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…E ninguém para Webber

Finalmente Mark Webber e a Red Bull capitalizaram sua flagrante superioridade e assumiram, ambos, a liderança do campeonato de 2010 depois da dominante e acachapante vitória pelas apertadas ruas do tradicional circuito de Mônaco, agora pela manhã.

Completando a dobradinha da Red Bull, Sebastian Vettel, que seguiu Mark desde o início depois de ganhar a segunda posição de Robert Kubica na largada. Como era de se esperar, o alemãozinho não conseguiu impor um ritmo satisfatório atrás de Mark por um circuito urbano e contentou-se com o segundo lugar.

Só mesmo os quatro “safety cars” para realinhar o grid sucessivas vezes e dar um a falsa impressão de equilíbrio de forças em um dia em que Webber foi imbatível.

À parte a controversa manobra de Schumacher em Alonso nas últimas curvas da corrida que movimentou a blogosfera e o noticiário especializado, tivemos uma prova modorrenta e os destaques ficam por conta da exuberante forma de Robert Kubica, da perfeita estratégia da Ferrari e da pilotagem soberba de Alonso nos primeiros estágios da prova, com ultrapassagens arriscadas.

Uma parada cedo no primeiro período de “safety car”, em conjunto com os duráveis pneus macios que lhe rendeu uma longa perna de corrida, foi o suficiente para catapultar o espanhol da última para a sexta posição, e assim respirar ainda como um dos líderes do campeonato.

Massa e Hamilton cumpriram tabela e finalizaram onde iniciaram a prova. O

Com o abandono por conta de um erro primário da McLaren no sistema de refrigeração do MP4-25, o ex-líder Jenson Button, sai como grande perdedor do final de semana.

Durante a semana, posts com o pós-corrida e análises mais pontuais do campeonato e da prova.

Resultado

Pos. # Piloto Equipe
1 6 Mark Webber Red Bull
2 5 Sebastian Vettel Red Bull
3 11 Robert Kubica Renault
4 7 Felipe Massa Ferrari
5 2 Lewis Hamilton McLaren
6 8 Fernando Alonso Ferrari
7 4 Nico Rosberg Mercedes
8 14 Adrian Sutil Force India
9 15 Vitantonio Liuzzi Force India
10 16 Sebastien Buemi Toro Rosso
11 17 Jaime Alguersuari Toro Rosso
12 3 Michael Schumacher* Mercedes
13 12 Vitaly Petrov Renault
14 20 Karun Chandhok HRT
15 18 Jarno Trulli Lotus

Discussão

157 comentários sobre “…E ninguém para Webber

  1. Não havia como pará-lo! Os carros da Red Bull são Fantásticos!

    Publicado por F-1 | 16/05/2010, 11:50 am
    • F-1,

      Ylan Marcel de Ogun já havia previsto isso há alguns meses, mas só agora uma meia dúzia de surtados lunáticos começam a dar razão…

      É complicado… o raciocínio as vezes é lento. E as fantasias tupiniquins imperam…

      Publicado por Ylan Marcel | 16/05/2010, 2:48 pm
    • Ylan, você é o cara…tenho certeza que previu que Alonso nem treinaria e largaria em último.

      Publicado por Will | 17/05/2010, 7:37 am
    • asshole

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 7:50 pm
    • Pelo que se lê na mídia, Vettel teria condições de pará-lo. Afinal de ocntas, pela mídia, Vettel é o cara.

      Publicado por djow | 16/05/2010, 2:59 pm
  2. Ele é o cara???….

    Publicado por Fernando Kesnault | 16/05/2010, 11:55 am
  3. Alonso terminou a prova em sétimo!
    Shumi e sua ultrapassagem espetacular sobre o Alonso.

    Publicado por Luiz Sergio | 16/05/2010, 12:12 pm
    • Meus pêsames para os amantes da F1, aceitava até que eles devolvessem o sexto lugar do Alonso, devido ao regulamento, agora punir o Michael É A MAOIR SACANAGEM.
      Novamente a máFIA usa dois pesos para analisar os problemas nas corridas:
      a pouco tempo um piloto ficou balançando seu carro perigosamente na frente do outro piloto para não ser ultrapassado, dona FIA ficou omissa;
      em outra corrida uma corrida na reta interna do box, que poderia ter consequência terrível , dona FIA novamente omissa, as ultrapassagens perigosas na entrada do box, onde não foi projetadas as ultrapassagens dona FIA não falou nada.
      Agora vem punir um piloto que só fez o que sua carreira toda foi pago, ultrapassar um piloto que perdeu o controle do seu carro e deu a oportunidade, sem esse erro e os fiscais acenando bandeira verde, os sinais da pista mostrando luz verde, qual é o piloto que não ultrapassaria????
      Nota ZERO, para quem não tem sensibilidade, para quem não suporta a F1.

      Publicado por Luiz Sergio | 16/05/2010, 3:47 pm
  4. Primeira pergunta do final de semana: O Hulk é piloto Briatore?

    Segunda: Houve algum contato entre o Nada Sei e o Hulk esse final de semana?

    Para que servem Hispânia, Lotus e Virgin, se, na única oportunidade que tem de aparecer nas transmissões à frente de uma Ferrari, seus pilotos abrem as pernas para o carro mais rápido. Sou favorável a cassarem as vagas dessas porcarias no Grid, só servem para pôr em risco o trabalho bem feito dos outros (caso de Webber no final da corrida).

    Terceira: E aí, quem ainda continua achando que o Nada Sei teria chance de pole ou vitória…

    Só sendo muito torcedor para acreditar nisso…

    Quarta: E o passão do Schumy no Nada Sei? Que vacilão. Tava dormindo?

    Pena que não deve valer nada. Mas que o Nada Sei vai dormir incomodado, ah, isso vai.

    Vamos aos pitacos:

    Webber: Perfeito no final de semana. É uma pena que o carro esteja tão à frente dos outros, ver Webber campeão em cima de Hamilton, Schumy, Massa, Alonso e Button será de doer.

    Vettel: Ah, alemeãozinho, tu é um cagão mesmo hein, quando que vai aprender a ir pra cima, toma umas aulas com o Hamilton, senão você vai conseguir a proeza de perder um título para o “Canguru Perneta”.

    Kubica: Excelente corrida, está tirando tudo do carro, sua cotação vai subindo.

    Massa: Fez uma sem corrida sem erros, o que, em se tratando de Mônaco, está muito bom, não poderia fazer mais nada.

    Hamilton: o mesmo de Massa.

    Schumy: Segura o Alemão, segura o Alemão, segura o Alemão, o cara é foda….

    Alonso: Esse tem sorte de campeão, portanto, continua candidatíssimo ao título, quando ele erra, os outros fazem o favor de colocá-lo de volta à corrida. Assim não há companheiro de equipe que consiga acompanhá-lo. No final tomou um passão do Schumy que vai para a história da F1, deve estar p. da vida.

    Rosberg: Essa, para mim, vai começar a tomar pau, tomara que tenha curtido o início do campeonato.

    Sutil e Liuzzi: O máximo de performance que seus carros permitiam.

    Nota da corrida: Um pena o Barrichello ficar de fora, estava fazendo uma excelente corrida. Dessa vez, graças a deus, não falou bobagens para o microfone.

    CHUUUUUUUPA Nada Sei, vai ter de dormir com essa de hoje.

    Publicado por ccregazzoni | 16/05/2010, 12:23 pm
    • é mesmo. largando em 7º e terminar em 12º

      o outro largando em último e chegando em 6º.

      alonso vai dormir com essa hoje mesmo! rs!

      Publicado por andre melo | 16/05/2010, 3:06 pm
    • Se fosse para fazer análise em cima da colocação imposta pelos fiscais (sendo um deles o rancoroso Damon Hill) não precisaria existir o F1Around.

      Cada um enxerga aquilo que lhe é importante…

      Publicado por ccregazzoni | 16/05/2010, 7:40 pm
  5. Regazzoni como stai?? Respondi-lhe no post anterior qdo. estavas muito brabo….

    Publicado por Fernando Kesnault | 16/05/2010, 12:34 pm
  6. Becken já que vc. é fanático por f-1 e teu blog é muito bom que tal fazer um “post” sobre o falecimento de Loris Kessel, suiço que correu na f-1 na década de 70 e veio a falecer neste fim de semana? Lembro-me que ele tinha um capacete bem parecido com o do Regazzoni, aliás era marca registrada as cruzinhas em capacetes de pilotos suiços (Siffert, Regazzoni, Kessel, Vonlanhtein, etc.).

    Publicado por Fernando Kesnault | 16/05/2010, 12:40 pm
  7. Era só para dizer que o barrica voltou a asneirar. O acidente até pode não ser culpa dele, mas atirar o volante par o meu do traçado!… E logo para a linha que todos seguem ali! É demasiada irresponsabilidade! Nem merece comentários. Merece é ser penalizado por conduta irresponsável!

    Publicado por Ciro Oliveira | 16/05/2010, 1:09 pm
    • Discordo. A justifica dele faz sentido. Estava na “contra-mão”, dentro do carro. Qualquer um ficaria afoito para sair logo dali. Nesses momentos, a cabeça está em deixar o carro o mais rápido possível.

      Explicação do Rubinho:

      O volante q joguei foi puro instinto d quem quer sair do carro rapido.Apos a pancada estava d frente pros outros e temia ser atingido d novo.

      Logicooo q teve gente me escrachando pelo volante.Estes não tem ideia do q é um F1 e muito mais o q acontece após uma batida a 280km/h.

      Publicado por Willian | 16/05/2010, 3:10 pm
    • Aceito mas contesto. Demora menos a colocar o volante em cima do carro do que a arremessá-lo. Hamilton podia ter sido muito prejudicado ou outro piloto ou comissário que levasse com ele na cabeça após projecção. Uma coisa é segurança outra é competição.

      Publicado por Ernesto Sousa | 17/05/2010, 2:12 pm
    • É que na hora você não pensa muito, “ah, eu tenho que colocar o volante no lugar”.

      Quando você está no meio da pista – ainda mais como a de Mônaco – a primeira coisa que vem a cabeça é “deixa eu sair logo daqui”.

      Enfim, nada que desmereça a boa corrida dele, como muita gente tem feito por aí.

      Publicado por Willian | 17/05/2010, 2:26 pm
  8. Nenhuma nota sobre o ocorrido com o Button?

    Publicado por Felipinho | 16/05/2010, 2:55 pm
    • Não foi a Mariana Becker que pegou a informação com o próprio Jenson que o problema era o duto fechado?

      Publicado por Andy | 16/05/2010, 7:52 pm
    • Felipinho, fiquei muito p…! Se a informação é correta, foi puro amadorismo. Lamentável para o equilíbrio do campenato de pilotos e construtores (principalmente este).

      Publicado por Will | 17/05/2010, 8:57 am
  9. Corrida tecnicamente perfeita do Webber. Prova que tem aprendido com os erros do ano passado, quando largava bem, mas fazia corridas fracas. Está confiante e tem demonstrado bom ritmo.

    Mas a vitória do Webber prova outra coisa: é impossível tirar algum piloto da briga pelo título. Uma corrida e o Button caiu para a quarta posição, por exemplo. O novo sistema de pontuação engana por causa da “grande” diferença de pontos.

    No mais, o desempenho da Red Bull assusta. Conseguiu acabar com um dos pontos fracos do ano passado e dominou em Mônaco. Tenho dúvidas se teria feito 1-2 caso o Alonso tivesse disputado a classificação. Porém, nada tira os méritos da excelente corrida dos “Bulls”.

    Publicado por Willian | 16/05/2010, 3:07 pm
    • Concordo com o Willian, e acho que isso mostra que o WCC não acabou (imaginem o WDC). Não vejo o campeonato definido, Webber não virou super piloto, ele continua sendo um cara instável – quando não largar na frente isso vai aparecer novamente.

      O Alonso me assusta – tudo dá certo pro cara!

      Espero a reação da prateada de Woking com muita ansiedade!

      Vamo que vamo – ainda está no começo.

      Publicado por Will | 17/05/2010, 7:47 am
  10. aqui em Brasília, o piquet foi visto babando verde após ver o briatore caminhando pelas ruas de monte carlo, a convite de ecclestone, enquanto seu filho – sacrificado pelo próprio pai em virtude de uma vingança pessoal – disputa a nascar no estado da carolina do norte. testemunhas afirmam tê-lo visto chupando uma manga também.

    Publicado por andre melo | 16/05/2010, 3:14 pm
    • kkk boa ! quem sabe um dia o Nelsinho não vai disputar a Stock com o Cacá !

      Publicado por Alfred Newman | 16/05/2010, 3:53 pm
  11. Isso aqui é pro carinha aqui do F1around que queria os pilotos se jogando no mar de Mônaco após a corrida:
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/18404/imagens/14374/

    Publicado por Andy | 16/05/2010, 5:15 pm
  12. eu keria saber, a estratégia adotada por alonso, sair de último, trocar os pneus logo e conseguir xegar nakela posição…vcs axam q alguns dos últimos colocados, adotasse a msma estratégia, o q hj fez a diferença em face do novo regulamento de n precisar mais abastecer, de trocar logo de pneu, teriam xegado tb numa posição boa q nem alonso?

    pq, me pareceu q as primeiras ultrapassagens, abriram p ele, como o Galvão falou, se ficassem no meio, ele n teria espaço p passar na curva após o túnel…faltou inteligência das outras equipes em copiar alonso tb?

    Publicado por baianu | 16/05/2010, 5:43 pm
    • Oi miguxo,

      claro que não, pois “exas” ex-quipes se arrastam a “quaxe” 5 secs de diferença dos lideres e a 3 secs dos carros “maix” lentos, por tanto “exxa extratégia” não funcionária para elas.

      Publicado por Felipinho | 17/05/2010, 7:37 am
    • Felipinho…kekekekekekekek!!!!!!!

      Publicado por Will | 17/05/2010, 1:47 pm
    • O Bruno Senna fez a mesma coisa, mas no caso dele o carro não ajuda em nada, só valeu a pena para o Alonso em função dele estar em último.

      Publicado por Will | 17/05/2010, 8:59 am
    • Fora as vezes que encostou nos outros com o SC em pista. Alonso é bom mas qualquer piloto do top 15 teria feito igual com o mesmo carro. Não foi nenhum exemplo de superioridade. O cara tem garra e talento mas este resultado no Mónaco é previsível sem ser extraordinário.

      Publicado por Ernesto Sousa | 17/05/2010, 2:15 pm
  13. corrida muito sem graça tem pouca coisa pra comentar

    Publicado por max | 16/05/2010, 7:04 pm
  14. Becken, não sei se vai lhe interessar mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
    Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
    O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
    A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
    Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
    Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
    Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.

    Publicado por Jorge | 16/05/2010, 10:26 pm
  15. ae Becken dá uma olhada no que o Flávio Gomes revelou: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/05/16/principadas-8-document-33/ . Será que vai rolar uma punição para o Webber na próxima corrida?

    Publicado por Joao | 16/05/2010, 10:45 pm
    • É, essa eu tb vi nos fórusn por aí, João, mas acho que ninguém é louco de tirar uma vitória do Webber por uma infração cometida antes da prova.

      Publicado por Becken Lima | 17/05/2010, 12:34 am
  16. Esse Ccregazzoni fala muita besteira e, pior, tem um avatar escroto…

    Mal gosto em tudo. Seu aspecto físico deve ser um dedo no nariz igual!

    Publicado por Ylan Marcel | 16/05/2010, 10:59 pm
    • Vou propor uma campanha: NÃO MUDE O AVATAR CCR!

      Cheers /

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 8:11 pm
    • Falou o sujeito mais simpático do F1 Around. E quanto à minha foto, pelo menos é apenas um avatar…rs…

      Publicado por ccregazzoni | 17/05/2010, 11:11 pm
    • Ô YM, tira esses óculos escuros da cara, corta esse cabelo menino e se comporte decentemente num fórum.

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 11:54 pm
    • Tirei os óculos!

      Publicado por Ylan Marcel | 20/05/2010, 10:08 am
  17. O F1around é um blog mto interessante, mas essa briguinha de alguns é mto chata! Se não gosta do q alguns comentam, do avatar, ou seja lá o q for, se não tiver relação com o q realmente interessa aqui que é a F1, ignora… O blog é para cada um escrever o que acha, mas nem todos tem que concordar, mas no mínimo respeitar.

    Publicado por Julio Henriques | 17/05/2010, 6:41 am
  18. Julio, você tem razão! Vou tentar manter o foco também, às vezes é difícil!

    Publicado por Will | 17/05/2010, 7:42 am
  19. Uma bela corrida do Kubica. Chamou a minha atenção a capacidade do seu Renault curtinho acompanhar o Vettel e seu ‘foguete’. O que vocês acham, em outra pista teria sido dobradinha da RBR?

    Publicado por Will | 17/05/2010, 9:00 am
    • Will, acho q o Kubica só conseguiu acompanhar pq era Mônaco. A situação começa a clarificar. Em pistas mais velozes, a equipe mais próxima da Red Bull é a McLaren, em pistas mais travadas, Ferrari parece estar um pouco acima da McLaren e o Kubica está fazendo a diferença nesse ótimo carro da Renault e seu motorzão revisado, porém em todas as pistas o conjunto da Red Bull é superior.

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 9:51 am
    • Com certeza Alex, a minha nova expectativa é ver p F10 com o duto em uma pista de alta. Quero ver a posição em relação à McLaren (e, claro, em relação aos azuis).

      Publicado por Will | 17/05/2010, 1:50 pm
  20. Esse Ylan gosta de criar caso einh…

    Publicado por Lucas Túlio | 17/05/2010, 9:20 am
  21. “eu keria saber, a estratégia adotada por alonso, sair de último, trocar os pneus logo e conseguir xegar nakela posição…vcs axam q alguns dos últimos colocados, adotasse a msma estratégia, o q hj fez a diferença em face do novo regulamento de n precisar mais abastecer, de trocar logo de pneu, teriam xegado tb numa posição boa q nem alonso?”

    Baianu, Alonso chegou nessa excelente posição por uma conjunção de fatores:

    1) A Tática da Ferrari era muito boa. Colocaram ele de pneus moles pra trocar logo nas primeiras voltas e fazer uma corrida inteira de pneus duros e tentar ganhar posições no ritmo de corrida do Alonso. Claro q a possibilidade de SC em Mônaco é alta, mas um na primeira volta, foi mais do q eles poderiam imaginar.

    2) Alonso fez a tática funcionar, já q não poderia ficar muitas voltas atrás dos carros lentos de HRT, Virgin e Lotus. O único q deu trabalho para ele foi o di Grassi, o q custou a quinta posição ao Espanhol, já q se ele não perdesse tantas voltas atrás da Virgin, passaria o Hamilton na hora do pit stop do Inglês.

    Seria um resultado ainda mais fantástico, terminar imediatamente atrás do Massa, depois de largar de último. Mesmo sexto é um resultado estupendo e o deixa muito bem posicionado do wdc, mas sem o SC na PRIMEIRA VOLTA, nada disso seria possível.

    Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 9:44 am
    • Foi mais ou menos a mesma estratégia que a Renault criou “artificialmente” para ele vencer em Cingapura 2008.

      Publicado por Becken Lima | 17/05/2010, 10:57 am
    • Exatamente. Acho q todo mundo pensou o mesmo qdo viu o SC na saída do túnel na primeira volta e o Alonso indo para os Boxes. Só o trio pateta da Globo demorou pra fazer a leitura da corrida. Era muito simples, bastava ver a distância q aparecia a todo momento na tela, do Alonso para os ponteiros e calcular o tempo do Pit Stop, para eles perceberem q o Alonso já estava bem posicionado. É muito ruim a transmissão da Globo. E o Burti q nunca entende o rádio da McLaren, pq não acompanha pela telemetria da equipe, disponibilizada no site? Ele teria muito mais elementos para comentar durante a corrida. Uma ferramenta dessas e os profissionais q fazem a transmissão não utilizam.

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 11:26 am
    • Concordo, Alex.

      Às vezes eles ficam batendo cabeça tentando imaginar o que teria acontecido com certo piloto, enquanto no site da McLaren já falaram faz tempo. Algumas vezes até mesmo de outras equipes…

      Acabam transmitindo informações erradas por preguiça. Senza parole!

      Publicado por Willian | 17/05/2010, 1:21 pm
  22. PONTUADORES
    Após seis corridas, apenas dois pilotos pontuaram em todas e seis não ponturam em apenas uma corrida:
    WEB 6
    MAS 6
    VET 5
    ALO 5
    BUT 5
    KUB 5
    HAM 5
    ROS 5

    PÓDIOS
    Do 1ro ao 8vo lugares no WDC, todos têm no mínimo 2 pódios, exceto a dupla da RedBull que alcançaram ontem 3 pódios cada.
    WEB 3
    VET 3
    ALO 2
    BUT 2
    MAS 2
    KUB 2
    HAM 2
    ROS 2

    É justo dizer que a McLaren começou a se complicar no início da fase européia. Duas corridas, dois abandonos. E em um deles isso levou a perda de um pódio para equipe.
    WEB líder era algo que não imaginava. Parabéns para o Aussie.
    A liderança e a vice-liderança do WDC e a liderança do WCC também estava longe dos meus palpites mais pessimistas ou otimistas.
    Claro que o desempenho modesto das McLaren e Ferrari combinado com o surpreendente KUB catapultaram as RedBull para seu previsível lugar nos campeonatos.
    Parafraseando Withmarsh, não são as outras equipes que podem ganhar e sim a RedBull pode perder.
    No mínimo até a Hungria, Ferrari e McLaren terão de contar com acasos (felizes) para continuar na briga.
    É um campeonato bastante regular e competitivo, mas já começa a ganhar feições de uma chatice sem tamanho.
    (Especialmente pra mim que sou torcedor da McLaren!!!)
    (Agora acho que tenho de me decidir se torcerei para o WEB ou para o VET, a briga vai ficar por ali pelo visto… Tomara que eles se embananem um pouco para trazer alguma emoção.)

    Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 9:53 am
    • Alexandre, vamos manter a calma. Temos tempo e $ para melhorar o que o MP4-25 precisar. Ainda dá.

      Publicado por Will | 17/05/2010, 1:52 pm
    • Finalmente alguém aqui deu o braço a torcer..

      para que não tenhamos mais um ano com um campeão insosso:

      GO VETTEL!!

      Publicado por Felipinho | 17/05/2010, 2:10 pm
    • Tem razão, Will!
      Se olharmos com frieza, veremos que em 6 corridas já tivemos 4 líderes diferentes no WDC (ALO, MAS, BUT, WEB) e três no WCC (Ferrari, McLaren, RedBull). Dos oito melhores agora no WDC, o líder (WEB) há duas corridas atrás era o 8vo colocado. Realmente, há muita água para rolar.

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 2:39 pm
  23. quem foi o filho de deus que deixou o duto da mclaren do button fechado?como o “antipático”do ron dennis faz falta.a manobra do schumacher pra cima do dom alonso das lamúrias foi sensacional,só a fiarrari não gostou.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 17/05/2010, 9:56 am
    • é que a ferrari faz merdinhas, e a mercedes um troção.
      Ferrari sabia que não podia, já a mercedes jogou pra torcida, iludiu seu piloto, o publico, direção de prova, por isso foi penalizada.

      Publicado por wilson | 18/05/2010, 1:33 pm
  24. mergulhar no mar de mõnaco é fácil,eu quero ver é enfrentar o canal do mangue aqui no rio de janeiro.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 17/05/2010, 10:03 am
  25. Rubinho afirmou no Twitter agora há pouco que não houve multa pela sua atitude instintiva de ter atirado o volante para sair rapidamente do carro. Depois de rever a batida, a posição e o local em que o carro ficou parado, acho que eu teria reagido da mesma maneira.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 17/05/2010, 11:21 am
    • Verdade. Ele declarou q queria sair logo do carro, porém ao ver carros vindo de frente teve q esperar o melhor momento. E o volante foi arrastado por um carro da HRT. Na transmissão o Burti disse q um volante desses custa em torno de 15 mil dólares. Eu acho q custa MUITO mais do q isso. Alguém tem alguma idéia de quanto custa, mais ou menos?

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 11:32 am
    • Em uma reportagem da Globo com o Massa foi dito US$30.000,00 (o da Ferrari)

      Publicado por Paulo Patullo Neto | 17/05/2010, 11:43 am
  26. “Toda a tecnologia empregada na construção do volante torna seu valor superior a US$ 100 mil. Os pilotos irritados com um abandono de prova não podem se dar ao luxo de atirá-lo ao chão, cena que já foi comum na Fórmula 1. Mais do que isso, são obrigados a recolocá-lo no carro, sob pena de multa.”

    “Hoje, o volante de um carro de Fórmula 1 é um dispositivo eletrônico complexo que permite que o piloto controle uma vasta quantidade de itens. As equipes nomeiam freqüentemente um engenheiro como responsável pela sua eletrônica e o projeto de modo que os pilotos possam usá-lo confortavelmente. Para essa razão, os volantes de hoje são feitos de borracha dura que fornece mais aderência para as mãos do piloto. A peça principal do volante, entretanto, é construída como as demais peças do carro, da fibra do carbono, visando reduzir seu peso. As peças usadas hoje custam em média 23 mil euros cada.
    A construção de qualquer parte de um carro de Fórmula 1 é um processo complexo, e o volante não é nenhuma exceção. Vários materiais de pouco peso são usados para a sua produção, incluindo além das já citadas borracha e fibra de carbono, alumínio, titânio, aço e plástico. Um volante completo pode demorar aproximadamente 100 horas para ser produzido do começo ao fim.
    Com um volante normal controlando 12 parâmetros diferentes em um carro de Fórmula 1, há um grande número componentes, teclas e interruptores que têm que ser ajustados durante o processo de fabricação – 120 artigos ao todo. O peso de uma unidade finalizada é de cerca de 1,3kg.”

    Essas duas reportagens datadas, estimam em 23 mil euros só o material e 100 mil dólares o preço final. Ainda acho q é um pouco mais do q isso, mas o Burti não deveria ficar chutando. Ainda mais por quinze pau.

    Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 11:48 am
  27. Em tempo: Pelo menos as equipes pequenas serviram para alguma coisa na temporada. Dar a falsa ilusão q é possível ultrapassar em Mônaco. Trulli e Kova facilitaram bastante, Glock deu um pouquinho mais de trabalho e o Di Grassi disputou seu título mundial nessas três voltas.

    Na minha opinião, nesse caso das três equipes, os pilotos da Lotus foram inteligentes em não oferecer resistência. Ficar bloqueando o Alonso, com certeza provocou um desgaste maior no carro do Di Grassi, além de arriscar uma batida no muro com aquele carro totalmente desequilibrado e sem aderência. Se fosse uma Sauber ou STR eu até concordaria em dfender a posição, mas essas equipes de GP2 não deveriam. Estou com Trulli e Kova nessa.

    Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 12:01 pm
    • O Trulli que é italiano não ofereceu nenhuma resistência….tanto que o Alonso passou ele por fora…

      fez a sua média com a Ferrari, assim como o Fisichella em spa 2009 não tentando passar o Kimi.

      hehe

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 17/05/2010, 1:05 pm
    • Q Maldade com o Fisico Marcelo hehehe. Em Spa ano passado, a Ferrari tinha o Kers e a Force India não. Apesar da Force India ser mais veloz, na hora da aproximação o Kimi se defendia com o Kers.

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 1:25 pm
  28. Turma, gostei banstante da prova.
    Gostei da desenvoltura do Webber.
    O Kubica perdeu uma grande oportunidade, não podia ter vacilado na largada.
    O Massa poderia ter apertado mais o Kubica. Poderia ter ganhado a posição.

    A estratégia da Ferrari foi perfeita. Só diferenciou de cingapura 2008, o fato do Alonso estar em último. Então o fato dele entrar durante ao SC, e não antes do SC, não foi prejudicial, pois como ele estava em último, logicamente, não perdeu nenhuma posição.

    Assunto chato:

    Turma, o Blog tá ficando meio chato com essas discussões bobas.
    Isso não leva a lugar nenhum, aliás só leva o espaço pra baixo.
    Pô vamos evitar comentários ofensivos, ou auto-afirmativo, isso é muito chato.

    Não quero citar nomes, todos nós sabemos quem é.

    A tiração de sarro saudável, é muito bem vinda, mas as discussões estão ficando meio chatas.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 17/05/2010, 1:53 pm
    • Barrichello tb gostou da pilotagem do Webber e disse em entrevista q é bom para ele, Webber, q faz parte dos pilotos “under rated” calar a crítica.

      Acho q o Webber está merecendo um post, hein Becken? Ano passado ele já mostrou uma bela evolução e este ano, está conseguindo colocar tempo na “menina dos olhos” da Red Bull.

      Eu não vejo o Webber no mesmo nível de um Alonso, Hamilton etc, mas fazer o quê? Parece q os Deuses do automobilismo gostam dessa brincadeira de nunca o melhor piloto ter o melhor carro. E eles podem estar certos, em 2002/2004, qdo teve essa combinação, o campeonato foi um tédio sem fim, exceto para os fãs do Schumi.

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 2:08 pm
  29. Becken, me desculpe, mas sendo chato sem querer ser, este “para” que colocastes no título do “post” creio que tem um acento já que qdo. conjugamos ele no indicativo do presente fica “pára”. Não sou exímio da língua portuguesa, apenas analiso e vejo que cada dia que passa parece que nada sei desta língua que para mim é maravilhosa. Quando faço comparação do inglês com o português eu vejo o tanto que ela é intrigante e surpreendente. Um abração.

    Publicado por Fernando Kesnault | 17/05/2010, 2:48 pm
    • Esse acento caiu, Fernando. Mas confesso que tá complicado d’eu assimilar a nova gramática e isto está sendo feito lentamente. Acho que alguns posts estão sendo publicados “híbridos” entre a velha e a nova…

      Publicado por Becken Lima | 17/05/2010, 2:53 pm
    • Becken,
      Ao invés de você postar respostas referentes ao acordo, está na hora de você trazer a onboard do SCH no momento em que ele ultrapassa o ALO na última volta, que tal? ;) Tou curioso pra ver o que aparecia ali.
      Só achei isto, mas não dá pra ver a informação da pista: http://www.youtube.com/watch?v=7ch-Nj_LvBE&feature=related
      Mas o Ross Brawn mostra uma imagem da onboard no momento em que defende o SCH para um jornalista, vejam: http://www.youtube.com/watch?v=cQerOq_7DcA&feature=related

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 3:14 pm
    • Só pra contextualizar, meu pedido deve-se ao bloqueio da FOM ao video que o Becken disponibilizou lá no outro post…

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 3:31 pm
  30. Diferença retrospectiva entre os melhores e os piores colocados entre os 8 primeiros colocados hoje (WEB, VET, ALO, BUT, MAS, KUB, HAM, ROS) desde Bahrein até Monaco:

    BRN: 25 pts (ALO—KUB)
    AUS: 31 pts (ALO—WEB)
    MAL: 15 pts (MAS—WEB)
    CND: 32 pts (BUT—WEB)
    ESP: 26 pts (BUT—KUB)
    MNC: 22 pts (WEB—ROS)

    Acho que fui muito pessimista. Ainda é uma temporada disputada, oras! Já teve pior no Canadá e o WEB virou o jogo!

    Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 3:08 pm
  31. POST CORRIGIDO (Valeu, Alex!)

    Diferença retrospectiva entre os melhores e os piores colocados entre os 8 primeiros colocados hoje (WEB, VET, ALO, BUT, MAS, KUB, HAM, ROS) desde Bahrein até Monaco:

    BRN: 25 pts (ALO—KUB)
    AUS: 31 pts (ALO—WEB)
    MAL: 15 pts (MAS—WEB)
    CHN: 32 pts (BUT—WEB)
    ESP: 26 pts (BUT—KUB)
    MNC: 22 pts (WEB—ROS)

    Acho que fui muito pessimista. Ainda é uma temporada disputada, oras! Já teve pior na China e o WEB virou o jogo!

    Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 3:18 pm
    • Antes que alguém me alugue, ‘post’ é modo de dizer, ok? É apenas um comentário curtinho. Sei muito bem que quem faz ‘post’ aqui é o Becken! kkkk

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 3:19 pm
  32. E o Kubica hein? Após seis etapas, está na frente das duas Mercedes e de uma McLaren. Poderia estar na frente da Ferrari do Massa se não tivesse perdido a posição pro Vettel na largada.

    Mas pelo menos no site da Ferrari, ele está na frente do Massa. Colocaram ele em quinto no campeonato e o Massa em sexto. Acho q o cara q atualiza o site, entrou na onda tb de Kubica em Maranello 2011.

    Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 3:25 pm
    • Lobby pra 2011!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 3:27 pm
    • Pelo criterio de desempate acho q Kubica fica atrás do Hamilton , então ele está atras das Mclarens , mas com mesmos pontos . Mas se tem 2 pilotos q merecem demais uma vitoria é Kubica e Hamilton , não me conformo com aquele azar do hamilton na espanha , e o Kubica vem mostrando trabalho tb.

      Publicado por DDD | 17/05/2010, 4:14 pm
    • No site da FIA ele aparece em sexto e o Hamilton em sétimo.

      O Hamiltom tem:
      1 segundo
      1 terceiro
      1 quinto
      2 sexto

      O Kubica tem:
      1 segundo
      1 terceiro
      1 quarto
      1 quinto
      1 oitavo

      Acho q o quarto lugar q ele tem e o Hamilton não, o coloca a frente pelos critérios de desempate.

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 4:31 pm
    • É isso mesmo, Alex!

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 4:46 pm
    • Se não me engano, o critério de desempate nessa caso équem teve a melhor colocação primeiro Kubica foi segundo na 2ª corrida enquanto Hamilton foi 2º apenas na 4ª corrida.

      Publicado por djow | 17/05/2010, 8:19 pm
  33. Becken, o Burti acabou dando um pitaco sem querer, no debate q rolou no sábado aqui no F1 Around, entre o Sirlan, vc e o Celso, sobre curvas de alta, curvas de baixa e o grau de dificuldade delas. Quando ocorreu o acidente do Hulk, o Burti disse q foi algo no carro q quebrou ou q ele teria sido tocado, por isso foi reto no muro, enquanto q o GB achava q poderia ter sido erro do piloto. O Burti emendou, q por ser uma curva de alta no túnel, ela era relativamente FÁCIL para os pilotos, por isso não acreditava em erro do piloto.

    Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 4:19 pm
    • Caro Alex,

      Curvas de alta não são fáceis. É exatamente o inverso. São nas curvas de alta que os pilotos tem sua habilidade desafiada.

      A questão é que existem curvas que “não são curvas”, são as chamadas “reta curva”. Expressão que o Galvão usa muito, mas que ouvi a primeira vez do Piquet falando de um acidente dele na “reta curva” de largada em Mônaco, em 1985.

      Essas são curvas de raio tão longo que quase não geram força centrífuga para expulsar o carro da trajetória. Basta ao piloto virar o volante sem nenhuma dificuldade. Além dessas duas em Mônaco (na largada e no túnel) podemos citar muitas outras, tais como o Curvão de Monza (após a primeira chincane), a curva antes da chegada em Interlagos, a antiga Tamburello, etc

      A Tamburello por exemplo era uma dessas “reta curva” onde o piloto vinha de uma reta a 300 km/h e fazia sem tirar o pé do acelerador como se na verdade fosse a continuação da própria reta. O único problema era quando havia uma quebra no carro. Que o digam Piquet e Berger. Senna infelizmente teve pior sorte.

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 17/05/2010, 8:16 pm
    • Entendi Sirlan, e um bom exemplo de curva de alta difícil vamos ter na próxima corrida , na Turquia, a curva 8 com quatro tangências. E o mergulho da Eau Rouge?como definiríamos ?

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 11:49 pm
    • Exatamente amigo.

      Veja o vídeo abaixo do outube com Silverstone nos anos 70. Stewart faz a última curva, a Woodcot, a mais de 260 km/h derrapando nas quatro rodas. A partir do 1:59. Veja a cena no 2:09.

      Uma coisa linda….

      Emerson disse uma vez que fazer essa curva no Lotus 72 a quase 280 km/h foi a experiência mais prazerosa que teve no automobilsmo.

      Depois fizeram uma chincane no local por causa dos acidentes, que inclusive acontece nesse vídeo.

      Um forte abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 18/05/2010, 12:19 am
    • Sensacional Sirlan, e incrível o amadorismo da F1 dos 70’s. Os Fotógrafos invadiam um pedacinho da pista pra tirar fotos da largada, vejam só!

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 12:31 am
  34. Verdade Alex, vi qd o Burti comentou sobre para explicar pro Galvão, que sempre acha que a culpa é do piloto…pra variar!

    Publicado por Teo | 17/05/2010, 4:37 pm
    • Menos o Massa,

      Com o Massa a Ferrari erra, os outros sao desonestos mas ele nunca comete um erro mesmo quando Massa admite que errou o Galvao tenta justificar ele e empurrar o erro para os outros.

      Publicado por Fernando | 17/05/2010, 4:55 pm
  35. e mesmo assim o asno da “reta curva” teimava em questionar o Burti…

    Publicado por Lucas Túlio | 17/05/2010, 5:19 pm
    • E o Reginaldo Leme mais uma vez perdidinho na transmissão. Teve q passar a vergonha de ser corrigido pelo Galvão, por ter se embananado qdo o Schumacher ganhou a posição do Barrica no pit.

      Agora quem deu uma melhorada foi a Mariana Becker. Parece q a menina está se esforçando!

      Publicado por Alex-Ctba | 17/05/2010, 5:38 pm
    • Reginaldo é um Maria vai com as outras…

      devia fazer igual o Burti, se bem que os dois podiam é começar a boicotar o Galvao as poucos rsrs

      Publicado por Lucas Túlio | 17/05/2010, 5:41 pm
    • Túlio… ótima idéia… se não me engano, um tempo atras o Burti foi no programa do Jô, e comentou “Que o GB é muito chato nas transmissões” rsrssss…. brincadeira ou não… falou a pura verdade…

      Publicado por Jackson | 17/05/2010, 5:46 pm
    • Gostei foi do Galvão falando do filme “500 (!) de Esparta”…quase morro de tanto sorrir!

      Publicado por Will | 18/05/2010, 8:44 am
    • kkkkkk perdi essa, o GB enfiou 200 espartanos por conta própria…

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 8:59 am
    • E além de estar perdidinho na transmissão, não atualiza o seu blog. Passou o GP de Mônaco e ele não deu uma palavrinha sequer…

      Publicado por Allan Wiese | 19/05/2010, 9:30 am
    • Se é pra ter um blog daquele jeito, melhor nem ter.

      Publicado por Alex-Ctba | 19/05/2010, 9:51 am
  36. Becken, se tivéssemos o antigo sistema de pontuação (que perdurou de 1991 até 200..) com seus 10, 6, 4, 3, 2 e 1, a classificação estaria assim:

    1º Webber 26 pts;
    2º Vettel 24;
    3º Alonso 23;
    4º Button 22;
    5º Kubica 15;
    6º Massa e Hamilton 14;
    8º Rosberg 12;
    9º Schumacher 4; e
    10º Sutil 2.

    O que nos mostra que quem vem marcando pontos entre os 10 primeiros está recebendo um bom benefício (que é o caso do Massa e do Hamilton).

    Publicado por Fernando Kesnault | 17/05/2010, 5:24 pm
    • O William do “Corrida de F1” me passou por e-mail um post monstruso analisando a dinâmica de pontuação desse campeonato, e de outros, que é espetacular:

      http://www.corridadeformula1.com/campeonato-mais-equilibrado-da-historia/

      Publicado por Becken Lima | 17/05/2010, 5:35 pm
    • Becken, dei uma olhada por cima deste Post, apesar de o Massa ter sido líder sem nem vencer ainda… o novo regulamento mostra que Webber e o líder e esta previlegiando a vitória sim… O sistema anterior, mostra que Vettel liderava, e o Webber e Button ficaram para trás…

      Publicado por Jackson | 17/05/2010, 5:44 pm
    • Obrigado pela referência, Becken.

      Publicado por Willian | 17/05/2010, 5:56 pm
    • Tô devendo uma sinopse crítica do teu blog para quem visita o meu. Maybe this week, se houver tempo.

      Publicado por Becken Lima | 17/05/2010, 5:59 pm
    • Poxa, Becken, tem de olhar mais os nossos comentários então, não fiz o histórico do William, mas fiz a mesma observação para a atual temporada: https://f1around.wordpress.com/2010/05/16/e-ninguem-para-webber/#comment-23998
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 6:05 pm
    • Sorry, Alexandre. Geralmente eu leio todos os comentários, mas hoje está complicado aqui no “F1 Around Towers”.

      Pretendia até escrever post hoje, mas num tô conseguindo ler nem o que vcs postam por aqui.

      Publicado por Becken Lima | 17/05/2010, 6:10 pm
    • Sem problemas, Becken, pelo menos comigo você tem muito crédito, você é um dos raros blogueiros que comenta comentários assiduamente… foi só uma corneteada da minha parte, até para valorizar o seu blog, pois é aqui que eu e outros trazemos nossos pitacos e elucubrações…

      Publicado por Alexandre Pires | 17/05/2010, 7:08 pm
  37. Olha como são as coisas. Enquanto a RedBull apostava todas as suas fichas em Vettel, como que seria ele que fosse levar a equipe a topo, vem o Mark Webber e muda a correnteza do rio. É ótimo para Mark Webber que, agora, ganhará mais ainda o respeito da equipe.

    Publicado por Brown | 17/05/2010, 5:36 pm
  38. Contribuição de cada piloto no WCC:

    Web – 78 pt – 50%
    Vet – 78 pt – 50%
    Alo – 75 pt – 55%
    But – 70 pt – 54%
    Mas – 61 pt – 45%
    Kub – 59 pt – 91%
    Ham – 59 pt – 46%
    Ros – 56 pt – 72%
    Sch – 22 pt – 28%
    Sut – 20 pt – 67%
    Liu – 10 pt – 33%
    Bar – 07 pt – 88%
    Pet – 06 pt – 09%
    Alg – 03 pt – 75%
    Bue – 01 pt – 25%
    Hul – 01 pt – 12%

    A dupla mais equilibrada é a Red Bull e o maior abismo, fica por conta da dupla da Renault.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 9:42 am
    • Pö, legal esse demo de contribuição dos pilotos, ainda não tinha parado pra sacar em meio essa superada dificuldade do Massa. Ele está bem equilibrado em relação ao espanhol, que bom! Parabéns pelo demostrativo!

      Publicado por Teo | 18/05/2010, 10:30 am
  39. Com essa punição de 20s pro Shumi, ficou enorme a diferença pro Rosberg de contribuição para o WCC!!

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 10:32 am
  40. Valeu Teo, então já q vc curte tb, vai mais uma.Duelos internos:

    Q = Qualifying / R = Racing / # = diferença

    Red Bull
    Q – Web 2 x 4 Vet
    R – Web 3 x 3 Vet
    Web 78 – Vet 78 # 0 pt

    Ferrari
    Q – Alo 4 x 2 Mas
    R – Alo 3 x 3 Mas
    Alo 75 – Mas 61 # 14 pt

    McLaren
    Q – But 2 x 4 Ham
    R – But 3 x 3 Ham
    But 70 – Ham 59 # 11 pt

    Mercedes
    Q – Ros 5 x 1 Sch
    R – Ros 5 x 1 Sch
    Ros 56 – Sch 22 # 34 pt

    Renault
    Q – Kub 6 x 0 Pet
    R – Kub 6 x 0 Pt
    Kub 59 – Pet 6 # 53 pt

    Muito equilíbrio entre o G3 ( Mercedes já desgarra )

    Kubica aplicando a maior surra de todos os tempos no Russo, nem o NAP tomou uma dessas do Alonso, na Renault do Briatore.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 10:58 am
    • Pode crer, apesar do alonso ter 4×2 de qualifying, acabou 3×3 no racing, e a diferença não é grande como parece ante essa config. nova de pontuação, o Massa agora tem carro e capacidade, e o que parece retornou sua sede de ser extramamente competitivo para derrubar esses 14pts só na categoria que lhe eh peculiar.
      Já nosso amigo Shumi, tem que remar mais forte, porém mostrou que não está de brincadeira qd ultrapassou o espanhol na última curva de Monaco, o que não eh mole.
      Parabéns sem limites ao polonës Kubica, está com uma performance pra ninguém por defeito, acho que ele deveria ficar lá mesmo na Renault, li que a scuderia vai lhe apresentar muitas vantagens e promessas em investir no carro para renovar, assim não arriscaria ser 2do piloto de ninguém, e sim o único e n1!
      Abraços!!!

      Publicado por Teo | 18/05/2010, 11:15 am
    • faltam observações nestes relatos. Por ex.
      para uma análise imparcial, caso alguém não acompanhasse f1 e visse essas informações sem conhecer de f1 teria que constar algumas constatações:

      na equipe ferrari

      qualificação: Alo 4 x 2 Mas
      Corrida: Alo 3 x 3 Mas

      Obs. em duas corridas (x e y se preferir) Alonso saiu de ultimo lugar.

      Corrida X, ao disputar posiçoes e ficar encaixotado no meio foi tocado por button, vindo então a tocar no carro de schumacher, ficando ao contrário e fez uma corrida de recuperação.

      Corrida Y, nem disputou a classificação, saindo em ultimo lugar, dos boxes e chegou em sexto.

      Alo 75 – Mas 61 # 14 pt
      obs. 2 – e mesmo assim com duas corridas largando lá de trás ainda está na disputa do campeonato e a frente seu companheiro equipe.

      Isso sim é uma análise bem feita.

      Publicado por wilson da costa | 18/05/2010, 11:38 am
    • Xará, você foi malvado! Mas com alguma razão.

      Publicado por Will | 18/05/2010, 11:43 am
  41. Um piloto completo é aquele q não comete erros no FP ou Q e q tenta fazer uma largada limpa e escapar de acidentes.

    Se na corrida X foi parar lá atrás, faltou competência em evitar o toque.

    Se na corrida Y largou atrás e não disputou a classificação, foi por falta de competência em se manter na pista sem destruir o carro

    Poderíamos acrescentar uma corrida Z, em q queimou a largada e não respeitou a ordem dos pit stop, td pra ficar a frente do companheiro a QUALQUER CUSTO.

    Os comentaristas do F1 Around não questionam a competência do Alonso e todos reconhecem nele um piloto superior ao Massa, dentro das pistas, q as Alonsetes argumentam, é o único lugar q importa. Dane-se o comportamento extra-pista. Vale tudo e não existe campeão ético, segundo o raciocício deles.

    Agora, a cada corrida, é feito uma análise entre a rapaziada pra avaliar o resultado. Parafraseando-lhe, se alguém q não acompanha F1, e ler essa sua informação q Alonso largou de último em Mônaco e chegou em sexto, não saberia q isso só foi possível graças a um SC na primeira volta, q eliminou o gap do espanhol em relação ao líderes e da conivência dos pilotos da Lotus em não oferecer resistência à Ferrari nº 8. Glock e Di Grassi dificultaram mais um pouco, mas o q pode fazer uma Virgin contra uma Ferrari, mesmo em Mônaco? Ainda assim, custou o quinto lugar ao Alonso, pois ele poderia ultrapassa o Hamilton, na estratégia perfeita da Ferrari.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 12:01 pm
    • Concordo com você, Alex!
      Os resultados são conseqüências de erros e acertos dos pilotos.
      Quando comparamos resultados, é exatamente isso que queremos comparar.
      Quando for para comparar ultrapassagens ou grandes recuperações, faremos quadros para verificar isso. (Como fez o Becken em um post passado.)
      Gostei do comparativo, parabéns!

      PS: Analisar o desempenho de cada piloto com precisão exigiria que tivéssemos em mãos o número de voltas que cada piloto esteve em determinada posição e a partir daí atribuir algum parâmetro de comparação por pontos ou por colocações. Eu não tenho, quem tiver poderia comentar isto aqui.

      PPS: Até que seria interessante um campeonato que classificasse os pilotos por desempenho e não resultados. Dá até para imaginar a pontuação de cada um aumentando a cada volta… ;)

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 12:36 pm
    • Bem colocado Alexandre. Por exemplo, por performance, o Hamilton daria uma goleada no Button. A superioridade, se reflete um pouco na classificação ( 4 x 2 ), porém o Button está 11 pts a frente no wdc, por todos os fatores q já foram discutidos.

      Alonso realmente está com uma performance superior ao Massa, e ela se reflete no wdc, porém ele não está destruindo o Brasileiro, como alguns gostam de afirmar.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 12:50 pm
    • justamente, qd comentei da diferença de pto, foi isso que vc conseguiu ler e falou; diretamente proporcional, quem erra menos?? Ou o Alonso não poderia tentar com mais facilidade captalisar mais pts se não huovesse ERRADO nos treinos livres, que não valia nada?? Quem sabe ter largado a frente do felipe??? Porém ERROU

      Publicado por Teo | 18/05/2010, 12:50 pm
    • Acho que com isso, esclarecemos que nossos comentários tratam ou de resultados ou de desempenhos, mas tratar das duas coisas é bem difícil.
      Do contrário, teríamos de começar a ponderar as falhas mecânicas ou erros de pilotagem que levam um piloto que liderava uma corrida ou estava no pódio, sei lá, a perder aquele resultado a algumas voltas do final. O desempenho foi superior a vários pilotos, mas no fim, o resultado pode ser o pior de todos.

      AINDA ESTOU IMAGINANDO UM CAMPEONATO COM UM ‘VOLTÔMETRO’!!! :p

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 1:00 pm
    • No caso do Hamilton em Barcelona, foi frustrante pra mim, ao passo que ele pilotou deveras e merecia mais do que o que ocupou seus ptos de graça, imaginem pra ele!!!

      Publicado por Teo | 18/05/2010, 1:07 pm
    • Nem me lembre!

      (Teo, você tem de colocar um avatar aí com uma bela McLaren!!!)

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 1:12 pm
    • vc está saindo pela tangente.

      o fato é que, já que vc coloca assim, piloto não tem direito errar, o massa é um bundão.
      Ele não errou, então está fazendo um serviço burocrático. Larga e chega praticamente na posição que larga, um pouquinho a frente apenas.
      Sim porque se o nada sei, errou duas vezes (e fim de papo conforme voce define) então ele é bem superior que o espaguete, pois mesmo errando duas vezes e saindo lá de trás ele está a frente de seu companheiro, além de estar se sobressaindo tanto em corrida como é perceptivel como em classificação.

      Se o nada sei está assim com essa pontuação e desempenho em cima de seu colega tendo um abandono, e duas corridas saindo lá de trás, imagina se ele tivesse terminado nas colocações que tendo largado mais a frente lhe permitiriam em termos de pontuação???

      é isso que voces não conseguem admitir.

      massa o que fez? fez o seu melhor, seu empenho, sua determinação e se não fosse o abandono e duas corridas do espanhol saindo lá de trás, a diferença não seria 14 mas uns 25/30 pontos.

      SImples assim de entender.

      E querem o que melzinho com chupeta? dizer que o trabalho do alonso não é isso tudo porque ele ultrapassou equipes rabeiras e trocou pneus com entrada safety car e por isso foi a frente e que isso não conta? voces me fazem chorar de tanto rir, por isso que gosto de vir aqui no blog do becken, observar como pessoal tenta mudar realidade das coisas.

      voces gostariam na verdade é que tivesse acontecido com massa essas coisas, mas não vai acontecer porque além de talento tem que ter sorte e determinação em fazer acontecer. E isso ainda este ano está meio aquem dele. Pneu que não aquece direito, ultrapassada na primeira curva, ultrapassada no pitstop, proteção do espanhol em certa corrida quando outros pilotos estavam mais rapidos e prontos para ultrapassa-lo, lembram?
      Isso é verdade, isso é realidade. Não e´achismo, não eh ponto de vista. Sâo fatos.

      Massa é bem superior que o Rubinho, mas não será campeão mundial tão cedo. Sua melhor chance foi em 2008 quando foi suplantado por hamilton. Não foi campeão devido erros pessoais decorrer daquele ano em algumas provas e outros da própria equipe Ferrari.

      Aposto um belo boné da Ferrari como ao fim do ano Massa estará atrás do Alonso.

      Publicado por wilson | 18/05/2010, 1:29 pm
    • Como o Alexandre disse, nós não estávamos analisando por HIPÓTESES, e sim por RESULTADO CONCRETO. Mas para torcedores xiitas é sempre difícil entender isso. Mesmo qdo elogiamos seu idolatrado ídolo, ainda assim, se revoltam, pois não podemos dizer a verdade dos fatos, mas sim, o q as Alonsetes querem ouvir, q é: Meu piloto é SUPERIOR, só ele é bom os outros são um lixo, e ficam perdidos em labirintos de “SEs” . Se ele não tivesse largado de trás…Se ele não tivesse batido sozinho…Se ele não tivesse queimado a largada.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 1:43 pm
  42. Acho que o Alex falou tudo, mas fica o registro da sua preferencia espanhola pela BRASILEIRA!
    Abs!!!

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 12:39 pm
  43. Pessoal, para quem quiser ter uma idéia da evolução dos oito melhores do atual WCC desde 2007 (era pós-SCH) eis um resumo (padronizei as pontuações pelos pontos de primeiro colocado):

    SSN ~2007 ~2008 ~2009 ~2010 ~TOTAL
    HAM 10,90 9,80 4,90 2,36 27,96
    MAS 9,40 9,70 2,20 2,44 23,74
    ALO 10,90 6,10 2,60 3,00 22,60
    VET 0,60 3,50 8,40 3,12 15,62
    KUB 3,90 7,50 1,70 2,36 15,46
    BUT 0,60 0,30 9,50 2,80 13,20
    WEB 1,00 2,10 6,95 3,12 13,17
    ROS 2,00 1,70 3,45 2,24 9,39

    (Poderíamos ler assim: HAM acumulou o equivalente a quase 28 vitórias desde sua estréia em 2007. MAS o equivalente a quase 24 vitórias e assim por diante.)
    (As notícias do fim do contrato de MAS são muito exageradas, mesmo ficando fora boa parte da temporada passada, MAS está com a segunda maior ‘pontuação’ após a era SCH.)

    Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 12:45 pm
    • O QUADRO NÃO FICOU BOM DE LER (NÃO QUE TENHA MELHORADO MUITO AGORA):

      SSN ~2007 ~2008 ~2009 ~2010 =TOTAL
      HAM ~10,90 ~9,80 ~4,90 ~2,36 =27,96
      MAS ~9,40 ~9,70 ~2,20 ~2,44 =23,74
      ALO ~10,90 ~6,10 ~2,60 ~3,00 =22,60
      VET ~0,60 ~3,50 ~8,40 ~3,12 =15,62
      KUB ~3,90 ~7,50 ~1,70 ~2,36 =15,46
      BUT ~0,60 ~0,30 ~9,50 ~2,80 =13,20
      WEB ~1,00 ~2,10 ~6,95 ~3,12 =13,17
      ROS ~2,00 ~1,70 ~3,45 ~2,24 =9,39

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 12:48 pm
    • Essa já é mais complicada de analisar, pq o Alonso teve carro bom em 2007, um carro meia boca em 2008 e uma carroça em 2009.

      Kubica tinha um carro meia boca em 2007, um carro honesto em 2008 e uma carroça em 2009

      Button tinha uma carroça em 2007, um trator em 2008 e um avião em 2009

      Massa tinha um carro bom em 2007 e 2008 e uma carroça em 2009

      Hamilton, quase igual ao Massa, apesar do carro de 2009, começar o ano como uma carroça e terminar como um carro capaz de disputar o campeonato.

      Rosberg coitado. Vettel corria de STR. A Red Bull só foi dar um salto de qualidade em 2009.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 1:14 pm
    • De todo modo, dá pra notar que a turminha aí sempre arruma uns pontinhos mesmo com carros ruins…
      Acho que após a era SCH consolidou-se uma ótima geração, senão a melhor em termos de quantidade de bons pilotos.
      Só sinto falta do RAI. Este anda muito também. Tomara que volte!

      SE QUISEREM VER COMO VITÓRIAS REAIS CONTRIBUÍRAM PARA ESTE QUADRO, EIS UM ANALÍTICO (2007—2010):

      SSN ~WIN ~PTS =TOTAL
      HAM ~11 ~16,96 =27,96
      MAS ~9 ~14,74 =23,74
      BUT ~8 ~5,20 =13,20
      ALO ~7 ~15,60 =22,60
      VET ~6 ~9,62 =15,62
      WEB ~4 ~9,17 =13,17
      KUB ~1 ~14,46 =15,46
      ROS ~0 ~9,39 =9,39

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 1:40 pm
    • Driver

      Publicado por Alexandre Pires | 19/05/2010, 3:31 pm
    • Driver
      2007
      2008
      2009
      2010*
      Total

      WEB
      1,00
      2,10
      6,95
      3,12
      13,17

      VET
      0,60
      3,50
      8,40
      3,12
      15,62

      ALO
      3,90
      7,50
      1,70
      2,36
      15,46

      BUT
      0,60
      0,30
      9,50
      2,80
      13,20

      MAS
      9,40
      9,70
      2,20
      2,44
      23,74

      KUB
      3,90
      7,50
      1,70
      2,36
      15,46

      HAM
      10,90
      9,80
      4,90
      2,36
      27,96

      ROS
      2,00
      1,70
      3,45
      2,24
      9,39

      Publicado por Alexandre Pires | 19/05/2010, 3:32 pm
  44. “(Poderíamos ler assim: HAM acumulou o equivalente a quase 28 vitórias desde sua estréia em 2007. MAS o equivalente a quase 24 vitórias e assim por diante.)
    (As notícias do fim do contrato de MAS são muito exageradas, mesmo ficando fora boa parte da temporada passada, MAS está com a segunda maior ‘pontuação’ após a era SCH.)”

    Excelente resumo Alexandre, qd. o Hamilton começar a ganhar vai lá pras cabeça.

    O Massa surpreende, que bom, mesmo em 2009 ter ficado fora um bom pedaço ainda ocupa a 2da colocação nessa tabela.

    Valeu!!

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 1:02 pm
    • E é bom lembrarmos que o MAS vinha fazendo milagre com a Ferrari de 2009, com certeza, teria acumulado muitos pontos… talvez até beliscado uma vitória…

      Agora, a comparação mais interessante que podemos fazer é entre WEB e VET, pois estão juntos desde 2007.
      O australiano é um cara muito sangue frio, pois nos últimos dois anos VET foi bem melhor que WEB e mesmo assim não vemos o australiano esmorecer… Acho que na briga intena das RedBull irei torcer para o Aussie!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 1:10 pm
    • Alexandre, gosto demaaais da Mclaren desde os tempos de Senna, e adimiro sobremaneira o Hamilton, são um perfeito conjunto, ele eh o que é e não tem arrogäncia(ou seja, eh humilde), mas sou ferrarista, pelo ao menos até ver o que vão fazer com o Massa!!!rsrsrs…

      Publicado por Teo | 18/05/2010, 1:52 pm
    • Olha aí, Will, um ferrarista em dúvida, vamos ter de mostrar a vantagem de torcer pra McLaren!!!
      Teo, com o tempo, você vai se decidir completamente pela McLaren, é a melhor do Paddock!

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 1:59 pm
    • Blza, fico aberto!!!O detalhe que o lugar onde eu trabalho atual, olho pra uma Ferrari Scuderia f1 2008 todo dia. Dá uma olhada no site da loja:www.jettech.com.br

      Publicado por Teo | 18/05/2010, 2:33 pm
    • Olha, então escolha uma imagem aqui e coloque como wallpaper: http://www.mclarenautomotive.com/uk/default.aspx#/gallery
      Logo, você esquece a dama de vermelho!
      Se quiser, até pode pintar de vermelho pra que o rompimento seja gradativo:
      http://mclaren.com/index-automotive
      ;)

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 2:52 pm
    • Hehehehe, ótimas sugestões Alexandre! Para o Teo não ficar muito ‘traumatizado’ com o rompimento, segue um link inspirador da própria Jettech:

      http://www.jettech.com.br/index.php?var=produtos_ver&id=359

      Daqui a pouco vocês vão estar vendendo o MP4-12C e aí você faz um test-drive comparativo entre ele e a Scuderia F1.

      Aposto em Woking de olhos fechados!

      Publicado por Will | 18/05/2010, 3:52 pm
  45. Becken,
    sem querer dar pitaco no seu blog, mas não seria possível aqui na seção de comentários nós termos uma fonte do tipo ‘monospaced font’ (também chamado de ‘fixed-pitch’ ou ‘non-proportional font’).
    Poxa, nós sofremos aqui pra tentar fazer tabelas com textos… ;)
    Abraços

    Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 1:55 pm
  46. OK

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 3:59 pm
  47. Becken, se você me permite gostaria de compartilhar um trecho do Felipe Motta sobre a eterna discussão “Massa vs Alonso”:

    Aproveito este gancho para falar sobre outro assunto muito escrito. A agressividade de Alonso e a suposta passividade de Felipe Massa. Estão de brincadeira não? Aí já é pegar no pé do brasileiro sem qualquer motivo.

    Alonso ganhou posições de carros até seis segundos mais lentos. E quando um endureceu, di Grassi, ficou três voltas preso. Em Mônaco, é quase impossível ultrapassar. Só nestas situações mesmo.

    Massa, por sua vez, largou bem e se fosse um circuito normal poderia ganhar as posições de Robert Kubica e Sebastian Vettel, que largaram pior que o ferrarista. Mas quando não deu, era torcer para algum acidente ou quebra. Sem contratempos, o piloto fica na posição em que vira a primeira curva.

    Pode parecer óbvio o que ele disse, mas ainda tem gente que não enxerga dessa forma…

    Publicado por Willian | 19/05/2010, 10:21 am
    • Perfeito Willian, mas o problema é q alguns torcedores não querem enxergar o óbvio. E vem aí mais um round dessa batalha: Turquia!

      Publicado por Alex-Ctba | 19/05/2010, 10:44 am
    • Na última corrida, ninguém tem nada que contestar o Massa. terminar onde se largou é normal em Mônaco.

      Línguas ferinas apenas dizem que se o Alonso tivesse participado do treino ele teria largado na 1ª fila…rs

      Publicado por Will | 19/05/2010, 11:38 am
    • Vcs não acham que a imprensa brasileira tá meio na defensiva? Quem, sabendo como é Mônaco, precisa escrever uma defesa do Massa como o Motta fez acima?

      Aliás, eu não vi nnguém reclamando da passividade do Massa em Mônaco, mas sim na Austrália, Malásia e China.

      Publicado por Becken Lima | 19/05/2010, 1:39 pm
    • Becken, saindo um pouco do assunto, criei uma conta no http://www.gravatar.com e add um avatar, no entanto qd alterei o mesmo, no login consigo, porém aqui no blog continua aparecendo o anterior, que até deletei da minha conta. Como faço pra alterar o avatar e aparecer o novo aqui?

      Publicado por Teo | 19/05/2010, 1:46 pm
    • Becken, ambas as coisas. A imprensa está na defensiva para tentar evitar uma “Barrichelização” do Massa. Porém, houve sim bastante crítica sobre o Felipe em Mônaco. Pelo menos aqui no Brasil.

      Claro, crítica de torcedores, sem nenhum fundamento. Algo bem construtivo do tipo “vejam só, Alonso largou em último e chegou em sexto. Massa largou em quarto e chegou em quarto.”

      Em sites de notícias como Yahoo, Terra teve bastante comentários desse tipo. No Twitter nem se fala. Eu acho que essa foi a razão do Motta ter feito o comentário.

      Publicado por Willian | 19/05/2010, 2:26 pm
    • É verdade. Mas muito (ou quase tudo) disso deve-se ao fato de sempre se querer colocar algum piloto brasileiro no lugar do Senna. E hoje, como muitas vezes já dito aqui, o Massa é aquele que tem as maiores chances de chegar a um título mundial. Por isso sempre vai se tentar justificar tudo o que acontece com ele.
      Não acho que Massa necessite dessas justificativas. É um piloto capaz. Só não conseguiu mostrar isso de maneira muito convincente esse ano. Ainda.
      Mas existem dois problemas nisso: quando Massa convencer em uma corrida o endeusamento consequente vai ser muito grande; o número de bons pilotos (Massa incluso) e pilotos acima da média esse ano está grande e não tenho certeza se isso vai acontecer…

      Publicado por Allan Wiese | 19/05/2010, 2:33 pm
    • Becken, os torcedores mais fanáticos, não querem saber se é Mônaco ou Interlagos. Para eles, td o q importa dizer é q Massa largou em quarto e chegou em quarto, enquanto q o amado deles, largou em último e chegou em sexto. Aqui no teu blog o exemplo é bem cristalino, personalizado nos comentaristas wilson e daniel lima. Se fosse o inverso, o daniel lima falaria o mesmo, mas graças a Deus são só os dois mais radicais. Em outros blogs, o nível de ‘descerebralização’ beira o insuportável.

      Publicado por Alex-Ctba | 19/05/2010, 2:55 pm
    • E o engraçado disso td é q os dois, por mim citados, já estão se tornando um mal necessário. A cada corrida, todos ficam esperando os comentários de um ou de outro, pra ver quem é mais criativo para desqualificar o ídolo do outro. Aí vem aquele besteirol q nada tem haver com um fórum de debates sério, mas q faz parte do pacote.

      Publicado por Alex-Ctba | 19/05/2010, 3:03 pm
  48. senhores segundo o galvão bueno o hamilton erra,o raikkonen errava,o massa e o barrichello estão sempre dando azar.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 19/05/2010, 11:56 am
  49. Eh, não se pode usar dois pesos duas medidas, o Massa erra tb e adimite seu erro, atitude louvável de sua parte!!!
    Aceleeeera Massa…

    Publicado por Teo | 19/05/2010, 12:12 pm
  50. teste

    Publicado por Teo | 19/05/2010, 1:10 pm
  51. Becken, estou logado no site http://www.gravatar.com e alterei meu avatar, porém aqui no blog não altera, ainda fica o anterior, que inclusive deletei a imagem da caixa do meu login. Como faço p/ resolver? Tem alguma idéia?

    Publicado por Teo | 19/05/2010, 1:39 pm

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