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Mark Webber nos guia pela espetacular Curva 8 de Istambul

Há hoje três grandes curvas na F1. A Eau Rouge em Spa, a Parabólica em Monza e, ironicamente, a Curva 8 de Istanbul Park, o circuito projetado por Hermann Tilke, o homem acusado de parir alguns “elefantes brancos” responsáveis por corridas insossas como o GP do Bahrein desse ano.

O Istanbul Park talvez seja a “obra prima” de Hermann e a Curva 8 o supra-sumo desse grande circuito.  A “8” é, então, um grande desafio físico e de precisão, que gera níveis cavalares de Força G que castigam o pescoço de cada piloto ao longo de inclementes 600 metros e 8 segundos.

Para facilitar a vida de quem pilota, serão muito bem-vindos o extra “downforce” que os engenheiros encontraram de 2009 para 2010.

Ainda assim, será fascinante ver como se comportarão carros entupidos de combustível nos primeiros estágios da prova.

Pneu será outra área em que a curva 8 terá razoável influência, com a força G lateral exercendo razoável peso sobre o frontal direito.

Abaixo, o líder do campeonato nos mostra como se faz a temível curva 8:

Discussão

17 comentários sobre “Mark Webber nos guia pela espetacular Curva 8 de Istambul

  1. Fantástica! São 3 pontos de tangência?

    Publicado por Will | 25/05/2010, 8:47 am
  2. São as curvas que separam os meninos dos homens…

    Publicado por Allan Wiese | 25/05/2010, 9:27 am
  3. De uma coisa eu tenho certeza, Webber e Vettel sairão da prova com menos dores no pescoço do q os demais hehehehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 25/05/2010, 9:58 am
  4. Bom dia amigos,

    Eh Alex, aí que os touros vermelhos vão mostrar sua esbelta forma aerodinämica!!!

    Publicado por Teo | 25/05/2010, 10:21 am
  5. A previsão do tempo hein, como estará???
    Li em um outro site que esta com previsão de chuva, mas na Turquia… meio difícil, vamos aguardar pra ver… eu torço para uma chuva…

    Publicado por Jackson | 25/05/2010, 10:53 am
  6. Algo curioso sobre a curva * é que ela não tem nome, como as outras duas famosas no post.

    Falando em curvas, parece que ninguém lembra da Peraltada do Hermano Rodriguez. Uma pena. Era uma das mais espectaculares curvas do calendário décadas atrás:

    O mais curioso é notar, no vídeo acima, como esta atual temporada tem ecos daquela de 20 anos atrás.

    Publicado por Becken Lima | 25/05/2010, 12:21 pm
    • Lembro do Senna capotando nela e ficando de cabeça para baixo na brita…

      Publicado por Alex-Ctba | 25/05/2010, 12:30 pm
    • A Peraltada foi ‘palco’ de um dos acidentes mais assustadores do Ayrton, a dificuldade dessa curva era acentuada pela instabilidade do carro em função das ondulações.

      Publicado por Will | 25/05/2010, 1:12 pm
    • Conheço demais essa curva! Já a contornei muitas vezes com meu Mclaren MP4-4 do Mod 88 do Rfactor!!!!

      hehehe

      Acho que foi nela que morreu um piloto mexicano de sobrenome “Rodrigues” (que dá nome ao cirdcuito Hemarnos Rodrigues). Ele não diminuiu a velocidade para contorná-la.

      Publicado por luiz carlos | 26/05/2010, 10:08 am
    • Luiz Carlos,

      Qual a sua versao do RFACTOR ?

      eu tenho a versao 2009 da F1RL, estou querendo atualização para o MOD 2010 mas nao encontro…

      Depois de Monaco e SilVAstone, o GP Turco é o que eu mais jogo…

      Essa curva 8 da pra fazer com pé embaixo! mas nunca consigo fazer a pole, as curvas travadas eu perco tempo de mais…

      Publicado por Lucas Túlio | 26/05/2010, 10:53 am
    • Túlio, aqui tem a MOD 2010 do rFactor:

      http://formula1racing.freehostia.com/updates2010.htm#F12010

      Mas ainda não testei. Troquei de MAC e não tive tempo (e paciência) de instalar o Windows via Bootcamp…

      Publicado por Willian | 26/05/2010, 11:25 am
    • Lucas, a minha versão do Rfactor (a plataforma) é a 1.255 (a mais atual eu acho). Aliás, a poucos dias comprei o jogo original na Espanha, via internet (é bom demais esse negócio de compra online).

      Não sei onde encontrar a versão F1 2010 porque estou sem internet de qualidade há alguns meses (a briga com Telemar Norte-Leste tá rolando na Justiça). Então nem procuro para não ter o desprazer de não poder baixar!

      Se a dica do Willian não funcionar, tente encontrar no http://www.racesimulations.com.br ou no http://www.rfactorcentral.com.br (nesse alguns downloads são pagos).

      Publicado por luiz carlos | 26/05/2010, 1:53 pm
    • Valeuu Wilhian,

      vou fazer o dowload em casa mais tarde, aviso aqui se rodar direitinho…

      Publicado por Lucas Túlio | 26/05/2010, 1:53 pm
    • Beleza Luiz,

      Vou testar e dou um retorno aqui neste post mesmo….

      valeuu!

      Publicado por Lucas Túlio | 26/05/2010, 1:55 pm
  7. Becken,

    Bem lembrado sobre a Peraltada. Grande vídeo.

    A Peraltada era uma curva entre duas retas, como a Parabólica em Monza, e cheia de ondulações.

    Todo mundo sabia que era IMPOSSÍVEL passar por fora lá.

    Menos o Mansell….

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 25/05/2010, 1:37 pm
    • Meu Post em 17/3/2010

      Segundo paragrafo..

      Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

      Esta matéria exigia de per si uma análise exaustiva cuidada e bem fundamentada, mas acho que a entrevista do Engenheiro, prova que às vezes um grave problema tem uma solução simples..

      Há duas coisas diferentes aqui a ultrapassagem, propriamente dita, que os pneus mais deficientes ajudariam por alongarem a zona de travagem e por serem mais instáveis, o cara diz mesmo hard tyre, isto é, mais duro, portanto menos aderência menos tracção menos estabilidade não tão fáceis de controlar mais nervosos, num ponto, carros mais difíceis de guiar igual mais erros de pilotagem ao que se soma as caixas semi-automáticas que obrigando o piloto a usar uma mão só no volante, o que faz toda a diferença por força de braço-isto lembra-me a panache do Ayrton Senna na curva peraltada no Cicuito da Cidade do México, que também traz o Prost à colação toda a gente se lembra que no ano anterior ao viranço do Senna, ao Prost tinha acontecido exactamente o mesmo muita gente dizia ora aí está a prova o Paulista muito superior ao Francês e tudo o mais…Senna dizia que a curva por ser peraltada podia ser feita a muita mais velocidade o “agarre” do Fórmula 1,na altura, permitiria só que ao mudar de velocidade na própria curva, CAIXA MANUAL, só se podia segurar o volante com a mão esquerda e dizia ele nenhum piloto tinha tanta força nessa mão nem os canhotos da altura..o formato do volante hoje em dia não é mais uma rodinha, como os nossos automóveis e sim parece que se está fazendo o teste da gordura corporal no ginásio…os pneus e vejam essa foto aí http://www.as.com/motor/foto/ferrari-gana-gasolina-paja/dasmot/20100317dasdaimot_3/Ies no fim da corrida o Ferrari tem os pneus em perfeita condições depois de 34 voltas a Brigedstone referia que nemhuma Scuderia poderia fazer no máximo 30 a partir daí o pneu teria graves problemas..numa foto de um post anterior “Fotos da vitória do Alonso”?? Alguém comentou vejam o deteriorados que estão os pneus da Ferrari nº 8, não era isso aquilo era a borracha que o Asturiano apanhou no fim, coisa que todo o mundo faz no fim das corridas, nessa foto que junto se vê que no final do GP as borrachas do Alonso estavam impecáveis…Nesse ano parece-me difícil haver mudanças a Ferrari esteve 9 meses aperfeiçoando o F10 para ele conservar os pneus conseguiu e agora ia deitar todo esse trabalho.. fora.. não tô vendo.

      O outro problema é o duplo difusor que não permite que os carros se cheguem uns nos outros e aí permaneçam durante muito tempo,que é o que confere adrenalina às corridas o cara colado no outro e nunca se sabendo se vai consegui quando e como é isso que prega as pessoas no ecrã…Ano passado a FIA fez a sua escolha preferiu beneficiar a Brawn a Toyota e demais equipes pequenas? só em resultado porque a Maior montadora do Mundo, a Toyota, tinha Budget ILIMITADO para F1 e Honda futura Brawn era a segunda que mais gastava nessa guerra nipónica houve um ano até que prescindiu de patrocínio para ser Verde?? As grandes Scuderia ou melhor tradicionais Ferrari McLaren Renault e BMW-menos essa no tempo que levava na F1..foram prejudicadas e deitaram um ano fora, há quem diga que o Titio Bernie tinha interesse económico na Brawn, vá-se la saber, o que ele sim fez foi tentar dar um doce para as mais fracas e ao mesmo tempo manter a Toyota, o duplo difusor “proíbe” por gerar muita turbulência que os carros cheguem perto uns dos outros e se mantenham aí, sem falar no cone de ar “beneficioso” para overtaking..

      Tema apaixonante mas sem fim..Engenheiro da entrevista carregado de razão.

      Também tem ligação ao tema pilotos melhores hoje em dia…

      Abraço

      Publicado por SennaCeccotto12 | 25/05/2010, 2:23 pm

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