funcionário do curso decide que é seguro para chamar o carro de segurança a mensagem “SEGURANÇA carro nesta LAP” será exibido nos monitores timing e as luzes do carro laranja será extinta Este será o sinal para as equipes e condutores que vão entrar no pit lane no final dessa volta.
      Neste ponto, o primeiro carro na linha atrás do safety car pode ditar o ritmo e, se necessário, queda de mais de dez comprimentos de carro atrás dele.
      A fim de evitar o risco de acidentes antes do retorno da segurança do carro para os boxes, a partir do momento em que as luzes do carro estão ligados a condutores devem prosseguir a um ritmo que não envolve a aceleração irregular ou travagem, nem qualquer outra manobra que é provável de pôr em perigo outros condutores ou impedir o reinício.
      Como o safety car está se aproximando da entrada do pit bandeiras amarelas e placas de SC será retirado e substituído por agitavam bandeiras verdes com luzes verdes na Linha. Estas serão exibidas até o último carro cruzar a linha.

      Ou, seja, é o 40.13 + 40.11 onde diz que em qualquer circunstância após safety car entrar nos boxes, acionar-se á bandeira e luzes verdes.

      Mas, valendo como era ultima volta o 40.13, portanto sem ultrapassagens.
      Ultrapassou? penalty.

      Publicado por wilson da costa | 18/05/2010, 11:50 am
  77. grande maioria de usuários tem usado o recorrente argumento de que após a tal linha do safety-car é permitido ultrapassar e que as luzes verdes estavam piscando ali no espaço entre a Rascasse e a Anthony Noghes, o regulamento continua sendo claro. A ele.

    Só que o pessoal está esquecendo outros detalhes e notas complementares, específicos para o caso em questão. Neste ano houve, sim, uma mudança, que é expressada na tábua de regras da FIA sempre em cor rosa, provavelmente para mostrar que é algo recém implantado. O artigo 40.7 tem o seguinte parágrafo: “Com as seguintes exceções, ultrapassar é proibido até que os carros alcancem a primeira linha do safety-car depois que o mesmo retorne aos pits.”

    Muito que bem. Todos vimos a tal linha do SC. Portanto nas CNTP da corrida, em seu decorrer, passar os demais é permitido. Não precisa, pois, esperar a linha de chegada.

    “Ultrapassar só será permitido nas seguintes circunstâncias”, e depois dos dois pontos, o segundo item aponta um artigo específico, o 40.14, que nada tem a ver com a patacoada, e o quinto item confirma o que foi dito acima, que, “quando o Safety Car está voltando aos pits, pode-se ultrapassar os carros assim que a linha for cruzada”.

    Do mesmo modo que este artigo é novo, o 40.13 é igualmente recente.

    E “se a corrida terminar enquanto o SC estiver na pista, este vai entrar nos pits no fim da última volta e os carros vão receber a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens”, que se aplica ao que aconteceu em Mônaco hoje. A punição para tal é de 20 segundos.

    Para quem alega que a luz verde piscada, também há uma explicação: artigo 40.11. Toda vez que o Safety Car entrar nos pits, sem exceção, as placas que sinalizam sua presença são retiradas e luzes e bandeiras verdes entram em ação.

    “Excetuando-se a última volta, quando o safety-car estiver se encaminhando para os pits, as ultrapassagens são permitidas a partir da primeira linha após sua entrada”. E o fato de anunciarem o “safety-car in this lap” na volta final é meramente ilustrativo. Pronto.

    Portanto, esqueçam do que vale para a largada. esqueçam para meio da corrida.
    Era ultima volta, então o que está valendo é os codigos 40.13 e 40.11

    ou seja, o safety car vai para os boxes e não se ultrapassa mais ninguém e recebem bandeira quadriculada. Em conjunto acendem-se luzes e bandeiras verdes.

    É só pró-forma, é para o safety car não chegar em primeiro e os pilotos atrás. Mas ultrapassagens não são permitidas. Simples de entender.

    Se acontecer na segunda volta duma corrida? vale o safety entrar no pit lane e então apos bandeira verde está valendo relargada.
    Vale o mesmo para 15/20/30/40 – o numero de voltas que tiver a corrida.
    Ultima volta? cod. 40.13 + 40.11

    O que voces nao conseguem entender nisso?

    Publicado por wilson da costa | 18/05/2010, 11:44 am
    • Concordo com tudo e eu até tinha citado a situação de “pró-forma” antes. Mas são detalhes de (alterações de) regulamento que com certeza praticamente nenhum piloto do grid tinha ciência.

      Bastaria a prova acabar com bandeira amarela para não existir nenhuma polêmica.

      Publicado por Mauro Brisola | 18/05/2010, 12:10 pm
  78. Um fato bem lembrado também é que antes da corrida de Monaco, os comissários tiveram bom senso e não puniram pilotos que infringiram as regras, como Lewis e seu zigue e zague, Vettel ultrapassando sob bandeira amarela!!! E Vettel/Lewis se enroscando nos boxes!!!
    E pq nessa situação não usaram o bom senso???

    Publicado por Marcelo Pazetto | 18/05/2010, 1:19 pm
    • Acho que nesse caso, como diria Arnaldo Cezar Coelho ‘a regra é clara’…

      Obvio que isso fere o que consideramos a esportividade, afinal ‘rezamos’ por ultrapassagens e é duro ver alguém penalizado por ultrapassar (!).

      Entretanto, lendo os comentários de vocês, vejo que não havia muito espaço para não haver um DT (ou o equivalente after race: 20 s) ao Schumacher.

      Para mim, infelizmente (afinal achei a manobra de uma presença de espírito e sagacidade incríveis!).

      Publicado por wderfel | 18/05/2010, 1:32 pm
  79. Chuuuuuuppppaaaa, Nada Sei.

    Vc foi ultrapassado e jantado com garfo e faca pelo “acabado…rsrs” queixada num carro infinitas vezes inferior ao seu, no circuito mais travado da F1.

    E vc, ô Memória Fraca, piorou demais a situação com aquela tentativa patética de reação que lhe fez beijar a bunda do alemão e ir parar nas cordas, tal e qual um boxeador nocauteado. Devia ter abafado o caso, disfarçado, fingido deixar a manobra, enfum. Mas, não! Tinha que emoldurar a tela do artista… Mané!!!

    Numa palavra, HUMILHANTE! Em duas, Chuuuuuuuuupppppppaaaaaaaa, Nada Sei… kkkkkk!!!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/05/2010, 8:58 pm
  80. Malandro é malandro e mané é mané.

    Publicado por Remédios, A Bela | 18/05/2010, 9:01 pm
  81. essa ultrapassagem em cima do alonso – que tá pilotando muito esse ano!!! – vale um campeonato!!! é um verdadeiro “pedala!!!”… deveríamos fazer uma campanha para devolverem os pontos do schumacher!!! ele fez por merecer!!!

    Publicado por virgo | 18/05/2010, 11:40 pm

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