//
você está lendo...
ARTIGOS, NOTÍCIAS

Acertadamente, Mercedes desiste de apelo por Schumacher

Louvável a decisão da Mercedes. A equipe desistiu de apelar no tribunal esportivo da FIA o “penalty” tomado por Schumacher — compreendendo que o problema real jaz em um “bug”, em uma falha e conflito em artigos do regulamento da entidade que governa o esporte.

O artigo 40.13 — que estabelece que se uma corrida acabar sob um período de “Safety Car” os carros devem cruzar a linha de chegada sem troca de posições e após o seu retorno aos boxes — choca-se com a nova regra que determina que os carros podem disputar posições logo que o Safety Car for recolhido aos boxes.

Talvez o “penalty” de 20 segundos aplicado ao alemão tenha sido pesado e excessivo, mas as penas também são regulamentadas pela FIA, o que significa que a entidade também deveria flexibilizar a forma como pune equipes e pilotos.

Em situações como esta, apenas um “drive trough” ou os famigerados 20 segundos pós GP são aceitos. No caso de domingo, reposicionar Michael atrás de Fernando seria o mais ponderado.

A Mercedes agora deseja esclarecer, com a FIA e as outras equipes, a ambiguidade destas regras conflitivas.

Discussão

58 comentários sobre “Acertadamente, Mercedes desiste de apelo por Schumacher

  1. pensei que depois da bandeira verde tava liberado…. pelo menos o schumi mostrou é o cara do pedaço heheh :D

    Publicado por Felipe Medeiros | 18/05/2010, 12:07 pm
  2. Becken,

    Vale muito a pena escutar o Credencial do ICO, uma das coisas que ele diz eh que a Ferrari havia dito ao Alonso que nao poderiam utrapassar na saida do Safety car e a Mercedes ao contrario da Ferrari e como muitas outras equipes interpretou que sim, talvez, eu repito , talvez o Alonso se surpreendeu e perdeu a posicao pro Schumacher.

    Que confusao, no fim acho que nada foi certo, ultrapassagem , informacoes de pit e punicao…

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando | 18/05/2010, 12:15 pm
    • Acho que o Alonso patinou por causa da temperatura baixa e pelo desgaste dos seus pneus.

      ps.: e por que cochilou na frente de quem não devia, claro…

      Publicado por Will | 18/05/2010, 4:17 pm
    • Com certeza… concordo com vc não Will… cochilou mesmo…

      Mas apesar de Schumi não ter ganhos os pontos, Alonso ficou com a sexta posição, mas o psicológico com certeza não esta tranquilo, no fundo no fundo o Alonso está louco pela próxima corrida…

      Publicado por Jackson | 19/05/2010, 8:52 am
    • concordo o credencial é e estar muito bacana .

      Publicado por JUão | 18/05/2010, 6:01 pm
  3. Acho q a Mercedes percebeu q seria uma batalha inglória, por dois motivos na minha opinião:

    A FIA nunca admitiria seu erro em não terminar a corrida sob bandeira amarela, como deveria ter sido feito.

    Alonso no momento é o principal “contender” para tentar desbancar a hegemonia dos pilotos da Red Bull. Pelo interesse do campeonato, a FIA não tiraria pontos do Espanhol.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 12:18 pm
    • equivoco seu.
      além do 40.13, que foi o que determinou a punição, existe o 40.11 que determina independente de qualquer que seja o numero de volta, safety car entra nos boxes e são acesas luzes verdes e bandeira verde.
      Não diz que tem que ser amarelo.

      40.13 e 40.11 é bem simples de entender.

      40.13 – em resumo: quando corrida termina com safety car. Era ultima volta, independente da posição na pista que ele entrasse para os boxes, sendo assim ele entra nos boxes, e os carros recebem bandeira quadriculada, sem mudança de posição, sem ultrapassagem.

      Em conjunto com 40.13, aplica-se 40.11 – acendem-se luzes verdes e bandeira verde, que no caso não está dizendo ” vá pegue os vagabundos da frente e ultrapasse”, está dizendo que condição de pista está normal, que safety car foi para o box e como bom entendedor, uma vírgula basta, naquele momento era ultima volta (equipes e pilotos sabiam), o regulamento diz que nesses casos vale o 40.13, portanto sem direito a ultrapassagem, é uma coisa protocolar, só para efeito do safety car nao chegar a frente dos pilotos, só isso.

