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O que há por trás da boa forma de Mark Webber?

Uau… A Red Bull está reagindo à forma como Vettel vem sendo consistentemente batido por Webber e dará ao alemão um novo chassi a ser usado na Turquia.

Segundo a equipe, depois de uma intensa investigação foi descoberto que o carro usado por Vettel até agora tem uma pequena “anomalia” não revelada. Ah, tá…

Depois dessas últimas três corridas vendo Webber passear à frente de Vettel, não resisto a especular que, ao contrário do carro do ano passado, o RB6 de 2010 parece muito mais “na mão” de Mark que na de Vettel, daí a mudança de chassi.

Há, claro, outras variáveis na equação a favor de Mark esse ano: ele está mais saudável e em forma depois de recuperar-se de ser violentamente atropelado enquanto fazia um triathlon e sofrer múltiplas fraturas na perna direita e ombro no início de 2009.

Outra teoria fica por conta da proibição do reabastecimento. Como todo mundo sabe, o RB6 vem demolindo a concorrência por fazer uma transição suave em termos de “set up” da classificação para a corrida, o que também significa que os pilotos da Red Bull podem ter uma configuração padrão tanto para o sábado quanto para o domingo. Não é preciso optar por ritmo de corrida ou classificação em detrimento do outro…

Classificação, que sempre foi um dos pontos fortes de Webber em sua carreira, e ficou em segundo plano em 2009 em favor de ritmo de corrida, voltou ao seu cardápio em 2010, então.

A única área de onde Webber certamente está extraindo mais do que Vettel é dos pneus mais estreitos da Bridgestne em 2010, como ele mesmo confessou dias atrás: “os frontais não mordem tanto e os traseiros têm mais estabilidade lateral. Sebastian prefere o contrário.”

Será que essa dinâmica e qualidade do RB6 vem  mordendo a principal habilidade de Vettel — sua velocidade em volta lançada — esse ano? O que eu sei é que, em Mônaco, onde a habilidade de um piloto manda muito, Webber bateria Vettel confortavelmente (para não dizer ‘esmagadoramente!’) impondo uma diferença de 30 segundos não fosse o bem-dito safety car.

Já há muita gente revendo conceitos sobre Mark, mas a verdade é que, a despeito de seu trôpego inicio de temporada, ele se firma como um provável contendor ao título.

Apenas acho que o real potencial dele na busca pelo campeonato será revelado depois de corridas na Turquia ou Silverstone, locais onde Vettel promete voltar à carga.

Discussão

79 comentários sobre “O que há por trás da boa forma de Mark Webber?

  1. Na minha opinião o que acontece com o Webber é o RB6, que mesmo com o mediano Webber faz estragos na concorrência. E não mudo de idéia que o mesmo aconteceu com o Butão na Brawn no ano passado. Piloto mediano com carro muito superior aos outros.

    Eu ainda sou mais Vettel….mas ele vem acabando com os carros nesse ano…freios….

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 20/05/2010, 1:06 pm
  2. Ao que parece, vamos ter mais uma atração no final do campeonato em Abu Dhabi, se depender das scuderias!!!!Que bom!

    http://amigosdavelocidade.uol.com.br/index.php?action=showDetails&id=5051

    Publicado por Teo | 20/05/2010, 1:15 pm
  3. Acho que a carruagem australiana vai virar abóbora…mas é apenas uma impressão minha.

    Publicado por Will | 20/05/2010, 1:24 pm
  4. what hell ?

    Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 1:29 pm
    • Cassius, concordo contigo…a melhor reposta ao post:

      – RB6! É o que que está por trás da boa forma (do mediano) Webber.

      Publicado por Will | 21/05/2010, 7:50 am
  5. pode ser Becken, faz muito sentido e meio que explicaria o Vetel estar sendo batido pelo companheiro Webber, que por ser bom em classificação com o carro mais ao seu favor, ao passo que praticamente usa mesmo set-up de treino e corrida(não fazendo muita diferença pra ele), consegue largar na frente não dando chance de recuperação ao Vetel. Por isso vem comendo maior fatia do bolo de pontos!!

    Publicado por Teo | 20/05/2010, 1:31 pm
  6. WEB começou a mostrar o seu melhor no melhor momento. Da Espanha até a Hungria WEB poderá acumular muitos pontos. Ou seja, seis corridas em que WEB deve buscar manter a regularidade. Não precisa vencer todas, mas tem de continuar na briga, pois a meu ver o WDC será decidido só após a Hungria.
    Apesar de a disputa começar a se concentrar em WEB e VET, os dois ainda serão atormentados por ALO e HAM em maior medida, também por BUT e MAS ao acaso, e KUB, ROS e SCH esporadicamente. Acredito que saíremos da Hungria com um campeonato ainda muito embolado.
    Não acredito que a RedBull tenha resolvido a questão da regularidade. Ainda vão jogar muitos pontos fora. Sobretudo, se houver um acirramento na disputa dentro da própria equipe.
    Mas acho que há uma grande probabilidade de mais uma dobradinha da RedBull na Turquia. Ano passado WEB ficou em 2do e VET ficom em 3ro, perderam para o imbatível BUT de 2009.
    Basta relembrar os resultados de 2009 do RB5 com WEB e VET a partir da Espanha. É fácil observar que em 2009 já correram muito bem nos seguintes GPs: Espanha, Turquia, Inglaterra, Alemanha (mas era Nurbugring), Hungria, Bélgica, Japão, Brasil e Emirados Árabes. Todos ainda estão no calendário de 2010.

    Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 1:37 pm
    • Bélgica? Na Bélgica só deu Fisichella com a Force India e o Kimi de Ferrari. Barrica estagnou na largada e Button e Hamilton se enroscaram no início. De memória não lembro da performance das Red Bulls, mas eles não dominaram por lá não.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 3:21 pm
    • Alex,
      A partir de um 3ro lugar eu já considerei um bom desempenho, é o caso da Bélgica: VET ficou em 3ro.

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 4:06 pm
    • E na Hungria a McLaren foi superior

      Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 3:23 pm
    • Mesmo caso da Bélgica, só que desta vez quem beslicou o pódio em 3ro foi WEB. É um bom desempenho. Logo abaixo coloquei o resumo das RedBull em 2009 a partir da Espanha.

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 4:07 pm
    • GPX WEB VET
      ESP 3ro 4to
      MON 5to DNF
      TUR 2do 3ro
      ING 2do 1ro
      ALE 1ro 2do
      HUN 3ro DNF
      EUR 9no DNF
      BEL 9no 3ro
      ITA 8vo DNF
      SIN 4to DNF
      JAP 1ro 17o
      BRA 1ro 4to
      EAU 2do 1ro

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 4:04 pm
    • Muito regular, diga-se de passagem.

      Publicado por Allan Wiese | 20/05/2010, 4:10 pm
    • Desculpe.Estão trocados Itália, Singapura, Japão! A posição de WEB é a de VET e vice-versa.

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 4:13 pm
    • Inclusive do GP da Europa até o do Japão, WEB viveu um inferno astral… 5 corridas com péssimos resultados. Depois retomou o bom desempenho que vinha tendo desde o da Espanha.

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 4:16 pm
    • Mas apesar da minha mancada, os dados estão corretos para a equipe.
      Olhando o desempenho da RedBull, dá pra perceber que só não foram nada bem em:
      Valência
      Itália
      E foram razoáveis em:
      Mônaco (este ano já arrasaram)
      Singapura
      No restante após a Espanha, andaram sempre forte!

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 4:25 pm
    • Interessante vcs tocarem no GP da Bélgica de 2009 por que foi exatamente lá que a Red Bull enterrou as chances do Webber ano passado com um erro grotesco no pit stop do “Aussie”.

      Depois do erro, e com a corrida comprometida, a Red Bull pôs o Mark com aquela super asa frontal nova que fez o carro voar nas corridas seguintes.

      Publicado por Becken Lima | 20/05/2010, 4:14 pm
    • Tem razão, pois VET nesta corrida terminou em 3ro, largando em 8vo!!! E WEB terminou na mesma posição em que largou, um mero 9no!!! Talvez fosse 4to sem a falha da RedBull!

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 4:19 pm
    • Então temos campeonato pela frente e a disputa pode ser levada até as últimas corridas. Das 13 provas restantes, metade delas, a concorrência pode surpreender:

      Teremos 03 corridas em circuitos travados, onde o infortúnio em uma flying lap, ou uma volta “achada” pelos rivais, pode fazer uma grande diferença: Valência, Hungria e Abu Dhabi;

      Teremos 02 corridas em circuitos de alta velocidade e baixa pressão aerodinâmica. Bom para os F-Duct e, onde até a Force India, com o VJM02, q era um carro bem menos evoluído do q o atual VJM03, incomodou as grandes: Spa e Monza;

      Teremos a volta do GP de Montreal, uma pista traiçoeira, em q favoritos costumam ficar pelo caminho, nas armadilhas do circuito Canadense, e o desgaste de pneus, altíssimo, pode ser uma arma nas mãos de bons estrategistas. Além do consumo excessivo de freios, ponto fraco da Red Bull.

      E a incógnita da pista da Coréia, onde ninguém ainda andou, e nenhuma equipe tem dados do circuito. Piloto pode fazer a diferença em alguns décimos.

      Com uma diferença de pontuação tão apertada, tanto do wdc, quanto no wcc, acredito q ainda é muito cedo para decretar q será um passeio tranquilo dos touros vermelhos. Não se esqueçam q tem um “toureiro” Espanhol, capaz de domar essas feras e está somente a três pontos dos líderes e na sequência ótimos pilotos como Button, Massa, o incrível Kubica e um Hamilton “mordido”, q vai fazer de td para subir na tabela.

      Deus me ouça!

      Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 4:30 pm
    • Alex,
      Também espero que os campeonatos sejam atribulados assim…
      Mas a RedBull já teve um desempenho muito bom ano passado e já começou a mostrar supremacia ao faturar Espanha e Mônaco, sendo que antes só tinha conseguido um 3ro e um 5to lugares…
      Se as melhorem assim onde foram mal ano passado, então, veremos muitas outras dobradinhas…
      Mas concordo com você que em alguns circuitos a concorrência terá alguma chance de surpreender. Mas é sempre aquela história de que A REDBULL PODE PERDER e AS OUTRAS EQUIPES NÃO PODEM GANHAR!
      Agora, sinceramente, só acredito na McLaren pra pôr água no chopp austro-britânico! Mas isso só será possível se a McLaren conseguir desenvolver seu MP4-25 tão bem quando desenvolveu seu MP4-24. Contudo, espero que isso não ocorra só a partir do GP da Hungria como no ano passado.
      Pra esquentar o WCC e o WDC a McLaren tem de dar o pulo do gato logo. Acho isso possível porque o MP4-25 não é mal nascido como o MP4-24. Ainda que RB6 esteja infernal este ano.

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 5:02 pm
    • Pois é, depois do GP da Hungria, teremos quatro semanas e 7 corridas. O negócio é não deixar a Red Bull disparar até o infame GP Hungaro, de péssima lembrança para nós, Ferraristas ( motor estourado em 2008 e a mola assassina em 2009 )e tentar usar esse tempo para desenvolver o carro.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 5:19 pm
  7. O carro é muito superior aos outros!

    Eu nao descarto o Vetell ainda…

    Publicado por Lucas Túlio | 20/05/2010, 2:35 pm
  8. Mark Webber vem passando por um grande momento, é verdade. Também é um grande piloto com bastante experiência – com carros bons como ano passado e esse ano e também carros ruins, é verdade. Mas não sei o quanto isso vai durar. As duas últimas provas foram administradas por ele de maneira magistral, depois de iniciar suas vitórias no sábado de classificação de ambas. Essa, por sinal, sempre foi uma característica forte dele.
    Mas mesmo esse ano nós tivemos exemplos do que Webber normalmente exibe, no episódio da batida atrás de Hamilton na Austrália.
    E Vettel ainda não chegou à um nível de maturidade que possa lhe garantir o favoritismo no campeonato e, menos ainda, transformar esse favoritismo em um título de fato.
    Juntando tudo isso quem se dá mais mal nessa história é a [favorita (ao que parece) ao título] Red Bull pois as outras equipes – com pilotos mais estáveis tendem a se aproximar em desenvolvimento no decorrer do campeonato.
    Mas se o título for ficar na Red Bull, torço pro Webber, assim o Vettel não tira a marca de piloto mais jovem a ser campeão do mundo do Hamilton, hehehe…

    Publicado por Allan Wiese | 20/05/2010, 2:41 pm
  9. Está virando moda essa de trocar chassis. Depois da Mercedes trocar para o Schumacher em Barcelona, q parece obteve sucesso e da Ferrari para o Massa (nem tanto) agora é a vez da Red Bull providenciar a troca para o seu principal contendor ao título ( prefiro o termo em inglês rs ). Quer dizer, era pra ser o principal, só esqueceram de combinar com o Webber.

    Respondendo a pergunta do post, o q há por trás da boa forma do Webber, para mim é motivação. Parece q depois de alguns momentos de altos e baixos em 2009 e do começo irregular em 2010, ele passou a acreditar q poderia superar o Vettel e o fez brilhantemente nas últimas duas corridas, não deixando margem para dúvidas da sua capacidade.

    Assim como a maioria, se fosse para apostar entre ele e o Vettel, ainda apostaria no alemão, mas já sem tanta certeza assim. Mas a minha preferência é para o Webber, para ser mais um piloto “medíocre” a ganhar o campeonato, ficando faltando o Massa, Rosberg e o interminável Barrica. Nem vou falar do Kubica e do Vettel, já q os especialistas, os colocaram no patamar de gênios.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 3:02 pm
  10. Pois é, o safety-car ficou na pista por muito tempo, em Mônaco.
    Poderias me explicar por quê?

    Publicado por soniatorres | 20/05/2010, 3:21 pm
    • Para limpar a pista, q continha muitos detritos e tb retirar os carros da Lotus e HRT para um local seguro. Depois dos acidentes do ano passado com Massa e Surtees, estão mais cuidadosos com a questão de sujeira na pista, vide o SC na China.

      Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 8:17 pm
  11. !

    Publicado por Will | 20/05/2010, 3:51 pm
  12. Só acho exagerado demais essa atenção que a mídia vem depositando em Webber. Eu só o vi andar bem neste ano, nestas duas últimas corridas que passaram. No Bahrein, na Austrália(varias cagadas) e na China, ele foi pulverizado pela concorrência. É muito cedo para começarmos a apostar nele para o título.

    Publicado por Brown | 20/05/2010, 4:32 pm
  13. Olhem só tb uma das coisas que estão por trás da boa forma do Webber.

    Mesmo qd pedem p/ alterar, fica melhor! Que carro!!!!

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/18481/

    Publicado por Teo | 20/05/2010, 4:55 pm
    • Nossa, este Horner está se saindo um tremendo corneteiro! Até parece ser possível dizer que o carro ficou mais rápido. Na verdade só estava tripudiando a concorrência. Figura!

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 5:07 pm
    • Pode crer!!!

      Publicado por Teo | 20/05/2010, 5:09 pm
  14. é verdadee, o balanço do carro, a sua forma de guiar e as configuraçoes devem está favorencendo Webber. Ja no caso da ferrari, quem deu a mão no desenvolvimento do carro foi Alonso, por ter mais experiencia, entao o espanhol esta com o carro 100% ao seu estilo de pilotagem , e o Felipe está encontrando problemas com o balanço do carro ao seu estilo de pilotagem para encontrar o ponto ideal de aquecimento dos pneus, coisa que nao aconteceu na pre-temporada a na primeira corrida no bahein, quando prevalecia o uso de pneus bem macios. Olha o caso do schumi, que estava apanhando do rosberg no começo do ano , a equipe mudou totalmente o modo de guiar do carro para o seu estilo de pilotagem encaixar, por isso que a formula 1 hoje em dia esta mais sistematica, tudo programado de acordo com o computador!

    Publicado por Andre | 20/05/2010, 5:01 pm
  15. Com um carro bom até Rubens Barrichelo venceu corridas ano passado. ;-)

    O que eu acho incrível é que hoje, mesmo um piloto nos seus trinta e pouco, quarenta anos tem resistência física pra chegar inteiro no final da prova.

    Publicado por Beatle Ed | 20/05/2010, 5:36 pm
  16. Se classificarmos os pilotos na ativa (exceto pela inclusão de Raikkonen) segundo a média de pontos (padronizados pelo valor da vitória em cada momento) por corrida (iniciada) teríamos o seguinte quadro:
    Posição — Piloto — Ponto — Corrida — Média
    01 — SCH — 138 — 254 — 0,54
    02 — HAM — 28 — 58 — 0,48
    03 — ALO — 61 — 144 — 0,42
    04 — RAI — 58 — 155 — 0,37
    05 — VET — 16 — 49 — 0,32
    06 — MAS — 34 — 120 — 0,29
    07 — KUB — 16 — 63 — 0,25
    08 — BAR — 61 — 290 — 0,21
    09 — BUT — 36 — 176 — 0,20
    10 — KOV — 11 — 57 — 0,18
    11 — WEB — 20 — 144 — 0,14
    12 — ROS — 10 — 76 — 0,13
    13 — GLO — 5 — 41 — 0,12
    14 — TRU — 25 — 221 — 0,11
    15 — PET — 0 — 6 — 0,04
    16 — DLR — 3 — 76 — 0,04
    17 — KOB — 0 — 8 — 0,04
    18 — BUE — 1 — 23 — 0,03
    19 — SUT — 1 — 58 — 0,02
    20 — LIU — 1 — 50 — 0,02
    21 — ALG — 0 — 14 — 0,01
    22 — HUL — 0 — 6 — 0,01

    Faz sentido o comentário de um dos cabeças da RedBull que diz que os únicos pilotos que a equipe teme sejam Alonso e Hamilton. Ambos tem médias muito próximas da de Schumacher. Por sinal, a média de Schumacher é assustador, é o equivalente a dizer que a cada corrida o alemão conseguia mais de vitória em pontos! Ah, se Schumacher voltasse a este desempenho. Inclusive, se em 2011 tivermos Raikkonen de volta e Schumacher de volta a velha forma, a temporada será fantástica. A média de Kubica também é muito interessante! Não é por acaso que do segundo ao sétimo colocados nesta lista temos os nomes das revelações da Fórmula 1 atual. Ainda que nenhum tenha igualado a média de Schumacher por enquanto.

    Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 6:30 pm
    • engoli umas palavras aí:
      quanto a Schumacher, quis dizer que “A média DE PONTOS POR CORRIDA de Schumacher é assustadorA, é o equivalente a dizer que a cada corrida o alemão conseguia mais de MEIA vitória em pontos!”

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 6:36 pm
    • Sei que alguém vai me condenar pelo meu comentário, mas não é uma injustiça TRU, KOV e GLO estarem na Lotus e na Virgin?
      Acho que as corridas seriam mais interessantes se os três tivessem conseguido um assento em equipes como ToroRosso e ForceIndia. Sem menosprezar é claro os atuais pilotos destes times.
      Após fazer este quadro, fica nítido que o histórico dos três é muito bom!

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 6:46 pm
    • Alexandre,

      Pode informa de onde vem os números 138, 28, 61 etc ?

      Não entendi.

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 20/05/2010, 9:25 pm
    • Sirlan, tb sou outro q as vezes não entende as estatísticas do Alexandre Pires. :D

      Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 10:20 pm
    • E aí, Alex, você entendeu a minha tentativa de explicação para o Sirlan? Gostaria de ter um retorno! ;)

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 10:40 pm
    • Entendi Alexandre. Q doideira!

      Publicado por Alex-Ctba | 21/05/2010, 8:20 am
    • Realmente fica meio esquisito… kkk
      Mas acho que é mais justo quando queremos comparar épocas diferentes…
      E também é um jeito de não entrar em discussões do tipo: naquela época só cinco pontuavam ou só seis, ou oito e por aí vai…
      No fim das contas vale o que o cara conseguiu segundo as regras da época, só que com uma ponderação, pois vitória é algo que sempre houve… kkkk

      Mas fica mais fácil de ver por exemplo o quanto as vitórias reais contribuíram para os pontos acumulados… SCH 138 pts e 91 vts…
      Enquanto que convencionalmente aparece SCH 1.391 pts E 91 vts… ou seja, a proporção não fica tão nítida…

      Publicado por Alexandre Pires | 21/05/2010, 8:31 am
    • Oi, Sirlan,

      Como temos sistemas de pontuação diferentes, tentei padronizar os pontos de campeonatos diferentes.
      Fiz isso usando o valor da vitória.
      Por exemplo, um piloto que fez 1.000 pontos em temporadas que o vencedor ganhava 10 pontos, o piloto teve o equivalente a 100 vitórias em pontos, ou seja, pontos segundo o valor da vitória (mesmo que não tenha vencido nenhuma corrida, é só uma equivalência).
      Se este mesmo piloto também correu um campeonato como o de 2010, no qual um vencedor ganharia 25 pontos, e este piloto tivesse somado 250 pontos, o piloto teria o equivalente a 10 vitórias em pontos.
      Logo, na minha tabela ele teria 110 pontos (segundo o valor da vitória).
      Se este piloto tive corrido 220 corridas, ele teria uma média de 0,5 ponto por corrida.
      Entendeu?

      Quantos aos números que perguntou, aviso que eles estão arrendondados.

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 10:38 pm
    • Um observação: se somássemos os pontos sem fazer esta ponderação, o mesmo piloto teria 1.250 pontos.
      Supondo que um outro piloto tenha feito 1.200 pontos antes dos tais 25 pontos para o vencedor, este pareceria ter somado menos pontos que seu concorrente na ativa.
      O que não é verdade, pois se ponderássemos os números, o primeiro teria os tais 110 pontos e o segundo teria 120 pontos.
      Estão de acordo?

      Esta minha ponderação é como falar em algo como “ponto-vitória”!

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 10:47 pm
    • Só para provocar um pouquinho…
      Se fizéssemos esta mesma ponderação para o Fangio, que em sua época ganhava 8 pontos por vitória, teríamos o seguinte:

      Piloto: Fangio
      Pontos: 34,7
      Corridas: 51
      Média: 0,68

      Impressionante média!!!
      Fangio somou 277,64 pontos entre 1950 e 1958, com 24 vitórias!

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 11:02 pm
    • Para o Senna ficaria assim:

      Piloto: Senna
      Pontos: 65,8
      Corridas: 161
      Média: 0,41

      Senna somou 614 pontos: 395 pontos na época dos 9 pontos por vitória e 219 na dos 10. Com 41 vitórias. Impressionante!

      Hoje, Alonso está a frente de Senna nas estatísticas de pontuação. Mas se houvesse esta ponderação Senna ainda estaria na frente!

      Publicado por Alexandre Pires | 20/05/2010, 11:17 pm
    • E aí, Sirlan, o que achou disso? É válido a seu ver?

      Publicado por Alexandre Pires | 21/05/2010, 9:24 am
    • Alexandre,

      Agora entendi.

      Você criou um fator (pontos/valor da vitória) para equacionar as diversar pontuações ao longo dos anos.

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 21/05/2010, 3:02 pm
    • É isso aí, Sirlan!
      Pelo visto você não gostou muito, não é? kkkk
      O Alex também não se empolgou… kkkk
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 21/05/2010, 3:05 pm
    • Sim, claro que é válido !

      Todas as formas de fazer uma análise comparativa de resultados vão ter algumas distorções. É impossível fazer um ranking sem atribuir mais importância a alguns fatores que outros.

      Eu por exemplo, gosto de considerar o número de títulos, vitórias e poles, além dos GP´s disputados. Nunca gostei muito dos pontos porque além das mudanças de valor ao longo dos anos, eles são mais influênciados pelos abandonos que eram mais constantes nos anos passados.

      Jamais teremos uma estatística perfeita.

      Quem viu, diz que o Moco era muito mais inspirado que o Emerson, ou que Peterson era muito melhor que Schecketer e James Hunt, sem nunca ter sido campeão no entanto.

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 21/05/2010, 3:10 pm
    • Você tem razão, sempre haverá distorções.
      Além dos abandonos, ainda teve a regra dos descartes… estes pontos não são computados nas estatísticas.
      Vai ficando cada vez mais complicado. Mas tentei me esquivar do imponderável… ;)
      No fim, o que fiz é algo um pouco tosco já que na verdade só achei um jeito de “traduzir” pontuações diferentes para algo fácil de entender que são as vitórias…
      Gosto daquelas comparações que dizem assim: segundo tal pontuação fulano seria campeão e outro não! Mas o problema é que assim deixam de levar em conta as regras do jogo no resultado do próprio jogo.
      Tentei evitar esta armadilha ao fazer tal ponderação, pois pra mim os pilotos sempre correm sabendo das regras… e ninguém deixa de ser campeão… mas também não são diminuídos por um sistema de pontuação que distribui 25 pontos ao líder.
      Valeu pelo retorno.
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 21/05/2010, 3:26 pm
  17. Falando em Red Bull, a McLaren foi chorar de novo para a FIA sobre o RB6?!?

    Primeiro foi a tal suspensão pneumática, que eles até começaram a pensar em desenvolver algo supostamente igual (supostamente porque o carro foi validado pela FIA). Agora é o difusor.

    Até o fim do ano vão reclamar que os componente entre o banco e o volante do RB6 estão fora do regulamento…

    Publicado por Arlindo Silva | 20/05/2010, 6:59 pm
  18. Ainda acho também que é cedo para uma super valorização do Webber. Prefiro esperar mais algumas corrida para ver se o Aussie consegue ser realmente constante. Seu histórico, até o momento, não é muito bom e mesmo na valorizada Red Bull, tem alternado, com muita frequência, poucos bons resultados, com muitos ruins. Torço para que consiga isto como uma forma de premiar a sua já relativamente longa carreira.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 20/05/2010, 8:09 pm
    • Concordo e ano q vem é do Barrica, de Williams Renault!

      Publicado por Alex-Ctba | 20/05/2010, 8:20 pm
    • É isso aí meu amigo Alex. Seria interessante. Precisaria, acima de tudo, fechar a boca.

      Seria o primeiro WC mudo! :-)

      abç

      Publicado por celso gomes | 20/05/2010, 9:07 pm
  19. Ora amigos…ainda tme muito campeonato pela frente. Vettel teve muitos problemas mecânicos com o carro e Webber mais por seus erros.

    Sejamos justos: ele correu bem as duas corridas passadas, usufruindo de um carro ótimo e de boas classificações. Mas daí dizer que ele está esmagando Vettel, que é a reação, que ele pegou a mão do carro e Vettel não…

    Vettel sabe ajustar melhor o carro do que Webber. Isto claramente foi observado ano passado com RB5. Além disso, nenhum piloto anda em ritmo perfeito all time. Nem Senna ou Prost fizeram isso. Avalie Vettel.

    Publicado por Ridson de Araújo | 20/05/2010, 10:13 pm
  20. Ora amigos…ainda tme muito campeonato pela frente. Vettel teve muitos problemas mecânicos com o carro e Webber mais por seus erros.

    Sejamos justos: ele correu bem as duas corridas passadas, usufruindo de um carro ótimo e de boas classificações. Mas daí dizer que ele está esmagando Vettel, que é a reação, que ele pegou a mão do carro e Vettel não…

    Vettel sabe ajustar melhor o carro do que Webber. Isto claramente foi observado ano passado com RB5. Além disso, nenhum piloto anda em ritmo perfeito all time. Nem Senna ou Prost fizeram isso. Avalie Vettel.

    Naõ sei, mas acho muito cedo para colocar Webber como favorito ao título. Ele, por ter um carrão desses, é óbvio que deve ser colocado em perspectiva, mas só depois da Alemanha é que dá p/ avaliar legal quem pode e quem não.

    Publicado por Ridson de Araújo | 20/05/2010, 10:15 pm
  21. RB6…

    Publicado por ccregazzoni | 21/05/2010, 12:55 am
    • RB6 = Newey…

      Publicado por Allan Wiese | 21/05/2010, 8:28 am
    • Um bom planejamento!
      RB2, RB3, RB4, RB5 e agora RB6

      E não é só Newey, pois Geoff Willis também leva crédito como projetista do RB4, RB5 e RB6.

      Ou seja, com Willis é que o projeto de Newey realmente decolou!

      Publicado por Alexandre Pires | 21/05/2010, 8:38 am
    • Corrigindo, Willis não participa do projeto do RB6 (talvez só do início em 2009), o crédito é de Newey, Prodomou e Marshall!

      Publicado por Alexandre Pires | 21/05/2010, 8:47 am
    • Não há dúvidas de que o bom planejamento tem os seus frutos sendo colhidos. Mas não podemos esquecer da grande quantidade de dinheiro investida pela Red Bull para que tudo isso fosse possível.

      Publicado por Allan Wiese | 21/05/2010, 10:18 am
  22. a F1 vai virar fórmula renault?

    além da renault, redbull, agora a williams pensa em usar os motores franceses, além da lotus que pensa em trocar os cosworth (consideram fracos em desempenho) e até a ART que se inscreveu para ser a 13a equipe da F1 pensa em usar os renault caso venha a participar do campeonato ano que vem.

    Aí, tomaz, merece um post seu.

    fonte: tazio

    Publicado por wilson | 21/05/2010, 10:07 am
  23. “O que há por trás da boa forma de Mark Webber?”

    Bem… sempre desconfiei que aquele negão que assiste o piloto da RedBull (Sim, aquele que é uma mistura do John Coffey com o Michael Jordan: https://f1around.files.wordpress.com/2009/07/markresignredbulldeal.jpg) sempre “pegou” o Webber. Acredito que esse cara(o negão), finalmente largou a sua esposa pra ficar só com o aussie.
    A separação aconteceu no intervalo antes do Gp da Espanha. A partir daí o australiano está numa alegria só e isso tem refletido nos seus resultados na pista desde então.

    Publicado por O Polêmico | 21/05/2010, 10:30 am
    • É… essa é uma teoria “polêmica.”

      Publicado por Becken Lima | 21/05/2010, 10:51 am
    • Essa realmente é uma teoria polêmica! Mas a dupla é quase um ícone, muito engraçado o cara montando as ‘plascas’ pro Weber – com muito carinho…

      Publicado por Will | 21/05/2010, 11:27 am
  24. Blog do Ico:

    “… eu já havia apontado um erro de procedimento dos comissários de prova da FIA como o principal responsável pela confusão ocorrida na última volta do Grande Prêmio de Mônaco.”

    Blog do Ico:

    “Hoje a entidade divulgou uma nota oficial reconhecendo justamente essa FALTA DE CLAREZA e disse que fará ajustes à regra 40.13 para que a sinalização a pilotos e equipes em situações similares de Safety Car seja mais clara no futuro.”

    Becken e amigos:

    1. Como a FIA permite a punição de alguém se ela reconhece que a regra não tem a clareza necessária a uma interpretação certeira?

    2. Se a própria FIA reconhece que a obscuridade da regra permite dupla interpretação, todas são justificáveis. Neste caso, a punição tem que ser cancelada IMEDIATAMENTE.

    É simples: se vc faz uma prova de múltipla escolha e existem duas respostas corretas anula-se a questão imediatamente ou dá-se por correta a resposta a qualquer uma das questões.

    Com todo o respeito, essa atitude arbitrária e de fazer vistas grossas a mais essa injustiça só mostra que a FIA, sob Jean Todt, continua a mesma.

    É o que eu penso.

    Perdão pelo off topic.

    Abraços.

    Publicado por Remédios, A Bela | 21/05/2010, 2:00 pm
  25. Falou minha amiga e colega Remédios.

    Remédios, assino embaixo.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/05/2010, 2:02 pm
  26. Mais um circuito tilken a vista?

    Os rumores de que Nova Iorque poderia receber uma corrida da F-1 ganham cada vez mais forma. Isso porque, de acordo com a publicação “Autoweek”, o traçado de Monticello Motor passará por uma reforma para se adequar à categoria.

    Diante da impossibilidade de uma disputa em Jersey City, a chance de o circuito _localizado a 90 minutos de Manhattan_ realizar uma prova de F-1 é grande.

    Segundo a “Autoweek”, Ari Strauss, presidente do Monticello Club, recebeu o arquiteto Hermann Tilke, criador das mais famosas pistas de automobilismo do mundo, para uma avaliação.

    “Tilke passou algum tempo no circuito que confirmou que nosso circuito precisa de algumas mudanças, com alguma expansão e pequenas mudanças na pista, mas é uma excelente localização para um GP”, disse Strauss.

    Os planos do dirigente são o de firmar um contrato de dez anos com Ecclestone. Entretanto, ele admite que está longe de confirmar um acerto.

    tazio

    Publicado por wilson | 21/05/2010, 2:07 pm
  27. Bateu uma curiosidade agora: como estão os usos dos motores até agora?

    Publicado por Allan Wiese | 21/05/2010, 3:31 pm
  28. mancada ajustarem apenas o chassis do Vettel…

    Publicado por rodorfao | 21/05/2010, 5:30 pm
  29. Agora sobre o post.

    Eu poderia dizer, como parodiou com maestria, o meu amigo Groo, em seu blog, que o fim está próximo, dado que dois pilotos meia-boca estão destronando campeões como Schumacher, Hamilton e Nada Sei.

    Mas, pensando menos perfunctoriamente, conclui-se que está tudo normal. Não há com o que se preocupar nem nada para admirar. Tudo está nos trilhos.

    F1 é corrida de automóveis e não de pilotos, embora haja dois campeonatos, um de construtores e outro de pilotos. O campeonatos de pilotos depende da qualidade do carro, o que faz com que tenhamos certeza de que o mais importante é o carro.

    Em resumo, F1 é corrida de automóveis e os melhores automóveis estão se saindo bem. Se fossem todos eles dirigidos pelo mesmo piloto em tomadas de tempo os que estão na frente continuariam na frente. Enão, tudo normal.

    O que está atrás do Webber é o carro.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/05/2010, 6:56 pm
  30. Depois dessas últimas três corridas vendo Webber passear à frente de Vettel

    Não é querer ser chato, mas na China (a terceira corrida que tu se refere), o Vettel chegou em 6º e o Webber em 8º.

    Ao contrário de você, não vejo ele ser batido constantemente por Webber – vi ele ser batido apenas em duas corridas. Nas duas primeiras corridas, onde o Webber teve um desempenho mediocre (pra não dizer pífio, pelo carro que tinha), Vettel teve performances estelares, para no final ter as vitórias que eram certas serem roubadas dele. Podem até dizer que ele destrói os carros, o que eu não dúvido, mas nem o Mansell conseguia estragar uma vela ou rachar um disco de freio de carbono no meio por ser simplesmente agressivo. Muitos dizem que isso é culpa do Vettel, mas gostaria de ver o quanto iam dizer que o RB6 era frágil se isso acontecesse com o Webber [antes de tudo, não estou dizendo que tu disse isso, apenas um pensamento me levou a outro e cheguei aqui]. Logo, por que não pode ser simplesmente um problema intrinseco no chassi? Repentinamente ele ficou 0.5 segundos mais lento que o Webber, e mesmo o mais cínico deve reconhecer que isso não se deve simplesmente ao “braço”, até por que nenhum deve nada a outro e na era atual.

    Bem que dizem que na F1 você é tão bom quanto sua última corrida – parece que 2009, onde Vettel destruiu Webber, foi há 30 anos atrás…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 21/05/2010, 10:45 pm
  31. Ei Becken, sinceramente, eu to na tua “black list”? Ser turista na Coréia do Norte é mais fácil do que passar pelo Akismet…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 21/05/2010, 10:47 pm
    • Eu não tenho a mínima idéia do “por que” vc fica no Akismet, Guilherme.

      “Mi casa es su casa,” mi amigo…

      Publicado por Becken Lima | 21/05/2010, 10:57 pm
  32. Por trás do Webber, com certeza tem aquele negão que ele cumprimenta após cada sessão. Dizem se tratar de seu preparador físico. Sei… com aquela pinta de baitola…

    Publicado por Ylan Marcel | 22/05/2010, 7:36 pm
  33. Compartilho com a opinião do Daniel Gomes.

    http://splash-and-go.blogspot.com/2010/05/como-funciona-mark-webber.html

    Publicado por Vitor, o de Recife | 23/05/2010, 12:15 pm

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