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Poderá Felipe Massa bater Alonso na Turquia?

Não estamos nem na metade da temporada, mas vocês hão de concordar que a “silly season” para o “nosso” Felipe Massa começou cedo esse ano.

Nesse momento a especulação sobre quem será o parceiro de Alonso em 2011 é intensa, com Kubica e Webber já postos como substitutos do brasileiro. Para debelar a “fofocaiada” em torno de seu futuro, Felipe precisa dar uma resposta vigorosa e o GP do próximo fim de semana seria o cenário ideal para esta reação.

À sua disposição, Felipe terá um bom arsenal de ferramentas: o novo chassi da Ferrari, que já o ajudou a aquecer os Bridgestones em Mônaco e promete ser ainda mais efetivo em Istambul; O sol estará pino, com temperaturas ambientes médias de 20 graus.

E o mais importante: o Istanbul Park é o quintal de Massa, assim como são todos os circitos anti-horário, como Valência, Cingapura e nosso Interlagos.

Lá na Turquia nenhum companheiro de equipe foi capaz de pará-lo, nem mesmo o “Todo Poderoso” Schumacher em 2006.

Será que ainda assim Massa será batido por Alonso? Se olharmos através do prisma dos últimos resultados, talvez, mas se há um lugar onde Massa mostra sua grande qualidade como piloto, esse lugar é na Turquia.

Discussão

62 comentários sobre “Poderá Felipe Massa bater Alonso na Turquia?

  1. Pelo que eu saiba, ano passado, o Raikkonen largou na frente do Felipe. Por isso, não sei de onde foi tirou essa expressao “ninguém foi capaz de pará-lo”.

    Publicado por Gunther | 24/05/2010, 11:27 am
    • É verdade… mas adivinha qual dos dois chegou na frente no final da corrida… ;)

      Publicado por Becken Lima | 24/05/2010, 11:32 am
    • “É verdade… mas adivinha qual dos dois chegou na frente no final da corrida… ;)”

      hahaha, boa becken ;)

      Publicado por tomasf1 | 24/05/2010, 11:41 am
    • Boa, Becken! E que eu saiba, os pontos são computados pela ordem de chegada e não de largada!

      Publicado por Paiva Junior | 24/05/2010, 3:59 pm
    • Pessoal cai na real o Massa nunca será campeão na f-1 e ponto final. Deve ir prá Renault em 2011 e olha lá…

      Publicado por Fernando Kesnault | 24/05/2010, 5:18 pm
  2. Mônaco já foi uma corrida bem melhor para Massa do que as anteriores – com exceção do Bahrein. Então, a tendência é que a evolução continue.

    Acredito que Massa supere Alonso, mas com dificuldades. Apesar de toda a pressão estar sobre Massa, ele parece estar mais tranquilo do que o Alonso. Num circuito rápido como o de Istanbul, ter calma para escolher a hora certa de ultrapassar, por exemplo, vai ser bem importante.

    Falando de retrospecto, será interessante observar a reação de Massa e de Vettel. Se o Felipe sempre superou os companheiros na Turquia, com o Vettel acontece o contrário: ele sempre foi superado. Se acontecer novamente, os “webbermaníacos” irão à loucura.

    Publicado por Willian | 24/05/2010, 11:36 am
  3. Becken, por tudo que vc mostrou nesse post em relação a sem dúvida predileção e resultado do Massa a esse circuito, acredito piamente e sem sombra de dúvidas que ele vai bater o Alonso final de semana, talvez não facilmente, pois trata-se de um piloto top e com muita sede ao pote, mas sim, vai sim!!

    Publicado por Teo | 24/05/2010, 11:42 am
  4. Retrospecto… lá vai então:

    A história da virada de Felipe no campeonato depois de perder a liderança na China não é nova. Muito se discutiu sobre que esta aconteceria em Barcelona, casa de seu principal rival, Alonso, mas não veio a ocorrer. Também vimos se dizer muito sobre a remontada em Mônaco, mas que acabou amargando em um 4º lugar. Porém, na Turquia, a história é diferente…

    Para início de conversa, Massa venceu 3 vezes no circuito de Istambul Park, em 2006, 2007 e 2008. Foi lá também que ele conquistou a sua 1ª pole e vitória (06) e ainda detém o recorde de vitórias no traçado. Ou seja, temos que confessar que existem vários aspectos ao seu favor para que a tão esperada primeira conquista em 2010 chegue.

    A Ferrari mostrou um potencial um pouco abaixo do esperado em Mônaco, sendo superada pela Red Bull e até uma forte Renault. O resultado não foi nada bom, já que a Red Bull atingiu a meta de liderar os 2 campeonatos com absoluta superioridade. Com isso, o principal objetivo dos homens de Maranello é abater essa diferença, de apenas 3 pontinhos (78 de Webber e Vettel contra 75 de Alonso).

    O problema, principalmente para Massa, e que ele está a 17 pontos da liderança. Algo que pode pesar negativamente em sua ânsia de voltar aos pódios e vitórias.

    17 pontos, em teoria, não é uma diferença monstruosa. É tecnicamente menos que um segundo lugar, equivalente a 18. Porém, com o amplo equilibro 9e se não domínio) da Red Bull, descontar esta diferença se tornar um desafio, e não dos mais fáceis.

    Cuidado com a Red Bull

    A receita para vencer está no carro. A Red Bull mostrou não ter grandes dificuldades em nenhum tipo de circuito. Em Mônaco, onde todos esperavam um domínio da Ferrari ou Renault, apareceu mais uma dobradinha espetacular do time dos energéticos para calar de vez os críticos.Afinidade com o carro, coisa que o RB6 tem de sobra, é fundamental.

    É bom ficarmos atentos também a aquela curiosa troca de chassis no carro de Vettel. Segundo Horner, alguns problemas foram encontrados e este será trocado. Não sei se é uma desculpa para mostrar o quanto Webber foi superior ou se mesmo se Vettel foi atrapalhado com isso.

    Também, para os que pensam que a Ferrari domina tudo com Massa em Istambul, está enganado. O mais recente histórico que temos ali é o de 2009,onde Jenson Button, com uma Brawn GP ainda tendo uma grande vantagem (porém vale lembrar que esta estava começando a diminuir), venceu. Mas onde vemos qual foi carro do fim de semana é na classificação. Nesse caso, Red Bull foi a equipe da vez.

    Vettel fez a Pole Position , com um tempo de 1:28:316,pouco mais de um décimo a frente de Button. Na corrida, a Brawn ainda tinha um pacote mais confiável e resistente, por isso a vitória. Mas Webber e Vettel completaram o pódio.

    Agora, como todos sabemos e estamos cansados de saber, a Red Bull domina fortemente o quesito “Poles” em 2010. Seis em seis corridas, 100% de aproveitamento. Mas nas “provas reais” o aspecto é diferente, sendo que “apenas” 50% das provas foram vencidas pelos touros. McLaren aparece com duas e a Ferrari se detém apenas a vitória no 1º GP da temporada, em Bahrein, com Alonso.

    Favorita é a Red Bull, mas Felipe pode tirar uma carta do baralho interessantíssima. Vejamos a seguir.

    GP daTurquia- um circuito anti-horário

    Mesmo que você acredite ou não, um circuito anti-horário pode beneficiar certo piloto. No caso de Felipe, é incrível a sua habilidade para pilotar bem em esses tipos de traçado, tendo também a variável das curvas para a esquerda. Atualmente, só 4 circuitos tem em seu plano o traçado anti-horário.São eles: Istambul, Interlagos, o Circuito de Rua Marina Bay, em Cingapura, E Yas Marina, em Abu Dhabi.

    Em Istambul, como já foi dito, Felipe venceu três vezes. No Brasil, isto contando a partir de 2006, onde ele tinha um carro que lhe desse no mínimo condições de vitória, venceu duas vezes (06-08) e em 2007 foi 2º. Em 2009 não participou. Em Cingapura, onde correu apenas uma vez, em 2008, tinha tudo para vencer o GP de ponta a ponta. Porém, o erro estúpido da Ferrari em esquecer a mangueira prendida no carro jogou as suas chances fora e Felipe acabou em 13º. Por fim, em Yas Marina, Massa ainda não marcou nenhuma participação.

    Tendo em vista tudo isso, não há duvidas que Felipe é um dos pilotos que mais se destaca em circuitos anti-horários. E no ano passado, ele declarou com um pouco de confirmação essa sua “habilidade” de encaixar seu estilo de pilotagem neste traçado:

    Eu apenas gosto da pista e me sinto confortável nela, mas é difícil apontar porque me adapto melhor que os outros pilotos. Eu realmente prefiro curvas rápidas e tenho um “feeling” para todas as curvas aqui, por que não é questão de ser melhor apenas em um setor do circuito.

    Eu acho que encontrei uma boa maneira de acertar o carro perfeitamente para esse circuito. Isto não acontece apenas na Turquia, mas também no Brasil, onde eu venci nos últimos dois anos e, na verdade, deveria ter sido nos últimos três anos.

    Na verdade, vem sendo sugerido para mim que a razão talvez seja o fato de essas duas pistas serem as duas únicas com sentido anti-horário no calendário (em 2010 se somam mais duas). Quem sabe? Talvez eu seja melhor que outros pilotos ao atacar curvas para a esquerda.

    Coincidência ou não, é este circuito um dos preferidos de Massa. Porém é bom lembrar de alguns fatores de Istambul. Ele, que para fim das dúvidas é projetado por Hermann Tilke, tem algumas peculiaridades. Este foi influenciado por alguns dos melhores circuitos do mundo. A curva 1 é semelhante ao S do Senna de Interlagos, e também foi comparada ao “saca-rolhas” de Laguna Seca.

    Há uma curva de alta velocidade em subida parecida com a Eau Rouge de Spa-Francorchamps. E a já famosa curva 8 é tida como uma das melhores e mais desafiadoras da Fórmula 1 atualmente. Com quatro pontos de tangência, os pilotos sofrem uma força de 5g durante quatro segundos enquanto a contornam em alta velocidade.

    Para o F10, que ainda perde um pouco para o RB6 em termos de velocidade ou resistência (apesar dos dois carros não serem totalmente confiáveis, como o MP4-25, por exemplo), é bom ressaltar o seguinte, no que se diz algo factível para Massa.

    Istambul tem a pista em quatro níveis de altura, e seu desenho tem quatro “pernas”, e ainda é impossível fazer em qualquer uma delas “flat” – com o pé embaixo direto.

    É necessário soltar o pé do acelerador e acelerar continuamente, o que exige técnica – outro diferencial trazido de volta nesta temporada. Esse aspecto – pilotagem mais técnica – é bom para Massa.

    A virada viria em hora certa

    Agora, com o domínio da Red Bull, uma vitória da Ferrari acalmaria os ânimos de Vettel e, principalmente, Webber. Será uma corrida interessantíssima, mesmo pela condição do campeonato, equilíbrio dos carros e um traçado eficaz.

    E Não descartaria Alonso e Hamilton, sem dúvida. Eles podem fazer a diferença em Istambul…

    é isso aí mesmo…

    um abraço, Tomás.

    Publicado por tomasf1 | 24/05/2010, 11:43 am
    • “é isso aí mesmo…”

      é.. pode ser… ou não.

      Publicado por Felipinho | 24/05/2010, 3:59 pm
  5. no.

    Publicado por wilson | 24/05/2010, 11:47 am
  6. Boa parte do que acontecerá em Istambul dependerá dos pneus que a Bridgestone levará e que os pilotos escolherão. E com a temida curva 8, será realmente um bom teste para ver se a Ferrari sanou mesmo o problema de falta de aquecimento nos pneus.

    Pode até parecer cedo, mas acho que não é: se Felipe não bater Alonso na Turquia, vai ter de torcer para que o seu companheiro cometa algum erro ou tenha problema nas corridas seguintes. Do contrário, suas chances esse ano acabarão.

    Istambul é uma das pistas em que Felipe se sente mais a vontade. Bem mais do que Monaco ou Xangai por exemplo. E Felipe terá de mostrar desempenho.

    Alonso trabalhou melhor com os pneus ao longo das primeiras corridas e o próprio Massa reconhece isso, mas não devemos deixar de observar que o espanhol teve vários problemas/erros que o impediram de abrir uma vantagem ainda maior do que essa que ele tem agora.

    Dentro da Ferrari, os mecânicos/engenheiros de Alonso já demonstram um entusiasmo que não se via desde os tempos de Michael Schumacher. Pelo que li semana passada na BBC ou na Autosport, alguns até já consideram o espanhol melhor que o alemão em sua integração com o time. Felipe tem de evitar que esse clima se alastre para a cúpula da equipe.

    Publicado por Arlindo Silva | 24/05/2010, 11:53 am
    • Eu li em algum lugar q os pneus, serão os mesmos q foram utilizados nas provas da Austrália até Espanha, ou seja, os compostos q o Massa reclamou. Vai ser um bom teste para ver se o chassis novo, minimizou o problema.

      Publicado por Alex-Ctba | 24/05/2010, 2:02 pm
  7. O grande problema é o tipo de pneu que vai para a Turquia, que são os fatídicos tipos que o Felipe tem dificuldade para aquecer.
    Em Monte Carlo, Felipe foi bem por que o chassi ajudou? Ou foi por que o pneu foi o mesmo do Bahrein e traz uma facilidade? ou a soma dos dois ( chassi novo e pneu)? Fica a dúvida….
    Mas eu tenho certeza que, se o Felipe resolver os problemas de pneus em Istambul, não vai er pra ninguém, exceto a Red Bull, que estão em outro planeta é claro.

    Publicado por Dorly Pereira | 24/05/2010, 11:55 am
  8. Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

    Wilson

    These NO is english, as usual no more words Ney.., o és Castellano?

    Publicado por SennaCeccotto12 | 24/05/2010, 12:04 pm
  9. De fato Becken, a silly season para o Felipe começou antes do campeonato começar, na dúvida sobre se ele voltaria o mesmo ou não. Os testes de inverno mostraram q ele estava em ótima forma, o q foi comprovado na primeira corrida, no Bahrein, onde ele não deixou o Alonso escapar, após ter perdido a posição na largada, por excesso de cautela em não querer provocar um toque com seu companheiro, e só tirou o pé no final por problema de temperatura, uma vez q foi alertado pelo Rob Smedley.

    Depois de enfrentar problemas nas corridas seguintes, segundo o próprio Massa, por dificuldade em aquecer os pneus, o q fez a Ferrari providenciar um novo chassis para ele, já começaram a contestar a capacidade do Massa, dizendo q o acidente lhe tirou alguns décimos, lhe tirou a garra, q ele estava intimidado com a superioridade do Alonso, preocupado com a sombra do Kubica etc etc.

    Esse GP da Turquia é importantíssimo, para os pilotos da Ferrari e suas pretensões no campeonato. O Resultado normal dessa prova é dobradinha para Red Bull, pelas características do circuito, ficando para os demais pilotos, a luta pela vaga restante no pódio. Vou fazer um exercício de “SEs”

    Podemos supor q um dos pilotos da Red Bull, sairá da Turquia com 103 pontos na tabela.

    Se Massa fizer prevalecer sua boa forma em Istambul e chegar em terceiro, pula para 76 pontos e fica a 27 do líder

    Se Alonso conseguir o terceiro lugar, pula para 90 pts e fica a 13 do líder.

    É muito mais interessante para a Ferrari q Alonso chegue a frente do Massa, mas a equipe não pode fazer qualquer tipo de jogo de equipe nesse momento, pois pode comprometer seu wcc, então a disputa fica mesmo dentro da pista. Se o Massa pretende continuar sonhando com o wdc, tem q chegar a frente do Alonso.

    Gosto muito dessa prova, pelo retrospecto do Massa e pela curva 8, desafiadora para os pilotos, q a fazem em 6ª marcha + ou – a 262 Km/h e estão sujeitos a uma força gravitacional atuante de 4,28G

    Publicado por Alex-Ctba | 24/05/2010, 12:16 pm
  10. A observação do Willian é pertinente. A condução do Massa tem sido calma. Já o Alonso parace que anda desesperado, com algumas precipitações, sei lá…

    Publicado por luiz carlos | 24/05/2010, 12:46 pm
    • Um luta por ser Campeão do Mundo o outro por não perder o lugar, sabendo que se fôr regular e somar pontos poderá manter o assento mesmo não sendo Campeão do Mundo, a vontade em ser Campeão do Mundo se calhar lhe dá mais fogueio..

      Publicado por SennaCeccotto12 | 24/05/2010, 12:50 pm
    • Para mim, ter uma condução calma na F1 não é elogio..prefiro o ritmo ‘acelerado’ do Alonso!

      Publicado por Will | 24/05/2010, 2:27 pm
    • ou o ritmo “raivoso” do Pit-Bull.. Qual preferes?

      Publicado por SennaCeccotto12 | 24/05/2010, 2:53 pm
    • Aí, é covardia…o Hamilton é uma mistura de Leão com Hiena.

      Publicado por Will | 24/05/2010, 3:31 pm
    • Já explicando…o Leão é o topo da cadeia alimentar e a Hiena tem a mordida mais forte entre os carnívoros (2,5X mais forte que a de um Pitbull)!

      Publicado por Will | 24/05/2010, 3:39 pm
    • Isso é um mito Leão nem caça quem caça é a leoa, para alimentar as crias, Leão vai comer e é o primeiro,uma das razões para ser Rei para além dos altissonoros rugidos e a juba farta, agora quanto à Hiena não discuto até estou de acordo contigo…Lewis Hiena Hamilton HH fica até bem..

      Publicado por SennaCeccotto12 | 25/05/2010, 9:19 am
    • Não foi um elogio, foi só uma constatação…

      Publicado por luiz carlos | 24/05/2010, 5:39 pm
    • Beleza Luiz!

      Publicado por Will | 24/05/2010, 8:36 pm
  11. Eu creio que a resposta é SIM tanto para a Turquia quanto para qualquer outro circuito.

    Agora, se ele vai de fato bater, aí é outra história.

    Diante das circunstâncias do campeonato até agora, eu cravo que Alonso vai bater Massa DE NOVO.

    Publicado por Daniel Gomes | 24/05/2010, 1:04 pm
  12. Poucos votos na enquete, mas a proporção é interessante:

    Sim 52.5% (21 votos)
    Não 47.5% (19 votos)
    Total Votos: 40

    Posso inferir com esta minúscula amostragem que a confiança no Felipe não anda muito boa?

    Publicado por Becken Lima | 24/05/2010, 1:44 pm
    • Como votei em “sim”, ainda não, vamos esperar esse final de semana pra tirar mais conclusões!

      Publicado por Teo | 24/05/2010, 2:33 pm
  13. Becken,

    Não acredito que o Felipe vá bater Fernando na Turquia.
    Acho o espanhol superior em todas as pistas, acho que contando com as mesmas evoluções Alonso tira mais do carro em menos tempo.

    Não torço para isso, mas é uma questão ligada ao que separa um campeão de um bom piloto.

    Publicado por Will | 24/05/2010, 2:21 pm
  14. Não tenho certeza se Massa irá bater Alonso na Turquia (torço para que sim, na verdade). Massa tem mostrado uma apatia fora do comum até aqui e os pneus que serão usados também não vão lhe ajudar, já que são os que ele tem dificuldades para se adaptar.
    Mas não podemos esquecer que Massa é o recordista de vitórias em Stambul Park e que realmente gosta muito desse circuito.
    Tomara que as Red Bulls não estejam tão dominantes por lá, pelo bem dos campeonatos…

    Publicado por Allan Wiese | 24/05/2010, 2:42 pm
  15. Além do circuito e do novo chassi, Massa ainda tem a seu favor a intensa crítica, e ele sempre soube responder muito bem as pressões da imprensa.

    Se o problema com os pneus, e ele deixou isso muito claro nas entrevistas em Mônaco, estiver realmente sendo atacado na raiz, ou seja, já tiverem pelo menos encontrado a causa, aí pode ser que uma evolução esteja em curso, e ele terá realmente chances de incomodar um pouco o espanhol.

    Incomodar o espanhol não é necessariamente vencê-lo, apesar de achar sinceramente que ele pode sim chegar na frente de Alonso na Turquia.

    Publicado por Iomau | 24/05/2010, 2:50 pm
  16. Amigos comentáristas.

    Não existe esse tal de novo chassí.

    O chassí é homologado pela FIA na primeira corrida do ano e de lá até o fim da temporada não pode ser mudado sem o consentimento das demais equipes. Ah, vão dizer do carro da Mercedes que “mudou o chassí para se adequar ao estilo Schumacher, não, não mudou nada, apenas o entre eixos que ficou maior, no monobloco não foi mexido.

    A Virgin pra colocar um tanque maior teve que alterar o chassís e para isso pediu amém as demais.

    E mesmo os que dizem que o Vettel terá um novo chassí, que o Massa com o novo chassí tem melhor desempenho, isso é bobagem, a cada 3 ou 4 até 5 corridas os chassís são trocados por fadiga do equipamento, e todos os pilotos de equipe grande passam por isso durante a temporada, ou seja o próximo pode ser o seu favorito, ou até mesmo um menos cotado como o Senna :)

    Publicado por Claudemir Freire | 24/05/2010, 2:57 pm
    • vale lembrar que por conta da batida em Monaco Alonso também trocou de
      chassi ( se não me engano não tem acento) mas de qualquer forma como você falou a troca não influencia no desempenho.

      Publicado por Joao | 24/05/2010, 6:07 pm
    • “chassi” não tem acento. é uma oxítona terminada em” i”

      Publicado por andre melo | 24/05/2010, 9:19 pm
    • Opa, valeu pela correção, eu não tinha nem dúvidas que não era acentuado, pra mim era com acento.

      Valeu!

      Publicado por Claudemir Freire | 25/05/2010, 8:02 am
    • resumindo, teremos muitos ‘chassis novos’ mas nenhum ‘novo chassi’!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 24/05/2010, 9:26 pm
  17. ápós Barcelona eu havia dito que Massa terminaria a Turquia a frente do Alonso-e com certeza acontecerá.De agora em diante será sempre assim.

    Publicado por Daniel lima | 24/05/2010, 2:59 pm
  18. Boa tarde a todos

    Eu acho que o Massa é capaz sim de bater o Alonso em qualquer pista….Assim como acho que o Alonso é capaz de bater o Massa em qualquer pista. Vai depender de estar na hora certa e no local certo.

    Mas a GRANDE pergunta é……………..Quem será capaz de bater a Red Bull?

    Creio eu que ninguém neste ano……acredito que o campeonato vai ser disputado entre Vettel e Webber…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 24/05/2010, 4:11 pm
    • Tomara q não Marcelo. A esperança é q Ferrari ou McLaren possam dar um salto nas quatro semanas entre o GP da Hungria e o da Bélgica. Até o GP da Hungria são 6 corridas e após as “férias de verão” mais 7 corridas. Entre essas 6 corridas, duas são em circuitos travados, Valência e Hungria. Quem sabe alguém não apronta pra cima dos touros ?

      Se a Red Bull não abrir muita vantagem e supondo q Ferrari ou McLaren ultrapassem o RB6, teríamos 7 corridas sensacionais. Caso não aconteça nada disso (bem provável)então acho q o seu cenário apocalíptico, se concretizará: Luta do campeonato entre Vettel e Webber! :(

      Publicado por Alex-Ctba | 24/05/2010, 4:37 pm
    • A Red Bull é uma equipe bacana, não é sisuda como a McLaren e nem bagunçada como a Ferrari e seria muito bom vê-la campeão por tudo que representa no cenário da f-1 atual, até o hino da equipe é diferente dos já chatos e entendiantes ingles e italiano. Além de tudo isso temos o programa de investimentos no automobilismo dela que é fascinante estando a patrocinar em várias categorias com equipes próprias como a da NASCAR onde comprou-a e montou-a e vem lutando para ser no topo. Se for campeã nada mais justo e merecido.

      Publicado por Fernando Kesnault | 24/05/2010, 5:26 pm
    • Quero estar errado, sem dúvida!
      gosto tbm da equipe Red Bull…acho uma equipe simpática…
      e gosto do Vettel tbm…

      mas o que tudo indica é quer será assim….

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 24/05/2010, 6:13 pm
  19. Respondendo a enquete:

    poder ele pode.. se vai conseguir são outros 500…(de esparta como diria o Gavião Bueno).

    pelo retrospecto da pista tem tudo para ser, mas vamos ver como o carro se comporta quantos ao pneus e principalmente como o próprio massa se comporta.

    Publicado por Felipinho | 24/05/2010, 5:02 pm
  20. Alonso tem andado muito melhor que Massa até aqui, isso leva a crer que a vantagem continuará sendo do espanhol.

    Felipe precisa mostrar serviço e terá que segurar a ansiedade, já que numa pista onde venceu três vezes o normal é a equipe (além dele mesmo) esperar um desempenho melhor.

    Fernando, como de costume tem andado mais do que o carro e ainda conta com uma maré de sorte das boas.

    É um fim de semana decisivo para Massa. Não chega a ser definitivo mas o brasileiro terá que, no mínimo, fazer uma prova com muita consistência e regularidade pra afastar os abutres que o sobrevoam ultimamente.

    A Ferrari por seu lado precisa dar um grande salto de qualidade e chegar junto da Red Bull e McLaren. É uma oportunidade ótima para que isso aconteça.

    Vamos esperar pra ver como os italianos se prepararam.

    Publicado por Beatle Ed | 24/05/2010, 5:34 pm
  21. Alonso nunca foi batido pelo companheiro de equipe na Turquia nem mesmo o Hamilton, pra mim infelizmente vai dar Alonso na frente do Massa, mas na ponta vai dar RedBull ( e não RBR) com Vettel e webber seguidos das ferrari de Alonso e Massa e depois o Kubica ( e não Kubitzksfkza) seguido do schumi e o Rosbiba.

    Publicado por Joao | 24/05/2010, 5:49 pm
    • Uma ótima observação João, eu estava atrás de uma confirmação disso. Concordo com você, acho que o espanhol domina seu partner em Istambul.

      Publicado por Will | 24/05/2010, 8:39 pm
    • Na verdade o Hamilton bateu o Alonso na classificação do GP da Turquia de 2007 e ia longe durante a corrida quando furou um pneu por conta de um pedrícula, mas como vale o resultado final da prova pode-se convencionar que o Alonso nunca foi batido por companheiro de equipe…

      Publicado por Becken Lima | 24/05/2010, 10:07 pm
    • Becken, nem me lembre dessa corrida…que lástima! Isso mostra que o que o Kimi teve de azar acumulado nos seus anos de McLaren, ele recebeu de volta em 2007 na Ferrari…

      Publicado por Will | 25/05/2010, 8:38 am
  22. Becken e companheiros do F1 Around

    A pressão, vinda de todos os lados, está tão alta sobre o Massa que, mesmo que ele vença e de forma convincente o GP turco, vão falar por aí que o Nada Sei foi bem melhor do que ele, que é mais aguerrido, fez voltas mais rápidas, “pilotou o carro magistralmente com qualquer coisa quebrada” e “otras cositas más”, isso com o espanhol chegando atrás dele… :-)

    No mesmo final de semana do GP da Turquia, estará sendo realizada a primeira rodada do Racing Festival, no Rio, e creio que nós torcedores, deveríamos prestigiar esse evento, que quer queira, quer não, irá promover duas categorias (uma de monopostos e outra de motos) que poderão contribuir para o nascimento e desenvolvimento dos futuros e tão sonhados pilotos de ponta que nós brazucas estamos reclamando a algum tempo.

    Já falei isso e volto a repetir. Se ficarmos apenas e tão somente focados na F1 e não prestigiarmos nosso automobilismo, dificilmente o mesmo irá se desenvolver a ponto de preecher este atual défict de grandes pilotos da terra e iremos, cada vez mais, ficar admirando pilotos estrangeiros. Vejam bem, não sou contra isso, apenas relembro o quão maravilhoso foi ter Fittipaldi, Piquet e Senna, vcs não acham?

    Pessoal do Rio, tirem a bunda do sofá e procurem ir a Jacarépagua (o ingresso é gratúito) e o do restante do Brasil veja pelo SporTv e/ou pela RaceTV. Temos que incentivar a garotada com a presença nos autódromos e com a audiência nas TVs. Vamos fazer a nossa parte também.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 24/05/2010, 6:11 pm
  23. Aproveitando oque o Celso falou gostaria de propor:

    Vamos rezar para o Senna ajudar o nosso querido Felipe!

    Deus é poderoso e se nos unirmos com energia e fé, nada podera deter o Felipinho!

    Gente, vamos la!

    Domingao é com fé e terço na mao hein?

    Abraços

    Publicado por Pedro Paulo | 24/05/2010, 7:36 pm
  24. Já perdi a esperança, é sempre o mesmo papo, na pista tal não tem pra ninguém, lá ele domina, agora vai, blablabla

    Título que é bom, só vice.

    Publicado por Alfred Newman | 24/05/2010, 7:36 pm
  25. Becken, até que ponto um chassi pode influenciar? Por exemplo, se não me engano, o chassi que Massa usou em Mônaco foi o mesmo da China, onde ele fez uma corrida ruim. Não estaria o problema mais ligado à aerodinâminca em si? abraço.

    Publicado por marcelle | 24/05/2010, 8:02 pm
  26. Gente,

    aproveitando o comentario do Celso, gostaria de propor o seguinte:

    Vamos fazer uma reza coletiva para o nosso querido Senna? Tenho certza de que com fé e energia nos conseguiremos ajudar o Felipinho.

    Este domingo antes da largada, terço na mao e fé no coraçao!

    Vai dar certo!

    Um abraço à todos,

    P.Paulo

    Publicado por Pedro Paulo | 24/05/2010, 8:13 pm
    • É serio? Não, é sério mesmo? O Ayrton foi canonizado e o Becken não publicou isso? O José Carlos Pace, o Moco, também foi canonizado? E o Fangio?
      Pow Becken. Tá certo que teu blog não é religioso, mas como você perde um furo desses de que o cara foi canonizado pelo papa Bento XVI.

      Publicado por Demetrius | 25/05/2010, 5:35 pm
  27. Bom mesmo seria se os dois motores, (para NÃO variar, já mexidos, via alguma treta) dessem uma fumadinha de leve…

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 25/05/2010, 12:22 am
  28. É difícil pra nós sabermos o que realmente esta acontecendo com o Massa-eu tenho a mesma opinião do Téo José,que acha que o que Fernando Alonso conseguiu as modificações que queria no projeto do modelo 2010 e complicou a vida do companheiro.

    Esta claro pra mim que com os pneus mais duros Alonso consegue um rendimento melhor,já com os mais moles como no Bahren por exemplo Massa foi superior e em Monaco teve uma melhora significatica se comparado a Barcelona.

    Massa superou um companheiro de equipe bem melhor que o Alonso,o “Kimi” .Na Turquia estaram de volta os compostos mais duros-nos resta ver se Massa e a Ferrari resolveram o problema de aderência.

    Publicado por Daniel Lima | 25/05/2010, 2:16 pm
  29. Se dizem que esse é o circuito que ele tem o melhor rendimento, entao se o alonso for melhor, desiste logo de vez da temporada e vai p outra equipe….
    e o massa é o unico piloto que dar show em certos circuitos e em outros é um desastre!! nao entendoo isso , so lembrando que ele é pecimo na chuva; e o tosco do alonso em boa hora pra aproveitar p disparar, nao comentendo erros bobos sozinho.. Sou mais o Shumi com os 40 anos dele. kkkk

    Publicado por Andre | 25/05/2010, 3:48 pm
  30. Massa realmente é um piloto mediano em equipe de ponta, mas nem por isso não existem chances dele ser campeão. Víde Villeneve(filho) que foi campeão e nem era tão bom de braço assim.
    O que falta a Massa, como já disse algumas vezes, nesse ano é ousadia. Tirar o pé no freio e abrir os dois olhos. Parece que ele corre com um dos olhos fechados com medo de levar outra porrada de outra mola…

    Publicado por Demetrius | 25/05/2010, 5:39 pm
  31. O Massa vai bater o Nada sei no dia em que o Sargento Garcia prender o Zorro.

    Publicado por Anselmo Coyote | 26/05/2010, 11:18 am

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