      Publicado por wilson | 18/05/2010, 12:59 pm
    • Realmente, fui ler o artigo 40.11 por curiosidade e vc está certo em relação a bandeira verde e a mensagem: “Safety Car in this lap”.

      O q eu achei interessante foi essa parte:

      “In order to avoid the likelihood of accidents before the safety car returns to the pits, from the point at which the lights on the car are turned out drivers must proceed at a pace which involves no erratic acceleration or braking nor any other manoeuvre which is likely to endanger other drivers or impede the restart”

      Resumão: Para evitar acidentes, os pilotos devem evitar movimentos erráticos de aceleração e desaceleração ou qualquer outra manobra q possam colocar em risco outros pilotos.

      Seguindo a risca esse artigo, o q o Button fez na China merecia uma investigação, pq a manobra dele, quase causou uma colisão e prejudicou as Red Bulls no reinício da corrida.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 6:48 pm
  4. Decisão acertada pelas circunstâncias realmente. Seria perda de tempo, pois não havia como ganhar o recurso. O Artigo 40.11 ampara a FIA quanto a questão da luz e bandeiras verdes.

    O rádio de McLaren e Ferrari também mostra consciência da situação. Ambas as equipes comunicaram aos pilotos que era proibido ultrapassar.

    Agora não resta dúvida de que o regulamento precisa ser revisto. Em casos como esse, uma simples troca de posição seria suficiente. Ou até mesmo permitir a ultrapassagem. Era a última volta. Eles não passariam mais pelo trecho “de risco”.

    Agora um ponto a ser observado dessa história toda: o Alonso está parecendo meio afoito esse ano, algo que não é habitual dele. Queimar largada, bater no muro no sábado, errar na saída do safety car… Dois desses três erros lhe tiraram a liderança do campeonato, provavelmente.

    Publicado por Willian | 18/05/2010, 12:36 pm
    • Tb acho q deveria ser revisto o regulamento para evitar uma situação como essa. Não deveria tb ter sido dado a mensagem “Safety Car in this lap”. E qual o problema em dar a bandeirada com o SC na frente do vencedor?

      De qualquer forma, depois dessa, ninguém mais vai cometer o erro de ultrapassar na última volta, mesmo q o SC recolha. Então a cagada da Mercedes, serviu para esclarecer as regras.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 1:27 pm
    • As regras foram aplicadas corretamente. Porém a ultrapassagem do Shumi, na minha modesta opinião foi válida. O Alonso errou, patinou, escapou e sobre isso ninguém fala ou escrerve uma vírgula. Se o Webber parasse o carro os demais teriam que parar tb?

      Publicado por Zézinho | 18/05/2010, 5:33 pm
    • Posso estar enganado, mas o Alonso pode ter patinado por que, ao perceber o Schumacher tentando a ultrapassagem, tracionou com mais intensidade. E como já estava quase sem pneus patinar em uma situação dessas seria muito provável.

      Publicado por Allan Wiese | 19/05/2010, 9:21 am
  5. o que acho é que deveria ser punido a equipe, pois foi essa que induziu o piloto ao erro.
    O justo, justo era por schumacher em sétimo, e sua equipe perder os pontos por tentar direção de prova e público ao erro. Piloto deveria ser preservado, pois é um funcionário como outro qualquer e assim sujeito a obedecer as orientações e instruções superiores de seu empregador.

    Publicado por wilson | 18/05/2010, 1:02 pm
    • Mas o piloto deve conhecer as regras e ter capacidade e liberdade para questionar ordens ‘mal dadas’:

      – Nelsinho, vai lá e bate.

      – Olha, não vou bater, por que isso vai dar m….

      – Nelsinho, bate que o Alonso ganha.

      – Ah, agora sim…pelo bem da equipe! E o meu contrato?

      – Tudo bem, pelo menos até o final do ano você fica.

      – Ok, lá vai…

      Publicado por Will | 18/05/2010, 4:27 pm
  6. Acho que foi justa a punição ao Schumacher.

    Quem errou foi a equipe Mercedes que falou que ele poderia ultrapassar.

    A regra está muito clara….não existe duas possibilidades nela..

    na ultima volta não pode ultrapassar…..nas outras pode…o que tem de duvidoso nisso?

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 18/05/2010, 1:05 pm
  7. De certa forma, para mim valeu pela bela ultrapassagem – reflexos melhorando!

    Os pneus do asturiano estavam em frangalhos…

    Publicado por Will | 18/05/2010, 1:20 pm
  8. Uma pena, o alemão fez boa corrida a partir da largada que ultrapassou seu companheiro de equipe!
    FIA deveria ser mais justa e devolver a sétima posição a ele!!!

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 1:37 pm
  9. Mas não eh o caso!!

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 1:37 pm
  10. Os 20 segundos é qeu eu achei exagerado!

    Publicado por Lucas Túlio | 18/05/2010, 1:43 pm
  11. Li no Autosport logo após a corrida que a FIA já havia avisado a Mercedes que a apelação seria contra a decisão e não contra a punição, pois drive-throug é inapelável (20 segundos é o equivalente ao drive-throug após corrida).
    Acredito que esta tenha sido a razão da desistência.

    “The FIA said the appeal is strictly against the decision, not the penalty itself as drive-throughs cannot be appealed.”
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/83686

    Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 2:10 pm
  12. A punição foi, de fato, uma pena. Trocar as posições entre Alonso e Schumacher seria o mais acertado, na minha opinião.

    Mas uma coisa é certa: Schumacher deve estar se divertindo muito em sua volta. Ainda mais agora que, como disse o Will, os reflexos estão melhorando. Se a Mercedes conseguir acertar seu carro ainda nessa temporada, teremos um piloto a mais para tirar pontos de outros que estarão na disputa direta pelo título…

    Publicado por allanwiese | 18/05/2010, 2:46 pm
    • Meu irmão é ferrarista (idolatrava o Schumacher) e – óbvio – não tolera o alemão de prateado. Mas não se conteve e vibrou com a ultrapassagem…eu mesmo tive que tirar o chapéu.

      Acho que ele está voltando.

      Publicado por Will | 18/05/2010, 4:05 pm
  13. Curiosa a conversa entre os boxes da McLaren e Lewis:

    BOX: “LEWIS ON THE LAST LAP THE SAFETY CAR WILL GO INTO THE PITS. THE CARS WILL PROCEED TO THE LINE AND NO OVERTAKING.”

    LEWIS: “I THOUGHT YOU SAID WE COULDN’T PASS AFTER THE SAFETYCAR?MICHAEL PASSED FERNANDO.”

    Publicado por Becken Lima | 18/05/2010, 3:57 pm
    • Caramba! Como ele viu isso? Kekekekekeke

      Publicado por Will | 18/05/2010, 4:04 pm
    • Contorno a Rascasse; olho pra pista, Massa; olho no retrovisor, Alonso; contorno a Antony Noghes; olho pra pista, Massa; olho no retrovisor, Schumacher. Schumacher??
      Deve ter sido algo assim que o Lewis sentiu, hehehe…

      Publicado por allanwiese | 18/05/2010, 4:21 pm
    • Verdade! Muito bom…”Schumacher, como?!?!” kekekekekeke…

      Publicado por Will | 18/05/2010, 4:22 pm
    • a conversa da mclaren – que deve ser uma equipe que estudou bem o regulamento do safety car após o incidente de 2009 que deixou lewis com fama de mentiroso – deixa claro que o procedimento do safety car era previsível. a mercedes, então agiu mal, muito mal.

      em mônaco, quem deu show de estratégia foi a dupla domenicali/alonso, com péssima performance do velhinho schumi e ross brawn.

      agora achei até de bom tamanho o 12º do schumi. com essa falta de conhecimento da regra, poderia ter sido pior.

      Publicado por andre melo | 18/05/2010, 5:56 pm
    • becken, por curiosidade, não foi exatamente no local da ultrapassagem ilegal que o schumacher parou o carro dele para que alonso não fizesse a pole position em 2006?

      Publicado por andre melo | 18/05/2010, 6:01 pm
    • Sim.

      Publicado por Becken Lima | 18/05/2010, 6:10 pm
    • Becken,
      sem querer dar pitaco no seu blog, mas não seria possível aqui na seção de comentários nós termos uma fonte do tipo ‘monospaced font’ (também chamado de ‘fixed-pitch’ ou ‘non-proportional font’).
      Poxa, nós sofremos aqui pra tentar fazer tabelas com textos… ;)
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 18/05/2010, 8:10 pm
  14. Becken, a minha pergunta não tem nada a ver com o post, de desculpe. Me diga, como eu coloco um avatar?

    Publicado por André Luiz | 18/05/2010, 5:00 pm
    • Segue o “tutorial” do Claudemir, um dos hits desse blog:

      “…Bem, vamos aos pontos.

      http://www.gravatar.com

      Acesse esse site acima e crie uma conta em Sign Up, feito, vamos a frente.

      Assim vamos começar um breve passo a passo.

      Depois de logado vá em ADD NEW IMAGE.

      Salve a imagem em seu pc que você quer usar.
      Clique em My computer’s hard drive

      Localize a imagem clicando no botão ENVIAR ARQUIVO.

      LOCALIZADO A IMAGEM clique em NEXT.

      Aí agora tem uma ferramenta de corte da imagem, vai uma dica, escolha imagens quadradas porque assim você não perde tantas áreas.

      Depois de ajustada a imagem clique em CROP AND FINISH.

      Na tela seguinte que é a CHOOSE A RATING FOR YOUR GRAVATAR, clique em RATED G.

      It’s done my friend.

      Só uma dica, o e-mail que você usa nos blogs da WordPress é o que tem que ser o usado, porque se colocar outro e-mail não vai aparecer a imagem, trocando em miúdos o e-mail que você coloca na Becken é o que tem que ser criado a conta…”

      Publicado por Becken Lima | 18/05/2010, 5:41 pm
    • Obrigado!

      Publicado por André Luiz | 18/05/2010, 11:17 pm
  15. Deve ter pensado, o velinho é doido mesmo, passou o Alonso aqui, e com SC!!!rsrsrsrs…

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 5:18 pm
  16. Com a permição do “Coyote”,usarei esse comentario dele:

    Se quiserem tirar a posição do Schumacher, que tirem. Afinal, isso não depende dele.
    Mas, apagar a manobra dele tendo o insight, dando o bote, e o Nada Sei se encolhendo todo e depois, ao tentar se recuperar, com as fuças na caixa de câmbio do Alemão que àquela altura já tinha fechado a porta… ahhh, meus amigos, isso é impossível de deletar. Não há regulamento que apague. O Alemão só mostrou que quem sabe sabe e que não precisa de um carro muito superior para por todos ali no bolso e mandá-los ficar quietinhos.

    Demais, demais. Quem foi rei nunca perderá a majestade.

    Chuuuuuuuupppaaaa, Nada Sei!!!!

    Abs.

    Coyote,depois me cobra os direitos autorais ((;

    Publicado por Daniel Lima | 18/05/2010, 5:36 pm
    • Mas se a Ferrari já tinha alertado seus pilotos para não ultrapassarem, já q era proibido, Alonso depois da escapada, pode muito bem ter pensado: “Nem vou brigar, o Schumi sifu nessa…” como de fato ocorreu, e ainda tirou 6 pontos de uma equipe adversária.

      Acho q quem chupou nessa estória foi o Schumi. E a punição foi justa, sim, pq ninguém ganha sozinho e qdo a equipe erra, todos tem q pagar pelo erro, inclusive o piloto. Com o Drive through o Schumacher perderia até mais posições.

      Publicado por Alex-Ctba | 18/05/2010, 6:32 pm
    • Se você estiver no trânsito da sua cidade correndo pra caramba, sem naturalmente ninguém saber que você os está desafiando, vai conseguir mesmo ultrapassar todos sem dificuldade nenhuma, já que ninguém vai procurar defender sua posição…

      Foi a mesma coisa com Schumacher sobre Alonso, pois vejam o que disse Alonso:

      “At the end came the incident with Michael: the pit wall had told me that, as the race was still under the safety car on the last lap, overtaking was not allowed and so I was calm – and that was later confirmed by the stewards, who put things right,” he added.

      Publicado por Sandro Rocha | 19/05/2010, 9:04 am
    • daniel lima e cia esse ano até se o nada sei espirrar terão um orgasmo.
      kkkkkkk!

      Publicado por wilson | 19/05/2010, 1:27 pm
    • d a n i e l L i ma & c_i_a esse ano irão ter um o_r_g_a_s_m_o até quando o nada sei espirrar.
      h e … he …

      Publicado por wilson | 19/05/2010, 1:30 pm
    • Wilson……Pelo menos meu o_r_g_a_s_m_o é ao ver um espanhol levar a pior.
      No seu caso a torcida é pro brasileiro-bater,quebrar,ser ultrapassado,perder…seu complexo de inferioridade é conhecido,infelismente esse é você!!

      Publicado por Daniel Lima | 19/05/2010, 5:24 pm
    • não precisa.
      mesmo não quebrando e não fazendo nada de errado, tá sempre pra trás, ou então como queira,

      nunca na frente.

      raciocionio obvio, se o nada sei quebra e larga de trás consegue melhor pontuaçao até o momento, então se o massa não quebra e nao faz nada errado é um bundão.
      equação de segundo grau na cabeça.

      Publicado por w | 20/05/2010, 9:45 am
    • massa who?
      por quem?
      chefe da redbull, hoje no tazio

      chefe da Red Bull teme apenas Alonso e Hamilton

      Marko afirma que somente os dois podem tirar o título da equipe austríaca

      Para Helmut Marko, chefe da equipe Red Bull, não há necessidade para temer nomes como o heptacampeão Michael Schumacher, o atual campeão, Jenson Button, ou o brasileiro Felipe Massa.

      O único medo do dirigente no momento é que Fernando Alonso ou Lewis Hamilton sejam capazes de tirar da equipe austríaca, atual líder do campeonato, o título do Mundial.

      “Há duas pessoas que tememos na briga pelo título. Elas são Alonso, porque ele é absolutamente o máximo, e Hamilton”, disse Marko à agência APA. “Os outros não nos incomodam muito”, analisou.

      O RB6, carro utilizado na atual temporada pela Red Bull, é claramente mais veloz que os demais até o momento. Por isso, Marko considera a equipe de Mark Webber e Sebastian Vettel como a favorita ao título.

      “Com o pacote que nós temos, nós claramente alcançaremos o título nos próximos anos. Temos as pessoas que precisamos e as ferramentas necessárias para nos adaptarmos às mudanças. Tivemos um carro vencedor também em 2008 e 2009, então não é uma coincidência ter um bom carro por três anos”, completou.

      Publicado por wilson | 20/05/2010, 9:48 am
    • não tente refletir nos outros aspectos de seu cotidiano

      Publicado por wilson | 20/05/2010, 11:05 am
  17. Será que o Alonso teve essa percepção toda, diante da sua conhecida alta competitividade em não se deixar ser ultrapassado? Pode ser!!!

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 6:44 pm
  18. No frigir dos ovos o Shumi velho saiu todo arranhado!!

    Publicado por Teo | 18/05/2010, 6:48 pm
  19. Linda manobra ilegal.

    Bah, bela mer@@

    Publicado por Alfred Newman | 18/05/2010, 7:45 pm
  20. Irregular, mas lindo foi um grande, quem imaginava uma ultrapassagem nesse ponto?Foi linda esportivamente falando, mas contra a regra então…..

    Publicado por Simfort | 18/05/2010, 9:18 pm
  21. Vejam o que a FIA resolveu no regulamento:

    http://amigosdavelocidade.uol.com.br/index.php?action=showDetails&id=5040

    Publicado por Teo | 20/05/2010, 9:57 am
  22. Para quem acha que a punição foi justa, uma pergunta.

    Situação:

    Numa prova de múltipla escolha com duas opções (A e B) vc deve marcar a alternativa correta. O enunciado da prova permite dupla interpretação, de forma que pode parecer que as duas alternativas estão corretas.

    Vc marca alternativa A. João marca alternativa B.
    A banca examinadora admite que a questão foi mal formulada, uma vez que permite dupla interpretação (A FIA soltou nota dizendo isso).

    Vc acha justo a sua resposta ser considerada incorreta e vc perder os pontos?

    Pois foi o que ocorreu nesse caso do Schumacher. E não adianta dizer que não foi, pois a própria FIA admitiu que o regulamento é falho e confuso e que vai refazê-lo.

    Mesmo assim a FIA mantém a punição.

    Eu pergunto: se o piloto e a equipe podem, por falha no regulamento, serem induzidos a erro ao interpretá-lo, o comissário ou fiscal responsável por interpretá-lo e punir com base nele também não pode ser induzido a erro na hora de julgar?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/05/2010, 10:15 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: