//
você está lendo...
ARTIGOS

Renault e ‘Bob Kubica’ em sintonia

Vocês devem ter lido lá no Tazio que Kubica já “trabalha” o astral de sua torcida para o GP Turco, evitando aquele excesso de otimismo em uma pista onde o seu “curtinho” R30 não promete emular a soberba performance e pódio de Mônaco.

O fato é que nesta nova, rediviva e enxuta Renault — inteirinha a seu dispor — “Bob” vem “transcendendo” os limites desse bom carro. Algo longe de acontecer na ultra corporativa BMW, onde ele tinha que dividir atenção e recursos com o homem da casa, o bom Nick Heidfeld. Assim como com Alonso e Ferrari, a relação entre o polonês e os franceses tem sido de paixão correspondida, uma simbiose que tem rendido dividendos em 2010 e que — torço eu — promete sobreviver a essa prematura “silly season”…

Longe de projetar irrealidades para o “workaholic” polonês e a Renault esse ano, mas a equipe tem um CFD de última geração; continua como uma das mais dinâmicas estratégicamente; e o carro é muito bom onde se exige altos níveis de tração mecânica.

Na Turquia talvez o R30 ande um pouquinho atrás, mas no Canadá, onde Kubica já venceu…

Discussão

22 comentários sobre “Renault e ‘Bob Kubica’ em sintonia

  1. Kubica é tão bom como realmente parece,mas o carro é que ajuda bastante.Junte-se isso a inexperiencia e/ou falta de habilidade do Petrov, aí realmente os créditos ficam todos p/Kubica.Dois pontos precisam ser analisados.
    1-Caso a Renault tivesse outro piloto experiente como exemplo Barrichelo ou Button será que os creditos seriam todos de Kubica? Vejam que a BrawnGp também surgiu do nada (nada=Honda)e,Button que até então era considerado por muitos um piloto mediano passou a ser elogiado por sua “cundução refinada” e agora volta a ser carta fora do baralho em comparação a Hamilton.Vejam o que um bom carro fez com Button sem falar da combatividade de Barrichelo.
    2-Sempre foi flagrante a dedicação da Renault a apenas um de seus carros e nesta temporada Kubica foi o escolhido, por razões obvias.
    Para mim nesta temporada o surpreendente é a Renault, Kubica veio a reboque por ser o melhor piloto da equipe.

    Publicado por George | 26/05/2010, 8:13 am
    • George,

      Assino embaixo, com a ressalva de sempre. O Narigudo é o que parece ser e depois de ter sido batido sistematicamente por 03 anos pelo companheiro de equipe que nunca foi um gênio eu não diria que ele é bom. Batalhador e muito chorão eu não tenho dúvidas de que ele é. Mas, como dono da equipe nesta temporada, possivelmente o ‘choro’ será menor.

      Abs.

      Para os amigos, o email/msn anselmocoyote@hotmail não existe mais (esqueci a senha…rsrsrs). Agora é anselmocoiote@hotmail.com. Adiocionem-me e voltemos a tricotar…rsrs.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 26/05/2010, 11:39 am
    • Coyote, se for olhar pelos números frios, foi sistematicamente batido sim. Mas olhe bem como estão hoje o valorizado Kubica e o subestimado Heidfeld… e a resposta é simples.: enquanto o polonês era o piloto que arriscava, que trazia os resultados mais brilhantes (vitória) para a equipe, Heidfeld fazia o papel de pontuador.

      Se fosse em uma disputa real pelo título, o Heidfeld poderia ter uma real vantagem pelo polonês. Mas como a BMW nunca passou de, no máximo, de uma franco atiradora, o que vale é a ousadia do piloto e isso o Kubica sempre foi, ao contrário do eficiente, mas discreto, Heidfeld. E para terminar, um detalhe: na única vez em que a BMW ousou ameaçar ser uma equipe grande, quem venceu?

      Publicado por Vitor, o de Recife | 26/05/2010, 12:34 pm
    • Isto é besteira. Heidfeld esta sem emprego por azar num entre temporadas muito enrolado.
      – Button entra em acordo financeiro com o Huag e Quick Nick seria o outro piloto da McLaren.
      – Schumacher dá para tras no retorno e ele seria o outro piloto da Mercedes.

      Ambos empregos que eram mais atrativos que o do Kubica. Interesse nele existe e muito.

      Publicado por Filipe | 26/05/2010, 12:58 pm
    • Só nao entendi bem dizer que Button esta sendo batido, sistematicamente, pelo Hamilton, afinal de contas Button pode não ser brilhante mas é o unico ao lado de Webber que já venceu duas vezes. Tá certo que não apresentou belissimas ultrapassagens como Hamilton, mas na formula 1 o que conta é o lugar que vc chega no fim da corrida e não quantos mil carros vc passou até o fim da corrida.

      Com relação a Kubica, o cara é um bom piloto, mas seria ele um Felipe Massa polones? Será que se ele estivesse na Ferrari hj e Massa na Renault os resultados não seriam parecidos?

      Publicado por Demetrius | 26/05/2010, 12:00 pm
    • O Kubica que foi batido sistematicamente pelo Heidfeld.

      Publicado por Anselmo Coyote | 26/05/2010, 12:34 pm
    • o Kubica em 2008 perdeu somente para Hamilton e Massa…então foram apenas 2 anos!
      e este ano foi o único em que a BMW tinha carro….nos anos em que o fraco Hieldfeld venceu Kubica não tinha carro nenhum…
      quantos anos de experiencia tem Kubica e o Nick??? isso não conta agora?
      o Nick é FRACO!

      o Kubica é bota! e está mostrando isso com a fraca Renault que tem TODAS as atenções pra ele. na BMW a atenção era dividia…enquipe alemã com pilo alemão..vai querer o que?

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 26/05/2010, 1:01 pm
    • Sistematicamente? Quando? Ele foi batido em 2007, quando era um estreante e o Heidfeld um experiente piloto com 6 temporadas já ‘under his belt’. Em 2008 o Kubica deu um banho no Heidfeld.

      Em 2009 o Heidfeld terminou dois pontos só a frente do Kubica, e, embora isso não seja diferença suficiente para dizer que levou vantagem sobre quem, eu diria que eles terminaram 2009 em termos iguais.

      Então, não sei quando nem como o Heidfeld bateu o Kubica sistematicamente

      Publicado por Guilherme Teixeira | 26/05/2010, 3:48 pm
    • E ainda tem nego que acha que o Kubica e o Massa são mais pilotos que o Hamilton, porquê estão alguns pontinhos à frente. hahahaha…

      Mark Webber, de vilão e mau piloto à herói. O que fez para isso? Venceu duas corridas.

      Publicado por Brown | 26/05/2010, 5:36 pm
  2. Kubica tem sido oportunista neste início de temporada. A Renault conseguiu um carro muito bem acertado para algumas situações esse ano e ele tem levado grande sorte na hora de apostar certo nas estratégias em provas anormais (como a chuvosa Austrália, por exemplo).
    Já se discutiu aqui que Kubica não teve um bom rendimento nos anos em que correu ao lado de Nick, na Williams. Mas não pode se negar que ele está fazendo um ótimo trabalho aproveitando que tem uma equipe trabalhando para ele neste temporada. Quem sabe ele não consegue um lugarzinho ao sol em outra equipe mais tradicional ano que vem (como muito se tem especulado)? Mas aí resta saber: será que ele vai conseguir render de modo igual, já que em equipes grandes a tendência é se ter uma dupla forte e não apenas um piloto forte?

    Mas o resumo que se pode dar até aqui é de que Kubica tem contribuído para o equilíbrio da tabela do campeonato de pilotos dessa temporada e isso é muito bom.

    Publicado por Allan Wiese | 26/05/2010, 9:12 am
  3. Sintonia fina mesmo..
    Torço para que esse conjunto de mais frutos, o que eu sei que é possível sim :)

    A Renault se tornou uma equipe limpa, sem aquele mafioso do Briatore (que já anda rondando o paddock e quer ser o sucessor de Bernie), sem Symmonds que queiram ou não esteve no jogo, sem Alonso querendo ir para a Ferrari, e sem Nelsinho reclamando a toda hora.

    Boullier, Kubica e Petrov, agora é com vocês!

    Publicado por tomasf1 | 26/05/2010, 11:48 am
  4. Becken, não sei se você pode me ajudar, mas me parece que estou bloqueado aqui no Blog. saberias me dizer porque?

    Publicado por tomasf1 | 26/05/2010, 11:49 am
  5. Becken,

    Existe um post seu (que você poderia me ajudar colocando o link) onde você faz a comparação dos números de Kubica e Heidfeld.

    Embora o post seja claramente favorável ao alemão a constatação final é que KUBICA NÃO DESTRUIU HEIDFELD como todos esperavam. Todos os quesitos comparados são favoráveis ao polonês por pequena margem, exceto o total de números onde a temporada de 2007 tem grande peso a favor de Heidfeld.

    Eu comento seu post ressaltando a qualidade de Kubica e considenrando que ele era apenas um estreante em 2007, e que no momento que a BMW foi mínimamente competitiva para vencer foi ele o piloto que chegou a liderar o mundial. Também menciono os problemas do Kers com um piloto mais alto e mais pesado.

    Acho que o tal “Bob” é o grande nome do mundial esse ano, apenas confirmando tudo que sempre se disse dele e seu conceito no ambiente da F1. Pegou uma equipe destroçada e abandonada pelo seu “amado”, e em menos de meia temporada tomou conta do time, ajudou a restaurar a autoconfiança e recebe elogios de membros que tinham como referência Fernando Alonso.

    Concordo que o carro da Renault não é ruim, aliás com um carro ruim ninguém faz nada na F1. Mas o carro francês é no máximo a quinta força do campeonato. Ainda acho que a Force Índia em alguns situações é superior, então a Renault seria o sexto carro do grid.

    A performance de Kubica é que tem feito diferença. É um piloto que não erra (alguém lembra o último erro dele ? em Melbourne ano passado ? aquilo foi um erro ?) e que sempre tira o máximo de carros que não são os mais competitivos. O segundo lugar dele em Interlagos ano passado foi uma exibição diferenciada.

    Olhando o que Petrov faz com a Renault comparado a Kubica, devemos concluir que Nelson Ângelo era muito melhor que se falava, ou Alonso não é tão bom. Mas aí o Massa não estaria tendo as dificuldades que temos visto…

    Nelson Ângelo andava sempre de 0,3 a 0,5s de Alonso nas classificações. Petrov toma 1s de Kubica.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 26/05/2010, 1:29 pm
    • Sirlan,

      Concordo contigo que nas classificações o Nelsinho Piquet não levava mais tempo do que Massa anda levando de Alonso, ou seja, velocidade Nelsinho tem, mas ao meu ver no que ele pecava era na consistência.
      Não raro vimos ele rodando sozinho, ou se envolvendo em acidentes, e isso é fatal. Por mais rápido que o piloto seja, se em muitas corridas cometer erros como Nelsinho cometeu, não há velovidade que sustente sua posição na F1.
      Sempre achei Nelsinho bom piloto, mas infelizmente foi inconstante, creio que seu lado psicológico não foi dos mais fortes enquanto esteve na F1.

      Abraço,

      Mauro

      Publicado por Mauro | 26/05/2010, 4:49 pm
  6. Olha, sei que não é o post mais apropriado para falar da situação do campeonato, mas não tem jeito e não vou conseguir esperar até domingo.
    Andei fazendo minhas contas malucas e espero que desta vez consiga ser um pouquinho mais intuitivo. Vamos lá.

    CONSIDERANDO apenas os melhores resultados de cada equipe nas últimas seis corridas, cada equipe estaria com a seguinte pontuação:

    RedBull, 97 pts ………. (ou 24% a mais que WEB ou VET)
    McLaren, 93 pts ………. (ou 33% a mais que BUT)
    Ferrari, 88 pts ………. (ou 17% a mais que ALO)
    Mercedes, 68 pts ………. (ou 21% a mais que ROS)
    Renault, 59 pts ………. (ou igual a KUB)
    ForceIndia, 28 pts ………. (ou 40% a mais que SUT)

    Quando as equipes olham para esses números devem perguntar se não é mais vantajoso ter um piloto número 1 e um número 2.
    Com excessão da Renault, que está sendo levada nas costas por KUB, todas as equipes somariam mais pontos se os melhores resultados estivessem concentrados em um único piloto.
    Naturalmente, não é fácil fazer com que o acaso não venha a prejudicar o piloto preferido ou a ajudar o piloto preterido.
    Mas são números que dão o que pensar.
    Os números também mostram que talvez a Mercedes tenha errado em mudar o carro sem levar em conta ROS. Se o acaso permitisse, ROS poderia ter feito mais que SCH nas duas últimas corridas, estando assim no mínimo com 68 pontos.
    A Mclaren é a equipe, junto com a ForceIndia, com o maior salto percentual nos resultados combinados. O que isso significa? Talvez pilotos com níveis próximos (graças ao acaso ou à técnica) mas com carros ainda instáveis.
    A variação pequena entre o melhor da Ferrari e o melhor de ALO mostra que o espanhol realmente dominou a equipe nas seis primeiras corridas. Não que MAS não possa virar o jogo.
    A RedBull obviamente está na frente no combinado do melhor da equipe, mas tão próxima da McLaren que não podemos dizer que vimos tudo da RedBull ainda. Por outro lado, serve de indicador do poderio da equipe. Não que isso vá durar pra sempre.

    Abraços

    Publicado por Alexandre Pires | 26/05/2010, 5:45 pm
    • Excelente estudo Alexandre como sempre o tem feito, gosto muito de analisar os números como esses aqui. Concordo por exemplo que se a Mercedes optasse por deixar o Rosberg como estava, estaria bem melhor na tabela de ptos, ao invés de mudar o carro pro Schumacker e apostar em colher resultados vindouros(ou não).

      “Só não mostra esse estudo pra Ferrari, se não colocam logo o Massa pra 2do”!rsrsrs…

      Publicado por Teo | 26/05/2010, 5:59 pm
    • Obrigado! ROS vai ter de vencer SCH e também a própria Mercedes.
      Não sou ferrarista e nem massista, mas acho que o MAS ainda vai nos surpreender.

      Publicado por Alexandre Pires | 26/05/2010, 9:06 pm
    • Alexandre,

      Boa análise. Você sempre surpreende analisando os números de uma forma bem particular.

      Becken,

      Você já tem um estatístico para o blog. O F1Around continua crescendo.

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 26/05/2010, 6:28 pm
    • Obrigado, Sirlan!
      É bom ter retornos como o seu, do Teo, enfim, do pessoal todo, pois assim vou tentando ficar menos confuso nos comentários.

      Publicado por Alexandre Pires | 26/05/2010, 9:09 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: